Nokia N8 e seu processador

Hoje o Gizmodo publicou um post com as impressões de sites e blogs do mundo inteiro que tiveram a possibilidade de testar o Nokia N8 que vale a pena conferir visitando este link, mas o que me chamou a atenção foi um trecho do texto do Engadget que fala sobre o processador do aparelho. Veja o texto:

Engadget:

“Muito foi dito sobre o fato do N8 usar um processador de 680MHz num mundo dominado por 1GHz, mas esses números altíssimos são apenas sedutores. O N8 tem um segundo processador da Broadcom ao lado de seu processador ARM11, que toma as rédeas quando ações exageradamente gráficas são utilizadas, entregando uma velocidade que por pouquíssimas vezes deixou a desejar. Juntando isso com o fato do Symbian^3 conseguir usar o processador gráfico para fazer aceleramento de hardware nas animações do sistema, e chegamos a conclusão que isso é o bastante para todas as tarefas que o N8 pode fazer. Vídeos em 720p não fazem o aparelho suar. Mais digno de críticas são os míseros 256MB de memória, que é a metade do que a maioria dos novos telefones está usando. Mas, novamente, o argumento aqui é que o Symbian^3 é uma plataforma intrinsecamente mais eficiente, e nenhum dos números baixos da tabela de especificações tiveram impacto negativo no uso do aparelho no mundo real. Em nossos testes, com vários N8 diferentes, nós vimos a mensagem “memória cheia” apenas uma vez – ao ver um vídeo no telefone com o calendário rodando em background.”

No pouco tempo que pude testar o aparelho da Nokia durante o último evento fiquei com uma impressão positiva, mas antes de opinar eu prefiro ficar uns bons dias com o aparelho nas mãos com muitos aplicativos e games instalados, para ver se na hora do aperto o processador realmente suporta o uso mais pesado. Vamos esperar para ver!

56 comentários em “Nokia N8 e seu processador

  1. É preciso ter lata.
    Desculpam-se com plataformas super eficientes, processador secundário e blablabla…. tenham vergonha e façam pela vida como os outros fizeram.
    Inovar não é lançar um telemovel com camara fotográfica.

  2. eu ja sabia disso pow um processador de 600 para um celular com symbian da e sobra meu n95 rodava mais de 15 programas de uma vez e não tinha nenhum pro e eu usava o “verdadeiro multitarefa que so vi no symbian”.

  3. É legal… a gpu faz tudo ne? So esqueceram que gpu não renderiza páginas da web, resultado: navegador do jeitinho que a gente tem visto… Contar com a gpu para fazer o que a CPU devia fazer não me parece uma boa idéia, mas ta bom… Passa, e os 256mb??? WTF??

  4. Mas pera lá pessoal, o milestone, n900, iPhone 3GS usam os mesmos 256mb de RAM e processador na casa dos 600mhz, algum deles é lento?? Na verdade o 3GS roda vídeos full HD h264 graças ao córtex e sua gpu Powervr, mas eu me pergunto: se no ano passado esses aparelhos já traziam essa configuração pq a Nokia não acompanhou a concorrência??? Já virou costume a Nokia sempre deixar hardware defasado em seus aparelhos com symbiam, o n97 por exemplo, enquanto a concorreria tava com 256 ele tinha 128, e o processador tb era de apenas 438mhz, enfim, acho que devemos criticar ao invés de elogiar, pra que menos se poderia ser mais???

  5. Gente, eu fiquei meio confuso, qual seria a diferenca entre as funcoes da memoria ram, do 1º processador( ARM11), e do 2º processador(broadcom). Brigadao =D

  6. Compartilho de algumas dúvidas do Bryan…ainda não sei,por exemplo,o que leva o navegador nativo do N8 a ser problemático…

    O blog do Zeletron parece discordar do Engadget:

    “Agora, algo que eu ainda não consigo entender, de maneira alguma, é o uso de um processador ARM11 em pleno 2010. Por mais que ele rode à 680MHz, que faz dele 56% mais rápido que o processador do N97, ele ainda tem um desempenho muito pior que um Cortex A8 de 600MHz, como o do iPhone e do N900.

    As várias diferenças entre as arquiteturas dos processadores, como o uso de cache, pipeline, instruções e etc. não fazem parte do escopo deste post, mas a conta é simples:
    ARM11 – 1,2 DMIPS/MHz = 816 DMIPS
    Cortex A8 – 2,0 DMIPS/MHz = 1200 DMIPS

    Sim, o N900 pode ser até 50% mais rápido que o N8 (sem levar em conta os sistemas operacionais), sendo que o processador tem um clock 13% menor.

    O Nokia N8 tem 256MB de Ram, o que deve ser suficiente para rodar uns 10 ou 15 programas simultâneos sem surgir a famigerada mensagem de falta de memória para abrir aplicativo.”

    http://www.zeletron.com.br/2010/05/nokia-n8-manual-e-detalhes.html

  7. caramba ainda essa conversa da navegação não viram o opera não? pesquisem n8 opera 2.
    deu pra ver que a única coisa lenta era essa ponto e ja foi resolvida com o opera, agora ninguém fala do GPS Free e ótimo de verdade que ele vem e USB otg saída hdmi tecla dedicada para fotos 12 mp lentes carl size filmagem superior a todos e realmente não tem uma loja de aplicativos como os outros mas me mostrem uma única coisa que esses AppStore fazem que ele não faz. eu tenho um iPhone 3 gs ja tive o 1 mas na hora de usar de verdade para trabalho sempre recorria para o e71 ou n 95 qnd eu o tinha. so não tive android ainda mas pretendo. o que ninguém entende do symbian é que ele tem muito mas muito mais funções de UTILIDADE Para a vida profissional do que esses outros sistemas.

    sim desculpem mas teve um os que eu gostei
    muito que o o Windows no meu antigo e roubado htc muito bom mesmo. usava o cel como pen drive criava pastas renomeiava fotos e pastas tinha um ótimo notas pow isso sim tem ultilidade, lembrando para mim.

    agora sendo sincero o iPhone chama muita atenção e ótimo para quem quer ter status agora para usar no dia a dia pra trabalho vcs sabem que naobda. copia uma pasta de música para o iPhone é muito chatooo meuuu. no symbian e Windows copia a pasta e cola no cel. acabou ja ta feito. quando eu tou na casa de um amigo não posso passar as musicas para o iPhone, nem fotos nem arquivos de trabalho pelo e71 eu não preciso recebovia Bluetooth do pc ou do celular isso simmm e vcs sabem que é muito util AppS são muito massa concordo pois tenho muitos mas util mesmo so tenho o do banco do brasil.

    por isso eu volto a dizer depende para o que vc quer o cel.

    então respeitem os PostS dos outros celulares deixem de fanatismo.

  8. Bom, imagino que isso seja para economizar na bateria. E essa foi a fórmula para o desempenho do N95 dois processadores trabalhando juntos para garantir que o celular não travasse nas tarefas multimídia.

    E o que me entristece no meu Ipod é a bateria que não dura 4 horas com ele trabalhando no talo. E de que adianta ter um mega-processador se o celular não aguenta 2 horas de vídeo?

  9. O n900 é rapido da pra fazer overclock pra 1ghz, é muito melhor q esse n8, nao entendo pra q inventaram esse n8, o n900 da pra ter meego, android e maemo, muito mais completo q qualquer outro aparelho do mercado.

  10. Bryan, memoria RAM vai influenciar na quantidade de programas abertos, Um exemplo simples com 128 mb vc abre uma quantidade x de programas, com 256 mb vc abre 2x e com 512 mb vc abre 4x e assim por diante… Lógico que isso varia da quantidade que o aplicativo aberto aloca de memoria para rodar… O segundo processador, no caso é a gpu que no n8 fica em um chip separado do processador, na matéria eles falaram que algumas tarefas sao de responsabilidade dele, mas esqueceram de mencionar que no iPhone e nos androids acontece a mesma coisa, por exemplo quando vc assiste um Video HD no iPhone quem faz o trabalho pesado tb é a gpu, o mesmo ocorre com os jogos etc… Mas a gpu é especializada apenas em encode decode de Video e gráficos 2d e 3d o trabalho de renderizacao de sites, abertura de programas, lógica de processamento, serviços, e outros componentes do SO sao de responsabilidade da central de processamento ou CPU! Espero que tenha entendido, resumi para facilitar, mas se quiser saber mais sobre o assunto aconselho a ler sobre processadores e componentes de um sistema de computação, abraço

  11. Isso eu assino em baixo. Ja tive 2 n95 e um 5800 . O n95 Era uma maquina e o Symbian realmente trabalha muito bem com ” pouco hardware”. Tenho um iphone 3g, mas ele nao aguenta tantas apps em background como os nokias. Ia comprar um iphone 4 mas agora vou esperar a reacao dos desenvolvedores com esta maquina da Nokia.

  12. Denis, o iPod de primeira geração realmente tem uma bateria minúscula, mas não é o caso do iPhone e principalmente do iPhone 4 que tem uma bateria exelente, Quanto ao n95 ele tinha dual CPU, mas uma delas era apenas responsável pelos serviços de telefonia, e a outra tinha um clock inferior a 400mhz, para a época fazia muita coisa realmente, sei pq tinha um… Mas, a bateria do n95 não era lá muito boa não, lembro que com o GPS ligado a bateria esgotava bem rápido…

  13. Nesse mesmo post do Gizmodo Brasil, quando lido na integra, não é o caso como mencionado aqui só foi postado parte, existem avaliações que comentam que em alguns casos o processador fica lento e houve um caso em que chegou a travar.

    Porém acho que 680mhz deve dar conta do recado, enfim o symbian é um sistema que existe a muito tempo, não exige muito do processador o que vem ocorrendo é uma maquiagem na interface.

    Vejo o N8 como um aparelho interessante, contudo acredito que se o lançamento fosse à cerca de 1 ano atrás seria um Iphone / Android killer, nesse momento com o IOS4 e o Froyo bem desenvolvidos como estão não vejo como ganhar market share; até mesmo porque todos aguardam futuras correções para os bugs do N8.

    No momento atual um aparelho não pode se valer só de hardware é necessário software e velocidade para harmonizar com tudo o que o mundo virtual oferece.

  14. Leonardo e fossate,
    Também tenho um N900 e tenho instalado o aplicativo que faz overclock nele de até 1,15ghz (CpufreqUI)… Sabe quantas vezes fiz overclock nele? Acho que umas 3-4 vezes no máximo… e tudo pra fazer teste! Nunca preciso usar mais que 600mhz, ele roda fluido com isso e ainda sobra! Na verdade nunca nem vi muita diferença em usar os 600mhz e 1ghz.
    Antes que me joguem pedra, estou falando que pra meu uso nunca vi diferença. Abro várias páginas da net simultâneas, com música junto, e alguns outros aplicativos a mais… sinceramente não preciso!
    Sei lá, talvez pra games seja necessário. Mas não jogo muito mesmo, só de vez em quando uns jogos do SNES com emulador e o game gripper… e pra esse uso os 600 mhz sobram!
    Vamos aguardar os reviews pra saber se esses 680 do N8 serão suficientes.
    Abraço

  15. cara eu digo no n900 so faltou mesmo o uma tela capacitiva ai simmmm.

    o unico defeito da nokia foi essa demora muiiiiiitoooo grande para fazer as telas capacitivas, chegou tarde mas ao menos chegou para o meu “ideal” eu acredito que vou encontrar no n8 devido a tela capacitiva a uma otima camera e o symbian que “PARA MIM” é o melhor devido as minhas necessidades profissionais, cara so falta eu testar algum com o os android é o unico que ainda nao testei.

    eu estava ja pegando um galaxy s mas como eu tambem nao tenho uma camera digital e preciso de uma a falta do flash me desanimou um pouco, entao foi que eu vi o n8.

  16. Atribuir a solução do navegador ao Opera não acho muito sensato, primeiro que o Opera funciona na nuvem, se o servidor do Opera cair vc fica sem navegar, outro ponto a levar em consideração com o Opera é a privacidade uma vez que os seus dados são processados nos servidores deles, vc confiaria fazer suas transações do banco nele?? Eu não!!

  17. Eu acho certo o ditado: “O pior cego é o que não quer ver”.
    Sigo o coro, leia na integra a matéria.
    E vou mais longe, mobile-review colocou fotos de vários modelos para comparativo das fotos.

  18. Eu já tinha dito em outro post que o processador para o Velho Symbian é suficiente, e acho que para o que ele se propõe tbm!

    O que acontece é que ele não é um Top de linha, isso fica evidente pelo fato de existirem outros smarts mais “parrudos” mas ele tem tbm suas vantagens e diferenciais como o usb on the go e o hdmi, alem do Symbian, isso mesmo, o Symbian que muitos criticam tem um conjunto de funções que muita gente necessita e que em outros OS falta um ou outro recurso.

    Ele é ideal para quem gosta de fotos, vídeos, rede social, e as facilidades que quem usa Symbian já estão acostumados.

    Contudo eu ainda aposto no MeeGo para um futuro High End da Nokia, se ela realmente estiver interessada em mudar a filosofia dela!

  19. O que acho engraçado é que topicos sobre iPhone, exceto os de problemas reais mesmo ex. antena, ninguem vem “meter o pau”, agora falou em Nokia ja era, parecem Google bots pesquisando por “nokia” e quando acham tem um texto pronto. 680 mhz não são suficientes para voce? Compre um com 1ghz se tem dinheiro para isso, tem pessoas que não querem/podem gastar R$ 1799, podem gastar “apenas” R$ 1499.

  20. @Luiz, o meu X10 com o mega-super-ultra 1ghz não tem os recursos que este fantástico N8 oferece. Realmente, o N8 é um SHOW em multimidia

  21. @gil,
    Realmente a única explicação é poupar no processador. Vc falou tudo. Estou cada vez mais distante do N8…

  22. Conforme falei em outro post, volto aqui para ratificar minha visão, todos vocês estão mais do que certos, o Iphone é muito superior em tudo ao Nokia, acho também lovável a preocupação de vocês de afirmarem isto em cada postagem do Rodrigo Toledo. Wander sei que no fundo você compartilha também da minha opinião. Que o tópico volte agora para seu intuito inicial.

    Muito obrigado

  23. @wander nem meu Desire com os mesmos 1ghz e Froyo (que traz coisas novas, sobretudo aplicativos) faz coisas que o N8 faz, mas a Nokia demorou pra lançar e acabei ficando com ele não faz muito tempo, e não vou trocar aparelho agora, vou esperar o “novo N900” da vez, ou terminar de pagar o consorcio do Desire e pegar o N8 mesmo até lá.

    @jef_spfc Ri alto aqui agora.

  24. ^
    hahahha

    Resumo da ópera. De gambiarra estou fora.

    Nokia acompanhará em seus futuros lançamentos capítulos de LOST hahahah

  25. Os planos da Nokia são, em usar o séries 40 em celulares de entrada, os Symbians em smartphones mais baratos e o meego em smartphones top de linha, por isso que o N8, C6, C7, E7 são smartphones que não precisam de processadores e memoria ram muito altas já que o Symbian funciona muito bem com estas configurações e os series 40 com configurações menores ainda, agora o meego, a Nokia vai usar em smartphones com configurações mais potentes, por que o publico vai ser outro, até o final do ano, a Nokia vai apresentar a versão do Meego feita para sua nova linha de smartphones, não foi lançada até agora, porque ainda estão resolvendo pequenos detalhes, mas para quem tiver interesse em ver como está ficando o sistema é só procurar no youtube por meego, ou digitar no google o nome meego e ir no site!

  26. Sinceramente não sei o que, além dos 12mp o N8 faz mais que um bom smartphone android. Alguém pode ser mais objetivo?

  27. Discutir Iphone x Nokia cai na maioria das vezes em discussões parecidas com religião ou futebol: defende-se um lado fervorosa e apaixonadamente. É igual na briga AMD x Intel. Cada um tem suas vantagens e desvantagens. Tenho um N95 8GB que acho um ótimo telefone, com qualidade gráfica e de vídeo excelentes. Por isso, apostei no N8 e crei que não vou me arrepender. Quanto a velocidade de processadores depende do desempenho de cada telefone. Pelos clocks e overclocks que alguns falam, eles não um smartphone, mas um PC. No PC é que importam essas questões relativas à potência do processador.

  28. @Luiz Claudio Pontes, você está com toda razão. Gostaria de acrescentar que em respeito ao excelente trabalho do Rodrigostoledo e a todos aqueles que buscam este blog de forma equilibrada, construtiva e racional, façamos o seguinte: O Iphone é melhor que tudo, logo não pode ser comparado a nada… Falemos então dos ditos inferiores, Nokia, Samsung, Motorola, Sony, LG, HTC etc. E assim este tópico voltará ao equilibrio e ao seu objetivo inicial.

  29. @jef_spfc
    FM e controle nos fones tem no galaxy S, eu uso um bt stereo (hbs-250 da LG) e funciona todos os controles.
    Vai dizer que não tem no market algum editor bacana?
    Transmissor de fm eu tina no N97 e era bem mais prático plugar no aux do carro um cabo 3.5mm (macho-macho) ligado na saída de fone de ouvido. A saída HDMI dá pra usar um cabo adaptador…

  30. Pergunto e ninguém sabe responder: esse dispositivo usb on the go permite troca de arquivos via de mão dupla ou somente serve para ouvir música que esteja no pen drive plugado nele?

  31. Yara CP

    Sim! se eu entedi o que vc falou dar pra conectar o N8 ao nokia 5800 por exemplo não sei com outros aparelhos sem ser nokia symbian

  32. @Daniel Coelho hoje em dia tem aparelho de som pra carro com Bluetooth, coisa melhor não vi ainda, ligações e musicas em alto e bom som, fones de ouvido com fio, meu Desire não tem volume, os Nokias sempre tem controle de volume no fone. Mas Fm transmiter da´para ouvir até em toca fita, ou aquele radio velho de 1950 e uns quebrados.

    @Marcos se na gambiarra transmitir audio e video para TV LCD, já ta bom, funciona é o que importa para muitos. Mas o que me interessa no N8 é a saida RCA, igual do N95, em casa tenho LCD, mas mundo a fora nem todos tem.

  33. Gambiarra no HDMI sim faz diferença SIM, dependendo até travamento voce vai ter ao assisitir um blueray, mas prefiro que as pessoas testem e vejam o que estou falando, N8 HDMI legitimo sem gambiarras funciona e muito bem por sinal mesmo com seu misero ARM 11, perfil bluetooth A2DP uso no som do meu carro desde o tempo que tinha um N73, quem tem e usa sabe o que estou dizendo, boas noticias hoje no gizmodo, talvez falar mal de symbian fique fora de moda.

  34. para quem nao sabe até um cabo hdmi de baixa qualidade provoca travamentos , mas como disse comprem e tirem suas conclusões

  35. @Marcos não pretendo comprar um Galaxy S, não gosto do visual copia de iPhone, eu prefiro uma saida VGA no lugar da HDMI, para meu uso. Se for para chamar de gambiarra, eu diria que a saida VGA do N95, N8 e afins tambem é gambiarra, afinal usar o plug do fone de ouvido para tal, mas funciona e bem. Não to defendendo nenhum nem outro, só não concordo com esse “mi mi mi” todo.

  36. Mas o impressionante é quando fazem aquele desmonte dos aparelhos e falam o preço de cada peça o processador tem pouco peso no preço final!
    A diferença de um desses do N8 pra um do iPhone 4/Galaxy S, não chegaria a U$20, pq essa pão durice da Nokia então?
    Merece criticas sim

  37. Eu já tive vários celulares Nokias com Symbian, e comprei 2 Nokias N8, um nos EUA por 540 dólares e agora um no site do Carrefour por R$ 1.349,00, ambos desbloqueados. É um belo upgrade em relação aos meus Nokias 5800.

    O que me faz continuar com o Symbian são as possibilidades que ele oferece, se eu quiser poderia deixá-lo com a cara de iphones ou samsungs, porém estou usando o SPB Shell, um excelente aplicativo que coloca as outras HS no chinelo.

    Poderia comprar um iphone 4, porém eu vejo o da minha irmã e logo enjoo. Praticamente só serve para jogos, não vejo graça nele. Sem falar que pelo preço pago por ela no iphone 4 eu praticamente comprei dois N8. Não gosto dessa política da Apple de atrelar seu produto às operadoras.

    E a câmera do N8 é um espetáculo a parte, principalmente com o flash xenon. É um celular que chama bastante a atenção, e o pessoal fica babando por ele.

    Enfim, é uma questão de escolha. O dia que sair um aplicativo que em dê vontade de comprar um iphone 4, eu compro um ipod touch, que custa 1/3 do valor e faz a mesma coisa.

    Gosto do N8 pela qualidade da câmera, pela saída HDMI, pelo USB OTG, pela duração da bateria e pelo fato de poder usar o receptor de tv digital SU-33Wb nele quando quiser assistir TV. Posso assistir TV no carro, transmitindo o som para o rádio através do FM Transmitter.

    E quanto ao processador, o clock de 680Mhz e a memória RAM/ROM são suficiente para o N8 desempenhar bem as suas funções. Um co-processador 3D utilizado apenas quando exigido ajuda a econimizar a bateria. O Symbian é um sistema leve e funcional, provavelmente se colocassem um Android nele precisaria de um hardware melhor.

    Enfim, é questão de escolha. Quer ficar sempre no “padrão”, compre um iphone. Quer explorar ao máximo o seu aparelho, compre um Nokia N8.

  38. Valter,

    Vc falou tudo.

    Eu entrei nessa nova geração comprando um X10 e depois um Samgung Wave. Vendi o X10 e comprei um Iphone 4. Fiquei com o Samgung Wave e o Iphone 4. Minha noiva me “furtou o Wave” por ser muito fácil de mexer ( ela não entende nada de tecnologia ). Comprei o N8.

    Vou vender o Iphone 4 para pegar o Galaxy S, pois o N8 já é titular na parada.

    Excelente câmera, ótimo som, roda os jogos que eu rodava no Wave e no Iphone 4 e ainda tem usb to go, hdmi, transmissor FM, receptor para o SU 33wb, etc…

  39. Sinceramente, Não vejo a Nokia tão atras do IOS e do Android Não, o IOS é injuativo e sem desiner, e Android é Muito Bonito e facil de mexer, mas Pega sómente os mesmo jogos do Symbian^3 do Nokia N8, então procurei as seguintes vantagens, MELHOR CAMERA FOTOGRAFICA ( Não sei viver sem Camera Fotografica e alias é perfeita a do N8 ) as Funções HDMI foi otimo pra mim ver aplicações em TV’s grandes, o FM Tras, perfeito para escutar minha musicas quando estou de carro, Fora Que o GPS do N8 é Muito bom.

  40. N8 – interface jurassica sendo assim melhor funcionabilidade do seu processador, o aparelho simplimente cumpri com seu compromisso mesmo tendo 680 mhz e ram de 256 nao me falhou ate hj ja cheguei a deixar 7 aplicativos rodando sendo um uma instalação do guita heros 5 (280 mb) player de musica nativo rodando sem travamentos. os outros smart precisam de um processador de 1 ghz pq eles tem de execultar a estetica do sistema,,, o n-8 com seu symbiam ^3 lembra muito o n95 porem mais rapido com 3 desktops filmando em 30 fps com um simples aplicativo que altera de 25 a 30 fps Fantastic!!!!! N-8 sem comentario

  41. Neijai, e esse é um ponto negativo do Androi, ele tem que rodar as instruções em uma Maquina Virtual dentro do Android o que acarreta em processadores mais potentes para a emulação, e consequentemente consumo excessivo de bateria

  42. tenho o nokia n8 com todos os games mais pesados e varios aplicativos rodando levemente 8 ou 9 aplicativos abertos simultaneamente e te gente que fala que o symbiam 3 é ruim!!!aff.

  43. Quem tem um N8 nao tem o que reclamar, só quem tiver o azar de da defeito mais que celular o meu ta 100%, tenho shows, jogos, aplicativos nunca deixou de ser rapido, aprovado!!

  44. Galera, em relação ao Symbian^3 e o android è gigante sim….olha o N8 e o Sony Ericsson Xperia X10 as diferenças, unica coisa que ganha o n8 é a câmera o resto o x10 coloca no chinelo, eu tinha os 2 e vendi o N8 ,ainda mais agora que vem android 2.3 pra ele,hahaha… o futuro é agora,ANDROID!
    filé pra entrar na net o x10!hehehehe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.