Reclamando da Apple…

Hoje utilizo os smartphones Samsung Galaxy S, iPhone 3GS e somente para testes um N97 e um E75 (estou esperando a Nokia enviar o N8) sem nenhuma grande preferência por qualquer sistema operacional ou marca específica, pois todas possuem pontos positivos e negativos.

Em casa utilizo um Notebook HP DM3 como media center ligado pela porta HDMI na TV da sala, e trabalho com o bootcamp e o Windows 7 em todas os Macs, alternando o uso do sistema operacional de acordo com as minhas necessidades específicas de cada momento. Quando leio comentários de fanboys mais radicais da Apple reclamando de algum post que criticou a “perfeição” dos produtos da empresa da maçã, olho para minha mesa e me pergunto, mas será que eu não posso nem reclamar dos produtos que eu compro?

A mesa pode parecer de fanboy da Apple, mas no coração dos Macs também roda um Windows 7, e ainda tem espaço para Android, Symbian, Maemo, e no futuro, quem sabe até um MeeGo?! O melhor de não ser um radical adorador de uma marca específica é a possibilidade de usar o que cada uma tem de melhor sem nenhum problema!!

image

76 comentários em “Reclamando da Apple…

  1. Rodrigo, ao meu ver, do mesmo modo que temos fans de times de futebol, da mesma forma que temos extremistas religiosos e da mesma forma têm na sociedade individuos sem informação e nesta situação consideram-se certas e indissoluveis criticamente, vemos que é natural encontrarmos viciados em marcas de eletrônicos que, sem nenhum ganho adicional (pelo contrário, pagam para usufruir dos produtos das empresas),protegem-as com unhas e dentes. “Fanapples” deveriam compreender, como fazemos, que opiniões são cabiveis a cada ser e a partir disso não podemos atacar o outro simplesmente por discordar de sua opinião, de sua concepção. O melhor da industria e aprender a variar, a degustar tudo proporcionado pelo eletronico e não se fechar como um cavalo com “tapa vista”.

  2. É, Rodrigo, de fato uma das coisas mais imbecis que surgiram neste século XIX são os fanboys de empresas. Cara, é um novo radicalismo, uma nova religião. Simplesmente ridículo, os caras se dão ao trabalho de encher a paciência dos outros para que um terceiro encha as burras de dinheiro. Realmente patético. Me lembro de um podcast da SemanaTech, da Info, na qual chamaram pra participar um cara da MacMagazine, salvo engano e, cara, ele utilizou o termo “continuar CATEQUIZANDO mais gente a comprar Apple”, ou coisa assim. Minha ênfase é no termo catequizar, para se referir a uma marca!! Patético, mesmo.

    Estou na mesma que vc: sempre tive aversão pela Apple, por conta de suas restrições e, claro, dos fanboys. Nunca entendi como alguém podia dizer que um iPhone3G, por exemplo, era melhor do que um HTC Touch HD. Ou que um 3GS era melhor do que um NexusOne. Daí veio o iPhone4. Hardware de primeira, sistema de primeira, biblioteca de aplicativos de primeira. Comprei, gostei, viciei, e já comprei um iPad. Significa que passei a idolatrar Steve Jobs? Claro que não, significa apenas que a Apple finalmente fez produtos capazes de atender ás minhas necessidades. Se no ano que vem lançarem aparelhos melhores do que o iPhone5, mudo de novo. E se a Apple continuar inventando suas “modinhas” para limitar meu uso dos meus aparelhos, vou continuar descendo o malho, mesmo com um iPhone, um iPad e um iPod na gaveta. Incoerente? De maneira alguma. Apenas alguém que preza por seu dinheiro e não é ridículo o suficiente pra querer “catequizar” alguém a dar mais dinheiro para outro alguém!

    Aliás, Rodrigo, te parabenizo por essa campanha que vc têm feito ultimamente contra esse fanatismo. Tenho sempre lido seus comentários e divulgado entre os amigos. Realmente é algo de incrível importância dar esses “toques” pra ver se o pessoal cai em si. Do jeito que vai, está ficando difícil até debater sobre tecnologia, já que sempre tem um fanático louquinho para estragar discussões até então interessantes e imparciais.

    Abraço,

  3. Ai ai…

    Pra que tanta explicação, Rodrigo?

    Eu acho que você deveria relevar certos comentários porque assim faz parecer que você deve algo à alguém.

    Nesses tempos eu vejo que o blog tem levado muito pro lado da parcialidade.

    Acho que você precisa retornar a velha idéia de não tomar partido nos tópicos querendo de certa forma justificar algum comentário seu devido a alguns post que não ficou tão bacana como deveria.

    Lembro que você tinha dito que a partir de uma data aí, você colocaria mais posts com as suas análises mas o que eu vejo é a replicação de certas “notícias” de outros sites e algumas não são tão corretas.

    É estranho quando leio sobre certo assunto e vejo que comigo não é bem assim, como foi no caso do vídeo do N8 e do iPhone 4.

    Eu possuo um iPhone 4. O vídeo que ele grava não fica daquele jeito nem a pau!

    Lembro que na época que comprei um N97, o que mais se falava era da qualidade da camêra, que era superior ao 3GS quando não era.

    Nesse intervalo perdi bastante grana. Foram 1.000 com um 5800XM, logo depois 1.500 com um N97, depois 800 num 3GS, onde me surpreendi com a marca. A partir daí resolvi ficar na Apple mesmo e com isso comprei o novo iPhone 4.

    Não importa o que você diz. Mesmo certa marca tento pontos positivos ou negativos, quando você faz um post sobre a qualidade superior questionável de certo aparelho, você sabe que fará com que várias pessoas escolham o mesmo e depois se arrependam.

    Aqui não é EUA onde tudo é barato e você pode comprar vários.

    Brasileiro tem que pensar muito e escolher o melhor porque depois fica difícil!

    Enfim, acho apenas que você devia colocar posts mais neutros.

    1. Afonso, eu entendo e respeito sua posição, mas blog é lugar para colocar as opiniões, e não para ser neutro! Eu não sou a INFO ou um portal que preciso pisar em ovos para não desagradar um anunciante. Eu não tenho anunciantes e tenho compromisso somente com as coisas que acredito. O que aconteceu é que acabou cansando ver o blog cheio de Fanboy brigando e reclamando o tempo todo. Se querem ouvir falar bem do iPhone o tempo todo, basta visitar o Blog do iPhone, mas se querem uma opinião diferente com prós e contras com um ponto de vista de um usuário de Symbian, Android e IOS, pode ficar por aqui!

      Quem tiver um link melhor com um exemplo de vídeo do iPhone 4 é só mandar que eu publico!!

      Um abraço!

  4. “mas o que eu vejo é a replicação de certas “notícias” de outros sites e algumas não são tão corretas”

    O cara acaba de esculaxar o Blog do Rodrigo!

    a afirmação acima são para blogueiros amadores, e todos sabem que o Rodrigo está fora disso!

    Lamentável!

  5. Eu não tenho nenhuma aversão pela apple, acho até que ela fabrica alguns produtos fantásticos, eu mesmo tenho um macbook, dois ipods e um iphone, todos eles bons aparelhos. A minha birra é com esses fanáticos que escrevem aqui coisas absurdas baseadas apenas em idolatria. Creio que são essas pessoas que tornam a apple uma marca antipática. Não sei se parte disso não é culpa da própria apple que parece querer arregimentar um exército de cruzados nessa guerra santa dos smartphones (e outras bugigangas).

  6. Bom, pra mim fanatismo é algo que não trás nenhum benefício para a sociedade, pelo contrário, só atrapalha…

    Rodrigo, aqui é seu blog, e você tem direito de falar o que achar melhor, afinal é seu espaço! O que você diz é a sua opinião e sobre um produto ou software, cabe ao leitor tirar suas próprias conclusões.

    E outra, a Apple não é uma maravilha, tem problemas como todas as outras empresas, tenho produtos dela também e como você mesmo disse, tudo tem seu lado bom. Assim como tem gente que compra Samsung e não compra LG nem a pau e vice-versa. No geral a gente tem que comprar o que mais se adequa as nossas necessidades, por isso é importante ter muitos fabricantes. E ao contrário do que pensa o Mr. Jobs eu acho que não se deve fechar tanto uma plataforma e sim abrir como fez a Microsoft e a IBM com o PC. Se a gente dependesse da Apple a humanidade não estava tão plugada na Internet e o computador não era tão pessoal!

    []s

  7. Rodrigo, vc está certíssimo, pois nenhum Sistema Operacional ou Equipamento é perfeito, todos tem seus prós e contra, e quando podemos ter vários, como é o seu caso, vamos aproveitar o máximo que eles podem nos oferecer. Tenho um iPhone 3G, iPod Classic 30 GB, Nokia N95, Notebook HP com Win 7, e PC Frankstein com Win 7, já tive experiência com um Macbook Pro e confesso que nenhum me satisfaz plenamente, alías, os equipamentos que roda Win 7 são os que mais me agradam. Até o fim do mês, chegará para mim um Motorola Milestone, vou entrar no mundo do Android, vamos ver como será a experiência..

  8. Eu leio e acompanho vários sites e blogs de tecnologia não somente para me atualizar mas para me definir quanto a aquisição de meu próximo smartphone.

    Como bem falou Afonso, é preciso escolher bem por que a grande maioria de nós admiradores da tecnologia móvel não dispõem de recursos de sobra para a cada 6 meses trocar de aparelho, assim portanto, adquirimos para ficarmos 2 ou 3 anos ao menos sem no entanto darmos atenção às novidades que surgem todos os meses, uma vez que estaremos atualizados bem servidos em nossas necessidades.

    Adquiri meu N95 em meados de 2007, e de lá para cá já houve uma revolução em termos de usabilidade dos sistemas operacionais móveis, em navegação da internet, popularização do touchscreen, dentre outros aspectos. Há até 6 meses atrás estava afim do N900, que considerava completo, outras marcas não me interessavam uma vez que a Nokia sempre foi para mim sinônimo de confiança, diferentemente do samsung que sempre ouvi falar mal.

    Mas ao longo deste ano reconheço que a Nokia está ficando para trás frente à marcas como a Samsung. Até a própria Apple está ficando a dever frente às possibilidades do Android. Apesar de reconhecer que qualquer um quer pôr nas mãos um iPhone 4 e um Galaxy S, reconhecerá que o material do iphone 4 é incrível, entretanto, o Galaxy S tem muito mais possibilidades de uso que o iPhone 4, pois nada como ter um adobe flash player 10.1 (disponível no froyo) no seu smartphone.

    Entretanto, esse dilema da atualização do android feito às cegas, faz qualquer um colocar um pé atrás, aí a balança pende para a Apple, uma vez que seu S.O. tem atualização certeira. Enfim, a menos que voçê seja um fãn boy de determinada marca, está sendo muito difícil de se decidir.

  9. snake, snake…

    Trabalhas pra Nokia? Você que projetou meu N97, não foi? Acho que sim!!!

    Tá igual seu post. Não presta pra nada.

  10. Roger,

    Pra mim quando existe no fim do artigo uma citação contendo a palavra “fonte” quer dizer que foi replicado de algum lugar, ou eu estou louco???

  11. É… e como eu disse acima mais uma vez fanáticos surgem no horizonte para criar flame em um debate que começou com um texto lúcido e sadio. Lamentável, está realmente cada vez mais difícil discutir tecnologia hoje em dia…

    Eu tendo a discordar do Afonso na medida em que, se determinados tópicos são parciais ou não, este é o blog do Rodrigo, portanto ele tem o direito de postar o que quiser, e a posição que bem entender. Se ele quer favorecer alguma marca que ele acha melhor, está no direito, afinal este blog é dele, e só dele. Se, por acaso, algum leitor achar que está sendo tendencioso, ou não concordar com suas opiniões, bem, é só parar de frequentar este espaço, simples assim. Quanto à possibilidade de influenciar a compra de outras pessoas, bem, a internet está aí, e do mesmo jeito que se lê coisas aqui existem zilhões de outros lugares com opiniões diferentes, que permitem pesar, comparar e escolher a melhor compra. Acompanho este espaço há anos, e não me lembro de o Rodrigo ter dito em algum momento que era sua intenção influenciar a compra de alguém.

  12. Rodrigo, onde estão aqueles smileys batendo palmas para eu colocar aqui? Perfeitíssima sua colocação, não tinha como ter sido melhor dito!

  13. Afonso, blogs são conversas, e independente da “fonte” ou do “via” ao final do post, se o autor coloca sua opinião e experiência temos um novo conteúdo que apenas citou sua fonte de inspiração.

  14. Bom, eu ia ficar quieto mas não aguento… kkk

    Fanboy é chato, mas o que não se pode esquecer é que aqui no blog do Rodrigo tem muuuuito fanboy da Nokia também, o Snake por exemplo… kkk

    Não existe marca, nem modelo de aparelho perfeito, cada marca tem suas vantagens e desvantagens, não adianta tentar colocar na cabeça q a camera no celular é a coisa mais importante para um Geek, já para os amantes de cameraphone não adianta mostrar os outros diferenciais, pois a camera sempre vai contar mais… enfim, paz people, ninguem ganha nada para ficar defendendo com unhas e dentes o seu aparelho!

  15. rodrigostoledo,

    O que eu estou tentando te dizer é que independente de ganhar ou não dinheiro com o Blog, o legal mesmo seria você filtrar o que posta.

    Algumas coisas que eu ando vendo por aqui soam como algo maquiado. Não que você tenha feito isso mas sim a fonte de onde você copiou.

    Gosto muito do teu blog. É o único que eu tenho nos meus favoritos mas não é o único que visito.

    Entenda isso como uma crítica construtiva de alguém que acessa todo o dia o seu blog.

    Abraços.

    PS.: Eu tenho mais vídeos. O ralado é fazer upload deles que são grande pacas mas vou gravar uns aqui em casa pela rua e te envio mais tarde, ok?

    1. Beleza Afonso, agora sim!! Acho que temos que manter um bom nível nas conversas por aqui. Quando não gostar de algo da Nokia, não devemos fazer comentários pejorativos ao aparelho ou marca, e se tiver uma opinião diferente sobre o iPhone, antes de fazer críticas pesadas sobre o conteúdo, mande uma contribuição para mostrar o outro lado.

      Posso publicar o conteúdo comentando que “apesar do post publicado no GSM Arena, veja a contribuição do leitor XXXX”. Acho que fica muito melhor do que uma crítica que em muitos casos não serve para quase nada.

      Um abraço!!

  16. Amigo Gill gosto da nokia sim..mas vc nao me ve falando mau do iphone..ai q ta o diferencial entendeu??o afonso ta chato pra kcete com esses comentarios..po é simples nao gosto nao comenta entendeu??simples assim abraços..

  17. gil,

    O fato não é eu ser fan boy da Apple. É eu odiar a Nokia!

    Simples!

    Me ferrou e agora eu ferro ela também, ou você acha legal gastar 2.500 com porcaria e ficar feliz da vida?

    Eu não recomendo Nokia pra ninguém!

    Já com Android é BEM diferente… não tenho nada contra e se tivesse grana compraria um com certeza!

  18. rodrigostoledo,

    Tranquilo!

    Às vezes eu soo grosseiro mas eu não meço palavras pra escrever na net.

    Quem quiser entenda como uma crítica construtiva.

    Aqueles que se ofenderem com a minha ironia eu não posso fazer nada.

    Não vou ficar regulando meu tom no que escrevo…

  19. snake, snake…

    É mais simples do que isso. Não leia o que eu escrevo.

    Aqui eu sou livre pra dar minha opinião.

    A censura que você me sugere pode usá-la da maneira que quiser.

    E essa forma que você quer é a melhor maneira pra criar falsas verdades, onde não existem críticas.

  20. Acesso o blog todos os dias também e, sinceramente, é lamentável os comentários que a galera anda colocando aqui. Os comentários não agregam valor NENHUM ao leitor. São apenas opiniões de ACHISMO, tentando defender não sei o quê. Talvez o celular que possui, que fez a melhor escolha ao comprá-lo, ou algum complexo.

    A maioria só sabe falar mal do “concorrente”. Há gente aqui que nunca pegou em um iPhone para mexer de verdade e desce o bambu nele. A mesma coisa com o novo aparelho da Nokia, o N8.

    Quando eu falo que os comentários não agregam valor ao leitor, é porque vejo a maioria desviando do assunto do post com o ÚNICO intuito de falar que X é melhor do que Y. Em vez disso, porque vocês, que são experts no assunto, não mandam notícias, vídeos, benchmarks, alguma coisa CONCRETA para que o dono do blog possa postá-las. Seria bem mais útil…

    Cá pra nós, isso aqui está igual discussão de futebol.

  21. Caro Rodrigo Toledo,
    Vc poderia parafrasear o sábio Tyler Durden e criar algumas regra para os comentários no blog:
    “A primeira regra dos comentários no blog é: Não se alimentam os trolls!
    A segunda regra dos comentários no blog é: NÃO SE ALIMENTEM OS TROLLS!”
    Hehehehe.
    Se alguém quer louvar seu novo “Deus”, então funde uma Igreja Universal do Reino da Nokia, ou a Renascer no Android ou ainda Igreja Internacional da Graça de Iphone e deixem os outros que querem discutir apenas gostos e produtos tecnológicos em paz.

  22. Rodrigo, sou fã do seu blog e assim como você, sou usuário assíduo da maçã e windows. Tenho sempre comigo um Dell Vostro que comprei há 2 anos, turbinado até os dentes, com Seven instalado e até hoje nunca me deixou na mão; um iMac 21″ igualzinho o seu, também com faca nos dentes; um iPod Touch com jailbreak e o escambau que titio Jobs duvidaria que exista; dois Nokias, 5233 e um E72, ambos em perfeita sintonia com as plataformas Apple e Windows, e já estou na fila de espera pelo N8 (com certeza postarei algum comentário quando estiver com ele em mãos) e estou pensando em pegar um Galaxy (se alguém disser que sou GEEK apanha!!!). Enfim, meu relato e também como o seu, um usuário de plataformas diferentes aproveitando o melhor de cada uma. Como sou publicitário, necessito ficar “plugado” com o que a tecnologia tem de melhor para oferecer aos clientes. E encerrando, parabéns pelo blog e muito sucesso nesta empreitada. Afinal de contas, nem a Gregos e Troianos conseguimos agradar! 🙂

  23. Diego,

    Eu gastei 1000 no 5800xm porque li em todo lugar que era um dos melhores na época. Fui na loja e testei sim.

    Depois, meio insatisfeito, comprei um N97 por 1500, que todo mundo falava ser “o melhor aparelho de todos os tempos”. Mais ou menos como está sendo feito agora com o N8 e o morto muito louco, Symbian.

    E esse que é o problema maior: testar não quer dizer nada.

    Você vai na loja mexe por 5 minutos e acha que já sabe tudo? Faz me rir!

    Por isso o pessoal fala tão mal do iPhone e defende a Nokia pela tradição quando fez fama numa época muuuito distante com aparelhos “bonitos”.

    tsc tsc tsc…

  24. Ei afonso, assim vc não ajuda ninguem, ao contrario só atrapalha.

    Eu estou começando agora e espalhando a noticia do meu blog.
    Faço isso por que gosto…

    Se eu fosse vc faria o mesmo….É tão facil fazer um blog, por que vc num faz um voltado ao iphone, pelo menos assim vc poderá falar o que quiser dele.

    E saiba que meu blog ainda tem pouca informação, mas ainda tem muitas informações lá pra quem gosta de symbian. Estou voltado a isso pois é o que gosto de falar e fazer…Tdb pra vc!

  25. Só vejo elogios, utilizando os aparelho concorrentes, como parâmetros.
    E os contras?
    Quanto atualização, como foi já dito pela própria Nokia, ultimo serie N com Symbian, não fica obscuro o futuro dele?
    Tinha interesse em um E7, mas parei para refletir no meu histórico com a Nokia, em 18 meses com a marca, tive 4 aparelhos.
    N80 que deu defeito, e esperei mais de 30 dias na assistência, e foi trocado por um N73(Sem Wifi). Depois E71, que teve uma movimentação nos blogs para colher assinatura e fazer uma pressão na Nokia, porque não foi disponibilizado para o nosso product code.
    E75 que não gostei do teclado e achava o E71 melhor para digitar.
    Tudo ficou defasado, desvalorizado e o que mudou de um para o outro? Praticamente nada, a mesma cara do SO nos dois ultimos, nada foi acrescentado e nada de inovação, confuso o uso do email.
    Comprei X1 WM 6.1 mudar de SO, achei a mesma canseira que symbian precisava ficar reiniciando depois de um certo tempo de uso, outra canseira a SonyEricsson não atualizar para o 6.5.
    Comprei um HTC Touch PRO 2, WM 6.5, muito bom o aparelho, a qualidade é outra, nada comparado com os outros a UI deles é show.
    Aí por curiosidade compro um iPhone 3GS, tanta gente falando mal e bem, uma briga sem fim que resolvi usar.
    E para a minha surpresa, a melhor plataforma mobile que tive até agora levando em conta a simplicidade de uso. Caso tenho uma rede Wifi já cadastrada ou não ele deixa de usar meu pacote de dados(Agora tudo limitado pelas operadoras), ele dá opção de escolha.
    Atualizações certeiras, preços dos aplicativos muito em conta e simples de achar.
    As pessoas falam que o iPhone é só um modelo, que é fácil atualizar.
    Me explique então como que o firmware do C6 roda melhor que o do nativo no 5530?
    Porque a Nokia não faz a atualização do SO?
    Eu acho que dificilmente até o meio do ano que vem trocar de celular, até porque o 3GS ainda aguenta umas atualizações até lá, e já teremos os modelos com Meego e WP7.
    E teremos novas versões do Android, e teremos uma noção se a Google põem ordem na casa.
    Agora esse bate boca, esses comentários vão ser sempre assim, e o legal é que se esta sempre assim, é que esta sendo lido por muita gente.
    Tudo tem um lado positivo, depende do anglo e lado. rsrsrs
    E vamu que vamu.

  26. Diego se o Affonso é ingênuo eu sou oq ? comprei o E71 que a assistencia da nokia diz ter oxidado sem nunca ter visto agua nem por foto, depois com o 5800 que rachou a carcaça sem conhecer o significado de queda… e só comprei por influencia do Blog do Rodrigo… ou seja ficar indignado com uma empresa e falar mal dela não por não oferecer um bom serviço ou produto é uma coisa que não podemos mudar.
    A não ser que vc me prove que uma pessoa que pague por um serviço ou produto que supostamente tenha tenha qualidade mas após o pagamento descubra que láqualida soy jó, ainda saia falando bem da empresa … que diga… “olha comigo ela falhou mais foi um acaso.. pois é uma empresa que sempre presa pelo cliente pode comprar sem medo.!!!” Eu por exemplo leio o Blog do Rodrigo mais pra saber sobre tecnologia… mas nokia … só indico pra quem não gosto 😛

  27. Caro Afonso,

    Bom, realmente capacidade de percepção é um dom para poucos
    (os poucos imparciais que ainda restam no mundo)!
    Testei o N97 na loja!
    Notei que o sistema era lento e a tela resistiva não respondia bem… E não gastei nem 2 min pra perceber isso! Será que sou um gênio? Não! Sou imparcial, apenas isso!
    Mas você o comprou mesmo assim! Comprou um aparelho caro, simplesmente porque “TODO MUNDO” dizia ser “o melhor aparelho de todos os tempos”! Na época, “TODO MUNDO” eram os donos amargurados do velho N97 tentando justificar as péssimas compras que fizeram…
    Hoje, “TODO MUNDO” também fala que o iPhone é o melhor aparelho de todos os tempos…
    Mas quem é “TODO MUNDO” hoje? Justamente os fanBoys da Apple. Aqueles que acreditam cegamente que a empresa que fabricou o celular que eles compraram deveria ser santificada e glorificada por ter construído um aparelho bonitinho! Tenho um iPhone 4! Ele é muito rápido, bonito e simples de usar. Ponto! Acabaram-se as qualidades por aí…
    Suas limitações são tantas que chega a ser incômodo! Algumas para relembrar:
    1- Páginas web carregadas rapidamente, mas sem Flash;
    2- Fotos muito bonitas, mas sem a possibilidade de serem compartilhadas via Bluetoth;
    3- Câmera frontal bacana, mas sem video chamada 3G;
    4- Capacidade de armazenamento de no mínimo 16 GB, mas sem poder usar o dispositivo como unidade de disco;
    Dentre outras!

    Ainda assim, não deixa de ser um aparelho bom! Mas nunca, JAMAIS, perfeito!

    Mas “TODO MUNDO” idolatra ele sem muito critério!
    É isso o que falta em você e nos fanboys da APPLE. Capacidade de discernimento entre o que é realmente bom e o que “TODO MUNDO” acha…

  28. Diego,

    O N97 que eu testei não tava assim. Já tava atualizado.

    Pra todo o resto que você falou existe o Cydia.

    Faço tudo o que a Apple me limitou a fazer.

    Apenas o iBlueNova que não foi atualizado pro iOS 4.1 porém eu raramente envio arquivos via bluetooth. E mesmo quando podia mandar, preferia enviar pro email da pessoa.

    Pra mim é algo bem mais prático.

    O todo mundo que eu me referia, eram todos os blogs que falavam que se tratava do mais completo aparelho por possuir 32GB, micro SDHC, “a melhor câmera num celular”, flash, Wifi, Bluetooth, teclado físico, tela touch que não devia nada a capacitiva… e por aí vai.

    Inclusive até aqui no Blog do Rodrigo eu ouvi isso…

    E só pra finalizar, se não fosse ele (iPhone) você ainda estaria indo na loja pra comprar um Tréo… por isso ele é idolatrado…

    1. Afonso, eu sempre fui um crítico do N97, é só ver os posts antigos que encontrará todas as minhas reclamações, incluindo os travamentos e o flash led que estragava as fotos.

  29. rodrigostoledo,

    Com certeza não me referi à você, por isso que escrevi “aqui no Blog do Rodrigo” e não “o Rodrigo dizer”.

    Realmente você criticou o N97. Devia ter escutado… mas eu não ia com a cara do iPhone.

    =s

  30. Quero aqui defender o Afonso. Já tive um nokia N95 e era péssimo, travava a todo momento obrigando a dar reset, pior gerenciamento de memória que vi. Nunca mais comprarei symbian,por este motivo, e tb pq os aplicativos parecem rudimentares e sem qq padronização. Dica de amigo: esqueçam symbian! não cometam essa besteira! A briga hj é entre ios4 e android. Acho q em termos de número e padronização de aplicativos, de estética do aparelho e aplicativos, de estabilidade do sistema operacional, de variedade de acessórios disponíveis e de autonomia de bateria, vence o iphone. Em relação a flexibilidade de configuração, de acesso a sites com flash, acho q vence android. Qto a câmera/vídeo, percebo algum empate e ambas deixam a desejar em fotos no escuro (flash precário) e imagens distantes (zoom óptico). Com a iminente chegada do browser skyfire para iphone, acho q o problema de flash vai ser mitigado. Não basta ter flash 10.1, é preciso gerenciar corretamente o consumo de bateria p poder usufruir do telefone! A padronização tem q ser eficaz p minimizar curva de aprendizagem, reduzir tempos p realizar a tarefa q deseja. A estabilidade do sistema é condição essencial p efetivamente utilizar um gadget e amortizar seu investimento. Por isso, recomendo iphone. Não ficarão decepcionados…e olha q já passei por sonyericsson, samsung, nokia,…..o ios4 foi projetado pensando nos dedos do usuário!!! até a dimensão horizontal mais larga da tela do iphone foi pensada p permitir navegação melhor qdo em landscape, pois sobra espaço p browser e teclado, sem comprimir demasiadamente as letras!!
    Abraços e parabéns a todos pelas brigas e comentários!! rsss

  31. Afonso, li seu comentário no post 5:48 pm e você falou algo que estou procurando mas não conseguem me explicar. Estou querendo comprar um iphone 4, mas o que me preocupa são os bloqueios da Apple, você poderia me informar se eu fizer o jailbreak, quais limitações deixarei de ter? Por exemplo: usar bluetooth, videoconferência 3g (por exemplo skype), flash na internet, java, etc.
    Se puder faz um listinha e publica.

  32. Bom, eu gosto bastante do meu N97, funciona muito bem (Sei lá se fui premiado, mas acho que não, pois já ví muita gente falando que gosta também), compraria de novo se estivesse no ano passado. Se eu gostaria que ele tivesse melhorias? Sim, assim como gostaria que o Galaxy S tivesse flash ou que o iPhone tivesse rádio FM e etc.

    Concordo que a câmera do N97 não é das melhores, a do meu N95 é bem melhor por exemplo, mas paciência.

    Acho que o ponto que estamos querendo chegar é que o importante é a gente falar o que os equipamentos tem e o que não tem, falar do que isso pode implicar e o leitor poderá verificar se isso é bom pra ele ou não e decidir qual o melhor gadged comprar.

    Uma coisa que não entendo muito em muitas empresas é o fato de algo que funciona muito bem ser alterado para uma coisa pior, é o caso da câmera do N95 e a do N97… Era só fazer igual que não ia ter problema.

    Tive um Corsa em um dado momento e o apoio de cabeça dele era do tipo vazado (Com o buraco) e fazia um barulhão pois não estava bem fixo, o engraçado é que o Chevette do meu pai na época tinha o mesmo tipo de apoio e não tinha o problema… Incrível, era só usar o mesmo, mas conseguiram estragar. rsrsrs

    []s

  33. O colega Afonso tem todo o direito de reclamar, afinal, ele foi lesado por uma propaganda que ele acreditava ser bom para ele. Apesar de toda a discussão envolvendo a marca Apple, concordo plenamente com o colega Diego: nem todos podem agradar. O exemplo que ele citou é um em vários. Podemos sim viver tirando o máximo de cada sistema, assim como o Rodrigo faz, como eu faço, que muitos fazem. Já tive um iPhone e confesso que foi muito bom e divertido. Só isso! Produtivamente, prefiro Symbian, mesmo que ele seja lento e que a galera fale mal. Então cada um tem uma opinião diferente. Cabe a cada um escolher o melhor para si.

  34. Diego , respondendo:
    1 – browser skyfire tá quase chegando
    2 – Vc tem inúmeros apps que transferem via wi-fi, e tb por 3g. se for p outra pessoa, vc pode transferir por e-mail e usar o 3G. Se for p vc, seu micro, pode ser 3G ou por wi-fi. O q mais vc precisa! Veja p ex: apps Air Video; Zumo Cast; Air Sharing; iFiles; Box.net; Motionbox; Files; Motionbox; Goodreader; ReaddleDocs; Dropbox;……teste-os
    3 – Dê uma olhadinha nos apps fring e tango. Pode usar videochamada 3G sim! teste-os
    4 – Resposta 2 já vai te ajudar. compre pogoplug, e acesse remotamente seu HD externo de 1TB! de 16GB vc vai ter, em tese, acesso ao seu HD externo via 3G
    Abraços, e se informe melhor antes de criticar

  35. Será que eu preciso refrescar a memória dos fan boys da Nokia?

    Segue a propaganda falsa do N97 que passava na época do seu lançamento:

    Eu comprei esse aparelho e não o que eu possuo aqui em mãos…

  36. Rafaela,

    Praticamente tudo que a Apple bloqueou.

    Por enquanto ainda não atualizaram o iBlueNova pra rodar no iOS 4.1. Esse app que envia dados por bluetooth.

    O resto você tem a partir de tweaks…

    O flash tem o frash (axo q ainda em testes); a vídeo conferência tem o Fring (se não me engano)…

    Só não entendi pra que o java?

    Pra jogos??? Se sim, tem tantos melhores pelo Appstore.

  37. Esta briga entre fans de marcas nunca vai acabar. Tenho Nokia a muito tempo e hoje temos dois 5800 e um N95 8Gb e nenhum deles apresenta qualquer problema. No dia em que a Garmin lançar um app de navegação (GMobileXT) ou então as outras empresas desenvolverem um no mesmo nível no OviMaps (não me venham com o GoogleMaps pois não é navegador) pode ser que troque de marca. Sem contar os acessórios (carregadores, suportes veículares dedicados a cada modelo) que a Nokia oferece e que as outras nem sequer penam em ter.

  38. Desde de manhã que acompanho essa droga de discussão besta, e somente vejo que perfeito mesmo só a capacidade de alguns de perder tempo!!

    Desde que surgiram os blogs, as opiniões de seus editores/escritores só servem para balizar decisões de leitores, como uma forma de ajuda. No caso do rodrigostoledo.com, há muito tempo o blog é algo como “ei, um usuário que pode testar tal equipamento e nos dar várias informações… Legal!!”. Agora, achar que o Rodrigo é o dono da verdade, paciência…

    Eu tive um N95 Classic, Um N95 8Gb, um 5800 XM… tenho um Xperia X10 e um iPhone 4… todos eu comprei depois de uma decisão EXCLUSIVA minha, mas claro que para alguns li um bocado sobre eles aqui no blog e testei o quanto puder cada um antes de comprar. Não me arrependo de nenhuma das compras. Acredito que o X10 foi o único que comprei em que tive mais base pelos comentários do Rodrigo… e hoje ele nem tem mais o aparelho! Vou reclamar? Nunca! Pedir meu dinheiro de volta? Não, estou satisfeito com o aparelho!! Se quiserem acusar o Rodrigo de fanboy, que seja… ele não tem direito de ter uma preferência? Eu o defendo!!

    Deixem de choro!! Ou vão arrumar uma lavagem de roupa!! Fiquei chateado com o Rodrigo postando exemplo de vídeo gravado no iPhone, feito por um dos usuários que começaram essa baderna! Rodrigo, tenha a sua opinião, deixe-nos as suas impressões, mas nunca ceda a pressões… é assim que começa a “pisada em ovos”!!

    Ahh! Quase esqueci… meu Xperia X10 é bem melhor do que o meu iPhone 4!!

  39. Pronto!! Desenterram uma propaganda de 2 anos atrás… 2 ANOS!! Vão arrumar uma lavagem de roupa!!

    Afonso… eu também tive sonhos, quase que eróticos, quando anunciaram o N97… eu olhava para o meu recém comprado 5800 XM e me lamentava! Passada a euforia e depois de pesquisar, vi que não seria algo tão bom como diziam, e “salvei meu casamento” com o 5800… use a internet para o seu bem, e deixe de lado “o que os outros falam”… escute, mas não se decida somente pelo que eles falam.

    P.S.: no post anterior eu disse que o meu Xperia X10 era melhor do que o meu iPhone 4… isso ainda é verdade, mas gostaria de esclarecer (e evitar mais discussões) que o X10 também tem falhas!!

  40. joaozinho ,

    1º leia antes de criticar, o rádio FM não vem dentro do aparelho, é a mesma coisa que dizer que o N97 tem TV Digital, e não tem, pra ter tem-se que COMPRAR um equipamento externo. Já outros telefones tem rádio embutido.

    2º Preguiçoso é você, não ofendi ninguém para ser ofendido.

    3º Não estou induzindo consumidor nenhum, só disse o que é fato, o iPhone não tem rádio FM. E outra, rádio FM não precisa de conexão 3G para funcionar.

    Pare você de ofender os outros que é bem melhor.

    tsc, tsc, tsc…

  41. E outra, é muito interessante você informar que existe como contornar a falta de rádio no iPhone, não seria problema algum se pra isso não tivesse que ofender os outros. Lamentável.

  42. Para ser fã de alguma coisa você tem que obrigatóriamente ignorar os pontos fracos dela, e saber apenas os pontos fracos do concorrente, seja lá oq for.

    É uma postura normalmentebaseada na preguiça de experimentar a fundo coisas novas e de se incluir num grupo. Eu sou da galera “X”. Pra mim um comportamento típico de quem não tem desejo nenhum de aprender ou de ouvir argumentação sobre nada.

    Fanáticos sejam eles por futebol, religião, política ou qualquer coisa que seja tendem a ter um corpotamento agressivo com quem discorda doq ele gosta, como se isso ferisse pessoalmente a sua convcção, o que te faz automaticamente ser um inimigo.

    Essa postura além de babaca, mostra a fraqueza intelectual do defensor da causa. Tenho preguiça de gente assim, e cansei de explicar que tudo tem um lado bom e um ruim. Se eu fosse você desistia também, esse é o tipo de gente que não quer escutar o seu pointo de vista, quer apenas que vc concorde com o dele.

  43. Lamentável essa discussão ocorrendo aqui no blog.

    Ele não é meu, não conheço o Rodrigo e sinceramente não sou obrigado a concordar com todos os posts de lugar nenhum, incluindo aqui.

    Porém é um espaço DELE, onde escreve o que quiser e lê quem quer. Afinal, se você perdeu tempo lendo alguma coisa é porque acha que o que está escrito é relevante pra você.

    Eu já tive um Nokia 5800 XM e hoje tenho um iPhone. E sabe a que conclusão cheguei? Nenhuma. Exatamente. São aparelhos diferentes. Só isso. Acho que não dá pra se comparar tudo. Por exemplo: o recebimento de emails do BB é quase perfeito, mas eu detesto o aparelho. EU DETESTO. Não disse pra ninguém deixar de comprar os BB por causa disso. Disse minha opinião.

    Pra mim, os posts do blog são úteis principalmente pelos pontos negativos dos aparelhos. Assim, eu tenho itens a checar antes de resolver comprar A ou B. Quando eu pego o aparelho, começo a checar “será que faz isso comigo também?” Os positivos eu mesmo descubro.

    Hoje tenho MAC, Windows, iPhone, Nokia e acho que cada um ganha pontos em determinada área. Por exemplo: gosta da estabilidade do MAC OSX, mas a quantidade de ferramentas exisentes para o Windows é incomparavelmente maior.

    Concluindo este discurso, use o que cada um tem de melhor, respeite o que os outros acham melhor, leia se quiser, teste antes de ter uma opinião, mas sempre se lembre que se você quiser expressar integralmente sua opinião, crie um blog pra você.

    p.s.: desculpem-se se algumas partes pareceram um pouco rudes, mas achei importante compartilhar meu ponto de vista.

  44. Fernando, bom dia!
    Na boa, vc está enganado…Praticamente nenhum aparelho consegue oferecer rádio FM sem a antena FM e esta fica justamente no cabo do fone de ouvido!! vc chama isso de rádio interno? vc necessariamente precisa do fio do fone acoplado para q o rádio funcione. Não há como ouvir o rádio sem o fone. Bem, situação análoga é a do iphone qdo vc compra um acessório como o que indiquei:
    http://www.griffintechnology.com/products/ifm

    Além disso, há dezenas de aplicativos de rádio que podem pegar praticamente todas as melhores rádios q vc quiser (em especial, veja o app Brazil e Wunderadio na applestore). Há outros q permitem até mesmo a gravação do q vc está ouvindo! eu mesmo uso todos eles diariamente. claro q dependem da conexão (seja por 3G ou Wi-fi), mas para o caso faltante (sem depender de conexão alguma), sugiro comprar o acessório acima, e vc terá uma rádio FM exatamente como qq outro aparelho da nokia, sonyericsson,….Não quis te ofender de jeito nenhum…só acho q temos q pesquisar bem antes de emitirmos opinião para não induzirmos uma pessoa interessada em buscar análises e referências para sua compra a descartar uma marca por conta de falsas avaliações acerca do potencial do aparelho. Abs

  45. Não posso ficar calado, eu entendo o que o blog é do Rodrigo Toledo, ele posta o que e o que pensa, mas pelo conceito de blog o espaço é democrático e qualquer cidadão pode dizer que não concorda com algum post, Ou estou errado? Todos tem os seus gostos e preferencias e cada um usa e compra o que quer. Mas por outro lado, os blogs formam opiniões, eu comprei um N800 naquele boom, mas sei que a culpa foi minha, mas fui influenciado por comentários do blog, o Rodrigo colocou suas opiniões seus reviews e comprei. Mas não gostei na prática não me atendeu e hoje esta jogado no canto da sala.
    Então, a culpa foi do Rodrigo? Não, foi minha, agradeçø a ele pelas informações e pelo tempo que dividiu suas experiências. Mas por outro lado, acho que o debate aberto e franco é bom, deixem de lado suas crianças magoadas e achem que tudo é ofensa é bom discutir ver visões diferentes isto ajuda muito. Se alguem naquela época tivesse dito que o N800 era uma tranqueira, talvez eu não tivesse comprado ia investigar mais. Por isso acho saudavel alguem discordar as vezes, isto não é atacar a honra é ter visão diferentes.
    Espero que evoluam e saibam que gostar do amerelo e outro do verde é saudavel, este papo de ficar em cima do muro, gosto de tudo e tudo tem seu valor é bobeira. Cada um tem seus gostos e preferencias isto esta na alma do ser humano, eu uso Nokia, tenho um celular da Nokia, mas vou negar que adoro os produtos da Apple, nao vou nao. Que mal tem isto.
    Cada um gosto do que quer e debater discutir faz parte da vida.
    Fans boys tem na Apple, Nokia, HTC, Linux, windows em toda parte, este papo que Apple é coisa de rico é idiotice, cada um usa o que gosta e o que pode pagar seja Nokia ou Apple ou qualquer marca.
    Aprendam a viver em grupo.
    Chega. Fico por aqui.

  46. Concordo com os que disseram que o Blog é do Rodrigo, ele escreve o que quiser aqui, não gosto da opinião ou do trabalho dele? Por que não faz um melhor então senhor sabe tudo? Quanto aos fanboys, os fanboys de qualquer marca são um pé no saco, mas os do iPhone conseguem ser mais que os demais, pelo menos a maioria deles, e os principais motivos de não comprar um iPhone é esse modismo e status, alem de claro as limitações. è isso, não quero mudar o assunto, como ja fizeram.

  47. joaozinho, VOCÊ é que está enganado e que está CONFUNDIDO tudo, pela amor né? Não sabe a diferença de Rádio e Antena e ainda fica dando pitaco nos outros?

    Você nem me conhece pra falar que não pesquiso o que falo ou que não tenho conhecimento do que estou falando, o anonimato te dá esse poder né? Você me desculpe, mas rádio FM nem requer muito conhecimento para se saber como funciona, é algo já muito antigo.

    O RÁDIO FM é composto de um chip e algumas coisas mais que fica dentro do aparelho, sendo que para ele funcionar é necessário uma ANTENA que é por sua vez quem faz o papel de ANTENA é o fone de ouvido (Que pode ser qualquer uma, até o comprado no camelô) já que ele é de COBRE e capta as ondas de freqüência modula (FM). Entendeu agora?? Isso quer dizer, que se eu estiver na chácara da minha família onde não pega 3G, Wifi, e nem telefone direito, pelo menos o rádio FM vai funcionar pois é muito comum no mundo esse tipo de transmissão! E é ÓBVIO que não tem como ouvir rádio sem a ANTENA (No caso o fone que já vem com o equipamento) é o mesmo que usar o telefone sem a antena dele. Igual a não conseguir assistir a TV no Galaxy S sem a Antena de TV que vem acoplada nele…

    Inclusive se você perceber, o equipamento que você está mostrando tem uma protuberância que é exatamente o RÁDIO FM que não tem DENTRO do iPhone. E que custa 40 dólares lá, imagina quanto custaria aqui…

    E outra coisa, falsa avaliação é a sua, pois você está falando que o IPhone tem um equipamento que NÃO tem! Entre no site da Apple e veja lá se existe alguma coisa falando sobre rádio FM. O iPod Nano tem rádio por exemplo. E não falo isso porque não gosto da Apple ou coisa assim, gosto também, tenho um iPod Touch e é muito legal, mas NÃO tem RÁDIO FM!
    O Nokia N8 ou o N97 por exemplo além de RÁDIO receptor é RÁDIO transmissor, o que é muito interessante já que você pode escutar suas músicas no rádio do carro ou de sua casa somente sintonizando a freqüência que ele está transmitindo.

    E VOLTO a frisar, muito legal ter opção de comprar algo para acoplar no iPhone, assim como antigamente vendiam módulos Bluetooth para o antigos iPhones poderem se comunicar com fones sem fio (Isso quando muito aparelhos já tinham A2DP (Transmissão stereo via bluetooth) nativos), MAS não deixa de ser algo EXTERNO e que nem sempre é fácil de se encontrar além que que exige GRANA EXTRA e também que se carregue o equipamento EXTRA!
    Quando eu falei anteriormente sobre o que um tem e outro não, estou falando o EQUIPAMENTO em sí e não do que se pode fazer PALEATIVAMENTE para resolver uma deficiência. Agora se você é tão fã de uma marca que não pode reconhecer que o equipamento não tem rádio, eu não tenho nem o que falar com você. Pra muitos isso não faz falta, pra mim faz e só, o iPhone continua sendo um ótimo equipamento, mas SEM rádio FM oras.

    E só pra reforçar, esse equipamento EXTRA que você mostrou está a venda fora do país o que dificulta bastante a sua compra.

    Pra você que é o rei da pesquisa (Pelo menos pelo que fala deve ser) veja um pouco sobre o que isso significa:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Antena

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Modula%C3%A7%C3%A3o_em_frequ%C3%AAncia

    Se não quis me ofender, então aprenda a escrever, pois garanto que não ia gostar nem um pouco se eu acusasse você de fazer “FALSAS” afirmações sem nem ter conhecimento do que está falando, sendo movido pela paixão por um produto. E ainda chamar o outro de preguiçosos sem nem saber que a pessoa é! Ah, faça me o favor né…

    E essa discussão já tá de bom tamanho…

  48. Luiz,

    Modismo e status não é desculpa, você não compra um iPhone porque simplesmente não gosta dele e prefere outra marca e isto é normal. Existem “n” marcas e “n” usuários, cada usa o que quer e gosta. Mas fanboy da apple é tão chato como fanboy de windows, Linux e Nokia. É tudo farinha do mesmo saco, pergunte a quem é fanboy da Apple se é bom aguentar fanboy da Nokia?
    Ponto encerrado.

  49. Só um comentário:
    A questão de preferir uma marca em detrimento da outra, ou seja, de preferir nokia ou sonyericsson ou apple, nada tem a ver com a comparação fria e isenta de características técnicas entre aparelhos de marcas diferentes. Por exemplo, é inegável o benefício em se ter uma tela com mais pixels, com mais contraste, menos refletiva sob a luz solar. A mesma coisa, aparelhos sem flash na câmera apresentam dificuldade em fotos noturnas. Agora, se quem vai comprar, não têm interesse em tirar fotos com aparelhos, provavelmente esta última informação não vai ser levada em conta por ele. É critério dele selecionar as informações que ele julgar relevantes e q serão essenciais ou q ele não vai abrir mão q seu aparelho tenha. Mas nós, de fora, não podemos deixar de alertá-lo corretamente sobre as possibilidades, pontos fortes e fracos e limitações técnicas, essas são questões objetivamente medidas, e nada tem a ver com ser fanboy ou preferir alguma marca em específico. As preferências e prioridades são pessoais, e não as comparações técnicas, pontos prós e contras e medições objetivas de características técnicas dentro de uma mesma espécie de item (tela; qualidade da foto/vídeo; estabilidade do os; peso; ter ou não teclado; aplicativos possíveis de serem instalados;…..)
    Abs

  50. Fanboy é legal existir sim.

    Mas fanboy ignorante em tecnologia ou o que se diz fanboy por modinha porque os coleguinhas tem é lastimável rsrsrs

    Inclusive só para apimentar por exemplo. Só não ve que a Nokia parou no tempo quem não quer ou se faz de besta para viver…

    PS: SOu adepto da HTC POR MOTIVOS ÓBVIOS DE EXTREMA QUALIDADE 9 tenho véiros da marca), mas acabei comprando um Samnsung Galaxy i9000 por entender que foram extremamente preocupados com o público nacional incluindo no aparelho uma DTV( os de fora não tem) entre claro outras excelentes atribuições. COmprei mesmo depois de ter prometido a mim mesmo que nunca mais consumiria Samnsung na vida depois de uma grande frustação com a marca.

    Resultado? A Samsung com esse cel parece que reconquistou minha confiança. E é isso a empresa tem que mostrar pq está aí e é o que não estou vendo acontecer com a Nokia que está só vivendo do passado… SÓ NÃO VE QUEM É CEGO…

    Se a Nokia um dia conseguir reverter esse papelao atual irei parar de meter o sarrafo nela principalmente pelas grandes alegrias que tive no passado com o gloriosos N95.

    Apple nunca me entusiasmou mesmo tendo contato desde os idos da década de 90. Sou um profissional do marketing e sei bem filtrar o que a empresa prega. A tal do oceano azul. Eles querem formar um conglomerado de ZUMBIS que só podem coabitar na mundinho deles. Isso não me pega.

    Gosto da liberdade absoluta do que eu possa fazer com o que É MEU PQ EU PAGUEI.. Castrar aparelhos ou me induzir a consumir somente produtos controlados por uma “mão invisível e padronizante” TO FORA…
    Sou um ser pensante…
    Claro que a marca tem suas qualidades para nichos específicos, mas me lembro muito bem que o titio Jobs mesmo melhorou em sua foram de pensar quando um dia disse que JAMAIS USARIA processadores INTEL e GPUS NVIDIA em suas máquinas. E o que aconteceu??? Se rendeu….

    RESUMO:

    Quem é tacanho 100% nessa vida a natureza há de cuidar o mais rápido possível.

    Amém

  51. Robert o blog é do Rodrigo ele escreve o que quiser aqui, procure não discordar muito do que a maioria escreve aqui.

  52. @Robert Se minha opinião, ou desculpa como queira, a respeito do iPhone não te agrada, sinto muito, mas nem você nem ninguem vai mudar meu pensamento, e não falei só do modismo e status do iPhone, tambem falei de suas limitações. Realmente os fanboys do iPhone “odeiam” os da Nokia, alias odeiam tudo que vem da Nokia, mas eu não me considero fanboy de nada (me corrijam se estiver errado), tive vários Nokias e um Symbian que não foi da Nokia, agora to usando Android, mas o fato é que não vejo fanboys do Android se gladiando com Symbian ou iOS tanto quanto os fanboys da iPhone com a Nokia, é isso que me incomoda. Se os donos de iPhone estão com “dor de cotovelo” é sinal que a Nokia ta melhorando, e se o Symbian é tão inferior assim, de outra categoria então nesse caso, por que comparar com o iOS então? Essa é minha opinião, novamente digo, se isso incomoda alguém, nada posso fazer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.