Flash Lite/Flash/AIR Mobile fora dos novos aparelhos da Nokia?

Hoje a Nokia anunciou uma interessante e curiosa mudança em sua estratégia de desenvolvimento, e passará a concentrar seus esforços no Qt e HTML5. Será que a empresa Finlandesa não vai mais trabalhar com o Flash Lite / Flash / AIR Mobile ou Java em seus aparelhos no futuro?

A decisão é no mínimo curiosa e deixaria de lado uma vantagem da Nokia sobre os concorrentes, fazendo o navegador móvel do Android 2.2 com flash se tornar o browser mais completo do mercado. Será que os fabricantes de celulares e smartphones vão obrigar a web a deixar o flash para adotar o HTML5? Vamos esperar para ver!!

26 comentários em “Flash Lite/Flash/AIR Mobile fora dos novos aparelhos da Nokia?

  1. Isso seria bom, HTML5 é o que há 😀
    não digo que Flash/AIR/whatever seja ruim, o problema é a compatibilidade: apesar da Adobe desenvolver plugins para a maioria dos browsers e das plataformas, cada um deles tem suas especificidades e problemas. Se fosse tudo portado para o HTML5, a própria desenvolvedora do browser se encarregaria da compatibilidade desta plataforma, e (teoricamente) faria-o do melhor jeito possível 🙂

  2. Rodrigo, você entendeu errado.

    Flash, Air, e Silverlight irão continuar firmes e forte no Symbian.

    Mas a plataforma de desenvolvimento oficial e unica atenção DA NOKIA para sua linha de smartphones Symbian/Meego é o QT.

    Para a linha de dumbphones Series 40 da Nokia, a unica opção continua sendo o Java. Foi aqui que a Nokia disse que existe milhões de aparelhos esperando programas, o que é verdade.

  3. E outra coisa, isso não é uma mudança de estratégia. A QT é a estratégia da Nokia desde janeiro de 2008 quando comprou a Trolltech.

  4. Não creio que uma coisa exclua a outra, Rodrigo. Java e Flash nada mais são do que runtimes… E Qt, uma framework para desenvolvimento de GUI.

  5. Flash não serve para mobile. Não do jeito que está. O que poderia ser um diferencial para a Nokia, acabou virando um fardo.

  6. O flash é tão pesado, quem já não viu os videos do Nexus One rodando flash no navegador?? Tudo fica muito pesado e travadão… eu espero que aos poucos mais e mais empresas foquem no HTML5 uma solução muito mais leve, e pra que usar flash só para ver video se tem soluções mais leves??

  7. Se for ver pela ótica dos navegadores é o que parece ser tendência um aumento do uso de html5 e diminuição do flash. Visto que o flash é um fanfarrão em usar memória e bateria.

    Quem diria hein? Steve Jobs falou que não apoiaria o flash e que o mesmo estava fadado ao fracasso e o futuro era o html5. O cara tem visão.

    Agora do ponto de vista para desenvolvedores eu não entendo por tanto não opino.!!

  8. A mudança estratégica dessa notícia é o fato de que a Nokia entrará incisivamente com o Qt e passará a produzir seus próprios apps em Qt.
    Isso então implica na possibilidade de todos os aparelhos Symbian^3 para cima receberem as atualizações e melhorias do OS da Nokia, já que todas elas serão lançadas em Qt! Ta aí a diferença de estratégia da Nokia….

    bjs

  9. Não se esqueçam de uma coisa : O formato Html 5 ainda não está pronto e seu próprio desenvolvedor informou para irem com calma.

  10. Pessoal, posto aqui notícia do gsmarena na qual em sua primeira parte fala sobre o trimestre financeiro e o interessante concentra-se na segunda parte que fala exatamente do desenvolvimento em QT e os seus novos planos para seu sistema operacional, onde as melhorias no desenvolvimento do symbian^4 já serão introduzidas por atualização nos dispositivos da nokia e ” Não há nenhum risco de alguns aparelhos não conseguirem atualização para symbian^4″. Para aqueles que não sabem, symbian^4 fica pronto em dezembro deste ano e foi totalmente reescrito com uma interface de usuário totalmente nova.
    Leiam a mátéria completa em:

    http://www.gsmarena.com/nokia_reveals_new_plans_for_sw_development_publishes_q3_results-news-2016.php

  11. Pessoal, posto aqui notícia do gsmarena na qual em sua primeira parte fala sobre o trimestre financeiro e o interessante concentra-se na segunda parte que fala exatamente do desenvolvimento em QT e os seus novos planos para seu sistema operacional, onde as melhorias no desenvolvimento do symbian^4 já serão introduzidas por atualização nos dispositivos da nokia e ” Não há nenhum risco de alguns aparelhos não conseguirem atualização para symbian^4″. Para aqueles que não sabem, symbian^4 fica pronto em dezembro deste ano e foi totalmente reescrito com uma interface de usuário totalmente nova.

  12. Complementando com a fonte da notícia, senão podem achar que é invenção.

    Pessoal, posto aqui notícia do gsmarena na qual em sua primeira parte fala sobre o trimestre financeiro e o interessante concentra-se na segunda parte que fala exatamente do desenvolvimento em QT e os seus novos planos para seu sistema operacional, onde as melhorias no desenvolvimento do symbian^4 já serão introduzidas por atualização nos dispositivos da nokia e ” Não há nenhum risco de alguns aparelhos não conseguirem atualização para symbian^4″. Para aqueles que não sabem, symbian^4 fica pronto em dezembro deste ano e foi totalmente reescrito com uma interface de usuário totalmente nova.
    Leiam a mátéria completa em:

    http://www.gsmarena.com/nokia_reveals_new_plans_for_sw_development_publishes_q3_results-news-2016.php

  13. Luiz Claudio Pontes

    se isso for verdade eu estou muito feliz pois eu ouvi dizer que o symbian sairia fora e ate hj foi o único os que realmente coube as minha necessidades espero que seja d
    verdadeira essa noticia.

  14. Jr, não sei o porquê, mas não estou conseguindo adicionar a este post o endereço. É só entrar no site gsmarena que você encontra a notícia, é de hoje.

  15. E se num me engano, todos os aparelhos da Nokia com Symbian anteriores, são compatíveis com o QT. Só ver os vídeos no YouTube.

  16. Eu tenho certeza que o N8 rodará Symbian ^4 ja que é uma plataforma livre….

    Eu tinha atendido alguma coisa no Nokia World sobre essa atualização de Symbian para o Nokia N8 mesmo…..

    Isso será muito…. agora eu quero ainda mais o N8…Abraços

  17. Douglas, é só instalar o QT que você poderá rodar os aplicativos desenvolvidos para QT, N8, E7, C7 e C6.01 já virão de fábrica com o QT.

  18. Assim como o pessoal da maçã podre fala mal do Symbian^3 sem nunca terem visto, daqui a pouco o Symbian^4 também não presta segundo eles.
    Vejam um fato curioso:
    O pessoal que defende o robozinho verde, o tal Android esquece que é Nokia Vs outras empresas.
    Então isso até seria um orgulho para Nokia tê-la como concorrente por uma meia dúzia de outras empresas que passaram a usar o Android.
    O pessoal confunde Aparelho com OS.

  19. Pra vcs verem como a concorrência é saudável para nós.
    A menos de um ano, a filosofia da Nokia era fazer um Symbian mais completo para seu aparelho top, e os demais vinham sendo depenados tirando funções ou aparências que estavam presentes no seu Top. Isso era para o mais barato não canibalizar seu produto mais caro.

    E agora o que está acontecendo é o inverso, todos os nokias pelo que eu estou entendendo virão com o mesmo SO. Todos compartilharão do mesmo SO.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.