Symbian terá atualizações incrementais daqui em diante

Um bom texto do Gizmodo enviado pelos leitores esclarece um pouco mais a questão do futuro do Symbian leia na fonte clicando neste link ou a parte interessante abaixo:

“O Symbian^3 ainda tem muito chão pela frente: apesar de que não será mais usado em smartphones top de linhada Nokia (o N8 foi o último), ele ainda estará em muitos outros celulares da empresa. E agora a Nokia divulgou uma boa novidade: em vez de esperar por uma nova versão do sistema para lançar novidades, o Symbian receberá atualizações incrementais. Ou seja, agora não se fala mais de Symbian^3 ou Symbian^4 – apenas Symbian.

Isto é uma ótima novidade: além de evitar o problema de fragmentação com versões diferentes do Symbian – toma essa, Android! – o Symbian poderá dessa forma melhorar aos poucos a experiência do usuário, que é o grande problema do OS. (O primeiro item na lista de melhoras deveria ser um teclado QWERTY na vertical.)

A Nokia ainda declarou que usará apenas a plataforma Qt para desenvolver aplicativos – com ela, é possível criar apps para Symbian e MeeGo de uma tacada só. O Qt parece ser a grande aposta da Nokia para fornecer apps para os dois OSs: o MeeGo em smartphones high-end, e o Symbian nos outros aparelhos. Eles também prometeram implementar o HTML5 tanto na linguagem Qt como no navegador.”

Ainda tenho dúvidas sobre a manutenção do Flash, mas parece que o caminho é muito mais interessante do que o escolhido para o Android, pelo menos com relação a questão da fragmentação de versões. Espero que as coisas melhorem mesmo para a Nokia e as próximas versões do Symbian!

20 comentários em “Symbian terá atualizações incrementais daqui em diante

  1. Que bom para o Symbian, mas que péssimo para os possíveis usuários do N8 (este que vos escreve incluído). Como posso comprar um aparelho que não pode evoluir. Veja o exemplo do Iphone 3GS. Quem quiser um aparelho novo, com gravação em HD, display retina,etc., compra o Iphone 4. Quem está contente com seu 3GS quer apenas dar um upgrade no SO, baixa o IOS 4. Com o N8 isso nunca será possível. A pergunta que não quer calar é: Por que diabos não lançaram o N8 com Maemo? Poderia depois receber o MeeGo, como vai acontecer com o N900. Comprar agora o N8 é como vc comprar um Audi A3 com um motor 1.4, sabendo que esse motor só será usado futuramente no A1, e que os futuros A3 só usarão motores 1.8 ou 2.0…

  2. Simplesmente já não conseguem por mais directores executivos que despeçam nunca mais voltam a ganhar o respeito dos utilizadores.

  3. Eu faço essa mesma pergunta a tempos… pq cargas da água colocaram Symbiam ao invés de Maemo??? Maemo tem exelente navegador, multitarefa eficiente, interface moderna… E possibilidade de expancao para o meego, a nokia tem umas estratégias estranhas, lança um aparelho com grande potencial e já anuncia que será o ultimo top com Symbiam…

  4. Qual o motivo da reclamação? Isso significa EXATAMENTE que o software do N8 vai ser atualizável pras versões mais novas do SO :/ Que há de ruim nisso?
    E essa afirmação que o N8 é o último N series com Symbian é um boato maldoso. o N8-01 e aí por diante vão continuar a vir com Symbian, enquanto os N9-XX vão vir com MeeGo.
    Não é que os N8 não vão ser “top”, veja os N9 como “mais top ainda”

    Rodrigo, a Symbian Foundation não vai desistir do flash, assim como não vai desistir do Java e do Python. A Qt vai substituir a AVKON que é a biblioteca gráfica tosca herdada do S60. E o HTML5 é integrado à QtWebKit, que é o framework que o novo browser é fundado. Por isso vai haver uma integração grande com o SO. Não acredito que o suporte ao flash vai ser descontinuado. Teoricamente, a Qt vai tornar mais fácil trazer o Flash completo para o Symbian (como no caso do Maemo e do Android).

  5. Desisti, do Symbian, quando a Nokia desistiu, dele, para os tops. Por melhor que seja o N8, dificilmente vou compra-lo

  6. Rodrigo desculpa a ignorância mas não consigo ver flash no meu 5800xpressmusic do seu big suíte . Ajuda um ignorante que pelo menos três vezes por dia le o seu suíte para aprender. Como faço? abraços

  7. o N8 vai vender e muito devido ao preço competitivo , talvez falar mal da nokia fique fora de moda , steve jobs teve um ataque ao falar mal do android do reunião de acionistas

  8. Tem muita gente aqui comentando bobagem aqui. Essa notícia é ótima para o Symbian e para o N8.

    O N8 terá atualizações que estavam programadas para o Symbian^4. Isso significa que aos poucos as novidades chegaram ao N8 e demais Symbian^3. A primeira delas deve ser um teclado qwerty melhor tanto na posição retrato quanto na paisagem. A segunda será um novo navegador com suporte a Flash e HTML5. E a mais esperada delas deve vir em meados no ano que vem com o lançamento da nova interface de usuário.
    O que eles fizeram foi unificar o Symbian^3 e 4 apostando todas as fichas no QT. O uso do QT também vai permitir aos desenvolvedores escrever apps para Symbian e Meego simultaneamente.
    O que vai definir até aonde o smartphone receberá atualização será a sua capacidade em hardware. Quando o hardware não aguentar mais deixará de ser atualizado. Essa medida da uma vida, em termos de OS atualizado, de pelo menos 24 meses para o N8.
    A Nokia agiu bem dessa vez!

  9. Só um off topic, mas já que falamos em atualização… Aqui vai uma matéria da revista PC Guia de Portugal (http://www.pcguia.xl.pt/sec-software/1-software/718-samsung-suspende-froyo-para-galaxy-s.html):
    “A Samsung retirou dos seus servidores a atualização oficial para a versão de Android 2.2 (Froyo) que tinha disponibilizado na semana passada aos utilizadores escandinavos do Galaxy S.
    Não existe ainda uma explicação oficial para esta surpreendente opção – esperava-se, aliás, que o fabricante facultasse a atualização aos restantes utilizadores europeus nos dias seguintes.
    No entanto, existem algumas informações que sustentam duas possibilidades distintas:
    Por um lado, a decisão poderá ter sido baseada nos relatórios de alguns utilizadores, que depois de aplicarem a atualização verificaram um arrastamento no funcionamento da interface e experimentaram alguns bugs. Nesse sentido, a Samsung poderá ter preferido colocar o software offline enquanto verifica o código e corrige eventuais problemas.
    Por outro lado, existem alguns rumores que sugerem que a Samsung poderia estar preparando a disponibilização conjunta para todos os países europeus, tendo esta antecipação para uma região específica sido acidental.
    Entre as duas possibilidades, a primeira parece ter mais consistência. Todavia, entre tanta incerteza uma coisa parece ser mesmo certa – a atualização só voltará a estar online em Novembro.”

  10. E o pessoal continua falando mal do n8…

    Quando ele ia ser symbian 3 e ia sair o 4 ele ia morrer era o fim do mundo..
    Agora que ele vai se tornar symbian 4 o pessoal reclama que não vai vir com meego.

    Será que o pessoal ainda não leu que o meego e o symbian 4 seram totalmente compativeis…. QT está ai pra isso.

    Eu fui no nokia developer day e o programa pode ser compilado ao mesmo tempo para os dois systemas sem nenhum trabalho adicional.

    Outra… o meego é pesado demais para rodar em um processador de 600 mhz e o N8 é o celular na sua faixa de preço imbativel.

    O symbian roda tranquilamente no processador barato dele. Fazendo assim um celular barato com caracteristicas programas de top de linha.

    O navegador… como devem saber… a nokia esta fazendo um novo. Infelizmente esse é o mesmo que a nokia sempre usou só que com foco no multi toque. Mais funciona e é estavel. Quando o outro estiver assim sera lançado e o N8 usará ele.

    Agora fiquem com seus androids que dependem de outras empresas para atualizar ou fiquem babando ovo para o seu Iqualquercoisa que é bonitinho parece um sabonete… E pode atualizar as versões… essas versões que trazem tanta coisa nova para o SO… coisas que deveria ter da versao 1…

    Quer falar mal… fala… liberdade de expressão. Mais que deve doer quando saem noticias assim. Ninguem esperava essa atitude da nokia.

    Parabens mais uma vez nokia. Meu 5800 está só aguardando o irmão mais novo N8. Só não comprei na pre venda pq n quero preto ou prata… e quero comprar e ja sair com ele na mão.

  11. Ah… vida londa ao symbian… o SO que me fez abrir os olhos… Lembro que na epoca do 6600 tinha tanto celular mais caro que saia com aquelas interfaces java toscas… com joguinhos toscos. Symbian é o inicio o fim e o MEIO..

    E que venham mais novidades nos outros sistemas pois estão precisando.

    E obrigado android por mostrar para a nokia como deve ser feito um SO. Aprenderam com o erro do android de ficar lançando versões diferentes.

    E obrigado APPLE por mostrar para a nokia que dava pra melhorar a loja da nokia. Os desenvolvedores agradecem.. Barato para desenvolver e com tecnologia muito mais facil de portar para ele.

  12. Doug1985 eu comecei antes no symbian com o 3650 isso em 2005.Symbian forever :)Sempre me atendeu em tudo e não tenho oque reclamar 🙂

  13. Bela colocação doug1985, agradecemos a Apple e ao Android por fazer as coisas evoluirem!!

    Pelo que eu entendo o QT seria o mesmo que o Android faz com um virtual machine java (interpreta as programações) que faz com que todos os aplicativos feitos sejam compatíveis com qualquer versão personalizada de android? Só que sem ser tão pesado pro processador e bateria?

  14. Como vi referencias ao N95 aqui, gostaria de dar meu testemunho. Tenho varios smartphones, entre eles N95, 3GS e iPhone 4. Em minha opinião, não se pode usar o 3GS para emitir opiniões sobre o iPhone 4, pois o iPhone 4 é muito superior (para fotos e video). Em minha opinião o N95 é muito inferior ao iPhone 4 (embora com a mesma resolução). Prefiro até mesmo o 3GS do que o N95. O N95 tem uma camara muito lenta, é até razoavel para fotos paradas, mas se algo tiver em movimento fica ruim.

  15. Depois que comprei meu itouch e conheci o iOs, fiquei apaixonado pela apple… Interface ótima, Games de altíssima qualidade, touch perfeito… Mas nao compromum iPhone prefiro ter um itouch e um symbian, aí fica tudo perfeito!

  16. oi rodrigo! meu nome e Alessandro, trabalho numa revenda VIVO em Belem do PARA, e gostaria muito se possivel, receber material sobre o nokia n8 e n900. certo de sua atençao des de ja agradeço.

  17. Como todos ja devem saber realmente o N8 não será o ultimo aparelho Symbian. Concordo plenamente com a maioria dos comentarios que detonam o Android. Ao meu ponto de vista o Android não era para ter saido tão cedo das salas de seus desenvolvedores. Exemplo, você sai de sua casa e compra um Motorola Quenh ou um X10 da Sony Ericsson, desculpe mais vou ter que dizer que o celular que você acabou de comprar ja esta ultrapassado. Isso pelo simples fato de o Android lançar praticamente uma versão a cada 3 meses. Quantos usuarios do 1.5 Cupcake sofriam por não poderem utilizar seus bluetooth´s. Enfim ja estão lançando a versão Froyo e o problema principal do sistema continua a capengar deste a sua primeira versão…a tal da bateria dos smartphones não duram nadica de nada com esse OS. E ainda exitem pessoas que enchem a boca pra defender o Android frutos do marketing exagerado por parte da Google e de algumas fabricantes falidas que tentam desviar a atenção do iOS e Symbian. Imagina se você compraria um carro sem uma roda é assim que os usuarios desse sistema deveriam se sentir, sempre falta alguma coisa. Enfim defendo o Symbian pois o conheço desde de seu lançamento. Por algum tempo me perdi ao ver o OS e hoje posso dizer que com o Symbian^3 e o QT consigo desenvolver apps mais eficientes. Exite a possibilidade da fusão de dois sistemas operacionais em um só. Quem gosta do Meego e Symbian esperem mais novidades….e os usuarios da S60V5 também. Abraços.

  18. Alguem pode me esplicar eu tô querendo comprar o N8, mas agora estou com medo!!! Se eu comprar ele vai ter atualizaçães, que vaii vim com esse Meego que vooc’s falao? ou a Nokia vaii botar outro N8 no mercado ainda melhor que esse? Me desculpem a ignorançia, pois eu queria muito esse n8 mas eu dar 1500, e não tem aplicativos e etc.. e foda!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.