Games webOS (Palm) no Nokia N900

No vídeo abaixo temos uma interessante demonstração dos games do WebOS da Palm rodando no Nokia N900 sem a necessidade de nenhum boot ou sistema operacional diferente. Muito bom! Alguém já testou?

Via Daily Mobile.

36 comentários em “Games webOS (Palm) no Nokia N900

  1. Só faltava rodar aplicativos do iPhone, aí realmente teria zilhões de aplicativos… mas, o problema seria o multitouch 😦

  2. Cada vez tenho mais vontade em ter um N900, tem coisas que so el faz, ou pelo menos eu não conheço outro que faz o mesmo que ele.

  3. Sinceramente, cada vez que vejo um video novo sobre o N900 fico mais na duvida da compra do meu proximo aparelho…
    O N900 é “flex”! rs! Aceita tudo! impressionante!

  4. Usem o aparelho e verão o poder dessa máquina. Ele realmente é fodástico… sou MUITO satisfeito com ele. Falam do processador que dizem ser fraco, da tela resistiva, mas na real isso passa longe de ser um problema. Os 600mhz podem ser de forma ridiculamente fácil alterados pra 1ghz com overclock (apesar de eu achar que nem precisa). A tela resistiva é excelente!!! Muito precisa mesmo, nem precisa na maioria das vezes da canetinha stylus. Mas eu sou viciado nessa canetinha (talvez herança da minha época Palm), ela é fantástica pra tocar em minúsculos ícones nas páginas da net.
    Pra mim o aparelho seria perfeito se tivesse flash xenon e saída HDMI. Na minha opinião seria disparado o melhor aparelho do mercado. Antes que os fanboys me joguem pedra, estou falando na MINHA OPINIÃO! e baseado pra minha utilização…
    um abraço

  5. Consegui rodar o Need For Speed Undercover, com gráficos excelentes, música, tudo ótimo! Exceto que não consigo dar pause porque o N900 não reconhece multi-toque.

    Mas funciona!

  6. Hoje passei boa parte do dia lendo alguns posts no n900blog e confesso ter ficado mais impressionado ainda com a capacidade do aparelho.
    Por outro lado me senti até um pouco “burro”, vi que mecher em um N900 e usufruir de tudo que ele é capaz não é pra qualquer um…não entendo absolutamente nada sobre programação e etc, o que poderia tornar o uso dele restrito pra mim.
    Para aqueles que usam e entendem do assunto, é preciso realmente entender de programação para fazer o “bichinho” rodar tudo o que ele é capaz? No meu caso, seria interessante a compra?
    Se alguem puder me dar uma ajuda, fico grato!!

    Grande abraço!

  7. Olha Matheus, eu não tenho um n900 mas pelo que eu vi, o necessário é ter um pouquinho de conhecimento de Linux e coragem de “fuçar”.

    Do resto vc procura por tutoriais na internet, que aliás deve ter aos montes.

    Por exemplo, eu não entendia nadinha de Linux, então instalei ele no meu note, e com duas ou três semanas eu já estava intendendo moderadamente sobre ele, como funciona, os comandos etc…Isso pq eu só pegava pra estudar sobre ele 1 hora por dia, tinha dia que eu nem mexia.

  8. O N900 é show, se fosse para eu pegar um outro Nokia com certeza seria um N900 e não um N8, as únicas deficiencias na minha opinião no N900 são: Tela resistiva monotoque e bateria que poderia ser melhor…

  9. @Matheus Bressan
    Sou um felizardo dono de um N900, não entendo bulhufas de programação, nunca usei Linux na minha vida e tinha o mesmo medo que você! Sou completamente satisfeito com minha escolha, acho que depois do notebook e do carro foi minha aquisição mais funcional até hj… inclusive desde que comprei o N900 meu uso no note diminuiu uns 40-50%, sem exagerar!
    Não precisa ser nerd, tri-lâmbida, nem hard geek pra usufruir do potencial do N900, mas precisa ser MUITO curioso e fuçar, fuçar e fuçar! Senão voce só usará a mesma coisa que qualquer smartphone. Veja bem, com o N900 não existe fronteira… tudo é possível! Mas o ba?ico, apps, jogos, etc… a instalação é ridiculamente fácil, bastando para isso ir no Gerenciador de Aplicativos, escolher o programa que quer e apertar um botão pra baixar. Pronto, mais fácil que isso é impossivel. Agora pra fazer umas maluquices do tipo: configurar o teclado físico do seu jeito, colocar pra funcionar um controle de PS3, um teclado bluetooth sem suporte… essas coisas, as vezes voce precisa fazer pelas linhas de comando (terminal), mas tb nem é difícil pois tem tutorial e a boa vontade dos adeptos de linux pra ajudar a gente. Nunca fiquei sem conseguir realizar alguma coisa mais ousada no aparelho! sempre me ajudaram…
    Mermão, vai fundo… seja feliz!

  10. @ONURB

    Não acho o processador do N900 fraco, o que acontece é que os jogos para iPhone não necessitam de 1ghz, como muita gente pensa, aquela demo Epic Citadel roda no 3GS que possui processador do mesmo clock q o N900.

    No geral, gostei muito do vídeo.

  11. @ONURB @Rodrigo D. Oliveira

    Bom, primeiro MUITO obrigado pelas valiosas dicas!
    Vou de N900 mesmo, as possibilidades como vcs mesmos falaram são infinitas e é bem isso que quero, o medo que tinha acho que todos teriam de início mas vou fazer como vcs falaram, fuçar, fuçar e fuçar!!!!
    Vai me garantir bons momentos de alegria! rs!
    Venho acompanhando o N900 desde o inicio, dificil ver um celular (se é que podemos chamar de celular) onde as possibilidades de inovação e novos programas nunca acabam!!
    Vou comprá-lo e qualquer duvida continuo contando com a boa vontade de vcs!!!
    Mais uma vez obrigado e grande abraço!

  12. @Dario,
    Eu não acho o processador do N900 fraco de jeito nenhum! Acho excelente, me atende perfeitamente… as vezes abro vários aplicativos ao mesmo tempo e ele nem sente. Tanto é, que fiz overclock nele e nem vi diferença alguma pras coisas que uso. Talvez para jogos pesados e coisas do tipo realmente precise do overclock, mas esse não é o meu perfil de uso.
    Mas tem gente (geralmente fanboys da concorrência) que adoram falar mal do N900 e de seu processador e tela resistiva sem nunca ter tocado no aparelho.
    Estou satisfeito, e nem cogito a troca por nenhum aparelho da concorrencia. Se um dia au achar que o maemo não dá conta, não tem apps ou games… então usarei o Android, mas no N900! E se ainda precisar de mais aplicativos, usarei os do Palm, ou do meego…

  13. LEANDRO: O Emulador de WebOS funcionou perfeito no meu n900, adoro need for speed, o emulador não precisa de boot pq só converte o vídeo e as funções de controle, pq o webos e até o windows hj em dia usa biblioteca linux. Aliás hj em dia td usa linux, o mac, o windows etc.. e no caso o n900 já é preparado com essa compatibilidade e já tem as bibliotecas necessárias. A negada programa em linux os games pra windows, pq o windows é mt ruim pra programar e pq a maior parte das tecnologias do mercado hj são desenvolvidas em linux, exemplo: OpenGL, SDL, FMODex, ruby, Perl, Python. No linux vc pode testar o programa antes de compilar, tendeu? Compilar é converter o programa em binário, daí usa-se o CygWin pra compilar os programas pra windos. Como a maior parte dos aplicativos e principalmente games hj usam a tecnologia desenvolvida no linux (pq é gratuito e livre) o windows é na verdade hj secundário quando se fala em programação. O windows Só continua na liderança pq a maioria dos PCs usam windows, mesmo q piratas. E é claro por acordos comerciais, como o caso da intel, e tb da apple, q só fazem bostas, mas td mundo compra pensando q é hot.

    GIL: O n900 roda sim aplicativos e games do iphone e multi-touch não é problema pro n900, a tela touch resistiva do n900 faz de tudo bem melhor q todos os demais do mercado, só precisa ser emulado/convertido as funções, mas não se preocupe, já estão desenvolvendo isso tb, logo fica perfeito.

    LUIS: não existe mesmo, ele é um PC de bolso com o melhor OS do mercado, melhor q o windows, inclusive o VIsta e agora o Windows 7 nada mais são q uma mexida no windows XP pra ficar com a quase segurança e qualidade do linux. O Windows 7 foi uma cópia descarada do KDE 3.5 pra linux, mas o linux ainda está na frente com o KDE 4, muitas novidades, o windows nem sonha em ter.

    JORGE: o n900 reconhece multi-touch sim, o q não tem é essa função no emulador de WebOS ainda.

    MATHEUS: vc não é burro e nem precisa ter inteligência pra usar linux, é mais fácil q windows, a pessoa só sofre no começo pq está acostumado, q nem alguns q falam mal do teclado ou do sistema maemo do n900, acostumados com iphone. eu nunca me acostumei com iphone, sempre achei horrível, já o n900 me adaptei rapidinho, o teclado te dá tela livre, nada de enquanto tecla ter q ler uma telinha q é menos q 50% da tela original, e o n900 tem atalhos simples de teclado, q qm leu o manual e usou por 15 minutos já pegou o jeito, deviam inclusive usar as idéias dos teclados nokia em notebooks, seria fodástico. E o n900 reconhece as palavras mais usadas pela pessoa, já te dá previa antes de vc terminar de teclar, coisa antiga do linux, q te dá mais rapidez e precisão no digitar, só não pode ser repórter analfabeto da rede globo, senão vai gravar palavras com português errado. E o que são 50g a mais de peso??? vai distender o ombro? o tamanho dele é menor e o formato é de uma mini câmera digital, o q te permite segurar melhor quando tira as fotos, genial, muito bem planejado. tudo isso sem perder a tela de LCD de 3,5 nem a Câmera de vídeo conferência q o 3GS nem tem. Burrice Matheus é pagar mais de 2000 reais pra ter um 3G, depois mais 2000 pra ter um 3GS e agora mais de 2 mil, quase 3 mil, pra ter um 4G e logo mais 2 a 3 mil pra ter um futuro 4GS que fará quase o q o n900 já faz por 600 a 800 reais. 1000 reais é caro por um n900, mas cuidado com as falsificações do n900 de 200 reais se vc for comprar. Mas o caso é q o sujeito já pagou mais 9 mil reais pra manter-se na linha apple, enquanto q o n900 já está além disso por um preço bem mais em conta. Isso é burrice. Sabe, instale o Linux no seu PC, só botar o CD ele particiona, daí vc instala e experimenta o linux, vc vai ver q é bem mais fácil de usar q o windows e tem uma porrada de programas nos repositórios q pra se instalar basta um click. É q mt gente é viciada nas idéias da microsoft, apple e intel. Foi feito um teste com crianças, e pasmem, o linux foi o preferido delas. Ao terem contato com o PC pela primeira vez elas usaram mais facilmente o linux q o windows, e algumas reclamaram q o windows faz perguntas demais e nunca chegam aos finalmentes. O q atrasa a tecnologia sempre foi a intel e a microsoft, e agora até a apple e esses monopolios das falsas propagandas. Não se deixem viciar por conceitos dessas marcas, até o GPS do seu carro usa linux. Quem alimenta a tecnologia atrasada deles são os q usam essas tecnologias q não se desenvolvem e ficam só arrancando o dinheiro dos usuários. Veja bem, um exemplo, o Enemy territory do PC é um game, daí vai pro PS3 e já não é bem o mesmo, mas bom tb, daí vai pro móvel da sony ou pro nintendo DS e já piora, daí vai pro iphone ou algum celular java com android e aquela resolução de merda num joguinho 2D. O n900 já te permite ter o mesmo game do PC no móvel sem adaptações, e futuramente com hardware melhor, a nokia terá um celular capaz de rodar as novidades em games de PC no celular com a mesma capacidade dos desktops tops, bom daí logo cairão em desuso.

    RODRIGO: Vc não precisa entender nada de programação pra usar nem no linux, quanto mais no n900. Como dito antes, o linux é mais fácil de instalar as coisas q o windows, até criança acha isso. Acontece q o linux e o n900 oferecem possibilidades ilimitadas, pra usuários comuns já tem os programas prontos pelos desenvolvedores, pra quem é avançado basta instalar o easy debian dos repositórios o synaptic, bom gerenciador, pra mim o melhor, as ferramentas de compilação e compilar os programas além dos repositórios vc mesmo, e pra quem é programador pode programar. Eu mesmo usei o shell do n900 e com o teclado do n900, q tanto falam mal, eu mexi como se tivesse no linux, mesmo com meus dedos grandes, pois a teclas são côncavas, ao contrário do palm pre, q tem teclado maior mas são retas e difíceis de digitar, fora q a nokia pensou bem nas teclas de funções e facilitou até mais q um teclado comum o acesso a dígitos especiais, coisa de gênio, consigo fazer com dois dedos polegares grandes, de uma pessoa q tem 1,80m, mais rápido do q num teclado comum, acredite se quiser, e ainda tem grip pro teclado n900, nunca um iphone poderia ter isso, veja aq http://zomgitscj.com/2010/08/05/game-gripper-for-the-nokia-n900-grip-it-like-youre-playing-it/, simples, barato, custa 1 dólar, e eficiente pra jogar games, fora o fato q eu q tenho controle de play station posso usar ele via wireless no n900 q é muito melhor. Mas como dizia é desnecessário saber programar, basta vc colocar no gerenciador de aplicativos os repositórios http://repository.maemo.org fremantle-1.3 free non-free, e daí ele atualiza automaticamente e baixa a lista de aplicativos e games, daí vc vai ter uma lista maior q a do iphone de games e aplicativos, vc escolhe e intala, sem falar q ele aceita repositórios debian, e desde q seja i386 e não use funções diferentes do processador arm cortex a8, vc podera rodar normalmente. a vantagem de se compilar é q fica compatível com o processador do n900, além de ficar mais rápido q no modo i386. Bom, daí depois dos repositórios instalados escolhi o need for speed, ele instalou o emulador do palm pre e daí foi só por o arquivo ipk q ele descompactou e instalou e pôs o ícone na área de trabalho, e ele tb é capaz de instalar qq arquivo ipk pra palm pré.

    Daí eu tb baixei o need for speed pra iphone e instalei, nossa q bosta em comparação ao need for speed do palm pre, a resolução é uma merda, não tem efeitos 3D em openGL, e as músicas são em MIDI. Pra que eu vou querer jogar um game de iphone se eu tenho coisa melhor? Eu tenho até dó dos usuários de iphone, melhor se tivessem comprado um MP alguma coisa, q pelo menos eles usam android. o iphone iOS é uma bosta, os aplicativos umas merdas, os games então pior.

    MATHEUS: por isso matheus esses caras de iphone são tão críticos com o n900, é inveja de não poder jogar nem um game pra palm pre, e isso pq eles ainda não viram o need for speed shift pra n900 em HD. Se eu fosse um usuário iphone, jogaria essa merda no lixo imediatamente, compraria um n900 e nunca mais mexeria com iphone. Não tem nem cabimento o iphone, e alimentar a indústria do lixo móbile é asneira. Tb não é necessário ao n900 instalar android pra rodar games de android e de iphone, mas desenvolveram o nitroid pra n900, q é um android turbinado com o único intuito de aqueles q gostam da plataforma poderem usar no n900, só isso.

    ORNUB: agora ornub uma coisa precisa ficar clara, o processador do palm pre é um arm da linha 11, q funciona com 400mhz 700mHz e 1GHz. Pq isso, óbvio, esconomizar energia né? O ARM A8 Cortex é bem mais superior a esse, e tb da intel.Entendam, quantia de MHz ou GHz não significa nada, o processamento não depende só de frequência. Ambos, o Palm pre e o n900 tem gpu PowerVR integrada no processador, isso faz a maior parte da diferença. Bom o ARM A8 cortex vai de 200MHz à 1GHz, mas é bloqueado pela nokia até 600MHz pra não acabar com a bateria em menos de 1 hora de uso, tendeu? Mas vc instalar o kernel desblokeado pra poder rodar até 1GHz e um daemon de força, hj chamado de powerDevil, se não me engano, q é natural do linux, pra gerenciar o uso, vc pode usar no modo manual colocando vc mesmo o quanto de MHz vc quer usar, entre 200MHz e 1GHz, ou usando o smart reflex q optimiza e gerencia automaticamente a velocidade do processamento de acordo com o uso, porém ainda está em desenvolvimento pro n900 e pode causar reboot do aparelho conforme aviso, embora isso nunca tenha acontecido comigo. Mas de fato acho q o usuário do n900 deveria por pra 200MHz pra usar pelo dia como celular e com os recurso mais corriqueiros, conservando assim a bateria pelo dia inteiro, depois quando chega em casa bota ele na tv e no carregador com 1GHz e se diverte com ele usando TV, ou jogando play station com o controle wi-fi de ps3, ou mesmo como computador, já q vai ter uma tela maior pra enxergar, daí já carrega a bateria pro dia seguinte. 😉 A bateria carrega compeltamente em até 30 min. mesmo.

    Agora entendam bem, os usuários de iphone e críticos do n900, vcs criticam o n900 pq não tem um e gastaram dinheiro a toa comprando seus iphones, o iphone tem o mesmo hardware, só mudou o processador na versão GS para o mesmo do n900, o q não significou muito, e agora na versão 4G finalmente ficou utilizável pra redes 3G e seus objetivos de vídeo conferência, pq usar um telefone apontado prum espelho pra ter vídeo conferência é no mínimo RIDÍCULO! E vcs ainda vão continuar gastando dinheiro? O hardware mesmo não mudou nada, nem esse 4G, não acrescentou nada de importante além da câmera. Enquanto q o n900 na nova atualização agora ganhou suporte a SMD de 48 gigas sem pagar nada a mais. E ainda aceita dual SIM, q nem esses “MP qualquer coisa da vida”, é mole? o n900 tem N possibilidades.

    E pra finalizar o negócio é o seguinte, o n900 tem defeitos sim, mas não é o iphone q tenha qq vantagem sobre isso, alias, o iphone não é nem smartphone, talvez um dia chegue lá depois de muito lucrar às custas de usuários tolos da apple. Nada no iphone supera o n900, e não é essas conversinhas de retardado q nunca nem viu um n900 q diz q a tela do n900 não fica na vertical quando se abre o teclado e q o teclado do n900 não é bom q nem do iphone e essas merdas. Q gostaria agora de deixar claro, o sujeito q diz isso deve se achar um gênio. Daí eu digo, aí gênio vc abre o teclado pra usar e quer q a tela fique na vertical??? tsc! Mas se o sujeito quiser usar o teclado virtual q nem no iphone comendo toda a tela e deixando só 30% visível, bom, o n900 não chega a ser tão grotesco assim, mas tem um teclado virtual pra toque de tela já instalado no aparelho, só q a nokia não vende celular pra idiotas, logo fez o teclado deslizante pro sujeito q tem cérebro usar né? Então essas coisas não tem significado, conversas sem nexo, sem razão de gente q tem “probleminha”. Simplesmente o n900 faz o q o iphone faz + o q o palme pré faz + o q o restante faz td junto, cada um em uma janelinha da área de trabalho do maemo, hahahaha!! Então tais críticos não tem nem noção do q o n900 seja, pq estão acostumados com a idéia de celulares convencionais, e o n900 não é uma coisa convencional, nunca algo assim foi inventado antes, nem PCs tem tais capacidades. E pros q falam merda do n900 não ter FM, ele não só tem FM como receptor bem como transmissor, pra q eu não sei, meio inútil isso, mas tem.
    Então agora vou enumerar as falhas do n900 pra todos saberem, são: 1ª ele não tem saída de vídeo hdmi, quando vc conecta ele numa TV parece q vc tá num PlayStation3, as imagens não ficam bem definidas. Não entendo pq gastaram dinheiro e recursos no celular pra saída de vídeo analógica, q por certo saiu mais caro, e não puseram um hdmi. FAIL! HDMI no n900 só via wi-fi, mas não há padrão pra hdmi em TVs e monitores, pois as fabricantes fazem seus próprios padrões de wi-fi, e pelo q soube a pouco tempo elas não tem intenção em fazer um padrão único q nem aconteceu com o bluetooth 😦 Mas talvez alguém desenvolva um driver pra algumas marcas, daí eu posso usar na minha hehe Mas de qq forma FAIL!
    2ª a OVI store dá um suporte incrível pro symbiam e nada pro maemo. Até pouco tempo atrás nem o ovi maps era gratuito pro n900, mas agora tiraram o armazenamento de arquivos grátis pro n900 pra por um sistema de mapas da ovi q é igualzinho ao google earth, este último q já é de graça, enquanto q um sujeito q tenha o n8, por exemplo, tem games e o ovi maps com o programa completo e com sistema de indicação de direção por voz. Eu acho q a nokia pretende q o n900 vingue no grátis e à base de repositórios linux debian, e continue custando pouco, mas acho isso um grande FAIL! A apple restringe o iphone pelo hardware, mesmo custando mais do q vale, já a nokia é qm restringe o n900 pelo software. BIG BIG FAIL! De outra forma não teria do q reclamar dele em nada e mesmo assim, nenhum supera o n900 em nada, absolutamente nada, o n900 é incomparável.

    De qq forma, pra pessoas em início de carreira q precisam de celular e computador e não tem grana pra comprar os dois, basta adquirir um n900 um teclado e mouse sem fio um conversor rca pra hdmi e rgb e um monitor simples, e terá um computador cheio de recursos pra usar em casa, e um celular potente pra levar pra qq lugar. o n900 conta ainda com criptografia de arquivos pra manter a segurança dos dados caso perca ou seja roubado, coisa q tive q comprar e paguei mais de 120 reais no meu notebook e já vem no n900.
    Pra médicos e engenheiros e vendedores, têm uma ferramenta potente, com editor de textos de verdade, planilha de verdade, GPS, grafação de área de terrenos, medidor de nível, acelerômetro digital pros eng. mecânicos, e ainda um pc q conta com criptografia de dados, além de ser um telefone. O n900 é mais q um smartphone, é um canivete suíço das atuais tecnologia em diversos setores pra facilitar a vida dos trabalhadores e tb pra entretenimento. Principalmente o engenheiro vai virar um macguyver na hora do trabalho.

  14. Galera vou comprar um nokia n900 se deus quiser , e estou em duvida de como colocar jogos nele e onde baixar , pois , sou meio noob quando o assunto é instalar jogos no nokia n900 1

    alguém poderia me ensinar como instalar esses jogos no nokia n900 , esses jogos como por exemplo : need for speed shift , need for speed undercover , the sims 3 e etc !

    e aonde eu posso baixá – los ?

    Por favor me falem tudo , tudo e tudo !

    Não tenho nem noção de como colocar esses jogos no nokia n900 😦

    Alguém pode me ajudar a instalar esses jogos no meu nokia n900 e aonde posso baix-a – los ?

    tem que hackear o aparelho ou mexer em algo que poça danificar o aparelho ?

    Grato e aguardo resposta !

  15. Ae galera, tou escrevendo novamente pra dizer que estou escrevendo uma matéria completa sobre o n900 e um comparativo sério entre o n900 e o iphone, com informações técnicas e práticas, com fontes de informação inclusive. Tudo isso pra esclarecer a galera e pra compensar algumas gafes e exageros que eu disse em algumas coisas que escrevi tais como o processador do iphone 3GS ser o mesmo do n900 (o que não é verdade, o do n900 é bem superior, mas aguardem a matéria), e o exagero de dizer q em 1Ghz a bateria do n900 não duraria 1 hora, mas uma matéria inclusive contestando os próprios dados da nokia feitos por experiência caseira dando valores exatos, ou quase, sobre a eficiência e autonomia da bateria do n900. Tudo pra dar um conteúdo informativo mais preciso sobre o aparelho e não ficar só no papo.Aguardem!!
    Vou postar no blog do rodrigo porque ele é um dos blog brasileiros mais completos, é variado, bem informativo e variado com seções e matérias para os mais diversos modelos e marcas de celulares, garantindo informações sem se deter em determinada marca. É um blog q representa bem, em conteúdo informativo, o Brasil frente aos blogs e forums gringos e não fica num puxa-saquismo desinformativo como o próprio forum do baixaki, q com certeza deve receber um jabá brabo pra promover o aparelho da apple.
    Eu não gosto de escrever, mas me senti motivado a isso não pq eu morra de amores pela nokia ou determinada empresa e odeie outra, mas por 2 razões: 1ª Em prol do público q acaba tomando decisões erradas por falta de conhecimento, e não me sinto feliz em saber q alguém possa estar sendo prejudicado por boatos enganosos, desinformação e má fé de gente q possa estar recebendo jabá pra promover determinada empresa mesmo às custas de enganar os consumidores. 2ª Pq eu sei o q o consumidor pensa antes de comprar, eu mesmo pesquisei bastante antes de comprar o meu e tive mt medo, quase não comprei, até pq só queria um celular por necessidade, e me decidi pq confiei na nokia e seu propósito de um super-smartphone à um preço bem baixo. Acabei comprando o meu por menos q o n97, q tinha sido meu escolhido até então, e acabei com um hyper-smartphone. Foi melhor do q eu esperava. Pra eu q sou engenheiro uma super ferramenta, ele não só tem recursos, como programas ótimos pra medição de área, grafação, nível, distância, permite q eu ainda faça cálculos sem precisar repassar os dados pra um pc, posso fazer tudo ali mesmo no local. Me permite usar programas extras q uso no PC. Substituí diversas ferramentas por uma só. Uma enorme mão na roda no trabalho, Adeus notebook!! Sério!! Não tenho nem palavras pra descrever o n900. E agora o iphone 4G tem recursos de hardware para engenharia como o n900, porém até agora inutilmente utilizados para programinhas de beber virtualmente uma cerveja, orb elétrico, truque da moeda e outras imbecilidades q me deixam até triste em ver tanto desperdício de recursos em coisas tão fúteis pra, desculpe a palavra, retardados. E diversão eu tenho de sobra rodando emuladores com bons jogos da minha infância e até achei um uso pro meu encostado controle de PSX. Enquanto q com um n900 vc tem uma super máquina q é pau pra toda obra, tanto pra trabalho como pra navegação na internet quanto pra diversão e tudo com qualidade, no iphone vc só tem aplicativos imbecís pra se exibir pra quem tá cheio de balinha na cabeça. E tem q ter muito doce nas idéias pra dizer q o iphone é superior e q o n900 é brinquedo de nerd. Absurdo mesmo.
    Mas tá aí, vou dar uma dicas pro Uelerson, e outras pra galera q tiver interessado em aprender mais. Me lembro dos tempos da faculdade quando a gente trocava idéias sobre os recursos da HP, e hj com o n900 fico surpreendido q se naquele tempo a HP era um luxo, este é sem dúvida um aparelho muito mais surpreendente, algo q nem poderia imaginar existir naqueles tempos e nem esperava q pudesse ser produzido em tão pouco tempo, imaginava q algo como o n900 só pudesse existir ainda em um futuro bem distante. Mas é isso, o futuro é agora com o n900.

  16. Vou ensinar passo a passo o q fazer:

    Entre no seu navegador pelo n900 e vá neste endereço http://repository.maemo.org/ .

    Onde está escrito “Latest Releases” procure logo abaixo Fremantle Extras, daí clique no link install.

    Logo abaixo vc encontrará: “Extras Testing repository for for testing of stable community applications”

    NÃO ACONSELHO VC INTALAR ESSE EXTRAS-TESTING PQ TEMMUITOS BUGS, MAS SE VC QUISER POR SUA CONTA E RISCO, TE ENSINO LOGO MAIS.

    e logo abaixo tem “Extras Development repository for testing of unstable community applications”

    daí vc desce até latest releases e na seção fremantle clique no link install.

    Pronto, instalado os repositórios Extras e Extras-devel, difícil??? hehe

    Agora, só por questões de ajustes entre no menu e abra o Gerenciador de Aplicativos ou Gestor de Aplicações. Clique no alto da janela e vai abrir o menu da janela. depois clique em Catálogos de aplicativos. Ache o catálogo Extras e clique nele para abrir. Vai aparecer como nesta imagem http://ramalhoblog.com/wp-content/gallery/fotos_div/4048525253_dae594ebbf.jpg , então onde está escrito Distribuição deve aparecer fremantle, então vc muda para fremantle-1.3 , somente acrescentando -1.3 no final de fremantle. Faça isso somente caso vc já tenha atualizado o seu n900 pra versão PR 1.3. Então clique em salvar/guardar. Vá para Extras-Devel e abra tb, e substitua fremantle por fremantle-1.3 como vc fez com o anterior. e então depois de tudo salvo vc sai de catálogos voltando pro gerenciador, e entaõ o gerenciador vai atualizar sozinho pela internet, vc precisa estar conectado pra isso.

    OBS.: Caso vc queira adcionar o Extras-Testing (Não recomendável pra estabilidade do sistema mas com coisas nvas) então em catálogos, no gerenciador de aplicativos, clique em novo. Daí preencha os campos como na figura ao lado http://ramalhoblog.com/wp-content/gallery/fotos_div/4048525253_dae594ebbf.jpg, mas com o nome do catálogo de Extras-Testing, o endereço da web http://repository.maemo.org/extras-testing/ e distribuição fremantle-1.3 (caso vc tenha atualizado seu sistema pra fremantle-1.3.
    Vc ainda pode estar instalando nmais catálogos, como o do firefox por exemplo, mas cuidado, não aconselho vc instalar catálogos de sites q vc não tenha certeza da credibilidade, vc pode comprometer a segurança do seu sistema, principalmente se vc usa o seu n900 pra entrar na sua conta bancária via internet.

    O catálogo do Firefox segue este modelo:

    Nome: Mozilla pt-BR Catalog
    Endereço: http://moff.mozilla.com/latest/maemo/pt-BR/
    Distribuição: fremantle (aqui não se põe fremantle-1.3)
    Componentes: release

    Bom, prosseguindo: Depois da lista de aplicativos atualizada, vá em Baixar/Descarregar, depois na seção Games, daí aparecerá a lista de games, use o teclado para digitar NFSUC, então aparecera o nfsu install, daí é só clicar para baixar e instalar.

    Após a instalação, aparecerá o ícone do nfsu install no menu de aplicativos. Daí vem a última etapa… coloque o arquivo com.ea.app.nfsuc_20.0.28_all.ipk do game do seu webos na pasta tmp do seu dispositivo. Daí inicie o nfsu install, clique next, depois informe o local em q vc pôs o arquivo do game, depois clique next e vá até a instalação estar completa.
    Para o the SIMs eu acredito q vc possa usar o mesmo instalador do nfs undercover. Porém, caso dê algum erro e não funcione não se desespere. Basta instalar o programa Archive Manager da lista do gerenciador de aplicativos. O programa Archive Manager instala o descompactador. Então vá em tmp, depois clique no arquivo .ipk para abrir o arquivo e descompacte o arquivo data.tar.gz para diretório /home/user/Games/SIMS .
    Caso não haja o diretório, abra o terminal X e digite cd Games. Então digite mkdir SIMS. E o diretório SIMS em /home/user/Games será criado. daí é só descompactar o conteúdo de data.tar.gz do arquivo .ipk no diretório mencionado /home/user/Games/SIMS.
    Caso ainda tenha dificuldades de descompactar ou o arquivo não esteja rodando corretamente ou vc ainda é mt noob no assunto. Então instale o Archive Manager para poder ter o descompactador no sistema.
    Então entre no terminal X e digite os seguintes comandos nessa ordem, dando enter à cada linha:

    mkdir /home/user/Games/SIMS

    cd MyDocs/tmp

    ar -x com.ea.app.sims_20.0.26_all.ipk

    tar -vzxf data.tar.gz

    cd usr/palm/applications/com.ea.app.sims

    mv * /home/user/Games/SIMS

    cd /home/user/Games/SIMS

    Pronto, instalado!! Agora é só rodar o game:

    ./sims

    Caso não funcione, é pq o arquivo binário precisa se tornar executável, para tal proceda desta maneira:

    chmod +x sims

    então:

    ./sims

    Deve funcionar!!!

    Observações finais…
    1ª Após a instalação, e antes de executar o game, abra o gerenciador de arquivos e entre na pasta tmp, delete todo o conteúdo da pasta usr na pasta tmp. Delete tb os arquivos control.tar.gz, data.tar.gz e debian-binary, vc não vai mais precisar deles. Deixe somente o arquivo .ipk na pasta tmp caso vc precise reinstalar o game mais tarde.
    Caso vc queira deletar o inútil via comando durante o processo de descompactação e instalação basta após o comando move do processo vc prosseguir desta maneira:

    mv * /home/user/Games/SIMS

    cd ../../../../

    rm -rf usr

    rm *.gz

    rm debian-binary

    Pronto!!! Agora então vc pode prosseguir com o comando:

    cd /home/user/Games/SIMS

    chmod +x sims

    ./sims (Para executar)

    É isso!!

    2ª Para sair do game basta pressionar shift + backspace e então irá para o modo janela, daí é só fechar a janela.

    3ª Para a instalação de outros games da ea para WebOs no n900 o procedimento é o mesmo só necessitando mudar o nome do game.

    4ª caso o seu arquivo esteja zipado, basta trocar o comando por este:

    gunzip nomedoarquivo.zip

    Bom divertimento!!!

  17. Como já dito o WebOS é um OS com uma base ‘leve’ do linux munido de bibliotecas e binários pra executar java, xml e CSS, flash, como a maioria dos smarts, com intuito de te mostrar não um ambiente gráfico de um OS convencional mas em forma de uma página de internet com recursos java e flash, foi desenvolvido pra rodar tanto em smarts quanto em uma página da internet no seu internet explorer, e na net tá cheio de games em flash e java dê uma olhada na xgenstudios.com e javaboutique, por exemplo. Vc vai reparar q roda do seu navegador.
    E tem muita gente q diz q Android e iOS são sistemas operacionais incríveis potentes q vão detonar o maemo, nada a ver, são como o WebOS só q em formatos comerciais. O WebOS é feito pra utilizar as plataformas da Solaris, empresa q liberou o sistema pra concorrer com a microsoft, sua principal rival. Não são realmente sistemas operacionais como linux, unix, bsd, macos, windows, maemo. Pro maemo os OS dos demais smarts, incluindo o windows CE, são apenas aplicativos, inclusive vc pode jogar muitos games de iphone e de android antigo pelo maemo browser. Chocado??? Pro n900 o iphone, o Android, o webos nem precisam de emulação, como todos tem base linux, são apena aplicativos linux q podem ser rodados cada qual em uma janelinha no celular. Nada mais além disso. Mas a maioria das pessoas são ignorantes sobre esse assunto e acham realmente q Android e iOs são sistemas operacionais realmente e poderosos ainda, e não passam de um rodador de aplicativos java. Como os games de WebOs atuais são um pouco mais sofisticados vc vai precisar das bibliotecas de som, video e imagem, convertidos no kernel debian do maemo, o q é conhecido como dependências no mundo linux. Os sistemas operacionais pra celulares são desenvolvidos no linux, o maemo é desenvolvido em si mesmo. Ou seja, vc até poderia desenvolver o iOS ou o Android no n900, mas isso é ilegal pq eles são comerciais. Mas pagando vc pode ter no seu windows no site da genuitec e pra usuários linux aq http://developer.apple.com/devcenter/ios/index.action . Eu só não vou ensinar como faz isso pq eu poderia ser processado, mas a única coisa adicional q precisaria era converter os sinais de controle da tela capacitiva para a resistiva.
    No caso do WebOs é simples e já está nos repositórios, só instalar o preenv (palm pre environment) q tem os drivers convertidos e as bibliotecas sdl e sdk pra som e vídeo para games e aplicativos de WebOS.
    No entanto muita gente q desconhece linux não sabe usar o apt-get. Pra essas, os desenvolvedores da maemo.org fizeram o need for speed installer, q instala as dependências necessárias pra rodar games e aplicativos de WebOS. Uma vez instalado o preenv, basta apenas descompactar o game e rodar o executável, não precisa instalar, a menos q vc queira o ícone no menu. E para rodar os games antigos basta executar o arquivo jar, ou abrir pelo navegador.

  18. Isso pq o Junior não gosta de escrever hein hausuhas.

    Mas vc entende bem. Parabens, Linux é impressionante realmente, muito mais facil e prático. Unica coisa que ainda impede que ele seja mais popular que o Windows é só os softwares comerciais famosos, como Photoshop, Corel, e outros que muitos usam e acham que se usassem linux não os teríão, o que é um equivoco.

  19. Pois é, realmente não gosto, mas me senti no dever de fazer isso. Eu quase não comprei meu n900 por causa de desinformações nos foruns poraí afora. Ia ficar com o n97, mas desisti por causa do preço. O n900 tava mais barato! E quando peguei ele me surpreendi, melhor do q eu esperava! Hardware incrível num sistema impecável. Recursos de PC num portátil, e um ótimo sistema de comunicação, nem preciso de mms, e dá até pra mandar fax meu! A nokia limitou mt os recursos de hardware, talvez por estratégia de mercado, mas saiba q ele tem hardware pra rodar mostrar resolução XGA WXGA em resoluções altíssimas como HD e FullHD, é capaz de fazer a câmera Carl Zeiss rodar a 12M px, tem usb on the go, e mts recursos lançados pro atual N8. É mole? E não é hack, são recursos q podem ser habilitados por kernel.

    Mas olha, comprei windows vista ultimate, paguei 900 reais. Quando fui tentar rodar alguns programas de windows xp, necas. windows 98 nem pensar, nem emulando. Não roda mais dos, e o dosemu pra windows só dá erro, fecha do nada durante o jogo. Decepção pura. Instalei o Wine, inclusive uma versão especial compilada pra debian, e segui o tutorial pra instalar algumas bibliotecas updates e o silverlight direto da microsoft, hehe pensou q fosse windows mesmo! hehe E agora ta preparado pra rodar tudo de windows, descobri q tem configuração de compatibilidade pra win98, winxp, vista, e o melhor de tudo, funciona! Agora eu rodo os programas q o próprio windows não roda. Tenho uma porrada de programas de windows instalado no meu linux. Os emuladores de windows não dão pau no wine q nem no windows. O photoshop roda redondinho no linux, o corel tb, embora tenha sim versão pra linux. Deu pra instalar até o internet explorer 8 com flash e java. Então eu não vejo motivo pra q não se use linux. O linux roda windows melhor q o próprio windows, é mole?
    Mas eu mesmo mantive o windows ultimate, e instalei o linux num dual boot. Fácil, fácil, particionei e formatei swap e ext3, sem destruir o sistema de arquivos do windows, é mole? Só o linux pra fazer uma coisa dessas mesmo, impressionante!! Dou o boot pelo GRUB.

  20. galera…troco meu n97 por um n900?
    to na duvida pelo fato do meu n97 conter excelentes programas um deles que no meu caso e muito util eh o PROFIMAIL…pelo fato do mesmo atualizar de tempos em tempos conectando e desconectando para atualizar a caixa de entrada caso haja um e-mail novo o mesmo sinaliza…duas perguntas…
    teria algum app para substituilo?
    e no geral troco ou nao troco?
    ajuda aew galera..

  21. OLA, O QUE EU NÃO CONSEGUI FOI FAZER FUNCIONAR O TECLADO NO ASSASSINSCREED INSTALEI O PREENV 1.4, FIZ O COMANDO NO XTERM. MAS NÃO FUNCIONA DE JEITO NENHUM, ALGUEM SABE O QUE PODE SER ????

  22. Segio: o N900 tem a função de sincronizar as contas de e-mail, assim como tbm vc pode associar varias contas para mensagens instantâneas, como Msn, googletalk, skype, ICQ etc… Pode trocar sem medo hehe

  23. bruno, se nao me engano eu acho que soh funciona como touch e nao com teclado…
    e mesmo assim nao fica muito jogavel pelo fato do n900 nao ter multi touch.

  24. ahhh!!! consegui vender meu n97 e comprei o n900, MELHOR buginganga eletronioca do mundo!!!!!celular , computador, dvd, video game….cara isso sim eh um canivete suiço, acho que a nokia levou em consideração o desastre do n97 e fez essa super maquina que eh o n900….
    SUPER SATISFEITOO….

  25. JUNIOR: Fiquei muito impressionado com todos os seus posts. Fiquei muito satisfeito pela minha escolha do n900. Realmente é fora de série. Fiquei 1 ano para escolher o celular. Muito obrigado pelas informações. Gostaria de saber quando sai sua matéria técnica do comparativo dos celulares e outras informações sobre o N900, ok?
    Você diz que não sabe pra que serve o transmissor FM no N900, certo? Ele serve, por exemplo, para quando estiver no carro, você transmitir as suas músicas do aparelho para o radio do carro. É muito legal, é só sintonizar a mesma freqüência que indicou no aparelho com o rádio. Já testei muito bom. Serve também com qualquer aparelho de som, obvio, pois é pela onda de rádio. Valeu mesmo !!!

  26. Puxa vida to com uma falha q está me deixando doido, eu criei os repositorios extra e extra devel, fui no terminal e dei upgrade, voltei ao gestor de aplicativos e ele comecou a atualizar, porem logo depois deu erro na atualizacao e agora de jeito nenhum ele funciona mais, quando abro o gestor de aplicativos ele da falha de operacao, nao aparece mais os catalogos e nao me deixa mais criar nenhum, resumindo, nao conseguir mais instalar mais nada com o gestor de aplicacoes. To tendo um troco aq, ja tentei fucar tudo e nao adianta, alguem ja teve o problema e pode me dar uma luz? Me envie e-mail que a gente conversa… Por favor peço ajuda!
    Abraço

  27. ERON
    se vc nao consegui tenta restaurar o sistema, talves vc tenha salvo o sistema antes de fazer MER** kkkkkk
    restaurando e certeza que volta ao normal…
    acredito que você tenha criado o repositorio de forma errada…
    por exemplo destribuiçao: freEmantle esse e o erro mais comum.

    abraço.
    olha nao testei ainda mais tem esse tutorial ensinando a formatar completamente seu N900

    http://adelsonguimaraes.blogspot.com/2011/04/flasher-formatanto-n900-totalmente.html

    boa sorte amigo, nao estraga essa maquina nao.
    abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.