Mais de 70% dos celulares com sistema operacional Android já estão rodando Eclair ou Froyo

A fragmentação de versões do sistema operacional Android é um problema que incomoda os usuários mais avançados, mas certamente passa desapercebido pela grande massa, que normalmente não tem a menor ideia da possibilidade de atualização dos aparelhos. Depois de monitorar os aparelhos celulares que acessaram o Android Market nos últimos 30 dias o Google descobriu que 77% dos aparelhos já estão rodando as versões 2.1 ou 2.2 (Eclair ou Froyo) do Android, o que mostra que a fragmentação está ficando cada dia menor.

Com a atualização do Sony Ericsson X10, X10 mini e X10 Mini Pro as coisas deverão ficar um pouco melhores, com um aumento do percentual dos usuários com a versão 2.1 do sistema e uma redução ainda maior da fragmentação. No Milestone eu utilizava a versão mais recente do sistema operacional, que na época era a 2.1, mas quando troquei o aparelho da Motorola pelo Sony Ericsson X10 com a versão 1.6 do Android senti uma grande diferença na utilização do aparelho, bem como no hora de fazer o download de alguns aplicativos mais recentes compatíveis somente com as versão mais novas do sistema.

Apesar da evolução, ainda acredito que para a grande maioria dos usuários a questão da fragmentação nõ faz a menor diferença, mas de qualquer forma, não vejo a hora de fazer a atualização do Android no X10 para conferir a evolução deste aparelho! Gosto muito de ver novos softwares transformando totalmente os aparelhos celulares!

14 comentários em “Mais de 70% dos celulares com sistema operacional Android já estão rodando Eclair ou Froyo

  1. Agradeço a Motorola por não atualizar meu QUENCH com Android 1.5 ! #motofail

    E a GOOGLE por se deixar levar pela vontade das fabricantes.

    Viva Steve Jobs que domina o hardware e o software.
    Viva o IPhone, meu próximo celular !
    Motorola e Android NUNCA mais !!

  2. Gostaria de saber se alguém já conseguiu atualizar o X10 para o 2.1. Tô com um X10 mini e até agora não deu pra atualizar. E o meu não foi comprado com nenhuma operadora.

  3. Rodrigo, sabe se é possível mudar a versão do android instalada no X10 da claro para uma versão “pura”?? Mesmo que isso implique em perda da garantia.

    Abraços!

  4. Google e sua busca pela ‘dominação’ do mundo…rs
    Se aparecer um fabricante de torradeira querendo rodar Android na mesma … a Google ajuda..hahahah
    Vou de Apple … mais purista…

    ps. no mundo informatizado uma certa Eugenia faz bem… assim penso!

  5. O Android tem sido o OS predominante na maioria dos lançamentos da atualidade, e devagar vem ajustando a diversidade de versões.

    A bem da verdade apesar do OS ser novo já amadureceu muito e tem ajudado empresas como a Motorola e Samsung a encontrarem um caminho.

    Essa diversidade de OS é ótima podemos escolher o que nos convém.

  6. Adivinha quem é a grande responsável (se não a ÚNICA) pela porcentagem com Android 1.5…

    Não preciso nem dizer né? Motoenrola…

    Abraços

  7. Oi Thiago fiz no meu X10a ontem. Foi bem simples e não tive nenhum problema. Mas, no xda forum foram reportados alguns problemas.

    O meu está beleza, sem lag nenhum e foi bem simples o procedimento.

    As melhorias são visíveis na duração da bateria, browser, controle de chamadas e etc.

    A diferença é tão grande que me pergunto como se lança um aparelho com aquele firmware da SE com 1.6.

  8. Walter,
    vc seguiu as instruções do fórum xda? Eu, leigo, achei meio confuso. Você não gostaria de postar um passo-a-passo mega mastigado aqui não? Explorando muito?
    Abs!

  9. Engraçado ninguém contestar esse método de aferição usado pelo google. Ora, se cerca de metade dos usuários de smartphones não baixaram aplicativos no último mês, conforme aquela pesquisa da Open Cloud, citada aqui no blog pelo Rodrigo. Então é bem possível que o parâmetro usado não seja muito fiável. Posso estar errado, mas penso que quem costuma usar as lojas de aplicativos são os usuários mais avançados, que se preocupam com coisas como atualização do firmware. Já a grande maioria dos usuários, que segundo a opinião do Rodrigo (para não dizerem que sou radical!) não liga para versões do firmaware, baixa aplicativos ou sequer lê blogs sobre tecnologia!

  10. Vamos lá. Preparei esse psso-a-passo para quem possa interessar.

    Primeiramente um WARNING, Não me responsabilizo pq qualquer dano que por ventura possa ocorrer. Mas, garanto que seguindo as instruções como eu fiz não dá problema.

    É bom verificar se o java esta atualizado. Faça um backup com a ferramenta da propria SE para recuperar contatos, mensagens antigas e aplicativos depois do update.

    1. Baixar dois arquivos:
    a) Download Flasher: (Update 2.11.2010) em http://www.multiupload.com/RU5LMRLGGK
    b) Download Firmware: em http://www.multiupload.com/G9TENJASZI

    2. Descompactar o arquivo do item b) e copiar todos os arquivos e colocar na pasta firmware que vai aparecer ao descompactar o arquivo do item a)

    3. Na pasta descompactada do item a) tem um arquivo X10flash.bat, abrir este arquivo e escolher as opções ( 1, 2 , 3 or 4 dependendo da versão do win) de acordo com o sist. operacional do pc/laptop que vc vai conectar o celular

    4. Ele pedirá para vc conectar o cel no modo flash … para fazer isso vc deve desligar o cel. Depois de totalmente desligado, pressionando a tecla back (retorno, seta para a esquerda) conecte o cabo usb e aperte ENTER no aplicativo X10flash.bat (vc tem q ser rapido pois senão nao funciona, vc sabe se esta no modo flash se a luz indicativa a direita na face do aparelho fica ligada no verde direto) … se nao tiver sido rapido, deliga e tenta de novo … eu consegui acho q bem na terceira tentativa.

    5.Feito o ENTER o aplicativo já estará instalando o novo firmware … a tela ficara carregando uns pacotes por uns 2-3 min. espere até o aplicativo .bat avisar que terminou com o aviso Finished no final.

    6. Depois do finished aberte ENTER e o .bat irá fechar.

    7. Desconecte o celular do cabo usb e espere para ele reiniciar (o meu nao reinciou automaticamente, aí depois de uns 3 minutos eu liguei usando o power ON).

    8. Aparecerá na tela: um celular, uma camera e uma seta azul. Espere mais uns 2 minutos até aparecer o nome Sony Ericsson na tela. Ele poderá eventualmente reiniciar novamente (no meu caso isso nao ocorreu).

    Pronto é isso.

    O link original (Em Inglês) da explicação é: http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=825201

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.