Android: Quando as coisas mais simples não funcionam…

Ontem eu encontrei um belo artigo publicado pela amiga Bia Kunze que comentava sobre os motivos do iPhone fazer sucesso igualmente entre leigos e fãs de tecnologia, onde em um determinado momento foi incluído o seguinte comentário do leitor Italo Vanucci:

“Muito bom review, Bia! Antes de continuar a saga iPhone, conheci o Galaxy S e gostei bastante. Maaaas, alguns pontos me fizeram ficar com o iPhone. Pra mim, o iTunes é indispensável… Eu sempre fui da área de tecnologia, sempre gostei da Nokia antes de ter o primeiro iPhone. Mas confesso a você que, pelo menos no meu caso, as facilidades do iphone me fizeram ficar preguiçoso para focar em coisas técnicas fora do trabalho. Hoje tenho acesso a um Android 2.1, mas não consigo me acostumar, sempre que fico 10 minutos no aparelho começo a sentir saudade do iPhone que está no bolso. A Apple conseguiu esconder muito bem a parte mais “chata” dos gadgets para a maioria das pessoas, que são as configurações, as coisas mais técnicas. Me acostumei tanto com isso que não consigo voltar atrás. E não me encaixo no teste da mãe, posso afirmar que conheço muitas pessoas como eu que fizeram o mesmo caminho.

Sou consultor SAP e até a minha máquina de trabalho hoje é um Macbook Pro, pois perdi completamente o costume de ficar testando coisas técnicas aqui e acolá, como fazia em meus Symbians e no Windows, fora do que é pertinente ao trabalho.”

Eu gosto muito mais dos aparelhos abertos e mais customizáveis na mesma linha de pensamento da Bia, mas também notei que no Android eu perco um tempo muito grande com a configuração do aparelho ou apenas tentando fazer as coisas funcionarem adequadamente.

No Milestone 1 enfrentei alguns problemas de firmware após a atualização do firmware, e logo depois foi o hardware que me deixou na mão por duas oportunidades, sendo que na terceira troca acabei optando pelo Sony Ericsson X10. No aparelho da Sony Ericsson tudo ia muito bem, até que uma tentativa de fazer o Root frustrada deixou o aparelho domo X10i (e não X10a – brasileiro) e o problema só foi resolvido com a ajuda dos amigos da Sony Ericssom. Um detalhe, só tentei fazer o root para poder usar o aparelho como roteador WiFi!

Agora com o Samsung Galaxy S pela primeira vez eu estava experimentando uma satisfação completa com um aparelho com o sistema operacional Android, mas hoje ao instalar pela primeira vez o aplicativo Kies, necessário para fazer a atualização do firmware do celular, estou enfrentando um problema com a falha de instalação do driver MTP, que está impedindo a comunicação com o software e o computador. A conexão com o computador é uma coisa básica, e deveria acontecer sem nenhum problema, mas infelizmente as coisas não estão funcionando. O celular fica tentando fazer a conexão e trava em uma tela “Inicializando…” que fica apagando e retornando até desconectar de forma automática.

É muito ruim perder tempo para fazer as coisas mais básicas que deveriam funcionar sem o usuário fazer nenhuma ação, pois hoje em dia o nosso tempo é um bem precioso, que não pode ser perdido com algo tão simples. Até agora eu encontrei apenas alguns usuários comentando que uma possível solução seria a formatação da memória interna e o cartão MicroSD do aparelho, o que significa um bom tempo de trabalho perdido, sendo que alguns relataram que mesmo assim o problema voltou após algum tempo.

Com o Symbian, tirando os problemas com certificado e assinatura de aplicativos, as coisas eram mais simples, estáveis e funcionavam bem na maior parte do tempo, e no iPhone 3GS, mesmo após várias atualizações de firmware as coisas são fáceis e funcionam de forma praticamente automática. Como fico menos tempo tentando fazer as coisas funcionar adequadamente no Symbian e no iPhone, acabo trabalhando bem mais. O Symbian e o iPhone ainda contam com ferramentas de sincronização com o PC e o Mac, o que não acontece com os aparelhos da Samsung, que só podem ser conectados com o PC com Windows.

Agora eu estou caminhando para um belo problema, pois apesar de ter gostado muito do Samsung Galaxy estou enfrentando problemas de conexão com o computador (DM3 da HP com Windows 7 64 bits) e provavelmente não conseguirei fazer a atualização para o Android 2.2 (Froyo). Por hora só me resta continuar as minhas pesquisas para tentar encontrar uma solução para o problema, mas é muito interessante ver que o iPhone 3G S e o bom e velho Nokia E75 voltaram a fazer parte do meu grupo de aparelhos 100% confiáveis, e que nunca me deixam na mão ou apresentam qualquer tipo de problema.

Eu continuo gostando dos aparelhos com o sistema operacional Android, mas se estes problemas realmente cansam com o passar do tempo os usuários mais avançados, imagine os mais novos?!

58 comentários em “Android: Quando as coisas mais simples não funcionam…

  1. Rodrigo, eu tbem ja tive esse tipo de problema, mas sera q o problema nao de tentarmos fazer coisas que outros aparelhos nao permitem? (ex. root, instalar apps de controle de memoria, apps de controle de conexao etc)
    Tbem tive alguns problemas com o Milestone, mas nunca deixei o aparelho como ele vem de fabrica. A abertura da plataforma acaba compensando os problemas, na minha opiniao.

    []s

  2. Rodrigo, entre em configuração, aplicações, desenvolvimento, e veja se a depuração de USB está ligada. Já ouvi falar de gente que teve problema com isso. Abraços, espero que ajude!

  3. Excelente matéria, concordo com todos os itens, hoje estou com o iPhone 4, pois mesmo sendo usuário avançado, existe uma facilidade muito grande em atualizar o iPhone e instalar todos os programas baixados e comprados. Antes estava usando o htc hd2, tanto com Windows qu
    anto android mas a necessidade do Windows é ruim, pois tenho um MacBook pro.

  4. É como eu sempre digo. Podem falar que o Symbian tá ultrapassado, que a interface é tosca etc., mas funcionalmente ele nunca me deixou na mão, e eu tô falando de um s60v3. A propósito este comentário foi feito em um N76 no navegador nativo, com o post seguido no Twitter pelo Gravity

  5. Estou tendo o mesmo problema com o maldito Kies. Mas nem cheguei a pensar em achar uma solução pois prefiro evitar de usar o Kies. Talvez só me preocupe com isso quando a samsung liberar o update, mas pelo visto vai demorar ainda.

    Para sanar o problema da sincronização eu apelei para um app chamado Android Manager WiFi. A melhor funcionalidade é o sync ser pelo WiFi. O que eu não gostei foi ele não ter integração com o windows explorer. Não existe uma opção de “pegar” uma foto, por exemplo, e “arrastar” para o desktop. Mas isso é contornável quando se acha a pasta onde ele guarda os arquivos sincronizados (agora não me lembro o caminho, mas acho que fica no appData).

    Mas realmente, o Android está longe de ser “fácil”.

  6. É como eu sempre digo, podem falar que o Symbian tá ultrapassado, que a interface é tosca etc. (eu considero a interface muito boa, mas é questão de gosto), mas funcionalmente ele nunca me deixou na mão, e eu estou falando do s60v3.
    À propósito este comentário foi escrito em um N76 usando o navegador nativo, com o post seguido no Twitter pelo Gravity

  7. Discordo (ou acrescento) que pro usuário bem padrão que sequer instala um app o iPhone, Symbian e Android são a mesma coisa no ponto técnico. Esse usuário nem sabe o que é uma atualização de firmware…

    Já peguei muito dono de E71 que ficou deslumbrado com a multi-tarefa…. mas nunca usou depois que ensinei.

    Sempre sobra pra alguém da equipe de T.I. mais próxima fazer isso..

    Quanto ao Android… o meu maior problema com ele é a certa instabilidade. Tenho o Milestone, nunca tive problemas com atualização, hardware.. nada! Mas as vezes quando o app de telefonia empaca tenho vontade de jogar pela janela.

    Mas ai lembro quantas vezes o meu antigo E61 simplesmente travava no meio de uma ligação..

    Nesse ponto a Apple é o ponto fora da curva. Na facilidade de uso que nem nokia e nem android estão perto.

  8. Eu tive o mesmo problema só para sincronizar um galaxy S em meu computador com Linux, porém tenho um HTC Deisre e nunca nenhum problema, nem de sincronização,nem de tranferencia via Bluetooth. Será que o problema está com a Samsung? Para vc ter uma idéia, atualizei meu cel para o Froyo no meu carro indo para o trabalho. Baixei pela rede 3g e instalei sem nenhum problema….

  9. Tu falou tudo ai Rodrigo!! Cansa mesmo, eu não fico defendendo que o Android é o melhor OS do mundo que todos sabem que não é e nem o mais confiavel tbm! Eu defendo que eu acho dele, no meu dia-a-dia, e isso é algo particular de cada usuario, por isso nao tem como ficar discutindo isso, minha opção foi um Milestone e depois um Galaxy S e não um iPhone, então eu convivo com o que esse sistema me da de bom, mas confesso que tem sim as horas que vc fica puto com uma coisa ou outra! E o Kies é mesmo um calcanhar de Aquiles da Samsung, em nenhum aparelho da fabricante eles funcionam!! Incrivel isso, só sei que quando chegar o 2.2 eu terei que recorrer a metodos alternativos para atualizar ou aplicar a ROM!

  10. Não sinto falta do Kies, mas se for necessário o mesmo para atualizar para o froyo, estarei lascado. Não consegui fazê-lo rodar nem em casa (win 7 64) nem no trabalho (win xp). Programinha mal feito !

  11. Estou usando um mile 1 a dois meses e oque naotem dado muito certo éo wifi que cai toda hora, problema que nunca tive com meu E63, essas quedas cosntantes irritam,ainda mais quando estou tentando ver videos no youtube. Fora o aparelho com android tem me atendido bem.

  12. Estava pensando em algo ao escrever o meu comentário anterior, mas só tive uma conclusão agora.

    A diferença do iPhone para o Android é que o iPhone já lhe dá as soluções prontas diferentemente do Android. Assim como a Bia escreveu, as pessoas não precisam ficar procurando por soluções perfeitas se as apresentadas pela Apple são satisfatórias, ou muitas vezes, únicas. É a filosofia “pegar e usar” que, tecnicamente, só funciona em um sistema fechado como o iOS, onde a Apple monopoliza as funções básicas ou as que lhe convém. O Android só vai superar o iPhone quando deixa de ser uma terra de ninguém. Liberdade é bom, mas se não tiver cuidado acaba virando bagunça.

  13. Dependendo do aparelho com Android, já vem customizado, e a customização é uma vantagem, para quem não gosta é só deixar como vem de fábrica. Acho os Widgets do Android geniais, na maioria das vezes nem preciso rodar aplicativo nenhum para obter a informação, é só olhar na tela.

  14. Concordo com muita coisa que vc falou… mas em algumas não… falar dos problemas do Android é fácil… agora e as qualidades? Tudo nativo da google.. gmail, maps, etc… etc…

    Só tem 3 anos o Android..a Apple é veterana por isso muita qualidade.. mas nada que me deixe de queixo caido.. pra ser sincero acho a Apple muito Marketing

    o Symbian é absoleto… eu sou apaixonado pela Nokia.. tive inumeros aparelhos mas agora nao dá mais.. !

    O Android logo logo vai ser primeira força em dispositivos móveis!

  15. Tenho que confessar que quanto mais leio sobre os smartphones mais confuso eu fico. O que posso dizer depois de centenas de posts, vídeos e testes pessoais (mão na massa mesmo), é que ainda não nasceu um aparelho tão funcional e objetivo quanto ao iphone, sem contar na qualidade do material em que é confeccionado.
    Tenho um N95 8gb que nunca me decepcionou, mas infelizmente ele não é o melhor em questões de usabilidade, sem falar do volume no bolso.
    Estou há cerca de uns 3 meses fazendo todas as pesquisas possíveis para a compra do meu próximo aparelho, afinal não gosto de jogar R$1000 reais (da pra comprar um fuquinha ou um 147..rs) no lixo e espero que ele funcione no mínimo uns 2 anos, por isso a cautela..kkk. Brincadeiras a parte, o que busco no aparelho é a facilidade e a qualidade e até agora só consegui ver isso junto em um aparelho, o iphone! O Galaxy S é feito com um material que no minimo aparenta ser de uma qualidade normal, o mesmo encontrado em celulares de R$100, sem falar na ausência de flash, se não fosse pela tela que é linda e o droid 2.2 eu nem colocaria na minha lista. Motorola eu to fora, me pegou só uma vez e era naqueles aparelhos em que o que valia era o toque polifonico,rs. SE X10 está correndo atrás né, droid 2.1 sem falar nos bugs, então descartei. Bom só me restaram 2, Iphone 4 e Nokia N8(que gostei muito mesmo sendo um pouco do mesmo, mais sem dúvida a qualidade do nokia tbm é de primeira, ele faz o que promete). É isso galera, espero que o iphone 4 chegue nas lojas logo senão continuo com o symbian N8. abs.

  16. Tenho o galaxy s9000, não tive nenhum problema com o kies, nem com o uso do aparelho.estou muito satisfeita. A internet e o 3g sempre funcionaram mto bem. Facilidade de uso incrível…

  17. Meu primeiro Android é esse meu cel atual o SE X10. Antes fui usuário symbian.

    De cara tenho duas coisas contra o Android:
    1) A fragmentção do OS que é um saco depender da boa vontade dos fabricantes p/ atualizarem . Vide a SE e o X10, fiz a atualização p/ o 2.1 via flash já que sabe-se lá quando a SE e a VIVO (minha operadora) vão disponibilizar a atualização.
    2) Pensei que os aplicativos google (exemplo google docs) tivessem total e irrestrita compatibilidade com os despositivos android. Não entendo, por exemplo, não ter um aplicativo google docs. Um amigo que usa android me disse, ah mas vc pode usar na rede e etc. Mas, aí eu posso fazer isso de qq plataforma … não preciso ir p/ o Android por isso. O que eu pensei que poderia ser uma vantagem, não verdade não é.

  18. Tão certo quanto o IOS é facil de ser usado é tbm meio restrito.

    Eu prefiro uma plataforma que me permita customizar, e me dar liberdade para adequar o smart da maneira que melhor me agrada! Já que cada um tem um gosto, nada melhor que cada um deixa-lo do seu jeito.

    Vantagem para o Symbian que alem de uma liberdade boa, ainda é bem confiável, devido ao tempo de estrada que ele tem

  19. Ótimos tanto o artigo da Bia quanto as considerações do Rodrigo. De fato, o Android nos faz perder um tempo precioso com coisas básicas, o que não acontece com o iPhone.

    Meu X10 deixou de instalar os aplicativos do Market (falha inadimissível). Achei um tutorial do Google, que resolveu o problema, mas o ícone do Gmail ficou inativo, e agora só consigo acessar a caixa através do navegador (Skyfire). Para piorar, a encrenca com o Market volta de tempos em tempos, o que me leva de volta ao tutorial, que até já decorei. Antes disso, porém, para resolver esse mesmo problema, atualizei o aparelho via Update Service, da Sony, e tive de reinstalar todos os aplicativos. O Market voltou, mas dias depois parou de novo, foi quando achei o tal tutorial.

    O Android avança rumo à versão 3.0 (se não me engano), mas sem solucionar problemas elementares presentes desde sua primeira versão. Espero que resolvam essa m…, pois todos nós temos mais o que fazer.

  20. @erlon, eu estava tendo o mesmo problema que você. Descobri que o problema estava na configuração da bateria. Estava em modo INTELIGENTE (econônico).. Ativei em DESEMPENHO e o problema com a WiFi acabou..

    @rodrigostoledo, já tive symbian, tenho iOS (iTouch) e tenho Android e posso falar, assim como você, os Symbian não dão nem 1 décimo do problema que a gente encontra com os Android hoje em dia, a não ser que seu Nokia seja o N97 (bomba total).

  21. Também já fui um fã da Nokia com meu N95, mas despois que comprei o iPhone 3GS e agora o iPhone 4, descobri a felicidade. Eu semprei gostei de garimpar soluções e novas aplicações para meus gadgets, mas quando os problemas ficam insolúveis ou com gambiarras eu fico muito incomodado. Comprei o iPhone 4 pensando no Galaxy S, mas acredito que fiz a escolha certa.

  22. É como eu sempre digo, podem falar de android, de symbian, mas o melhor e mais robusto e estável sistema é o ios4 do iphone. Vc usuário, não se deixe enganar por conversa afiada! Eu testei todos eles, e afirmo com absoluta convicção: iphone ios4 é mais estável, é mais confiável; não há muito o q configurar priorizando o seu foco na execução da tarefa q vc deseja e não em configurações q fazem vc perder tempo; não consome tanta bateria como outros sistemas; foi pensado para mexer com o seu dedo!; telas mudam rapidamente; é padronizado; menus elegantes e esteticamente superiores; e acreditem, o fato de exister validação preliminar de um aplicativo pela apple trás vantagens de padronização e de podar muitos aplicativos porcaria; e percebam q os outros copiam soluções inovadoras da apple (multitouch; pinch to zoom; telas; cores;….) a tal ponto q chega a ser patético!; querido, basta ver q em todos reviews o aparelho padrão comumente utilizado como balizador de comparações é o , advinhem, …..iphone ….elementar meu caro Watson…abs e conselho de amigo: Apostem no iphone e não vão se arrepender! Ps:”Não sou fanboy! Não tenho apple no desktop, uso windows! Mas sou um cara sensato, engenheiro e advogado pela Universidade São Paulo, e amante de gadgets e de informática e to dando um conselho pra vcs! Os outros correm atrás de soluções criadas pela apple! O sistema nasceu pra vc mexer com seus dedos, não foi feita gambiarra pra adaptar o sistema ao uso com as mãos! O android cresce a taxas altas, mas ainda está aquém do ios4, apesar das certas limitações impostas pela apple, q analisadas com maior profundidade, até certo ponto são benéficas p vc usuário, como exemplo, limitação de flash q acaba até beneficiando autonomia ds bateria! Parabéns Rodrigo….

  23. Engraçado que a coisa que ele acha indispensável e vantagem que é usar “iTunes”, é o motivo de maior rejeição do IPhone.

    Acho inadmissível ser obrigado instalar um programa nos computadores de uso, para copiar qualquer conteúdo para o celular.

    Todo celular para mim deve ter a possibilidade de funcionar no modo Pen-Drive, e receber e enviar arquivos por Bluetooth.

  24. Olha… esou pensando em comprar um Samsung Galaxy S faz tempo. Só que a tim ainda não disponibilizou e não quero comprar um aparelho capado (claro) nem ter que fazer modificações pra tirar as tralhas (vivo e claro) e muito menos comprar um importado (sem tv e sem garantia). E como não achei ainda algum nacional sem customização alguma nem me preocupo e estou ficando com um pé atraz por causa do aparelho. Meu Blackberry 9700 me atende muito bem e faz as tarefas mais simples com excelência. Para sincronizar com o pc é uma maravilha (melhor que no n95, n82, etc) e consigo tbm sincronizar nas nuvens via google sync.

    To pensando seriamente em descartar o SGS e ficar com meu BB que parece ter vida longa ainda hehehe. (talvez compre o sgs para ser meu segundo aparelho)

  25. É muito engraçado perceber como as pessoas criticam ter q usar o itunes…rss por q motivo? aplicativo? vc pode baixar pelo iphone e atualizá-lo pelo iphone mesmo? Quem consulta uma store qdo vai executar alguma tarefa? qdo vc quer passar e-mail vc lembra da apple store ou do itunes? Qdo vc quer ouvir música vc lembra dele? qdo vc quer ouvir rádio pela net vc precisa dele? Navegar da internet requer itunes? Assistir tv de seu slingplayer, de seu tivizen ou de do app coolstreming requer q vc pense no itunes? Se vc pode argumentar q precisa pra passar músicas ou vídeos né….ERRADO! compre pogoplug, instale no seu HD externo e router, e mesmo com o PC desligado vc vai acessar seu terabyte de vídeo e de música….além disso, convenhamos, vc ainda fica com toda uma library de músicas e vídeos no micro pra vc ouvir a partir do micro, e serve como backup! A questão toda é: Posso fazer x com o telefone? É fácil? Qto tempo demoro pra realizar essa tarefa? O tempo infinitesimal q em tese se perde com itunes é mais que compensado na forma e hora em q vc quer executar sua tarefa, seja ela assitir TV, navegar, ouvir rádio ou músicas, navegar por GPS,…..é com isso q temos q nos preocupar e não com um tempo ínfimo perdido com itunes, mesmo sem considerar seus pontos favoráveis..abs

  26. O problema na verdade ao meu ver é diferente. O Android é distribuido, como sabem, para diversas marcas(empresas), então temos Android pra Samsung, HTC, LG e outras tantas. O Kies não é do Google, nem do Android, é o software de comunicação que a Samsung fez para os celulares dela com Android, e sim, ele é horrivel, lento, e este problema que você relatou da tela MTP ficar piscando, pode ser por falha no proprio Kies(recomenda-se desinstalar incluindo limpeza dos registros e instalar a versão mais nova), se isto não resolver, procurar por arquivos no celular que tenham extensão com mais de 16 caracteres (o KIES não entende estes arquivos e ocasiona esse erro).

    Então, resumindo, o problema é da Samsung com seu péssimo Kies, e não do Android…o que o Android poderia ver a possibilidade de fazer é de montar um software para este tipo de serviço de sincronização e atualização do sistema independente da marca/modelo do celular…mas entendo a dificuldade por causa de drives(cada um obedece uma programação diferente). Esse é um ponto “negativo” do android.

    Também trabalho com tecnologia, desenvolvendo sistemas para o Governo, e acho facinante a gama de possibilidade de configuração que o Android (eu tenho um Galaxy S) me dá, se eu tiver um Galaxy S e vc tb, a aparência e opção de cada um é totalmente diferente, eu adoro isso, ficar pesquisando novos aplicativos, novos roots, fazer benchmark’s e etc. Isso é justamente o q não gosto muito do iphone, q tb é excelente e tem q ser mto ista pra não concordar com isso. testei bastante um iphone4(um amigo veio de Londres na semana do lançamento com um) e fiquei na dúvida na hora do compra, mas acabei optando pelo Galaxy, sem arrependimento.

  27. Pois é, para mim, o importante hoje é que funcione com o que eu preciso e pronto!! Não quero mais perder tempo com programas e certificações obtidos aqui e acolá, quero usar e pronto..

    Quanto ao iTunes, uma vez que você organiza tudo lá (músicas, cadstrar os podcasts que gosta, as fotos que quer, os filmes e seriados que assiste,etc) ele faz tudo sozinho para voc~e, basta conectar no computador pronto, tudo atualizado e gerenciado da maneira que você escolheu, no meu caso atualiza os filmes e séries que já assisti, os podcasts que já escutei e já coloca os novos episódios direto no aparelho…

    E isso é ruim? Eu já usava o itunes antes mesmo de ter iPhone… além do mais, como disse o colega acima, caso você perca, ou aconteça algo com mo celular, basta chegar em casa e plugar de novo (ou até mesmo outro aparelho que adquirir) e pronto, está tudo lá novamente, pois ele também funciona como um back up automático…

    Já fui Hard User de symbiam e brinquei com o Android, mas em minha opinião, fico com as facilidades e rapidez do iPhone….

  28. Sidney Costa falou tudo.
    Esse foi o motivo de eu não comprar um iPhone 4 (tenho um 3G).
    Parti para um N900 e estou muito satisfeito, por isso vou até recomendá-lo ao Carlos Olimpio, se ele quiser permanecer na dupla Nokia/Maemo, acho que vale aposentar dois aparelhos por um que faz o que os dois fazem.
    Quanto ao Android, dei um SE X10 mini pra minha namorada e o GPS e o Market pararam de funcionar, não sei se é por causa das tantas quedas que ele já levou, mas estou no aguardo da atualização para ver se esses problemas se resolvem.
    Abraços.

  29. Possuo o Iphone 4 e o Galaxy S, atualmente uso o Iphone, mas o meu Galaxy S importado está em casa, já com o Froyo que saiu na Europa. Infelizmente a Samsung conseguiu pegar um excelente hardware e jogar o pior software possível, o aparelho precisa de “lagfix”, não gerencia memória da forma correta, o GPS demora bastante para lockar, enfim, o Android tem muito que evoluir, até mesmo em termos de funcionalidades básicas, como fazer uma ligação por bluetooth sem precisar tocar no aparelho, coisa que só o Froyo faz atualmente.
    A Apple, apesar de capar o Iphone com bobagens como não poder transferir arquivos por bluetooth, ainda conseguiu fazer o sistema mais amigável e livre de lag.

  30. Não gosto do Kies também, acho muito simplão.

    Porém não tive problemas para me comunicar com ele. Uso Win7 32 no micro e Win7 64 no note.

    Quanto ao iTunes, acho um ótimo software, uso com o meu iPod Touch, porém “Odeio” o fato de só conseguir mandar informações para o iPhone por este software, isso pra mim mata…

    Com relação aos softwares da Nokia, acho os melhores, nunca tive problemas com eles.

    []s

  31. É cada um tem uma opinião, eu não gosto que um programa fique atualizando minhas coisas, até pq eu gosto de ter td sob meu controle.

    Eu com meu Nokia faço backup tranquilamente, dos contantos, das msg dos arquivos só copio a pasta raiz e pronto.

    Não gosto de depender de um programa, vai que eu preciso passar um arquivo para o computador da faculdade e o bendito não tem Itunes?

  32. Eu citei o itunes, justamente pq odeio esse negócio de ficar organizando manualmente as coisas em pastas pra lá e pra cá. Eu quero só escolher o que vou ou não sincronizar, só isso e nada mais. Queria um celular, que se houvesse a necessidade “formatá-lo”, eu não precisaria depois ficar horas instalando aplicativos e configurando coisas como o Rodrigo agora está sendo obrigado a fazer. E é por isso que tenho usado o iphone, pq quando sair o iphone 10, a única coisa que precisarei fazer, será plugar o aparelho e indicar ao itunes que quero o meu novo aparelho exatamente do jeito que era o antigo em termos de configurações, emails, aplicativos, tudo…o mesmo vale no caso de ser roubado. Isso não tem preço pra mim hoje. E quanto aos serviços do google, como usuário do google e do iphone, posso afirmar que nunca tive nenhuma dificuldade para configurar e-mails, calendários, contatos e etc….pelo contrário, é ridículo configurar serviços do google no iphone.

    Mas, isso é a minha realidade, como disse no comentário no blog da Bia.

    Em relação a algumas discussões, eu acho que é bastante obvio prever o dianteira do android em relação aos demais OSs móveis, uma vez que hoje temos celulares de 400 reais utilizando o robozinho. Vejo o IOS com o mesmo futuro do MAC (claro que mais popular) e não acho que isso será ruim para apple ou fará com que a maçã seja exterminada deste setor. É bom lembrar que receita é muito importante, porém lucro é muito mais. E se não fosse, as empresas não estariam preocupadas em lançar smartphones cada vez mais potentes, afinal de contas, os maiores lucros estão nos produtos mais caros e isso é quase uma regra.

  33. já fui usuário bastante tempo do symbian, alias foi nessa epoca que comecei a acessar o blog do Rodrigo que tinha varias dicas do N95… hj em dia eu to com o terceiro iPhone e muito satisfeito, o bom do iPhone é que pode ser tanto para usuário iniciante como para usuário mais avançado, as customizações e outras vantagens o usuário mais avançado encontra facilmente no Cydia via Jailbreak, não conheço muito de Android, mas do iOS e do Symbiam eu posso falar com propriedade de uso…

  34. Vanucci e Gil: perfeito! É óbvio que o Android cresce rapidamente em termos de unidades vendidas, pq vc tem inúmeras marcas q o oferecem em seus aparelhos (lg/samsung/motorola/….). Agora, compare 1 aparelho em específico dessas empresas com as vendas de iphone. Aí a história muda. Além disso, como mencionado com propriedade, essas empresas não são beneficentes rsss e almejam lucro, e nesse campo a apple bate as outras nesse segmento de celular. Além disso, por elaborar ou montar o hardware, a integração entre este e o sistema operacional é perfeita, e atualizações são facilmente implementadas pela apple via software (feito tb todo por ela), ao contrário da samsung e cia q dependem tb do google. Finalmente, as empresas q fornecem acessórios lançam zilhões dos mesmos p iphone, justamente pq em termos absolutos, vc tem uma base muito maior do padronizado iphone do q de um dado aparelho dessas outras marcas q só o copiam e disputam o varejão de segunda linha…resumindo: glória do tio steve….rsss abs

  35. Vanucci, perfeito o que disse, se encaixa exatamente no meu uso tb, com o N73 a cada atualização eu tinha que recomeçar tudo de novo, com o n95 a mesma coisa… e achava a coisa mais normal, e ainda gostava de criticar os donos dos iPhones, mas, só usando pra saber como é pratico o itunes, troquei 3 iphones (3g 3gs e o 4) e todos eles foi a mesma coisa, só plugar no itunes e sincronizar o backup e tava tudo lá, simples assim…

    Quanto a passar arquivos para o computador da faculdade, é só fazer o jailbreak e instalar o Pwntunes no iPhone, ele vira um pen drive… embora eu ainda ache muito mais pratico usar um pen drive logo de uma vez do que ficar usando o celular como pen, mas, cada um é cada um…

  36. Olá Rodrigo, parabéns pelo seu blog.

    Usuário entusiasta da Nokia desde o E61, estava avaliando comprar o Iphone 4 para substituir meu E71 velho de guerra.
    E enquanto não consegui comprá-lo (na minha cidade só deve começar a vender no fim do ano), me animei a conhecer o Galaxy S. Que maravilha! Tem tudo e mais um pouco do que eu queria no meu primeiro touchscreen… Consegui os mesmos programas, ou similares, de tudo que eu agreguei ao E71 para meu uso…
    Nem tudo foi bem, contudo. Também tive e enfrentei o problema que vc descreve neste post. E encontrei, num fórum estrangeiro, dica muito boa para contornar o problema de (falta de) conexão do PC (no meu caso, Win XP 32 bits) com o Kies, por causa do tal MTP Application. Neste tópico da Comunidade SGS do Orkut (http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=105137752&tid=5520495927127578476) outros usuários apontaram o mesmo problema, e o último post foi onde registrei a solução encontrada e o fórum onde encontrei a solução para este incômodo problema.
    Compartilho aqui para conhecimento.
    1ºPS: foi o único que encontrei no SGS.
    2ºPS: depois do SGS, adeus Iphone…

  37. Cara, vou deixar minha opinião:
    Falta MUITO pra qualquer aparelho usando Android bater no iPhone.
    Não sou fanboy da Apple, nem do Android. Sou Analista de TI e entendo muito de mobile e smartphones.
    Eu tinha um iPhone3GS e um Milestone.
    Vendi meu Milestone pra comprar um Galaxy S.
    Fiquei muito furioso com a posição da Motorola em “engessar” o Milestone, e decidi que iria sair dela, partindo pra um Galaxy S.
    “Uau, 1GHz… Esse carinha vai voar”, pensei eu… Ledo engano.
    A implementação do Android no Galaxy S é PÉSSIMA… O sistema trava, é lento muitas vezes e se não for “tunado”, simplesmente emperra depois da instalação de alguns poucos aplicativos adicionais.
    No meu iPhone3GS (processador mais lento) eu tinha O DOBRO de aplicações e ele nunca – NUNCA – travou. Nunca passei mais de 1 segundo esperando a tela do discador abrir, ao contrário do que acontece com o Galaxy S, onde já fiquei esperando 40 SEGUNDOS pro discador aparecer. Tive que me tornar um “especialista” em “futucar” o Android pra poder usar meu aparelho, e isso é RÍDICULO!!!
    O Tal Kies é uma afronta ao cliente: Um software DEFEITUOSO, complexo e que simplesmente NÃO FUNCIONA! Parece que a Samsung não testa NADA QUE VENDE! E olha que meu Galaxy S é europeu, mas nem mesmo assim eu escapei da desgraça!
    Tudo no iPhone4 funciona mais rápido, mas fácil, mas “suave”. Nada trava, nada “emperra”. Quando vc conecta o iTunes funciona e pronto. Sem mistério, sem gambiarra, sem dificuldades técnicas: SIMPLESMENTE FUNCIONA!
    É vergonhoso que um hardware tão bom tenha um conjunto de software tão cretino. Mais uma vez, a Samsung FEZ MERDA!
    Alguns idiotas afirmam que a Apple é “tirana” em não permitir alterações que não tenham sido previamente “homologadas” e eu CONCORDO COM A APPLE… Ela prefere entregar para a maioria dos seus usuários uma EXCELENTE E IMBATÍVEL EXPERIÊNCIA DE USO do que agradar um monte de desocupados nerds que querem ficar fuçando o sistema.
    Quem tem o que fazer da vida não fica fuçando o S.O. do aparelho. Ao contrário, nós – que temos ocupações sérias – USAMOS O APARELHO, não ficamos fazendo experiências.
    Eu só queria USAR A MERDA DO GALAXY S mas fui obrigado a fazer montes e montes de “workarounds” e gambiarras pra usar um telefone com um processador de 1GHz que simplesmente travava com tudo que eu abria.
    Estou muito decepcionado com o Galaxy S. Já coloquei pra venda e vou comprar outro iPhone4 ou, quem sabe, testar um Nexus One, que – apesar do que dizem – foi o ÚNICO ANDROID QUE DEU CERTO, porque não tem as “firulas” dos fabricantes de merda, como a Motorola e a Samsung.
    Android só presta se for direto do Google. Do contrário, nada feito.
    Gostem vocês ou não, a Apple vai demorar muito – MUITO – a perder o trono!

  38. O Android ainda tem muito a evoluir. O cabe lembrar nesses momentos é que um aparelho com 1Ghz e 1Gb de ram não quer dizer nada se o sistema torra isso com facilidade. O Iphone tem esse contexto muito mais equilibrado e seus upgrades realmente chegam ao consumidor, enquanto ao meu ver os do Android ainda estão caminhando para acompanhar o sistema. Ter um SO pesado da nisso, além da complexidade de utilização e todas aquelas chatices do Android. Pra mim, IOS e Symbian ainda são o que há de bom (não esquecendo que o symbian tá muito velho e tem de reformular muito, mas finalmente achou o caminho).

  39. Até um mês atras eu tinha um Milestone e a maioria do tempo eu passava tentando instalar atualizações, customizações e aplicativos, e pesquisando muito para encontrar a solução dos bugs que aconteciam e ainda tinha que fazer o backup manual do aparelho e refazer todas as configurações. Foi que decide adquirir um Iphone 4, talvez só aí eu tenha encontrado uma esperiencia completa, pois nesse um mês que estou com o Iphone 4 nunca precisei reiniciar uma única vez o aparelho, nunca nenhum aplicativo travou, fazendo com que eu precise retirar a bateria para reiniciar(até mesmo pq o Iphone não tem como retirar a bateria, não tive queda de rendimento da velocidade do aparelho, sem configurações complexas e um ótimo software de sincronização, onde todas as coisas funcionam bastando fazer apenas uma vez o procedimento de configuração. Isso tudo faz muita diferença, apesar de ser um grande fã do android, ele tem muitos itens para serem melhoradas.

  40. Agora vou falar muito serio e que venham as respostas ok.
    Tipo gente seguinte agora. Quem tem Android o que vcs fazem com seus aparelhos htm? Pois só vejo nego reclamando disso e daquilo, poxa
    só pode ter gente de brincadeira aqui, eu tenho um Galaxy S e o mesmo funciona e nunca me deu trabalho, nem uso Lag Fix nem nada, ta cheio de apps e ta funcionando tudo certinho, poxa o hardware no Android faz sim a diferença, nao venha meter o pau aqui no motorola Quench pois ele eh mesmo um aparelho muito limitado, nao tem como comparar gente, eh como vc meter o pau no Windows em uma máquina com com 128 de Ram e processador de 800mhz!! Vamos ser sensatos neh! O Rodrigo comentou algo pessoal com o Kies e eh realmente um lixo, mas nao desmereceu o OS, eu comprei o meu Android sabendo que ele não era o iOS ok, comprei meu Android sabendo que ele tem que amadurecer, então quem tem um Android vamos aprender a mexer mais do que ficar falando que nao se adequou e meter o pau pois nao soube mexer, pois eh diferente de vc saber mexer e não gostar e mudar de plataforma pois gosto e gosto e cada um tem o seu, mas falar que teve um Quech, um X10 com OS 1.6 E dizer que eh uma merda, e comparar isso com um iphone ja eh demais!! FALEI MESMO!!!!

  41. Felizmente existe a concorrência … forçando a evolução/inovação constante … quanto a ‘guerrinha’ dos OS para Smart … temos um inconteste vencedor… todos nós … os consumidores 😉

  42. Renato Siqueira, vc sintetizou o post inteiro: queremos q o celular funcione, não trave, execute tarefas rapidamente, e tenha autonomia de bateria, e nesse campo, basta ler todos os posts p ver q o iphone do titio Jobs é imbatível, pelo menos até o momento. Abs

  43. Rodrigo, comprei há dois meses atrás Samsung s8500 (WAVE) com o SO bada, e comecei a ter os mesmos problemas com o Kies, para acessar a loja de apps e outros inconvenientes, foi solucionado fazendo o o download para a versão 1.6_2

  44. Rodrigo,

    tenho um caso semelhante ao que você citou com o Android. É o N900 da Nokia.

    Já o tenho há um ano e até agora já gastei muito tempo em atualizações, configurações etc. e sempre na esperança que surja um bom sistema operacional e programas no nível profissional como os existentes para o IPhone e mesmo o Android.

    Cada vez que o tiro da gaveta e o ligo, atualizo etc. o ponho de volta e retorno para o meu E71, antigo mas que até agora me atende bem nas minhas atividades profissionais e lazer (gps/mapas/skype/qik).

    O N900 é muito bom no audio sem fone,no uso do skype integrado, wi-fi sensível, boa tela touch para uma resistiva, etc. mas tem a falta de programas bem feitos, sistema operacional “abandonado”, alto consumo de bateria, teclado “apertado”, falta do nokia maps com indicativos, câmera com ajustes detalhados/complicados etc.

    Não sei o que fazer com o N900 mas com certeza preciso identificar outro smartphone para substituir o E71, onde tudo funcione sem problemas e com bons programas.

  45. Comi disse em comentários anteriores, referindo-me aos bugs do X10, ainda não tive coragem de me desfazer do meu velho E71. Uso o X10 como segundo aparelho, e agora, com a atualização, vou tentar passar um tempo só com ele, mas acho o symbian ainda o mais confiável. Não viajaria só com o X10…

  46. Como disse em comentários anteriores, referindo-me aos bugs do X10, ainda não tive coragem de me desfazer do meu velho E71. Uso o X10 como segundo aparelho, e agora, com a atualização, vou tentar passar um tempo só com ele, mas acho o symbian ainda o mais confiável. Não viajaria só com o X10…

  47. Como citei em comentários anteriores, referindo-me aos bugs do X10, ainda não tive coragem de me desfazer do meu velho E71. Uso o X10 como segundo aparelho, e agora, com a atualização, vou tentar passar um tempo só com ele, mas acho o symbian ainda o mais confiável. Não viajaria só com o X10…

  48. Amigo, vc só verá um andoid funcionando a pleno vapor através de um nexus! O resto é tudo gambiarra mal feita de operadora! Quer ver o poder de um android… compre um nexus! É outro mundo! Sai de um x10 para um nexus…. foi como sair de uma carroça para uma ferrari! Boa sorte com seu samsung! Abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.