Qual é o limite do Android?

Hoje depois de enfrentar os problemas com a conexão entre o Samsung Galaxy S e o computador, ainda tentei utilizar uma máquina com o Windows XP, mas também não consegui resolver a questão, quando percebi que o Android Market estava funcionando de maneira estranha, apresentando um curioso problema.

O aplicativo travou em um grupo de 6 atualizações simultâneas de aplicativos e não abria mais nenhum deste programas, que ficaram travados na tela de download durante uma instalação. Mesmo desligando o aparelho, os aplicativos voltavam travados na tela de download do Android Market, o que me forçou a tomar medidas mais drásticas, fazendo uma restauração total do aparelho para as configurações de fábrica.

Após reiniciar o aparelho o problema do Android Market estava resolvido, mas sobrou a enorme tarefa de instalar todos os meus aplicativos e games no aparelho, e foi ai que surgiu a questão que deu o título deste post, qual é o limite do Android? O meu aparelho tinha exatos 212 arquivos instalados entre aplicativos e games, o que certamente deve contribuir para os problemas encontrados no sistema.

Para tentar reduzir as falhas, estou instalando de forma manual todo o conteúdo, excluindo boa parte dos aplicativos e games que eu não andava utilizando, o que deverá fazer com que o aparelho fique bem mais leve e funcione melhor! Ainda tentei conectar ao PC antes da instalação dos arquivos de programas e games, mas o problema no driver não foi solucionado.

Não gosto de usar um gadget pensando em seus limites, mas infelizmente todos os smartphones tem o seu, logo, temos que respeita-lo para podermos usar os aparelhos da melhor forma possível! Ainda não sei dizer qual é o limite do Android, mas vou procurar ficar bem abaixo dos 212 aplicativos e games instalados!!

51 comentários em “Qual é o limite do Android?

  1. Caramba Rodrigo! 212 aplicativos instalados? O máximo que cheguei foi a 40, isso porque eu instalo, uso e depois descarto se não utilizo.

    Será que o iPhone padece deste problema também?

  2. Rodrigo, este é o problema que eu venho enfrentando no meu aparelho. Somente de ontem para hoje quatro atualizações não instalaram e tive de cancelar os downloads. Quando reabro o Market, os apps reaparecem travados no modo download e ficam assim ‘para sempre’. Já usei o Update Service e um tutorial em inglês do Google, disponível no site oficial da Sony. Resolve, mas a dificuldade retorna. Acho que o problema não está no gadget. É algo na relação do Android com o Market. A Sony culpa as atualizações automátias do Market. É um transtorno. A propósito, relatos sobre problemas com o Market vêm aumentando bastante entre usuários do X10. Só não sabia que a falha atinge também o Galaxy S. Um absurdo!

  3. Ola Rodrigo, sigo seu blog a muito tempo e gostaria saber como voce ia atualizar? A Samsung Brazil ja liberou a atualização, no meu caso tenho um equipamento claro que não veio com as travas como faria para atualizar?

  4. Confirmo o que o Thiago Augusto disse, já tive esse problema 2 ou 3 vezes se não me engano, especificamente com o Angry Birds.

  5. Meu iPhone 3g ficava lento pacas, com menos de 50 aplicativos, travava e não ia nem com reza braba.
    Acho normal em qualquer OS – Windows, Linux, iOS, Symbian, todos tem seus limites e dependendo dos aplicativos ou games ficam pior ainda.
    Basta ter senso e deixar apenas oque realmente usamos e um ou outro aplicativo inutil.

  6. ola rodrigo meu x10 estava tudo bem ate a ultima atualização da SE e depois disto toda vez em que utiliso o gps meu aparelho trava e reinicia estou com ele roteado e ja fiz o teste sem o root e nada acho que vou esperar a atualização 2.1 para ver se resolve , espero que seja este ano ainda afinal um x10 reiniciando a todo momento e com android 1.6 ninguem merece ne sony ericsson

  7. Rodrigo, também ja passei por esse problema, eu simplesmente excluí os aplicativos do meu celular, depois o market voltou a funcionar, eu tenho um milestone.

  8. Eu tive esse mesmo problema no X10 mini, a solução foi desinstalar os aplicativos que estavam travados, eu achei que o problema foi a instabilidade na conexão ao fazer as atualizações.

  9. Se for falar em espaço ocupado, tenho 8 gb livres, sendo 6,3 de audio, 8,9 de fotos, 4,6 de aplicativos, 0,02 de livros e 1,47 de outros. Mas tá tudo beleza…

  10. Pessoal, o Market está instável a semanas já porque estão implementando algumas coisas novas, como o Paypal no sistema de pagamento.
    Em breve o problema estará resolvido

    Abraços

  11. Tive esse problema e foi só apagar o cache do Market mesmo…

    To com bastante coisas instaladas e o Galaxy continua muito rápido…

    O iPod tem muita coisa instalada também e continua rapidão igual.

    O N8 já tem várias coisas instaladas e tá igual chegou, rapidinho!

    []s

  12. Ja aconteceu comigo de travar um app que estava sendo atualizado e ficou permanentemente atualizando. Mas pra resolver é simples, desinstale as atualizações do Market lá em configuraçõs > aplicativos > gerenciar aplicativos.

  13. Eu só não entendo por que ter tantos app instalados no aparelho,afinal boa parte nem se usa, fica ali só ocupando espaço mesmo. Nunca ultrapassei o março de 50 a 60 aplicativos. Acho desnecessário ter tantos, com excessão dos que a gente realmente usa.

  14. tá aí uma coisa inegável, quando eu tinha Symbian eu lembro que a medida que eu lotava de aplicativos o aparelho ia ficando pesado e lento (n95-3), com o iPhone desde o 3G até o 4 vc pode lota-lo e não sentir lentidão, e ainda a vantagem de não precisar se preocupar com o espaço destinado a aplicativos é bom demais, antes eu tinha que ficar escolhendo qual aplicativo eu podia instalar na memoria interna e quais que eu teria que mandar para o cartão de memoria…

  15. Tinha um Galaxy e resolvi mudando de conexão(wifi para 3G), reiniciei, pronto, o Android Market voltou a funcionar, sem o travamento.

  16. Não faz sentido ficar desinstalando as atualizações do Market – até porque a atualizações deletadas voltam. Nesse momento tento atualizar dois jogos – Duck Hunter e Mobile Andrio -, e eles simplesmente não entram. Estão travados na barra de download. Como estou de saco cheio de limpar o cache do Market e dar um clear data no gerenciador de downloads, entre outros procedimentos, vou deixar para resolver isso amanhã. Que vergonha, Android!

    Outra coisa:o problema é recente e não tem nada a ver com o número de aplicativos instalados no aparelho. Tenho 250 mb disponíveis, é bastante espaço. Pra mim, é incompetência do Google mesmo.

  17. Isso tudo só pq acabei de pedir um Desire e vai chegar amanha? Que coisa…acho que vou voltar para o meu nokia 1616

  18. Rodrigo, atualmente eu possuo 181 apps instalado no meu Nexus One que suporta menos de 100, estou utilizando Apps2SD+ em uma Custom Rom, logo possuo acesso Root, ou seja, possuo no meu aparelho basicamente tudo que as pessoas falam que pode bugar ele, e antigamente bugava, mas sabe o que eu aprendi? Retirar a bateria por 30 minutos, 1 vez por semana limpa todos os erros do sistema, simples e fácil, sem complicação nenhuma.

    Diga essa dica que pode dar certo pra você;

  19. Rodrigo,

    Só confirmando o que muitos já disseram. Sou usuário do X10 e, frequentemente, tenho esse problema. Já vi um post no Sony Preview falando sobre o assunto e culpando as características do Android Market. Quando ocorre, desinstalo as atualizações do Market e volta a funcionar normalmente até que…
    Pensei que fosse um problema entre a versão 1.6 do Android com as atualizações do Market. Mas pelo visto aqui, versões mais novas têm encontrado a mesma dificuldade.

    É aguardar para ver…

  20. Em primeiro lugar, obrigado ao Diego Marcell pela dica.
    Estava com o Winamp “emperrado” e depois de remover as atualizações do Market tudo voltou ao normal.
    Obrigado mesmo. O Winamp é MUITO MELHOR do que o Player padrão do Galaxy S.
    Com relação ao Niemar, digo o mesmo: Tinha um iPhone3GS com mais de 300 aplicativos instalados no iOS4 e ele nem se dava ao conhecimento. Funcionava tão rápido quanto no primeiro dia de uso. E ISSO COM UM PROCESSADOR DE 600MHz… Imagina no iPhone4!!!
    Com relação à conexão do Galaxy S ao PC, isso é crítico e ridículo. Esta MERDA deste Kies é uma derrota, uma vergonha.
    O cara que insiste em forçar o uso disso lá dentro da Samsung deveria ser demitido por justa causa, pois este é o “calcanhar de aquiles” da Samsung, a muito tempo!
    A conexão não funciona. Não rola. Ponto e basta!
    E a implementação do Android neste aparelho é VERGONHOSA: Lenta, problemática, cheia de bugs. O aplicativo discador Às vezes fecha e vc simplesmente não consegue mais discar. Não consegue e ponto! É necessário reiniciar o aparelho!
    Os usuários da comunidade do Galaxy S no orkut parecem um monte de gente acéfala que se RECUSA A VER O ÓBVIO: O aparelho está bugado… E ao invés de se juntarem e cobrarem à Samsung uma providência imediata, ficam fazendo gambiarras, adaptações, truques, mecetes, pra fazer uma coisa que o aparelho deveria fazer por padrão!
    Será que sou exigente demais ou as pessoas estão ficando idiotas, como no filme “Idiocracia”??? Será que apenas eu entendo que não interessa que eu tenha 800 aplicativos, isso não é motivo pra um aparelho deste calibre simplesmente parar de funcionar? Quer dizer que há um limite pro uso da memória do aparelho? Então, cacete, pra que tanta memória disponível, se não dá pra usar??? Faz sentido isso???
    Digam o que quiserem, mas conheço gente com iPhones LOTADOS DE APLICATIVOS que funcionam como se não houvesse nada instalado, além dos aplicativos padrão. Sendo assim, alguém poderia me explicar porque um aparelho com tanta memória simplesmente deixa de operar com a instalação de aplicativos, se é esse justamente o maior argumento de venda do Android?
    Vocês vão me desculpar, mas se as empresas continuarem fazendo isso com o Android, ele vai morrer antes de chegar à versão 5.
    Um abraço e boa sorte a todos os pobres miseráveis que cometeram a burrice de comprar um Galaxy S…
    Estou trocando o meu por um Nexus One…

  21. Eu acho que você deveria aprender um pouco mais sobre o próprio android…
    Não é a primeira vez que você dá ênfase à alguma coisa dessa natureza.
    Um problema simples,que poderia ser resolvido sem a necessidade de resetar o aparelho.
    O intuito do Android é “você controla o seu aparelho”.
    Ser responsável pela manutenção dele está implícito.

  22. Buenas Rodrigo,
    Eu tb estou com esse incomodo no market. Fui instalar o winamp. Ele até instalou o programa, testei, joguei fora mas continua com o status de instalação. Não queria ser tão radical como vc fez.
    Há algum outro jeito de normalizar o market??
    Há, eu tenha um motorola milestone. Tirando esse incoveniente, não tenho o que reclamar dele. Ainda não tomei coragem de fazer um root. Mas pretendo fazer, para poder instalar os programas no cartão SD e não na memória do celular.

    Até mais

  23. Parece que com o tempo de uso começam a aparecer as falhas do Android, normais tendo em vista ser um SO recente. Mas sinceramente acho um saco ter que resolver problemas que sequer deveriam existir. De que adianta poder customizar o aparelho se isso toma mais tempo do que o uso do aparelho em si? Concordo que temos que nos focar em tarefas e não no aparelho. Isso de ter que fazer manutenção é balela. Quando compro um carro considero fazer a manutenção do mesmo calibrar pneus, olhar os líquidos e trocar o óleo. Não se exige de um proprietário saber se a injeção eletrônica está desregulada ou como funciona o ABS, isso deve ser o próprio carro a monitorar e recomendar ou não a ida à oficina. Controlar o aparelho é uma coisa, perder tempo resolvendo problemas que não deveriam existir é outra coisa.
    Esses relatos estão cada vez me afastando do Galaxy S e me aproximando do Iphone. Claro que tb vou examinar o N8, mas os 3 dias que fiquei com um I4 para testar deixaram-me fascinado pelo gadget. Fiquei o mesmo período com um Galaxy S e embora não tenha tido problemas (talvez porque não fui mexer profundamente em um aparelho que não era meu) e tenha gostado muito da tela, senti falta de um flash, de usar o aparelho como router e o achei os materiais de construção mais modestos comparativamente ao I4. Será que esses defeitos tb existem no Galaxy Tab?

  24. Tenho 113 aplicativos e 8 jogos no meu 5800, todos instalados no Cartão e não vejo problema algum. Quem tem sabe. Só não dá pra rodar vários ao mesmo tempo.

    Sei lá, é igual aqueles carros novos dando problema. Depois é Astra, Vectra, Golf que são carros ultrapassados. Pelo menos não dá problema. O Mesmo acontece aqui: Symbian e iOS os melhores mesmo. Symbian é firme, iOs tem a aparencia amigável. Mas vai pra cada um.

  25. Rodrigo, não tem jeito mesmo, vc não consegue se adaptar a esse SO.
    Fique com seu Iphone, compre um N8 e vá ser feliz.

  26. Que pena que você não consegue se adaptar com o Android, apesar de ser fã da Nokia e do Symbian, para mim ele se apresenta tão transparente.

  27. Caramba, Rodrigo, que pena.
    Eu tava pensando em trocar meu 5800 pelo galaxy s, mas graças a você mudei de ideia. Parece que o android realmente não inspira confiança, né? Depois de saber que você (que é um expert) teve tantos problemas com o android eu vou fugir desse SO. Acho que vou. Comprar é um iphone 4 mesmo.
    Obrigado pela valiosa contribuição.

  28. O Android tem potencial, só não está maduro sufuciente ainda. Ele tem um caminho a percorrer onde o Symbian e o iOS já percorreram.

    Mas o que me falta de confiança é comprar um aparelho que vai ter um limite de versão, e eu não poderia no futuro desfrutar de uma versão mais madura.

  29. Ronilson, não é assim, o Galaxy S é muito bom, não tive nenhum problema sério nele. Funciona que é uma beleza. A única coisa ruim é a duração da bateria, mas isso não é exclusivo dele, iPhone tem o mesmo problema… Pra você ter uma idéia, já fiz um monte de coisas nele e não travou nenhuma vez, pra mim isso é sinal de estabilidade. Vou continuar testando ele. rsrs

  30. Fernado, o iPhone 4 felizmente tem uma durabilidade de bateria exelente, até concordo que era problema com o 3G e o 3GS, mas, felizmente com o iPhone 4 a bateria dura quase que duas vezes mais…

  31. gil, não tenho um iPhone 4 pra testar, mas um amigo próximo tem e fala a mesma coisa, que não dura muito, no máximo 2 dias, o que pra mim é muito pouco se comparado ao N8 por exemplo que vem durando 5 dias usando bastante… O meu Galaxy S usando moderadamente, tem durado 2 dias no máximo…
    Mas cá entre nós as baterias são o gargalo dos novos equipamentos, e vai ser assim por algum tempo até termos uma evolução nesse quesito, então não acho anormal um equipamento de ponta consumir muita bateria… Tente usar o GPS, bluetooth, WiFi, TV digital o dia todo, não vai nem conseguir por meio dia! rsrsrs

    Quanto tempo o seu iPhone 4 dura? E qual a intensidade de uso?

  32. Fernando, para vc ter uma idéia… estou com ele até agora usando normal, foi retirado da tomada as 6:00 horas e está com 97% da bateria, talvez o seu amigo deve estar na fase da empolgação “cutucando” o celular a todo momento, aí realmente a bateria vai durar menos, ou então o celular é bem novo e ainda não está com a autonomia total, de qualquer forma comparando com a durabilidade que eu tinha no meu 3GS posso afirmar que dobrou a capacidade, já o N8 eu não acho justo a comparação pois o processador é baixo, então não é correto comparar um processador de 1ghz com um de 680 em consumo, mas, de qualquer forma ponto para a Nokia nesse quesito (consumo), mas, deram prioridade a economia ao invés da performance… quanto ao tempo de duração total fica dificel pois todos os dias antes de dormir eu deixo carregando(prefiro começar o dia sempre com 100%), mas sempre quando coloco para carregar ele tá lá com uns 70% quando era o 3GS no fim do dia estaria com uns 20% (isso economizando no uso), eu acho um ganho muito grande, levando em consideração que ele é bem mais veloz que o 3GS e consome bem menos, além de ser mais compacto, uma coisa que melhorou muito, é que com o 3GS se eu fizesse uso pesado, bastante GPS, 3G, videos, jogos, a bateria não duraria um dia, com o iPhone 4 eu já fiz uso muito pesado e nunca consegui esgotar a bateria em menos de 12 horas, o que para mim está exelente!!

  33. Realmente são aparelhos diferentes, mas o processador do Nokia ao que me parece está cumprindo direito o que se propõe a fazer.

    Ai eu acho que a Nokia tem uma pequena vantagem em relação ao Android. Já que o Android requer um processador mais parrudo para aguentar, consumindo muito mais a bateria.

    Queria comprar um Android, mas ta muito imaturo ainda.
    E eu acredito que até o começo do ano que vem vou comprar um novo aparelho, pq eu sofri acidente e meu 5800 q já tava velhinho quebrou =.

    Talvez eu compre um Iphone mesmo, na TIM pré ta 1800 em 10x está bem tentador

  34. Imagino que tenha melhorado sim, muito bom. 🙂 Mas acho justo comparar o N8 sim, bom pelo menos eu avalio um equipamento pelo conjunto e não só pelo processador. Até agora o N8 está se comportando redondinho, funciona rapidamente executa muitas tarefas ao mesmo tempo sem perder performance e a bateria dura que é uma beleza. Inclusive comparo ele com o N97 que também tenho e a diferença é muito grande, acho que o N8 é uma bela evolução, tô gostando bastante dele. Uma das coisas mais legais é que o Symbian não fica pedindo um milhão de confirmações como antes o que melhora muito a experiência de uso.
    Mas voltando ao assunto Android, com certeza ele tem que evoluir, mas acho um ótimo sistema também, é baseado no linux, então dá pra ter certeza que é bem estável como o Linux é, não podemos esquecer que ele só tem 3 anos…

    []s

  35. Tá certo… mas eu acho que o N8 tem obrigação de ter mais autonomia, é como comparar um notebook com core2duo de 2.4 com um de 1.8… mas, de qualquer forma se a autonomia do N8 é boa, a Nokia melhorou bastante, pois lembro do meu n95-3 que tinha uma bateria mais reforçada que o n95-1 e mesmo assim dificelmente durava mais que dois dias de uso, se resolveram esse problema com o N8 tenho que parabenizar a Nokia… voltando ao Android, eu acho que o SO tem muito potencial, mas algumas coisas precisam ser resolvidas com urgencia, antes que o SO perca credibilidade, pois todos sabemos que a propaganda boca a boca conta muito!

  36. O impressionante é que aparelhos com Android vendem muito bem.

    Haja vista a Motorola anunciar lucros oriundos do segmento de telefonia móvel.

  37. Pelo visto o nokia n8 está dando uma bela surra no android com relação a autonomia da bateria e a instalação de softers… Pra mim o sistema android,apesar de prometer ser promissor,ainda é menino… Tem muito ainda que crescer. É uma ironia do caralho, pra que tanta memória se não pode usar??? Num velho Symbian vc lota de app,e embora fique um pouco lento,vc apenas fecha os que não usa com frequência com JbakTaskman e Mguard. Tomara que se torne mais estável,pois do contrário vou de n8 mesmo final do ano.

  38. Pô Rodrigo, uma vez tive esse problema do android market travar com alguns downloads, mas acho que consegui resolver ligando a sincronizaç?o, conectando no wifi e reiniciando o aparelho. Mas não tenho certeza se foi bem isso, acho que a questão é que como programador eu consigo testar melhor as possibilidades pra resolver os problemas.
    De qualquer forma, às vezes o Android realmente dá a sensação de não suportar muita coisa nele.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.