Rumor: Android 2.3 (Gingerbread) será liberado na quinta-feira

Se por um lado é muito bom ver a evolução de um sistema operacional, por outro, ficar o tempo todo utilizando versões antigas com um número reduzido de funções e aplicativos incompatíveis com as versões mais antigas não é definitivamente a melhor situação para um usuário de um telefone celular mais avançado.

O rumor da semana é a liberação da nova versão do Android 2.3 (Gingerbread) ainda nesta semana, que segundo um comentário no Twitter de um dos líderes do projeto Open Handset Alliance, deverá ser liberada inicialmente para os proprietários do Nexus One na quinta-feira. Em outras palavras, a versão 2.2 nem chegou ao mercado direito e já está atrasada!

A liberação das versões do Android estão acontecendo de forma cada vez mais rápidas, e a sensação de estar sempre com um aparelho de uma geração anterior nas mãos é realmente muito incômoda, e muitas vezes me faz repensar a utilização dos aparelhos com este sistema. Claro que para a maior parte dos usuários isso não faz a menor diferença, pois muitos sequer fazem as atualizações nos aparelhos, mas para os usuários mais avançados esta situação é muito ruim.

Vamos esperar para ver as novidades desta nova versão, bem como a forma de atualização que estará disponível para os usuários dos aparelhos das outras marcas e operadoras. Já estava na hora do Google criar uma forma diferenciada de atualização para facilitar as coisas para seus usuários!

Via Pocket-lint.

24 comentários em “Rumor: Android 2.3 (Gingerbread) será liberado na quinta-feira

  1. Está na hora se ser um sistema identico de atualizações igual ao da Apple viu, esta fragmentação de Androids não está muito boa para a plataforma e isto pode afunda-la rápido se não fizerem nada. Eu tenho um X10i como você tem e tive que fazer alternativas para poder uma atualização do 2.1 decente. A Alliance e Google que não se cuidam, senão esta plataforma boa que é o Android vai acabar se afundando.

  2. Sei lá Rodrigo, utilizei o meu N95 8gb por quase 2 anos sem nenhuma atualização. Só fiz agora quando a Nokia Brasil liberou o firmware com mais de 1 ano de atraso por aqui.
    Não sou usuário desligado, mas o celular estava funcionando razoavelmente e não quis apagar tudo.
    Ter o último firm nem sempre é necessário, a não ser que ele corrija bugs sérios.

  3. O problema que no caso do Android, ele não só corrige bugs como trás novas funções antes possíveis apenas com apps de terceiros ou nem isso…

    Enquanto isso na Motocaverna =P ….

  4. o android 2.2 mal chegou no Brasil! nos EUA existem diversos aparelhos com 2.2 e com certeza serao atualizados para a versao 2.3… é aqui que tudo chega atrazado.. nos EUA o Droid já recebeu a versao 2.2 desde julho ou agosto se nao estou enganado, e inclusive ja foi descontinuado, sendo substituido pelo droid 2 e droid X, com android 2.2 tbm… aki o milestone continua sendo vendido como “top de linha”, com android 2.1 e previsao para atualizar pra 2.2 até março! 1/3 dos android já roda 2.2 no mundo.. é provavel que nos EUA essa fatia seja bem maior.. enquanto no brasil, 0% roda android 2.2 oficialmente, a nao ser os nexus one!

    nosso país é um atrazo, nao adianta botar a culpa no google.. eles estao fazendo o sistema, nos EUA esta vindo ligeirinho, aqui que é uma porcaria!

    e outra.. ainda prefiro um android desatualizado que um iphone.. o android 2.0 e 2.1 já eh bem melhor q o iOS, o 2.2 nem se fala.. o sistema melhora cada vez mais e tem mais funçoes.. só acho que o pessoal fica muito afobado por causa de 1 ou 2 funçoezinhas a mais que viriam na atualizaçao e que o symbian e o iphone NEM TEM, e ficam reclamando do android!

  5. Sem dúvida a sensação de frustação para certos usuários com o vovô android 1.6 com certeza deve ser grande.
    Pensar que o xperia X10, com uma tela fantástica, processador de 1 giga etc ainda roda um dos primeiros androids lançados, ao passo que aparelhos muito mais fracos, vide Milestone rodam “oficialmente o 2.1 (eclair)” e extraoficialmente o 2.2 (froyo).

    Digo sem sombras de dúvidas que o froyo melhorou no mínimo em 100% o desempenho do meu milestone, que antes engasgava com certas aplicações e sites, agora tudo funciona de forma rápida e flúida, como deveria ser desde o início.

    A questão da fragmentação do OS traz aos usuários uma nova realidade, agora antes de comprar um aparelho com Android devemos considerar a questão das atualizações, pra não ficar com uma super maquina, porém, “capada”.

    Dessa forma, quem for comprar um aparelho novo e quiser estar sempre com a última versão “oficial” do android compre um aparelho que esteja ligado diretamente ao google, vide Nexus One, ou ainda, Nexus Two (da samsung).

    O google não pode (mas deveria) obrigar os fabricantes e fornecerem as últimas versões do android em seus aparelhos mais “antigos”.
    Esse fenômeno não ocorre só no Android, a nokia também deixava seus usuários abandonados depois de certo tempo, forçando a compra dos novos aparelhos que não tinham praticamente nenhuma novidade em termos de hardware.

    Apesar de não ser usuário do iphone, acredito que a apple é a empresa que mais respeita seus clientes, visto que aparelhos de até 2 gerações passadas ainda recebem as atualizações do sistema.

    Abraços

  6. Eu acho que o importante mesmo é vc ter uma versão do SO que realmente atenda as suas necessidades e não ter sempre a última versão. Isso é frescurite e imaturidade.
    Se o sistema está em evolução é natural ter atualizações e se vc não quer passar por questões e “problemas” de atualizações, não use esse sistema.
    Pra mim fica cada vez mais claro que Android não é pra vc., Rodrigo.
    …como se a Nokia por ex. não fosse a mesma coisa.

  7. Eu era fã do android, mas agora já não sou tanto. Foi uma novela para eu conseguir atualizar o meu Milestone de 2.0 para 2.1. Para 2.2 vai demorar e 2.3 nem pensar. Além disso o sistema, volta e meia, dá umas travadas estranhas. Ontem eu fui mostrar o jogo Angry Birds pro pessoal e meu celular travou total, tive que resetar duas vezes.

    É, a cada dia fico mais tentado a comprar o Nokia E7.

  8. Rainor:

    Acessa o site do Edgar, lá você vai encontrar a ROM shadowmodBR com o Froyo, o ganho no desempenho em comparação com a 2.1 é absurdo, fazem 5 dias que meu aparelho não trava, tudo funciona lindamente, é outro aparelho.

    Trabalho fantástico do desenvolvedor.

    Recomendo veementemente a instalação da ROM, constantemente tem novas melhorias e updates, basta acompanhar o site

    http://shadowmodbr.wordpress.com/

  9. Eu concordo com alguns comentários mas discordo em vários outros. Eu prefiro um SO que tenha atualizações constantes que não só retirem as falhas mas como também aumente suas funcionalidades,etc.
    Isso não é o que ocorre com a Nokia por exemplo, onde as atualizações são demoradas e não trazem tantas coisas novas para o usuário e sim mais correções.
    E outra, se o usuário é realmente um usuário avançado que quer o SO mais recente rodando no seu celular porque não instala por contra própria ? Tem centenas de sites explicando como que se faz isso !
    Veja bem, eu concordo que se fosse liberado normalmente seria muito melhor. Porém do jeito que está para o usuário avançado está muito melhor do que se as atualizações fossem mais demoradas e elas fosse repassadas rapidamente.

    Valeu !

  10. Rodrigo, que bom que existe seu blog, caso contrário eu já teria comprado essa enganação que é o android.
    É muito bom ter uma pessoa como vc que está sempre a nos alertar sobre esse fiasco de sistema.
    Abraço.

  11. Eles deviam fazer igual ao Ubuntu, que libera novas versões apenas semestralmente (Abril e Outubro), 9.4, 9.10, 10.4, 10.10.

    Releases com correção de bug podem ser liberados a qualquer momento, mas novas versões apenas em nova versão;

    Com isto as versões podem sair mais maduras, os fabricantes podem planejar melhor quando terão que liberar as atualizações e o usuário também não será pego de surpresa.

  12. Eu não vejo problema algum no fato que meu Milestone esteja rodando o Android 2.1 mesmo que este já esteja exista 2.3. Por exemplo, estou escrevendo isso em um Macbook com windows XP, já temos o vista e o Seven, mas é o XP que me atende melhor. Se eu quisesse um Smartphone que rodasse o Android 3.7 eu aguardaria para comprá-lo daqui uns 8 ou 9 meses quando esta versão já estiver lançada, até porque os dispositivos que estão saindo hoje, certamente, não têm hardware suficiente para as versões que vêem ai, assim como meu Milestone não tem para rodar o 2.3. Se eu compro bananas não há porque querer ter laranjas, devo me contentar com bananas (de qualidade).

  13. Carlos Dias:

    Fiasco de sistema ?

    Bem, eu pensaria muito bem antes de falar isso. Dê uma olhada em alguns testes, vá mais afundo que você verá que não é bem assim.

    Abraço

  14. Não gosto desta fragmentação de sistema, e para os que dizem que é frescura, uma economia substancial no consumo de bateria, poder instalar apps na memória de massa e ter flash faz muita diferença.
    Sou a favor do Google na velocidade sim, quem usa o Chrome sabe do que eu falo, o problema, que deveria ser barrado são as interfaces dos fabricantes, o software deveria ser o mesmo para todos, além de um prazo para que o fabricante atualize o sistema, mantendo uma experiência similar a todos os usuários.

  15. Na minha opinião existe a tal fragmentação do Android, mas so aqui no Brasil, lá fora, os que não recebem atualização ja são aparelhos “ultrapassados”. Comecei direto no Android 2.1 e logo fui para o 2.2, o Milestone que mexi pouco de um amigo com 2.0 não impressionou, imagino como seria 1.5 ou 1.6, acredito que não tenha tanta diferença comparado ao Symbian nessas versões, mas não é esse o assunto.

  16. @Carlos,
    Eu tb pensava que o XP era suficiente para mim, até que mudei para o 7. Experimente e vc não vai querer nem ver o XP! é mais bonito que o Vista (que foi a pior coisa que a Microsoft já fez) e mais veloz, seguro e funcional que o XP.

  17. Este problema de fragmentação tem um outro lado bastante problemática, o lado do desenvolvedor. É muito mais fácil desenvolver para o IOS, pois a Apple libera (provavelmente amanhã teremos o IOS 4.2) a nova versão para todo o mundo e para todos os aparelhos que conseguem rodar a nova versão. Tb as APIs são muito bem resolvidas para se fazer programas para “multi-aparelhos”.

  18. Acredito que essa questão pode ser analisada por 2 prismas:

    . é ótimo terem avanços no SO freqüentemente, quem ganha a médio e longo prazo è o usuário;

    . para se ter atualizações realmente significativas nos aparelhos da Nokia, que não fossem elas meramente reparações de bugs, a única saída era adquirir um novo equipamento.

    Sem contar que atualizar para o Froyo não há necessidade de aguardar a liberação do Update, todos aqui sabem que existem outros caminhos tais quais podemos citar como exemplo o Jailbreak do Iphone ou Roms alternativas.

  19. Muito bem colocado Nel, troquei meu iphone 3gs pelo HTC Desire já fazem seis meses. O aparelho com 2.1 era mto bom e com 2.2 ficou ainda melhor. Tive a felicidade de ter o Froyo(2.2) quase q. de imediato ao seu lançamento. As melhorias foram mto grandes(Video HD, Hotspot, velocidade, etc.). E fico imaginando o q mais poderia ser melhorado?

  20. @Ricardo, esse HTC Desire é um aparelho de primeira categoria assim como 99% dos lançamentos da HTC.

    Quando me referi a Nokia é porque sempre que quiz me atualizar com relação ao OS tive de adquirir outro aparelho do contrário realmente só conseguia os ajustes dos bugs.

    Em nenhuma oportunidade vi a Nokia atualizando versões de aparelhos como exemplo posso citar que quem tem um N95 S60 OS 9.3 nunca vera o OS 9.4 em seu equipamento.

    Isso nunca ocorreu na trajetória da Nokia.

    Na verdade essas atualizações só ocorrem no Iphone e no Android.

    Um abraço, amigo.

  21. Tenho um questionamento a todos.

    Fora o OS do Iphone e o OS Android da Google, algum outro faz atualizações?

    A resposta é não o Symbian e outros quando muito fazem apenas updates ou seja acertos de bugs.

    ———————————————–
    Já no caso do Milestone/Android quando o comprei chegou na versão:

    2.0, que passou para;

    2.01, vindo cheio de acertos e o mais importante novidades, que passou para;

    2.1, cheio de correções e mais ainda versão lotada de novidades, que passará até Março/2010 para;

    2.2, novamente cheia de correções e novamente cheia de novidades.

    Conclusão ficarei com um Equipamento NOVINHO sem que gaste um centavo sequer.

    Nunca tive essa facilidade em outro OS, salvo OS do Iphone.

    Não estou nem aí para fragmentações o que me importa é que o equipamento não caia na obsolecência por falta de software, ou seja vou ficar com um Hardware competentissimo e com Software autalizado.

    Que venha agora o GingerBread se não sair atualização oficial vou por outros caminhos. Não é assim que ocorre no Iphone via JailBreak para se ter alguma independência mais do que a nativa ou com um monte de equipamentos com ROM´s adquiradas através da NET pelo fato de oferecem um pouco mais que o costumeiro.

    Vida longa ao Android e ao Iphone.

    Que as outras operadoras sigam esse caminho, assim todos ganharemos
    —————————————————-

    Questionamento:
    Se você compra o equipamento com o OS 9.3 vai morrer com ele ou será que estou enganado?

    Alguém pode me responder?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.