Com iPhone em falta a Samsung fatura com o Galaxy S

Há algum tempo meu cunhado, cansado de esperar pelo iPhone 4 demonstrou interesse pelo Samsung Galaxy S como alternativa ao produto da Apple, e como não se tratava de um fanboy da Maçã, depois de muita espera ele acabou optando pelo aparelho com o sistema operacional Android e ficou muito satisfeito. Claro que tudo é uma questão de gosto pessoal e necessidades específicas de cada um, mas hoje os aparelhos top de linha estão realmente muito bons, e independente da marca ou sistema operacional podem atender perfeitamente os mais variados tipos de usuários.

Hoje o IDG publicou um interessante post que indicava que a falta de iPhones no mercado brasileiro estaria ajudando a impulsionar as já aquecidas vendas do Galaxy S da Samsung, o que foi uma interessante coincidência com esta situação que eu pude ver na minha própria família.

Segundo o artigo,  “Nos últimos dias, vários veículos publicaram notas relatando que a última remessa de telefones da Apple foi de apenas 70 mil unidades, rapidamente absorvidas pelos ávidos consumidores nacionais. Enquanto isso, também começaram a pipocar no Twitter reclamações de que seu maior rival, o smart da Samsung, também está difícil de achar, ao menos nas capitais da região Sudeste, que responde por 60% do mercado no país.”

“Realmente, não estamos dando conta da demanda, principalmente na região Sudeste”, admite Hamilton Yoshida, diretor de TI e Telecom da Samsung. E lamenta: “não conseguiremos nem no Natal”.

Além da logística complicada do Brasil (“um de nossos desafios é distribuir o que produzimos”), outro gargalo para o Galaxy S é a tela. Feita com tecnologia AMOlED (LEDs orgânicos), é feita em uma só fábrica, no interior da Coréia. Segundo ele, o mercado brasileiro de smartphones está crescendo a passos de tigre asiático. “Só este ano haverá um aumento de 50% nas vendas unitárias”, disse. Embora representem apenas 7% do total do setor, em unidades, os smarts já são 15% em valor.

No mundo, o telefone top de linha da Samsung, distribuído em 90 países, já vendeu 5 milhões de unidades e também está apresentando um desempenho acima do esperado. O chefe global da divisão mobile da fabricante, Shin Jong-kyun, disse há algumas semanas que a empresa projeta vendas de 20 milhões de smartphones este ano, 2 milhões a mais do que a projeção anterior, em junho.”

O Samsung Galaxy S se tornou uma alternativa muito interessante para quem procura um smartphone top, e mesmo quando fiz a minha compra eu cheguei na loja com a intenção de comprar um iPhone 4 e na falta deste comprei o Android e fiquei realmente muito satisfeito. E você, na falta do iPhone 4 também compraria um Galaxy S?

Via IDG.

59 comentários em “Com iPhone em falta a Samsung fatura com o Galaxy S

  1. Nem a pau. Quem sabe do que o iPhone é capaz não faz essa troca. Pena a Apple não dar a menor importância para o Brasil. Culpa dos nossos impostos que triplicam os preços de tudo relacionado a tecnologia.

  2. Foi o que eu acabei fazendo, nao encontrei o iphone 4, e nao pensei duas vezes galaxy S direto e não tenho arrependimentos.

  3. Sim, foi a mesma coisa, estava querendo muito ter meu primeiro iPhone e ia mesmo comprar o 4, mas ele não se encontrava mais na loja da Claro, mas ae um amigo meu que trabalha nessa loja veio me avisar que o Galaxy S havia chego, fui correndo ver, e como ja tinha um Milestone, foi só um cliente da loja onde trabalho (Oi) pegar meu Milestone a vista por Mil reais, fiz um plano na concorrência e levei o Galaxy S por 909 reais no sob medida 80! Com plano de dados e minutos para claro! Estou muito satisfeito, o Android no Galaxy S nao tem nada a ver com o Android quer usava no Milestone, liso, rapido, muitos apps, e nem um pau!!

  4. Minha segunda opção era o galaxy s, tanto que já estava ate cotando valores pensando que o iPhone 4 seria muito caro, para a minha alegria no dia do lançamento sem muito alarde a vivo estava vendendo o iPhone 4 por um bom valor no meu plano, acabei saindo da loja com o iPhone 4 por 1159 reais, e consegui 1100 no meu 3GS, conclusão paguei 59 reais nele, mas sem duvida se não fosse o iPhone 4 pegaria o Galaxy s, esse a samsung caprichou!!

  5. Eu queria trocar meu Milestone por outro aparelho pois ele fica cortando minha voz em ligações (muita gente reclamado disso). Pesquisei, li tudo sobre o iPhone, Nokia N8 e Samsung Galaxy S. Descartei o celular da Apple pois não curti ter que usar o iTunes (ou fazer jailbreaker) e não poder comprar apps na store brasileira. O Nokia tem os Ovi maps, que eu acho ótimo, mas a Ovi store também não tem apps pagas e o Symbian ^3 ainda é uma incógnita. Acabei pegando um SGS (como o pessoal chama) ontem mesmo e ainda estou explorando o bicho. Legal foi ver que meus contatos do Milestone passaram todos para lá (inclusive alguns que eu nem imagino quem sejam). Acho que não vou me arrepender de minha escolha, espero apenas que a Samsung cumpra com a promessa de upgrade para o Froyo mês que vem.

  6. Eu comprei o Galaxy, porque não encontrei o iPhone4 e vou comprar o Tablet da Samsung, porque não encontrei o iPad no Brasil. Mas acho o iPhone4 um tremendo device, apesar de não ter comprado, não sou ignorante, nem fan boy com dor de cotovelo da Nokia para nao reconhecer que a Apple tem coisas bastante bacanas.
    tomara que um dia, os fanaticos saibam diferenciar tecnologia de radicalismo.

  7. Eu fui á loja da Claro do BarraShopping aqui no RJ na expectativa de entrar na fila de espera do iPhone4, mas a loja nem isso estava acitando mais. Então fiquei na dúvida entre um Galaxy S e um Xperia X10, que foi o escolhido. Já atualizei o mesmo e vejo que fiz uma ótima escolha.

  8. Eu ainda acho que o Nokia N8 apesar do Symbiam ultrapassado, ainda é melhor aparelho do que o Galaxy S, tenho visto problemas no GPS dele, além da ausencia de alguns pontos presentes no N8, mas certamente isso vai variar de acordo com as necessidades de cada usuario

  9. Estou na fase de trocar meu iPhone 3GS por outro celular, e pela minha experiência com smartphones, este sim é o que mais permite funcionalidades e desempenho vendo que o iPhone lhe trata com limitações que são ridículas de aceitar.

  10. Já eu tenho um N8, pois acho mais importante a câmera, seja pra fotografar ou pra filmar, mais importante em um smartphone, depois da função de falar é lógico (kkkk), porém o galaxy ou iphone são surpreendentes e não me arrependeria se troca-se por eles, mas acho o galaxy melhor, peca só no tamanho, não gosto de aparelhos muito grandes, já acho o N8 e o iphone bem grandes. Falo isso pois o navegador do N8 não é bom e ainda ocorrem leves travadas no uso do aparelho e o galaxy é liso.

  11. Eu compraria o galaxy de todo jeito, pois eu moro no interior de goias, e para comprar o iphone teria q ser pela net, ja q a loja da vivo nao vende eu compraria o sansung galaxy s, ou o nokia n8!!!

  12. Cogitei muito o Galaxy S, mas fiquei decepcionado com relação ao suporte suíte PC deste dispositivo, bem como sua tão esperada atualização ao froyo que não chega, nem se tem certeza se vai chegar e quando, e ainda, se vier será que o proprietario não terá problemas para atualizar o dispositivo??

    Outra questão que tenho pesquisado bastante.. será que o suporte flash no navegador é tão importante assim como se propaga?? não seria um problema para a bateria, será realmente tão útil assim a ponto de se descartar o iPhone pelo Galaxy S? de modo que esfriou minhas intenções pelo Galaxy S, assim como outrora esfriou pelo N900 da Nokia, que tem seus problemas.

    Hoje, se não tivesse iPhone 4 na loja, ainda assim eu iria espera-lo, apesar das críticas que se faz ao iPhone 4, ainda assim vale a pena!

  13. Rainor como assim não poder comprar aplicativos na loja brasileira?? Vc pode muito bem comprar na loja brasileira sim, só não tem muitos jogos, mas o restante dos aplicativos do mundo todo tem na app store brasileira, outro detalhe é que vc pode muito bem criar uma conta argentina ou americana que até meu sobrinho sabe fazer… quanto ao itunes, tem os dois lados da moeda, ele simplesmente é a melhor forma de backup, só usando para saber, a cada troca de iPhone é mandar sincronizar com o novo iPhone e tá tudo la, contantos, fotos videos, aplicativos, save games etc etc… muitos falam sem ao menos experimentar…

    Quanto ao comentário de modinha, eu acho que já passou dessa fase, quem compra o iPhone não quer só um aparelho estiloso, a moda é passageira, se ele vende bem algum motivo tem, alem de digamos “modinha”.

  14. Tetaloco,
    não concordo com a sua colocação pois vc não sabe a necessidade de cada usuário!
    Sou usuário de Symbian S60 e estou inclinado a trocar por um iPhone.
    Dois motivos me impedem: a falta de aparelhos no mercado ( nem a minha operadora anunciou ainda – Oi ) e a chegada do Windows Phone 7, que promete boa concorrência com os sistemas correntes e é bem comentado no mercado exterior.
    O Galaxy parece ser um aparelho muito bom, mas há o risco ( mesmo que mínimo, em se tratando de aparelho top de linha )de se ficar com as atualizações defasadas.
    Todas as possibilidades podem e devem ser consideradas de acordo com a necessidade de cada um , mas apontar o dedo e dizer iPhone= moda e Galaxy S= supra-sumo da tecnologia, acho um pouco demais! 😉

  15. Aqui um bom motivo para comprar o iPhone 4, me diga aparelho tem um jogo com essa qualidade gráfica custando apenas 1,99 dolares??

    To baixando agora para o meu ip4

    PS.743 mb

  16. Tanto o Galaxy quanto o Iphone tem tecnologia suficiente para serem procurados como tem sido.

    Para o meu gosto, compraria um Galaxy S de início, por outro lado teria um Iphone com o maior prazer também. Outro aparelho que não fossem Android ou IOS nem cogitaria enfim a competição é entre eles no momento.

    Qualquer um dos dois são excelentes.

  17. Na falta do iPhone eu…. calma! Eu jamais compraria um iPhone!
    Galaxy S na cabeça. Na falta dele, Milestone 2. Quem é fã de tecnologia sabe que iPhone realmente não atende todas as necessidades e ele só é status.

  18. Estou na mesma situação de muita gente aqui, o iPhone 4 sumiu do mercado e o Galaxy S cada vez mais se mostra uma excelente opção, apesar de que, eu já estava nessa dúvida há tempos.
    Não sei se espero o iPhone voltar ou se vou de Galaxy S (que também tá indo embora).
    Mesmo já tendo lido exaustivamente sobre os dois aparelhos, a dúvida persiste, sendo que pra mim, o que pesa mais pro lado do iOS, é a quantidade de jogos que existem para o mesmo, apesar de que na AppStore BR, são poucos e, na americana (onde tenho conta), só dá pra pegar os FREE, uma vez que o endereço de cobrança do cartão de crédito, deva ser americano.
    Um aparelho que está chamando bastante atenção, é o Xperia 10, mas não sei como ele se posiciona frente ao SGS e o iPhone 4. Se alguém puder falar sobre o mesmo, agradeço.

  19. Raphael, discordo da sua opinião, alias é esse tipo de comentário que provoca flames, sou fã de tecnologia, tenho varios devices de varias marcas e não comprei o iPhone por status, alias, eu acho que o individuo que compra um iPhone e pensa que com isso terá algum status está bem por fora, uma vez que existe aparelhos muito mais caros que um iPhone… como o Rodrigo sempre sabiamente diz nos comentários eu faço coro, “não existe melhor… usos e necessidades diferentes” o iPhone pode ter vários defeitos pertinentes a politica fechada da maça, mas só cego para não enchergar que o produto é bom, e tem lá suas qualidades…

  20. Pois é Rodrigo, eu fico imaginando esse jogo na telona do iPad deve ficar show!! To baixando para o meu iPhone 4, o duro é que vai levar um bom tempo para terminar… kkk abraço!

  21. @RenatoMartins, uma dica, crie uma conta na Argentina, você pode pagar com qualquer cartão de credito internacional, ou então mesmo com a sua conta americana vc pode comprar gift cards e depositar na sua conta do itunes, eu comprava assim até fazer a conta argentina… abraço

  22. @Gil, não sabia dessa opção da conta argentina. Se eu tiver saco de esperar o iPhone 4, farei isso, mas a dúvida continua. Acho que vou esperar meu 5800 morrer de vez e parto pra um desses dois.

    Sobre o Xperia 10, alguém pode falar algo???

  23. Na verdade todos esses aparelhos possuem prós e contras, e o que é vantagem para alguém pode ser desvantagem para outro. iTunes, p.ex., há quem ache ótimo um soft que gerencie o conteúdo, sirva para backups, etc. Já eu acho aquilo algo ruim, ter que usar um PC para mexer no celular. E nossas escolhas envolvem componentes bem subjetivos, algumas pessoas acham a interface do iOS algo “moderno”, já para mim passa a impressão de algo antigo, pouco customizável. Acho mais “moderna” a interface do Android. Na verdade isso não faz diferença alguma, é questão de gosto mesmo.

  24. Rainor, em parte eu concordo com você, a interface do iPhone já está ficando um pouco “velha” mas eu acho que provavelmente no iOS 5 as coisas mudem (assim espero), de qualquer forma para a turma do jailbreak as customizações são bastante variáveis, digo isso pq o meu é tão diferente do original que se vc pegar não vai nem saber qual SO eu uso kkk… mas, são gostos e usos mesmo, vejo o Android como um concorrente de peso para o iOS, o que me segura no iPhone até o momento é a loja recheada de jogos (sou viciado), e a qualidade do aparelho, em termos de durabilidade e até valor de mercado, comprei um iPhone 4 por 1159 e vendi um 3GS usado com um ano por 1100 reais, nunca consegui fazer isso com os meu outros aparelhos da Nokia… mas, no futuro não discarto a compra de um Android, o SO parece muito bom, só espero que o Google resolva a questão da fragmentação das versões…

  25. Olha, foi por POUCO que não comprei o Samsung.. Mas eu ja tenho muitos aplicativos comprados na Apple Store, muitos programas de medicina, e também ja tinha comprado capinhas e películas pro Iphone 4! rs Dai tive que esperar. Mas estou muito feliz que deu tudo certo e estou com ele em mãos! Mas o Samsung deve ser muito bom!

  26. Eu vou comprar um Iphone 4 mas só pq ele tem bastante jogos bons.

    Para fotos e musica eu queria um N8, mas já tenho um 5800 que é bem bom!!

    Mas ta osso, não tem nas lojas, só no mercado livre e ainda tem alguns que tem que esperar.

    @Rodrigo Avila, se eu tivesse o dinheiro a vista até negociava com vc. Mas tenho outras prioridades para investir.

  27. Rodrigo Avila, se quiser vender ou trocar, corre no pdabr lá tem varios usuarios querendo trocar o Galaxy S no iPhone 4 pagando até uma diferença…

  28. No lançamento do iPhone 4 renovei minha fidelizaçao e ganhei um de 32gb da TIM. Tenho ainda um 3g e, conhecendo o aparelho, não trocaria por nenhum outro.
    Excelente celular

  29. Se você perguntar qual o Smart mais bonito, não tenho dúvida. É o iPhone. Se você me perguntar se eu trocaria meu Milestone (isso mesmo o 1.0) por ele a resposta é não!

    Tendo iPhone 4 ou não na loja eu iria de SGS, facil.

  30. Meu iphone 4 caiu do quinto andar 😦
    Nao achei outro pra comprar e fui de galaxy s!
    Se alguem for vender o iphone 4 entre em contato!! hehehehe
    Gostei do galaxy, mas prefiro o iphone 😉

  31. gil! Pra vc, pra mim e para várias outras pessoas que aqui frequentam realmente usa um iphone ou ipod por várias necessidades assim como outros devices!Mas para muitos (a grande maioria) ter um iphone é modinha sim, eu conheço várias pessoas que tem um iphone e fica tirando do bolso só pra falar que tem um, e usa o aparelho só pra falar e mandar menssagens! De 12 amigos meus que tem iphone apenas um usa os mais variados recursos, atualmente eu uso o ipod apenas para jogos e o n900 para o restante das tarefas! Atualmente nao troco o n900 por aparelho algum, pois além de ter tudo que preciso o microB é incomparável! Igualmente ao Rodrigo atualmente eu aumentarei meu número de devices e não trocarei!

  32. Não creio que ainda tem alguém que acha que qualquer smarth é status… só na cabeça de quem pensa assim..

    Gosto do iPhone, não muito do Android pela extrema fragmentação do SO e gosto muito do Symbiam…

    Tenho um n8 há 1 semana e é um ótimo aparelho, claro que com limitação, como todos.. não existe aparelho perfeito… mas isso não tira o mérito de nenhum…

  33. Não só compraria, como JÁ COMPREI! Estou adorando. A reclamar só a demora da samsung em liberar o froyo 2.2. No mais é tudo de bom!

  34. Alex, bem no começo lá no iPhone Classic, eu até achava modinha, que ia ser passageiro e tava feliz da vida com o meu N95 que realmente tinha muito mais recursos que o primeiro iPhone, mas hoje em dia, eu não acho tão modinha assim… pq qualquer um, qualquer um mesmo!! Pode pegar um iPhone usadinho que seja, sem falar no preço que caiu bastante (felizmente), então se alguem compra iPhone para impressionar eu acho que tem alguma coisa errada é com essa pessoa… Só acho errado generalizar as pessoas, rotulando um aparelho como modinha sem ao menos saber do que o aparelho é capaz, não estou falando de vc, é de alguns que entram só para falar que o iPhone é modinha, escuto esse mesmo comentário desde o 3G, será que modinha dura tanto tempo assim?? Se fosse só modinha, já teria passado… Uma coisa que eu tenho que concordar, é que infelizmente o aparelho que tem mais fanboy, que muitas vezes nem sabe do que tá falando é o iPhone… mas, fazer o que…

  35. Utilizo iphone desde o 3gs. Antes de pegar o i4, como achei que não conseguiria adquiri-lo no lançamento, resolvi testar o galaxy e o achei bastante interessante, teste muito e tal, sem contar que sairia uns 500 reais mais barato que o iphone…
    No final das contas, optei pelo i4 e não me arrependo em nada, apesar de ter gostado do galaxy…
    Ao contrário do que alguns dizem que é modinha ou não é para fãs de tecnologia, acho que isso é uma grande bobagem…
    Trabalho com tecnologia, sou fã de tecnologia e não sou fã de modinhas, assim como muitos outros usuários da maçã.

  36. Tenho procurado o iPhone4 na TIM, mas não encontro. Se a Apple e as operadoras estão esperando a oportunidade pensando em incrementar vendas no Natal, estão erradas. Considerando que eu tenho um MacBook Pro e um iPad, é natural partir para um iPhone para harmonizar tudo poise, caso contrário, eu continuaria com o Nokia, visto que o bom e velho E71 com sua bateria excepcional que nunca me decepcionou, a não ser pelo tamanho da tela.

  37. Exatamente! Comprei o Galaxy S porque a Apple não soube fornecer o que prometeu… eu ia comprar o iPhone, estava decidido. Perdeu.

  38. QUEM QUER TROCAR UM IPHONE 4 POR UM SAMSUNG GALAXY S?? COMPREI O GALAXY ONTEM, ADOREI O APARELHO, MAS COMO NÃO TINHA I IPHONE4 NA LOJA ACABEI NÃO TESTANDO ELE, SENTINDO.. SENDO ASSIM, QUEM QUISER TROCAR, PEGA MEU E-MAIL RODOLPHO.CUSTODIO@GMAIL.COM E VAMOS INICIAR UMA DISCUSSÃO. SE VOCÊ CONSEGUIR ME CONVENCER, LEVA!

    Depois que eu comprei ele, até me esqueci da possibilidade de ter um iPhone4. Mas já que ela existe, vamos avaliar a situação!

    Abs galera,

  39. Boa noite!
    Eu tenho certeza que tanto o Iphone quanto o Galaxy S são ótimos dispositivos e claro para seus respectivos públicos!
    Buenas,eu não sou fan de ninguém a não ser do meu bolso!
    Mas entre o Iphone,Galaxy S e o N8 eu inda fico com o da Nokia! Pelo simples fato de ter um S.O mais aberto que os demais e um preço muito menor!

  40. Como eu disse antes, comprei um Galaxy S anteontem e vou dar um conselho para todos:

    NÃO COMPREM!!!!!!!

    O celular é lindo, a tela é magnífica e tudo mais, mas tem um problema, O GPS NÃO FUNCIONA!!!!

    Costumo usar o Google Maps e o Sygic no meu Milestone, sem qualquer problema. Mas o SGS simplesmente não mantêm qualquer sinal de satélite, acusa erros de quilômetros na localização e impossibilita qualquer navegação pelo aparelho. Pesquisei na internet e vi que o problema é geral, e a Samsung fica prometendo uma correção, mas nem se mexe. O pior é que acredito que um novo firmware não resolverá nada pois o problema é de hardware. Para não pensarem que eu estou implicando com o aparelho, saibam que eu fui até a loja e eles trocaram o celular. Saí do shopping com ele ligado e, já no taxi, constatei que continuava a mesma porcaria.

    Pois bem, não digam que eu não avisei: NÃO COMPREM O SAMSUNG GALAXY S.

    O pior é que o Milestone tem problema de cortar a voz (problema de fabricação), o Nokia N8 desliga e morre de vez, o GPS do SGS não funciona e o iPhone perde o sinal da ligação. Po**a, parece que tudo vem com defeito atualmente.

  41. eu como apaixonado por tecnologia trocaria facil facil, so não peguei o galaxy para mim porque quero ver o n8 primeiro.
    e vc Rodrigo, nesta questão pegaria o N8 ou o Galaxy S?

  42. Tô muito na dúvida entre o Iphone e o Galaxy S…
    Mas no momento os dois estão em falta e o pior é que sem previsão de chegada!
    A Claro nem dá uma noção!
    Mas depois de tudo que li a respeito…
    Estou tendendo muito a optar pelo galaxy!
    Agora é só aguardar impacientemente! Rsrs

  43. Tava na mesma dúdida, até resolver pegar o iphone 4.
    Lendo VÁÁÁRIOS reviews na net conclui q ambos são aparelhos mto bons e em princípio tava tendendo ao SGS, mas algumas coisas me fizeram mudar de idéia:
    Eu tinha o iPhone 3GS e sabia o poder do iOS, sistema q apesar de ser limitado em mtos aspectos, apresenta uma estabilidade e uma “usabilidade” que só quem tem sabe. (não é a toa q a apple costuma “produzir” fanboys msm com um sistema tão fechado).
    Android é um OS f***; tem tudo pra dominar em market share em pouco tempo, mas é um sistema que tem mto a melhorar em vários aspectos. Ex:

    Usabilidade >> apesar de ser boa, perde pro iOs. Este simplesmente funciona, flui… Os aplicativos são muito bem feitos (nunk vi tannto app feio qto no android!!)

    Estabilidade >> tenho quase 300 aplicativos no meu iPhone e nunca tive problemas com travamentos ou incompatibilidade do app com o sistema, e nesse ponto o controle da apple no que entra na sua loja faz toooda a diferença.

    Atualização de OS >> Nem preciso comentar…

    Jogos >> Idem (apesar de isso ser um ponto q provavelmente vai mudar em breve).

    Bateria >> Sim, a bateria do iphone 4 melhorou bastante em comparação ao outros iPhones e segura melhor o tranco comparada à do seu concorrente robô…

    GPS >> procurem na internet sobre o problema no GPS do SGS, que parece ser hardware msm…

    Enfim, adquiri o iphone 4 e to achando simplesmente maravilhoso. Talvez compre um outro android top de linha no futuro pq a Google sabe o que faz e to botando mta fé no Gingerbread, e sei que o SGS provavelmente vai morrer no froyo (q tb é ótimo).

  44. Comprei um Galaxy S e estou muito satisfeito. O unico problema até agora é a duração da Bateria (tem que carregar todo dia), tirando isso esta superando todas as expectativas.E o Navegador da Google é muito bacana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.