Problemas de fabricação afetam smartphones N8, confirma Nokia

Segundo a reportagem do site IDG Now algumas unidades do smartphone Nokia N8 poderão apresentar problemas de energia, resultando, por exemplo, no desligamento automático do aparelho, de acordo com um anunciou da Nokia na última quinta-feira (18/11).

“Algumas pessoas que adquiriram o N8 relataram que ele está desligando automaticamente, ou, simplesmente, não ligando”, comunicou Niklas Savander, vice-presidente executivo e gerente geral da unidade de mercados da Nokia.

De acordo com o comunicado oficial em seu blog, todos os aparelhos serão substituídos.

“O problema está dentro do período de garantia e os proprietários podem procurar os nossos centros de atendimento. Para resolver a questão, estamos adotando medidas em toda a nossa linha de produção”, disse Savander.

Não foi mencionada a quantidade de aparelhos que apresentaram o defeito, mas de acordo com a empresa apenas um pequeno número de smartphones estariam apresentando o defeito.

“O N8 é um produto importante para a Nokia, principalmente, às vésperas das tradicionais compras de final de ano e questões como esta podem ter um impacto negativo, se não forem tratadas de uma forma ágil”, comentou Roberta Cozza, principal analista da Gartner. “A Nokia precisa ter cuidado”, completou ela.

De acordo com Eldar Murtazin, do Mobile-Review: “A história se repete. Assim como o 5800, o N8 tem partes danificadas na primeira leva do aparelho. Os Nokia N8 estão morrendo por todo o mundo. Todos celulares são afetados”. Sami Sarkamies, analista da Nordea, afirma que, como nem todos os consumidores devem ter relatado os problemas, o tamanho do estrago pode ser bem maior do que parece. (Via Giz).

Estou com um Nokia N8 em casa para testes, e até o momento não enfrentei nenhum problema, sendo que este mesmo aparelho foi encaminhado para outros editores antes de chegar nas minhas mãos. Aparentemente está tudo ok, mas recebi ao menos 2 relatos de leitores com problemas semelhantes antes da divulgação oficial deste caso. Vamos acompanhar este problema para ver a sua exata proporção e a postura da empresa, inclusive no Brasil.

151 comentários em “Problemas de fabricação afetam smartphones N8, confirma Nokia

  1. Humm… isso é preocupante. Mas imagino que os fabricados aqui em Manaus devem ser melhores que os fabricados na China!
    heheh

  2. O meu até quarta-feira chega. Espero que de tudo certo!
    Mas sera que esse problema esta vindo só de uma fabrica ou em todas? Espero que a de Manaus não esteja com esse problema.

  3. Hoje estou no 44º dia de uso ininterrupto do N8, comigo desde o Nookia Developers Day, e, até agora, os problemas que tive foram decorrentes de quedas (cobertura do plug P2 perdida – é bem frágil) e não encontrar a peça na autorizada PLL aqui no Rio de Janeiro. Ontem usei o aparelho no mar, com uma bolsa estanque Dartbag e gostei do resultado.

    Já ia esquecendo: Nas fotos em preto e branco a câmera do N8 apresenta linhas verdes dificeis de serem retiradas na edição. Mesmo usando o Aperture, ainda apanho para removê-las. Nas fotos coloridas, tranquilo.

    Aqui vai um exemplo

  4. Meu aparelho tem pouco mais de uma semana de uso, até agora sem problema nenhum….contanto que estou conectado ele com meu pc utilizando o 3g e tá tudo beleza, bem mais rapido e estavel que minha propria net….

    Abraços!

  5. É, a dor de cabeça vai ser grande para os que tiverem os aparelhos com o problema.
    30 dias na assistência técnica.
    Eu acho que as melhores opções do mercado de SmartPhone são:
    Milestone 2, Galaxy S e iPhone 4.
    A Nokia perdeu o jeito.
    Agora, o que adianta ter tanto recurso, e vai travar?
    Tanta gente rasgou cedo, para ler uma coisa dessas, a própria Nokia vem a publico dizer que tem problema de fabricação.
    É, depois fala do problema da antena do iPhone4.
    Só lamento…

  6. Uso o Nokia N8 a mais de uma semana e até agora não encontrei problema de desligamento nenhum, não sem motivo. Já tive problema de reiniciar o sistema por software que travou.
    Mas isso ocorreu pq vivo instalando e testando varios programas no celular e uso muito todos os recursos do mesmo. Tudo bem que isso não é desculpe mas quem não faz uso intensivo de celular acredito que não vai ter esse problema.
    Mesmo essa questão de travamento você vai encontrar em qualquer outro smartphone.

  7. O aparelho do meu namo já tem quase 1 mês de uso e está perfeito, cheio de apps instalados e ele só elogia!…
    Infelizmente, qq fabricante pode passar por isso, de ter alguns produtos, algum lote defeituoso… =/
    Vi numa comu do N8 um caso de um usuário que recebeu um aparelho problemático, mas conseguiu trocá-lo sem problemas, mas tb não deixou passar o prazo de 7 dias para compras via internet.
    Espero que os brasileiros não tenham problemas na troca de seus produtos, caso venham a surgir mais aparelhos com problema por aqui…

    bjs

  8. Já estou com o meu por 3 semanas e não tive nenhum problema parecido com esse relatado. É fabricado em Manaus.

    O único problema que tive foi ao instalar um aplicativo que usava no N97, pois deu uma travada geral no N8 – tive que usar aquela sequência dificílima para restartar (tecla volume/abaixar, tecla da câmera, tecla de menu e botão liga/desliga durante alguns segundos), mas depois disso foi só desinstalar o aplicativo e nunca mais tive nenhum problema.

    A câmera é maravilhosa, a imagem em tevê HD é fantástica, o recurso de espetar pendrive é genial. Enfim, até agora estou bastante satisfeito com o bichinho…

  9. Rodrigo,

    vale uma resalva muito importante no N8, que de repente você pode fazer um post, existem dois erro de projeto no N8, um muito grave e outro nem tanto:

    1- N8 não reconhece partições NTFS, o que isto significa? que se você quiser assistir um filme ou gravar um video em HD, estará limitado a arquivos de até 4GB. Ele aceita apenas partições FAT!

    2- Não passa legendas em filmes MKV ou AVI, básico né?

    Lembre-se estou expondo estes itens pelo o motivos pelo o qual você compraria um celular com este hardware. Por exemplo, se você quiser filmar um video em HD, estará limitado, ou assistir um filme em MKV, que passa facilmente de 4GB, não conseguira. Ou seja, para que eu tenho um celular que passa MKV se eu preciso compactar e embutir a legenda, reduzindo a qualidade para caber nos 4GB que o FAT te impõe? Pra que ter a possibilidade de chegar a 64GB na memória expansível, ou conectar um pendrive, se ele não reconhece NTFS?

    Entendeu meu ponto de vista?

    Abraços

  10. Nenhuma empresa está livre de um ou outro lote ruim

    Mas a nota é 10 para a atitude da Nokia. conheço empresa que teria escondido o problema.

  11. A cada dia mais uma pisada na bola da Nokia. A pressa não justifica as falhas nos lançamentos!
    Se não se cuidar as coisas vão ficar complicadas…
    Até estava pensando em trocar meu N97 mas depois desta vou aguardar mais (MUITO MAIS) um pouco.

  12. Caraka velho…a nokia não ta acertando uma mais…assim fica difícil…ainda bem que pulei fora a tempo…

    Flw…!!! :f

  13. Boa discussão!! Bem melhor do que ficar discutindo se o N8 é melhor que o Iphone4.
    Bom, como desenvolvedor creio que não sejam erros de projeto, o problema do NTFS é que é um padrão proprietário da Microsoft e incorporar isso no smartphone pode gerar lutas de direito enormes.
    Agora, o caso das legendas, talvez seja pq tem muito padrão por aí e não implementaram nessa versão, mas creio que uma atualização de sistema já resolva isso. Já temos várias promessas de atualização tipo HTML5 no navegador da Nokia, Swype na escrita, melhorias de interface…
    E imagino que a Nokia investiu tanto nesse celular que se perceberem demanda, vão melhorar e muito o software do aparelho.

  14. Também acho os pontos do Cristiano interessantes e acredito que sejam resolvidos facilmente com uma atualização de firmware. (Usando o N8 a exatos 28 dias e até agora nenhum problema)
    =)

  15. Só uma palavra, Pressa. Tinha que vender né nokia.
    Mas o meu até agora só alegria, teve um problema no fone de ouvido que muita gente relatou, mas foi resolvido com o macete de plugar o fone com a música rolando. Se as atualizações anunciadas em off vierem mesmo, aí quero ver do que vão reclamar, pois o navegador (pra mim o único incomodo até agora) será melhorado, home mais suave e ano que vem 50% de melhora na câmera(que já demais), auto foco contínuo e 30 fps nos videos.

  16. Bom Wesley, entre o sinal diminuir (mas nao cair) ou o celular simplesmente travar e nao funcionar eu fico com o iPhone, pelo menos vc nao fica na mao, e olha q nem uso capinha e nem nada e o sinal nao cai!

  17. Li num blog que um cidadão consegui ressuscitar o N8 colocando na geladeira por 15 min. Virou picolé, mas ligou…

  18. Meu aparelho tem apresentado estes desligamentos do nada. Vou aproveitar a deixa da Nokia e vou trocar rapidinho.

    abs

  19. O Meu realmente não apresentou nenhum problema e sou um fã
    da Nokia principalmente pelo pós venda deles e muito pelo software de suporte para sincronismo com o micro.
    Mas na questão das fotos e vídeo ele é fantástico.

  20. Tenho um N8 desde 24/10, fui à Atenas, Roma e Nova York com ele e até agora já usei exaustivamente os principais recursos dele, nada a reclamar só elogios.Em Roma, por exemplo, eu usei o usb on to go para transferir 6gb de videos de um hd externo de um austríaco hospedado no mesmo hotel. Quanto aos lotes defeituosos, a Nokia está no caminho certo: admitir publicamente o problema e providenciar os reparos necessários.

  21. O problema de dizer que uma atualização pode resolver problemas é quando a empresa para de fazer isto e começa a se preocupar com seu próximo novo lançamento, deixando a ver navios os que compraram o modelo anterior…
    E em pouco tempo o N8 vai ser abandonado com seus bugs como fizeram com o N97…

  22. É, comprei meu Nokia pelo Submarino e o recebi há 2 dias. O meu veio com o fone de ouvido quebrado, parece que é no conector. Testei com o fone do E71 e funcionou normalmente.

    E ontem ele desligou sozinho 2x, do nada, apenas falando normalmente ao telefone. Irei realizar a troca pelo submarino conrforme a lei, porém ficarei sem o aparelho por uns bons dias.

    É Nokia, vc já foi melhor…
    Bem, qnto ao aparelho, nada a reclamar de suas funções e claro, a magnífica qualidade de sua câmera!

  23. O barco mete agua por todos os lados e os ratos já fugiram. Meses a fio a espera do aparelho e agora é o que se vê.

  24. Começou o besteirol… não se tem um tópico aberto que não apareçam estes fanáticos chatos… ta louco… Este é um dos melhores blogs sobre o assunto, mas sem moderação não vai rolar… e olhe que ja fui moderado…

    Bem, não sei se esta vai passar.

  25. o meu esta com duas semanas e esta ok,mas estou com medo do meu dar defeito,sera que tem algum jeito de saber se o aparelho vai dar defeito,tipo um numero de lote ou data de fabricação?

  26. De forma alguma começou o “Besteirol”, também tive um N97 e perdi dinheiro, pois paguei caro pelo aparelho, era péssimo e tive que vender barato. Porém a questão do N97 não é novidade para ninguém.

    Agora se toda vez que alguém expressar sua opinião de maneira não ofensiva, for taxado por 1 ou 2 pelo simples fato de não pensar igual a esses mesmos 1 ou 2, perde-se o sentido de comentar.

    Voltando ao tópico, problemas podem ocorrer com qualquer aparelho, acho que o momento não foi o melhor pelo fato da Nokia ter apostado muito nesse aparelho e ter corrido para o lançar no fim do ano.

  27. Sei como é isso…meu X10 ‘morreu’ e a SonyEricsson deu prazo de até 20 dias para efetuar a troca. O aparelho está com a fabricante e estou tendo de me virar com um celular funcional velho. Enquanto isso, a conta da Claro chegou e sou obrigado a pagar mesmo sem consumir dados, voz ou torpedos. É um grande transtorno, fora o prejuízo. Espero a SE pelo menos me envie um X10 novo e já devidamente atualizado. O reembolso da parcela da operadora não seria nada mal, mas aí acho que já estou sonhando… Que a Nokia não leve tanto tempo para trocar os aparelhos defeituosos. O correto neste caso seria identificar o lote defeituoso e fazer um recall. Boa sorte aos proprietários do N8 que foram ‘sorteados’.

  28. Meu Deus o pessoal faz uma tempestade..

    Ou um aparelho é epic win ou epic fail não tem meio termo para essa gente, quem define as coisas assim é TROLL, sem dúvida.

    resumindo, o aparelho é bom e não pode ser definido por apenas um lote ruim… ¬¬

  29. Estou ha 1 semana com o aparelho e nao tive nenhum problema desse tipo. Produzido na Zona Franca de Manaus.

    Espero que os problemas nao sejam generalizados.

  30. O meu apresentou esse problema de desligamento e as vezes demorava pra voltar a ligar e duas vezes que desligou assim, ele voltou formatado e a última vez não ligou mais… mas já liguei pra Nokia e gostei muito do atendimento deles, hoje enviei meu aparelho pra eles conforme combinado… nada de assistência, direto pra Nokia.
    Assumir o problema foi muito bom e a correção do problema vai ser feita! Não vou ganhar uma capinha pra sanar o problema.
    Enquanto isso, volto pro meu N95…

    Amplexos…

  31. Existem empresas que não cosneguem competir com redução do tempo de desenvolvimento de produto e fabricação. Parece que a Nokia é uma dessas.

  32. Bela atitude… todo produto com qualquer defeito deveria ser trocado assim.. diretamente pelo fabricante.

    A nokia é uma empresa séria. E nunca deixaria dos de celulares defeituosos terem de trocar seus aparelhos com os venderores ques só fazerm as coisas rapido quando o assunto é vender.

    Não esqueçam de procurar a nokia nesses casos.

  33. Aqui no brasil o polo de manaus que fabrica o N8 não teve nenhum aparelho que problemas. Os problemas relatados são de fora do Brasil

  34. Paulogyn esperimente quebrar um iphone pra vc ver quanto tempo vai demorar pra consertar….
    engraçado todo mundo fazer essa carnaval…quando o descobriram que o iphone 4 perdia o sinal niguem falo nada….falaram que isso era “normal”….
    ¬¬

  35. A POSTURA que se toma ante um problema revela o Caráter de quem o enfrenta. Fico despreocupado pois a fabricante não se esquivou de sua inteira responsabilidade(afinal, ela é quem fabrica o aparelho), e nem tão pouco tentou justificar sua falha apontando falhas nos aparelhos da concorrência. Espero que os usuários dos aparelhos defeituosos recebam logo os sem defeitos, pois o meu, a cada dia, me dá a certeza de que comprei um excelente smartphone.

  36. Diego, se isso for verdade, que bom…

    E que bom também que os post’s aqui são da grande maioria falando sobre os aparelhos deles que não tem isso, ao invés dos que falam que apresentaram o problema…

  37. Paulogyn,
    A diferença é que quando detectaram o problema na antena do Iphone 4 o tio Jobs foi lá, falou que o celular era pra ser usado apenas com a mão direita… mas como não colou, ele foi e saiu distribuindo capinha emborrachada pra galera!
    A nokia que vc tanto mete o pau, foi lá assumiu o problema e vai efetuar a troca dos aparelhos defeituosos!
    Entendeu a diferença???

  38. Bom, com 1 semana de uso, conectado 24 horas, usando muito e baixando muita coisa para testar pela OVI, até o momento nada de desligar ou algo do tipo… o meu é nacional, fabricado em Manaus..

  39. Reparem, de todos os utilizadores N8 nenhum teve este problema e eu tb não…portanto, mais uma campanha suja contra a Nokia!! Todos os produtos no mundo, passam por alguns problemas na hora da sua fabicação em serie…

  40. Com relação a partição NTFS cabe lembrar que a MAIORIA dos dispositivos que tem entrada USB não reconhecem NTFS, nem porta retrato, som automotivo, som caseiro, etc… É uma limitação encontrada em TODOS os dispositivos com entrada USB, é lógico que o troco com relação ao N8 iria começar a pipocar… Uma questão de lógica…

  41. Mas há de se destacar a postura dos caras. Nào enrolaram e vão trocar. Ao menos parabéns por respeitarem seus clientes.
    COm certeza diminui e muito mais uma marca negativa.

    QUe fase soooo

  42. Não fico surpreso, tenho um N97 faz 13 meses, desde o inicio apresentou problemas, percebi que outras pessoas também passava pelo mesmo problema (travamentos frequentes), a assistencia não resolveu, somente depois de 7 meses, foi lançando um firmware, atualizei e ficou melhor, mas ainda trava ou apresenta mal funcionamento em “operações bobas”, sem contar desempenho entre outros detalhes, enfim… uma empresa como a Nokia que cria desordenamente vários modelos, depende de sistemas operacionais diferentes, pressa em lançar mais “novidades” (nem bem terminou uma), fica bem dificil prestar atenção na qualidade ou no bom atendimento pós problemas.
    Sem ilusão, smartphones é e sempre será uma caixinha de “surpresas”, mesmo assim estou paquerando iPhone, GalaxyS, N8, Milestone2.

  43. Meu pai ainda agora pra mim: “Nossa, esse aparelho é de alta tecnologia, né? Não tem igual!” – se referindo ao meu antigo iPhone 3GS que tá com ele agora.

    Antes ele usava meu mais que antigo N97.

  44. Amigos,
    Vou tentar fazer um comentário rápido e sem paixões por marcas e sim por funcionalidades.
    Eu, desde que foi implantada a BCP, hoje Claro, tive telefones da Nokia e eles, da mesma forma, sempre foram muito bons. Um dos meus celulares tinha uma duração de bateria de 5 dias, algo fantástico.
    Com a era dos smartphones, comprei um N95 8G e depois um 5800 XM que está comigo até hoje.
    Do N95 nehum reparo, um telefone fantástico em que eu usava todas as funções possíveis. Já o 5800 XM, deixa muito a desejar, apesar do tamanho compacto, quanto a navegabilidade e as funções touch, elas são boas, mas distantes do IPhone, por exemplo. Eu gostei muito da função da Nokia Music Store, anos luz de distância do ITunes que sempre nos considerou de segunda classe e não libera o download de músicas, mesmo pago. A única melhoria possivel na Nokia Music Store é a de liberar o DRM das músicas que ficam presas ao aparelho e ao Notebook.
    O IPhone tem o bug da antena, eu uso o bumper e ele mesmo que não tivesse o problame de perda de sinal, seria necessário, pois ele tem muito vidro que quebra facilmente e alguém já comentou que é mais fácil o usuário arrumar, comprando peças sobressalentes na China, do que esperar pela assistência técnica.
    Quando lançaram/anunciaram o N8 eu achei que a Nokia tinha recuperado o rumo, mas não foi nada disto, pois era mais um conceito que saiu com um ano de atraso e ainda com todos estes problemas.
    Cansado de esperar comprei um IPhone 4 por R$ 1.000,00, mais barato do que o N8 e, na época, disponível. Hoje a realidade é outra.
    Fazendo um rápido comparativo do ponto de vista de navegabilidade e facilidade de uso, o IPhone é imbatível.
    Agora não tem músicas gratuitas, não tem GPS, que eu uso muito, gratuito e a multitarefa deixa muito a desejar, pois os programas é que precisam se adaptar e muitos não foram refeitos.
    Agora se a Nokia realmente fizesse um smartphone com um processador veloz e um sistema tão funcional quanto o IOS e voltaria rapidamente, mas parece que eles perderam o passo nesta tecnologia que vai ser a dominante para o acesso a Internet.
    É inacreditável que a Nokia esteja atrás da Samsung em funcionalidades e qualidade de aparelhos.
    A minha esperança é que os engenheiros e diretores da Nokia leiam todas estas críticas construtivas e recuperem o tempo perdido.
    Um abraço a todos.

  45. HAHAHAHA Os caras demoram 1 século para liberar um aparelho ultrapassado e ainda dá naba

    Cade as viúvas agora???

    Eu disse ……. Po Nokia assim o que vou dizer lá em casa??? rsrsrsrs

    Pede para sair…

  46. @Filipe, isso que você esta propondo é coisa de imbecil fazer, quebrar um celular? Tive o 2G, 3GS e nunca deram defeitos.
    Mas caso aconteça alguma coisa eles trocam o aparelho na loja da operadora.
    Utilizo um Bold 9700 hoje, então não estou defendendo marca alguma, e é lastimável as pessoas defenderem algo que não ganham nada com isso.
    Como uma psicóloga amiga diz ” Tampar o sol com a peneira” .
    @Bruno, tem alguém reclamando do problema do iPhone 4?
    Mas tem gente reclamando do N8.
    Citei o iPhone4 porque é algo que sabia que alguém iria cair de pau.
    Mas isso de fato tem alguém reclamando?
    Eu tinha um E71 que tinha esse problema de antena segurando com a mão esquerda.
    @Eduardo, tem pessoas que compraram aqui no Brasil que tiveram esse problema, e nem conseguiu usar, ele deu pau logo de cara.

  47. Rodrigo, sempre leio seu blog. É primeira vez que escrevo. Estou a três semanas com o Nokia N8. Felizmente o meu não apresentou nenhum problema (fabricado em Manaus). Estou usando todos os seus recursos no máximo. Posso dizer que é um excelente aparelho. É Perfeito? Acredito que nenhum aparelho celular é. Cada um tem seus pós e contra. No meu caso o Nokia N8 tem me atendido da melhor forma. O novo Symbian está mais estável. O que fica devendo na minha opinião é a loja OVI da Nokia no Brasil. Gostaria de poder contar com APP pago como a OVI no exterior. Mas, no resumo geral o N8 tem mostrado um ótimo custo-benefício.

  48. fossate, realmente o n900 é muito estável com o maemo! Mas meu n95 com symbian ainda faz companhia a ele e co certeza mes que vem o n8 finalmente será o substituto do n95, já que o milestone não cumpriu com o prometido!

  49. Continuando (apertei enter sem querer…)
    Mas a questão é que o problema realmente existe, foi publicamente reconhecido e por sorte dos proprietários será devidamente reparado.
    Eu tive um E71, que depois de mais de dois anos ainda está com minha esposa… na época do problema do Iphone tentei de todas as formas fazer o sinal cair com ele… e não consegui!
    Não tenho essa questão de qual aparelho é o melhor… acredito que depende muito da usabilidade. Eu particularmente não curto o Iphone simplesmente pelo fato de não ter teclado físico (até posso pensar em comprar um depois que vi esse acessório do teclado que o Rodrigo anunciou). Amei os recursos multimídia do N8, mas tb não tem teclado físico… já o E7, com teclado físico não tem flash xenon e entrada pra cartão micro SD. Dessa forma o que mais chega perto das minhas atuais necessidade é o N900 que possuo e ainda não cogito em trocá-lo! Pra o N900 ser perfeito pras minha utilidades precisaria ter saída HDMI e flash xenon.
    Sou aberto a qualquer aparelho, gosto muito da Nokia pq até hj não tive nenhum problema com seus aparelhos, mas não a considero melhor que nenhuma outra… acho que cada uma tem suas vantagens e desvantagens!!!
    Um abraço

  50. Paulogyn,
    Vc perguntou se tem alguém reclamando da antena do Iphone 4??
    Claro que não, já reclamaram pra caramba há uns meses atrás e o máximo que aconteceu foi a liberação de umas capinha de borracha pra enganar os que se sentiram prejudicados!
    A questão é a diferença de tratamento que a nokia deu nessa situação, assumiu o problema e vai trocar os aparelhos. Atitude louvável!
    Agaro se você der uma lida nos comentários acima verá que praticamente ninguém teve esse problema no N8. Mas a questão é

  51. A Nokia finge que acredita que o N8 é top e nós fingimos que acredditamos.

    Assim foi com meu finado N97.

    Quem tem ou teve um N97 sabe bem o que eu estou dizendo.

  52. Foi só eu ler este artigo 5 minutos depois meu n8 travou sem motivo eu estava baixando jogos na ovi store que merda será que vai continuar esse problema? O meu e de Manaus comprado na Nokia do rio

  53. Comprei o N8 e já troquei 2 vezes por problemas distintos. Mas não encontrei nenhuma dificuldade na troca por parte da Nokia por ainda estar dentro do prazo de 7 dias. Mas por estar assumindo o erro, ao mesmo tempo ela quebra qlqr tipo de dificuldade na reposição do aparelho defeituoso até pq seria muita burrice entrar em questão judicial com qlqr cliente por um problema q ela publicamente reconhece. Com relação ao aparelho gostei muito das suas possibilidades e principalmente do material q foi utlizado na construção. Com relação a parte multimidia não existe nenhum com tanta qualidade no mercado. Na minha opinião ele só perde na falta do teclado fisico e na velocidade de transição. No geral to satisfeito. Uso GPS, TV digital, Transmissor FM, Music Player, etc…..nada deixa a desejar.

  54. Na realidade o assunto refere-se ao N8 e axo q os comentarios a respeito desse problema são pertinentes….com relação a problema de outros aparelhos axo q não tem relevancia. Mas só pra servir de exemplo, comprei um Samsung Galaxy S e tbm tive q fazer a troca. Isso pode acontecer com qlqr aparelho independente da marca. A diferença é como a empresa se posiciona em relação ao problema. Nota 10 pra Nokia.

  55. Nokia 5800 – problema no display, que se resolve abrindo o aparelho e colocando um pequeno imã próximo da câmera frontal. Gambiarra. Erro de projeto. Chamem como quiser.

    N97 – sérios problemas de firmware, gerenciamento de memõria medíocre, sistema operacional defasado, reflexo na câmera que se resolve pintando as bordas da lente com caneta de escrever em CD. Patético.

    N8 – sistema operacional defasado e agora casos e mais casos de morte do aparelho.

    Sempre fui fâ da Nokia, mas… Triste isso.

  56. @Paulogyn,
    Só um off topic rápido. Fala para tua amiga psicóloga que não é tampar e sim TAPAR o sol com uma peneira. Tampar é olocar uma tampa em algum recipiente com intuito de fecha-lo (panela, fraco, lata, etc), já tapar é o ato de vedar a passagem, esconder, impedir a penetração ( luz, líquidos, etc…). Hehehe.

  57. Comprei meu N8 há um pouco mais de uma semana. Há dois dias ele começou a desligar durante as chamadas. Hj ele morreu de vez e não tá ligando mais. Fiquem de olho. O meu é zona franca de Manaus e deu o problema. Ou seja, os N8 “nacionais” não estão livres desse problema.

  58. Pelo que parece com a troca do CEO e de toda Diretoria a Nokia passa a incluir a possibilidade de um programa de recall dentro de suas ações.

    Acho perfeito, quem quer voltar a ter um bom market share tem de ter atitudes positivas, nem que não as concretize, pois só o fato de ventilar que será possível a troca, acalma os entusiastas e não mata totalmente o comércio do aparelho.

    Podem esperar, o preço dele vai ser bem reduzido vai no mesmo caminho do N97.

    Com relação ao N97, quem infelizmente adquiriu o aparelho na época e não conseguiu se desfazer devido sua má fama perdeu quase o valor de um Samsung Tab.

  59. Olá Rodrigo gostaria de saber uma coisa como bom conhecedor dos produtos Nokia talvez você possa me dizer, comprei um celular nokia C6-00 e gostaria de saber se tem como colocar o Symbian^3, pois quando comprei não prestei atenção que ele tinha diferença do C6-01, o N8 ja vem com o symbian^3, você acha que tem como trocar o sistema dele?
    Abraço.

  60. De fato, @Pedro. E como torcem. @Fabrício, por outro lado outros tantos acreditam que, por terem comprado o celular tal, já alcançaram o céu.

  61. a nokia a tempos ja vem jogando LIXOS no mercado e ainda tem trouxas que compram aparelhos dessa empresa de safados…

  62. Marcio Teixeira,

    Realmente tem algumas pessoas reportando o problema. Mas problemas nos primeiros lotes podem acontecer, e acontece, com qualquer linha de produção. Basta ver alguns carros por exemplo!
    Mas a questão que eu quis colocar é a atitude da nokia de assumir o problema e resolvê-lo de forma digna. SUBSTITUINDO O EQUIPAMENTO COM PROBLEMA!!!
    Isso dá uma segurança ao comprar equipamentos, já que teremos a garantia de reparo fácil caso o aprelho apresente problemas quando dentro do período de garantia!

  63. @Alessandro, eu acho que deu para entender a mensagem não é mesmo?
    Não vou justificar erro. Digitei em um Bold e ele fez a substituição da palavra e eu não vi. Erro meu Parabéns!

  64. Esse é o típico tópico para dar oportunidade a quem detesta a Nokia, falar mal, hostilizar e agredir tanto a empresa e aparelhos quanto aos membros com opiniões divergentes.
    As pessoas confudem casos isolados com as funcionalidades do aparelho!
    Ou já esquecerem do problema eterno do Iphone 4 que não se pode segurar ele senão fica sem sinal? Ah sim, esqueci…colocaram um BAND-AID!

  65. Hoje eu deixei meu celular para ser recolhido pelo Submarino para a troca. Deram o prazo até o dia 26..pode ser hj ou na data máxima mesmo (assim espero).

    O fato é, tenho visto vários usuários com problemas de trocas com seus N8’s, basta olhar no google e no reclameaqui.com.br. Eu sou mais um com o problema de bateria e de fone de ouvido.

    Iria comprar um MIlestone2 mas gosto demais da Nokia e tenho meu N73 até hj. O substitui pelo N8.

    Po, pq não implantam uma política de troca decente? Não fazem um recall como montadoras, com um anúncio público em seu site para que todas as lojas estejam cientes e tenham um bom estoque para troca imediata?!

    Mas não..ireimos realizar a troca por um novo, mas e os dias sem o celular, que não é qualquer um de 500 ou 600 reais. É um produto TOP da Nokia, lançamento mundial.

    Precisam mesmo rever sua gestão para os próximos anos, senão nem mesmos os mais fiéis a marca filandesa aguentaram tamanho descaso.

  66. Pior que um cego é aquele que não quer ver.
    A Nokia corre a passos largos para o abismo.
    Coitados daqueles que hoje compram por 1000 e amanhã já só vale 100.

  67. Pra mim coitado é aquele que compra celular como investimento.

    Aproveitando, vi alguns tópicos sobre o Iphone e não vi nenhum xiita por lá, pelo menos não tantos, e em sua maioria, os tópicos “morriam ” com poucos comentários.

    Mas diferentemente, quando o assunto é Nokia, pelo amor de deus, aperece um monte de doido revoltado, que provavelmente se realiza em agredir e desrespeitar pessoas que tem suas próprias opiniões.

    Para esta galera, acredito que umas sessões com um psicanalista seria uma forma melhor de ocupar este tempo ocioso.

  68. Fabrício, será que esse povo revoltado não seriam os fãs chateados da Nokia?? Eu mesmo depois de comprar um n800 e com 5 meses de uso estragou estou bastante chateado com a nokia! Fora o 6131 que tive e deu problema tb, e tive que brigar na justiça na época para conseguir uma atitude da Nokia… Enfim, gosto muito dos produtos da Nokia, mas tenho que concordar que o pós venda da marca é terrível…

  69. Seria melhor então a Nokia negar o problema, apontar falhas nos aparelhos de outras fabricantes, e distribuir gambiarra para Europa e EUA e excluir o Brasil; ou assumir a sua inteira responsabilidade, efetuando a troca dos aparelhos( como vem fazendo)?

  70. Wander, o ideal seria a Nokia nem questionar e também não enrolar e simplesmente trocar os aparelhos com defeito na hora, essa seria a atitude correta em se tratando de um celular top de linha e com defeito reconhecido pela propria Nokia…

  71. Amigos, na minha modesta opinião, devemos sim, questionar a Nokia, como qualquer outro fabricante que entregue produtos com defeito ou de má qualidade. Eu mesmo fiquei muito p… com meu N97. Por outro lado, sei que também não existe produto perfeito e nem fabricante perfeito, e que o que eles querem é o nosso dinheirinho, utilizando as “estratégias” de marketing ou se preferirem, ilusões, que alguns “donos da verdade” acreditam piamente…

    O que eu tenho observado, muito presente neste blog, haja visto o seu movimento, é a critica reacionária, medíocre e de cunho puramente emocional, sem nenhuma ponderação. Estes mesmos criticos chegam a insultar usuários que simplesmente não concordam com suas opiniões ou fizeram escolhas diferentes.

    Na prática, este comportamento , quase que fanático, só prejudica a “trocação” de idéia, e gera atritos desnecessários.

    Se estes individuos pararem para pensar, irão perceber que a argumentação utilizada é falha e raramente influenciará alguém mais informado.

    Não se apaixonem pelo seu celular, simplesmente use-o…

  72. @neguinho tava sumido, bem vindo. rsrs
    Todos que reclamam da Nokia foram usuários tive N80, N90, N73 e o ultimo foi o E71, quem fala do iphone4 já teve um?
    E olha que hoje eu tenho um Bold 9700, minha esposa q

  73. Pessoal… Hoje chegou meu N8 comprado na loja online da Nokia. Aparelho produzido em Manaus. Unbox sera postado no meu blog.
    Quem tem meu Twitter(@belinex), já sabem da minha situação.
    Bom, infelizmente fui um dos azarados a pegar o aparelho com bug, e pior, não tive a chance nem de usar, ao tentar ligar na primeira vez ele já não ligou, e nem recarrega, seja pela tomada ou USB(nem reconhece) ou os dois juntos. Ou seja, aparelho chegou morto em minha mão.
    Aparelho não liga por nada, nem sinal de vida!
    Por tanto nem aparelhos nacionais estão livres dessa falha.
    La vai eu(mais um) trocar o aparelho…
    Desanimador…

  74. Wander, depende… se for da maneira que a Nokia fez com os meus dois aparelhos com defeito é enrolar sim, por exemplo, você leva o aparelho na assistencia ele é encaminhado para a Central, lá ele é analizado e só então eles fazem a troca(no meu caso demorou mais de um mês em um 6131), isso se tudo correr normalmente e você não precisar fazer como eu que tive que entrar no juizado de pequenas causas para conseguir o aparelho novo (com o N800)… para mim atitude mais correta é o que a Apple faz (meu irmão trocou duas vezes), seu aparelho deu problema, vc vai na operadora que lhe vendeu, mostra o defeito e a troca é feita na mesma hora, está sendo assim com os aparelhos da Nokia??

  75. Ola Belinex. O meu aparelho também chegou assim, não ligava nem a pau. Mas depois de ligar para carregar, após uns poucos minutos, o parelho deu sinal de vida. abs

  76. Gil, estamos analisando a postura da Nokia no momento presente: problemas com o N8. Quanto a troca em uma operadora, ninguém realmente vai conseguir isto porque nenhuma operadora está comercializando o aparelho; logo, não se troca algo que não existe.

  77. Rodrigo avalie a possibilidade de para de blogar temas da Nokia aqui acho que a MAIORIA dos frequentadores do seu blog iria ficar satisfeito com o encerramento do tema Nokia por aqui…

  78. Se a luz branca ao lado de onde pluga estiver acessa é só esperar carregar. Assim como o Nokia N97, o N8 tbm dá esses sustos!

  79. Pois é Wander, veja a postura da Nokia:

    http://www.reclameaqui.com.br/busca/?cx=008144464031947637647%3A7airzwxfigw&cof=FORID%3A10&ie=UTF-8&q=n8+com+defeito&id=&BuscaTipo=E&x=0&y=0&BuscaTipo=G#1182

    Pelo que eu tenho visto, nos casos em que o defeito ocorre antes dos 7 dias a loja troca, isso é normal com qualquer produto, passando dos 7 dias vc tem que esperar em média 10 dias uteis… vamos ver se depois desses 10 dias uteis eles não vão vir com indisponibilidade do produto como aconteceu comigo, o que eu quero expor é a realidade, o pós venda da Nokia é ruim, eu já passei muita raiva com a Nokia, não estou criticando de graça a marca…

  80. Não pode parar de postar notícias da Nokia por aqui! Iria cair consideravelmente o número de acessos aqui do Blog.

    É só olhar esse post! Quase chegando nos 100 comentários.
    Eu noto que muitas vezes notícias sobre a Nokia, tem muitos acessos!

    É lógico que o Rodrigo não iria fazer isso+

  81. OK, são só 4 dias que estou com o meu N8, até agora tudo perfeito. Já instalei diversos jogos, aplicativos e temas, coloquei um cartão de 16 GB já com 11Gb só de música,filmei, tirei fotos,atualizei aplicativos, baixei varias musicas com o ovi,transferi arquivos via bluetooth e USB OTG,configurei do modo que gosto,praticamente mexo com ele o tempo todo.Até agora tudo tranquilo e espero continuar assim!

  82. Pedro,acho muito estranho isso que vc falou da nokia, pois acho que os smart’s dela são uns dos que menos caem de preço: vamos aos exemplos hoje se compra milestone de 900 e htc touch por 900 a 1000 já o antigão n95 ainda tá 800! o pós venda é igual! meu n95 8G com quase tres anos de uso consigo 450 a 500 nele, já o milestone que paguei 1500 a 6 meses nao consigo mais de 700 nem com reza brava! Celular não é investimento e eu por exemplo tenho meu 6265 até hoje funcionando(guardado)! Acho que a maioria acaba deixando o aparelho na gaveta quando se tem outro! Se as pessoas fossem comprar carro pensando na desvalorização ninguem teria carro!

  83. Gil, eu acho que se a Nokia não resolver prontamente o problema, que eles mesmos confirmam, estarão cometendo o mesmo erro do N97.

    Mas experimente fazer a mesma pesquisa, no mesmo site, so que alterando o termo “Nokia N8″ por ” Iphone 4 ” , vai constatar que não existe santo nesta hitória.

  84. Oi Fabricio.
    Antes fosse isso! heheh!
    O aparelho esta ligado na tomada desde que chegou! Mais de uma hora na tomada! Nem sinal de vida ainda!
    Já solicitei a troca do aparelho.

  85. Cara!!!! Eu não tenho um N8 mas, fico pensando, é bem complicado vc comprar um Smatphone que custa mais caro que muito computador por aí e ele “morrer” com dias de funcionamento. Particularmente eu gosto dos Smarts da Nokia, mas, aquela leva mais antiga, do S60v3, vocês já perceberam que depois que tornaram o Symbian um sistema Touchscreen foi quando começaram a surgir os problemas???!! Eu não sou programador nem desenvolvedor, mas, tive este click de pensamento. Como já citei várias vezes aqui no blog, meu aparelho é um N76, já utilizei um N95 e nunca tive dificuldades com o aparelho. De vez em quando ele reinicia mas eu tenho plena consciência de que se trata de eu querer ir além do que o aparelho é capaz.

  86. Belinex, o meu apresentou, pelo menos umas 2 vezes, o problema de desligamento. Se continuar, vou seguir nesta mesma linha sua e de outros aqui.

  87. Estou com meu N8 desde o dia 10 de novembro. Já fiz de tudo e mais um pouco com ele (jogos, foto, vídeos, reinstalações). O aparelho está perfeito até agora!!

  88. Fabrício a maioria das reclamações do iPhone sao referentes ao FaceTime que é de responsabilidde das operadoras e em alguns casos do sinal que tem solução ( desligar 3G quando não estiver em uso ou um Bumper) eu ainda acho que não ligar, ou travar e desligar continua sendo pior… Mas, tirando o iPhone do meio, é lamentável a Nokia com todo o seu tempo no mercado cometer esse erro, eu ia pegar um n8 para minha mulher, mas depois dessa novela nem pensar…

  89. Onurb, concordo, em parte. Só não concordo, quando falou que praticamente ninguém teve problemas. Outro ponto é que podemos acreditar na Nokia, mas com desconfiança, pois não conhecemos o tamanho o iceberg. Os 6 problemas, que apareceram aqui, são aproximadamente 10% dos que não reportaram problemas. claro que não é um levantamento cientifico, mas é preocupante.

  90. Quero ver a rapaziada falar que só o iPhone 4 tem problemas. Olha ai a Nokia, que além de atrasada no quesito smartphone, vem agora com mais um fracasso épico. Realmente o android vai engolir a Nokia, o iPhone e iOs tem seu público, mas em breve a Google compra a Nokia.
    Basta botar preço.

  91. Henrique Bonfim, concordo com vc. Pelo menos aparentemente, o touchscreen foi um “divisor de aguas” para os problemas da Nokia.

  92. Poooooo tem cara perdendo tempo com a Nokia ainda???

    Os caras pararam no tempo. Peça de museu que na época já apresentava defeitos rsrsrsrs

    N95 são tempos que não voltam mais…. parem de bater na mesma tecla. Só cabeça dura que não ve isso…. ooooooh dóooo

  93. Realmente, tb concordo, os symbians sem tela touch eram inquebraveis, fiquei com um N73 por um ano vendi e tava perfeito, depois um N95 que ficou comigo por dois anos, mesmo tendo um iPhone 3Gs eu usava o N95 para tirar fotos, vendi ele a alguns meses e o dono seguinte ta feliz da vida sem problemas…

  94. Assim que o Tio JOBA, rssss, for divulgar seu Iphone vai utilizar essa infelicidade da Nokia em sua publicidade.

    Com deslizes como esse, Android e Iphone se solidificam cada vez mais.

  95. O meu Nokia N8 já travou três vezes, o aparelho não desliga e só volta a funcionar quando a bateria descarega totalmente e é regaregado novamente. Vo levar para assistencia para ver o que resolvem.

  96. E aquele problema que vem desde o 5800, quando a pa´gina web é pesada o navegador fecha sozinho. Isso o N8 ja esta estavel?

  97. A quantidade de pessoas com o mesmo problema é grande, uma pena o N8 ser o novo N97.
    Nokia peca nos mesmos problemas…

  98. Nokia…bah. Tenho um n97 na gaveta. Cam com brilho forte por causa da falha do flash. Levei pra autorizada. Enrolação. Nokia = decepção. Comprei o iphone 4. Show. O n97? Uso como despertador. Paguei caro. Nokia? Nunca mais… Qualquer um, menos nokia. Abraços. E desculpem o desabafo. Mas sou um ex fã da nokia. Frustrado.

  99. Boa noite pessoal.
    Não posso deixar de demostrar minha indignação pois a dois dias eu adquirir um Nokia N8 e ao chegar a minha residênsia o aparelho não dava sinal de vida! Fui na loja que me vendeu o aparelho e consegui trocar o aparelho sem problemas, mas putz quando desliguei o safado do celular para adicionar o SIM o safado não ligou por nada! ou seja ja estou indo para minha segunda troca!!! Espero que o próximo não venha defeituoso!Abs

  100. Até previsível!!! Besteira o q a nokia fez de fazer um aparelho às pressas pra competir com o iphone 4G, copiando as mesmas características do smart da apple, ou seja com tela de altísima resolução e câmera nervosa mas numa tela capacitiva e num hardware ruim pra ser idem com seu concorrente ao invés de se preocupar com uma melhor divulgação do n900 e o desenvolvimento de melhores tecnologias ao invés de ceder à tecnologias retrogradas da apple.

  101. Estou devolvendo o meu N-8.
    Pois é a segunda vez que ele da problema.
    A primeira vez levei na assistencia tecnica de moema e simplismete eles destruirao o meu aparelho,colando parafuso nao original e faltando tambem.liguei para ouvidoria da Nokia e ele trocarao o equipamento,porem só durou um dia.esta com problema de nao ligar e a tela inicial travada.sempre fui fã da nokia mas agora é somente uma decepção.e ainda vai levar 30 dias para fazer a devolucao do dinheiro.
    Nokia é demais desrepeito com o consumidor.

  102. Comprei na fastshop o aparelho que ligou normalmente, porém quando fui carregar a bateria nao ligava e nem carregava a mesma. Depois de uma demora de mais de 15 dias para recolherem o aparelho em minha casa, FINALMENTE me enviaram outro. Pensei que agora sim eu ia ser feliz com este celular nokia N8, mas para minha surpresa este nem ligava e nao dava carga. Muito bom! Pedi meu dinheiro de volta à empresa que comprei e daqui em diante só compro um iphone 4 ou vou esperar alguns meses para ver se esse nokia terá suceso. Boa sorte a quem comprá-lo, pois eu nao tive duas vezes seguidas!

  103. Infelizmente só vejo aumentar as reclamações do n8… no começo nem me preocupei achando que era um ou outro caso isolado, agora já vejo que foi defeito mesmo, muita gente reclamando nãosóno Brasil, mas no mundo todo…

    Uma pena, pois era minha última aposta na Nokia… eu ia dar um azul de presente para minha esposa de Natal, mas ela mesmo me ligou dizendo que não queria mais devido as reclamações que leu na internet…

    Acabou de me pedir um iPhone no lugar,nem que seja o 3gs pois a falta de iphone4 permanece aqui em SP (as poucas lojas que tem só querem vender no pós pago e com número novo…)

    Eu mesmo estava bem empolgado com o E7, mas depois desse n8, esquece.. vou ficar no iPhone mesmo….

  104. Caros,

    estou com o meu, um pré-série, cinza, feito na Finlândia desde o dia 06/10. Continuo sem a peça plástica quebrada em queda no segundo dia (a tampinha do plug P2). Os poucos problemas de instabilidade que tive foram resolvidos com o firmware novo.

    Sou heavy user das funções multimidia, inclusive com edições feitas no próprio aparelho, assim como uso ligado a periféricos externos quando em trânsito. só posso dizer que o aparelho está ótimo. Creio valer a tentativa de atualizar o firmware e colocar as novas apps e as atualizações para as apps nativas.

    Desde que, é claro, não seja uma das unidades com defeito de fabricação que inviabilizem seu funcionamento inicial.

    Fora o hype negativo, o aparelho é excelente, o processador funciona muito bem o com o symbian3 e a RAM de 256MB. Na relação custo benefício, continua imbativel. Mas a Nokia merece um puxão de orelha se nao quiser ficar par trás para o resto da vida.

    Qualquer dúvida com o N8, podem perguntar que me coloco a disposição para ajudar.

  105. A história se repete, a Nokia não tem mais condições de brigar no mercado de igual pra igual com Samsung, Apple e até mesmo a Motorola.
    De todos os celulares TOP somente ela é que vem apresentando defeitos graves de engenharia.
    Iphone tem o problema da antena, mas não vejo ninguém ficar reclamando desse defeito.
    O Galaxy tem o problema do GPS, mas não fica sem usar o aparelho e só fiquei sabendo porque o Rodrigo tem um e deve usar muito.
    Milestone 2 eu não vejo nenhuma reclamação, pode ser também que não esteja sendo tão vendido assim.
    Mas o N8 mostra que é um substituto a altura do N97, não perde em nada, tem vários recursos anos luz dos demais concorrentes, mais conseguir ter o aparelho para usufruir o tempo todo parece tarefa árdua.
    É uma pena, tinha interesse no E7, mas vou apostar minhas fixas no Nexus S ou em um Iphone4.
    Pena para o mercado, uma empresa grande fora da briga.

  106. Há problemas com o N8, assim como há com outros aparelhos, mesmo o Iphone. O importante é a postura da Nokia de trocar os aparelhos defeituosos. Estou com o meu N8 desde novembro e já coloquei até firmware hackeada. Uso e abuso dos recursos dele e ele dá conta do recado. Fazendo um comparativo com a Fórmula 1, não é pq o carro da Red Bull quebrou em algumas provas do campeonato, que diremos q o modelo campeão do mundo é ruim.

  107. o meu N8 deu problema a 3 dias… nao consigo liga-lo! mas ainda nao liguei para uma assistencia tecnica da Nokia…
    meu tio tambem tem um mas está otimo, sem nenhum problema ate agora

  108. O meu N8, comprado via Amazon em novembro, morreu há 3 dias atras (não liga, virou um peso de papel). Tentei contato com a Nokia pelo site e mandaram eu ligar no 0800, onde me disseram que aparelhos comprados no exterior não tem qualquer tipo de garantia no Brasil.

    Até entendo que não tenha garantia mas esperava que por ser um problema conhecido e admitido pela Nokia, para o seu principal aparelho no momento, houvesse alguma alternativa, nem que fosse uma exceção para atendimento sem custo.

    Me dei mal… E a Nokia ganha mais um ex-fã e ex-defensor da marca.

  109. Leo,

    Nenhum produto comprado no exterior tem garantia no Brasil, meu iPhone 3g morreu o wi-fi e foi a mesma coisa… não adianta meu amigo, excessão não existe, e isso eu nem culpo a Nokia, nem a Apple nem nenhuma outra, afinal quando compramos no exterior pagando mais barato ou querendo o produto antes dos outros corremos o risco e sabemos disso..

    Agora eu solucionei o caso do meu iPhone enviando para um conhecido na Europa que trocou o modelo por outro novo (na França) e me enviou pelos correios) você pode tentar o mesmo com seu n8, basta enviar para algum conhecido nos EUA que irão consertar ou trocar com certeza..

    Depois do ocorrido, não compro mais nada no exterior a menos que eu confirme aqui no Brasil se a garantia será válida… comprei meu macbook em Miami, mas antes liguei na Apple Brasil e confirmei que a garantia era válida aqui, assim se der qualquer problema estou tranqüilo…

  110. Caros amigos, cá estou eu para infelizmente confirmar o que alguns aqui já afirmam, a Nokia realmente esta errando feio com seus consumidores.

    Como já relatei acima, seguindo os passos do amigo Trekker, encaminhei meu celular para a Nokia, para reparos.

    Bem, fiz isto dia 15/12 e hoje, dia 07/01/2011, data prevista para a retirada, fui informado que meu celular será “consertado” até o dia 29/01/2011.

    Vejam bem o prazo, já agride o código de defesa do consumidor, e além disto, quando questionei sobre o fato a uma atendente, a mesma foi ironica.

    De qualquer forma, vou aguardar o vencimento do prazo para acionar os orgãos competentes,e a partir de hoje, também não comprarei e nem recomendarei produtos desta marca.

    Observo que já tenho uma marca na lista negra, esta será mais uma.

    Abraços a todos

  111. EU SOU UM DOS INFELIZES QUE ADQUIRIU O N8 COM DEFEITO NO SITE DAS LOJAS AMERICANAS. AO CHEGAR NA MINHA RESIDÊNCIA, FIQUEI MUITO FELIZ COM O APARELHO ATÉ VIR A DECEPÇÃO DO NÃO FUNCIONAMENTO DO MESMO. ACHO QUE A EMPRESA (LOJAS AMERICANAS) DEVERIA TESTAR O PRODUTO ANTES DE ENVIAR COM PROBLEMA.

  112. Mark,

    Obrigado pelo seu comentário. Tenho um amigo nos EUA que pode me ajudar com o envio do aparelho para a Nokia. Acontece que fui me informar na Receita Federal e me disseram que eu pagaria imposto ao receber o produto de volta, mesmo tendo sido enviado para conserto. O motivo seria por que ele não foi registrado na entrada, o que não foi feito porque não é mais obrigatório declarar aparelho celular, conforme itens 1.3 e 3.1 de http://www.receita.fazenda.gov.br/Aduana/Viajantes/PerguntasRespostas/Default.htm

    Como você fez para receber o seu celular de volta, sem impostos?

    Obrigado.

  113. Comprei meu n8 na amazon.com, a menos de 1 mês, quando estava nos Estados Unidos, o aparelho desligou sozinho e não ligou mais e a Nokia Brasil me comunicou que a garantia não cobre pois o celular foi adquirido fora do país. Isso é um absurdo, fico imaginando empresas como Coca-Cola, IBM, Microsoft, Apple, me fazendo o mesmo comunicado. Sempre tive aparelhos Nokia, e estou profundamente arrependido de ter comprado um Nokia N8 e ter um respaldo desse. A Nokia americana me aconselhou, resolver o problema no Brasil, mas informei a eles do problema que tinha encontrado, eles me aconselharam a mandar os emails de negativa do Brasil traduzido para o inglês e me solicitaram enviar meu N8 para os Estados Unidos, o que devo fazer esta semana, mas continuo achando um absurdo.

  114. Rafael, você tem o e-mail da Nokia US pedindo para resolver no caso no Brasil? Nem com isso a Nokia Brasil mudou de opinião sobre permitir o conserto no país? Comigo eles (Nokia Brasil) falaram para procurar a assistência técnica mas eu teria que arcar com todos os custos.

    Sobre a Nokia US, recebi apenas mensagens (mais ou menos) padrão:

    […] In response to your concern about your Nokia N8, we would like to inform you that all our phones are entitled for a 12 month limited warranty. Please note that the limited warranty of your device is only applicable in the country of purchase as we do not have an international warranty. For warranty coverage, we suggest that you send your device for repair in our authorized repair center in the US. […]

    Também vou ter que mandar o meu N8 (que na verdade foi um presente de aniversário para um familiar) para a Nokia US. Mas duas coisas estão me preocupando:

    1) Vai ser preciso pagar imposto que quando o celular for devolvido? Um cara no posto da Receita Federal me disse que sim pois o celular não foi registrado na entrada no Brasil quando eu o trouxe em novembro. Nem pensei nisso, pois estava no conceito item de uso pessoal (veja o link na minha mensagem logo acima)

    2) Será que o N8 vai morrer de novo depois de voltar do conserto? Há vários relatos de “dupla morte” em http://discussions.mea.nokia.com/t5/Nseries-and-S60-Smartphones/My-Nokia-N8-is-dead-can-t-turn-on-and-can-t-charging/td-p/778960/highlight/true

    Para quem comprou no país onde mora, já é uma chateação ter que voltar uma segunda vez na assistência. No nosso caso então, heim!? 😦

  115. Tambem comprei n8 e o mesmo esta apresentando o mesmo problema, mas ainda não faz 07 dias que fiz a compra vou ter que ir até loja e fazer a troca por outro aparelho, espero que não aconteça os mesmos problemas.
    atenciosamente,
    jaime/Joinville SC

  116. O meu N8 travou e eu descobri q se ficar pressionando o botão de desligar durante 8 segundos, ele desliga.
    Diz no manual, cmg funcionou.

  117. tenho um n8 a menos de 1 mes e ele tinha algumas vezes que apagava do nada mais voltava e ontem a noite eu estava filmando uma aula e ele apagou do nada botei no carregador e tentei ligar e ele ligou,mais essa manha estava acessando a internet e ele apagou do nada, tentei ligar e nada botei no cabo usb e nada nem esta reconhecendo no computador!! botei no carregador e nada fiquei pressionando o botao de ligar 8 segundos, 10 segundos… e nada, a solução acredito só na assistencia ta aqui minha insatisfação de um telefone caro e ruim!!

  118. Realmente esta complicado o negócio com aparelhos Nokia.

    Fabricio não é um nome muito comum, porém ja temos 3 com este mesmo nome, incluindo eu, só neste blog. Imagino uma pequena extrapolação no que daria.

  119. Comprei meu N8 no dia 12-11-10. o aparelho estava em perfeito estado, funcionando tudo ate que no dia 3 fevereiro de 2011 o aparelhor dormiu e nao se acordou nais, fazem 15 dias que esta na assistencia e a nokia so diz que está em análise. Aí eu pergunto: sera q a nokia pensa q todo mundo tem R$1500,00 pra dar num celular e o celular morrer e passar 15 dias la parado sem agente usar e a nokia ainda diz q so entrega dia 3 de março (talvez)… é foda né?

  120. Galera, acabou de ocorrer esse problema, estava jogando NFS e a bagaça travou. A nokia devia ter vergonha na cara de colocar um cel desses no mercado. Custa um absurdo pra ficar dando nojo. Tinha um N97, a msm porcaria. Fala sério po. Os caras lançam essa merda pra concorrer con Iphone e fica um lixo. To indignado!
    NOKIAAAAAAAAAAAAA LIXOOOOOOOOOOOOOO

  121. N8 celular vaga-lume, acende e apaga, é só você ligar o GPS…e a (Des) assistência técnica de Porto Alegre diz que está tudo bem…Desassistência técnica do Menino Deus de Porto Alegre: Muuuuuuuito ruim. Liguei para o 0800 da Nokia: Terei que mandar para S. Paulo.

  122. RIVALDO JUNIOR e so voce apertar o potao desliga por 8 segundo,e ele vai destravar,todos celulares inteligente esta sujeito a isso,ate computadores ,as vezes os programas que a gente instala,da problemas.

  123. comprei um nokia n8,e com 2 meses de uso ele deu problema,fiquei endiguinado,pois nao e um aparelho barato.ele desligava.e tambem reiniciava sosinho

  124. n8 tem muitos recursos eh bom..mas meu n8 desliga sozinho pelo menos 2 vezes sem nem mesmo q tenha completado 1 semana d uso ou seja como tem 7dias d garantia pela loja meu primeiro aparelho foi comprado há 1 mês TODA SEMANA EU TROCO! Amanha estou indo para a minha QUINTA TROCA! Nao vou deixar acabar o prazo e meu celular na assistencia técnica sendo q eu corro risco d ficar por até 1mês ou mais sem ele e depois voltar com o mesmo problema! Problemas no celular vem com um longo tempo d uso e nao em 24 horas após a troca!

  125. Assim como muitas outras pessoas nao paguei barato nesse N8..Se a Nokia fabricou um lote com esse defeito do celular desligar sozinho entao ELES Q TROQUEM nossos celulares..MELHOR COMPARAR OS LOTES DESSES APARELHOS ! Nao somos obrigados a trocar d modelo de celular e sim q eles resolvam esse defeito.Eu ligo na central e falam ou troca na loja ou deixa na assistencia..haha assistencia? ja q eles nao se importam..tou indo trocar jah pelo meu QUINTO N8!

  126. meu N8 apagou com 3 semanas de uso!E porque a empresa continua comercialisando um produto declaradamente e ssumido como defeituoso de fábrica?É um absurdo!Vou procurar o procom!E além disso você compra na loja Nokia e recebe uma nota fiscal da Ricardo Eletro!

  127. Meuproblema é semelhante ao da Ivanilda. Trava o tempo todo ou desliga sozlinho. Estou há duas semanas com o aparelho e ainda não consegui usar. E também comprei na loja Nokia e a nota fiscal era da Ricardo Eletro.. Já levei na assistencia técnica no segundo dia de uso. No dia seguinte ligaram para retirar o celular e quando cheguei em casa começou tudo de novo. Nunca tive problema com a Nokia (este é meu quinto telefone Nokia), mas agora com o N8, virou uma grande decepção.

  128. Bem, pessoal. Após várias tentativas de atulização mal sucedidas, finalmente consegui atualizar e deu tudo certo. O meu N8 está funcionando às mil lmaravilhas. Estou encantada com o aparelho, muito bom mesmo.

  129. Vejo que a Nokia ainda não conseguiu resolver este problema do Nokia N8. E pelo jeito não vão arrumar. Eu tenho N8 há 5 meses. Ele parou de funcionar com 3 meses de uso. Levei na assistência técnica, busquei 15 dias depois e me relataram que o problema era a bateria. Depois disso eu comecei a pesquisar sobre o N8 e se eu tivesse visto as reclamações deste modelo antes de comprar, com certeza não teria comprado.
    O aparelho tem ótimas funções, mas com esses problemas, infelismente não aconselho ninguém a compra-lo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.