Seis coisas que o Galaxy Tab faz que o iPad não fará tão cedo (ou pelo menos sem a ajuda de acessórios)

Eu adoro tecnologia e mobilidade, e gosto muito do meu iPad, mas ao receber o Galaxy Tab com o sistema operacional Android notei algumas interessantes vantagens neste aparelho, que foram listadas neste ótimo post do Num Clique. Veja as vantagens:

1. Acessar sites em Flash
Por mais que o tio Jobs não queira, ainda existem muitos sites (e parte de sites) rodando em Flash na internet. Então, enquanto todo o mundo não é convertido ao HTML5, o usuário do Galaxy poderá executar o Flash.

2. Assistir à TV
Essa função é pra lavar a alma de todos os que sempre tiveram um celular super-potende com uma tela gigante, mas tinham que aguentar aquela velha pergunta do seu porteiro “Dá pra ver TV nele?”. O Galaxy Tab recebe lindamente o sinal dos canais digitais, que já pipocam aos montes no Brasil.

3. Fazer ligações
Eu juro que sempre que pego em um iPad o meu primeiro reflexo é querer encostá-lo na orelha. É que ele é muito parecido (igual) ao iPhone. Pô, Jobs! Custava deixar o seu aparelho fazer ligações?

Em uma situação de emergência, eu vou preferir estar com o Galaxy Tab pra ligar para os bombeiros, polícia ou exército. O máximo que a galera do iPad faré é mandar um e-mail (se tiver um wi-fi aberto por perto ou se for a versão 3G).

4. Tirar fotografias
Quer dizer que além de carregar o seu iPad você ainda precisa andar com uma câmera para tirar fotos? Tudo bem que com 3 megapixels você não faz a maior foto do mundo, mas pelo menos pode ser utilizada em casos mais básicos. Melhor 3 na mão do que nada!

5. Aceitar cartão de memória
Além de poder expandir a memória do Galaxy, você ainda pode utilizar esse recurso para transferência de arquivo.

6. Fazer videochamadas
Eu sei. Eu sei. Ninguém usa videochamadas, mas quem tem que decidir fazer isso ou não sou eu (e não o meu aparelho!). Além disso, dizer que tem duas câmeras é melhor do que não ter nenhuma (né, iPad?!).

Tudo bem que o iPad ainda brilha nos games e em sua grande tela para a leitura de revistas como a Wired, mas os tablets com Android estão chegando ao mercado com novidades interessantes para esquentar um pouco a briga pelo gosto do consumidor!!

32 comentários em “Seis coisas que o Galaxy Tab faz que o iPad não fará tão cedo (ou pelo menos sem a ajuda de acessórios)

  1. Poxa!!! Eu uso video-chamada sim!!! No meu 5800 desde quando iniciaram o 3G aqui em BH… mas realmente só conheço duas ou 3 pessoas que fazem isso! heheh

  2. E eu ainda prefiro o Ipad para aplicações musicais. Como também desenvolvo sistemas, o dia que lançarem um tablet que suporte Java nativo seria excelente pro meu trabalho.
    Um tablet com o Android não ajuda muito nessa tarefa ainda, faltam mais aplicativos de escritório e produtividade.

    Abraço

  3. Pôxa Rodrigo, eu não queria fazer isso, mas vou ter que discordar de você. Nenhuma dessas coisas faz a menor falta no Ipad. Exceção da tv digital, todas você fará com o celular que está no seu bolso. E não, nunca vou substituir meu celular pelo Galaxy S de Itu ou pelo Ipad para fazer chamadas.
    A câmera do meu N95 me satisfaz, não preciso e jamais precisarei de uma em qualquer tablet. Imagine segurar este negócio enorme para tirar uma simples foto (tô rindo só de imaginar a cena). é chamar demais a atenção.

  4. Meus comentários:
    (Sem ser tendencioso a nenhum dos dois tablets)

    1. Acessar sites em Flash
    Faz falta sim, mas dá prá sobreviver. É uma questão de tempo de ter browser com essa funcionalidade.
    2. Assistir à TV
    Bem… TV eu vejo em casa mesmo.
    3. Fazer ligações
    Quem por acaso vai ter um tablet e não tem um celular à mão ?
    4. Tirar fotografias
    Seria bom, mas como o item 3, o celular já faz isso.
    5. Aceitar cartão de memória
    Essa seria interessante sim
    6. Fazer videochamadas
    Vide item 3 e 4.

  5. Eu penso assim, quem tem o iPad tem que possuir um celular com câmera e levá-lo consigo. Já quem tem o Tab pode deixar o celular de lado e transportar o Tab em sua capa, como uma agenda e atender as chamadas pelo headset. Eu concordo com quem diz que o iPad é um tablet e o Tab parece mais um celularzão, mas vejo isso como uma vantagem. Por exemplo, eu uso muito o GPS no meu trabalho e o Tab, embora maior que um celular, não chega a se tornar desconfortável para manusear, dá até para afixar no carro, com o suporte que é vendido à parte. Já quem colocar o iPad no vidro do carro quase não enxergará a rua rsrsrs. Outra coisa, ficar andando na rua com o iPad é estranho, precisa de uma mochila, e usá-lo em um bar ou shopping fica parecendo que o cara quer exibir o brinquedo. O Tab, por sua vez, também chama a atenção, porém é bem mais discreto, do tamanho de um livro fino e, como é telefone, evita aquela imagem de quem só anda com ele para “se mostrar”.

  6. Imagine segurar este negócio enorme para tirar uma simples foto (tô rindo só de imaginar a cena). é chamar demais a atenção.

    Eu ri quando li isso!!! 🙂

    Agora achei de mal gosto esse comentário:

    A mão-de-obra chinesa já é tão barata. Deixa eles trabalharem um pouco mais!

    Duvido que você pensaria o mesmo se visse as condições em que eles trabalham pra fazer esses gadgets de playboys…

  7. “O máximo que a galera do iPad faré é mandar um e-mail (se tiver um wi-fi aberto por perto ou se for a versão 3G”
    Hehehehe. Tirou essa do 2º episódio da 1ª temporada de “The It Crowd”?

  8. 1- sites em flash faz falta ainda, mas o Skyfire e o Cloud Browse resolvem a maioria dos casos.

    2-Assistir TV seria um recurso interessante, mas não seria o fator decissivo no meu caso pelo menos…

    3- Pelo amor de Deus eu li isso mesmo? “Eu juro que sempre que pego em um iPad o meu primeiro reflexo é querer encostá-lo na orelha. É que ele é muito parecido (igual) ao iPhone” colocar um TAB na orelha já seria comédia, imagina um iPad… usando com headset até concordo…

    4- tirar fotos eu acho só em ultimo caso, seria mais ou menos como vc usar um netbook para tirar foto, quem estiver por perto vai dar muita risada…

    5- faz falta mesmo, a Apple precisava rever isso

    6- o iPad 2 com certeza terá o facetime

    Enfim, acho que são para publicos diferentes, quem gosta mais do android vai de tab e quem prefere o iOS continua no iPad, simples assim…

  9. Concordo com tudo que o Robson Vilela falou.
    Ia postar exatamente isto…

    O tamanho da tela 9com uma leitura e digitação mais confortável) , a quantidade de apps e a já conhecida e eficiente usabilidade do ipad são argumentos a favor do iPad, na minha opinião.

    Ligação, Fotos e etc eu já tenho o excelente Samsung Wave.

    Abraços

  10. Falando sério. Creio que um bom celular com um Ipad WiFi 64 Gb é melhor que um Tab. Se vc não tem um bom smart, então o Tab serve para suprir a dupla necessidade. Mas como todo multifunções não é tão bom como tablet (tela pequena, acabamento mais frágil, poucos aplicativos feitos exclusivamente para ele) e nem como celular (câmera vulgar, pesado para ser celular, atender chamadas por viva voz ou fones). Mas se a grana for curta para um smart + Ipad, acho que o Tab pode ser uma boa escolha. Agora de tudo o que foi dito, sinto falta mesmo é da entrada para cartão de memória, mas algum Apple tem? O que para mim foi realmente decisivo na minha decisão de esperar o Ipad 2 foi a provável presença do Face Time (e a consequente câmara frontal), Retina Display, 128 GB de armazenamento, uma segunda porta de 30 pinos (possibilidade de acoplar o tablet à estação-base horizontalmente). Isso sim faz mesmo falta.

  11. Vou dar um depoimento pessoal. Eu adoro Apple (tenho Macbook, iPhone, TimeCapsule, Apple Tv) e acho que o grande diferencial deles é a qualidade dos produtos. Reclamam (Desenvolvedores) que o time do Jobs é muito restritivo ao liberar aplicativos, mas é muito evidente que a qualidade dos aplicativos é extremamente melhor que do Android.

    O sistema IOS é maravilhoso, assim como o Android em sua última versão também, porém um problema muito grande impede o crescimento da Market Android em relação a Apple Store. Padronização! Os desenvolvedores só precisam criar aplicativos para iPhone ou iPad, enquanto na Android a quantidade de padrões diferentes são enormes, e não existe divisão na Market. O resultado é incompatibilidade de aplicativos devido a tamanho de tela, versão de android e hardware.

    É bem verdade ainda que a sociedade é comercial, ou seja, o quem vende mais é o que dita o mercado consumista. A Apple lançou o iPhone que foi sucesso como nenhum outro concorrente, principalmente quando lançou o 3G e a Apple Store cresceu de forma absurda. Vejo muito o sucesso do iPhone vinculado a Apple Store, sem este último não seria o sucesso de hoje. Os desenvolveres, sites, empresas começaram a criar produtos pra iPhone, por isto o enorme sucesso, e o iPad veio nesta onda! Tablet já era um assunto existente, mas a Apple foi inovadora pois colocou um sistema leve ao seu equipamento enquanto outros pensavam em Vista, XP, Linux etc.

    Se o iPad fosse criado pela Samsung faria sucesso? Lógico que não! A Samsung não dita mercado como dito anteriormente. As empresas tentam criar produtos melhores, com mais funções, mas o pessoal sempre vai achar que o da Apple é melhor porque é referência. O iPad tem um problema crítico de Wifi, que é MUITO RUIM, principalmente quando está em case, mas pouco se fala disto. A mesma coisa o iPhone 4 que tem uma baixa performance da antena, também pouco se fala.

    Voltando ao assunto comparação iPad x Galaxy Tab, sempre tive vontade de ter um iPad, mas sou crítico suficiente para dizer que minha vontade era mais orientada pela forte imposição comercial do que propriamente uma necessidade. Eu pensava para que eu quero um iPad?

    1 – Não leio livro e o iPad é comprovadamente um leitor ruim de livro.

    2 – Ler revista ou Jornais? Pode até ser, mas não é ainda um diferencial para mim.

    3 – Editor de documentos próprio? Não dá para usar o iPad como um Notebook para texto, planilha ou apresentações corporativas, e O iPhone me quebra um galho quando preciso.

    4 – Jogar com qualidade melhor e tela maior? Com o iPhone 4 o processador gráfico é o mesmo, obtendo a mesma qualidade do iPad e a tela maior ainda não é um diferencial para mim. Para quem não tem iPhone vejo uma grande vantagem o iPad para este foco.

    5 – Abertura de sites. Por mais que não, o iPad não abre todos os sites, e mesmo alguns que já possuem versão iPhone não tem todas as informações que a versão “desktop” tem.

    6 – o iPad não é celular. Realmente não é, mas quem vai substituir um celular pelo um Tablet para chamadas? No dia-a-dia é impossível. Imagina o cara na Praia com um Tablet para receber e efetuar ligações… Vejo celular besteira no tablet pelo tamanho do gadget.

    7 – Aplicativos. Eu teria que recomprar grande parte dos aplicativos que uso no iPhone para ter no iPad. E não tem jeito, os melhores aplicativos são os pagos, principalmente jogos, video, música e produtividade. Os de rede social, entretenimento e utilitários possuem versão lite bem interessantes.

    Eu pensei este final de semana que iria comprar um Tablet e enquanto o da RIM (Blackberry) não chega, vou de Galaxy Tab. Tenho pontuação enorme na Claro e acabei comprando por R$ 879,00.

    Estou satisfeitíssimo! Nunca tinha usado o Android, sei que o 2.2 não é preparado para Tablet e mesmo assim até o momento vem me satisfazendo perfeitamente. Eu estou surpreso, pois está atendendo a minha demanda pessoal que é rede social, video (TV também), musica e internet. Como ainda é um produto novo ainda não tem a variedade de jogos como a Apple tem, mas é questão de tempo.

    Recomendo mesmo o Ipad para quem não tem um iPhone ou Ipod Touch. É um produto maravilhoso! Vale a pena. Para os demais é uma iPhone grande como dizem. Recomendo um outro tablet como o da Samsung ou o da Dell que vai lançar este ano no Brasil.

  12. para mim essas diferenças são importantes quanto mas atividades eu poder fazer em 01 único aparelho melhor, pois evito sair cheio de tralha de ksa =]

    hoje eu te ho um htc desire e um netbook eu saio com eles todos os dias para trabalhar, assim que ele chegar na minha cidade irei comprar pois será uma mão na roda ter tudo que eu preciso num único aparelho.

  13. Ei, pessoal! Só um detalhe: esses seis tópicos são do Num Clique. Quem falou as gracinhas foi o cara do blog (ou site).

  14. Agora imagine agora essas funcionalidades no iPad.
    Putz! Ia chover gente dizendo:
    “O iPad é matador e ninguem vence.”
    Mas como não é no iPad, chove gente dizendo:
    “Não faz falta! Nem queria mesmo!”
    Ai daqui a uns meses lança o iPad2 com essas funcionalidades e ia todo mundo vai dizer:
    “A Apple revolucionou tudo de novo, e que agora não tem mais quem bata o iPad2, agora ficou perfeito, blá blá blá…”

    Num sei pq mas a palavra Multitask me veio a mente agora.

  15. Rodrigo, estas coisas não estarão no novo iPad (exceto a câmara frontal, para o FaceTime) porque não é objetivo do produto. O iPad não foi feito para ser um computador pequeno ou um telefone grande, foi feito para ser algo simples, muito simples mas muito agradável de se usar. Por isto acredito que a grande modificação no iPad novo, será o display que deverá ser tb um retina display.
    Tive a oportunidade de testar o Galaxy Tab, não achei ele um concorrente do iPad, e sim do Galaxy S. Na verdade, o Tab é um Galaxy S com telamum pouco maior.

  16. no meu caso fico pensando desta forma

    celular bom 1.000,00 a 1.300,00 (mercado livre ou vinculado a operadora)

    netbook 900,00 a 1.200,00 (bateria 6 celulas)

    total = galaxy tab

    eu estou raciocinando desta forma, pois ele substitui esse 02 aparelhos tranquilamente sem contar que ele tem entrada usb ai é só conectar um hd externo e pronto seja feliz, não vejo a hora de ter o meu ….

  17. O Samsung Tab, se chama CONVERGÊNCIA.

    Converge celular, câmera, tv, funcionalidades de um PC, etc…

    Assim foi com os celulares em relação aos PDAs.

    Outra coisa garanto que se o IPAD tivesse essa enormidade de funções que estão presentes no Samsung TAB, ninguém reclamaria ou estou errado.

    RESPONDAM-ME ALGUÉM FICARIA CHATEADO POR TER ESSAS FUNCIONALIDADES NO IPAD?

  18. Usar o TAB como telefone, realmente nunca vi algo tão insano na minha vida, vontade de pegar o Tablet e colocar na orelha para falar. Isto é apenas para poder arrumar um defeito para a Apple.
    Eu acho o Tablet da Samsung com alguns recursos bacanas, a TV por exemplo muito bom mesmo. Mas de resto, fico com o iPad mesmo. E a segunda geração vai melhorar ainda mais.
    O Rodrigo podia nos poupar deste post na parte em relação ao telefone.

  19. @Steve,

    com todo respeito não colocamos nenhum aparelho no ouvido para “falar” e sim para ouvir.

    Contudo, esse não é o caso do Tab, pois um dos acessórios incluídos no pacote é fone bluetooth e esse sim tem duas funcionalidades ouvir e falar.

    Por outro lado como não ganho quantia nenhuma nem da empresa A e nem de B para estabelecer defesa, acho sua opinião bem sensata e imparcial.

  20. Rodrigo, quero adquirir um desses aparelhos, mas não sei qual. Queria saber de você:
    – O Android no Galaxy Tab está estável, funcionando bem redondo?
    – Quantos aos aplicativos, no Android, estarei bem servido?

    # Não sou fanático ou ligado a marca/sistema algum, sou apenas um apaixonado por tecnologia e por coisas que facilitem meu dia-a-dia
    # Sou usuário de Iphone 4, mas tenho vontade de conhecer o Android também. Queria participar dos dois mundos.
    # Utilizo os aparelhos ao máximo, quero o que reúna o máximo de qualidades. Não gosto de saber que tenho limitações.

    Abraço.

  21. Ótimo post! Você está certo, O Galaxy Tab é surpreendente em recursos extras, só que chamadas, somente se for no Viva-voz, certo? Porque acho que as pessoas achariam estranho (pelo menos na minha cidade), um aparelho desse porte do ouvido, rsrs. TV digital combina perfeitamente com um Tablet, que naturalmente tem a tela maior que em um smartphone.
    Sem falar dos recursos que o Android tem, que o iOS não tem. E eu acho que não ficaria com um produto, que para navegar na Internet não dispõem de Flash.
    Abraço.

  22. steve tbm respeito sua opinião, não estou puxando para empresa A e B, mas como o nel falou vc pode usar ele com fone bluetooth, sem precisar colocar ele no ouvido, e devido ele ser menor que o ipad me chamou mas a atenção ainda.

    mas claro que antes de comprar farei o teste do bolso da calça para ver como ele fica, mas é quase certo que irei comprar assim que ficar disponivel aqui na minha cidade.

  23. Minhas impressões sobre o Tab: Peguei o bicho hoje de tarde e fiquei fuçando. Como já usava o android em meu Milestone foi fácil testar o Tab. Fiquei impressionado, quase tudo funcionando bem liso, apenas alguns poucos apps (como os jogos Jewels e Raging Racer) não preenchem toda a tela, o resto rodou legal. O GPS parece estar funcionando bem (vou testar melhor amanhã), os filmes rodam perfeitamente sem conversão e, importante, aceitam legendas srt. O headset é fácil de configurar, basta parear o bluetooth e pronto, dá pra falar sem usar as mãos. Adorei a capa protetora que vem junto, protege de verdade e o Tab fica parecendo uma agenda (não chama a atenção). A TV funciona bem, e o rádio FM…bem acabei não testando o rádio ainda. A tela não tem as cores vivas do Galaxy S, mas é bem boa, melhor que a do Milestone e responde rapidamente ao toque. Por enquanto estou adorando o meu novo brinquedo.

  24. Buenas,francamente entre o Ipad e o Tab prefiro o tab por ser muito mais completo! O único problema de ambos são os preços!
    São fora da realidade tupiniquim,pelo menos da minha!

  25. Pra quem achou estranho no comentário constar que pareceria um tarado com ele no bolso, pense no bolso de um casaco, um paletó, e vai ver que é verdade o que Rodrigo diz.

    Vi anúncio enorme na revista Época da semana e o preço ficou bem interessante em planos de assinatura.

  26. Não tem como o Tab da Samsung substituir um celular, mesmo com todo o diferencial que ele tem que o aproxima a um Smart Phone.

    Video chamada? Legal
    Chamada normal? Legal
    Tirar fotos? Legal

    Tudo muito legal, mas bateria com duração de 5 horas, legal? Lembra aqueles antigos celulares da Motorola com bateria que duravam 8 horas.

    Se eu vou ter que levar um celular junto com o Galaxy porque o mesmo não tem capacidade energética para substituir o primeiro, prefiro carregar um celular junto com o iPad, que no final vai dar na mesma.

  27. Vejo o pessoal falando sobre a bateria do Tab. Pois tenho um e afirmo: A bateria dele dura muito mais que a maioria dos celulares. Meu Milestone, se usado com 3G, GPS, wi-fi, etc, tenho que recarregar no final do dia, o Tab dura facilmente dois dias de uso pesado (claro, se ficar jogando ou assistindo filmes com o 3G e o GPS ligado ele vai durar umas 6 horas, mas quem passa 6 horas jogando ou vendo filme num tablet?).

  28. Ninguém usa video-chamada? Eu só falo assim com minha filha que mora em outra cidade. Ainda mais com o custo zero do DDD no Tim Liberty.

    Funciona que é uma maravilha.

  29. Android 3
    Cuidado com quem entende de tudo, o Google fica prometendo varias coisas em parceria com LG, Motorola, Samsung, entretanto eles demoram muito para lançar.
    O Ipad, foi um sucesso 8 milhões vendido, as outras empresas tiveram que correr atrás.
    Até agora a única que está chegando perto e a Samsung com Galaxy Tab, sem um sistema projetado para esse tipo de equipamento.
    Se demoram muito para lançar tal sistema, em breve vem o Ipad 2 com as devidas correções.
    O ressudado adeus concorrência

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.