iPad sem Jailbreak

Estou usando o iPad há alguns meses e gostei muito do aparelho, que ganhou um grande espaço no meu dia e me ajuda a ser muito produtivo. Apesar de usar o aparelho muito mais para o consumo de conteúdo, respeitadas as limitações do aparelho e seu sistema operacional, é possível trabalhar com o iPad, que meu ajudou em várias situações, sendo uma ótima opção para quem quer levar menos peso na mochila.

Com o Jailbreak eu podia testar muitos aplicativos exclusivos do Cydia e também experimentar as novidades antes de comprar, o que era muito útil, entretanto, com a facilidade de acesso e download o aparelho estava ficando totalmente lotado de inutilidades, que na maior parte do tempo eram esquecidas dentro do aparelho somente ocupando espaço na memória.

Outro problema comum era a atualização de aplicativos baixados pelo Installous do Cydia, que nem sempre estavam disponíveis na ocasião do lançamento, além da própria atualização do aparelho, que sempre ficava na dependência da liberação do Jailbreak para a nova versão do firmware, o que me lembrava das gambiarras para a assinatura de softwares que utilizei nos aparelhos da Nokia em um passado não muito distante.

A última atualização do IOS foi muito útil e necessária para o iPad, que entre muitas outras novidades, ganhou a multitarefa e uma grande lista de idiomas, incluindo o Português, o que ajudou a melhorar consideravelmente a produtividade. Desta vez eu decidi desistir do Jailbreak para não perder meu tempo de trabalho em busca de soluções para fazer o aparelho funcionar corretamente e confesso que os benefícios da atualização compensaram muito as perdas ocasionadas pela falta do Jailbreak.

Estou mais seletivo na instalação de aplicativos e games, sendo que consegui liberar mais de 60% de espaço que era gasto de forma inútil com conteúdo utilizado em testes. O tablet me pareceu mais veloz e até o consumo de energia melhorou, o que me deixou ainda mais animado com o aparelho. É muito bom ouvir os rumores da liberação de uma nova versão 4.3 do IOS e não me preocupar com a questão do Jailbreak!! Agora quando sair a atualização é só fazer, sem qualquer preocupação! Vale lembrar que existem muitas promoções interessantes de games e aplicativos por 0,99, que valem muito a pena conhecer!!

Apesar da preocupação inicial, posso dizer que estou satisfeito com o iPad sem o Jailbreak, que está me atendendo muito bem, deixando muito mais espaço para conteúdo realmente necessário!! E você, acha que vale a pena encarar o iPhone / iPad sem Jailbreak? Deixe sua opinião nos comentários!

20 comentários em “iPad sem Jailbreak

  1. Divido com você 90% da opinião!
    Grande parte do que precisava no jailbreak não mais é necessário. No entanto sinto falta do SBSetings, do DisplayOut e do LockInfo.
    Ainda estou bem satisfeito em ter feito a atualização, mas assim que sair o Jailbreak, farei por estes programas…
    ja no iPhone, uso muito o MyFi..

    Abs,

    Fred

  2. No iPad nunca fiz jailbreak, mas no iPhone ele se tornou necessário a coisa de um mês atrás, quando descobri o Grooveshark. Não consigo mais viver sem o serviço, então o JB é obrigatório. Mas tirando isso, é o único app que enxergo como indispensável, mesmo. Antes disso sempre tinha usado o iPhone liso, também.

  3. Eu não consigo ficar sem jailbreak, quando recem comprei o meu iPhone 4 ele já veio com uma firmware que não dava para fazer jailbreak tive que esperar o jailbreakme, e agora com a firm 4.1 eu não vou atualzar enquanto não tiver JB, mas no caso do iPad as coisas mudam, pois a firmware 4.2 trouxe muitas melhorias…

  4. A Apple bem que podia incluir algo semelhante ao SBSetings, é sem dúvida a única coisa que me leva a querer fazer JB.

  5. Eu não utilizo mais o jailbreak para meu iPhone.
    O celular fica mais rápido e consome menos bateria. Sinto falta do SBSettings e do MCleaner, mas acho que aos poucos a Apple vai ganhando a briga com o Cydia.
    No Brasil quem quer manter seus jogos ou algum software específico que a Apple não vai liberar, o jailbreak pode ser necessário .
    Ou comprar um Android.

  6. Tive um 3GS e hoje um 4 e um iPad. Nunca senti necessidade de fazer o jailbreak. Estou satisfeito com ambos e não pretendo fazer em um futuro próximo.

  7. Não uso jailbreak, pq uso para testar aplicativos que desenvolvemos. Se a Apple detectasse jailbreak no meu iPad e iPhone 4, ela poderia cancelar nossa assinatura como desenvolvedor. Mas já testei em outros equipamentos. É ilusão achar que o jailbreak não prejudica a estabilidade, perfornace e gasto de bateria do aparelho. O jailbreak é feito apartir de alterações no código executável do OS, conseguidos de forma empírica e muitas vezes pegando partes antigas do OS e remendando o código novo. Eu ignoro qualquer opinião sobre o IOS, de quem usa jailbreak. Não estou aqui defendendo a Apple, e sim falando o obvio, todo sistema “Crakeado”, não é original e não pode ser avaliado como se fosse original.

  8. Belo post!

    Estou pensando em fazer jailbreak no iPad, pois estou usando muito o fast app switching e tenho receio de zuar o home button de tanto apertar. Estou buscando algo com toques na tela para habilitar esta função.

  9. As vezes as pessoas ligam o Jailbreak à pirataria e isto não é verdade. Claro, com ele você tem acesso a programas “piratas” mas só se você quiser.

    Tanto é verdade que há aplicativos pagos no cydia, e que são muito úteis e trazem mais vida ao seu iDevice, pois muitas coisas necessárias são esquecidas pela apple. (como o SBsettings, My3G, PDANet, FolderEnhancer, etc.)

    Geralmente as pessoas dizem “jailbreak? to fora!”, aí depois que eu mostro os apps extras no meu iPhone elas pedem pra eu fazer………….

  10. Marcio, até concordo que a estabilidade pode ficar um pouco comprometida, mas isso depende muito dos aplicativos que o usuário instalar, é um preço que se paga a total falta de liberdade, então eu não seria tão mente fechada para taxar quem usa JB ou ignorar tais pessoas, faço jailbreak no meu iPhone não para instalar aplicativos piratas e sim para poder ter recursos dos quais a Apple se nega a nos conceder, como o SBsetting e muitos outros aplicativos que são facilmente barrados na Apple, eu penso assim, o celular é meu, eu faço nele o que quiser, felizmente as legislações americanas foram favoráveis, e fazer o JB não é ilegal, o que é ilegal é a pirataria, mas, são duas coisas muito diferentes…

  11. Gil, uma coisa são as aplicações, existem boas e ruins, outra coisa é o jailbreak. Este sim é o problema, pois altera o código executável sem ter acesso aos fontes. O jailbreak por si só causa instabilidade no sistema. O jailbreak mistura códigos antigos com novos, que não necessariamente são compatíveis.

  12. Cara, eu fiz o jailbreak no meu iPad desde o inicio, concordo que com SO crackeado não tem jeito, a estabilidade e outas coisas podem ficar comprometidas, isso acontece com tudo… Nao tem jeito.
    Porém realmente nao consigo ficar sem o JB por alguns motivos que posso enumerar.
    – gerenciamento de arquivos, não consigo concordar com essa visão da Apple de colocar os arquivos dentro das aplicações, pra mim isso é algo muito escroto, e nos casos de eu ter duas aplicações que abrem o mesmo arquivos?? Como eu faço??
    – acessar dispositivos externos, o câmera connection kit funciona muito bem para acessar pendrives e qualquer tipo de memória com um desses leitores USB, isso com o ifile do cydia.
    – aplicativos que não existem na AppStore brasileira – não aprovo pirataria mas como tem um monte de coisas que não posso comprar acabo usando do installous, me deram uma idéia de fazer uma conta na AppStore Argentina, vou tentar, se alguém tiver alguma idéia para acertar isso eu mato um motivo do JB.
    Fora essas coisas eu usaria sem o JB sem o menor problema.
    Eu não uso nenhum aplicativo do cydia, alem do ifile, as vezes que tentei usar algum a coisa não foi muito boa, das duas vezes tive problemas, em uma delas tive que colocar o iPad em modo de recuperação e restaurar o bicho..
    Gostaria mesmo de usar o iPad sem JB, mas as palhaçadas da Apple realmente são difíceis de aturar.
    Tenho um Nexus One e uso android e a coisa flui de uma forma que é realmente impressionante, o iOS tem muitas coisas legais, o que estraga ele é a Apple, o android também é muito bom e não tem a Apple pra atrapalhar, sinceramente não acredito que meu próximo tablet seja da Apple, ainda espero ficar com o iPad por um bom tempo, pois os tablete com android ainda devem demorar para chegar no nível que o iPad esta com relação a aplicativos, suporte e tudo mais, mas acredito que o futuro é do android, pelo menos no meu caso que sou um usuario mais exigente com relação aos meus gadgets… 🙂

  13. Seguinte, gostaria muito de nao precisar do jailbreack, mas sem poder comprar jogos e AppS aquí no Brasil ficha complicado nao usar.

  14. Marcio Teixeira, sim, concordo pode provocar instabilidade, mas no meu uso no dia a dia felizmente não senti instabilidade no meu iPhone 4, e como o nosso colega Marcio disse é um mal necessário, não ter um gerenciador de arquivos nativo é demais, fora outras e mais outras limitações que a Apple nos faz, quer um exemplo? Sem JB vc simplesmente não consegue usar o TV out para rodar aplicações que não sejam as autorizadas pela Apple… Se não fosse o Jailbreak eu já teria migrado para o Android… gosto demais do iOS o que estraga é a Apple… kkk

  15. Gil, entendo. Um dia o IOS será tão livre quanto o MAC OS. Este tem sido o caminho da Apple, vai liberando, aos poucos, a medida que a pressão vai aumentando. O problema é que não sabemos quando isto ocorrerá. Acredito que podemos ter uma surpresa, se o mercado de tablets ficar muito competitivo.

  16. Assim espero, se esse dia chegar com certeza não farei mais o Jailbreak, assim como não faço crack no meu Macbook…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.