Sites da Symbian Foundation serão desativados

Nesta semana a Symbian Foundation informou encerrará as operações de seus sites em 17 de dezembro, sendo que todo o conteúdo que atualmente está disponível na web (como o código-fonte, kits, wiki, banco de dados de bugs, documentação de referência entre outros) estará disponível em algum formato físico como um DVD ou pendrive, que deverá ser solicitado diretamente para a Fundação Symbian. O conteúdo não será distribuído antes de 31 de janeiro de 2011, e as despesas ficarão por conta do desenvolvedor interessado no material.

Os sites afetados serão os seguintes:

Será que esta é a melhor forma de combater o avanço do Android e do IOS do iPhone? Acho que as coisas poderão ficar um pouco mais difíceis, caras e burocráticas para quem desenvolve aplicativos e games para celulares com o sistema operacional Symbian, a não ser que a Nokia coloque este conteúdo dentro de seu próprio site. Vamos esperar para ver!

Leia mais na própria fonte.

15 comentários em “Sites da Symbian Foundation serão desativados

  1. Rodrigo, o que você precisa para desenvolver já está no site do forum nokia. A menos que deseje fazer um port do symbian para outra plataforma, mexer no kernel do symbian e coisas assim, não tem necessidade mesmo.

    Também acredito que a informação útil do site da symbian deverá migrar para algum lugar no forum nokia.

    Espero que os gráficos do site não se percam, era um trabalho visual muito bonito.

  2. A Nokia está fazendo isso mesmo. Diminuindo a Fragmentação. Digo o mesmo: Tomara que a Nokia continue rumo ao caminho certo!

  3. Este é mais um passo no sentido de convencer, os usuários e desenvolvedores, que o Symbian esta morrendo. O custo de se manter um site é tão barato que a situação deve estar muito feia para eles tomarem esta decisão.

  4. Aqui acolá estou vendo notícias sobre a possível ruína do Symbian e Cia. Posso não ter tanto conhecimento na área, mas o que eu vejo é um retrato do que aconteceu com a Gradiente. Sei que ela não chegava nem aos pés, mas parece que se trata de uma tragédia já declarada. Aliás a Nokia já saiu do gosto de muitos usuários em todo o mundo. Parece uma afronta, marcas com apenas um modelo derrubar aos poucos uma frota inteira da Nokia.

  5. Daniel, não acho que a Apple é a maior concorrênte da Nokia e sim os celulares com Android. O IOS terá um nincho, já o Android esta caminhando para ser o líder do mercado, posição que o Symbian tem, atualmente.

  6. Tomar para si é um bom negôcio pro symbiam que está sendo muito criticaco (princ pelos americanos), pois assim demonstra comprometimento e atualizações mais rápidas.

    Já li que agora em dezembro sai uma pro ^3 (ou melhor somente symbiam).

  7. Tenho percebido ultimamente uma campanha anti-nokia. Muitas vezes motivada por pessoas extremamente xiitas, sem critérios técnicos e altamente obcecadas por uma marca X . Reviews altamente tendenciosos que utilizam critérios altamente subjetivos como beleza , intuitibilidade, facilidade de uso. Muita informação replicada da mídia americana que é altamente protecionista em favor das empresas americanas como Apple e Google. Acho que as pessoas deveriam refletir e analisar melhor as informações da internet.

  8. Fred, esta noticia que estamos comentando aqui é xiita? Ela não é verdadeira? Infelizmente este tipo de noticia mais a noticia que a Nokia não vai utilizar o Symbian na serie N ou a noticia da Samsung e Sony abandonando a plataforma, é que causa, em usuário como eu, a sensação que as coisas não estão bem para o lado do Symbian.
    É fácil por a culpa nos americanos, o que é difícil, para nos usuário, entender a lógica da parceria com a norte americana Intel, para fazer um novo sistema operacional. Se o Symbian é tão bom e não está sendo abandonado, para que a parceria com a Intel.

  9. Continuando a idéia do Marcio:
    “Concorrência só traz mais benefícios para o consumidor e para o mercado.”
    Dizia-se que até uma criança mexia em um celular da Nokia de tão INTUITIVO que eles eram, e o responsável, era o Symbian. Que Cel. Nokia aguentava quedas, chuvas e até talvez terremotos… Não tive a oportunidade de ter contato diretamente com o Android ainda, mas se grandes marcas se desligaram tão rápido da Symbian e quase que ao mesmo tempo, e essas empresas e outras novas já estão lançando aparelhos INTUITIVOS, BELOS, SUPER FÁCEIS DE USAR, ACESSÍVEIS EM VALOR E RICOS EM FUNCIONALIDADE, porque que a Nokia então, já que ainda é a maior, não revê seus projetos e analisa o que REALMENTE o usuário quer hoje em dia em software e hardware? Rever a forma como propaga seu nome no mundo. Confesso que ainda fico extasiado quando abro a embalagem do meu novo Nokia assim que compro um, mesmo já sabendo o que tem lá dentro. Acho que a Nokia não estava tão preparada assim para sair de sua zona de conforto. Como dizia Renato Russo:
    “O futuro não é mais como era antigamente.”

  10. Estou saindo de um 5800 pra um Motorola que simplesmente ressucitou depois do Android.O aparelho é o Defy,estou surpreso com sua qualidade,com o Android 2.1 e com a previsão de atualização pro Froyo até abril.
    Creio que a Nokia está se mexendo bastante após a troca do CEO,e seu futuro parece ser o Meego,apesar da qualidade do N8.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.