Gps do Samsung Galaxy Tab: Sem grandes novidades…

Mesmo depois de seguir todos os passos do tutorial indicado no post anterior eu não consegui melhorar o GPS do Samsung Galaxy S, que ainda está apresentando problemas para encontrar e manter a conexão com os satélites. Os problemas aparecem em qualquer aplicativo que utiliza o GPS para navegação, bem como nos softwares que realizam testes de sinal, como é o caso do GPS Test.

Ainda não sei dizer se a questão está relacionada ao software ou hardware, mas felizmente o Galaxy Tab está com o GPS perfeito, com um funcionamento veloz e estável!! Na imagem abaixo temos uma comparação do GPS do Xperia X10 e do Galaxy S feita dentro de meu apartamento. Agora vou precisar voltar ao trabalho para encontrar uma solução para o problema.

25 comentários em “Gps do Samsung Galaxy Tab: Sem grandes novidades…

  1. É Rodrigo, eu já tinha falado disso antes, inclusive devolvi meu SGS, me deram outro e devolvi de novo. O GPS não funciona, é problema de hardware mesmo, basta ler as centenas de reclamações em fóruns do mundo todo. E tem gente usando esse defeito para ganhar dinheiro, vendendo apps que prometem resolver o problema mas não fazem nada. É uma pena, é um lindo aparelho. Estou usando o Tab como celular provisoriamente (com o headset) mas logo vou comprar um telefone e trocar meu sim chip. Acho que vou esperar o Nokia E7.

  2. Eu estava pensando em sair do meu 5800 pra comprar um Samsung Galaxy e ir para o Android, mas vou fazer diferente. Vou de Nokia novamente! Sei lá, mas, concordo com o amigo acima, Um E7 com teclado é bom d+.

    Abraços e mais sorte pra quem tem Android.

  3. Vamos lá… Deixei a preguiça de lado e resolvi postar um comentário, pois parece que só os que tem tido problemas com o GPS que postam. Acho que esse problema talvez seja de lote, pois no meu funciona numa boa. Agora estou a 1,5 da janela e demorou 10 segs. para “lockar”, de dentro do meu ap. Moro em São Paulo, uso os softwares de navegação pela cidade e uso-os com frequência e não me deixam na mão. Alguns “lockam” mais rapidamente que outros, mas nada que ultrapasse os 30 a 40 segs, atualmente. Digo atualmente, pois no início, logo que comprei o aparelho, demorava muito a “lockar”, mas com o tempo e uso, agora acha o sinal rapidinho, mesmo dentro de casa. Não entendo muito disso, mas já li inúmeros posts, desde o N95, que o GPS acumula um cache com dados relativos ao tracking dos satélites e coisa e tal. Enfim, posso garantir, o meu funciona! Assim, penso que pode ser uma questão de lotes com algum defeito ou problemas de montagem, ou mesmo interações problematicas entre aplicativos, entre si ou com o sistema operacional. Abraço a todos.

  4. puts Fred, mas 30 a 40 segundos é muita coisa, até travar a localização vc já se perdeu se estiver dirigindo… o GPS para ser funcional tem que encontrar a sua localização independete de cache em poucos segundos, o GPS do N95 eu só passava raiva, alem de demorar para encontrar ele esquentava o aparelho e perdia o sinal facilmente…

  5. @ Fred

    Você já usou algum programa de navegação com ele? Pergunto pois os SGS que testei as vezes achavam minha localização, mas o problema é que, ao me movimentar, ele não atualizava e fazia com que a navegação simplesmente não funcionasse. Testei com o Google Maps Navegador e com o NDrive e ele marcava que eu estava numa rua quando eu já estava a quadras dali. Além disso aparecia como se eu estivesse dirigindo sobre os prédios e não na rua.

  6. @Rodrigo D. Oliveira,
    O 5800 com o firmware 5.0 e o Nokia Maps 3.0 pega bem o sinal. Já não demorava aquela eternidade. Por sinal, foi uma das coisas que ainda me fez dar mais uma sobrevida ao 5800.
    Uma dúvida real e não retórica (antes que me acusem de tudo e mais alguma coisa) Para aqueles que têm Iphone 4: É possível usar o GPS com navegação por voz no I4? Vou trocar meu 5800 em um futuro breve e o Iphone é para já minha escolha, com o N8 (ou E7) como segunda opção e o Galaxy S, em virtude das reclamções que tenho lido (tais como essa do GPS), como terceira escolha. mas procuro um smart que tenha GPS com navegação com voz (entre outras coisa, claro).

  7. Ciro, o meu sempre foi ruim para conectar, mesmo com atualização, usava o Garmim, e o Nokia Maps, o ultimo até q conectava mais rapido, porem nunca me acostumei a ele.

    Com relação ao Iphone 4 existe sim, é um aplicativo chamado Tom Tom Brasil, com ele vc pode usar o GPS offline e com orientação por Voz. Mas ele é um pouco caro.

  8. Ciro, sim é possível a um bom tempo, existem otimas opções de famosas marcas como: Sygic, Tom tom etc… tudo na app store…

  9. Rodrigo vc poderia postar uma foto lado a lado do seu Xperia X10 e do seu Galaxy S,assim como vc postou parece um X10 e um Galaxy Tab não S.
    Obrigado

  10. Olá Gil, 30 a 40 segs nas circunstâncias mais defavoráveis. Em situações normais, em média 5 a 10 segs, o que acho bem razoável. Mesmo demorando 1 minuto, em se tratando de um GPS de celular, e não um dispositivo automotivo dedicado, ainda acho razoável – lembrando que é um receptor agregado ao celular, e não um dispositivo dedicado. Encoste o carro e aguarde esse minuto…Ainda é melhor que ficar perdido e/ou perguntando a outros como se chega em tal lugar. Acho que num futuro breve já contaremos com receptores em nossos celulares tão potentes qto os automotivos, rastreadores e similares.
    Rainor, usei e uso praticamente todos os programas disponíveis. Imprecisões acontecem. Logo no início, nas 1as. tentativas de uso do GPS deu algumas inconsistências como vc relatou (uma única vez). Agora, o máximo que acontece, qdo estou em situações não satisfatórias (entre prédios altos, árvores, etc…) eu verifico no registro do trackeamento (por ex. My Tracks, da Google)um desvio paralelo de uns 30 mts. Isso no software de trackeamento (rodando junto com o NDrive, por ex.), mas no programa de navegação propriamente dito, ele segue normal, pois em seu algoritmo ele já prevê um sinal não muito constante dos receptores GPS de celular. Salvo qdo. a coisa fica brava (túneis, condições geográficas bem atípicas, etc…) ele já acusa a falta mesmo do sinal dos satélites. Enfim, ainda acho que a história do cache tem algum fundamento, e o uso contínuo faz com que os receptores vão ficando mais “treinados” ao longo do tempo. Eu aconselharia insistir um pouco mais e, claro, verificar se as configurações de hardware estejam ajustadas. Ainda assim, sei lá, pode ser que existam lotes com algum problema de componentes ou montagem dos mesmos. Assim, acionem a garantia e tentem repor por um produto de lote bem diferente.
    Espero ter ajudado. Abraço a todos.

  11. Rainor, só um adendo. Como falei, a recepção do sinal GPS em celulares não tem comparação, atualmente, com os receptores de dispositivos dedicados, rastreadores, etc… Assim, em programas como o Google Maps, e o My Tracks (que registra continuamente seu posicionamento), esse tipo de programa faz uso literal do posicionamento que o receptor GPS envia ao programa. Por isso que no seu caso, como vc relatou, aparecia vc dirigindo sobre os prédios ao lado da rua. Mas nos programas de navegação, especialmente os adaptados para uso em celular, os algoritmos compensam, na medida do possível, claro, as inconstâncias e imprecisões dos receptores. Assim, antes de mostrar vc dirigindo no meio de uma quadra, “inteligentemente” ele posiciona vc na rua (mais próxima, imagino eu) do que no meio do quarteirão, entre prédios. No Maps ou no My tracks, por ex., não há essa compensação. A leitura é literal. E aí, tudo também tem limites. Se a situação na recepção estiver muito ruim, nem os programas de navegação (Sygic, Ndrive, IGO, Navegador, etc…) terão como compensar e corrigir a leitura caótica que um receptor possa estar enviando em determinado momento.
    Abraços.

  12. Será que o problema do GPS melhorou com a atualização para o Froyo? Vi que a Vivo liberou a atualização para o I9000B.

  13. Estou intrigado , por nao conseguir carregar o galaxy tab no PC ou mesmo no carro.

    Nesses casos ele apenas mantem a carga mas nao a carrega.
    Qual o motivo da samsung programar algo assim.

    Apenas no carregador de parede o individuo carrega.
    Nao tenho tomada em todo canto.
    O phone bluetooth carrega via PC e Carro(usb).

    Cada coisa que encontramos.
    Espero que seja problema de BIOS.
    Pq se isso for o normal.. Minha bateria de 10000maH USB que uso para carregar Gadgets nao irá funcionar.

    Algum tem a solucao ?

  14. O que eu mais odiava no meu antigo samsung i7500 era o tempo absurdo para pegar sinal de gps…

    Isso nao tem a ver com ser celular pois hoje o meu iphone 4 pega sinal em menos de 1 segundo em qq lugar! Aqui mesmo dentro de casa o meu gps automotivo nao pega sinal e o i4 pega com precisao baixa (>150m), mas pega!

    Queria saber se o GPS do galaxy tab tambem tem delay para pegar sinal ou eh instantaneo como no iphone… alguem que tem os 2 aparelhos poderia me dar um feedback?

    obrigado

  15. “digo” Pessoal adquirido recentemente o SGS e estou tendo o mesmo problema com GPS que encontra sinal, se alguém tiver alguma dica, posta ae ! Do contrário vou ter que procurar a Sansumg pra verificar isto.

  16. Caros colegas cheios de duvida. Um GPS é um sistema que usa de cálculos matemáticos para triangular sua posição!!! mesmo o processamento dos dados sendo bem rápido é normal e completamente aceitável alguns demorarem de 10 a 40 Segundos para achar sua posição no mapa, e esta com um erro de 10 a 90 metros. Se alguém quiser algo mais preciso que isso compre um satélite próprio rsrsrs. Quanto a duvida de um ai sobre carregar o galaxy tab no PC, pode esquecer!!! AS amperagens são diferentes, tem gente que acha que é um erro da Samsung mas eu digo e repito qual seria o ganho da Samsung em lhe proibir de carregar seu Galaxy Tab em qualquer lugar?? pense um pouquinho e vc verá que esta falando M…
    A amperagem de uma saída USB normal é de 0.5A enquanto do carregador de tomada é de 2.0A isso faz toda diferença…
    Espero ter ajudado.

  17. Bom, me parece que o assunto do tópico mudou um pouco né. era GPS Galaxy Tab.

    Mas enfim, já tive dois GPS automotivos, com SirfStar(blablabla), usei o nokia maps e o garmin no n95 , e o google maps no n95 e no galaxy tab.
    Da experiência que tive, os de celular se localizam muito mais rápido que os automotivos, se estiver usando do posicionamento por Rede e A-GPS (via internet) ativados. Muitos programas de GPS, como disseram utilizam o cache, e isso acontece com todos os gps que testei, se vc fizer lock em lugar que vc ja esteve antes com o gps ligado, sim ele se localiza muitas vezes mais rápido.
    10 a 30 segundos e até mais tempo, sem A-GPS é totalmente normal e aceitavel pra qualquer aparelho de GPS do mercado.
    O Google Maps além de AGPS, ainda usa sinal de redes Wifi vizinhas pra pegar sua posição permitindo se localizar até dentro do banheiro no meio de um apartamento vizinho de muitas antenas wifi.

    Mas o objetivo principal aqui era saber sobre o melhor programa de GPS offline para Galaxy Tab. Vi que o IGo que achava muito bom no meu GPS automotivo, funciona em baixa resolução oque em qualquer celular top de linha é um problema. Alguém sugere algum?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.