Por que o nível de tolerância dos consumidores para falhas nos celulares e smartphone é tão alto?

Há muito tempo em comprei um Nokia N95, e sempre gastei muito do aparelho apesar dos problemas da primeira versão como o slider barulhento e com folga, falta de memória para executar algumas funções, travamentos e problemas no GPS, que só foram solucionados pela empresa com o lançamento de um novo firmware, após mais de 6 meses da chegada do aparelho no mercado.

Quando comprei o E71 notei um grande salto em qualidade e estabilidade no aparelho, mas as fotos tiradas com o aparelho tinham um desagradável tom avermelhado que foi corrigido também alguns meses após a compra do smartphone. Alguns modelos tem problemas de recepção de sinal, outros com o GPS que não funciona e alguns simplesmente morrem nas mãos dos usuários, mas as pessoas parecem ter um nível de tolerância muito alto para os problemas dos smartphones da sua marca preferida.

Neste final de semana eu perdi muitas horas na busca de soluções para o problema do GPS do meu celular, que simplesmente não funciona adequadamente mesmo nas mais perfeitas condições de clima, temperatura e céu aberto. A saída indicada pela empresa fabricante é a assistência técnica, que me deixará mais de um mês sem o aparelho nas mãos em um período de festas e férias, quando o GPS é mais do que necessário. Vale ressaltar que testei vários aparelhos deste mesmo modelo e de operadoras diferentes nos últimos dias e o problema foi verificado em todos os aparelhos.

Hoje os aparelhos são muito completos, mas parece que são colocados no mercado sem os devidos testes, e as marcas mais conceituadas acabam oferecendo uma péssima experiência de uso para seus clientes, o que é lamentável. Por sorte das empresas, na maioria das vezes o usuário não utiliza 10% dos recursos oferecidos pelos aparelhos e acaba não percebendo os defeitos, e no caso dos mais fãs, acabam aceitando alguns problemas por gostar da maior parte dos aspectos positivos do equipamento.

Será que não deveríamos ser menos tolerantes com defeitos e falhas de projeto, mesmo quando se trata de nossa marca preferida? Acho que está na hora dos consumidores ficarem um pouco mais exigentes!!

30 comentários em “Por que o nível de tolerância dos consumidores para falhas nos celulares e smartphone é tão alto?

  1. Concordo Toledo, olha aí o problema dos Iphone 4 e HTC com a antena, do Nokia N8 com o bug de desligar do nada e morrer, o C6 que tem mais problemas do que maravilhas (Visto na cmm do Orkut do mesmo), é lamentável, esses aparelhos parecem que são feitos, muitas vezes na pressa!

  2. Rodrigo,

    O problema extravasa smartphones. Carros tbm sofrem com falhas de projetos e nesse caso, nem firmware existe pra resolver

    Além de consumidores bem pouco exigentes, tem o efeito fanboy… e esse é insuportável.
    Mas o pessoal fica cego…completamente cego.

    Gostar da marca realmente é mandar um email elogiando o q é bom e metendo o pau no que esta errado.

  3. É Rodrigo, vergonhoso como estão colocando no mercado projetos que ainda não poderiam estar disponíveis para o consumidor. Muitos problemas com diversas marcas.

    Estou tendo problema com meu E72. Há infiltração de grande quantidade de poeira entre o display e a lente da carcaça. Já levei 3 vezes para assistência técnica e os caras não resolvem. Agora estou tentando resolver via Procon.

    Estou querendo trocar de aparelho (N8 x Galasy S), e tenho estudado qual tem tido menos problemas ou quais problemas são menos importantes. Olha o ponto em que chegamos.

    Abraços!

  4. Toda a nova linha Galaxy tem problemas de GPS, só procurar pela web. Eu tinha um Galaxy 5(5, não S) e o GPS funcionava mal, tinha problemas de sinal e 3G.

  5. Na maioria das vezes, compramos sem testar o aparelho. E depois q descobrimos os defeitos, nos recusamos a aceitar como falha para justificar o alto valor investido. Nao e possivel q paguei rios de dinheiro por isso!!!!!

  6. Eu acho que a questão é que o importante p/ essas empresas, sejam elas a Nokia ou Samsung ou Apple e etc ….é que depois de vendido, a grana ja entrou, eles não estão tendo prejuizos de tipo ter que devolver a grana e o cliente ir comprar o aparelho do concorrente, muitas vezes o cliente acaba vendendo ele mesmo, e isso não impacta no lucro e fluxo de caixa dessas empresas, se existisse uma Lei do consumidor na qual a grana tivesse que ser devolvida na marra, eles mudariam o conceito com certeza

  7. Tenho um N97 há pouco mais de um ano. o Aparelho é bem legal mas a experiência de uso é péssima. Fica mais evidênciada ainda perto de um Iphone que é muito (muito mesmo) mais rápido.

    Estou querendo trocar há um bom tempo, mas sinceramente, depois de testar o N8 fiquei extremamente desanimado com a marca finlandeza.

    Preciso trocar meu cel, e já decidi que não compro mais nenhum modelo mais sofisticado da nokia. Estou em dúvidas entre um iphone4 e um galaxy. Mas tenho que ser honesto, a quantidade de boatos e mensagens sobre problemas nos 2 aparelhos tem me desanimado muito.

    To achando que a solução definitiva é comprar um celular daqueles baratinhos, de R$49, só para telefonar.

  8. sinto muito rodrigo, por isso não faço questão de andar sempre com os ultimos lançamentos na mão, pois via de regra voce é a prova viva tratam-de aparelhos bugados, fato é que não são testados como deviam de ser antes de serem lançados ao mercado, vc relatou problemas GRAVISSIMOS com seus ultimos aparelhos, fica ai uma sugestão para seu proximo post, até onde vale a pena GASTAR um fortuna em aparelhos BUGADOS ! Por isso ainda tenho 2 (dois) N95 em PLENO USO, tenho CETERZA ABSOLUTA que esses dois dentro de suas limitações não vão me deixar na mão ! Muita calma na hora de trocar seu smartphone, sem apelos de marca nem modismo, vamos ser centradas na qualidade nos reviews, nem sempre honstentar um aparelho top signica que se esteja com a melhor solução nas mãos, que sirva de lição a todos os leitores que acompanham seu blog.

  9. Acho que o pessoal releva problemas pra evitar o estresse e o tempo sem o aparelho quando se tenta resolver, como quando se leva na assistência.

  10. Eu sei bem o que é isso, meu primeiro smartphone foi um Omnia que começou a ter problemas em conectar no PC, depois comprei um Milestone e descobri que não me ouviam direito em ligações (a voz corta), daí tentei o Samsung Galaxy S e seu GPS que não funciona. Pensei no Nokia N8 mas, com a minha sorte, ele iria desligar e morrer como tem acontecido com outros. Acho que só vou comprar outro celular depois de vários meses do lançamento.

  11. Acho que a solução para esses problemas seria o que era aplicado a alguns meses atrás.
    A Operadora ser responsável pelo aparelho, e com isso ela ia fazer pressão no fabricante, não ia aguentar ficar trocando uma enxurrada de aparelhos bugados.
    Acho que a política que deve atender melhor nos consumidores é da Apple, leva na loja, constata que tem o defeito, e pega outro. Pelo menos foi assim com um amigo meu, trocou na hora, caso alguém tenha uma experiência diferente, relate aí é bom para todos ficarem sabendo..

  12. Comprei um LG Renoir sabendo de suas limitações e, depois, um Milestone, também sabendo de suas limitações. Estou satisfeito com ambos, apesar de que vou ter de mandar o Renoir pra assitência, por que, como me disseram após eu tê-lo comprado, os celulares da LG apresentam problemas na bateria com muita frequência.
    Fica aqui uma dica: Apesar de os fabricantes darem apenas 6 meses de garantia na bateria, esta é essencial para o funcionamento do produto e a garantia deve ser a mesma do aparelho.
    Mas estou satisfeito por que pesquisei muuuito antes de comprar e, se não o tivesse feito, estaria muito frustrado.
    Imagine uma pessoa que compra um aparelho do porte do Milestone e descobre que a câmera dele é péssima! Ou que compra sem saber que não tem rádio ou que só dá pra contar com a pequena memória interna pra instalar aplicativos.
    Imagine uma pessoa que compra um Renoir sem saber que o GPS dele quase nunca localiza.
    Enfim, estou satisfeito por que sei que não há aparelho perfeito e por que eles me atendem naquilo que eu esperava que atendessem.
    Mas isso não está certo!
    Não é justo pagar por uma função que não funciona!
    Isso é propaganda enganosa, é vício de qualidade e o consumidor pode reclamar.
    Se você comprou um aparelho por que esperava poder utilizar uma função e descobriu não ser possível, reclame no Procon. Se não resolver, vá à justiça.
    Um grande abraço!

  13. tem gente que prefere ficar amarrado em contrato de operadora que nao da a mínima para o cliente um fora desses supostos descontos a alto custo aprendi na pele nao vale a pena dar ibope para operadora nenhuma ele nao vê dão o mínimo valor tenho celular de conta a anos e já rendi noivo na mão deles nunca mais fico amarrado a nenhum contrato de operadora

  14. te tratam como lixo sub-julgam nossa inteligência nos cobram as tarifas mais caras do mundo to fora de aparelho subsidiado alias nem de graça to querendo pois no final a conta pode ter certeza é bem mais alta tem até matéria sobre isso

  15. Tenho um N95 e ODEIO ESSE CELULAR! Qualquer programa que eu executar o celular fica reiniciando, não consigo jogar nada, filmar q 10 segundos depois ele reinicia. Só dá pra falar mesmo e olhe lá! NOKIA maldita… Lança um aparelho bugado desse.

  16. na hora de vender puxa a cadeira e serve cafezinho depois você tá ferrado caso algo de errado galera estamos no brasil , se desgastar na justiça é um tormento os relatos de aparelhos defeituosos é temeroso até para os mais experientes mas como já disseram aqui o que vale e o que está na crista da onda

  17. Foi o caso do gps do meu E71. Depois da atualização o aparelho perdeu sensibilidade, e demora pra conectar. Antes era perfeito. Sempre usava com o Sport tracker e agora ficou péssimo. Parabéns à Vivo por mais essa força…

  18. Tbm não gosto de como as operadoras tratam seus clientes, mas vc vai pagar mais caro ainda se for pré-pago, tanto no celular quanto na tarifa.

    Agora se vc quizer um celular só pra jogar, é melhor um PSP

  19. É isso ai Rodrigo Oliveira, vou mais alem , os jogos atuais estão com graficos maravilhosos, som em 5 canais ou mais , coisa que vc so pode desfrutar totalmente em uma bela torre montada com uma bela placa de video, pois nem notebook dá conta do recado, então acho que uma experiencia pra valer em games somente em consoles ou como ja disse numa bela torre mmontada para tal !

  20. Rodrigo, compreii um e71 a pouco e tenho apenas 2 reclamações: a primeira e que por ser um aparelho comprado em loja de operadora, veio com todas as personalizações que tem direito, o que impede a atualização de firmware. a segunda e com relação as paginas com flash, que fecham misteriosamente, no mais o aparelho e fenomenal. de fato, esses problemas poderiam ser resolvidos de houvesse uma massa de pessoas reclamando né…

  21. Ola amigos !

    Esta semana fui premiado com o tal do “apagão” do Nokia N8.

    O aparelho ligou depois de varias tentativas, porém, perdi alguns setups.

    Liguei para a assistência da Nokia e depois de ter relatado o problema a 6 atendentes (não é exagero), fui aconselhado a enviar para a Assistência técnica.

    Antes que apareça algum FANático boy informando que com o dele é diferente, já aviso logo que na minha opinião o problema todo é que o título deste tópico ocorre não apenas com smartfones…

  22. A novidade agora é da Motorola com o modelo Defy!

    Há relatos no mundo inteiro inlusive no Brasil de problemas com o speaker dele, e o mais engraçado é que não é em razão de usuários terem utilizados na água, já que o mesmo é resistente, mas aparentemente é um erro de projeto!

    Na maioria dos relatos o problema ocorre quando se utiliza um fone de ouvido no conector de 3.5, após a retirada do mesmo o speake ou não voltam a funcionar ou funciona com o volume mais baixo do que o normal!

    Acabei de adquirir um, porém ainda não utilizei nenhum fone de ouvido, até o momento o meu está funcionando, vamos esperar até quando e uma retratação da Motorola!

    Abraços…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.