Ipad no trabalho: Será que o tablet pode substituir o netbook?

Ontem durante o evento da Gameloft o meu amigo Pedro Burgos do Gizmodo estava trabalhando com um iPad e o teclado bluetooth da Apple, em substituição ao Notebook. Esta solução pode não ser a ideal para trabalhos mais avançados, mas com certeza pode ser mais do que suficiente para grande parte dos usuários.

Como também tenho que fazer a administração do blog e a manutenção de outros projetos na internet preciso ter sempre o Notebook por perto para ajudar a resolver problemas mais complexos, mas para o uso normal acredito que seja possível trabalhar com a dupla iPad e teclado Bluetooth sem grandes problemas. E você, trocaria um netbook por estes equipamentos para trabalhar na estrada ou durante as férias? Deixe sua opinião nos comentários!

image

30 comentários em “Ipad no trabalho: Será que o tablet pode substituir o netbook?

  1. Ipad é Ipad …notebook é notebook..eu não trocaria…!
    o tamnho dos notebooks não atrapalha em nada e tem notebook com tamanho reduzido que mais parecem netbooks!

    Vide o Novo macbook ..isso realmente é questão de gosto, mais acredito que em matéria de produtividade essa forma de trabalhar não seja a mais indicada !

    =]

    Abraços

    Pejota

  2. Tudo depende para que se usa. Tenho um netbook que usava em viagens para acessar a internet em hotéis. Mas na próxima viagem vou levar meu Galaxy Tab, pois é mais leve, ocupa menos espaço e dá para acessar a web numa boa. Mas se tivesse que escrever muito, com certeza levaria o netbook.

  3. Acho que tem seu público sem problemas, mas eu não substituiria, na verdade para o que eu faço nada como um Desktop.

  4. Já troquei! Desde ontem, qdo recebi o meu. Já utilizei o IPad para apresentar o resultado de um tratamento a um paciente, ouvi toda a tarde minha rádio brasileira preferida(moro em Portugal), acessei sites profissionais e em um intervalo folheei a Veja! Para o meu perfil, o IPad é suficiente na estrada. Em casa ou no meu local habitual de trabalho, uso desktop, mas qdo precisar resolver algo fora, ir a congressos e conferências ou dar consulta em um consultório que não seja o meu, o IPad poderá mto bem resolver a situação.

  5. Se for só para navegar na net e um pouco de mídia, um bom smartphone dá conta do recado.

    Será que se o macbook air fosse bem mais barato o Ipad teria esse destaque todo?

  6. Acabei de comprar um ipad, e ainda estou nos EUA, mas nao acho quase nada dos apps indicados pelo rodrigo. Para os ja usuarios do ipad e que possa me ajudar, sabe se isso foi pq escolhi a apple store do brazil? Se sim, como mudar isso?

    Obrigado.

  7. Adquiri um Ipad mês passado, e já o usei como projetor de uma pequena apresentação para dois clientes, a exposição de minhas idéias foi bem “CLEAN”, sem cabos, sem o tempo de espera para ligar o Ipad e acessar o arquivo de power point, sem dificuldade em passar os slides e uma excelente impressão para os clientes, foi rápido e objetivo.
    Dependendo da situação, um Ipad é uma excelente opção para trabalhar, sem contar o desempenho da bateria,às vezes é muito chato perguntar a um cliente: Com licença, aonde tem uma tomada?
    Mas para formular a apresentação, um niterói é indispensável.

  8. Acredito que dá para usar até certo momento, para fazer coisas simples (mais por um custo muito alto de valor), isto não é para todos (muitos gostariam de ter um iPad, mais não tem dinheiro sobrando, eu mesmo sou um deles), por outro lado para trabalhar (por enquanto não dá pois nào aceita nem tem aplicativos para estes fins), ou seja um Notebook (estou falando aqui de um Note BOM, não uma perrenguinha de ATOM, que no caso seria semelhante ao Ipad), um Note BOM roda TUDO sem excessões desde programas pesados como Adobe(s),CAD(s), Office completo, programas de Redes, Multi Boot (Linux, Windows, e até em alguns caso Mac Leopard), então fica muito dificil, comparar um iPad com um BOM NOTEBOOK.

  9. Exatamente como comentaram, só serve para alguns tipos de profissionais. Por exemplo, para engenheiros não tem chance alguma de substituir, por enquanto… no máximo usaria em conjunto! A utilização do Excel é muito mais do que planilhas com as funções básicas que o Documents to Go oferece. Na verdade, o Gnumeric (gratuito) que tem no meu N900 faz MUITA coisa a mais do que o Docs to Go e outros. Fora que usamos aplicações “windows” para diversos cálculos etc.
    Programadores então, nem pensar em ipad para trabalhar, certo?

  10. Bom, o titulo do post do Rodrigo é NETBOOK e não NOTEBOOK, então o netbook eu acredito que substitua sim, estou aguardando a chegada do meu ipad para encostar o netbook, mas, vejo que o iPad é um exelente dispositivo para consumir conteúdo e não para produzi-lo, nesse caso um bom notebook ou desktop é mais indicado…

  11. Com o notebook não se compara, são produtos diferentes e para perfils diferentes. Em relação aos netbooks, eu particularmente nunca gostei e nem tive vontade de comprar. O iPad eu comprei e estou amando, tenho usado o notebook para poucas tarefas, mas para carregar o iPad tem sido o meu grande companheiro, navegar, e-mails, jogar, video, musicas e acessar meu notebook em casa remoto com o logmein. Valeu muito a pena ter comprado e o iPad para alguns profissionais vai substituir o notebook sim, para quem faz textos simples, navegar, ler e-mails, querem portabilidade o iPad dá conta do recado. Acho netbook um lixo.

  12. Como disse o Gizmodo, para 99,99% das pessoas, o Ipad servirá, pois é só navegação e diversão que as pessoas querem. Se ele vier com uma câmera, adeus notebooks. Como disse o estudioso no Estadão dessa semana, o Note já morreu.

  13. O que são os modismos…. O pessoal já até matou o notebook e entronizou o iPad. Mas pensem bem, para a grande (e bota grande nisso) maioria que usa notebook para trabalhar e estudar o iPad não passa de um brinquedo. Para escrever, usar planilha, acessar sites de empresas e bancos, etc, o notebook é milhares de vezes melhor que o tablet da Apple. Como trabalhar com algo que não se liga numa impressora, não tem entrada USB, não tem potência para qualquer soft de cálculo ou tratamento de imagem….. Pô, é forçar demais a barra dizer que o iPad matou o notebook. Logo vão dizer que ele matou também o PC, os servidores, as redes cabeadas…..menos gente, menos.

  14. Rainor,,

    Você usou o iPad durante quanto tempo? Poderia relatar um pouco da sua experiência de forma concreta e honesta ou o que você escreveu é fruto da sua imaginação e de boatos de seu “vizinho”?
    O iPad é outra categoria diferente do notebook, eu tenho notebook e tenho iPAd e não abriria mão dele. Mas para 90% das pessoas, que tem notebook para ler jornais, ver e-mails, jogar o iPad é suficiente mesmo, mesmo que isto lhe incomode, mas o mundo caminha assim. Por causa do seu preconceito com o iPad, eu vou escrever Tablet, você pode entender Galaxy e outros:)

  15. @Rainor,
    É NET e não NOTE que o Rodrigo perguntou. Afinal o Ipad precisa de um Mac ou PC (notebook ou desktop) para receber conteúdo. A ideia é usa-lo para tarefas leves. Eu pessoalmente comprei para atividades lúdicas, mas me surpreendi com o que posso fazer em termos profissionais na minha área(medicina). Relativamente à interface, o Ipad tem muitas soluções que podem servir para quem precisa de recursos básicos, tais como O Pages, o Numbers e o Key Note para produtividade. Há ainda excelentes atlas anatômicos e guias de medicamentos. Descobri também que o Ipad imprime tranquilamente através de uma rede WiFi para uma impressora qualquer (mesmo as que não têm Air Print) através do Printer Pro. Já liguei um teclado normal USB ao Ipad através do conector de câmera. Enfim, existem muitas coisas que podem ser feitas com um iPad ao invés de um NETbook, mas acredito que isso DDSU (Depende Do Seu Uso).

  16. alias esse mesmo da foto tá com cara de notebook com esse teclado físico , ora bolas a grande vedete do ipad não é o fato dele ser touch ?

  17. @Augusto,
    O lance do iPad é que ele também pode ser usado como um NETbook (não NOTEbook pois são coisas diferentes). Claro que não dá pra arrancar um tela de o netbook e usa-la com um player de vídeo, por exemplo. Nisso o iPad se diferencia.

  18. Ipad usa psocessador com núcleo ARM = baixo poder de processamento NET geralmente usa processador ATOM da Intel , NOTE moderno usa um CORE i7 , não tem comparação amigo

  19. Pelo que vejo aqui, muita gente está se baseando em video e review de internet, aconselho antes de dar a opinião ficar com um iPad por 15 min, eu garanto que muita gente que critica muda de idéia, ele é bastante diferente do iPhone, tenho um iPhone 4 e digo, não se compara, o iOS para o iPad é diferente, a começar que o HTM5 dele é bem mais aperfeiçoado, rodando videos do TV terra por exemplo, que não rodam no iPhone, fora os programas que são especialmente desenhados para o iPad…

  20. Bem, nessa semana eu tirei um bom tempo para conhecer e usar o IPad, pois pretendia fortemente comprar um e gostaria de destacar alguns pontos.

    O IOs no IPad funciona como um híbrido entre IPhone e OSx. Você encontra os mesmos Apps da versão IPhone adaptados à tela maior. O App do Ipod rodando no Ipad lembra muito mais o Itunes desktop do que um player de celular, o fotos é idêntico ao IPhoto 2011, Pages, Numbers e Keynote são praticamente os mesmos softwares da versão OSx.

    No meu entendimento pra quem é usuário do MAC o IPad é sim um ótimo substituto para um NETbook, pois nada mais é do que um tablet rodando os serviços mais populares do OSx. Para edição de textos, blogging, consumo de mídia é sim uma opção a ser considerada.

    Vale lembrar que ao contrário dos Netbooks, o IPad usa um sistema móvel e não um sistema desktop e o que vejo aqui é muita gente querendo usar um compilador JAVA, editar um RAW ou criar um site usando um netbook, coisa que já justificaria o uso no minimo de um NOTEbook – o que sai totalmente fora da proposta do Rodrigo.

  21. @Vinicius Vasques,
    Achei interessantes suas informações, pois o iPad foi meu primeiro Apple e não tinha essa comparação entre os diversos sistemas operativos da marca. Na minha (ainda curta) experiência com iPad noto que o mesmo funciona mais como “computador” do que como smartphone, em termos de sensação de uso. As soluções que tenho instaladas me permitem fazer praticamente tudo o que eu faria em um netbook. Obviamente não quero catequizar ninguém, apenas passo minha opinião como usuário. Nessa qualidade digo que o iPad supre bem minhas necessidades de trabalho fora dos meus ambientes habituais, o que foi uma grande surpresa para mim, pois comprei o bicho para atividades lúdicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.