Samsung Galaxy S: Resolvendo o problema do GPS (mais uma tentativa…)

Hoje eu recebi por meio dos comentários mais uma dica de um leitor para tentar ajudar o GPS do Samsung Galaxy S funcionar corretamente, pois apesar do aparelho ser perfeito na maior parte de suas especificações técnicas tanto em hardware quanto em software, infelizmente o GPS aparentemente não conta com uma boa antena, e apesar de encontrar a minha localização com certa facilidade, em movimento o aparelho tem grandes dificuldades de fixar os satélites disponíveis.

Veja a dica:

Instalei 2 aplicativos que melhoraram muito o GPS do meu Samsung Galaxy S (GTi9000) com android 2.2, e acredito que funcione também nos nacionais com android 2.1.

Primeiro instalei o navegador IGO (My Way 8.4.2.139242), que parece um pouco mais sensível que o Sygic Mobile 10 ou o Aura. Acredito que melhore o sinal em qualquer navegador, ficou muito bom no google maps e no navigator.

Fazer o download dos aplicativos GPS Status (EclipSim) e GPSTest (Mike Lockwood) no Android Market.

Depois de fazer a instalação, abra o GPS Status, entre em configurações, sensores, auto-download A-GPS data e coloque para atualizar 1x por dia ou menos.

Entre no aplicativo GPSTest, e no menu clique em start e espere ele localizar e travar os satélites, depois é só sair e ligar o navegador.

Toda vez q for usar o GPS é só abrir primeiro o GPSTest e esperar ele localizar e travar os satélites (não demora nem 30seg) e em seguida abrir o navegador.

Aqui não melhorou muita coisa, pois o aparelho continua com grandes dificuldades em fixar os satélites, mas acho que não custa nada tentar! Tem alguma dica melhor? Mande um comentário neste post, com certeza será útil para muitos usuários!!

Obrigado pela ajuda Renato!!

52 comentários em “Samsung Galaxy S: Resolvendo o problema do GPS (mais uma tentativa…)

  1. Rodrigo,

    Também utilizo o igo no meu iphone 4 e posso dizer que aposentei o meu GPS dedicado. É um app excelente! A localização é muito, mas muito mais rápida do que o meu GPS com o mesmo igo. Já fui pra diversos lugares com ele e nunca me deixou na mão.

    Fiquei na dúvida entre comprar o igo e o tom tom, porém, como já estava acostumado com o igo e li algumas críticas em relação ao tom tom, logo optei pelo igo e não me arrependo.

    Obviamente que gostaria que ele tivesse algumas coisas que ainda não tem, mas são meras “perfumarias” se comparado aos benefícios que o app nos apresenta.

    Outro ponto que também vale a pena ser destacado é a bateria. Todos sabemos o quanto o gps exige de bateria, porém, mesmo estando sem o meu carregador do iphone, consigo fazer deslocamentos de 2 horas utilizando cerca de 12/16% de bateria, o que pra mim é excelente, visto que como trabalho com meu macbook, estou sempre preparado para recarregar o iphone no final do dia, caso necessário.

    Nunca nem utilizei o adaptador de energia do i4, pois antes de ir dormir já o coloco na dock da philips ao lado da cama, deixo no sleep e escuto uma música enquanto o iphone fica carregado para estar sempre 100% pela manhã. rsrs…

    Boa Sorte em relação ao GPS do Galaxy.

    Confesso que quando fui fazer a reserva do meu iphone, alguns dias antes do lançamento, o galaxy estava com preços excelentes. Enquanto com a minha quantidade de pontos, meu iphone ficou em 1440, o galaxy ficaria em 800 reais, foi o primeiro aparelho que realmente parei para provar desde o meu primeiro iphone. Gostei muito, mas ao perguntar para a promoter da samsung se existia uma ferramenta centralizadora como itunes, ela não soube responder, ai eu desistir de continuar pensando no aparelho. Pra mim o itunes é indispensável, até por conta de outros gadgets da maça que tenho e utilizo um mesmo lugar para organizar as minhas músicas e apps.

    Algumas outras coisas também me ajudaram a tomar a decisão de continuar na maçã, como os apps que já tenho e outras coisas como a confiança na marca. Honestamente, confio mais na apple em relação a atualizações e outros assuntos.

    Outro ponto considerado também foi que na minha área (TI – Consultor SAP), as empresas parceiras estão sempre lançado aplicativos de forma imediata para os produtos da maçã, como é o caso da própria SAP, Citrix, oracle e etc… e isso facilita bastante.

    Como consultor, percorrendo por várias empresas, tenho percebido uma adoção rápida do iphone por parte destas empresas, logo, todos esses motivos contaram para a minha permanência na maçã.

    Mas, sem sombra de dúvidas, se alguém me perguntasse, como perguntam sempre sobre dicas de celulares, plataformas e etc, em primeiro lugar, eu indicaria sim o iphone, porém, dependendo dos objetivos de quem perguntasse, sem sombra de dúvidas, eu indicaria o galaxy tab, pois creio que hoje ele é o melhor android vendido aqui na Brasil pelo conjunto da obra.

  2. Olá Augusto!
    Já voltaram atrás e confirmaram que vai ter Gingerbread pro SGS. Até o momento as notícias que saíram disseram que a Índia será o primeiro país beneficiado.

  3. Já fiz tudo isso…… em vão.

    Mas hoje aconteceu algo estranho, estava usando o Galaxy Tab para trabalhar quando notei que a minha posição no Google Maps não mudava (e eu estava num automóvel, andando). Satélite e 3G ligados, mas nada, a setinha azul paradinha num local muito longe de onde eu estava. Fiquei P**o. Tentei então ligar o GPS Test e verificar os satélites. Ele logo reconheceu 6, com 5 em uso. Daí entrei de novo no Google Maps e….voi lá, o bicho voltou a funcionar. Sei lá, acho que a Samsung tem problemas com antenas de gps, alguma coisa assim.
    É… adoro o Android, mas cada vez mais fico tentado a comprar o Nokia E7 quando for lançado (a menos que tenha defeito de fabricação como seu irmão N8).

  4. Pois é… Da para juntar este post com o da tolerância a um aparelho problemático… Sempre fui um Nokia user, até o meu N97, que se tornou um computador de bordo do carro e um roteador com meu chip 3G. Mas tenho que dar o braço a torcer nos últimos anos para a Apple, infelizmente… me gabava com o N95 vs o primeiro iPhone, hoje sou usuário do 3GS (por acaso) mas sua simplicidade e o jailbreak, junto com estes posts, fazer o que… a maçã me deixou preguiçoso…

    1. Frederico, você falou tudo, este é exatamente o meu sentimento, estou ficando preguiçoso!!! Não gosto de perder tempo com coisas simples que deveriam funcionar sem nenhum problema! Não estou tentando fazer o root ou qualquer outro procedimento até mais complexo, só quero usar a navegação com orientação por voz do aparelho! Na minha opinião isso é básico, e deveria funcionar tranquilamente. Um abraço!

  5. A Samsung Brasil não confirmou, o 2.3, no Galaxy. Por enquanto, só a Samsung Indiana, disse que vai fazer o updates.
    Será que o Nexus S tb tem este problema de GPS?
    Alguém tem notícias sobre a Google lançar update, do 2.3, para o Nexus One? Ou ela esqueceu dele?i

  6. Olá, esqueci de uma coisa, para fixar os satélites, vc tem que entrar no GPSTest > menu > start (esperar achar a posição)> depois no menu superior mudar de status p/ Map, ele vai abrir o google maps e travar os satélites por um bom tempo > sair do programa e abrir qualquer navegador, no meu está localizando na hora.

    O defeito do galaxy s deve ser um problema com o armazenamento de data no LBS da Samsung.

  7. @Marcio Teixeira
    O Nexus S, iria ser lançado em novembro e foi adiado por problemas de harware, e teve suas antenas de GPS, WiFi e Bluetooth trocadas. Não acredito que depois do fiasco do GPS no SGS o Nexus S viesse c/ o mesmo problema.

  8. É, sinto um grande alívio de ter me mantido com o Iphone 4 ao invés de trocar por um Galaxy S. Graças a Deus ninguém quis. Hoje uso o Tom Tom no meu iPhone e te falo, não é melhor que o Nokia maps, mas é fantástico. Tem me ajudado deveras e trava o satélite rapidamente.

  9. @Marcio, pelo q eu andei lendo na midia internacional,e segundo o que prega a google, o primeiro aparelho a receber o android 2.3 como atualização vai ser o HTC nexus one, provavelmente ainda este mês (via OTA).

  10. Já defendi o GPS da Nokia diversas vezes aqui, mas agora o meu N97, após 2 semanas intensivas de uso da navegação, parou de conectar…
    Estou resetando o aparelho e reinstalando tudo na esperança de ter meu GPS de volta.
    Dicas são bem vindas!
    Abs

  11. Olá Rodrigo, esqueci de colocar uma parte importante para fixar os satélites, vou colocar tudo outra vez.

    Instalei 2 aplicativos que melhoraram muito o GPS do meu Samsung Galaxy S (GTi9000) com android 2.2, e acredito que funcione também nos nacionais com android 2.1.

    Primeiro instalei o navegador IGO (My Way 8.4.2.139242), que parece um pouco mais sensível que o Sygic Mobile 10 ou o Aura. Acredito que melhore o sinal em qualquer navegador, ficou muito bom no google maps e no navigator.

    Fazer o download dos aplicativos GPS Status (EclipSim) e GPSTest (Mike Lockwood) no Android Market.
    (ATENÇÃO PARA NÃO INSTALAR APP COM O MESMO NOME, TEM VÁRIOS NO MARKET, PROCUREM PELO FABRICANTE)

    Depois de fazer a instalação, abra o GPS Status,espere ela localizar sua posição, entre em configurações, sensores, auto-download A-GPS data e coloque para atualizar 1x por dia ou menos.

    Entre no aplicativo GPSTest, e no menu clique em start e espere ele localizar e travar os satélites, depois no menu superior mudar de status p/ Map, ele vai abrir o google maps e travar os satélites por um bom tempo > sair do programa e abrir qualquer navegador, no meu está localizando na hora.( O Igo parece estar perfeito, o Sygic Aura melhorou muito e o google maps e navigation estão perfeitos)porém, meu android é o 2.2, ainda não testei no 2.1, o modelo GTi9000 (europeu) é identico ao brasileiro (GTI9000B) só não tem a antena de tv. Vou testar em um nacional em breve.

    Depois é só sair e ligar o navegador.

    Toda vez q for usar o GPS é só abrir primeiro o GPSTest e esperar ele localizar e travar os satélites ir em maps e esperar achar a posição (não demora nem 30seg) e em seguida abrir o navegador.

  12. Renato, é este meu entendimento tb, mas não vi nenhum posicionamento oficial, da Google (sobre Nexus One) após o lançamento do 2.3. Pelo contrário, vi funcionários, da Google, falando que o Nexus S seria o primeiro com Android 2.3.

  13. sou técnico a antena do GPS do N95 é algo minúsculo um adesivo que fica fixado na parte inferior do aparelho tenho duas versões do N95 que não vendo por nada e em ambas o GPS trava em segundos com o auxílio do A-GPS , trava até mesmo dentro de casa desempenho similar ao meu receptor bluetooth sirfstar3 que também trava dentro de casa sem A-GPS !

  14. Marcio, eu li alguma coisa, não lembro onde, sobre o Nexus one. O Samsung Nexus S, lançado nos USA no dia 16 e no UK no dia 20, vai ser o primeiro aparelho com o gingerbread (de fábrica), porém, o primeiro aparelho a ser atualizado, ainda este ano, vai ser o Nexus One e ainda já foi anunciado que a atualização p/ ele já esta pronta.

  15. Eu comprei um SGS na sexta passada e ainda não tinha mexido direito no GPS. Quando eu ativava ele simplesmente não funcionava, nem os mapas nem o navegador. Saindo para fora de casa até que ia mas o ícone do gps ficava mudando….

    Comecei a procurar sobre o GPS do aparelho e me surpreendi com a quantidade de gente reclamando disso. Confesso q não pesquisei muito para comprar esse aparelho e fiquei assutado com esse problema.

    No entanto, instalei os dois aplicativos mencionados e agora está conectando instantaneamente aos satélites! Amanhã vou testar na rua para ver se funciona mesmo.

  16. João se vc parece estar conseguindo atraves desses softs eu arriscaria dizer que isso é um BUG na FIRMWARE DO SGS, o GPS de um aparelho tem que funcionar sem usar de artificios como esse, bem pelo menos enquanto não vem a solução oficial fica ai sua dica !

  17. Pessoal, Antes de comprar o Galaxy, vi um monte de gente
    reclamando e mesmo assim comprei, pois pra mim o Iphone 4 nao
    atende. No galaxy funciona tudo: GPS com IGO (Perfeito !!!), TV
    Digital e nao preciso daquele lixo do itunes pra ficar gerenciando
    o bicho. Aconselho a todos comprar o Galaxy – excelente
    aparelho

  18. oi fernando peres,
    Há 2 mese eu fui até uma loja perguntar sobre iPhone 4
    e o vendedor me mostrou o Galaxy S, gostei muito do aparelho
    e comecei pesquisar, e lógico achei um monte de lugar descendo
    a lenho no GPS do aparelho, inclusive o rodrigo(dono do blog)
    vendeu o dele sem resolver o problema no GPS. Ainda não comprei nenhum dos 2 aparelhos, por isso te peço, de maiores detalhes do GPS, voce está usando sem assistencia do a-gps ?
    está usando o gps conectado na internet ?
    voce traça rota e vai de carro sem perder o fix dos satélites?
    Obrigado, abraços.

  19. Gostaria de saber como achar o aplicativo IGO My Way, pois já procurei no Android Market e não encontrei. Alguém poderia me ajudar, por favor. Agradeço. Abraços.

  20. Italo
    Pode ser que p/ o android 2.1 não esteja disponível ( o meu está no 2.2), vou verificar, depois escrevo, porém, acredito q tenha p todos acima do 2.0. Se o seu for da vivo já tem a atualização, android 2.2, disponivél.

  21. Ítalo
    Entrei no Market com um Motorola Dext (android 1.5) e achei o GPSTest (Mike Lockwood). Não sei porq vc não está encontrando.

  22. Bom dia!!!o problema com o GPS do Galaxy S acabou!!!!ja tenho um Galaxy tab e o GPS e muito bom ontem comprei um galaxy S da Claro e felizmente consegui atualizar para Froyo 2.2 o aparelho esta muito bom e com o gps funcionando perfeitamente. liguei o gps e ele dentro de casa e com o dia nada bonito que esta fazendo por aqui(TEMPORAL)o gps teve ótima performance e me levou em diversos destinos com precisão. espero ter ajudado

  23. Bom dia galera!

    Estou muito insatisfeito com o meu Galaxy S, me arrependi muito de ter comprado este aparelho, não recomendo pra ninguém, se vai gastar, então compra logo o Iphone 4. Comprei o celular em Dezembo de 2010 e até agora só consegui utilizar o gps uma vez e ainda precisei instalar o GPS Booster, mas não comprei o app, pois, acho um absurdo pagar tão caro no celular e ainda ter que comprar aplicativos para o gps funcionar, sei que o app é barato, mas ainda estou brigando um pouco com o celular pra ver se consigo achar algum ponto positivo nele.
    Só para constar, tenho problemas com o sinal do gps, o sinal para fazer chamadas, tenho sempre que ficar mudando a configuração para o celular não perder sinal de voz e dados, o som dele é muito baixo, sempre trava, já precisei restaurar as configurações de fábrica, tem muito app lixo e além de tudo tem um monte de matéria sobre vírus, trojans, etc para android…

  24. Apesar de ter comprado o meu na Inglaterra e estar no Android (2.2.1) q não tem mais lag e dificilmente trava, comcordo c/ vc.
    Troquei o meu HTC Desire pelo Galaxy, que de melhor, só tem a tela, e talvez…o peso pelo seu corpo de plástico (?). Para o meu modelo (GT-I9000) em breve vai ter uma atualização para o android 2.3, se continuar os problemas com o GPS, vou trocar por um HTC ou mesmo pelo milestone 2, estou até pensando em um WM7, só não compro o Iphone 4 pelos problemas de sinal e pelas limitições q a apple colocou nele, porém, sem dúvida ele é melhor acabado e o IOS não trava.

    Só vou esperar a atualização para colocar no mercado livre.

    OBS: O navegador Navigon funciona, razoavelmente, no Galaxy S, só q vc só encontra com comandos de voz de portugues – PT

  25. acertar o GPS

    digite *#*#1472365#*#*
    entre no menu Settings > FIX REQUEST SETTINGS > Session Operation > mude para Standalone
    volte ao inicio deste menu e depois acesse o COMMANDS > GET POSITION e inicie o teste clicando em Start GPS, aguarde 1 minuto +/- até ele receber as coordenadas e localizar os satelites.

    Reinicie o seu celular e teste com Google MAPS / NDRIVE ou seu GPS de preferencia.

  26. Digitei este código como se fosse fazer uma ligação, mas após digitar, o código desaparece e não acontece nada e estas opções que vc colocou não aparecem…desculpe mas não entendi, tem como detalhar um pouquinho mais????

    Valeu!

  27. Pois é Olavo, essas configurações funcionam no galay 5, tb testei hj sgs como você mesmo disse os números somem, só que se você manter a tecla central pressionada aparece sim um app do GPS, entrei en settings e tem várias outras opções que não essas, cabe a nós agora fuçarmos e descobrirmos o que muda no funcionamento do mesmo, abraço.

  28. Finalmente….consegui utilizar o gps no galaxy s. Segui o procedimento do Paulo e utilizei o código do Renato…ainda não testei na rua….mas em casa ele ja acha a posiçao rapidamente….utilizo o Froyo….valeu galera…

  29. Olavo Giampietro, o seu precisou alterar alguma configuração? O meu GPS nao esta funcionando, tenho o froyo 2.2 e as configurações já estavam igual o recomendado. Sabe o que fazer ?

  30. Em vez de alguém postar ajudando ficam postando que o iphone 4 é melhor? Ridículo ver vocês vivendo o mundo da maçã colorida. Enquanto existir babacas feito vocês os produtos da maçã podre vai continuar custando 3x mais do que realmente vale.

  31. Estou na mesma condição do Marcos…minhas configurações estão iguais as indicadas…nos testes funcionam.
    Estaria eu utilizando o aplicativo errado?
    Alguém pode me indicar quais seriam os melhores aplicativos?
    Free?

  32. Acabei de instalar no meu Galaxy s (GT-I9000) o android 2.3.3, o GPS melhorou muito, está quase perfeito, pega até dentro de casa. Para aplicativos de navegação (sygic, igo e etc…) as x ele tem um erro ou atrazo de uns 10 metros. Vi no aparelho de um amigo uma firmware não oficial (cyanogenmod 7) que ele instalou por um programa chamado Odin e pegou tudo de um site (xda). Achei q não mudaria muita coisa e fiquei realmente impressionado, o gps funciona perfeitamente, o aparelho ficou muio mais rápido, e apesar de com o cyanogen, vc poder colocar o clock do processador a 1.3 ghz, ele tem um melhor gerenciador de bateria, que dura 2 dias com um uso moderado. Para quem já passou o periodo de garantia acho que vale muito a pena tentar.

  33. @Alemão
    Entre no site da Samsung, procure o galaxy s, vá em suporte, baixa o programa KIES e sincronize o seu aparelho via USB.

  34. Bom dia Renato, agradecendo desde já sua atenção.
    Fiz o que vc havia escrito. Estou com a versão do Kies_2.0.1.11053_99_3…
    Mas não estou tendo muito sucesso não…
    Não consigo importar meus contatos, fotos, videos…parece que trava tudo.
    Ontem até consegui utiliza o Sygic que eu baixei…pra surpresa minha é mais um aplicativo pago…to ficando sem dinheiro já…hehehe
    E ainda apareci no mapa a uns 100mts de onde eu estava.
    Se alguém tiver um tempinho e quiser me dar uma força add meu msn fbcarpes@gmail.com.
    Obrigado.

  35. Olá, procurando um gps para o galaxy s, achei este post, indicando o gps test e o gps status, então havia instalado o igo mas não conectava de jeito nenhum…instalei os 2, e por surpresa conectou de boa….obrigadooo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.