Nokia promete mudanças radicais para o Symbian em 2011

De acordo com o IDG, teremos novidades interessantes da Nokia em breve! Veja:

“A Nokia planeja liberar quatro ou cinco atualizações para o Symbian – sua plataforma para smartphones – nos próximos 12 ou 15 meses, reformulando a interface e tornando-a mais flexível. O objetivo é retomar a importância da plataforma. As revelações foram feitas na Conferência Internacional de Internet Móvel, realizada em Pequim, na China.

A primeira atualização deve chegar no primeiro trimestre de 2011 e trará mais de 50 novos recursos, inclusive um navegador com funções renovadas. Já no segundo e terceiro trimestre, a Nokia providenciará a nova interface, além do suporte à tecnologia HTML5 e facilidade no update de softwares.

Por último, a Nokia pretende lançar novos modelos de smartphones no segundo semestre do ano que vem, com configurações mais avançadas – como processadores de 1GHz com melhor capacidade gráfica, chips dual core e câmeras com zoom potente. Há a possibilidade, porém, que algum deles só cheguem no início de 2012.”

Será que estas mudanças serão suficientes para levar a Nokia a uma posição mais forte na briga dos Smartphones top de linha? As mudanças deverão ser significativas, pois ainda existe a dura batalha pelos desenvolvedores, que nos últimos tempos acabou abandonando a plataforma Symbian para trabalhar com os sistemas operacionais Android e IOS da Apple. Vamos esperar para ver e torcer pela recuperação da Nokia neste competitivo mercado.

60 comentários em “Nokia promete mudanças radicais para o Symbian em 2011

  1. Putz… Esse povo é atrasado. Em que mundo eles estão vivendo? Processador de 1 Ghz em 2012? Deveriam continuar a fabricar telefones low-end que é a praia deles e esquecer tecnologia. Um dia, vão fazer como a Motorola e acordar.

  2. Meu N97 mini comprado em julho ainda está na versão 10.2.020 e a Nokia ainda não liberou nenhuma atualização, o aparelho vive travando e dando problema que é visivel que é decorrente da falta de atualização……o pior é ter que aguardar

  3. @Anderson, infelizmente a Nokia revelou que o N97 foi um fiasco e as questões de travamentos é de hardware e não software, portanto pode ter trezentas atualização, o que pode é melhorar e não reverter esse problema e fazer com que ele não exista.

    Luiz Carlos, o problema de soltarem smarts com processador de 1Ghz é que ainda não inventaram uma bateria tão duradoura. Vc sabe que com as telas grandes, os processadores veloses a bateria não consegue durar. Digo isso por que tenho um Xperia X10 e no maximo aguenta um dia por causa do tamalho da tela de 4″ e o processador de 1ghz. Concerteza assim que soltarem alguma bateria mais duradoura, ai sim daria pra por um processador mais veloz e até um dual core hehehe. Abraçosss!!!!

  4. A Nokia não vai conseguir retomar o mercado de Smartphones enquanto não tomar uma decisão.
    Primeiro eles lançam o N8 informando que será o ultimo smartphone Nokia com Symbian, depois anunciam o investimento na plataforma quando ate o site symbian.org foi fechado.
    Se eles não se decidirem por um caminho vão ficar para trás.

  5. por isso peguei n900 n8 nao da conserteza contiuar saindo sybiam meu proscimo smart fone vai ser com windows mobile ou androide ou mengoo vlw galera abraços!!!!

  6. @Mauro Matos
    Que eu saiba o N8 é o último celular top de linha da série N que vai receber o symbian e não o último celular com Symbian… Acabei de comprar o N8 e ainda não chegou. Espero não me arrepender no futuro próximo.

  7. Rodrigo, eu tenho um Galaxy – tenho acompanhado o seu problema com o GPS – e entendi uma coisa sobre a questão da bateria que divido com colegas que tem iPhone, Xperia – there is no free lunch! Para você ter toda aquela tecnologia embarcada, aquela imagem maravilhosa, GPS, câmera, música, além de poder customizar a forma como você interage com o equipamento tem um preço que é você ter que carregar a bateria todo dia ou a cada dois dias, dependendo do uso que você tiver. Concordo com você, em breve, espero, uma forma mais eficiente de armazenar energia será inventada e teremos um ganho na tecnologia e provavelmente a Nokia se beneficiará disso. Mas, imagine o que aparelhos hoje já com tecnologia de ponta serão capazes de fazer com processadores ainda mais rápidos? Acredito que a Nokia ficou em um desvio e optou pelo caminho errado: ou jogava fora o investimento no Symbiam e partia para algo novo, ou pelos motivos que só eles podem explicar, em que eu incluo ego e vaidade, mantiveram a plataforma.
    Durante 10 anos meus telefones foram Nokia. Hoje em dia a escolha do aparelho vai além do serviço de telefonia. Se não houver uma melhora sensível nos aparelhos e na tecnologia embarcada, não serei um consumidor deles novamente e não indicarei a marca. Trabalho com aplicações mobile em uma instituição bancária e enquanto programar e distribuir o aplicativo para Android e iOS é fácil, aplicações feitas em J2ME tem uma infinidade de complicações por causa da virtual machine que é executada em cada um desses aparelhos low-end.
    Os bancos e grande parte dos desenvolvedores estão abandonando esse tipo de programação pela dificuldade em distribuir e “fazer” dinheiro com ela.
    Por isso o market share esta se voltando para smartphones e deve ser uma tendência sem volta.
    Abraço!

  8. A impressão que a Nokia passa para nós os usuários é que esta fora de compasso com a realidade atual.

    Enfim, acho que poucos irão esperar até 2012.

  9. Inclui também o S60V5 né? Alias as atualizações incrementais já começaram pq apareceu uma atualização do Music Player no meu 5800.

    Parabens a Nokia!

  10. Quando a Nokia estiver quase falindo vai chegar um novo CEO lá que dirá: “joga tudo isso fora e de agora em diante vamos vamos equipar nossos smartphones com Android”

  11. Comprei meu N8 a duas semanas, ainda estou impressionado com a estabilidade, velocidade e fluidez do Symbian^3.
    Hj num almoço com amigos rodei o NFS Shift HD, junto com o Street View do Google Maps em background, mais music player e o navegador tb em background, tudo a partir do pesado SPB Shell, e o Symbian aguentou firme e forte, não diminuiu a performance de nenhum dos aplicativos, e nem deu o famoso estouro de memória. Todos babaram, rs…

    Considerações em duas semanas de uso:

    As funções de reconhecimento de hardware usb funcionam muito bem, tanto pen drives quanto outros telefones e até mesmo mouses usb, desses que usamos em pc, no entanto a entrada do cabinho usado para essa função está mal localizada do lado esquerdo, não da pra plugar o mouse e colocar horizontalmente no suporte do teclado SU-W8.

    O navegador nativo é show, funciona perfeitamente com flash, solucionei o pequeno incomodo do teclado virtual pequeno instalando o Swype, que aumentou o tamanho das teclas e adicionou a entrada de forma “slide”.

    Os softwares de redes sociais e email nativos são ótimos, para usar o messenger/gtalk instalei o Nimbuzz, que tb roda suave e funcional.

    A super camera de 12MP faz fotos ótimas, e surpreende nos videos, aliás, costumo converter Dvds para avi, colocar no telefone e reproduzir no display de 7″ do som do carro usando o cabo AV de 3,5mm do N95, fica show, e se o telefone tocar da pra atender pelo bluetooth normalmente e retomar o video depois.

    Quanto ao som, os graves melhoraram muito em relação a outros nokias (Perdi um N85 e ainda uso o N95 em parceria com o N8), além do music player ser bem agil, mas sem opções que ajudem a organizar ou editar as tags das musicas.

    A tampinha da entrada do Micro SD continua fragil e só abre junto com a do simcard e não gostei do botão menu fisico, preferiria o velho telefoninho verde e o vermelho de ligar/desligar.

    O gps funciona legal com o Nokia Mapas inclusive navegação por voz, ja me salvou qnd o do carro falhou.

    Enfim, como o Rodrigo sempre diz, cada um compra de acordo com suas preferencias/necessidades, mas acredito que tem muito espaço pro Symbian crescer e voltar a fluir, ainda tem muito para oferecer com os beneficios de ser um S.O. mais maduro.

  12. @Rodrigo Costa: Belo texto esse seu! Cada um tem que comprar o telefone que lhe atender bem. E o N8 me atenderá melhor q Iphone 4 e Galaxy S. Só de saber que os dois acima não tem câmera Carl Zeiss de 12MP, Usb on the go e Fm Transmitter, já desanimo com eles e já prefiro o N8 pelo grande número de funções.

    Do que adianta ser Android bonitinho se o Gps nem funciona direito e bateria que não dura nada. O N8 tem processador mais leve, mas a Nokia é inteligente. Ela bota um Arm@680Mhz pra bateria poder durar mais, e mesmo assim o sistema é rápido.

    Não adianta, o meu atual é um 5800 e o próximo será Symbian sim!

  13. Concordo com vc Douglas! Tem cara querendo dual core, mas esquece que a bateria vai durar 6 hs, e olhe lá. Estou saindo de um E72 para um N8.

  14. Meu Xperia X10 foi assim: vc tira do carregador e ele já gasta um bastãozinho da bateria, mas tambem, olha o tamanha da tela e processado, não aguenta mesmo.

    Por isso digo que o Xperia ficou de lado depois do meu N8. Principalmente pela camera, o som de audio e video é bem alto e tem muita qualidade. Até hj com 1 mês de uso e varios apps e jogos bons instalados como Hero of Sparta, Guitar Rock Tour, Real Futebol HD e outros ele funciona e roda lisinho sem lags. Tenho certeza que assim que sair a atualização do browser nativo o ano que vem ai sim a coisa vai ficar melhor ainda. Abraços!!!!

  15. Eu acho tudo questão de estratégia, acho que será possível até lançar o meego pra N8, mesmo uma CFW, pois sua configuração permite perfeitamente a transição o que será ótimo no futuro. Há centenas de videos mostrando o desempenho da nova plataforma NOKIA/INTEL, e é claro, é questão de tempo mesmo pros lançamentos 2011, com Meego, rodando em nets tablets e smarts, tudo integrado… a briga promete!

  16. Todo android que vejo ta ligado na usb ou na tomada para carregar… Que fiquem com seus 1ghz ainda prefiro um N8.

  17. A nokia tem que dar um jeito neste symbian mesmo, reformular tudo de novo senão tá ferrada. O android já chegou arrebentando o symbian, já tive 2 celulares symbian e hoje tenho um android e vejo a diferença gritante quanto ao symbian e olha que android tem 1 ano e meio mais ou menos de mercado e symbian tem pelo menos 5.

    É nokia…

  18. Realmente, para que eu vou querer um celular se quando eu tirar do carregador e fazer algumas funçoes vai aparecer o sinal “Bateria Fraca”. A Nokia não está pagando de burra, com certeza ela táh tendo alguma coisa em mente, que no futuro proximo todos iirão se surpreender

  19. Tempo passa, tempo voa e a Nokia sempre nas promessas. Os fanboys esperam ,esperam, esperam e o máximo que ela faz é colocar um chapeuzinho no nome… rs

  20. Após o meu Nokia N97 comprei um Xperia e fiquei encantado mas assim que lançou o Nokia N8 fique mais encantado ainda com o hardware. Enquanto eu posso usar o Nokia N8 o Xperia X10 ficou lá atraz com a bateria que não dura absolutamente nada. Ponto para o N8. Camera de 12mp com Carl Zeiss e Flash Xenon, contando ainda com videos em alta definição. Ponto para a Nokia contra 8.1 mp do Xperia X10 e ainda nem conta com flash led. Infelizmente no browser nativo perdeu por ser um pouco travado, mas pelo menos o N8 consegue ler os arquivos em flash nas paginas. Mas existe o Opera 10.1 q é perfeito nessas horas. GPS confiavel e de graça para sempre. Só Nokia até agora. Ponto pro N8. Loja de aplicativos, infelizmente nesse quesito a Nokia perdeu feio. Mas os apps são utilizaveis. Jogos? o N8 pode rodar tranquilamente jogos como: Angry Birds, Real Futebol HD, Hero of Sparta HD, Guitar Rock Tour HD, Raging Thunder, Galaxy on fire, NFS-Shift, Avatar HD, Gt Racing, Real Golf 2011, Monopoly e Asphalt 5 e outros que rodam no meu N8 sem problemas. Pra mim esse Nokia N8 foi uma das minhas melhores aquisições depois do N95. Não citarei o N97, por que infelizmente apesar de não der dado problemas grandes, ainda assim, nunca pude por jogos bons. Mas o teclado qwerty do N97 não tem igual, é muito bom. Abraços!

  21. Ah me esqueci: Sem falar que o Nokia N8 tem um touchscreen capacitivo digno, que posso dizer não perde para o Iphone. Ah e outra coisa a falta do Multitouch no Xperia é um erro, e no caso do N8 funcion perfeitamente. Por enquanto só! Abraços!

  22. Nokia é uma boa marca caso contrário não seria líder.O problema é que a maioria aqui parece viciada em parâmetros e não em funções tá parecendo quando pergunto pra um amigo se jogo tal é divertido e ele me responde: Meu é bem louco roda a x fps.

  23. Acho muito significante essas mudanças que a Nokia já vem fazendo, primeiro trocou o CEO agora vai dar uma ajeitada no sistema.

    Ou acompanha ai inovações ou continua perdendo mercado.

    Mas celular é isso se Symbian o faz feliz vá de Symbian se não escolha o que melhor lhe convier.

    Particularmente só terei Symbian quando ele tiver uma boa loja de aplicativos, por enquanto os desenvolvedores estão voltados a outras plataformas.

    Acho o N8 cheio de recursos equipamento deve ser bom mesmo, mais valorizo algumas coisas que no momento não encontro nele, além de ter sido proprietário de um N97, já sabem né veio cheio de recursos mais não havia harmonia de hardware com software o equipamento era lento e travava toda hora.

  24. E por falar em Nokia N8, ainda não achei opção no music player para por capas de cds nas musicas. Alguem sabe como que faz? Ou será que terei que baixar novamente essas musicas que estão sem capas que na maioria é tudo baixado pelo ares em formato Mp3?

  25. @Wander, o legal é não ser cego não é verdade, e falar que o N8 não é um smart bom seria uma mentira. É que muita gente segue preceitos de outras marcas e acabam virando feras que defendem como se fossem seus filhos! Eu ainda acho que a Nokia tem muita coisa pra mostrar tambem. Eu goso da marca, mas não sou doente. tenho um blog sim, pois respeito a marca. A fabricante além de ter smarts tops, também opera para as pessoas que tem “uma menor aquisição de verdinhas”. Acho que ela não irá mesmo para Android, senão perderia a personalidade. A unica coisa que a Nokia poderia fazer é dar um ar mais “cool” no sistema operacional. Mas só isso, pois esse Symbian^3 ficou muito fluido….Abraços!

  26. Para o rapaz que não consegue vizualizar as capas das músicas, utilize o itunes para colocar as capas e editar as tags das músicas.

  27. Acontece que as pessoas não querem entender. Faz um tempão que vem-se falando do N8 ser último Symbian e isso nunca foi verdade. Se ele é o último o E7 é o que? Pelo amor de Deus… Eu vejo esses trecos de celulares android cheio de quebras de SO e com funções que não são em nada inovadoras e a galera quer comparar com o symbian como se ele fosse inútil. É cômico mesmo.

    1º O Android é um sistema aberto que tem muito a evoluir por mais que já seja ótimo em muitas coisas.
    2º O IOS é um sistema fechado que é aquilo mais próximo da perfeição que nós conhecemos em smartphones junto com o da RIM é claro.
    3º O Symbian é um sistema aberto que também está em evolução. Diferença, o symbian exige bem menos da máquina e está começando a se desburocratizar.

    VEJAM COMO É MARAVILHOSA ESSA NOTÍCIA. O SYMBIAN VAI RECEBER ATUALIZAÇÕES COMO O IOS!!!!!!!!!!!!!!!! Ou seja ele vai melhorar cada vez mais. E quem odeia a NOKIA por Nrazões não se preocupe que ela não vai falir tão cedo… Já a SAMSUNG eu não sei……

  28. Rodrigo,
    e para serviço de e-mails?
    com aquele aviso automático de chegada de que tanto propagandeiam sobre os Blackberry e seu sistema RIM e Push ?
    – Eles aceitam também o yahoo gratuito que náo tem pop ? Gostaria de um comentário seu.
    Como leigo, precisarei em 2011, de ter um smartphone mais pra usar e consultar e-mails ( yahoo.com gratuito + terra pago ) e pra navegar por sites de notícias brasilianas.org , uol e terra, principalmente.
    abraço,

  29. @rodrigo

    Gostei muito do seu conseito a respeito da Nokia

    Nunca mexi no Symbian^3 e tenho um Nokia 5800, eu não acho o 5800 aquele lixo que os outros dizem e penso a mesma coisa do Nokia N8. Vejo varios videos no youtube fazendo a comparação do Iphone4 e N8, e ainda sim desejo muito o N8

  30. Sem brincadeira,

    Fui à loja e tive contato com o N8, Iphone 4 e Milestone 2.

    A impressão que tive do N8 foi péssima, se compararada a esses outros. E olha que tenho um N95, que até o momento não troco por nada.

    Ia todo contente, pimpão, pensando em sair com um celular tãtchiscrim.

    Minhas impressões:

    Iphone 4: nota 10. Contudo uso direto GPS, e é pago nele, sem dizer no endomondo e sports tracker, que têm algumas limitações (irrelevantes por sinal).

    Milestone 2: nota 8. Cadê a câmera frontal? Uso pouco, mas quando estou no Skype vou ficar só com voz?

    N8: nota 6. Tudo bem: câmera fodástica (no papel), multitãtchi, uésbiontchugol, mas, é a cara do meu N95! E aquele negócio de posição lãndisqueipe com teclado numérico? Decepção pura e as fotos não ficaram com a qualidade esperada (12 Mp em 2 megas?). E mais, ENGASGA, não é rápido que nem o Milestone 2 e o Iphone 4, tem que tocar algumas vezes para trocar de tela ou abrir um aplicativo.

    Conclusão, vou ficando de N95, o melhor celular já feito. Falta apenas a épou ficar menos caça-níquel.

    Ou será que espero as atualizações acima?

    Balancei…

  31. Também ainda estou de n95.
    a nokia só voltará a briga caso largue seu orgulho de lado, para de insistir no symbian e comece a colocar android nos seus aparelhos.
    Talvez no começo isso seja um prejuízo mais com ctz a longo prazo será ótimo
    se issu um dia acontecer volto a comprar um Nokia.

  32. Bom a discussão vai continuar por muito tempo!!! Mas nota seis nos dias de hoje pra o n8 é muito pouco, tudo bem que não é um smartphone nota dez, principalmente quando o assunto é sistema operacional e navegador nativo, mas no restante o aparelho é excelente. Dou nota 8 ao n8 e tb ao iphone 4, pois suas propostas são diferentes e seus usuários não tem o que competir, a briga interessante é entre o iphone 4 e o galaxy s, pois as propostas são parecidas. Meu n8 me satisfaz perfeitamente e pra quem precisa mais de um câmera fone a um game de mão vai nele que não vai se arrepender, pois repito ele só perde pros demais no quesito sistema operacional, que ainda não está redondo e no navegador nativo, que ainda é lento e travado, mas no restante ele é muito bom, não preciso nem citar suas características. Com certeza após alguma atualização que modifique os pontos negativos ele agradará a mais pessoas do que já agrada.

  33. @Humberto Cavalcanti,

    Me refiro ao Symbian^3 do N8. Inclui minha conta do Yahoo após seu questionamento, e funcionou muito bem, além de um gadget na homescreen que mostra os ultimos emails e o numero de emails não lidos, o aparelho emite aviso sonoro para cada email novo em uma das caixas de entrada.

    Dsiponibilizo meu MSN/Gtalk/Email para contatos relacionados ao aparelho, excluindo os espaços antes e depois do @:

    rodrigocandidocosta @ gmail.com

  34. OOOOOOOOOHHHHHHH é para rir ou para chorar hahahahahahahaha

    Quando lançarem um cacareco de 1 Ghz já estaremos com aparelhos tridimensionais hahahahahahaha

    Quem diria viraram uma empresa da piada pronta

  35. Infelizmente não podemos discutir como adultos. O paternalismo com essa ou aquela marca cega o que essa ou aquela marca tem de bom ou o que esta se discutindo.
    Escolher um aparelho é de livre árbitrio de cada um, e o que o Rodrigo faz com seu Blog e nós com nossos comentários é melhorar essa experiência. O uso que vai se dar ao aparelho deve definir o tipo e o quanto se quer gastar com ele. No meu caso, tinha um E71 que utilizava e muito com as funcionalidades de acesso a internet, verificar e-mails, comunidades. O bateria durava no máximo 1 dia e meio. Troquei por um aparelho que tem uma tela de 4 polegadas, uma usabilidade diferente, que a bateria dura 1 dia. Perdi meio dia de bateria e ganhei mais tecnologia embarcada que eu utilizo em sua totalidade.
    Se o usuário vai mandar SMS, usar a telefonia, escutar música e tirar fotos ocasionais, para que um aparelho com realidade aumentada, GPS, tela touchscreen, e/ou tudo que “come” a bateria como foi comentado aqui?
    O meu comedor de bateria pode ficar ligado ao acendedor de cigarros para ser usado como GPS tranquilamente. Eu já fazia isso com o E71. Mas a tela do E71 era minúscula.
    Bom, se estender é enxugar gelo, para quem entende não é preciso explicar muito. Para quem vê em uma discussão uma briga de torcidas, é perda de tempo.

  36. @Marcius,
    Tive a mesma sensação que vc. fui à Fnac para avaliar o Iphone 4, o Galaxy S e o N8. Achei o N8 uma versão melhorada do meu 5800… A passagem dos menus dava uma engasgada de vez em quando. Achei o Galaxy S muito mais fluido, com tela enorme e com cores muito boas. Mas a maioria dos reviews falam que é bonitinho mas ordinário. Já o Iphone foi amor à primeira vista. Nunca tinha tocado em um Iphone 4 e fiquei maravilhado. A fluidez é total, a qnitidez da tela é superior aos outros dois. Agora acredito nos caras que dizem que só fala mal da Apple quem nunca teve um aparelho da marca. Agora entendo como tantos fanboys da Apple defendem com afinco a maçãzinha mordida.

  37. Engraçado que comparam um smartphone pela fluidez dele, e não pelo que ele pode oferecer alem de um visual bacana.

    Pra mim, Iphone é ideal para jogos, e aplicativos especificos, navegação na internet.

    O Android é para quem gosta de fuçar, de na raça deixa-lo do seu jeito.

    E Nokia, é musica, fotos, videos, e agora uma central de multimídia.

    Claro que tem mais coisas, mas de momento o q veio na minha cabeça era isso.

    Como meu perfil é games, ou, fuçar. Comprarei um Iphone, visto que não to sentindo muita firmeza ainda no Android, ta meio bagunçado ainda, esperando a Google botar ordem.

  38. como vários colegas já disseram aqui, cada aparelho tem seu público! Pra navegação o n900 com o maemo é imbatível, nem o meu miles com over de 800 e android 2.2 chegou perto e nem o galaxy s que testei muito menos o ipod e n95! uso o ipod mais para jogos, o n95 tá parado (cabo flex) e o miles tá com minha esposa! sinto uma saudade enorme do symbian e n95, testei o n8 e adorei, podem dizer o que for, symbian tem uma cara antiga mas iphone tambem com aqueles icones sempre do mesmo jeito! adoro os widget’s do android, symbian e principalmente maemo! atualmente vou esperar bastante para pegar um android pois ainda está muito instável, essa questão de processador é bem relativo, pois o n900 com 600 mhz e 256 de ram com 10 apps abertos sobra cerca de 60 de ram trabalhando a 500 Mhz dá um coro no xperia x10 com 1Ghz e 512 de ram com 6 apps ficando só 50 de ram! o symbian se comporta bem com processadores de baixo clock se no ano de 2011 teremos processadores de 1Ghz rodando um symbian está ótimo! Apenas espero que melhorem o navegador nativo mesmo tendo flash e melhorem o visual da UI e claro a OVI Store!

  39. Depois de noticias dessas. podemos ter certeza que ao compra um n8 teremos sim atualizações para ele. Ou seja… ele vai poder viver até 2012 tranquilamente. E mesmo depois vc só troca de celular se quiser um com 1ghz… se não continua com ele e ele vai continuar evoluindo.

    Quero logo meu N8… cade os N8 laranjas no site da nokia para comprar.. vou ter que esperar o carnaval.. pra sair cor nova rsrsrs (sim eu quero laranja… gosto de ter algo que chame mais atenção. Preto por preto ninguem nota muita diferença por onde se passa)

  40. Explicando aos amigos: O Nokia N8 não é o ultimo aparelho N-series com Symbian mas sim a numeração N8 é a ultima que teremos com tal plataforma, deixando aparelhos N9 para a linha Meego, por exemplo, ou Maemo.

    Abraços!

  41. pergunta básica vocês precisam mesmo ficar trocando de cel a cada 6 meses ?Eu acho jogar dinheiro fora.Tenho um n95 8 giga e ele me atende bem a mais de 2 anos para internet ,twitter ,msn e alguns aplicativos já que parei de instalar porcarias sem uso prático.e olha pretendo usar ele por mais uns três :)Com oque vou economizar não comprando tablets com preços abusivos e com cels novos cheios de bugs vou poder montar um bom desktop ou um bom notebook etc etc.Chega de brigar por marcar gente .

  42. @Vanderlei

    Concordo plenamente. Isso é para quem não tem mais ânimo para vivier. Fica atras destas porcarias de gadgets, que vão trucidando o cérebro, e incansavelmente acabando com nossa natureza, de tanta porcaria que fica jogada.

  43. @Vanderlei
    Tudo é uma questão de disponibilidade. Tenho um 5800 que tem funcionado bem, mas vou troca-lo por um de topo, pois quero fazer mais com esse tipo de gadget. Tenho um iPad, o qual tem me servido muito bem, mas qdo lançarem o iPad 2 vou compra-lo e passar o meu atual para minha esposa. Claro se a pessoa tem que escolher, não há dúvida que um um desktop é fundamental e um celular pode aguentar mais um pouco.

  44. Vai da necessidade de cada um, eu tenho um notebook e um desktop, por isso é natural que eu queira agora um gadget pra eu me divertir nas horas em que a gente tem que ficar esperando em filas, namorada fazer compras, ou semelhantes.

    Tenho um 5800 e tenho dois chips, um da Oi e outro da TIM. Por isso vai casar bem, um com um chip e outro com outro chip.

    Pra mim não é jogar dinheiro fora, pq vou estar desfrutando dele. Claro que tem outras coisas mais importantes, mas como estas coisas importantes estão de boa, já sobra um espaço para os gadgets.

  45. Não sou fã de nokia, nem de épou.

    Mas vou admitir uma coisa, meu N95 está muito bom para o que eu quero.

    Uso o endomondo e o sportstracker (são GPS’s) para atividades físicas. Consigo correr ouvindo música e os informes dos tempos do endomondo a cada km. O teclado islaide é excelente (afirmo: é o que me faz evitar qualquer tãtchiscrim), não preciso ficar apertando um monte de botão para trocar de música.

    Assisto filmes no metrô em avi sem travar (core player).

    Viajo com o GPS da nokia com guiagem por voz.

    Internet no celular é só para ler e-mail, para isso tem um programa nativo da nokia também, com as contas do gmail, yahoo e hotmail.

    Ou seja, bonitinho não é, mas é funcional.

    O N8 me pareceu apenas bonitinho e é um trambolhão. Por exemplo, no movimento de pinça há um limite para o zoom (????), coisa que não vi no android. Coisa do sistema operacional.

    Sem dúvida, não vale o que pesa. PARA MIM.

    Espero ficar mais um ano com o N95, e que ele aguente o tranco.

    Quem sabe as coisas se estabilizem e tenha um smartphone funcional no mercado dentro das MINHAS NECESSIDADES.

    Essas são minhas humildes impressões.

  46. Cara o n8 é mais que um trambolhão, realmente é um ótimo aparelho, melhoraram a velocidade do symbian, não está perfeito e espero que a nokia resolva logo isso, pois o navegador nativo ainda é fraco e o sistema ainda engasga as vezes, mas em relação aos outros symbians foi uma evolução sim, claro que nada de outro mundo. Já possui n95, n82, já utilizei vários e não tem nada a ver comparar, agora como falaram é questão de necessidade, troquei o 5800 pelo n8, pois me decepcionei com a câmera e no n8 as coisas fluem mais rápido, não pensei em iphone pois ainda não me familiarizei com ele e tem a questão da câmera do n8 ser melhor, apenas isto, pois não abro mão de um flash xenon.

  47. fala galera, eu não sei se já responderam isso, mas essas atualizações serão também para os fones mais antigos? Ou só para os futuros lançamentos. Eu adoraria ver meu bom e velho 5800 de cara nova sem ter que usar as CFs.
    Abraços

  48. Bom pra mim o symbiam é o melhor atualmente por ter
    aplicação muito mais evoluidas do que o android e java apesa de que
    o windows mobile tambem esta tendo uma evolução significativa.
    Quanto ao java coitado acho ele orrivel as suas aplicações são de
    baixos escalões dão um pau lascado no touch screen e nem conseguem
    acessar o perifericos dos aparelhos com o windows e o symbian fazem
    tirando a qualidade dos jogos que são na maioria ridiculos
    principalmente a baixa eficiencia do 3d.

  49. Estou postando este comentario do meu nokia e63 . Muitas pessoas falam das marcas que usam android como sansumg e ios como nokia falam que sao as melhores .
    Mas nao e si for olhar a nokia e a sansumg sao as melhores porque sao usadas no mundo inteiro ja a ios e usada so no estados unidos creio que por serem marcas melhores seus processadores sao melhores.s

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.