Game: Need for Speed HD para Nokia N8 de graça

Veja que bela dica do Tekimobile para a turma dos aparelhos da Nokia!!

“Não, não é brincadeira, o jogo Need for Speed HD para Symbian^3 como o Nokia N8 está gratuito por enquanto na Ovi Store, um dos melhores jogos já lançados para o Symbiam está gratuito.

Corra pelo mundo todo como por exemplo em Chicago, Dubai, Italy e London em 24 Pistas na rua. Veja o trailer abaixo.

Para fazer o download clique aqui na Ovi Store e baixe o seu.”

32 comentários em “Game: Need for Speed HD para Nokia N8 de graça

  1. Estou com o n8 há quase dois meses, e já tive algumas boas surpresas, bem como algumas decepções.

    Gosto do symbian, e acho que essa versão ^3 é bem amigável para a interface touch. Mas peca em algumas funcionalidades. Até hoje não sei como (e não sei se tem como) selecionar texto de páginas do navegador, por exemplo. Além do que o Ovi Social é uma ferramenta fraquíssima de integração com redes sociais. Mesmo depois da última atualização. Associar contatos da agenda aos prefis do facebook de forma individualizada, um a um, chega a ser burrice. E pra acessar as informações consolidadas das redes nos perfis é algo que funciona pior que no bada.

    Como sinto falta do Maemo. Perdi meu n900 num acidente, e o abandono da plataforma pela Nokia me impediu de comprar outro, mas fiquei muito tentado. Nunca vi sistema tão redondo, tão integrado, tão aberto e tão cheio de possibilidades.

    Tudo acontecia ao mesmo tempo, de forma nativa. As integrações com TODAS as redes eram perfeitas, e poder navegar em várias páginas – além de executar outras funççoes – tudo ao mesmo tempo, não tem preço.

    Depois de uma experiência com Maemo 5, qualquer sistema fica limitado.

    O n8 ainda dá umas travadas sinistras, mas nada que se compare ao meu velho e abandonado milestone.

    Diante das limitações que qualquer sistema de smartphone da atualidade oferece (o maemo era praticamente um desktop), não temos tantas opções. Tudo depende do perfil de uso, pq acabamos não tendo algo que supre TODAS as necessidades. E, nesse universo de escolha, a nokia tem criado alguns diferenciais interessantes. Navegação de mapas, download de músicas e bons jogos grátis tornam o n8 uma escolha interessante.

  2. Depois desse comentário, me empolguei mais ainda: O MeeGo promete. Muito.

    Espero poder ver tudo do Maemo [RIP] e mais no novo SO da Nokia.

  3. @Paulo Vitor,

    por que vc num tenta alguns outros apps para acesso as redes socias na ovi store deve ter. Eu uso o Ovi Social e sou bem satisfeito, pra mim, funciona bem!

    Concerteza o N900 é um ótimo smartphone, mas não é perfeito, algumas funcionalidades no Nokia N8 que sequer existem no N900. Concerteza com as atualizações que virão o aparelho vai ficar show de bola!!!Abraços!!!

  4. Meu problema com a Nokia é que parece com o Brasil dos anos 70, “o país do futuro”. Tudo na Nokia VAI ser bom. Como usuário da Nokia desde o 3210 estou bastante desanimado. via a plataforma iOS como sinal de ostentação, até começar a usar o meu iPad. Vejo que quem ostenta são usuários babacas. a plataforma iOS é excelente. Rápida, fiável, com milhares de Apps. Claro que tem muitas limitações, mas essas são insignificantes diante do que oferece. Ainda não confio muito no Android, daí minha escolha por um IPad e não um Galaxy Tab ( o tamanho da tela tb influiu). No somatório das minhas experiências com o Symbian e com o iOS, a balança começa a pesar mais para o lado da maçã, para grande pena minha. ainda não ecidi, mas provavelmente o Iphone e não o N8 será o sucessor do meu 5800.

  5. Tem tempo q o need tá pra ser baixado de graça, desde o lançamento na europa, q foi quando eu baixei. A versão pra symbian 3 foi encomendado pela nokia pros usuários da n8. E tá à disposição pro americano bem antes do lançamento do n8 no brasil. O americano é a versão q pode ser baixado pelos n8 brasileiros. Mas tem vários q tão de graça pro n8, um monte mesmo. Pra n900 é q tem poucos, poucas licenças compradas pros usuários. 😦 Mas felizmente eu baixei quando foi lançado e jogo no meu n900, só não posto aq como faz, pq o rodrigo apagaria. O rodrigo apagou meus comentários ensinando a instalar games de webos no n900 mesmo sem eu postar onde baixar. E isso eu não entendi, mas deixa pra lá.

    PAULO VICTOR: Lamento pela sua perda, é lamentável mesmo, mas vc disse tudo quando falou do maemo5. Qm nunca experimentou não sabe o q diz nem o q está perdendo. Mas olha, já achei no ml por 800 reais desde julho de 2010, hj vc compra por menos de mil reais no ml, mas vc acha por menos, via paraguay sai por 600. Eu não vejo motivo pra q vc não readquira um. no ml vc paga em até 18x se for o caso. Vou postar links abaixo noutro comentário pra q o rodrigo não apague.

    RODRIGO: O Paulo disse tudo e digo mais: não existe um sistema como o maemo pra outro celular, nem da nokia muito menos pra iphone, nem qq outro. É único e se existisse algo perfeito ele o seria sim. E não há nenhuma funcionalidade no n8 q não seja possível usar no n900. Nem algo q o n8 tenha e o n900 não tenha além de hdmi. Não há comparação do n900 com nenhum outro. Sabe… eu sempre achei legal pocket PC, mas nunca quis ter um, sabe pq? Pq não eram computadores mesmo, não tinham funcionalidades completas de um PC, mas o n900 pra minha surpresa realmente faz. Fui comprar um celular bom, e acabei com um PC de bolso de verdade. Parabéns à Nokia, sempre a frente. Pena q muita gente se adaptou demais à celulares convencionais e não entendeu os maravilhosos recursos do n900 e seu poder de um processador de mini PCs.

    ALESSANDRO: De boa, não falo por mal, ma até pro seu bem mesmo. O Maemo já é bom, tomara que não migre pro meego, mas permita q se use os dois e se prossiga com o Maemo em uma futura versão. Muito embora o meego tenha vindo pra padronizar tudo. Tanto pensou eu assim como a equipe maemo q não substituiu o meego pelo maemo no n900, mas deixou com dual boot. O Desktop maemo é muito bem feito, o futuro já é, mas muitas pessoas não estão preparadas ainda pra esse futuro, e isso é o problema. O iPad é muito bom e inovador, mas o iphone q é um iPad numa tela de 3,5 polegadas, me desculpe mas, é uma merda. O ihpn é muito pequeno pra se usar os recursos como no iPad. O Android realmente não é td isso mesmo, a Google ainda tem muito a desenvolver, ele só é bom em smarts made in china, com processadores hitachi, pois não precisa de muitos recursos e é mais barato. Por isso tanta gente gosta do android, pq pode comprar um smart por 200 reais no camelo q tem capacidade maior q um iphone de 2 mil reais, cujo o iOS q é inferior, não justifica a diferença de preço e falta de recursos no smart da apple. Não há comparação do maemo5 nem com symbian, nem com iOS, nem com Android, nem com Windows CE nem com nada. MAemo5 e n900 é o bixo!! O monstro, aliás monstrinho, um verdadeiro stitch, pequeno e poderoso.

    O N8 foi feito pela nokia pra competir com o iphone 4, pq as pessoas ainda resistem à boa tecnologia, afinal, no mundo a minoria é inteligente e a minoria babaca, e mais babaca ainda de dar ouvidos à conversas e matérias enganosas e desinformativas em respeito às atuais tecnologias, de dar atenção ao fato de tantas pessoas comprarem o iphone e poucos o n900. Não procure padrões em nº de usuários alessandro, mas sim qualidade. E as limitações do iphone são inúmeras, mais parece um brinquedo q um smart, eu prefiro um Galaxy ou um Desire.
    O n8 tem o mesmo processador do iphone 3GS, só q numa tela com maior resolução, mesmo q ainda menor q o n900, tela capacitiva multi-touch, q é ruim e obsoleta, symbian os, q é obsoleto mas q é similar ao iOS, com câmera de 12mpx , tela amoLED e hadmi pra agradar o povo com tecnologia da moda e não boa. Tela LED ninguém merece!! Ou seja, uma involução pra agradar aqueles q ainda resistem à melhorias pra competir com o iphone, e apresentou os mesmos problemas de energia, superaquecimento e isntabilidade q o iphone. Ninguém merece!

    Agora veja, um iphone 3GS não tem um processador OMAP3430, tem um processador ARM11 da samsung, q nem o n8. O iphone é um ARM11 com um acelerador Mali-2.00, q dá o nível de um cortex-A5, para poder geral aceleramento OpenGL 2.0, mas lança boatos poraí de ser um cortex-A8 com PowerVR. É muita babaquície da apple fazer tal coisa e enganar os usuários fazendo-os de babaca. Nada a ver com o processador 3430 q pode ser usado como um 3440 q é o mesmo usado em netbooks, q possui 3 processadores um cortex-A8 1GHz, um PowerVR SGX 530 e um DSP 430MHz de . Ao menos a nokia é honesta com o n8 e admite aos usuários q é um ARM11 com um vídeo q é melhor q o Mali-2.0 do iphone da broadcom q é capaz de gravar e rodar vídeos em HD, coisa q um iphone não faz. Eu não compararia um iphone nem com n8. Aliás eu não compararia um iphone nem com um celular da china q tem câmera 12mpx. O iphone com câmera de 3mpx de chiclete, é um refugo de modelos antigos dos chineses MP qualquer coisa, inda mais com um ‘flashezinho’ de 1 led e fraquinha. Já o n8 te oferece uma supercâmera de 12mpx com um superzoom digital e flash de xenon. Apple é pura embromação!! E esse lance do iphone 4 ter tela com display de retina é outra mentira de embromação da apple pra lograr usuários desinformados, prova de má fé da apple. A nokia jamais fez isso com seus clientes. E a nokia ter feito a tela do n8 de amoLED, cumpre as boas intenções da empresa, porém eu acho q é cedo isso pra celulares, e as telas de LED atuais tem baixo dpi, ainda prefiro o n900. E vejam bem, a apple vende o aparelho dela por 2 mil, e os da nokia são bem mais em conta. Pagar 2 mil pra ter um celular pior q um smart da china q vc paga 200. Desculpa, não é minha intenção ofender, mas é fazer papel de babaca.
    Pra mim… Apple Jamais!! Eu q não faço papel de bobo!

    O q eu percebo sobre a preferencia das pessoas pela apple é realmente o fato de o iphone ter sido um dos primeiros a ter tela grande de 3,5 polegadas numa tela multi-touch num tempo em q as telas capacitivas eram single-touch, isso ganhou a clientela. Daí a apple aprendeu, com os erros dos tempos de juventude do steve e sua guerra contra a IBM e o Bill Gates, a agradar a ânsia dos clientes com upgrades aumentando memória, disco, resolução, mega hertz aqui e ali, pixeis na câmera. As pessoas só enxergam isso quando compram um produto, mas esquecem do principal, a qualidade. Qualidade é o q a nokia tem de sobra. O dia q a nokia deixar de ter qualidade, aí sim vou pensar em migrar pra um dispositivo de outra empresa, seja qual for q tenha mais qualidade. A tela resistiva é naturalmente multi-touch e de altíssima resolução, por essa razão mesmo ela trabalha calculando a área do dedo pra definir um ponto como se fosse o uso com caneta, aliás vc pode botar o dedão do pé q ele vai definir um ponto na tela pelo centro da área do dedão. Então a se fosse habilitado função multi-touch q nem no iphone acabaria q sempre se teria multiplas pressões. Atrapalharia o uso do phone com as mãos. O q se precisa é nos programas desabilitar a função do sistema e entrar num sistema de grades q nem o iphone, para se ter multi-touch com os dedos. Por exemplo: desabilitanto o sistema de toque do sistema e entrando com sistema de grades no emulador de webos, vc teria multi-touch pros games de webOS. Simples. Ao voltar pro sistema a tela volta ao módulo de sistema para poder se usar a caneta e o dedo sem problemas. A tela resistiva ainda funciona de forma 3D, com níveis de pressão. Num programa de desenhos, maior pressão maior a intensidade do risco, menor pressão menor intensidade, como se vc estivesse usando um lápis e riscando com grafite. Isso a tela capacitiva não faz. Mas claro, não é algo melhor a tela capacitiva, é de fato uma involução. Mas pela desinformação as pessoas não se dão conta disso.

    Quanto à Nokia, o n900 e o futuro de td isso, eu andei me informando com os europeus da maemo.org. A nokia avançou na frente com o sistema, mas ainda não pegou não pq não está pronto, mas pq a nokia tem planos de padronizar todo mercado, com interação do meego com aparelhos de mão, TVs e PCs. O meego pretende tal interação, futuramente será inevitável não se ter um nokia e certo q o primeiro a cair será o sistema da apple. Daí a microsoft será obrigada a adaptar e o google a migrar pro meego. A grande questão é q a nokia entende de mercado, ela já tem a maior parte das patentes de portáteis, pra ela o iphone ser vendido é lucro tb, ela só fez o n8 pra equilibrar as vendas e manter o nome no mercado. De fato o mercado já é dela. Os smarts precisavam evoluir e o n900 já é isso, só precisa de tempo pra pegar no mercado e se desfazer os boatos e preferências estranhas dos q estão viciados nos antigos sistemas de portáteis q a google e a microsoft ainda insistem em prosperar, mas pra qm já migrou pro n900 tem podido usufruir de toda essa maravilhosa tecnologia da nokia, e qm não tem um n900 não sabe o q está perdendo. A nokia tem dado poucos programas comerciais pra ele pq não tem intenção q ele se vicie em programas comerciais idiotas q só arrancam dinheiro das pessoas, por isso nem fez mms por padrão, mas sim um programa de e-mail q visualiza e-mails perfeitamente, vc põe mms no seu n900 se vc quiser gastar ou se precisar. Se vc pode usar e-mail como num computador, pra q mms??? Pra mim nem serve mms nem sms, eu não uso. Skype e messenger tá no n900 pra isso, pra vc usar à vontade sem gastar mais, nem telefone. Mas… cada um no seu quadrado, como dizem. A nokia não dando muito suporte comercial, incentiva o uso corriqueiro e livre do seu sistema, dando mais recursos e mais programas, com mais qualidade e o melhor de tudo, grátis. Botando os repositórios maemo.org no seu n900 vc tem acesso a mais de mil programas gratuitos, e o melhor de tudo, de alta qualidade e não programinhas de raio-x, esfera de raios e outras imbecilidades inúteis pra promover falsas idéias de que o iphone tenha tela multi-touch e q seja melhor do q os demais, quando tem é uma tela pseudo-multi-touch. Tudo isso colou até agora pra enganar os usuários da apple, mas quando eles descobrirem q a resistiva é uma real multi-touch q permite mais funções programáveis além de por 2 ou mais dedo na tela, e q o display de retina é uma propaganda enganosa e não tem qualidade melhor q a tecnologia de tela do n900 q é visível mesmo à luz do sol com uma película protetora espelhada, e q os programinhas da apple são fracos, num sistema fraco enquanto q seu concorrente tem inúmeros bons programas e gratuitos, aí a apple vai perder a credibilidade. Tudo depende do tempo, o tempo vai fazer mt gente enxergar a verdade. Estratégia de comércio é isso!!! Não é à base de boatos, e sim à base de domínio de melhor tecnologia de mercado, e isso a nokia tem e é insuperável.

    Me faz lembrar dos tempos do steve jobs na apple, enquanto ele era megalomaníaco usuário de balinhas, e tinha devaneios e pretenções de ser gênio criando um sistema perfeito q nunca foi perfeito, Bill Gates tomou de suas idéias e desenvolveu o windows, a pior plataforma jamais imaginada pelo homem. Gates conquistou o mercado não do ocidente pro oriente,e sim do oriente pro ocidente. Desta forma, ele levou uma novidade pra um território q desenvolvia novas tecnologias, mas q ainda tinha pouco suporte. Ganhou mercado japones, depois o soviético, o europeu, e quando já tinha fama suficiente competiu na sua terra, os EUA. Neste momento a megalomania do Jobs já tinha estafado os funcionários e a diretoria da apple, cujo maior acionista, o dono da pepsi, cansado das manias de grandeza de jobs, acabou afastando-o da presidência, da qual só reassumiu recentemente, agora pra produzir inutilidades modistas como o iphone. Jobs aprendeu com os erros, deixou a megalomania de lado, adotou unix, já bem desenvolvido pelo linux, na sua plataforma criou coisas inúteis e sensacionalistas no mercado e tirou sua empresa do buraco, agora copiando a estratégia canalha de seu antigo amigo e rival bill gates. Mas gates teve uma vantagem maior em sua estratégia, q eu só compararia à nokia, q foi o de manter o windows em versões sensacionalistas e horríveis, verdadeiras merdas o windows 95 e 98. E enquanto enriquecia pôde pagar pra bons programadores desenvolverem a plataforma NT, para se equipararem à evolução e desenvolvimento do linux, e conquistou o mercado empresarial, e no momento certo, quando a tecnologia desktop do linux estava avançada com ótima qualidade de som e vídeo, ele roubou a idéia e a utilizou na plataforma WIndows XP, após o fracasso do Windows ME, agora utilizando NT no seu OS caseiro. Isso fez toda a diferença e na hora certa, muitos resistiram em princípio ao Windows XP, como muitos resistem ao Maemo5, mas ao se adaptarem, e tiveram pois o Office era só pro seu sistema e era o mais popular, viram q era melhor. O Windows XP foi uma enorme evolução para os usuários do windows, embora usando tecnologia antiga, tanto q é ainda o mais famoso e o mais usado. Foi colocado no mercado no tempo certo, e o Vista um passo para uma melhor segurança baseado no funcionamento do linux, já q a segurança do windows é vagabunda, e um desktop com melhor visual baseado no emerald e compiz do linux. E agora o windows 7 com a aparência e leveza do linux com KDE 3.5. E como o linux não pára de se desenvolver e tem sido a base de idéias e da tecnologia de tudo q se tem usado hj em dia, de PCs à portáteis, contrariando a afirmação do próprio Gates de que o Windows NT acabaria com o linux, e fortalecido pelos sistema operacionais quase perfeitos tais como o Red Hat, o Apache, pra servidores, e o Oracle, da sun q produz o java e o webos, torna provado q o linux vai ser cada vez mais presente e ele qm vai ser a base de toda a tecnologia usada em todo tipo de dispositivo digital. E vendo agora a microsoft procurando adquirir direitos autorais sobre o sistema unix, antes seu rival de mercado, deixa claro q o windows não só não acabou com o linux como terá em breve uma base linux, enfim. E agora se vê como a idéia de um programador francês, Linux Torvalds, em criar um sistema aberto e gratuito acabou mudando o mundo da informática e não só abrindo novos horizontes como também formando um padrão na tecnologia digital. Mas o mais importante é isso o q a nokia fez de levar adiante o q é inevitável ao futuro o linux para o q tb é inevitável ao futuro, os portáteis. A nokia combinou o q será o Pc do futuro, portátil, com o q será o sistema do futuro, linux. O n900 nos dá no presente o q será os Pcs do amanhã. Coisa de gênio ou não? E o futuro do seu iphopne 4??? Provavelmente será o mesmo do seu iphone 3G, esse: http://www.youtube.com/watch?v=fcnQ72sPZAI
    Assim como vc fez isso com o seu antigo 3GS http://www.youtube.com/watch?v=Db7pKjUrNXQ
    E não adianta ficarmos em discussão, a maior parte das patentes, direta e indiretamente, usadas no iphone são da nokia, ela ganha de um jeito ou de outro e o futuro já é dela mesmo.

    Do mais a dizer, principalmente pro Alessandro é, q se for pra ter um telefone bom de boa autonomia de bateria, com bluetooth, multimídia, q tem joguinhos e programinhas java, q navega na internet pelo menos no mínimo e não precisa ser perfeito como um PC, mas rodando páginas pra móbiles, pau pra toda obra, eu escolheria o motorola V3i. Pq ele é altamente resistente, já vi cair e rolar metros e não quebrar acontecer nada além de alguns arranhões, é pequeno, bonito e estiloso em starTAC, boa câmera VGA. Faz tudo o q um iphone faz, é menor e mais estiloso. Agora se eu quiser um smartphone, o 1º q não escolheria seria o iphone, mas sem dúvida escolheria o N900. Pq o N900 tem programas de comunicação e video conferência bem integrados e fáceis de usar e de acessar pela agenda, utilizando bem os recursos 3G tb, deskop com visual bonito e bem fácil de utilizar, bem visível, navegação perfeita na internet coisa q o ipad não tem, além de ser e ter recursos de um computador. No aperto até mandar um fax ele faz. Diversão? Garantida, jogos de qualidade de PC e não de um portátil.
    Diante disso não entendo como ainda se pode dizer contra o n900 se ele é O DIFERENCIAL, e não um mero phone. O iphone é como a tecnologia das TVs de hj, não dura, tem q estar sempre trocando. E veja, hj se fala muito em tecnologia 3D, todo mundo comprando TV LED com 3D. Besteira!!! Essa tecnologia foi desenvolvida na década de 40, fez sucesso na década de 60, voltou nos anos 70 e começo dos anos 80 com filmes de ficção científica, e agora está devolta. Fazem isso só pra recriar a moda, isso não tem nada de especial. Estima-se q a tecnologia q a humanidade conhece esteja a 30 anos adiante do q realmente sabemos pelos meios de informação, e eu creio nisso, já q enquanto se dizia q ainda estava se estudando marte pra saber como ele é com especulações de q lá não poderia ter existido vida e ser um lugar inóspito, e tão cedo já falam de um plano de colonização no planeta pois q lá já teve vida e tem condições de habitação humana, vai entender!?! O fato é q com TVs é o mesmo, a tecnologia tá bem além do q há no mercado, por isso aparece tecnologia nova todo ano. Quem tá interessado em adquirir TV LED com 3D, eu advirto uma coisa, LED tem muito a evoluir ainda, as resoluções por DPI são baixas e 3D é só uma reinvenção pra adaptar as pessoas pro verdadeiro efeito 3D sem uso de óculos, já este ano de 2011 sai a TV em 3D sem óculos, mas isso já é obsoleto pq depois de 2012 é q vem o verdadeiro efeito 3D pra TVs, com a capacidade de se ver dentro da TV como uma Janela, permitindo-se ver mais imagem do q o tamanho natural da TV. E sabe o melhor de tudo pra vcs usuários do n900??? Já te programa pra isso no seu N900. Vc está em 2012 com seu n900, enquanto q o iphone está ainda em 2007 quando foram lançados os palms de teclado na tela. Mas infelizmente, pelo processo de adaptação, vc usuário de iphone, tem muito a evoluir ainda pra conseguir usar um n900. No entanto, basta deixar superstições e especulações de lado q vc já vive o futuro! 😉

    CONCLUSÃO: Nokia é top e N900 é um smartphone pra smart people. Apple é embromation e o iphone xs são smartphones chicletes for morron people. E eu vejo a situação não como na década 70, mas como na idade média mesmo quando na europa a base da alimentação do povo era a batata, q era só carboidrato, aumentava o colesterol e não nutria, o q levava o povo a ficar doente e chegar à óbito, enquanto q por superstição não se comia tomate, pq acreditava-se q era uma fruta venenosa, então ninguém experimentava para saber se era bom ou não, e assim perdiam de se alimentar de uma fruta bem nutritiva e importante pra saúde por ter vitaminas, minerais e licopeno q combate radicais livres e evita doenças.

  6. @rodrigo,

    já baixei outros aplicativos. e é sofrível vc ter que acessar o snaptu (q é fraco), por exemplo, pra poder ver notificações do facebook, pra o social não consegue mostrá-las a contento.

    outra coisa, com o social vc precisa integrar os contatos um a um, o que é bem ultrapassado. e, pior, as informações de status das redes não são carregadas automaticamente nos contatos. vc precisa entrar no social de cada contato para ler, o que é lento. Até o Bada vincula dados de redes e de emails aos contatos, dando novas opções de interações.

    o n900 não era perfeito. pra sê-lo só precisava ter um processador um pouquinho mais rápido e uma tela multitouch.
    no maemo vc fazia login em sua conta de qualquer (qualquer mesmo, das conhecidas às desconhecidas) rede social e os contatos já iam direto pra sua agenda. Era possível vc se comunicar com qualquer amigo, de maneira nativa, sem precisar de aplicativos extras, utilizando uma infinidade de meios.

    O problema é que qdo vc navega no symbian vc percebe que há problemas de interface fáceis de serem resolvidos, o que espero que ocorra com atualizações próximas. E a nokia sabe como fazer. O maemo é prova disso.

    Abandonei meu android justamente pela piada que apresentam como multitarefa. Vc ter que ficar numa página aguardando um vídeo do youtube carregar até o fim para vê-lo, ou ter que esperar uma página carregar pra poder sair dela é decepcionante.

    Com o maemo eu deixava 3, 4 vídeos do youtube baixando, tudo ao mesmo tempo, e enquanto via um os outros iam sendo carregados em outras janelas. E isso não consegui experimentar em nenhum outro sistema.

    Sem contar que a interface de navegação sem botões nativos do maemo funcionava com maestria, sem a necessidade daqueles 4 botões mortos do android.

    Já no symbian^3, como ele se apresenta, alguns botões parecem fazer falta.

    Recentemente experimentei o Symbian 5th, do n97, e aquilo sim era terrível. Tenho impressão de que se a minha migração tivesse tido da versão anterior do symbian, e não do maemo, para essa mais recente, eu estaria mais satisfeito.

  7. Aq uma ajudinha pro pessoal: Links do ML com preços do N900. Tem um bom vendedor q vende por 800 reais, mas não achei. Mas tem esse link aq:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-165301906-vendo-n900-na-caixa-_JM

    Aq vcs podem ver q a média de preços do N900 pelos vendedores do ML é de mil reais, daí pra menos.

    http://lista.mercadolivre.com.br/n900

    Sem ganhar ou qrer promover jabá, vou postar desse vendedor pq é um dos mais seguros no ML, vc pagou ele envia imediatamente, chega em 3 ou 4 dias sem falta. Dá brindes e 1 ano de garantia. E qm comprou com ele disse q se tiver com defeito ele recebe e troca o aparelho de imediato, sem complicações. Então se informem e vejam se vale a pena. Ele vende um pouco mais caro por dar esse atendimento e garantia.

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-146492565-nokia-n900-32-gb-wi-fi-3g-gps-5-mpx-sedex-gratis-brinde-_JM

  8. Aqui tou postando pra vcs os preços do iphone 3gS pra comparação. Dá pra ver q a média de preços é de 1200 reais para versões de 8 e 16 gb, não de 32 q varia de 1400 à 1600.

    http://lista.mercadolivre.com.br/iphone-3gs

    Aq vcs percebem q o iphone 4 está na média por 2 mil reais versão 32gb. Variando entre 16gb por 2mil e 32gb por ate 2600.

    http://lista.mercadolivre.com.br/iphone-4

    Dá pra concluir aí q no iphone 3gs vc vi gastar 1300 reais e no iphone 4 uns 2 mil reais. E a pergunta q não quer calar é: Será q vale a pena pagar tanto por um iphone q já nasceu obsoleto?

  9. DICA PARA USUÁRIOS DO N900 – INSTALAÇÃO DE REPOSITÓRIOS

    Entre no seu navegador pelo n900 e vá neste endereço http://repository.maemo.org/ .

    Onde está escrito “Latest Releases” procure logo abaixo Fremantle Extras, daí clique no link install.

    Logo abaixo vc encontrará: “Extras Testing repository for for testing of stable community applications”

    NÃO ACONSELHO VC INTALAR ESSE EXTRAS-TESTING PQ TEM MUITOS BUGS, MAS SE VC QUISER POR SUA CONTA E RISCO, TE ENSINO LOGO MAIS.

    e logo abaixo tem “Extras Development repository for testing of unstable community applications”

    daí vc desce até latest releases e na seção fremantle clique no link install.

    Pronto, instalado os repositórios Extras e Extras-devel, difícil??? hehe

    Agora, só por questões de ajustes entre no menu e abra o Gerenciador de Aplicativos ou Gestor de Aplicações. Clique no alto da janela e vai abrir o menu da janela. depois clique em Catálogos de aplicativos. Ache o catálogo Extras e clique nele para abrir. Vai aparecer como nesta imagem http://ramalhoblog.com/wp-content/gallery/fotos_div/4048525253_dae594ebbf.jpg , então onde está escrito Distribuição deve aparecer fremantle, então vc muda para fremantle-1.3 , somente acrescentando -1.3 no final de fremantle. Faça isso somente caso vc já tenha atualizado o seu n900 pra versão PR 1.3. Então clique em salvar/guardar. Vá para Extras-Devel e abra tb, e substitua fremantle por fremantle-1.3 como vc fez com o anterior. e então depois de tudo salvo vc sai de catálogos voltando pro gerenciador, e então o gerenciador vai atualizar sozinho pela internet, vc precisa estar conectado pra isso.

    OBS.: Caso vc queira adcionar o Extras-Testing (Não recomendável pra estabilidade do sistema mas com coisas nvas) então em catálogos, no gerenciador de aplicativos, clique em novo. Daí preencha os campos como na figura ao lado http://ramalhoblog.com/wp-content/gallery/fotos_div/4048525253_dae594ebbf.jpg, mas com o nome do catálogo de Extras-Testing, o endereço da web http://repository.maemo.org/extras-testing/ e distribuição fremantle-1.3 (caso vc tenha atualizado seu sistema pra fremantle-1.3.
    Vc ainda pode estar instalando nmais catálogos, como o do firefox por exemplo, mas cuidado, não aconselho vc instalar catálogos de sites q vc não tenha certeza da credibilidade, vc pode comprometer a segurança do seu sistema, principalmente se vc usa o seu n900 pra entrar na sua conta bancária via internet.

    O catálogo do Firefox segue este modelo:

    Nome: Mozilla pt-BR Catalog
    Endereço: http://moff.mozilla.com/latest/maemo/pt-BR/
    Distribuição: fremantle (aqui não se põe fremantle-1.3)
    Componentes: release

  10. Tem tempo q o need tá pra ser baixado de graça, desde o lançamento na europa, q foi quando eu baixei. A versão pra symbian 3 foi encomendado pela nokia pros usuários da n8. E tá à disposição pro americano bem antes do lançamento do n8 no brasil. O americano é a versão q pode ser baixado pelos n8 brasileiros. Mas tem vários q tão de graça pro n8, um monte mesmo. Pra n900 é q tem poucos, poucas licenças compradas pros usuários. 😦
    Mas felizmente eu baixei quando foi lançado e jogo no meu n900, só não posto aq como faz, pq o rodrigo apagaria. O rodrigo apagou meus comentários ensinando a instalar games de webos no n900 mesmo sem eu postar onde baixar. E isso eu não entendi, mas deixa pra lá.

    PAULO VICTOR: Lamento pela sua perda, é lamentável mesmo, mas vc disse tudo quando falou do maemo5. Qm nunca experimentou não sabe o q diz nem o q está perdendo. Mas olha, já achei no ml por 800 reais desde julho de 2010, hj vc compra por menos de mil reais no ml, mas vc acha por menos, via paraguay sai por 600. Eu não vejo motivo pra q vc não readquira um. no ml vc paga em até 18x se for o caso. Vou postar links abaixo noutro comentário pra q o rodrigo não apague.

    RODRIGO: O Paulo disse tudo e digo mais: não existe um sistema q possa ser comparado com o maemo pra outro celular. É único e se existisse OS perfeito, para celulares seria o maemo. E não há nenhuma funcionalidade no n8 q não seja possível usar no n900. Nem algo q o n8 tenha e o n900 não tenha além de hdmi. Não há comparação do n900 com nenhum outro. Não sei como ainda se preocupem com sisteminhas fracos e só na base de ícones como Android Symbian. O Maemo5 te dá um desktop de PC num portátil de forma bem adaptada e com um visual maravilhoso e nada confuso como o iOS, Android e Symbian são. Eu acho q vc deveria parar de pensar em formatos padrões de smart e se adaptar a um desktop tipo PC pra celular, com janelas e multitarefa, q nem vc se adaptou do windows 98 pro XP no passado.

    ALESSANDRO: De boa, não falo por mal, mas até pro seu bem mesmo. O Maemo já é bom, tomara que não migre pro meego, mas permita q se use o meego dentro do maemo5 como um subsistema acessado por aplicativo, pra q se tenha a compatibilidade do meego com o bom desktop e visual do Maemo5. A galera mesmo do Maemo.org optou pro dual boot pra se manter o Maemo5, agora com o lançaento do meego.

    O Desktop maemo é muito bem feito, o futuro já é, mas muitas pessoas não estão preparadas ainda pra esse futuro, e isso é o problema. O iPad é muito bom e inovador, mas o iphone q é um iPad numa tela de 3,5 polegadas, me desculpe mas, é uma merda. O iphone é muito pequeno pra se usar os recursos como no iPad. O Android realmente não é td isso mesmo, a Google ainda tem muito a desenvolver, ele só é bom em smarts made in china, com processadores hitachi, pois não precisa de muitos recursos e é mais barato. Por isso tanta gente gosta do android, pq pode comprar um smart por 200 reais no camelo q tem capacidade maior q um iphone de 2 mil reais, cujo o iOS q é inferior, não justifica a diferença de preço e falta de recursos no smart da apple. Não há comparação do maemo5 nem com symbian, nem com iOS, nem com Android, nem com Windows CE nem com nada. Maemo5 e n900 é o bixo!! O monstro, aliás monstrinho, um verdadeiro stitch, pequeno e poderoso.

    O N8 foi feito pela nokia pra competir com o iphone 4, pq as pessoas ainda resistem à boa tecnologia, afinal, no mundo a minoria é inteligente e a minoria babaca, e mais babaca ainda de dar ouvidos à conversas e matérias enganosas e desinformativas em respeito às atuais tecnologias, de dar atenção ao fato de tantas pessoas comprarem o iphone e poucos o n900. Não procure padrões em nº de usuários alessandro, mas sim qualidade. E as limitações do iphone são inúmeras, mais parece um brinquedo q um smart, eu prefiro um Galaxy ou um Desire.

    O n8 tem o mesmo processador do iphone 3GS, só q numa tela com maior resolução, mesmo q ainda menor q o n900, tela capacitiva multi-touch, q é ruim e obsoleta, symbian os, q é obsoleto mas q é similar ao iOS, com câmera de 12mpx , tela amoLED e hdmi pra agradar o povo com tecnologia da moda e não boa. Tela LED ninguém merece!! Ou seja, uma involução pra agradar aqueles q ainda resistem à melhorias pra competir com o iphone, e apresentou os mesmos problemas de energia, superaquecimento e instabilidade q o iphone. Ninguém merece!

    Agora veja, um iphone 3GS não tem um processador OMAP3430, tem um processador ARM11 da samsung, q nem o n8. O iphone é um ARM11 com um acelerador Mali-2.00, q dá o nível de um cortex-A5, para poder gerar aceleramento OpenGL 2.0, mas lança boatos poraí de ser um cortex-A8 com PowerVR. É muita babaquície da apple fazer tal coisa e enganar os usuários fazendo-os de babaca. Nada a ver com o processador 3430 q pode ser usado como um 3440 q é o mesmo usado em netbooks, q possui 3 processadores um cortex-A8 1GHz, um PowerVR SGX 530 e um DSP de 430MHz. Ao menos a nokia é honesta com o n8 e admite aos usuários q é um ARM11 com um vídeo, q é melhor q o Mali-2.0 do iphone, da broadcom q é capaz de gravar e rodar vídeos em HD, coisa q um iphone não faz. Eu não compararia um iphone nem com n8. Aliás eu não compararia um iphone nem com um celular da china q tem câmera 12mpx. O iphone com câmera de 3mpx de chiclete, é um refugo de modelos antigos dos chineses MP qualquer coisa, inda mais com um ‘flashezinho’ de 1 led e fraquinha. Já o n8 te oferece uma supercâmera de 12mpx com um superzoom digital e flash de xenon. Apple é pura embromação!! E esse lance do iphone 4 ter tela com display de retina é outra mentira de embromação da apple pra lograr usuários desinformados, prova de má fé da apple. A nokia jamais fez isso com seus clientes. E a nokia ter feito a tela do n8 de amoLED, cumpre as boas intenções da empresa, porém eu acho q é cedo isso pra celulares, e as telas de LED atuais tem baixo dpi, ainda prefiro o n900. E vejam bem, a apple vende o aparelho dela por 2 mil, e os da nokia são bem mais em conta. Pagar 2 mil pra ter um celular pior q um smart da china q vc paga 200, desculpa, não é minha intenção ofender, mas é fazer papel de babaca.
    Pra mim… Apple Jamais!! Eu q não faço papel de bobo!

    CONCLUSÃO: Nokia é top e N900 é um smartphone pra smart people. Apple é embromation e o iphone é smartphone chicletes for morron people. E eu vejo a situação não como na década 70, mas como na idade média mesmo, quando na europa a base da alimentação do povo era a batata pq era popular, embora fosse só carboidrato, aumentasse o colesterol e não nutrisse, o q levava o povo a ficar doente e chegar à óbito, em contraposição e por superstição não se comia tomate, pq acreditava-se q era uma fruta venenosa, então ninguém experimentava para saber se era bom ou não, e assim perdiam de se alimentar de uma fruta bem nutritiva e importante pra saúde por ter vitaminas, minerais e licopeno q combate radicais livres e evita doenças.

  11. @Junior, só poderia ter encurtado esse comentário hehehe. É um pouco chato de se ler, apesar de vc dizer coisas inteligentes.

    Infelizmente pra mim a unica coisa que perde pro maemo N900 é o browser do N8. O resto simplesmente na minha opinião perde….

    A tela do N8 é capacitativa e multitouch, super sensivel, se não for mais sensivel que Iphone (já experimentei), camera de 12 megapixel com flash de xenon, gravação em HD. Saida HDMI. USB on the go que suporta até hds externos. jogos muito bons mesmo não estando na ovi store, como Hero of Sparta HD, Real Futebol HD, Avatar HD, Angry Birds e Angry Birds Seasons, GT Racing, Need for Speed Shift, e outros ótimos que rodam sem travar.

    Pra mim o N8 serve com certeza e ainda mais quando entrar o ano e a Nokia vir com atualizações incrementais para o N8 e mudar o browser de internet ai vai ficar show de bola. Abraços!!!

  12. Só corrigindo o colega aí de cima, o 3GS tem processador cortex a8 e não arm 11, e roda Video h264 tanto em HD como full HD, testado e aprovado… Caso não acredite é só consultar o ifixit que na época desmontou o iPhone 3 gs… Acho que antes de falar coisas sem fundamentos um pouco de pesquisa ajudaria ao invés de ser mais um hate Apple…

  13. Vc tm td razão rodrigo, foi mal mesmo. É q são mts coisas a dizer pois tem faltado mt informação. Minha inexperiência com blogs tb não ajuda mt, até tentei consertar meu erro e acabei cometendo outro. Achei q não tinha enviado e redigir mais resumido depois e acabou ficando 2 comentários. Vou procurar ser mais objetivo, enxugando o assunto se me permitirem postar links provando meus comentários.

    Mas de jeito nenhum o n900 só ganha do n8 no browser. Ganha em tudo. O OMAP a 500 MHz foi testado contra um intel atom de 1300MHz e ganhou em processamento embora sejam arquiteturas diferentes. Nem brincando o processador do iphone e do n8 ganham do intel atom. Sacou? E o n900 tem um OMAP com 3 processadores, sendo 1 o powerVR q é quase 3 vezes mais rápido q o do iphone e n8. O hardware do n900 é uma obra prima da engenharia q foi capaz de por num apaerelho de mão o q só foi possível ser posto até hj em netbooks e tablets. Por isso ele consegue rodar um linux compelto e conseqüentemente todos os programas e bibliotecas pesadas pra navegação perfeita e pra ter um desktop maravilhoso como o do maemo5. O fato é q as pessoas ainda estão acostumados a associar celular com desktop à base de ícones, e, muito embora todos os sistemas sejam multi-tarefas não são capazes de apresentar esse recurso como o maemo q dá pra abrir umas 20 janelas e trabalhar com todas com uma dinâmica e visibilidade só possível em PCs. Eu mesmo costumo usar 7 janelas abertas e usar vários programas simultaneamente com agilidade sem atrapalhar eu atender uma chamada se eu precisar, e sem precisar parar de fazer o q estou fazendo pra atender. E o n900 tem giroscópio e acelerômetro ambos de 3 eixos, dá pra usar no need for speed inclinando pra frente pra acelerar e pra trás pra frear, com níveis de intensidade, muito melhor q apertar na tela, atrapalha a visualização e frea duma vez, e acelera perpetuamente. Muito ruim jogar assim. Mas infelizmente isso depende do programa, o WebOS usa assim não pq multi-touch do palm pre seja melhor, mas pq ele não tem recurso, nem os outros celulares têm ainda, não a maioria, de movimentar em todos os sentidos como o n900 tem. O n900 tem hj o q os outros terão no futuro, portando os desenvolvedores de games estão limitados nos outros sistemas. O pessoal da maemo.org tava dizendo q a nokia ia parar com o symbian, mas pela tecnologia atual estar atrasada e o pessoal ainda não adaptado, a nokia prosseguiu com o symbian pra continuar competindo com o iphone e demais e não perder mercado pelas especulações.

    Já games, pra q rodar games de mobile se no n900 vc pode rodar games de PC e emuladores de PS 1 e 2, tb de mega, snes , neo-geo, capcom arcade, e dream cast? Desses só baixei e tenho jogado o need for speed shift, mas dá pra rodar os games de symbian 3 no n900 tranquilo. O q a ovistore não tem é licensa de games comerciais para o n900. isso pq a resolução e a capacidade gráfica do n900 é superior ao n8 e os atuais sistemas do mercado, então pra fazer games pra n900 tem q se refazer o game e não apenas adaptar como de um sistema pro outro. Além disso, se as empresas fizessem, mts poderiam usar em PCs com linux, portanto algumas emrpesas têm receio. Mas a nokia não está preocupada com isso pq isso será inevitável no futuro q seja assim, e acima de td qr manter o sistema dela livre e gratuito. Mas desde já tem bastante programas comerciais para o n900, o Docs2Go, o Sygic Maps etc.. Mas pra mim os gratuitos são melhores e a maemo.org está em constante desenvolvimento. Enquanto q os usuários de n8, iphone, palm pre, etc. logo vão ter q substituir seus aparelhos ano q vem, o n900 tem uma autonomia de programas, cada vez mais crescentes, q vão durar pelo menos 5 anos.

    Olha, antes de comprar o n900 fui me informar com usuários e a primeira coisa q me falaram foi da alta sensibilidade da tela do n900. E te digo por experiência própria, ainda acho mais sensível q a do iphone. Eu uso película protetora e mesmo assim basta um toque sem pressão e ele sente. A pressão é mínima, mas ainda permite sentir níveis diferentes de pressão. Adoro tablets, mas ainda não adquiri um pq a maioria tem tela capacitiva, é td no 8 ou 80, é como comparar uma música sendo tocado num piano de calda com um tocado num teclado cassio com piano. Apesar do sampler ser bom no cassio, a toque não tem bons níveis de profundidade e a música sai como se fosse uma criança tocando. O capacitivo é assim, ou tocou ou não tocou, o resistivo vc toca em níveis e permite q vc desenhe na tela e faça sombras riscos com níveis de pressão. Os tablets usam tela capacitiva pq são baratas, a resistiva ficaria cara, mas sem comparações. Imagine vc poder desenhar no seu tablet. Além do mais a tela capacitiva usa duas camadas com capacitores para simular multi-toque, o q deixa mais escuro a tela. Já a resistiva é naturalmente multi-touch para q vc possa usar o dedo ou a caneta. Enquanto q na resistiva vc faz o traçado com perfeição de reconhecimento pq tem uma resolução altíssima, a capacitiva só te permite toque de dedos, o traçado sai torto por causa da disposição distante dos capacitores e ainda sai falhado. Se os tablets tivessem resistiva poderia-se usar os PCs sem precisar de uma mesa scaneadora e na própria tela, sem precisar de projeções. O n900 tem tela pequena demais pra fazer desenhos grandes, o ideal seria num tablet, mas mesmo assim isso dá a vantagem de ser possível no n900. Não podemos limitar o n900 somente a um celular.

    O n8 já tem os dias contados, vai ter programas, mas ano q vem com modelo novo, novo OS v vai ter q se livrar do n8, assim como o iphone. O iOS só roda no smart específico escrito pra ele, pq é um OS incompleto. Por isso eles são descartáveis. O n900 processa não como um smart, mas como um PC e da mesma forma q no Pc da sua casa vc pode intalar o windows 98, Windows XP, o Vista e o Win7, no n900 vc pode instalar o maemo5, o meego e o q vier pro futuro. Mesmo com o lançamento de um novo aparelho pro meego, q tenha mais recursos, ainda se poderá usar no n900. Inclusive se vc for no maemo.org vc pode baixar versões em i386 q rodam no PC da sua casa. O Kernel do Maemo é o mesmo da versão do Linux Debian pra PCs convencionais. Então se vc não entende pq o n900 é tão impressionante, agora vc pode entender, ele roda aplicativos de PC mesmo, quanto a games, olha aq a quantia http://packages.debian.org/sid/games/ do q vc pode por de PC no seu n900, fora os comerciais q vc baixa no site do fabricante. Preciso dizer mais?

    USB on the go é só um nome. É muito mais uma preparação de software q de hardware. Vc pode por HD externo no n900, no iphone e acho q na maioria dos sistemas. A diferença é q o n8 tem alimentação USB por hardware, mas pra isso tem fontes alimentadoras à venda no ML, pra iphone, pra n900 e uma porrada de smarts. Agora se vc acha q um N8 vai aguentar alimentar um HD externo de 7200 RPM ou mais só com a bateria dele, vc tá sonhando. Não dou nem 30 min. pra arriar a bateria, isso se tiver tensão suficiente, o q eu duvido. Aq pra provar tem um esquema montado com fonte à pilhas e um extensor USB pra rodar perifécos externos no n900 sem necessidade de instalação de programas. http://talk.maemo.org/showpost.php?p=526888&postcount=599 . É claro q não vale a pena fazer essa gambiarra aí, muito menos usando pilhas, a fonte de alimentação com extensor vendido no ML resolve tudo tanto pro n900, quanto pro N8 q tb vai precisar. Agora o Maemo dá recurso de reconhecimento de hardware via USB muito melhor q o N8, o iphone e qq outro do mercado pq tem um kernel linux completo, definitivamente não é td q o n8 vai reconhecer como vc disse, mas o n900 vai reconhecer todos os periféricos do mercado.

    Agora se vc é um felizardo usuário de n8, ótimo, fez melhor esoclha q um iphone. Principalmente com aquela supercâmera com flash xenon. Eu mesmo não trocaria um n900 por um N8 por causa de câmera, pois o N900 tem resolução mais q suficiente, eu não uso em fotos toda a capacidade do meu n900, e o flash duplo LED é incrível, dá conta do recado, acredite, não é como o do iphone 4 não, e o melhor de td é q dá pra usar as LEDs da câmera como lanterna pra se ver no escuro, mt legal isso. Flash de xenon não permite o uso como lanterna. Mas reconheço q ter flash de câmera de verde é uma outra história. Não tem comparação de um N8 com um iphone 3GS ou 4. E apesar de o iphone 4 ter um processador central melhor, o processador de vídeo do N8 com uma broadcom HD é bem superior ao mali do 3GS e do pseudo HD do iphone 4.

    O pior de td mesmo é a enganação do iphone 4 diz q tem resolução alta de 1024×768 para saída de vídeo, sendo q ela é rca e tem resolução máxima de 720×576. Então me expliquem, como pode ser verdade isso? E como é q o iphone pode ter games com tal resolução numa tela de 960×640. E pior a resolução 1024×786 é 4:3, enquanto q 960×640 é 3:2, mas a tela 3,5 polegadas LED deveria ser de 16:9. Se a apple não está embromando e enganando os consumidores, eu não sei o q é. Agora, embora o n8 em nada seja comparável ao n900 a não ser na câmera e no flash superiores, vc pode confiar na nokia e sua idoneidade e no seu N8 q com certeza pela análise de hardware é bem superior ao iphone 4 e capaz de gerar saída de vídeo HD real via hdmi.

    Quanto ao n900, é capaz de gerar vídeos e gravar em HD, mas não é capaz de reproduzir isso nem pela tela, nem via saída. E a resolução de tela LCD do n900 é 800×480 comparado ao N8 com 640×360 e provavelmente os 640×360 do iphone 4, e não os mentirosos e improváveis 960×640 q ela diz q tem mas não mostra e se realmente fosse HD teria saída hdmi como o N8.

    Então vc q tem N8 pode-se considerar felizardo por não ter sido enganado e por ter um bom aparelho. Já vc q tem iphone, lamento, gastou dinheiro e não tem o q ele diz ter, isso devia até ser um crime e render processo, propaganda enganosa. Já vc q tem um n900 saiba q embora não mostre vídeos em HD, o n900 é capaz de gerar e gravar vídeos HD, com aproveitamento do poder de hardware via software. Pode editar vídeos de forma real com todos os recursos, e não com aquele programinha de cortes do iphone, gravar em todos os formatos comerciais ou não e até assistir filmes rmvb. Tb grava rmvb.

  14. GIL: Me desculpe, mas qm tá equivocado é vc. Qq aparelho smart atual pode rodar vídeos HD e Full HD em h.264, com software multimídia q direcione a capacidade de processamento pra esse fim. O q difere é o desempenho. Quando vc quer saber o desempenho do hardware pra processar um game, vc liga o fps pra saber a quanto ele roda, não é? Então um PC q roda a 120 fps processa mais q um q roda a 90 fps, ou outro a 60 fps, não é mesmo? Então… o N8 ele tem hardware pra gravar, leia denovo, GRAVAR em HD, isso o iphone 3GS não faz. Ainda esse mesmo hardware gera saída em HD, isso tb o iphone 3GS não faz. O n900 é capaz de Gravar HD, rodar HD FullHD ou mais e com melhor desempenho q o N8 e iphone 3GS e 4, mas assim como os iphones não gera saída HD como o N8 faz. Isso td é testado e aprovado, acredite. Não daria pra te explicar tudo senão ficaria mt grande o comentário. Mas acredite nisto.

    Agora, q o iphone é um ARM11 adaptado, isso é. Ele não é um Cortex-A8, é uma fraude. Pra entender isso vc precisa entender de eletrônica, de processadores e da arquitetura ARM. Mas vou te explicar resumidamente.
    Todo CI, e processador é CI tb, não passa de um conjunto unificado milhares ou milhões de transistores trabalhando juntos ao mesmo tempo para direcionar energia elétrica e executar funções. Por isso quando se fala em processadores se fala em Bits, frequência em MegaHertz etc.. Então um processador não passa de uma montagem unificada e arranjada de transistores para trabalharem para determinada função q se pretende utilizar. Sendo assim, vc pode utilizar um chip ou processador para várias funções. Por exemplo, no Master system o z80 era o processador central, mas no mega drive era o processador secundário, utilizado para pré-processar som. No entanto, mudando-se a programação ainda se podia usar ele pra recursos de vídeo tb, ou mesmo pra outras coisas. Td dependia do arranjo. Um processador dual core, ou quad core, são processadores unidos fisicamente e arranjados para desempenhar funções em conjunto, dando melhor desempenho e utilizando funções q não seria possível se fosse apenas 1. Vc vê uma estrutura só, mas dentro há 2 ou mais processadores, ligações, co-processadores, memória ram pra cache L1, L2 etc, e um circuito inteiro ligando td isso, igualmente vc vê numa placa mãe, só q num objeto físico de aparência única. Tendeu?

    Acontece q a arquitetura ARM é dedicada, não é pra funções tão genéricas quanto é a arquitetura x86, no entanto pode ser desempenhado sim pra funções diferentes do q ele foi construído, mesmo q isso resulte em enorme perda de desempenho ou a utilização de mais chips ou processadores. É como um lego, vc monta a arquitetura de acordo com o q vc pretende executar e ainda reprogramar funções por software. Vc precisa entender tb q a arquitetura ARM é um padrão de engenharia de montagem de processadores e não é de uma empresa só, mas resultado de uma união de troca de tecnologia entre as empresas samsung, texas instrument, freescale, st e broadcom. É uma tecnologia genérica para base de montagem de processadores destes fabricantes q cada qual faz sua própria montagem. É bastante flexível, possível de combinamento entre fabricantes diferentes e possui compatibilidade binária entre um modelo e outro.

    O processador ARM Cortex-A8 tem essa montagem genérica aq http://www.arm.com/images/proc-CA8.gif . Aí vc viu o projeto da Cortex-A8. Mas o iphone 3GS foi montado sobre a placa 3G, q foi desenvolvida pra receber o processador ARM11. Daí a apple pediu à Samsung pra fazer um processador Cortex-A8 com acelerador gráfico com OpenGL ES para a placa do iphone 3G. Vc pode ver aq na wikipédia q não se trata de um OMAP 3430, q é a montagem da Texas Instrument, mas sim do Samsung S5PC100 ARM Cortex-A8 http://en.wikipedia.org/wiki/Iphone_3gs . Mas na tabela de base geral da ARM, não existe essa montagem da samsung, e se fosse Cortex-A8 não seria compatível com a engenharia da placa do 3G. Até pq a base geral do Cortex-A8 trabalha de 600MHz à 1GHz ou mais, e o Cortex-a8 da samsung a 800MHz, mas underclockado pra 600MHz. O Cortex-A8 não necessita ser underclockado a 600, ele trabalha naturalmente à essa frequência. Como vc pode ver aq http://www.arm.com/products/processors/classic/arm11/arm1176.php , este ARM11 trabalha de 800 à 1GHz, pode ser montado com recursos de um cortex e aceita processador gráfico de forma combinada. Aq vcs podem ver q a montagem base de um cortex-a8 é diferente http://www.arm.com/products/processors/cortex-a/cortex-a8.php .

    Se a Samsung fez uma montagem de um ARM11 com suporte a OpenGL combinando processadores e armando a arquitetura pra funcionar como um cortex-A8, então ela pode por no chip do processador q é um cortex-a8. Mas veja bem, o cortex-a8 não é compatível com a placa do 3G, não precisa de underclock pra 600MHz, pq ele já trabalha com 600. E pode usar SGX 5 series, mas não há descrição q o iphone 3GS tenha isso na wiki do PowerVR http://en.wikipedia.org/wiki/PowerVR#Series5_.28SGX.29 e nem na wiki do iphone 3GS. Então fica claro q não é um Cortex-A8 com SGX 5xx nativos, mas uma montagem pra trabalhar com instruções ARMv7 em modo Cortex-A8 e OpenGL, talvez um Mali, com PowerVR. Isso explica pq em aplicativos pesados apresenta superaquecimento causando até desbotamento na carcaça do aparelho.

    Agora veja, o iphone 4 teve a placa toda modificada e preparada pra trabalhar com ARMv7, e usa o processador Apple A4 da Samsung, Com Cortex-A8 e SGX 350 nativos, o mesmo usado no ipad e ipod 4ª geração. veja http://en.wikipedia.org/wiki/Apple_A4 . Trabalha com 600 e 1GHz, mas está configurado pra trabalhar a 1GHz. Conferindo assim com todas as características do Cortex-A8.

    Agora pergunte-se: Se o iPhone 3GS fosse cortex-a8 com sgx 530 igual ao iphone 4 q tem as mesmas especificações, e ambos suportam iOS 4.2, não deveriam ter o mesmo desempenho? E a resolução maior do iphone 4 não deveria inclusive diminuir o desempenho em relação ao 3GS com uma resolução menor? A verdade é dura não é? É claro q o desempenho do iphone 4 mesmo processando resolução maior é superior ao 3GS. Logo é impossível q o 3GS tenha cortex-a8 nativo, mas um ARM11 adaptado pra cortex.

    E pra vc ter uma idéia o n8 com um ARM11 e gráfico da broadcom tem desempenho de processamento de imagens até superior ao 3GS, bem como uma melhor economia de energia, veja aq http://nokiamobileblog.com/wp-content/uploads/2010/05/105834545.jpg . Agora digo mais, compare o need for speed shift para 3GS com o do N8, não é só a resolução q muda, as cores, efeitos OpenGL quase nulos no 3GS.

    Já o n900 roda normal com todos os detalhes o need for speed shift, não aquece em 600MHz em aplicativos pesados, não foi underclockado, não superaquece tanto como o 3GS nem à 1GHz. Possuindo uma configuração de montagem com 3 processadores podendo rodar naturalmente nos modos 3430 e 3440, como todo OMAP. Embora tenha limite de tela e de saída, ele roda em resolução XGA e WXGA com 16M cores 24-bit, capaz de fazer a câmera trabalhar À 12mpx como o N8, E tem High Speed USB 2.0 On-The-Go support, embora não tenha alimentador por hardware. Tudo depende das instruções do kernel, o hardware em si é impecável. Duvidam? Veja http://pdadb.net/index.php?m=cpu&id=a3430&c=texas_instruments_omap_3430

    Só faltou saída HDMI pro n900 😦 Talvez eles façam via usb q nem o galaxy S.

  15. Para um simples tópico sobre o Need fo Speed de graça isso evoluiu bastante!entendo as considerações do Junior, e agradeço as informações, mas tenha em atenção que para usuários não avançados como vc, as especificações internas pouco dirão, influindo mais a facilidade de uso, a variedade de aplicações e certeza de atualizações no SO. Para os idiotas também acrescento o status. Como já disse, só vou trocar meu 5800 no ano que vem, mas tenho o Android(qualquer um dos tops) praticamente excluído. Sou muito racional nas minhas escolhas. Qdo escolhi o iPad em detrimento do Galaxy Tab e do Toshiba Folio o fiz por algumas razões:
    1ª) A tela. a do Galaxy é pequena para um tablet. Talvez seja boa para um smartphone, mas não consegui enxergar uma página inteira de livro ou PDF nos dias que estive com um para teste. Tinha sempre que ler com zoom, coisa que nem sempre é necessária no iPad. Já o Toshiba tem uma boa tela de 10′, com proporção 16 x 9.
    2ª) Aplicações: Também iria utilizar o tablet no trabalho (sou dentista) e todas as aplicações interessantes para a minha área estão no iPad. Não digo que o Android Market não seja bom, apenas não tem as aplicações que eu preciso. Já o Toshiba não tem acesso ainda ao Android Market.
    3ª) Agradabilidade no uso: Testei os 3 tablets previamente por alguns dias (cortesia do meu gestor de conta) e achei os dois Androids (Samsung e Toshiba) meio “travados”. algumas vezes a tela “ia mas não ia” e tinha uma resposta demorada. Já o iPad não tinha esse problema, fluia sempre rápido, sem lags e nem tempo de espera na abertura das aplicações.
    Por essas razões e por não necessitar das mais valias que o Tab tinha em relação ao iPad, nomeadamente o GPS, as câmeras e ser telefone(o iPad só faz ligações, via Skype, mas não recebe), acabei optando pelo gadget da Apple.
    Minha decisão entre o N8 e o i4 (ou i5) vai ser baseada em outros critérios, mas com uma metodologia semelhante.

  16. Junior, não tive paciencia de ler o seu post inteiro, vc devaga demais… eu sou formado em TI na area de teconologia em redes, então arquitetura de processadores eu conheco muito bem, não sei de onde vc tirou essas fontes mas estão bastante equivocadas, pois o iPhone 3GS usa sim o Cortex a8 com gpu power vr sgx 535, que é inclusive mais potente que a do N900 que é uma sgx 530, por favor nao venha fabricar dados falsos, o pessoal que frequenta o blog do Rodrigo costuma ter bom nivel de conhecimento, se vc quiser inventar dados no orkut talvez cole, mas aqui não, para confirmar vou deixar o link de da conceituada TOMsHARDWARE, tanto o iPhone 3GS como o iPhone 4 e iPad possuem gpu SGX 535… Não desmereço o N900, mas fechar os olhos e endeusar um aparelho não é muito sensato, o fato do SO Maemo ser muito bem implementado não aumenta o hardware dele q é muito semelhante (em termos de processamento) ao iPhone 3GS e bem inferior ao iPhone 4 e iPAD… Segue link da Toms hardware:

    PowerVR SGX 535 chip inside the iPhone 3GS, iPhone 4

    http://www.tomshardware.com/news/infinity-blade-unreal-engine-ios,11780.html

  17. Outro dado, incorreto, é o de q o N900 grava em HD ou Full HD, vc bem sabe que ele não é capaz de tal proeza, não fica bem vc inventar coisas das quais o N900 não o faz, alias ele mal consegue gravar a 800×480 sem lags… mais outra detalhe para por seus argumentos por agua abaixo, o iPhone 4 e o iPad não possuem apenas um tipo de saida de video, vc tem opção de comprar saida video componente ou VGA, o conector VGA gera resolução de 960×648 no iPhone 4 e 1024×768 no ipad, podendo ser ligados em monitores de computador ou TVs com entrada VGA… existe tb um conector que adapta saida HDMI ao iPad, sendo vendida em lojas no exterior…

  18. @Junior, suas observações a respeito do N900 foram bastante elucidativas. Eu como usuário de um N8, de um Galaxy S e de um N900, alcancei o seu raciocínio. O N900 foge a pasteurização, ao lugar comum. N8 e Galaxy S – os melhores e mais completos smartphones do Brasil; entretanto, o N900 é algo superior a qualquer smartphone.

  19. Vou responder primeiro a vc Gil. Eu não entro em blogs pra divagar e nem pra ganhar jabá com isso. Meu intuito é informar, mas como td mundo já por aqui já percebeu, e até comentaram em outros posts, aq rola maior puxação de saco pra apple, e até deletaram meu comentário. Só por isso eu acho q não precisaria dizer mais nada, mas vou responder-lhe educadamente, até pq se eu fosse dizer algo mais perdería-se o respeito. E respeito é td, mesmo entre inimigos. E olha q não sou seu inimigo e não estou aq pra esse fim, apenas para informar, não fabrico nem tiro nada de fontes equivocadas e vou provar isso! Afinal, minha integridade está em jogo.

    O Tom’s Hardware eu já conheço de longa data, de conceituado ele não tem nada. É o maior jabazeiro da história da humanidade e o maior da internet e do mundo da informática. Com ele é assim: A empresa q paga amis ele puxa o saco desmerecendo as demais. Por volta do ano 2000, ele fez um vídeo provando q os processadores intel eram menos quentes q os AMD e tinham melhor desempenho. Para tal ele usou o atual Pentium versus o primeiro Athlon. Lembrando q a intel pagou o jabá pro Tom, pq ela teve medo do poder do recém-lançado processador da AMD e o quanto ela perderia de merecado com isso. Para o processador da intel ele uou uma placa intel, para o processador AMD ele usou uma placa genérica de montagem similar às horríveis PC-100, pra qm lembra sabe o desgosto q era essa placa mãe. Retirou o dissipador de calor de ambos processadores e o resultado foi a queima do processador AMD, durante um game, e o pentium rodando a 1,5 fps (se não for muito) mas sem queimar. Muitos ficaram impressionados com isso e acreditavam realmente q os processadores AMD esquentavam mais e isso afetou as vendas, mas não tirou o AMD do mercado por causa do custo benefício.
    Mas o q as pessoas não perceberam foi a fraude por trás disso td.
    1º Se tratava apenas de um recurso q o processador Intel tinha de diminuir o processamento até quase zero pra não queimar e isso era controlado pela placa mãe, q era intel e mais cara q as boas placas do mercado. Não provou nada!
    2º Enquanto q o teste foi feito numa placa intel pro pentium, por outro lado a má qualidade da placa barata usada no AMD não tinha recurso de proteger o processador e a própria placa mãe em caso de superaquecimento do processador, o q no caso do AMD só seria possível mesmo retirando o dissipador. E pergunto: pq não puseram ali pra comparação uma placa mãe da ASUS ou uma SOYO? É, já deu pra perceber as intenções do TOM.
    3º Se vc me disser q vai jogar um game num pentium sem dissipador rodando a 1 fps no mais puro câmera lenta, eu te diria como o Felipe Mello: “Vc tem ‘probleminha’!”
    4º Esse teste provou q o Pentium decai muito em velocidade quando superaquecido. E se vc tinha um Pentium 1,3 MHz, depois de umas horas de uso vc na verdade tinha um pentium 800MHz. Prova disso é meu AMD Athlon XP 1,4 linha puro sangue q inclusive tinha sido descontinuada quando meu amigo tinha um Pentium 4 pseudo dual core (enquanto q a AMD tinha dual cores reais já neste período) de 2,4 e eu reparei q o Windows XP dele demorava maior tempão pra carregar o Desktop no boot. Ele não sabia o problema e então percebeu q a ventuínha rodava mt mais rápido q quando ele comprou. Abriu e limpou a ventuínha e o desempenho mudou completamente, mas mesmo assim ainda perdia no boot pro meu, q inclusive tinha mais programas.E pra completar, a ventuínha do meu de tão velha já não gira bem, e faz ruído e nem limpando resolve, só trocando. Não troquei até hj e meu boot continua mais rápido.
    Conclusão: 2,4 GHz dum pentium, na prática não dão 1,4 GHz de um AMD, por causa de superaquecimento. O AMD nem precisa de ventuínha, só de um bom dissipador. O Pentium sem ventuínha não dá, cai demais o desempenho. Mais detalhes: Meu vídeo e integrado na placa mãe e não usa ventuínha, só no dissipador, contra o dele com placa externa e ventuínha. E ainda meu HD é um Maxtor 7200 rpm da primeira linha produzida, q ferve não dando nem pra tocar nele. Td isso dentro de um gabinete desktop (deitado), contra o do meu amigo um Torre gigante com cooler no HD. Isso é o q eu vejo na prática e o Tom não mostra.
    5º Os processadores intel são caríssimos, alinha barata da intel o Celeron é uma verdadeira bosta. O Duron, linha barata da AMD superior em processamento. O Pentium até podia superar o Athlon em desempenho imadiato, mas o AMD mantinha o poder de processamento mesmo sob longas horas de uso, o Intel não e não justifica o preço. E por fim a AMD não fabrica só linhas baratas, fabrica linhas caras como o Athlon FX, um monstro em processamento. E a pergunta é pq o Tom nunca comparou o Intel com a Linha FX da AMD?

    Pronto, essa é a verdadeira credibilidade do Tom’s Hardware. E se o Tom fosse conceito pra pessoas inteligentes, nesta mesma época, o George Lucas não teria optado por usar AMD pra fazer os efeitos especiais no Star Wars e rejeitado o Intel.

    O Tom não é conceito em nada pra mim, nem pra qm tem cérebro, o tom faz sucesso pq ganha grana preta pra promover qm paga. E minhas referências e dados são: o próprio site de desenvolvimento da ARM arm.com, q vc não viu os links pelo visto, e citei tb a wikipédia q tava mais acessível. Daí vc vê a credibilidade dos meus links com o seu.

  20. GIL, espero q vc tenha tido paciência de ter lido o q eu escrevi sobre a suposta credibilidade do TOM e o episódio q tornou ele famoso. Agora vamos ao q interessa.

    Não há especificações técnicas precisas em respeito ao processador S5PC100 da samsung usado no iphone 3gs, nem mesmo no site do fabricante. Mas se vc for no site do fabricante vc vai reparar q o trabalho e a estrutura do processador é similar ao ARM11 da própria fabricante. Tem o mesmo funcionamento e utiliza as mesmas frequencias, como toda a linha ARM11. Mas a linha cortex-Ax utiliza outros modos de funcionamento e outras freqüências de trabalho. indo no arm.com vc vai reparar isso. A base do Cortex-A8 não bate com a base do ARM11, nem com a base do S5PC100, nem com a base do OMAP3430 e os demais da Texas.
    Será q só eu reparei isso? tenho certeza q não! Mas ambos têm compatibilidade binária, vc pode usar um ARM1176 como um cortex e vice-versa, e pode por processador de vídeo em um ARM1176 tb.

    Só pra galera saber, não necessariamente um ARM1176 seja pior ou melhor q um cortex, apenas q o ARM11 foi desenvolvido pra eletrodomésticos como tv e DVDs etc.. e o cortex pra trabalhar com PCs, tablets e smarts. Mas vc pode usar um ARM11 pra smart, tanto q os iphones até o 3G usam, e o N8 usa tb, inclusive numa montagem com uma placa broadcom com recursos HD q não consta no site do fabricante. E poderia usar mt bem um cortex-A8 numa TV, pq não? Tem inúmeras possibilidades.

    A samsung pd ter feito uma montagem de um cortex-A8 com base num ARM11, e talvez até conseguido por um poverVR, ou então um outro processador q trabalhe como um PowerVR mas q não seje um SGX necessariamente. Sgx 350 é uma linha da texas e da intel, e vc como um profissional de TI deveria saber q a texas não fabrica pedacinho de chip pra ser colado por outro fabricante numa montagem, mas sim vende a lógica aritmética do circuito para montagem física. E a lógica utilizada pela samsung só ela sabe, é segredo dela. Assim como A ATI e a nVidia produzem GPUs com a mesma base lógica OpenGL mas não produzem chips idênticos, a Samsung produz os dela diferente da texas ou da broadcom ou da ST. Só q o OMAP da texas usa uma base comprovadamente cortex-a8 em sua linha, mas o S5PC100 da samsung não tem base cortex-a8 comprovada, é mais similar ao ARM11 com uma montagem bem adaptada.

    Tanto isso é verdade q mesmo o chip tendo sido underclockado a 600MHz apresenta superaquecimento e queima da caixa do aparelho. De jeito nenhum se fosse um cortex-A8 isso aconteceria nessa freqüência. Tb não se encaixaria no projeto do iphone 3 se fosse um cortex-a8, teria q ser completamente remodelado, e aí deixaria de ser da linha 3g e passaria a ser da linha 4.

    Também se fosse um cortex-A8 com gpu sgx-535 como o do iphone 4, teria o mesmo desempenho e teria a mesma resolução gráfica, pelo menos, na tela LCD. Não manteria as mesmas características do antecessor, mudando-se apenas a câmera e a quantia de armazenamento.

    Outro detalhe é q, apesar de não se ter especificações técnicas em respeito a gpu, no pda database confirma sendo o do iphone 3gs um sgx-530, e o iphone 4 sgx-340 e não 535. Pois q o 535 é de direito exclusivo da intel e foi criado pra ser utilizado no intel atom. E inclusive já ouvi esse boato por aí, mas profissionais de engenharia, e não meros TIs, testaram o processador pra verificar seus recursos, e saber q tipo de GPU o processador samsung do iphone usava, e não encontraram probabilidade de ser um 535 nem um 530, mas a hipóstese mais provável q se encaixou nos testes foi de ser um sgx-520. E isso não é dado sem fundamento. Tá em discussão em forums da china, japão, alemanhã etc.

    Tb é sabido q o processador apple A4 é um Samsung S5PC110A01, portanto o Nexus S q usa esse processador não pode ter capacidades de vídeo inferiores do iphone 4 como dito em outro post. E no pda database confirma o fato. Mas cá está a prova. http://www.forumpcs.com.br/comunidade/viewtopic.php?t=267900 A FOTO é de um raio X dos dois processadores pra td mundo ver q a montagem lógica é idêntica.

    No pda database, ainda não confirma ser o S5PC100 um ARM Cortex-A8, mas sim um ARM com NEON, o q provavelmente tornou possível de ele ser um ARM11 adaptado para funcionar como um Cortex-A8. E no pda database tb não confirma o Apple A4 (S5PC110A01) ser um Cortex-A8 mas, nas palavras descritas lá e traduzidas, “Um completamente compatível com ARM Cortex-A8”. Vide: “Fully ARM Cortex-A8 compatible”

    Aí sou obrigado a dizer como o primeiro comentário: “É… mentira tem perna curta.” E quem parece querer endeusar aparelhos aq são os usuários do iphone q lançam boatos pela rede de gpu do iphone 3 GS ser 535, q é até improvável.

    Agora vem cá Gil, quando o Rodrigo pôs um post dizendo q o processador do iphone 3GS era um OMAP 3430 igual ao do n900, querendo endeusar o iphone, vc não negou, mesmo sabendo a verdade. Agora q ponho em xeque q o processador do iphone é um ARM11 underclockado montado pra funcionar como um Cortex-A8 e uma GPU desconhecida com base mali, montada pra funcionar como PoverVR vc questiona e nega sem ver as provas. É, até profissional de TI vai de jabá. Só não entendo o q vc ganha com isso, seria valor de revenda do seu aparelho?
    Se a samsung conseguiu por uma GPU broadcom HD no ARM1176 do N8, tb consegue fazer o mesmo ARM1176 rodar como um cortex-A8, não acha? Só q a nokia e seus usuários deixaram isso claro, não inventaram boatos sobre seus aparelhos para endeusá-los.

    Agora vamos analisar o n900, ele tem 3 processadores, o central um Cortex-A8 original, uma SGX-530 à 110 MHz, q é a freqüência correta e um C64 com DSP e ISP de 430 MHz, numa montagem da Texas Instruments com recursos da Intel. Como não bastasse peritos terem comprovado q o GPU da samsung não poderia ser além de um sgx-520, não q isso seja ruim, o OMAP ainda conta com o DSP pra processar 2D e 3D dando mais poder ao SGX-530 e dando-lhe mais recursos. Inclusive recursos de HD e Full HD. Isso pq ele é completamente flexível, podendo ser usado como um OMAP3440 ou OMAP3640 à 1GHz apenas configurando o firmware e usando um kernel com tais recursos. Vc faz upgrade no n900 sem precisar trocar o aparelho. E esse processador ainda é capaz de fazer a câmera de 5.0 mpx funcionar a 12mpx.

    Tem poder de hardware mais q suficiente pra utilizar HD na câmera e mais recursos além destes. Muito mais poder q isso. E não é o fato do programa de câmera da nokia ter limitado o aparelho, q ele não seja capaz. Isso aconteceu pq ele filma no padrão desenvolvido pela apple o mp4 mov em h263 para resoluções altas, o q faz apresentar lags, e em h264 na mesma resolução do iphone, mais fluente a 30 fps. Mas vc pode instalar programa de câmera melhores e obter HD e full HD, e melhores resoluções para fotos. Inclusive tem alguns nos repositórios. Além de ainda poder editar os vídeos com programas de PC, e não aquela bosta de editor do iphone, e gravar o vídeo em todos os formatos inclusive rmvb. Só instalar os codecs não padrão apple.
    E não q eu queira endeusar o n900, mas ele foi o primeiro a por um processador de PC netbook e tablet, e rodar um sistema operacional de verdade. Antes do n900 não havia um smart ou tablet pra competir com o nVidia Tegra em poder de processamento de imagens, mas mesmo usando uma merda de PowerVR o n900 sendo um smart e não tablet, conseguiu rodar games de PC com a mesma fluência do Tegra. Preciso dizer mais?
    O n900 é um smartphone, comprei pra esse fim, e ele cumpre melhor q qq outro esse objetivo, qm tem um sabe disso. Mas quando falam sobre o n900 se refere a ele como um tablet. E se pensar bem ele vale mais a pena q um ipad tablet, pois navega na internet com perfeição e lê e-mails com perfeição, roda programas de PC com perfeição. O iPAD não faz nada disso. Isso td é fato! Não é endeusar. Vc compra um smart, ganha um tablet.

    Se vc fosse um profissional de TI saberia q é o formato de gravação em h263 q deixa o vídeo com lag, como todo celular nesse padrão e não o poder de processamento.

    E por fim, o iPad pd até ter resolução de 1024×768, mas o iphone 4 não. Tb não existe hdmi pra iphone 4, isso é outro boato, e até agora a negada do iphone tá esperando o tal dock vga pra monitor. E vc tb sabe disso. E vc tb sabe q pela saída q originalmente é rca, e pelo fato de ser um clone da tela principal o mais provavel é q a resolução de amostragem da tela seja 640×360 nHD, expandido pra resolução do LCD de 960×640.

    Vc sabe de td isso, sabe q td q vc diz é só boato, e sabe q o q eu digo são fatos comprovados e já provei inúmeras vezes aq.

    Agora vem cá… Se vc é um profisisonal de TI, parabéns! Agora eu lido com informática desde os 12 anos, desde q computador era um console com teclado embutido, usava cartucho com o OS, o drive era um gravador de fitas k-7 externo, e se ligava na TV comum, quando eu montava transmissores de rádio FM em um pedaço de madeira com alfinetes pra sustentar os transistores e as bobinas, amarrando-os com fios de cobre sem usar soldador, no bom e velho estilo macguyver. E venho acompanhando todo o desenrolar da história e evolução dos PCs até os dias atuais. Usava redes quando eram ainda BBS, antes de aparecer internet. É suficiente pra vc?

  21. Rodrigo S. Toledo, Entendo sim a necessidade de moderação, o q não entendo é o q eu possa ter escrito q haja a necessidade de ser censurado. Se quiser te mando por e-mail o conteúdo, qr?

  22. Junior, na boa, eu não tive paciencia de ler o seu post inteiro de novo, já parei no ponto onde vc falou que o 535 é exclusivo para usar com o Aton, cara, não viaja, o iPhone 3GS, ipad e iPhone 4 usam o 535, não sei de onde que vc tirou essa outra suposição de que o iPhone 4 usa 540, eu tenho um iPhone 4 e um ipad, tanto em um quanto em outro rodando aplicativos de diagnostico acusão a 535, então vc tá certo e os engenheiros que projetaram o processador estão errado, só pode kkk… outra coisa, não vou ficar medindo desde quanto tempo eu trabalho com PCs, eu sou da epoca dos primeiros PCs com fita cassete, telas monocromáticas, fiz tres cursos na area de TI (ciencia da computação, analise de sistema e me formei em tecnologia em redes)… enfim, muitos dos dados que vc postou são suposições e achismos da sua parte, vou fundamentar as minhas afirmações com dados de sites especializados, só falta agora vc dizer que a ANANDTECH tb manipula os dados… kkkk

    Leia:

    iPhone developers, however, have discovered that the iPhone 3GS has extension files named “IMGSGX535GLDriver” suggesting that the new iPhone uses the more powerful graphics processor intended for “high end” mobile devices. This may not be entirely conclusive evidence by itself but it is consistent with a report from a Anandtech commenter who claims to have heard directly from Apple engineers at WWDC that the iPhone 3GS does indeed use the SGX 535. As seen from the above list, the 535 seems to deliver much greater performance over the originally believed 520 model as well as the 530 model found in the Palm Pre.

    http://www.anandtech.com/show/2798/7

    http://www.macrumors.com/2009/06/25/iphone-3gs-has-more-powerful-powervr-sgx-535-gpu/

    http://www.product-reviews.net/2009/06/26/iphone-3gs-gpu-specs-powervr-sgx-535/

  23. LEANDRO: E aí broter. As informações técnicas só qrem dizer uma coisa de forma sintética ao extremo: Apple é fake! O Gil qrendo comparar o processador da samsung empresa q fabrica processadores para eletrodomésticos com o OMAP3430 da Texas Instrument empresa q fabrica processadores para ogivas de precisão milimétrica e armas militares pro governo americano e junto com a intel, duas empresas experts em processadores de computadores, é o fim. E ainda cita o Tom’s Hardware o maior pilantra da historia do fake de computadores como referência a alguma coisa. É dose agüentar esse tipo de coisa. O cara tem q endeusar mt o iphone, acho q deve até estar recebendo jabá pra isso já q é TI e deve trabalhar pra alguma filial da apple poraqui. Esse tipo de coisa q me deixa desgostoso.

    E vem vc repetindo o q o Gil disse sobre aplicativos pra iphone. Lendro é o seguinte, esse negócio de comprar iphone pra ficar baixando bolinha de plasma multi-touch, truque da moeda, truque do tiro no celular e outras besteiras, é coisa pra esses q vc mesmo chamou de idiota e ficam se exibindo com um celular na mão. Se vc tivesse na minha frente te mostrava meu n900 pra vc ver se eu instalei o joguinho 3d do enrolar cordinha, angry birds, bounce retardadution, gamão. Eu não comprei um smart pra instalar idiotícies da OVI store não, nem a merdinha do Docs2Go eu teria coragem de pagar 30 dólares pra ter se posso ter o Openoffice completo e pra PC, e essa história de q grava perfeito q nem no Office, fraude pura, grava nada, nem mostra direito o documento se tiver tabelas complexas e imagens, já o openoffice é show!

    Tem nada de merdinha de celular q me interesse! Mas aí é q está, o n900 não é um mero celular. Enquanto vcs exaltam merdas para celular q a apple conseguiu transformar em merdas pra celular em alta definição no iphone 4. No n900 vc pode rodar DOS e todos os games de todas as épocas, bons e incríveis títulos, pd rodar todos os games de genesis, super nes, play station, arcade, computadores, games de PC clássicos da ID, Quake, Hexen, UrT, Doom, Doom 3 (embora eu ache q vai pesar), Call of Duty, etc.. Vamos resumir, roda Tudo como um Pc mesmo e com qulidade de um Tesla. Não tem comparação. Edite vídeos verdadeiramente, rode todos os multimídias inclusive rmvb, rode aplicativos de windows, navegue de verdade, jogue games sem botar o dedo na tela. E ainda se depois de td isso vc ainda insistir em qrer merdas de celular, rode games em java de tds os celulares, rode webOS, rode symbian, hackeando rode iphone apps. E faça td isso tendo os melhores recursos de conectitividade e telefonia num desktop gostoso e fácil de usar.

    Preciso dizer mais alguma coisa?

    Apple é fake, e os puxa sacos são fakes, pois o processador samsung dos iphones 3gs , 4 e ipad não são cortex-A8, mas adaptações pra funcionar como cortex, fato comprovado. Vide pdadatabase. Por isso mesmo esses aparelhos e mesmo o ipad não tem um sistema operacional e sim um retalho de sistema. Por isso eu jamais pensaria em comprar um ipad, vc não navega direito, não lê seu e-mail direito. Por isso eu prefiro fazer isso via tela 3,5 dum n900 q vc carrega no bolso do q num ipad.

    Não entendo vc qrendo comparar mini-tablets com tablets convencionais. c precisa entender q mini é pra bolso, os grandes pra levar como se leva laptop. Agora sem dúvida se eu fosse comprar um tablet seria um HP. PQ vc usa como prancha e tb gira a parte de trás e tem um teclado q vc pode por em pé e usar como um Pc comum, e o melhor de td, processador intel atom, com windows 7. Odeio windows, mas posso navegar de verdade e usar como PC de verdade. Apple é lixo! O mal é q ele vem com tela capacitiva. Mas descobri hj q a ASUS lançou um com tela resistiva, e o melhor já com o aplicativo q permite multi-touch. E é esse q eu quero. veja aq http://info.abril.com.br/noticias/blogs/gadgets/netbooks/na-mao-netbook-tablet-da-asus-torce-o-pescoco/

    Não entendo como vc ainda pd insistir em apple. Sem recursos, sem programas, e o pior vcs vivem puxando o saco dizendo q tem mais programas. Aff! A base de seus CRITÉRIOS anda meio torta não acha? bota o o nível, acerta o prumo senão a sua base afunda e a casa cai.

    Imagina vc q é dentista poder marcar seus raio x com definição de mais de 4 mil dpi numa tela resistiva numa tela 12″. Ja imaginou? pra qm desenha então é o céu! Só instalar o photoshop e o corel.

    Agora… falando mais sobre o n900, quebra o teu galho quando vc precisar marcar pontos de raios x não faciais e pequenos. quebra o galho pra qm desenha na rua, e quebra o galho se o fax tiver quebrado e vc precisar mandar um fax urgente. Vc pd jogar games sem dar cotoveladas nos outros ou tampar toda tela com o dedo. Basta um game grip ou um controle velho de PS3. tb substitui gps marcador, veicular, trena e nível.

    Agora, pra qm gosta de sofrer e se aparecer pros outros, vale um N8 ou um Galaxy S. Pra qm é “doidim di pedra” então opte prum iphone q representa o fim dos recursos, o fim dos bons games, o fim dos bons apps, mas ainda sim afirma q tem mais apps, e mais games.

  24. Bom, Junior, encerro a tentativa de dialogo com vc, chamar o aparelho dos outros de merda e os donos de aparelhos da Apple de puxa-sacos fakes já denota o seu nível intelectual, não adianta, mesmo eu mostrando os fatos na sua cabeça dura não entra nada, então seja feliz com o seu SUPER, MEGA, HIPER N900…

  25. Bom pessoal, acho que agora já chega de ofensas e discussões desnecessárias. Cada um tem o seu gosto pessoal e acho que devemos respeitar uns aos outros. Em casa tenho um Nokia 5800, N97, N810, iPhone 4, iPhone 3GS, um Galaxy Tab, iPad, Notebook com Windows e Macbook Pro, e todos vivem na mais perfeita paz e possuem pontos positivos e negativos.

    Não vou mais aprovar comentários que incentivem brigas entre os leitores. Cada um tem o direito de gostar do aparelho que bem entender, e o blog não deve servir de palco para discussões desnecessárias. Eu uso várias plataformas diferentes e acho que devemos incentivar esta diversidade para que o blog tenha um conteúdo mais rico e útil a cada dia.

    Espero que todos entendam! Um grande abraço!!

    Rodrigo Toledo

  26. Nao gostei do N8 nada além da camera, que achei 1% melhor que a do iPhone 4 vendi o meu N8 e comprei um E7 porém achei pior que o N8 vendi e comprei o atual iPhone 4 agora, feliz da vida, tela de RETINA super ultra melhor que a LCD Pontilhada do N8 sem contar JOGOS toda hora lança um melhor que o outro fora a facilidade de instalar jogos e programas.
    Não quero nem fazer propaganda pra uns e outros não virem me criticar, prefiro dizer Compre e veja por sí mesmo, ou simplesmente pegue de algum amigo e veja, mas gosto é gosto, e N8 ainda é bom, porém prefiro iPhone 4.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.