Rumor: Celulares da Nokia com Windows Phone 7

O blogueiro russo EldarMurtazin em seu editorial semanal no Mobile-Review publicou um texto no qual iondicava que a Nokia estaria iniciando as negociações com a Microsoft com o objetivo de lançar um smartphone com o sistema operacional Windows Phone 7. Segundo o editor, algumas evidências poderiam reforçar a veracidade da notícia, tais como a demissão de 800 funcionários da Nokia, sendo que boa parte deles estariam ligados ao desenvolvimento do sistema operacional Symbian, o atraso do lançamento do Nokia E7, bem como os problemas de confiabilidade do N8.

O aparelho seria lançado no início do próximo ano, em fevereiro, e seria uma forma interessante das duas empresas combaterem os inimigos comuns, o Android e a Apple. Será que teremos um Nokia com Windows Phone 7? Vamos esperar para ver!!

61 comentários em “Rumor: Celulares da Nokia com Windows Phone 7

  1. Levando-se em conta o executivo da microsoft que agora é presidente da Nokia, acho muito possível que esses rumores se confirmem. Mas acho que a Nokia ganharia mais produzindo aparelhos com Android. Vai acabar afundando junto com o Windows Phone 7.

  2. Eu não acredito muito não. Se eles fizerem isso vão queimar a lingua dizendo que não iríam usar outro SO.

    Mas o WP7 não parece ser tão ruim, só é novo no mercado, tem até elogios de programadores.

  3. Num sei se é possível ou não
    Mas com certeza seria uma boa pra Nokia.
    Já usei o WP7 e francamente fiquei muito na vontade de comprar um, mesmo sem uma loja de app consagrada ainda. Sistema muito bem feito, rápido pra KA@#&%
    a interface pode ate parecer confuso só vendo, mas mexendo logo percebe-se qto intuitiva ela é.
    Boto fé viu!

  4. Fala sério nokia!!! Vai acabar perdendo o diferencial e virando mais uma empresa com aparelhos “genéricos”.
    Aparelhos com windows 7 são todos muito parecidos.
    O certo seria continuar investindo no symbian, pq quem ja teve symbian sabe q o sistema tem potencial pra se tornar o melhor, basta insvestir na facilidade de uso e na interface, graça a essa leva de “pseudocults” que surgiram após o lançamento do Iphone, povo q acha q sabe alguma coisa de smartphone. Investe pesado no symbian ou larga ele de vez em troca do meego e na nada mais.

  5. Tenho um N8, acho-o um bom aparelho para o que eu quero, basicamente fotografia e filmagem com qualidade e, eventualmente, jogos, mas acho que nenhum fabricante de smartphone sobrevive sem uma boa loja de apps e a da Nokia no Brasil deixa muito a desejar, o que me irrita também na Nokia é essa indecisão quanto a seu futuro, ou eles entram de cabeça no Symbian e o melhoram a cada dia ou vão logo pro Android (o que acharia melhor) e param com tanta especulação.

  6. Vocês reclamam de uma união dessa? A Nokia nega na hora quando falam que ela vai fazer aparelho com Android, mas quando é com o Windows Phone 7 ele não nega e nem afirma.

    A Nokia perde espaço. A Market do Windows Phone 7 tá crescendo muito rápido, os serviços como zune pass, xbox live, facebbok estão totalmente integrados e possuem milhoões de usuários sem fala no melhor pacote office.

    Um aparelho Nokia (maior fabricante de hardware móvel), com serviços consagrados da Microsoft (maior distribuidora de software do mundo) boa coisa podemos esperar!

    Window Phone 7 tá longe de afundar, aliais tá só começando e muita gente ainda vai queimar a língua.

  7. Eu escutei a mesma coisa do android, que vai afundar a dois anos atrás…
    Eu vejo com bons olhos, e acredito que venha a concretizar. Tem algum tempo que a Nokia esta estreitando o relacionamento com Microsoft.
    Vamos ver no que dá.

  8. Alguém sabe quais os problemas de confiabilidade do N8?
    Se for verdade que 800 funcionários, ligados ao Symbian, foram mandados embora, é o fim do Symbian.

  9. A Nokia sempre estará no rumo certo!!!

    Se ela se aprofundar no Symbian no futuro vai continuar como a primeira em telefonia móvel

    Se ela também vir para o Meego vai continuar muito bem e também agora com o Windows Phone 7 vai ficar ótimo na mão do pessoal

  10. É…a noticia tem algum sentido,principalmente pq a Nokia já anunciou que vai trabalhar com processadores de 1GHz em 2011 e dual core em 2012,e pra rodar Windows Phone 7 tem que ter esse hardware.
    Mas acho que a Nokia ficaria meio Frankstein,seriam 3 OS,com a possibilidade de um canibalizar o outro(principalmente WP7 e Meego);ou quem sabe um smartphone com dual boot??É,pode ser interessante também…hehe

  11. Que isso iria acontecer já havia se tornado claro, vide a contratação do CEO da Microsoft com intenção de estreitar o relacionamento das 2 empresas.

  12. Vai acontecer sim. A Nokia vem estudando ligacoes com a Microsoft desde o projeto do nokia netbook (mini-laptop), e vai sem dúvida trabalhar em aparelhos celulares inicialmente como prova de conceito. dependendo do andamento, darão continuidade.
    é a mesma estratégia operacional usada com o Maemo e N900, que dão origem ao meego.

  13. Gil,

    Eu descordo, acho que é bola dentro. O Symbiam teve os seus momentos de glória quando só tinha ele e o windows mobile, porém agora temos o iOS e o Android dominando o mercado e cá para nós, Microsoft não entra em nada para perder dinheiro.

    Você conhece o Windows Phone 7? Dá uma olhada no Youtube, o ideal é pegar um ao vivo, não tem explicação, é muito bom, só perde para o iOS e Android na loja de aplicativos mesmo, mas isso é questão de tempo também, pois o Windows Mobile possui tanto aplicativos quanto os dois, só não está centralizado em uma loja como o Android e o iOS.

    E outra, andei lendo que o foco tanto da Nokia, quanto da Microsoft seria o mercado corporativo, com o melhor pacote office, a melhor integração com exchange e leitura de email já visto, assim como a vários tipos de ferramentas para o mercado corporativo.

    Eu vivi por anos com smartphones com Windows Mobile, principalmente da HTC utilizando sua interface Sense e não tinha do que reclamar, a não ser realmente de uma loja, pois o Windows Marketplace ainda precisa de muito marketing para chegar no nível dos concorrentes.

    Resumindo: Esperem boa coisa sim, da maior distribuidora de software do mundo e da maior fabricante de aparelhos para comunicação do mundo.

  14. Fabiano, eu acho bola fora pq a Nokia esta pulando de galho
    em galho, matou o Maemo que era um SO maduro, para desenvolver o
    Meego e ate agora nada do Meego, o Windows phone 7 apesar da
    interface interessante, ainda esta bastante imaturo… Posso estar
    enganado, mas não vejo muita vantagem a curto prazo essa união…
    De qualquer forma, esperar para ver…

  15. Não tenho nenhuma dúvida de que essa união será entre 2 gigantes os dois maiores no ramo de software e hardware respectivamente Microsoft e Nokia.

  16. A Nokia continua sem saber pra onde atirar… Foi assim: –
    Symbian S60V3; – Symbian S60V5 / Maemo 5; – Symbian^3 / Meego
    (promessas…). Nunca vi isso, uma empresa querendo disponibilizar
    celulares com 3 SOs diferentes (Symbian, Meego e WP7)?? Se quer
    aposentar o Symbian vamos lá. Ficar com Meego (mundo livre) e o WP7
    (mundo proprietario) ficaria bom, MAS QUE ELA ESCOLHA LOGO PRA NAO
    DEIXAR OS CLIENTES NA MAO. Possuo um N900 e o Maemo 5 é excelente,
    só faltam programas pra deixar o celular excelente. Dai com a Nokia
    trocando de SO toda hora não dá tempo pra desenvolvedores começaram
    a criar.

  17. Isso tem cara de noticia comprada . Que nem aquela matéria de comparação das fotos entre o N8 e iphone. Lembram.. Editaram as fotos para aparecer que a câmera do N8 era pior. Realmente o pessoal lá do Silicon Valey joga pesado.
    Sinceramente , todo mundo sabe que rola uma campanha anti- marketing pesado contra a Nokia.

  18. Mais uma coisa pra vc Rodrigo: A vantagem do n900 e das sucessoras é simples, não se trata de hardware a ser superado. O Maemo é uma revolução, é o diferencial dele. O hardware pode ser superado, mas vc não usa um iphone, ou celular com android, ou qq merda, como um PC como no n900, nem navega com qualidade. Maemo é excelente, tem futuro, é o futuro e vai prosseguir no futuro. Pq é só questão de tempo até td isso ser obsoleto, o maemo não é obsoleto e até agra não pôde ser superado. O Maemo é um OS inteligente pra pessoas inteligentes. Mas mesmo assim, um dia td mundo via acabar usando. Ninguém vai ficar só no clicar ícones e em programinhas limitados à poucos recursos. É inevitável q os OS dos smarts evoluam na direção do Maemo.

    1. Fala Júnior! Paz! Vamos deixar as diferenças entre os leitores para lá! Não estou aprovando os comentários para não ver todos discutindo de forma desnecessária. Também gosto do Maemo, mas estou vendendo o meu N810 por não estar mais usando há um bom tempo, mas sei que é um ótimo aparelho. Um abraço!

  19. Júnior, o título é RUMOR, RUMOR e não uma notícia. Estão garimpando para saber se é verdadeiro ou se é só um fake.

  20. Gil,

    com certeza a Nokia ta sem rumo, mas esse pode ser um rumo certo, Meego num vai sair tao cedo, so no segundo semestre do ano q vem. Com o WP7 pode ser bem mais rapido, ja q ele ja ta pronto, basta a Nokia inovar no hardware e ideias.
    Vc disse q o WP7 nao ta maduro, so pra qm nunca usou, ta mt bem fechado ja, nenhum bug e a todo vapor, pode acreditar, n botei a mao no fogo e comprei um por grana mesmo. imaturidade so na parte da loja d apps, mas isso so com o tempo

  21. Como rumor é interessante, mas até se concretizar vai um longo caminho. Os fatos concretos são:
    1) o Symbian^3 não será mais utilizado em celulares de topo, só nas séries C e E. Portanto o N8 será o último série N com esse SO.
    2) O N900 foi o último smartphone/tablet com Maemo 5.
    3) O Meego ainda não saiu. Portanto quem comprar um N8 agora terá um aparelho muito bom, mas que é o “último dos moicanos”. Talvez fosse mais sensato esperar pelo futuro série N com Meego. Mas para quando?

  22. Vitor, eu disse imaturo por causa de algumas limitações como:
    * Carregar bateria apenas com o aparelho ligado
    * Ausência de gerenciador de arquivos no próprio sistema;
    * Ausência de transferência de arquivos por Bluetooth;
    * Ausência do modo mass storage (USB);
    * Ausência de ringtones personalizados;
    * Ausência de multitarefa;
    * Ausência de copiar-e-colar;
    * Ausência de tethering.

    Eu não sei se a microsoft já corrigiu essas deficiencias, mas não poder usar o copiar e colar ou a multitarefa, me lembra o inicio do iOS, por isso eu acho q está imaturo ainda, mas, tem potencial, com certeza tem muito potencial…

    fontes: pdabr.blog.br/?p=74

    winajuda.com/curiosidades/quais-os-contras-do-windows-phone-7.html

  23. O aparelho seria lançado no início do próximo ano, em fevereiro, e seria uma forma interessante das duas empresas combaterem os inimigos comuns, o Android e a Apple… (sic) desculpa para a virada de casaca ??? … inimigo comum… boa..rsrs

    Apogeu e queda… N95 o supra sumo … N posteriores os requentados gambiara jurássica…

    Nokia esta na vala comum ha anos… só não ve quem é fãboy cegueta…

  24. O Rodrigo, mas tá errado isso! Eles ofendem, criticam com mentiras e boatos, engrandecem o iphone mentirosamente e dizem q os demais usuários q fazem isso? Vc está censurando errado e isso é contra a liberdade de expressão.

    Aceito a paz se vc me permitir esclarecer 2 fatos em seu blog com respeito aos demais usuários e se vc permitir a TODOS expressarem suas opiniões, desde q não ofensivas, e apresentarem provas sem censurar por causa de preferências.

    Se vc gosta do maemo então poste os smarts e tablets q vão entrar com a linha maemo. Já tem dois lançados sendo 1 da LG, e bons viu! Senão ninguém se informa sobre isso. É só Android e iOS, parece q vcs são vendedores de programas de smart desses sistemas.

    1. Oi Jr! O que passou vamos deixar para lá, mas a partir de agora vamos evitar brigas e confusões. Tenho falado um pouco mais dos sistemas que utilizo atualmente, mas vou procurar outras novidades também para agradar a todos! Um abraço!! Paz meu velho!!!

  25. Alessandro, o Meego já tem pra n900 sim, mas não em versão oficial. Qm usa maemo5 ainda tem preferência de continuar no Maemo. E vc disse bem, a Nokia pretende migrar pro meego. Acho q não vale a pena pra ela, agora unida com a Intel, manter 2 sistemas. Logo, acho q haverá modificações na versão do meego pra celulares da nokia. E o symbian não está sendo desprezado por ser um sistema antigo, mas por ser um sistema, mas por ser limitado como o iOS, o WebOS e demais. O Maemo é apenas uma interface, pois é na verdade um linux debian chamado Squeeze (do Toy Story). fonte http://debian.org . O linux debian squeeze é um sistema operacional completo e não limitado e permitira q os futuros smarts se desenvolvam como PC. Pq se fosse ver idade o linux debian é mais antigo q o Mac OS.

  26. Washington, desesperado estão estes programadores de development kits em relação à esse novo sistema. Pelo q estou vendo promovem trolling, mentiras, boatos e censuras pq não sabem programar de verdade e têm medo de perder a mina de ouro deles. Mas o futuro é inevitável, vem de um jeito ou de outro.

    O sistema Linux nos smarts vieram pra ficar, é td questão de tempo e o q ainda tem impedido isso são os pseudo-programadores q ainda não se adaptaram e estão difamando pra ganhar tempo. Se não sabem programar, aprendam, façam cursos, não fiquem poraí impedindo o avanço da tecnologia. Ninguém merece não ser capaz de navegar, de usar chamadas com programas via internet gastando sms, mms e serviços inúteis e ultrapassados q só enriquecem empresas de telefonia q tratam os clientes feito lixo.

  27. Jr.

    Bom, pelo menos eu não engrandeço mentirosamente nada não, tenho um agora a quase uma semana e o que posso dizer é que ele é melhor q os Nokia que eu já tive, mas tem que ver que o meu perfil se adapta mais ao estilo do iPhone.

    Claro que como todos os smartphones ele tem seus problemas e defeitos, no qual eu já falei em algum post por aqui. Mas da pra conviver no meu caso.

  28. **************************************************************************************************************************

    agora aí vai a verdade:

    http://www.anandtech.com/show/2798/7

    The iPhone 3GS, I believe, uses the SGX-520 – the lowest end of the new product offering.

    Tradução: O iPhone 3GS, creio eu, usa o SGX-520 – o mais lerdo dos novos produtos ofertados. (Se referindo a ser o mais lento da Série SGX-5xx)

    It could still use a lower end SGX core and use the SGX-535?s driver, …

    Tradução: Possivelmente esteja usando uma CPU SGX lenta e usando um driver do SGX-535, …

    **************************************************************************************************************************

  29. Jr, pela paz e tranquilidade eu deletei alguns dos comentários mais problemáticos. Espero que ajude! Deixa eu fazer uma pergunta, quer comprar o meu N810? Não estou usando o aparelho e acho que ele ficaria em boas mãos com um usuário que realmente gosta de Maemo.

    Um abraço!

  30. Junior, a verdade que vc quer enchergar, pq não colocou o texto inteiro?? Olha o que vem no final da frase:

    but there’s at least the possibility that the 535 is under the hood of the 3GS.

    traduzindo:

    mas há, pelo menos, a possibilidade de que o 535 está sob o capô do 3GS.

    Levando em consideração a velocidade em que o 3GS e a perfeição em rodar jogos como o Infinity Blade que usa a engine do unreal 3, e comparando com aparelhos como o Palm pre, Milestone, entre outros que usam a sgx 530 só um tapado para teimar que ele tem gpu inferior, quando a realidade mostra outra coisa… dou por encerrado esse assunto, acredite no que quiser, mas saiba q não é o dono da verdade…

  31. Rodrigo, vou me afastar um pouco do seu Blog, gosto muito do conteúdo e de suas colocações sempre muito sensatas, mas está praticamente impossível aguentar esse individuo aí…

  32. A verdade q vc não qr enchergar, pq o q ele disse foi uma remota possibilidade, e capô não é a tradução. vc não saberia me explicar o q é capô, saberia? O fato é q retirei o q era importante da matéria, pra qm leu inteiro viu q foi feito teste e não deu desempenho de um SGX-535 mas de uma 520.

    BlazingDragon qm foi q comprovou q usa um de driver sgx-535.

    “…driver in fact use a PowerVR SGX 535.”

    Mas não é um desempenho de uma 535, o fabricante SAMSUNG tb não confirma no manual, diz q é 530, mas rodando mais lento.

    Não adultere a verdade. Bota então o texto inteiro traduzido ou nada. Eu não distorci fatos.

  33. Eu acho assim, não devemos nos esquentar por alguem que ta falando mal de uma marca. Pois é apenas uma empresa. Se tivesse falando da minha familia, ai sim eu inflamava.

    Eu gosto da Nokia, e não gosto muito da politica da Apple, mas mesmo assim deixei meio de lado meu 5800 e comecei a usar o Iphone agora. Pq criar uma ideologia ou estereótipo de algo é ruim, nos tapa.

    Eu proponho na hora que alguem ler um comentario mais exaltado, vc dar risada e pensar o que quiser, mas não escreva. Assim as discussões vão diminuir acredito.

    1. Opa Júnior, vamos com calma meu amigo. Falar de caráter sem conhecer as pessoas é um pouco complicado, não acha? Até agora fui educado e não ofendi você em nenhum momento, vamos manter um bom nível nas conversas.

  34. Rodrigo, pensei bem, e cheguei a conclusão de que não vou me afastar do seu blog não… apenas vou ligar o modo “Ignore Message Board Trolls” não é por causa de uma fruta podre que abandonarei o barco… mas que é um absurdo ler um sujeito desses, que nem sabe o que tá falando, duvidar do seu carater, espero que vc não desanime, pois o seu blog é referencia para muita gente!!

      1. Só não quero confusão e brigas no blog. Deletei vários comentários, e não somente de um único usuário para tentar evitar mais problemas. Comentários construtivos e informativos sem ofensas pessoais serão aceitos sem nenhum problema. Um abraço!

  35. @Rodrigo D. Oliveira,
    Seu comentário espelha justamente o que penso! Tb sou proprietário de 5800 que irei abandonar em favor de iPhone 4 (ou 5) ou um Android melhor que o Galaxy S ou Nexus S (esses não passaram no meu crivo). Gosto dos telefones da Nokia enquanto me servirem, mas não tenho nenhuma fidelidade à marcas ou plataformas. Uso o que melhor me serve. Não curto ódios ou amores eternos por empresas ou produtos. Até por pessoas isso é difícil, como já dizia o Poetinha.
    @gil,
    Não abandone mesmo o blog, pois seus comentários são sempre pertinentes, pois acima de tudo vc só fala do que usa ou usou. Não ligue para provocações. A maioria de nós gosta de tecnologia, mas tem uma vida fora do mundo virtual, outros não…

  36. Rodrigo, acho que o problema do Jr é não aceitar que, independentemente da qualidade técnica do N900 (não o conheço suficientemente para analisa-lo), foi um dos maiores fracassos da Nokia. O N97 tb foi um fracasso, mas vendeu muito. Já o N900, vendeu muito pouco, foi rejeitado pelo mercado.
    Outra coisa, questiono muito se um OS para PCs é bom para um smartphone, minha conclusão é que não é. Por isto o sucesso do Android e do IOS, pois foram desenvolvidos pensando em tela de toque e displays pequenos.

    1. Oi Márcio, acho que tudo depende do uso e das necessidades específicas de cada usuário. Para alguns o N900 pode ser a melhor opção, para outros o N97, o iPhone ou um Android. Todos possuem prós e contras e não são totalmente perfeitos e a necessidade e gosto pessoal deve ajudar cada um a fazer a melhor escolha. Um abraço!

  37. Rodrigo concordo com vc. Na verdade, quando disse que não quero OS de PC em smartphone, este é o meu caso. Já desisti de substitui, meu notebook, por smartphone ou Tablet. O que eu espero de um smartphone e Tablet é fazer coisas simples, bem feito e de forma agradável. Não falo que o N900 é ruim, deve ser bom, pois tem muitos usuários satisfeitos. Ele só não vendeu muito. Talvez por culpa da Nokia, que anunciou o fim de seu sistema operacional, em plena venda do equipamento.

  38. rodrigão para de apagar os posts , acorda tempo da censura já passou é OUT ! Tu vai ganhar grana com esse blog , deixa de mimi , tem hiena de plantão aqui sim ! Doido para ver a falencia da nokia acorda bloqueiro seja imparcial e não perca seu público diversificado ! Corajem nessa negocio que tu vai ganhar credibilidade e grana !

  39. Assaltaram a gramática, “hiena” e “corajen” foi de lascar o português, até parece alguém que a gente já conhece. Tem mais que filtrar mesmo Rodrigo, apoiadíssimo, senão vira casa da mãe Joana!!

  40. Jun, bom dia!

    Gostaria muito de ajudar e conversar sobre seu comentário, mas infelizmente seu email não está correto e minha resposta voltou. Mande um email correto para que seja possível ajudar a resolver qualquer problema ou dúvida. Um abraço!!

    Rodrigo Toledo.

  41. Jr, bom dia!

    Gostaria muito de ajudar e conversar sobre seu comentário, mas infelizmente seu email não está correto e minha resposta voltou. Mande um email correto para que seja possível ajudar a resolver qualquer problema ou dúvida. Um abraço!!

    Rodrigo Toledo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.