Google pede abertura aos fabricantes do Android

Uma notícia interessante do blog amigo Google Discovery:

“Nick Kralevich, engenheiro de segurança do Android, publicou um post no blog oficial da plataforma Android no qual pede aos fabricantes de smartphones que dê início a um processo de maior abertura aos seus consumidores.

Para Kralevich, os aparelhos deveriam ser desbloqueados, permitindo que que usuários individuais possam modificar o software instalado pelas fabricantes e personaliza-los de maneira livre e aberta.

“As operadoras e fabricantes fornecem um método fácil para desbloquear aparelhos legitimamente. Podemos esperar que as operadoras e os fabricantes vão reconhecer isso e não forçar os usuários a escolher entre aparelhos abertos e dispositivos fechados”, escreveu ele.

“É possível desenvolver técnicas de desbloqueio que protegem a integridade da rede móvel, os direitos dos provedores de conteúdo, os direitos dos desenvolvedores de aplicativos, enquanto dá escolha dos utilizadores” diz o engenheiro em relação aos aplicativos que as operadoras e fabricantes procuram adicionar em seus aparelhos.

“Android tem uma estratégia de segurança forte, apoiado por uma sólida execução. Por padrão, todos os aplicativos do Android são independentes uns dos outros, ajudando a garantir que um bug ou aplicativo malicioso possa interferir em outro” explica.

Em uma recente entrevista a PC Magazine, Andy Rubin, chefe do Android, disse que as implementações de travamento por algumas das fabricantes poderia resultar em grande problema no mercado. Segundo ele, o exemplo de liberdade vem do Google Nexus S, um aparelho que convida os usuários a alterarem o software”

Eu realmente espero poder ver em breve 100% dos novos aparelhos celulares com o sistema operacional Android totalmente abertos!!

13 comentários em “Google pede abertura aos fabricantes do Android

  1. Um absurdo é o que a Claro fez com o Android. Meu Galaxy Tab só faz buscas pelo buscador do Yahoo. Já instalei o widget do Google, mas a busca não consegue sair por ele.
    Pelo que pude ler, é um acordo comercial entre Yahoo e Claro, e não há o que fazer.

  2. Concordo, o meu Milestone 2 veio com aquela coisa chamada Motoblur, um saco. Instalei o launcher pro, mas não consigo desinstalar o app irritante da Motorola. Todo android deveria ter um comando para limpar tudo e ficar apenas com as configurações originais do sistema.

  3. Este se tornou um requisito básico para mim. Só comprarei um novo Android se tiver liberdade de trocar o firmeware e ter acesso ao root. O que adianta falar que o software é livre, se eu não posso fazer modificações no sistema, recompilar e testar. Como eu faço no Linux, por exemplo. Minha opinião, hj, é que o IOS é fechado e o Android finge que é aberto.

  4. Não estou muito a par de como o Android foi criado,
    mas todas as regras do Android não deveriam ter sido definidas pela Google, quando o mesmo começou a ser concebido?

    Agora não é tarde demais, para Google definir os rumos comerciais das implementações feitas pelos fabricantes?

  5. O Google é amigo! Só quer lutar contra o Império Microsoftático comandado pelo malvado Darth Gates, hoje ajudado pelo Padawan Jobs, um antigo paladino do bem que infelizmente sucumbiu ao lado negro dos sistemas! Hebeteis. Sorry por ser tão saudosista, mas desenganem-se e percam as ilusões. No meio empresarial não existe esse item utopico chamado livberdade. O que existe são jogadas de marketing que te levam a acreditar que tem um serviço ou um aparelho livre, quando na verdade há sempre alguem controlando, seja a fornecedora do software ou do hardware. Pelo menos quando alguem compra um Apple já sabe o que vai encontrar: um software fechado, mas com poucas falhas e que raramente deixa o usuário na mão. Confesso que estava muito reticente antes de adquirir o meu iPad. Não via com bons olhos isso de só poder usar o que o tio Jobs deixava (desde o inicio tinha em mente não fazer jailbreak e depois do post do Rodrigo sobre o assunto fiquei ainda mais convencido). Mas hoje desencanei, pois ainda não precisei de nada que o SÓ não me forneça. Desculpem a ironia inicial, mas não resisti qdo o próprio Google admitiu que o sistema é fechado, sim.
    Ok, que venham os trolls!

  6. Hoje estou com um Android e estou feliz com ele, mas se continuar esses pequenos bloqueios que acabam incomodando qualquer um não tenho dúvida irei para o Iphone…

  7. Pro Android ser completamente livre,o Google é quem deveria fornecer as atualizações de TODOS os smartphones com seu SO,não só como acontece com o Nexus One e deverá também acontecer com o Nexus S.Mas admito que isso daria muito trabalho…
    O Android está amadurecendo,não é perfeito (aliás,nenhum é),mas eu também tô gostando dele!!

  8. Interessante para o usuário avançado. Inútil, e até perigoso, para o usuário comum – cerca de 99% dos consumidores. Não vejo a menor chance de essa ideia prosperar. Fabricantes e operadoras assumiriam um risco enorme, sem a contrapartida em termos de lucro (sua razão de existir). Cada utopia que aparece…

  9. NEL…não fala besteira cara…

    Se vc quer liberdade continue com o android pq o iphone é com certeza o mais fechado de todos os aparelhos !

    ou vc nunca teve um iphone ?

    abraços !

    =]

  10. a diversidade humana , diferenças de opiniões , variedade de sistemas , espero que a google não tenha pretensão de achar que vai dominar tudo senão vai ganhar minha antipatia

  11. Augusto,por enquanto o Google só está fazendo um pedido as
    operadoras e fabricantes de smartphones,mas se algum dia ela quiser
    impor aí concordo,vai ser preocupante…

  12. Augusto e Francisco, o Google e a Apple são muito parecidos nas atitudes, só a natureza dos negócios são diferentes. A Apple vende produtos e o Google vende serviços, sendo que muitas vezes vc não nota que esta pagando pelos serviços através de informações pessoais e privacidade.
    Apple tenta evitar que vc use um produto, no IOS, que não seja controlado por ela. E o Google tem evitar que vc use um serviço, no Android, que não seja controlado por ele. Ambos querem dominar o mercado e o mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.