Bateria do celular (Android / iPhone): Como você usa?

Um dos problemas mais comuns dos novos smartphones com o sistema operacional Android, IOS do iPhone, Symbian dentre tantos outros é o consumo da bateria, que está cada dia maior. A verdade é que não existe milagre, não tem como fazer a bateria durar muito tempo quando utilizamos processadores rápidos, câmeras, GPS, WiFi, bluetooth e a rede 3G durante boa parte do dia.

Hoje estamos muito mais conectados, e esta necessidade de compartilhar conteúdo acaba sacrificando muito a autonomia dos nossos celulares, mas então, o que devemos fazer para resolver este problema? Na minha opinião, nada!!

Existem muitos tutoriais com dicas para aumentar a autonomia da bateria dos smartphones e celulares, mas com o tempo eu acabei desistindo de seguir qualquer um deles por um simples motivo, eu quero poder usar tudo o que o meu aparelho pode oferecer sem precisar fazer economia. Não quero diminuir o brilho da tela e perder sua excelente visualização, nem passar o tempo todo conectando e desconectando o aparelho da rede de dados para a bateria durar mais tempo. Em muitos casos vejo usuários deixando de lado o que os aparelhos tem de melhor só para ter um tempo a mais de carga, fazendo que um aparelho caro faça um serviço semelhante ao encontrado nos modelos mais simples.

A solução para este problema é a compra de uma bateria extra, um carregador para manter no trabalho e outro em casa e ainda um no carro! Eventualmente podem ocorrer problemas de energia, mas acredito que a regra deve ser utilizar da melhor e mais completa forma o seu aparelho celular na maior parte do tempo, deixando a economia somente para os casos de emergências, deste modo é possível aproveitar muito mais os recursos oferecidos pelos fabricantes.

E você, como trata a questão do consumo de energia do celular? Deixe sua opinião nos comentários!

35 comentários em “Bateria do celular (Android / iPhone): Como você usa?

  1. Esse problema o n900 não tem. Por ter um OS completo tem um
    perfeito sistema de gerenciamento de energia que não priva os
    recursos e gerencia de forma exímia a energia e gerencia o
    processamento de dados dos aplicativos. Possui ainda um CPU com
    SmartReflex por ter um legítimo OMAP 3430 da Texas Instrument e um
    poderoso aplicativo gerenciador de energia que permite regular as
    funções avançadas de forma simples. Dando ao usuário mais de 2 dias
    sem carregar bateria utilizando fone com internet conectada o tempo
    todo, respondendo SMS e atendendo chamadas.

  2. Estou usando o Galaxy Tab com todos recursos, assisto TV,
    envio e recebo email o dia todo, twitter, facebook, acesso a
    internet, ligações, jogos e musica. A bateria dura umas 15h, mas
    não largo o carregador, onde vou eu levo, só preciso achar um
    carregador veicular, aí vai ser show!

  3. Para mim uma bateria num smart deve ter a duração de um dia, no meu caso, o x10 está segurando isso tranquilamente, mas o meu uso se concentra a noite até a meia noite, quando preciso do carregador

  4. Eu utilizo um software que controla os acessos a rede 3g, gps,etc no meu milestone. Eu bem que queria poder usar todos os recursos o tempo todo, mas se eu fizer isso a bateria não dura mais que 5h.

  5. Eu também não faço nada… Se preciso conectar na net, ou manter o twitter ligado, não faço economias… e olha que eu nem uso tanto assim os recursos do meu N97 mini e a bateria dura no maximo 1 dia e meio. O aplicativo que mais faço uso é o Profimail, para verificar e baixar e-mails a cada 15 minutos. O legal do profimail é que ele tem um esquema que vc define a frequencia que ele verifica os e-mails, quais dias da semana e qual a conexão ele usará, e uma alternativa.
    Todo aplicativo poderia ter uma opção como esta. Gostaria muito que o gravity(twitter) tivesse algo semelhante.

    Mas independete disso, comprei um carregador para deixar no trabalho, ando com um carregador veicular no carro e tenho um em casa.

    Abraço.

  6. N900 durando dois dias????? Truco!!!! O aparelho é bom, mas a bateria é muito fraca, tenho alguns amigos com n900 que tiveram que comprar uma extra para durar um dia todo, pra durar dois dias só se o cabra não usar mesmo!

  7. A autonomia do X10, que era a pior entre os smarts, melhorou bastante com a atualização. Antes, tinha de recarregar a cada três horas. Agora, uma ou duas vezes ao dia, se o uso for moderado. Mas se o uso for intenso, é bom ter o carregador por perto ou uma bateria extra.

  8. To com meu Galaxy S há duas semanas. A bateria tem durado, em média, 30 horas, o que pra mim tá muito bom. Desligo a rede de dados quando não estou usando, assim como o wi-fi. Meu uso diário não é lá aquelas coisas, ou seja, acesso pouco à internet e uso poucos aplicativos durante o dia.
    Final de semana que o uso é mais intenso, e a bataria acaba durante 24hs.
    Enfim, ainda sim é pouco, uma vez que eu tinha me acostumado com a do meu iPhone 2G que durava pelo menos 3 dias, mas não deixa de ser um P…. dum aparelho. Recomendo a todos !!!

    PS: Acompanho seu blog há uma semana e queria deixar meus parabéns. Material de ótima qualidade !!! Continue assim.

  9. Concordo com vc Rodrigo em nao deixar de utilizar o que o aparelho tem de bom para economizar bateria. Isso simplesmente tira o diferencial do aparelho para os maisa simples. Uma boa soluçao eh aquele kit da proporta para carregarb o telefone quando longe de uma tomada. Tenho um milestone e ele é um grande gastador de bateria, geralmente o carrego no final do dia ou pela manhã. Quando o uso é apenas para o basico, sms, ligações e muito pouco internet ele dura quase 2 dias, mas em dias de uso pesado, a carga vai embora logo logo.

  10. Rodrigo, como tem se portado a bateria do seu iPhone 4? Eu senti uma graaande melhora do 3GS, e agora que estou usando bastante o iPad e deixando o iPhone mais para o uso normal ele acabou o primeiro dia com 90% e ta agora no segundo dia com 40% depois de uns 40 min usando ele no 3G, para o meu uso senti uma grande melhora no iPhone 4.

  11. Tá bom… eu sei que possuem SO meio passado. Mas as baterias do E71/E72 são imbatíveis, 5 dias com uso moderado e 3 dias para uso intenso.

  12. a autonomia como todos sabem é uma porcaria então meu conselho apaque este post como já virou rotina aqui ou diga a verdade que os dispositivos não comportam esses processadores de clock alto

  13. Live and let die! Tenho o Galaxy S. A bateria não dura como a do e71 guerreiro, mas ele carrega rápido no USB e tem a vantagem de usar um cabo padrão, levo sempre na mochila um e no carro deixo o carregador que era do meu ex cel (n97).

  14. O meu Galaxy Tab não dura metade de um dia e não tem como trocar a bateria.
    Considerando que, segundo as informações do consumo de energia fornecidas pelo sistema, aproximadamente 70% do gasto é do display, a única forma de economizar a energia é não mexer no aparelho.

  15. De todos os conselhos, só uso um no meu Android. Depois de sofrer com uma bateria de só 12hs no meu milestone eu resolvi instalar o SetCPU (que eu tinha removido e paguei o preço alto de se ter uma bateria que não dura nada).

    Antes: 12hs de ‘uso moderado’ = 5% de carga..
    Hoje: 15hs de ‘uso moderado’ = 40% de carga…

    Então sim, os smartphones tem problemas muito sérios quando se trata de economizar bateria mas se todos eles retornassem ao clock mínimo possível quando a tela está desligada, pronto, problema resolvido.. Sem precisar apelar para ‘desligar 3G’ (eu desligo pq não acesso via 3G qse nunca mesmo), ficar desligando o wifi, baixando o brilho (nunca uso no mínimo, à não ser de noite, sempre está no médio).

    Ou seja, sim, smartphones deveriam ter baterias melhores, mas creio que o uso de um programa para gerenciar o clock do celular resolve o problema imediatamente. Mas ainda queria que durasse pelo menos 2 dias c/ um uso moderado, o que, hoje, não existe.

  16. No meu caso que tenho um N8 teria que apelar para 2 aparelhos. O que é inviável. Sempre tenho carregadores onde vou deve ser por isso ainda tenho Nokia pois os carregadores dos aparelhos antigos estão em locais que vou com certa freqüência.

  17. Eu tenho um iphone 4 e a bateria dura muito mais que o meu antigo 3gs. Porem por eu ter comprado um GalaxyTAB eu cancelei o plano de dados que eu tinha e comprei um chip esclusivo de dados para usar no Galaxytab.
    No iphone desativei o 3G e acesso a rede de dados e só deixei o wifi ligado direto. A bateria dura agora uns 3 dias e antes durava 1,5 dias. Então o maior vilão é a rede 3G. Eu tambem não deixo de usar os recursos mais legais do meu celular/tablet então minha sugestão é simples, tenha 2 carregadores, um em casa e outro no trabalho. Assim quando a bateria acabar você já pode recarrega-lo. Outra idéia que eu não gosto muito e carregar o aparelho todo dia antes de dormir e tirar da tomada de manha quando você acorda. Funciona funciona, mas deve judiar muito da bateria.

  18. Rodrigo, havia comentado em um post ant
    erior que meu Galaxy S não dura 1 dia com uso moderado… A solução que adotei é mantê-lo carregado o tempo todo…. Vou comprar um carregador veicular e aí ficará 100%. Operações mais pesadas como games e roteador só faço com o carregador!

  19. hoje tenho um i325 com carregador na empresa e em casa. pra ser franco a bateria dele dura muito bem para os padrões de smartphone, porém estou querendo trocar meu aparelho e estou em dúvida quanto a isso pois se vc tiver um carregador por perto tudo bem, mas e quando você passa o dia inteiro na rua e longe do carro, o que fazer. Pra mim a bateria de um Smartphone deve durar pelo menos 24 horas de uso intenso.

  20. Oi Rodrigo Acredito que entre todos os usuários de
    Smartphones , apenas uma pequena parte necessita de estar conectado
    todos os minutos do dia. Assim os usuários podem se beneficiar
    desligando os recursos que não estão utilizando, isso não é mau.
    Eu, por exemplo, desligo o 3G e e o Wifi do meu iPhone 3GS toda
    noite ao me deitar. Só vou ligar novamente na manha seguinte quando
    for navegar mA internet. Bluetooth, pelo menos no iPhone, não se
    utiliza pra quase nada, então nunca ligo esse recurso. Quanto ao
    GPS, só ligo quando utilizo os mapas, mas pra quem gosta de
    utilizar geotag, foirsquare e qq aplicativo que necessita disso tem
    que deixar ligado. E quantos de nós realmente necessitam de buscar
    o email a cada 15 minutos? Outra medida é ter 2 ou 3 carregadores.
    Uso um em casa, outro no trabalho e um terceiro no carro. Nunca
    deixo a bateria colmemos de 50%. apenas tomo o cuidado de uma vez
    por semana fazer uma cargacompleta no aparelho. Para quem tem
    software de configuração de perfis (infelizmente a Apple não
    permite isso) pode configurar o software para desligar e ligar
    automaticamente o 3G e outros recursos automaticamente em
    determinados horários , bem como em determinados eventos. Enquanto
    os recursos forem escassos (como a bateria) temos que fazer
    economia. Um abraço

  21. Já tive um N900 e a bateria só chegava ao fim do dia se eu usasse extremamente pouco, talvez pq o sinal de celular não é bom no meu escritório. Mas troquei pelo Iphone 4 e ficou beeeem melhor a duração da bateria!! Agora eu chego em casa com uns 40% de sobra!

  22. Concordo com você “xará”. Não deixo de usar as funcionalidades do meu IPhone por causa do consumo de bateira. Tenho um carregado em casa, no carro e no trabalho. Além disso, estou atrás de um carregador “capa” onde deixo ele carregando na tomada durante a noite. Quand precisar de carga e estiver em um lugar sem tomadas encaixo ele no IPhone, como uma capa. Ele consegue carregar até 2 cargas completas de bateria para o IPhone 3GS.

  23. Bem, minha bateria tem a duração média de 8hrs, deixo com o 3G ligado direto, a tela fica com brilho automático, o GPS, o Bluetooth e o wi-fi utilizo apenas quando necessário, minha média de ligações diárias é de 2hrs, acesso a net pelo aparelho e também utilizo o tether.
    Não tenho nenhuma restrição em utilizar meu aparelho, mas por via das dúvidas eu sempre levo o recarregador.

  24. Arnaldo, trucou??? seis paus!!!! hahahaha, brincadeirinha…
    O Januário tem que passar onde comprou a bateria dele!!! O meu N900 mal chega ao final do dia, e o.ha que praticamente só conecto na Net no almoço e à noite. O celular (ou mini computador) é fantástico, não troco por nenhum… mas falar que a bateria dura muito é forçar a barra demais!!!

  25. Olá Douglas. Comprei o profimail ano passado atraves do
    site symbiangear.com. Tem também o site handango.com. Ambos vendem
    diversos aplicativos para symbian, e outras plataformas. Fica de
    olho que no final de ano sempre tem umas promo bem legal… Antes
    do natal, o fabricante do spb mobile shell estava vendendo ele com
    50% de desconto… vale a pena. Qq coisa me fala.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.