Android 2.3 (Gingerbread) no Nokia N900

Um dos aparelhos mais interessantes em termos de possibilidades de instalação de sistemas operacionais diferenciados e que tem um perfil mais semelhante com o de um pequeno computador portátil é o Nokia N900, e desta vez um programador russo chamado Alexey Roslyakov, também conhecido como DrunkDebbuger começou um grande trabalho para portar o Android 2.3 para o aparelho da Nokia.

As coisas ainda não estão muito estáveis, mas de acordo com o programador uma versão experimental estará disponível para download antes do final deste ano. Este firmware ainda não é totalmente funcional, ao que tudo indica o Android 2.3 Gingerbread deve chegar ao N900 antes de muitos modelos de celulares que utilizam o Android como sistema operacional nativo.

Vamos esperar para ver!!

Fonte: DrunkdebuggerVia GSMArena.

26 comentários em “Android 2.3 (Gingerbread) no Nokia N900

  1. A parte da hora e´que ele é atualizado antes dos Androids oficiais uahua . Mas a nokia foi estúpida em descontinuar este aparelho ai começou a sua maldição ao lado do lixo do N97.NOKIAFAIL

  2. O aparelho mais versátil em termos de instalação de outros sistemas é o HTC HD2. Inclusive, já está rodando o Android 2.3 muito mais estável do que esse…

  3. Douglas, no HD2 dá para instalar: wm6.5 (vem de fábrica), Android (2.2 e 2.3), há videos com o wm7, com maemo, há desenvolvimento para o meego, além de outras besteiras, como rodar ubuntu e windows 95 e 98.

  4. Sinceramente se o assunto é portar SO sem dúvida ninguém supera o n900. Além do que o maemo 5 é incrivelmente estável. Pra mim ainda é um super celular. Imagino como será o meego, já que a NOKIA deixou o maemo para investir nele, tem que ser muito bom ou terá sido uma decisão absurdamente burra.

  5. Graças a programadores experts como esse russo, é que podemos notar as potencialidades além do comum em smarts como o N900 e ver que há muito a se explorar em plataformas. Basta uma boa dose de conhecimento! A fusão do útil com o agradável. Parabéns!!

  6. O problema é que o N900 é isso… cheio de ‘possibilidades’. Dá pra instalar Linux, dá pra instalar Windows 95, dá pra instalar Android… Mas no final, a exceção do seu OS nativo, nenhum roda 100% estável e o que acaba prevalecendo no aparelho é a sua tela resistiva de péssima sensibilidade e o seu corpinho de hipopótamo.

  7. Pude testar o N900, e não é tão grande assim como se fala, é o tamanho do N97 mas um pouco mais cheinho. Sua tela não tão resistiva assim, é bem melhor que as outras telas resistivas da nokia… 5800, 5230, 5530.. embora não deixa de ser resistiva, mas é uma resistiva de ótima qualidade. O sistema operacional nativo é que é incompleto, dá a sensação de ter sido lançado às pressas, falta melhorias. Falta um teclado virtual na posição vertical, por exemplo. Mas dá show quando o assunto é navegação na internet, é completo, semelhante a navegação de desktops e notebooks, tem mais possibilidades do que até mesmo os androids neste sentido. É o forte do n900, assim como o forte do N8 é sua câmera.

  8. O N900 realmente é um aparelho fantástico, soberbo. Enquanto meu Galaxy S e meu N8 me ” dizem” o que eles fazem, o meu N900 me “pergunta” o que eu quero que ele faça.

  9. Gostaria de saber com quem já tem esse tablet como se comporta o GPS dele no sistema Android, já que no Maemo, pelo que dizem não é lá essas coisas…
    A todos um Feliz Natal!!!

  10. É muito facil falar daquilo que não se conhece.
    N900 não tem nenhum problema de hardware, muito pelo contrário. Nenhum outro smart tem a capacidade de armazenamento dele. O processador é na medida certa, um mais rápido com certeza seria melhor, mas implicaria em maior consumo de bateria também. GPS, wifi, teclado físico, som, entre tantas outras coisas, funcionam muito bem.

    O maior problema é o abandono por parte da Nokia.
    É a primeira vez que eu vejo um linux desprovido de java, pelo simples motivo que a Nokia quer obrigar os desenvolvedores a aprender Qt, e o resultado disso: não dá pra acessar bancos, o que num Smartphone é um sacrilégio, pelo menos pra mim é. Outro reflexo disso é o baixo número de aplicativos decentes. Sim, eu disse decentes, pois o que há, em grande maioria são firulas pra exibir aos amigos, mas muito pouca coisa útil. E não culpo os desenvolvedores pela falta de interesse, pois é muito mais rentável programar para iPhone ou Android que possuem uma plataforma robusta para venda de aplicativos.

    A própria Nokia se esquece do aparelho e lança aplicativos e atualizações para toda sua linha e esquece que há um N900 em sua lista. Vide o caso do Nokia maps, entre outros.

    São fatos como esse que desanimam os portadores deste maravilhoso aparelho. Creio que com a chegada do Meego, muita coisa mude, mas por hora estou pensando em um Android.
    Essa é minha explanação como usuário diário do aparelho há quase um ano. Outros proprietários podem discordar, mas quem não tiver a mínima experiência com ele não tem direito de falar nada.

  11. (… continuação) Talvez se tivessem lançado o aparelho com Symbian V^3 nativo e posteriormente colocassem a opção para maemo, seria um aparelho muito mais interessante, pois pelo menos teríamos os aplicativos do symbian e o java nativo no aparelho.

  12. Questões de hardware à parte, não há como negar que, desde os primórdios do N95, não havia um aparelho que depois de muito tempo ainda tinha potencial frente a tantas marcas e modelos atuais… Talvez seja o motivo do desinteresse da Nokia: Ela perdeu o “controle” sobre ele!!!

  13. Como prova de que não defendo marca, penso que se o aparelho tivesse sido lançado pela Samsung ou Motorola (e isso que nem sou grande fã de nenhuma delas, pois já tive aparelhos de ambas as marcas), talvez a história também fosse diferente. No caso da samsung, quem sabe o aparelho até tivesse um design melhorzinho também, pois todos devem que dar o braço a torcer nesse ponto: seus aparelhos tem design melhor frente aos da concorrencia!

  14. Apesar deste abandono do N900 por parte da Nokia, ainda assim o N900 é um aparelho interessantíssimo, considero-o uma evolução do N95, mesmo sem ter tido a mesma popularidade do N95.

  15. Parei com a Nokia já tive e51, n95, N800(maemo) joguei dinheiro fora neste, totalmente abandonado pela NOKIA hoje tenho um 5800 XM mas não compro mais nokia e se eles não mudarem rápido o caminho é a falência, vide motorola (cell)se recuperando agora , Ericsson (cell), Feliz 2011 e adeus nokia.

  16. Bom, uma coisa é certa, essa versão vai chegar primeiro do que qualquer outra oficial nos celulares da linha Xperia…Uma vergonha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.