Home Office na estrada II: O que você leva na bagagem?

Em julho deste ano eu publiquei um post exatamente com este mesmo título, mas com a compra de novos equipamentos as coisas mudaram um pouco, então resolvi fazer uma versão atualizada um pouco diferente. Veja:

O que você costuma levar na bagagem quando precisa trabalhar fora de casa? Hoje eu levo sempre uma pequena lista que me ajuda a fazer qualquer trabalho em qualquer hora ou local! Vamos para a lista:

1. Um Notebook com uma boa bateria e uma tela de tamanho razoável, que na minha opinião deve ser de (no mínimo) 13 polegadas, para suportar um bom tempo de trabalho sem perder a energia ou cansar a vista. No meu caso o escolhido foi o Macbook Pro. O Windows 7 também está instalado nesta máquina como segundo sistema operacional.

2. Um bom celular com câmera e GPS, que pode ser um Android, Symbian, iPhone ou Maemo. Para não correr o risco de ficar na mão é sempre bom levar um segundo aparelho, nem que seja para deixar trancado o tempo todo no cofre do hotel. Um iPhone pode ser sempre uma boa opção, pois com ele temos um excelente game portátil com uma grande biblioteca de games disponível! Atualmente levo na bagagem o iPhone 4 e o Xperia X10.

3. Um cabo mini USB para carregar e utilizar o celular como modem externo, que também pode ser utilizado no iPhone com o case com a bateria extra.

4. Um HD portátil de notebook externo com senha para acesso e utilização para poder levar alguns filmes e séries na bagagem. Os principais arquivos de trabalho também podem ser salvos no Google Docs ou em um serviço como o Dropbox, o que pode ser uma boa para quem não quer levar o HD externo por questões de segurança.

5. Um item novo na lista é o Tablet, que ajuda muito na hora de ler livros, revistas, games e navegação na internet, sendo que em muitos casos ele pode até substituir o Notebook quando utilizado com um teclado bluetooth. As melhores opções são o iPad, perfeito para ler revistas livros e com muitos jogos disponíveis e o Galaxy Tab, que ainda conta com as funções de telefone celular, rádio FM e TV digital / analógica.

5. Uma mochila que seja boa o suficiente para proteger seus equipamentos sem entregar o seu conteúdo, ou seja, evite marcas tradicionais, pois estas são sempre muito mais visadas, e as chances de ser assaltado aumentam consideravelmente.

6. Se o lugar for novo ou muito diferente, vale a pena levar uma boa câmera digital para tirar umas fotos mais legais, sendo que neste caso não pode faltar uma pequena mochila para a câmera, a fonte de energia e uma boa bateria!! Se o destino for conhecido, a câmera dos celulares consegue bons resultados e ainda deixa a bagagem mais leve.

Com os itens da lista acima eu consigo trabalhar muito bem com a versão completa do meu Home Office em qualquer lugar, mesmo durante as férias! Como trabalho como autônomo preciso sempre ter meus equipamentos por perto para poder trabalhar bem fora do meu home office!!

E você, o que costuma levar na bagagem quando precisa trabalhar fora de casa?

Imagem do post: http://www.unplggd.com/

17 comentários em “Home Office na estrada II: O que você leva na bagagem?

  1. Muito legal seu post, as dicas sao bem interessantes, mas nem sempre as condições me proporcionariam um mac book, iPhone, x10 e um tablet por perto no alcance das mão!!! #reflita …

  2. eu sou mais compacto e economico levo, meu note , meu receptor de TV digital full seg , e meu “velho” Symbian completo roteando meu 3G com o joikspot , e uma boa extensão para ligar isso tudo na tomada.

  3. Sou consultor SAP e é as chances de eu ter que conectar em algum cliente nas férias são sempre grandes, porém, não vejo a necessidade de levar tanta coisa assim para garantir a minha produtividade. Hoje eu levaria somente o iphone 4 e o macbook, pois não tenho o ipad, porém, se tivesse, não levaria o macbook, levaria somente a dupla com ios e no máximo um teclado para o ipad. Hoje todos os aplicativos que preciso para conectar há um cliente, encontro no ipad/iphone, até mesmo o próprio SAP dispõe de client para os dois. Ferramentas como citrix, terminal remoto, teamviewer, vnc, todas tb estão disponíveis e isso acaba sendo suficiente.

    Resumindo:

    Ipad;
    Iphone4;
    Cabo e carregador e a diversão estará garantida!

  4. Ter uma lista de periféricos para viajens é essencial para
    qualquer executivo ou administrador “bem prevenido” (no sentido não
    deixa a oportunidade de apresentar seu produto ou sua idéia, passar
    em vão). Antes de sair de casa, eu sempre verifico os itens da
    maleta e relaciono cada item com seu cabo ou recarregador: 1-
    Notebook + recarregador + cabo LAN 2- Mini projetor portátil +
    recarregador + cabo VGA 3- Ipad + cabo adaptador USB 4- Câmera
    fotográfica com filmadora + SD card + cabo mini USB 5- Pen Drive
    32GB + DVD virgem + caneta e bloco de notas E no bolso: 1- Celular
    Xperia X10 2- Cartão de visitas Ver>>>
    http://i53.tinypic.com/103uz3t.jpg Quando vou para longe de casa
    adiciono mais algumas baterias na lista. Para um cliente, até mesmo
    em férias, a impressão é a primeira que fica.

  5. Basicamente tu levas tudo exceto teu desktop? hehehe

    Pra aprimorar teu post tu poderia destacar como tu armazena os teus equipamentos… eu recentemente comprei uma mochila da Targus em que consigo carregar meu notebook, câmera digital, smartphone (eu ainda uso meu fiel N95 8gb, do jeito que os celulares evoluiram e tão mais leves acho que posso considerá-lo uma arma também – tá pesadinho hehehe), canivete suiço e ainda sobra espaço pra algumas roupas.

    Tu costuma armazenar em cases independentes ou tudo dentro de um mesma coisa.

  6. Outro detalhe interessante, se puderes pesar os teus
    gadgets e ver o quanto de fato tu carrega em peso na bagagem. Seria
    interessante tu pesar a que tu fez no meio do ano, dai calcula se
    tu tá carregando mais coisa aumentou ou diminuiu tua produtividade
    =)

  7. Não tenho a sua necessidade de ter tantos equipamentos e estou levando só o iPad, ainda fazendo dupla com um 5800 no limite da capacidade. Estou ponderando a troca do 5800 e escolha deverá se o iPhone 4 (ou 5) ou um Android ainda não lançado(acho que nenhum dos atuais supera o dispositivo da Apple). Antes do iPad levava o notebook do consultório, um Asus, o disco externo (para filmes e séries), para além do já citado 5800.

  8. É muita coisa pra se levar pra fora de casa. Venho testando o iPad 3G a cada dia, pra ver se somente ele é capaz de desenvolver os trabalhos que preciso fora de casa. Preciso muito ficar de olho no mercado financeiro e até agora não encontrei um app que me possibilite analisar gráficos com algumas ferramentas, por isso venho testando o logmein para acessar meu software de análise gráfica direto do meu MacBook. vem funcionando e acho que vai dar certo. Pra vídeos e filmes ele é insuperável. Baixo tudo pelo MacBook e transfiro pro iPad sem necessidade de conversão, pois o Oplayer HD faz bonito e com legendas ainda. Email e internet nem preciso comentar, além dos jogos. Como celular, fotos e vídeos, o iPhone 4 e ainda transfiro pro iPad sem a necessidade da porcaria do iTunes, sem fio, usand o TRANSFER. Aliás, digitei tudo do iPad agora, enquanto espero a mama no mercado ,do lado de fora e dentro do carro.

  9. A minha solução atual é um Iphone + Macbook + câmera superzoom, porém tenho que admitir que uma solução interessantíssima (boa e barata) seria um N8 + Netbook 3G + conector full seg.

  10. Bom sou DJ, e carrego meu home studio pra produção, Note 14″, Placa de som Audio2 Native Instruments e um teclado midi AKAI MPK mini e um bom fone de ouvido

  11. Antes de 6 outubro de 2010: Macbook Unibody branco, Nokia
    E63, iPhone 4 (para as apps de cálculos fotográficos e vídeos
    720p), DSLR Olympus E-420 com objetiva zuiko digital 25mm, Olympus
    XA, Casio EX-V7 (para zoom 7X), cabo HDMI e adaptadores, cabo USB
    mini, hub USB, HD externo, fone de ouvido KOSS Porta Pro, tudo em
    uma mochila Jansport. Depois de 6 outubro de 2010: Nokia N8 e fone
    de ouvido Koss The Plug.

  12. Realmente levamos muita coisa. Segue a minha lista: Vaio fw
    485j iPad 3G 64g com tim 3G Cel samsung 5722 wi fi 3G câm. 5mp
    Router3g zoom com morem conexão claro Note hp corporativo iPad
    Classic 160gb lotado com cxs de som portáteis panasonic Fone ouvido
    motorola Bluetooth

  13. Não preciso de tantos equipamentos, levo apenas o netbook, modem 3g e o celular nokia n78, o net é um acer Aspire one A110 com windows7 e um cartão de sd de 32gb, consigo fazer tudo que preciso, acesso internet, acesso remoto, emails, msoffice, descarregar fotos e fazer chamadas voip (com wifi claro!). Comprei recentemente um tablet chinês “tabajara” com android 1.6, até o momento achei o aparelho muito limitado, acredito que não seja possível substituir o netbook por ele ou mesmo pelo ipad original que também possui várias limitações.

  14. Em viagem para o reveillon na Riviera de Sao Lourenco (Mogi-SP), levei na bagagem minha nikon d90 e o conjunto nokia (n97mini + n800 + bh-903 + dc-11 + su-8w).

    Com isto, alem de usar o conj.nokia para o trabalho, tenho solucoes fantasticas em gps e image viewer. Ta bom, como image-viewer o n800 fica meio lerdo por conta das fotos da d90 ser enormes (12megapixels), mas em compensacao, nao preciso parar de fotografar a todo momento que algum doido insistir em ver todas as fotos no visor da camera. Apenas troco o cartao e pronto: continuo a fotografar enquanto os apressadinhos se deliciam com a previa das imagens.

    Pra carregar estas belezinhas, nao uso nada mais que uma mochila comum para dslr’s comprada na 25.

    Nao pesei, mas sei que a d90 com grip e duas baterias pesa em torno de 1,5kg e o conj.nokia deve pesar em torno de 400 a 500g, entao nao levo muito mais que 2kg nas costas, hehe.
    Por isso, nao penso em trocar o meu conj.nokia tao cedo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.