Android ultrapassa iOS do iPhone nos EUA

Em plena terra do iPhone, o Android com seu portfólio gigante e ajuda de muitos fabricantes começou a fazer a diferença e virar o jogo! De acordo com os dados da empresa de análise web ComScore relativos ao último trimestre de 2010 o sistema operacional Android finalmente ultrapassou o iOS do iPhone no mercado norte-americano, ficando atrás apenas do Blackberry em popularidade entre os dispositivos móveis conectados à web nos EUA.

Os números mostram que o Android cresceu 6.4% no período e passou a ter a preferência de 26% do público local. Apesar de ter registrado vendas recordes em 2010, as vendas de aparelhos com o iOS não conseguiram acompanhar a explosão mobile dos últimos tempos e engordaram apenas 0.8% e hoje representam 25% do mercado. Já os modelos da RIM viram sua participação encolher 4.1%, mas ainda têm razoáveis 33,5% do bolo.

Já os modelos da Microsoft e da Palm perderam 1,8% e 0,7% de terreno no período e hoje representam 9% e 3,9% do mercado.

As coisas estão mudando, e a Apple vai precisar trabalhar muito para voltar a registrar o grande crescimento do passado!!

Via Tecnoblog.

38 comentários em “Android ultrapassa iOS do iPhone nos EUA

  1. Tá, eu acho um pouco pretencioso pois Android tem diversos aparelhos, quando o iOS da apple somente (óbvio) no iPhone e da BB também.
    Estatisticamente falando, para um celular iPhone temos o iOS, para um celular HTC temos o Android, para um celular Samsung temos o Android … na proporção de um todo é grande, mas análise linear é muito subjetivo.

    []’s

  2. Contrapartida mostra a capacidade do OS ser adequado para várias marcas de celulares, acho que assim mostra a grandeza da google.

  3. Caramba! A Nokia não existe no mercado americano? O legal do android é que ele tanto funciona em aparelhos de topo como nos de entrada, dando maior flexibilidade aos fabricantes de aparelhos, mais ou menos como era a Nokia há alguns anos. Espero que a briga esquente mesmo, para a Apple não dormir sobre os louros e (egoisticamente) no meu caso quando for trocar meu 5800 tenha outras alternativas para além do iPhone.

  4. E os novos e impressionantes smarts e tablets apresentados na feira de tecnologia em Las Vegas nem chegaram ao mercado americano. O impacto desses lançamentos vai ser forte e a vantagem do Android tende a crescer bastante nos próximos meses.

  5. “Apple vai precisar trabalhar muito” – não concordo com todo esse peso dado a esses resultados. Pq a apple vai precisar trabalhar tanto assim? Creio que ela deve continuar com as mesmas atitudes em relação a essas questões de mercado. Não há motivos para desespero. A apple escolheu o mercado dela e o google tb.

    Não há amadores neste meio e cada um sabe qual é a posição aceitável no mercado. É muito sensacionalismo achar que uma empresa, que fabrica 1 modelo, estará fadada à derrota somente pq não será a primeira.

    A dell vende mais computadores do que a apple, porém, não é a primeira em lucro nem de longe e assim continuará tb no mercado de celulares.

  6. É preciso se ver que o negócio da apple é venda de hardware, onde boa parte de seu lucro está localizado, alem de de apps e conteúdo. Não faz sentido ela terceirizar seu hardware e focalizar no software. O caso do google é o inverso em que ele ganha na propaganda que roda no software então faz sentido terceirizar o hardware. Então google vai ganhar essa guerra e a apple vai ficar no nicho dela como é no mercado desktop c a microsoft.

  7. Perfeito o primeiro comentário do Wellington. Iphone conrtra todos os outros que fabricam celulares e usam android. Queria comparar 1 aparalho específico dessas marcas com o iphone e avaliar o lucro acumulado! Abs

  8. Gente, sem essa de Iphone contra todos os outros, que é isso, Steeve ao mesmo tempo que é inteligente é burro, e vejam só o que a google fez, muito simples, ao invés de criar uma nova idéia para derrubar a antiga supremacia do iphone eles simplismente copiaram e colocaram em prática a visão da IBM e Tio Bill “Frente ao padrão proprietário da apple iremos criar uma plataforma que se adeque a qualquer tipo de hardware assim como fez a Microsoft e a IBM”. Com a diferença é claro que sua plataforma é aberta.

    Conclusão

    Acesso a dispositivos e serviços de qualidade para todas as classes, e assim como dizia o Tio Bill, “Minha plataforma será acessível a todos desde o rico ao pobre onde todos terão acesso direto ou indireto a tecnologia”.

    Isso também é inclusão digital.

    Sem IBM e Microsoft, ou seja, se só existisse a Apple, muita gente não teria acesso a computador.

    Sem a Google, muita gente não teria acesso aos serviços disponibilizados pela grande Internet e acessíveis via Smartphones.

    Obs. Ao Apple maniacos, tenho Iphone sim, aliás só pra quebrar um pouco o clima, faz 4 meses que comprei…hehehe e a um mês comprei também um Galaxy S e estou gostando muito.

    Mais uma vez, parabéns pelo site Rodrigo !

  9. Nao podemos esquecer que o iPhone é comercializado através de apenas uma operadora nos EUA, isso tambem segura parte da sua venda.

  10. Aconteceu o óbvio.

    Devido a versatilidade do Android de adaptação a diversos tipos de hardware, quer seja modelo de entrada ou Top de Linha, contra o IOS amarrado apenas a Aple; é de clara visão que seria questão de tempo para o amadurecimento do OS do Android e então em seguida tomar conta do mercado Americano e Mundial.

    Contudo a preocupação do Android agora é com a RIM com todo respeito a Aple é quem deve correr para não perder mais Marketshare.

    A Nokia como sempre tem caído na preferência do mercado Americano e agora ficou fora das estatísticas.

  11. A Apple com certeza não está parada,o Iphone 5 deve chegar no mercado americano no meio do ano com algumas novidades.Mas,na minha opinião,algumas mudanças seriam interessantes,como o aumento da tela pra algo entre 3.7 e 4.0 polegadas,o bluetooth sem restrições,rádio FM e quem sabe provavelmente,devido ao grande apelo,um processador dual core.Aí ela vem pra bater de frente com todos os Androids…

  12. Eu acredito que a comparação entre iOS e android feita dessa forma não é muito certa. O iPhone é um celular high end que só é vendido por uma única operadora anos EUA. Os celulares com android estão disponíveis em diversos preços (até de graça ou pague um leve dois) e em todas as operadoras. O fato do iPhone ter praticamente o mesmo mercado do android é impressionante. Eu ainda acho provável que a Apple lance um iPhone intermediário, assim como fez com o iPod nano. É como se a apple ainda estivesse nos tempos do primeiro iPod e não tivesse lançado as versões mais baratas ainda. Se isso acontecer, a Apple tem chances de ter o maior mercado não somente no high end mas no mid end também.
    Todo mundo fala muito de “liberdade” com o android mais o que eu mais vejo são aparelhos reféns das operadoras, seus serviços e dos fabricantes.

  13. É impressionante a preocupação de alguns nos comentários aqui postados.
    Tem alguns mais preocupados com as vendas do que o próprio Steve Jobs.
    Quanto fanatismo….que importância tem se o SO está em primeiro, segundo, terceiro, etc?
    O SO tem que agradar a quem compra e não os números de suas vendas. Não é porque Symbian não aparece entre os mais vendidos que alguém que goste do SO não vá comprá-lo.

  14. Poooo

    a idéia da apple nunca é ser primeiro lugar, ser do povão

    ela sempre quis ser da “elite”

    é só ver os iMac e MacBooks

    tem akele mercado só e ja é suficiente
    intenção da apple não é ser de todo mundo, é ser boa pra quem tem

    🙂

  15. Isso era meio obvio, afinal só sai um modelo de iPhone por ano enquanto que Android está saindo até em geladeira.

    Quero que alguém me mostre uma planilha ou gráficos de quão rentável é a plataforma Android para o Google. Nem os produtoras de games querem comentar suas vendas de jogos no Android Market Place.. pq será?

    Não torço para nenhuma empresa, mas é provável que o Android vire outro “elefante branco” da companhia (o primeiro é o youtube)

  16. Ao contrário do q pode se deduzir do título, mostra muito mais a força do iphone e sua plataforma em praticamente se igualar ao total de vendas/subscrição de todos os outros aparelhos de outras marcas (samsung; lg; sonyericsson; htc;….) que usam android, e mais, o incremento do android ocorreu por queda nas vendas do RIM e não do iphone, denotando satisfação de quem compra um iphone. Abs a todos do tio Jobs e contagem regressiva pro ipad 2! rss

  17. Os fanboys ficaram abalados com os números. Nem o Steve Jobs está tão preocupado com os números como alguns aqui.

    Só me lembro daquele velho provérbio popular: “Ninguém chuta gato morto.”

  18. Caros,

    Quem quiser comprar IPhone que continue comprando. Não sou fã incondicional de nenhum aparelho. Tenho um E71 (Nokia), um Galaxy S (Android) e um Ipod Touch 4g 32Gb, cada um deles tem seus diferenciais.
    Sobre a briga do Android com a Apple acho que não dá pra questionar que o Android vai passar mesmo por cima de tudo e tem realmente seus méritos!

  19. Tem gente dizendo que Steve Jobs não está preocupado com o avanço do Android. Então ele também não deve se importar com resultados, lucro, metas, ações, expectativa do mercado, Nasdaq, essas bobagens. É um sonhador esse senhor.

  20. No fundo, analisando friamente, as marcas que possuem android é que estão competindo entre si e canibalizando seus lucros. É como se vc tivesse um oligopólio dentro do android. Bom pro google, mas não para os lucros de cada empresa concorrente dentro do segmento android…Abs do tio Jobs e parabéns Rodrigo!

  21. Tive todos os iphones e por ultimo comprei o galaxy s. fiquei com iphone 4 e o galaxy s testando por um mês… vendi o iphone principalmente pq quando vc se acostuma com a tela 4″ é praticamnte impossível voltar a uma tela menor… Nem cogito a compra de um novo iphone sem uma tela 4″ acredito que se a apple insistir na tela 3,5″ no próximo iphone vai fazer a alegria de seus concorrentes, já que, qdo se compara os dois o iphone fica parecendo o primo pobre…

  22. Dei adeus ao Galaxy S depois de uma série de travamentos, lags e falta de fix no GPS. Samsung e cia., primeiro façam funcionar seus aparelhos, aprendam com o tio Jobs…rss Espero não cometer esses erros no futuro, e em 2 meses de iphone 4, nenhum travamento, nenhuma vez tive q reiniciar aparelho, gps fixa perfeitamente, no lags and bugs…Abs do titio Jobs

  23. @scamar,
    Em termos de lucro por telefone vendido não há dúvidas que a Apple tem lucro muito maior. O lucro dos Androids é diluído entre os vários fabricantes que utilizam o sistema. A Google lucra apenas com o Marketplace. Aliás em termos de vendas, lucros, bolsa e metas a Apple nunca esteve tão bem, pois Apple tornou-se a segunda maior empresa do mundo em capitalização bolsista, só abaixo da Exxon Mobil.
    Em termos de mercado o Android veio dar uma chance a consumidores de baixo poder aquisitivo terem um smartphone (pelo menos nos EUA). Na verdade se olharmos bem não foi a Apple que caiu, mas o mercado como um todo que cresceu.

  24. Vale colocar alguns comentários:
    01 – O quanto o Android é lucrativo para o Google? Hoje a Apple é a empresa mais valiosa do mercado de tecnologia, valendo acima de 300 bilhoes. iPads, iPos, iPhones e Macs vendem igual pão quente e ainda por cima dao um lucro gigantesco.
    02 – Vale lembrar que amanha ( 11 de janeiro de 2011), o iPhone vai estrear na VERIZON, segunda maior operadoras dos Estados Unidos na versao CDMA, isto vai crescer e muito as vendas.
    03 – O Android é muito bom, porem cada fabricante tem uma versao com suas customizacoes, alguma semelhanca com o modelo do LINUX? Muito bom sistema mas onde ficam os lucros mesmo.
    E para fechar, Google vive louco atras de um novo modelo de negocios, ORKUT, Youtube, Gmail, Maps até agora apesar do sucesso, nao conseguiu rendimento para se tornar um produto de frente. O forte ainda é as buscas e isto ele se preocupa, porque a MICROSOFT vem no encalço com o BING, e dinheiro é algo que ainda sobre em Redmond.

  25. Tirando o Google vs Apple fora e voltando ao quadro que gerou o post, ou seja assunto inicial.

    Independente dos números referentes ao valor de ações ou valor de empresas, que dependem de uma série de fatores como especulação, projeção e momento, isso deixo para os investidores da Nasdaq e D. Jones:

    1. não podemos mascarar e fazer que não existe o crescimento apontado no quadro que originou esse post, pois o crescimento está lá.

    2. O Android está ainda na casca em sua versão 2.X.X, e ganha tremendo Marketshare em pouco tempo.

    3. O Iphone é um aparelho fantástico e vende muito bem, não o vejo ameaçado pelo Android.

  26. Detalhe:

    Esse quadro é excelente, entretanto, é importante entender que ele não tem a intenção de mostrar quem lucra mais ou menos e sim mostrar:

    quem provê o lucro das operadoras, qual será a fonte de renda:

    1. se aumenta o número de venda dos aparelhos com Android isso sinaliza que o acesso a web/dados irá aumentar, para os menos entendidos a filosofia do Android é de acesso a web, a primeira etapa após adquirir o aparelho e dar carga na bateria é digitar seu gmail daí já dá pra perceber que a web se faz imprescindível. Aparelho com Android mostra determinada tendência.

    2. se aumenta venda do Iphone indica que a fonte de renda fica com a Apple mesmo, venda de apps, etc… rssss

  27. Não necessariamente a compra de um celular, seja iphone ou aparelhos com android, implica um aumento de acesso a web ou dados. Meu pai, por exemplo, tem um android e não tem plano de dados, e utiliza o celular para ligações, fotos, calculadora. Então a mera compra não implica um incremento em acesso a web/dados. Portanto, discordo de sua posição NEL…Não vejo diferença entre um android e um iphone nesse aspecto, e se existir, a diferença decorre do usuário e não do telefone. Abs

  28. E por falar em Tecnoblog , esta semana editores e leitores se desentenderam em um determinado post , bem chato o fato .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.