3G ultrapassa banda larga fixa no Brasil

Trabalhando muito tempo fora de casa, durante aproximadamente 2 anos eu utilizei a rede 3G como internet principal, e passei por grandes dificuldades com a qualidade do serviço que na maior parte do tempo não chegava nem perto de algo estável e veloz, mas ajudava bastante.

Hoje foi divulgada no Gizmodo a notícia de que o número de acessos na rede móvel ganhou da internet via telefone e cabo já em 2010, saltando de 8,7 milhões de acessos para 20,6 milhões em apenas um ano, sendo que os números ficaram assim: até o final de 2010, foram 13,6 milhões de acessos na banda larga fixa, e 20,6 milhões no 3G, tanto via smartphones como por modens, com os smartphones na maioria dos acessos à rede 3G no ano passado com 71% do total.

Estes resultados mostram mais o crescimento dos smartphones no mercado nacional do que uma eventual substituição da internet fixa pelas redes móveis. Se a rede 3G fosse mais veloz e não existisse a redução de velocidade após uma determinada faixa de consumo como acontece com a operadora Vivo eu poderia até pensar em fazer esta substituição, mas enquanto isso não acontece ainda vou precisar pagar pela internet fixa e móvel todos os meses.

7 comentários em “3G ultrapassa banda larga fixa no Brasil

  1. Na quantidade de usuários pode ter sido, mas a qualidade ta longe.
    Isso me faz lembrar uma amiga minha, respondendo pra uma amiga no twitter pelo celular dizendo que nao respondeu a mensagem porque acabou o crédito 😛 Gastou os ultimos R$0,50 para ter acesso a internet móvel da TIM e ficou sem crédito!

  2. Essa explosão talvez explique o lixo que é a conexão móvel. Creio que nenhuma operadora estava preparada para um crescimento tão grande. Já era ruim antes, com um crescimento desses ficou pior ainda.

    Não troco meus 15Mb que tenho no fixo de casa por nada!

  3. Concordo com o colega! eu não troco a minha fixa por 3G, creio que quem compra, realmente, precisa de mobilidade e não tem um uso tão pesado. Agora, eu vejo muita gente comprando que é totalmente leiga, acha que está fazendo um ótimo negócio colocando ela somente em casa como net principal.

  4. Na minha cidade, Ipatinga – MG, utilizo 100% internet 3g (claro e oi) sem problema algum. Utilizava acesso da net via cabo, que não investe em infraestrutura entregando menos de 10% da velocidade contratada por um preço maior que 3g. As duas 3g fazem um bom serviço, entregando 100% da banda contratada. Se mudar de cidade talvez a coisa mude de figura mas continuarei utilizando a 3g nem que seja como backup em caso de falha da rede fixa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.