Nokia poderia mudar de SO móvel sem problemas, diz CEO

Depois de anunciar resultados financeiros não muito bons, Stephen Elop, CEO da Nokia comentou que a empresa poderia mudar o sistema operacional móvel atual sem muitas complicações. Elop não citou qual sistema nem confirmou que esse será o futuro da Nokia, deixando a entender que “nós até poderíamos mudar para o Android, mas estamos muito bem, obrigado, com o Symbian e o Meego por enquanto”.

“O jogo mudou de uma batalha de dispositivos para uma guerra de ecossistemas”, disse Elop durante a apresentação dos resultados. Sobre uma possível mudança de sistemas, o CEO sustentou sua teoria de que a Nokia poderia mudar dizendo que a marca da empresa junto aos consumidores é forte e ela mantém uma boa relação com as operadoras para que tal mudança fosse possível. Elop também disse que, por causa das diferenças de chipsets de celulares, nem sempre faz sentido usar o mesmo sistema operacional em smartphones topo de linha e em aparelhos mais baratos, os feature phones.

O CEO deve anunciar a nova estratégia da Nokia no dia 11 de fevereiro durante uma reunião com os investidores da empresa. Até a data, oficialmente, a Nokia ainda se sustentará com o Symbian e Meego nos seus celulares.

Agora imagine como ficam os consumidores da marca Finlandesa? Como comprar um aparelho com o sistema operacional Symbianˆ3 sabendo que existe o risco de uma eventual substituição para o Android ou WP7? Acredito que o melhor a fazer é esperar até o dia 11 de fevereiro para saber se vale a pena mesmo continuar com o Symbian, pois com uma queda de até 45% dos lucros, aumento de apenas 3% em vendas e a redução da liderança do mercado mundial para 31% uma grande mudança pode ser uma questão de sobrevivência para a Nokia. Vamos esperar para ver!!

Fonte: Tecnoblog.

67 comentários em “Nokia poderia mudar de SO móvel sem problemas, diz CEO

  1. É melhor ser humilde e aceitar a realidade (já que não mostra competência no que se fabrica em relação aos softwares) do que sucumbir…… Agora, bem que ela poderia investir no Maemo, que se tivesse a mesma atenção que o Android, com certeza estaria nas cabeças! Jogaram fora um excelente hardware (N900) e um excelente software (Maemo) que pena…….

  2. Sinceramente, a Nokia precisa dar fim a essa novela “Qual será o novo S.O??”. Desse jeito ela só faz perder consumidores e desenvolvedores também. Quem é que vai querer investir dinheiro ou desenvolver aplicativos para uma plataforma que a atual empresa mantenedora não tem certeza se continuará com ela ou não??
    A Nokia deve esperar o balanço do próximo trimestre (não sei ao certo o período adotado) para aí sim fazer uma análise do resultado e fazer declaraçõe desse tipo. Lembremos que o N8/S^3 é um sistema recém lançado e que estão chovendo atualizações e lançamentos de aplicativos para a nova plataforma, o que significa um aquecimento de mercado.
    A Nokia (provavelmente acredito eu) conta com uma equipe administrativa competentíssima mas declarações como essa são feitas por amadores que não sabem que decisão tomar diante de um mercado em constantr mudança.

  3. Os números não enganam quando analisados a partir do balanço.

    A Nokia vem perdendo Marketshare a cada mês o Android e o Iphone ao contrário vem ganhando, a Nokia já trocou o CEO, já implementou novos OSs, já fez promoções, reduziu preços, lançou aparelhos com forte apelo a multimídia, etc.., mas não consegue se manter no patamar onde estava.

    Os motivos são loja de aplicativos com escassez de títulos e Browser de lenta renderização ineficaz mesmo.

    Espero uma novo ‘aproach’ por parte da Nokia, pois, adoraria ver seus equipamentos com o Android.

  4. Em primeiro lugar sou mais um dos infelizes usuários do N97 que com certeza absoluta é o pior smartphone da história.
    Os firmwares são lançados uma vez a cada 10 anos e só tapam as burradas desta magnífica porcaria. Tenho somente um aplicativo que instalei em meu aparelho e toda hora mostra falta de memória. O CEO da Nokia terá que engolir o próprio ORGULHO e partir pra Android também contrariando o que eles disse meses atrás.
    Eu sou um ex-usuários da Nokia e por mim a empresa pode fechar, pois me senti muito prejudicado por ter comprado um celular tão caro que o tempo todo trava, dá mensagens de falta de memória e o pior….reinicia constantemente…RIDÍCULO. A Nokia deveria ser processada e condenada a devolver o dinheiro a todos os usuários do N97.
    Torço para que o orgulho da Nokia continue grande para que eles continuem com “maravilhoso Symbian” e o Meego e percam cada vez mais mercado. Aquela Ovi Store é uma vergonha, é a coisa mais lamentável que já foi vista na história. Sem contar os jogos que são mais toscos do que não sei o quê. Meu próximo celular com certeza será um Android.

  5. Mas é claro que não se manterá no mesmo patamar, até porque antes a Nokia lutava contra marcas (Motorola, LG); hoje é contra SOs (e o Android está instalado em Motorolas, Samsungs, LGs…).

    Acho que, na realidade, com esse discurso, o CEO só quis ratificar que os aparelhos Nokia, em termos de hardware, ainda são imbatíveis, tanto que seria indiferente o sistema operacional utilizado.

    No fundo, no fundo, o grande erro foi a pressa de lançar o N97 e, aí, o que seria o iPhone-killer, acabou sendo um grande fracasso.
    Aos poucos, parece, eles estão retomando a mão do negócio.

  6. Talvez a mudança de SO seja salutar para Nokia, uma vez que, vem perdendo mercado devido ao SO defasado que está embarcado em seus aparelhos, que a Nokia possui excelente hardware lhe falta um SO mais amigável, já que seus usuários evoluíram e o SO permaneceu estático.

  7. Finalmente alguém na Nokia enxergou que o Symbian é um SO do século passado. SE a Nokia mudar para android o que ela vai fazer com a QT que ela comprou para impulsionar o Symbian e o Meego?

  8. Excelentes comentários! Coisa rara nesses dias! Concordo com a maioria deles, por isso vou pegar na deixa dos colegas para dar minha opinião:
    @Ygor,
    A grande mais valia do Android é ter a Google dando suporte. Mais que a Microsoft ou a Apple, a Google está integrada no nosso dia a dia, seja no motor de busca, no You Tube, no Orkut, no GMail,etc. A Nokia não tem um apelo tão forte e portanto depende totalmente do que pode fazer no hardware (o que faz bem) e no software (o que faz menos bem);
    @Henrique Bonfim,
    Vc focou no ponto exato da perda de mercado da Nokia. Só discordo qdo diz que a equipe administrativa é boa e que as declarações são feitas por amadores. mas quem fez a declaração foi o CEO, justamente o chefe da “equipe administrativa competentíssima “. E o cara já foi alto quadro da Microsoft, portanto não deve ser um amador qualquer.
    @Mard,
    Seria mesmo o ideal poder optar pelo SO, como fazemos nos computadores. Até pq temos o exemplo do N900 que roda até Windows 95!
    @NEL,
    Como sempre um comentário certeiro. A loja de aplicativos e o browser são as duas coisas que menos gosto no meu 5800. Não tem nada. Se para o browser temos o Opera ou o Skyfire, para o Ovi Store não há alternativas.
    @Marcelo Martins,
    Realmente o hardware não vai piorar, vc basicamente terá uma excelente câmera, um GPS e um dispositivo multimídia portátil por uma preço razoável, mas certamente não terá um smartphone de topo, pois como vc sabe os smartphones precisam ser atualizados, terem bons aplicativos, e isso vai parar caso o Symbian vá pro saco.
    @Vinicius Vasques,
    Se a Nokia lançasse um misto de E7 e N8, com WM7 seria um rombo no seu principal opositor nos EUA, a RIM. E acho que de quebra seria um concorrente de peso para os HTC e Milestone. Já para o iPhone não tenho a certeza, pois o foco é mais lazer. Só digo uma coisa, eu compraria!
    @Giovanni Lima,
    Mais uma grande verdade! A Nokia tem excelente hardware, alguns com design discutível, mas muito funcionais. O problema é o Symbian não acompanhar o que a maioria dos usuários procura atualmente.

  9. esse cara é uma amador só pode e vai acabar perdendo a cabeça a nokia podia fazer algo inovador e vender o cel com dual boot por exemplo mas deve da trabalho pra fazer aí sim seria um diferencia incrível 🙂 symbian é bom o problemas são as múmias americanas .

  10. esse cara é uma amador só pode e vai acabar perdendo a cabeça a nokia podia fazer algo inovador e vender o cel com dual boot por exemplo mas deve da trabalho pra fazer aí sim seria um diferencia incrível symbian é bom o problemas são as múmias americanas .x2

  11. o grande problema da nokia foram as ideias equivocadas, como transformar o maemo em meego, oque acabou por atrasar seu desenvolvimento

  12. Faço das minha palavras as palavras do Ygor:
    “Agora, bem que ela poderia investir no Maemo, que se tivesse a mesma atenção que o Android, com certeza estaria nas cabeças! Jogaram fora um excelente hardware (N900) e um excelente software (Maemo) que pena…….”
    Eu tive a ilustre oportunidade de futucar em um N900 e fiquei simplesmente abismado com a capacidade e a eficiencia do bixinho !
    É simplismente perfeito! Mas a cabeça dura da Nokia n pença né , só matuta! Maemo seria um concorrente indragavel para o Android e para o IOS!

  13. A Nokia tem que continuar com o Symbian, a plataforma está subindo muito estes tempos e a tendencia é subir mais.

    Para as pessoas que sonha Nokia e Android, pode continuar sonhando.

  14. Roh d’ Matthah,

    Eu acho que não é exatamente o Symbian^3 que tá fazendo,por exemplo,o N8 vender como água,e sim o tripé câmera 12 MPx,USG on the go e HDMI.Sei que a Nokia tem seus admiradores,mas essas características atraíram muita gente,inclusive aqueles que pensavam em desistir da marca.
    Bem,essa é minha humilde opinião…

  15. Acho que as pessoas não percebem que, para um usuário da Nokia, o Symbian serve bem. Aqueles que se mantêm fiéis à marca não são meros fanáticos (embora esses também existam), são consumidores satisfeitos com o SO da Nokia exatamente por ser algo tradicional, com a qual já se está acostumado. Para algumas pessoas, é bem difícil a transição para Android ou iOS. No entanto, isso não impede que a Nokia dê alguns passos para frente, e acho que o Symbian^3 foi uma tentativa de fazer isso. Acho que eles podem se esforçar mais, sim, e oferecem um pouco mais de modernidade e cuidado, mas não sei se é uma boa ideia abandonar o Symbian de uma vez. Os desenvolvedores estão perdendo interesse na plataforma porque a própria Nokia não faz esforços para mantê-la atraente, e isso é muito triste mesmo. Eu não concordo que o risco de uma substituição para outro SO deixará os consumidores frustrados ou com medo de adquirir um Symbian. Não é todo mundo que nasceu com talento para touchscreen ou que tem a paciência com o gerenciamento constante que o Android exige, por enquanto.

  16. Eu ainda não vi ninguém falando “Ah, tem Symbian, vou comprar!1!!”.
    Agora “Ah! Tem camera 12Mp, vou comprar!1!!” é o que mais tem…
    ¬¬

  17. Realemente eu não sei o que está acontecendo todos os blogs menos o npossibilidades estão parece contra a nokia, a nota que o rodrigo e o tecnoblog divulgaram está faltando uma boa parte do texto e assim mostra como a nokia estivesse perdida e só fazendo besteira, para aqueles que realmente desejam ler a matéria completa, acessa o link abaixo já traduzido pelo google
    veram a diferença de um texto para o outro completo que da mais confiança a quem tem nokia e symbian 3.

    http://translate.google.com.br/translate?u=http%3A%2F%2Fmobilized.allthingsd.com%2F20110127%2Fnokia-ceo-elop-lays-groundwork-for-new-strategy-to-be-announced-next-month%2F&sl=en&tl=pt&hl=&ie=UTF-8

  18. Foi feita uma pesquisa a alguns leitores de um site conhecido, porque eles têm aparelhos da Nokia, e a grande maioria disse que o hardware é confiável demais para deixar de lado. Entre os motivos, estavam longa duração da bateria, durabilidade – muitos celulares derrubados e que continuam funcionando – e claro, a qualidade superior nas ligações.
    Nokia é Nokia, e olha que acho o symbian 3 bem bacana, questão de tempos para os finlandeses tomar o controle do mercado novamente.

    “Em 2004, mesmo já sendo a maior empresa de telefonia móvel do mundo, a Nokia recusou um protótipo de aparelho que poderia ter mudado o rumo do mercado de smartphones: um dispositivo com tela sensível ao toque, display muito maior do que a média da época e foco em navegação. A ideia era guiar o mundo embrionário dos smartphones, revela a matéria do New York Times.” a nokia sempre ta frente vacilou nessa epoca mais em breve será novamente a nokia que já conhecemos.

  19. quem já usou o n8 com o symbian3 sabe que o aparelho está show, jogos que eu tinha em meu miles tambem tenho nele, as coisas estão mudando, tambem tenho um n900, acho que a nokia deveria ter investido no maemo, mas o ultimo vídeo que vi do meego me deixou empolgado e parece ser tao bom quanto o maemo! Não gosto do android por ter muitos bugs ainda e sem funções que são nativas em smart’s da nokia há muito tempo! Espero que a nokia continue investindo no symbian e meego!

  20. @Paula,
    Creio que o fato das pessoas estarem congénere com o Symbian vem do fato de conhecerem outros sistemas. O Symbian é um sistema robusto, mas com muitos menus e sub-menus. Já o iOS ou o Android são muito mais simples e intuitivos. É mais difícil para um usuário do iPhone adaptar-se ao Symbian que o contrário. Digo isso por experiência própria, pois uso um iPad e um 5800 XM (não sei por quanto tempo ainda). Como dizia um professor meu, cachorro só gosta de osso se não lhe derem filé mignon! Experimentem dar carne de primeira para ver se ele volta a comer osso. Não quero ser tão radical, mas em termos de usabilidade o Symbian creio é menos funcional que o iOS ou Android, sim. Por outro lado, por ser mais leve, consome menos bateria e exige menos do processador, permitindo que o N8 rode bem em um processador de 680 MHz, em detrimento dos concorrentes que têm processadores de 1GHz.

  21. Nossa, como o pessoal chora pra qualquer coisa que a Nokia faz.. Se continua com o symbian fala que quer android e agora que esta cogitando mudar de OS fala que o symbian ta bom.
    Vamos parar pra pensar, a Nokia pode muito bem trabalhar com quantos OS ela quiser, pq diferente de todas as marcas que usam android ela ira respeitar muito mais seus clientes e disponibilizar atualizações sempre, em seis meses que fiquei com o meu 5530(foi roubado) tiveram duas atualizações. Quem usa android pode falar o parto que eh pra atualizar as versões.
    E vamos parar de reclamar, quem ganha com isso somos nós, já que a Nokia possui o hardware mais confiavel.

  22. Adoro Nokia e Acabei de Comprar um Nokia N8 / sinceramente o Symbian^3 estaOtimo tem Bons jogos e tudo / mas o que a Nokia Não percebeu é que o mercado que ela perdeu foi dos MUMIAS DOS AMERICANOS / Aquele Povo Só penssa em marcas Nacionais e tipo ja tão bem saciaveis com Android e OS apple / e saber que no Brasil a Nokia ainda é Lider / e em varios outros paises / tipo deixa os MUMIAS pra láaa e vamo que vamo com asatualizações do Symbian^3 que cada vez fica melhor / espero que dia 11 eles so reforcem isso que eu falei /

    ah e Rogério / eu falo assim ah tem symbian eu vo comprar / Á e sinto muito se vc com seu Android le dar tudo que quer / AH claro até seu celular não poder mas ser atualizados pra proxima versão do Android / e fique atrasado uma duas atualizações //

  23. Exato walter , americano é um povo extremamente nacionalista só consome o que é deles , que venha 11 de fevereiro ! Ghhhrrr

  24. Sempre usei Symbiam, gosto muito deste sistema, mas ultimamente venho percebendo em sites de tecnologia e blogs, uma raiva sem nexo com o Symbiam, parece que se a Nokia nao adotar o Android ela vai falir, como que uma empresa que e llider mundial em vendas de celulares, que produz smartphones de custo baixo, duraveis com consumo baixo de baterias, e que tem uns dos sistemas mais estaveis e antigos do mercado vai falir, Não acreditem em tudo que vocês veem nestes sites pela internet, vejam este testo muito interessante que eu achei que contradiz muitas coisas sobre oque andam falando por ai!

    http://faixamobi.com/2011/01/27/iphone-nao-representa-perigo-android-e-o-unico-a-ameacar-o-reinado-do-symbian/

  25. Vinícios, a parada não é com as pessoas, e sim com a própria Nokia, eles falaram que iam lançar o meego, e nada, falaram que iriam mandar uma super atualização do simbian3^, e nada, e agora fazem uma declaração vaga, é isso que esta deixando a galera puta, nem a própria empresa sabe pra onde vai.

  26. Para quem fala que a Nokia perdeu o mercado americano, só digo uma coisa: Não se perde o que nunca se teve. A Nokia nunca foi líder no mercado americano, ao contrário do mundial onde até hoje lidera. Devemos louvar que o novo CEO tenha sido mais flexível e não deixe cair uma empresa que tem um histórico invejável nas comunicações móveis, com capacidade para produzir grandes coisas novamente. Se é possível fazer um paralelo, diria que a Nokia está hoje como a Apple estava em 1996, antes do retorno de Steve Jobs: uma empresa importante, com excelentes produtos, com uma história fantástica, mas completamente sem rumo e em queda no mercado que dá mais dinheiro, o de topo.
    Espero sinceramente que a Nokia tome um rumo, seja melhorar o Symbian, apostar no MeeGo, Windows 7 Mobile ou até Android. O que é incontestável é que a indefinição vai levar a empresa pro buraco.

  27. Ainda prefiro o symbiam nos smartphones da Nokia, nada contra o Android mas o robozinho suga muita bateria dos aparelhos, sei la, muitos efeitos de tela e recursos que no fim muitos usuarios nem vao usar em seus smarts!

  28. @Furebinha,
    Não existe um melhor, pois todos são bons em um aspecto. Especificamente a Nokia é boa nas câmeras, no som dos alto-falantes (imbatível na série Xpress Music), no GPS (que tem navegação livre), por ter o USB On The Go (permite ligar um dispositivo de armazenamento ao smart).
    Por outro lado geralmente usa processadores menos potentes que os da concorrência, seja para poupança de fabricação quanto para poupança de bateria.
    Resumindamente é isso, mas alguns colegas entendem mais do que eu, e podem te dar mais detalhes técnicos

  29. @Alessandro,
    Cara, aqui eu tenho um 5800 XM, nem sabia que o som desses alto-falantes eram bons, ate hj so escutei musica nos fones.

  30. Não entendo como podem pensar que a Nokia tem o melhor hardware.
    – Os processadores dos topo de linha da Nokia tomam de relho dos concorrentes
    – O GPS do N97 demora uns 10 minutos pra sincronizar e isso é um problema em todos
    – A CÂmera é um lixo completo
    – O celular acusa falta de memória indiferente do firmware que você tenha ou se instalou ou não algum software

    Na questão de software, nem comentarei o Symbian….que é uma vergonha…é o Windows 98 dos sistemas operacionais móveis. E tem uma gama de aplicativos/jogos ridícula que é o Ovi Store. Comparem a Ovi Store com o Android Market e Apple Store. A diferença é abismal….

    Vejam a declaração de um CEO da Nokia Anssi Vanjoki

    Fabricantes que usam Android são como “garotos finlandeses que fazem xixi nas calças para se esquentarem durante o inverno”.

    E agora talvez terão que fazer xixi nas calças ?

    Eu nunca mais comprarei Nokia, pois já me senti enganado por esse N97 e portanto espero que a Nokia continue com o Symbian e perca cada vez mais mercado…. para que possam engolir o próprio orgulho…

  31. Passou da hora.
    Sempre gostei da Nokia, uso um N78 como “pé de boi”, fazendo tudo e um pouco mais. No entanto, seu design é o grande problema. O teclado é simplesmente bizarro, pois só se consegue teclar com as unhas, de tão pequeno.
    Querendo partir para um outro Nokia mais moderno, tenho a infeliz surpresa que softwares que uso muito como Nokia Internet Radios não estão disponíveis para a versão Symbian presente, por exemplo, no N8. Bizarrice sem tamanho.

  32. Na verdade eu prefiro dar mais atenção a comentários de pessoas que são mais equilibradas e estudam realmente o meio e os assuntos sobre os quais comentam.
    Pensem comigo, se é inteligente pra Nokia abandonar o Symbian e o Meego.
    – Compraram e estão investindo no QT, que é uma liguagem de desenvolvimento rápido de aplicativas e é multiplataforma, que servirá tanto para Symbian, quanto para o Meego.
    – O Symbian é da Nokia, eles fazem dele o que quiserem e inclusive podem mudar a interface, e até a estrutura, só não fazem isso por uma questão de compatibilidade de software. Consolidando o QT, essa ruptura deve acontecer.
    – Os preços dos aparelhos já estão muito baixos, motivo pelo qual os lucros da Nokia foram menores, além das aquisições e dos investimentos da Nokia/Ericson LTE, prá que pagar royalties para o Google? Seria isso inteligente.
    – A parceria com Intel/AMD pelo Meego é exatamanete para conseguir conquistar o mercado americano, afinal eles só vêem o próprio umbigo, e achando que o Meego é só da Intel, quem sabe a Nokia não emplaca seus Smarts lá?

  33. Scheldon
    Concordo que essa indecisão é ruim e pior ainda é que ela esta sendo passada para seus clientes (coisa que deveria ser discutida apenas internamente). Mas vamos parar para analizar, se esta dificil para nós aqui chegarmos em um acordo, imagina para a Nokia, lider do mercado por muitos anos, decidir o seu futuro.. continuar com o symbian (que esta sendo massacrado pelas midias “especializadas”), arriscar um OS novo(meego) ou usar um que jah esta no mercado (como o android ou WP7).
    Minha opinião é que a Nokia é muito grande e muito respetada no meio e dará conta de usar essas tres opções, talvez seja a melhor saida..

  34. @Andélson Marcelino, a Nokia realmente fez alguns comentários sobre o QT, etc..

    Por outro lado até tudo isto ficar pronto sem bugs e se consolidar no mundo móvel será por volta do ano de 2014 ou 2015 até lá o Iphone e o Android vão tomar mais espaço do que tem hoje.

    Porque gastar $$$ com desenvolvimento de um OS duvidoso, quando tem o Android a disposição.

    No mundo corporativo uma troca como essa, como a motorola fez, se feita pela nokia se chama Reengenharia Organizacional por trocar todos os processos, acredito sim na possibilidade de adoção dessa estratégia empresarial. MORAL DA HISTÓRIA VÃO SE OS DEDOS FICAM-SE OS ANÉIS.

  35. Mateus PEdroso / realmente não entende do assunto de SO de smartphone, por isso não irei comentar nada sobre o que ele disse/

    ja o Andélson Marcelino esta com toda razão em suas palavras, o Symbian não é ultrapassado na verdade ele é o lider mundial e o IOS da Apple não Significa ameaça pra ele e sim somente o Android, mas mesmo assim com uma diferença bastante consederavel vista somente pelo retrovisor do Symbian, LEMBRANDO não sou eu que digo isso e sim as Estatisticas /

    se sentirem alguma duvida sobre o assunto ou não souberem ou não entenderem por favor não coloque comentarios absurdos sobre a Nokia e o Symbian pois acabão passando como Leigos sobre o ASSUNTO.

  36. tem gente que fala dos tais bugs dos symbian’s como se outros sistemas nao tivessem, só quem já teve um android sabe que nao é bem estável, comparado com o symbian este tem bem menos problemas! Eu creio que a nokia irá investir mesmo no meego nos top’s, quem já usou maemo sabe do que estou falando! Sobre certos comentários acho que as pessoas devem postar por experiencia e nao porque leu isso ou aquilo em determinado site!

  37. @Nel,
    O Android ainda não está pronto, está em desenvolvimento, e ainda não faz coisas que o Symbian faz há anos. Quanto ao IOS, ele ainda é bonitinho, mas falta muito pra fazer o que o Symbian e o Android Fazem, além do quê, ele pertence a Apple, assim como todos o usuários do Iphone pertencem!!! Entendeu?
    O QT já está pronto e já existem aplicativos rodando, vários aliás, porque o Symbian^3 já roda QT e o Meego tmabém, aliás a próxima versão do Symbian está sendo desenvolvido em QT, certo?

  38. mateus pedroso deve ter sido um azarado que comprou um n97 realmente este aparelho é tudo que ele disse lol.Mas de resto nokia é melhor sim e quanto aos processadores o pessoal já devia saber faz tempo que o symbian é leve ao contrario de outros sistemas .

  39. Alex,

    Concordo quando vc diz que TODOS os outros OS tem seus bugs…saí de um Nokia 5800 (não vou falar,portanto,do N8),com o qual fiquei um ano e que parecia um bebezinho,engasgava por qualquer coisa,mesmo tendo “trocentas” novas atualizações de firmware liberados pela Nokia.
    Estou com um Android 2.1 e ele tem bugs sim,mas não troco um aparelho que funciona com raros engasgos e que tem uma bateria que dura 1 dia inteiro,por outro cuja a bateria durava 2,as vezes até 3 dias,mas era lento e todo bugado.Isso porque dizem que o Symbian é um sistema maduro e preparado para o mult task(lembro que meu 5800 as vezes travava apenas com o Opera 10,sem outro apps rodando) .Sinto saudades apenas do Ovi Maps,ainda bem a frente do Google Maps…

  40. Nokia é Nokia, digo isso mas não me chamem de fanático! seria uma furada se a Nokia introduzisse o Android ou W7 no seus smart’s! possuo um N900 e não me arrependo de ter comprado…na minha humilde opinião, a empresa finlandesa deveria focar no meego e no symbian ^3 que por sinal achei um exelente SO.

  41. Estou comentado aqui para manter registrado:
    Em um período de 2 anos – NO MÁXIMO – a Nokia irá ter aparelhos com o Android e um ano depois irá matar o Symbian.
    Desculpem, mas não tem volta.
    Ou ela faz isso, ou morre, como a Palm.
    E nem adianta me atacarem, porque é o mercado que vai impor isso, não eu.

  42. Ao contrário de vários “engenheiros” aqui que se julgam superiores no assunto. Vou expôr novamente meus pontos aqui “comentando” sobre meus pontos de vista.

    – Sobre a questão sobre se é inteligente ou não a Nokia abandonar o Symbian, no meu ponto de vista é 100% necessário para a sobrevivência da empresa. Não há volta.
    – Sim, o Symbian é da Nokia e quantas empresas desenvolvem para esta plataforma comparado com as outras plataformas ?
    – É inteligente e lucrativo pagar os royalties para o Google, veja a Motorla que anunciou lucro de 600% comparado com o mesmo trimestre do mesmo período, e aí ? não compensou esse tributo ?

    @Walter: Me perdoe “engenheiro” walter, compre um celular com symbian v5 e veja que maravilhoso é o mundo Symbian. Você deve ser proprietário de um Iphone ou um Android e quer vir aqui falar essas asneiras. Leia http://www.dsmedia.org/blog/what-was-most-popular-mobile-phone-operating-system-world-2010 e veja que é só uma questão de tempo para o Symbian sair da primeira posição. Se você não souber inglês poste no google translator que ele te ajudará

    Não é só o N97 que foi a maior m… da Nokia, o 5800 também foi um lixo completo.

    E tenha um pouco mais de respeito pelas opiniões alheias, é por causa de pessoas mal educadas como você que este mundo é tão intolerante hoje.

  43. Engraçado !!! ….falam que comprar um Nokia hoje é como comprar um aparelho desatualizado, que vai ser descontinuado. E comprar um Smartphone com Android, é garantia que vai ser Atualizado ??? …que vai ter um “Smartphone Top de Linha” por três, quatro ou seis meses ???

  44. Renato Siqueira tenho quase certeza que suas previsões estão totalmente equivocadas, Symbian Não é uma Certeza de um Sistema Sempre Atualizado, Acredite Falo isso por experiencia Propria, Todas as Pessoas Que tem ANDROID fica no maximo 1 ano com ele bem atualizado Depois tem que vender pois o Android fico desatualizado umas duas versões,isso não tem pra onde correr , o Symbian^3 resnasce com um novo Visual e tudo em cima para concorrer com os Melhores SO, Acredite a Nokia Adortar o Android Pode Ser Bom Somente na Noticia, Pois isso Mataria a Empresa Filandesa, Deixandode Ser excluisava como ela é com seus Symbian e Meego, para ser um Comum como todas outras Marcas com Android, lembrando que a Nokia ainda é Maior e Lider do Mercado Hoje, com o Sistema Mais Vendido do Mundo e Lider no BRASIL, Symbian é o Mais vendido do mundo, então a Nokia ainda estar e vai continuar por cima por muito tempo.

  45. Corrigindo ERROS COMETIDOS NO MEU COMENTARIO ACIMA – falo do Android Não do Symbina /

    Renato Siqueira tenho quase certeza que suas previsões estão totalmente equivocadas, Android Não é uma Certeza de um Sistema Sempre Atualizado, Acredite Falo isso por experiencia Propria, Todas as Pessoas Que tem ANDROID fica no maximo 1 ano com ele bem atualizado Depois tem que vender pois o Android fico desatualizado umas duas versões,isso não tem pra onde correr , o Symbian^3 resnasce com um novo Visual e tudo em cima para concorrer com os Melhores SO, Acredite a Nokia Adortar o Android Pode Ser Bom Somente na Noticia, Pois isso Mataria a Empresa Filandesa, Deixandode Ser excluisava como ela é com seus Symbian e Meego, para ser um Comum como todas outras Marcas com Android, lembrando que a Nokia ainda é Maior e Lider do Mercado Hoje, com o Sistema Mais Vendido do Mundo e Lider no BRASIL, Symbian é o Mais vendido do mundo, então a Nokia ainda estar e vai continuar por cima por muito tempo.

  46. Pior que os engenheiros são os videntes , a maioria dos videntes são charlatoes , suas profecias acabam nunca se realizando

  47. Cheguei a algumas conclusões interessantes:
    1ª) As notícias sobre a Nokia são as mais comentadas no blog, denotando haver maior número de pessoas interessadas pelo assunto, o que por sua vez pode significar maior número de usuários;
    2ª) Para a grande maioria dos comentaristas que dizem utilizar equipamentos da Nokia, o Symbian é um bom sistema, que dá conta do recado;
    3ª) Uma boa parte dos que pronunciam-se contra a Nokia são ex-usuários da marca, que deixaram de sê-lo por causa do Symbian, do N97 ou porque se viram melhor atendidos pelo iPhone ou Android;
    4ª) É virtualmente impossível que alguém que já testou verdadeiramente um iOS e um Android e preferiu ficar com um Symbian, possa mudar de opinião;
    5ª) É muito difícil um usuário Symbian testar verdadeiramente um iOS e um Android, pois isso levaria a tentações indesejadas. Nada melhor para não cobiçar a mulher do próximo que não VER a mulher do próximo;
    6ª) Toda essa discussão, apesar de engraçada e animada (ao contrário de anteriores que tiveram que ser moderadas) é inútil, pois só os diretores da Nokia (talvez…) saberão que futuro terão os celulares da empresa. Mas a título de palavras finais, digo seja pra manter o Symbian, avançar para o MeeGo, mudar para o WM7 ou até para o Android, a Nokia já está ficando sem prestígio para gastar. Há que encontrar rapidamente um rumo para empresa, sob pena de vermos um ícone do mercado tecnológico perder cada vez mais preponderância e se tornar uma IBM, Xerox ou GM, empresas outrora líderes mundiais, que hoje são reflexos pálidos de um passado glorioso.

  48. Em resposta ao Alessandro…

    1ª) As notícias sobre a Nokia são as mais comentadas no blog, denotando haver maior número de pessoas interessadas pelo assunto, o que por sua vez pode significar maior número de usuários;
    – Essa não precisava comentar. Chover no molhado não aumenta o nível do debate, prezado.
    TODOS NÓS que acompanhamos este blog sabemos (ou a maioria) que o Nokia AINDA lidera. Mas, na década de 90, a Palm também era lider, e hoje é um monte de papel sem valor!

    2ª) Para a grande maioria dos comentaristas que dizem utilizar equipamentos da Nokia, o Symbian é um bom sistema, que dá conta do recado;
    – Sim, o Symbian é um bom sistema, mas já deixou de dar conta do recado a algum tempo. Uma pesquisa rápida na internet irá demostrar isso. Por exemplo: Como uso o dropbox em uma aparelho Nokia médio? Existem até uma aplicação – PAGA – mas que não funciona direito, segundo os usuários. Este é apenas UM exemplo.
    Infelizmente para a Nokia, o Symbian está morrendo, como o Palm OS (que tinha centenas de milhões de desenvolvedores) morreu.

    3ª) Uma boa parte dos que pronunciam-se contra a Nokia são ex-usuários da marca, que deixaram de sê-lo por causa do Symbian, do N97 ou porque se viram melhor atendidos pelo iPhone ou Android;
    – Sim, a Nokia é ótima… Os aparelhos são excelentes. O problema é o SO, que já não tem mais fôlego pra continuar na briga. A era Symbian acabou. E sim, o Android e o iOS atendem INFINITAMENTE MELHOR que QUALQUER Nokia!

    4ª) É virtualmente impossível que alguém que já testou verdadeiramente um iOS e um Android e preferiu ficar com um Symbian, possa mudar de opinião;
    – Eu já tive todos os aparelhos relevantes da Nokia. Ainda assim, prefiro o Galaxy 3 (android de baixo custo da Samsung) ou um iPhone 3GS 16GB do que o Nokia mais moderno que existir.

    5ª) É muito difícil um usuário Symbian testar verdadeiramente um iOS e um Android, pois isso levaria a tentações indesejadas. Nada melhor para não cobiçar a mulher do próximo que não VER a mulher do próximo;
    – HAHAHAHAHAHA… perfeito.

    6ª) Toda essa discussão, apesar de engraçada e animada (ao contrário de anteriores que tiveram que ser moderadas) é inútil, pois só os diretores da Nokia (talvez…) saberão que futuro terão os celulares da empresa. Mas a título de palavras finais, digo seja pra manter o Symbian, avançar para o MeeGo, mudar para o WM7 ou até para o Android, a Nokia já está ficando sem prestígio para gastar. Há que encontrar rapidamente um rumo para empresa, sob pena de vermos um ícone do mercado tecnológico perder cada vez mais preponderância e se tornar uma IBM, Xerox ou GM, empresas outrora líderes mundiais, que hoje são reflexos pálidos de um passado glorioso.
    – A Nokia errou FEIO ao ignorar o Android. Sabe o nome disso? Babaquice política! O preço: colocar a viola no saco, pedir desculpas e voltar atrás ou fechar as portas.
    Vamos esperar que a diretoria da Nokia seja mais inteligente que a diretoria da Palm!

  49. Renato Siqueira / é realmente vc quase mi convenceu, mas eu disse QUASE, falta um argumentação mais bem elaborada do que essa, Realmente Admito que a Nokia enfraqueceu e tbm admito que esse topico da ficando bastante interessante / mas Infelismente quando Renato Siqueira quanto o Alessandro, estão errados em falar quem testou um IOS Apple ou um Android não voutaria para um Symbian, mas Digo, que estão errado, Testei o Motorola Milestone do Meu Irmão e mesmo assim preferie comprar um Nokia N8, olha que ironico logo depois de roubarem o celular do meu irmão ele compro outro e adivinha qual aparelho ele compro ? Nokia N8, Interresante né ? outro bastante interresante que quase estar tendo um final SYMBIAN, Meu pai, tem um IPHONE 3GS 16GB,e ja comentou que gostou demais do meu aparelho que por um acaso é um N8, e disse que penssa em adquirir um, Pois para ele o que importa e como vc usa o parelho e como pode ser usado em funcionalidades, ele AMO a entrada HDMI e a Função on-the-go usar pen drive no neu N8, Demais Né ?

  50. Deixem o defunto morrer em paz!!!! O Symbian é passado e a Nokia precisa se livrar dele se quiser ter relevancia no mercado.
    E junto com ele o sonho da QT em celulares.
    Symbian ta morto e ponto.

  51. @Walter,
    Se vc ler atentamente o que eu escrevi não verá nenhum juízo de valor acerca do Symbian ou de qualquer outro sistema. Apenas compilei um resumo das opiniões expressas no post. Eu não defendo nenhum sistema ou marca, apenas fiz um apanhado das opiniões. Sou usuário de um Nokia 5800 e de um iPad. Enquanto o primeiro encontra-se em sua fase final de utilização, pois já não supre minhas necessidades, o segundo só agora começa a sua caminhada comigo. Talvez não esteja bem claro no meu comentário, mas deixo novamente minhas OBSERVAÇÕES ACERCA DOS COMENTÁRIOS, de uma maneira mais resumida e clara.:
    1ª) As notícias sobre a Nokia são as mais comentadas no blog
    2ª) A grande maioria do usuários da Nokia acha o Symbian é um bom sistema, que dá conta do recado;
    3ª) Uma boa parte dos que pronunciam-se contra a Nokia são ex-usuários da marca.
    4ª) Se um usuário da Nokia já testou outros sistemas e não mudou, é porque é mesmo fiel à marca e nada que for dito contra o Symbian o fará mudar de ideia.
    5ª) É muito difícil um usuário Symbian testar verdadeiramente um iOS e um Android, pois isso levaria a tentações indesejadas;
    6ª) Toda essa discussão é inútil, pois quem vai dizer se o Symbian sobreviverá ser´o mercado. Pode virar um Palm OS? Pode. Virará? Só o futuro dirá.

  52. Foi um ano difícil para a Nokia, olhando olho no olho, da concorrência. Mas, com esta noticia, a Nokia piscou.

  53. O que aconteceu com o mercado de smartphones? A Apple não inventou nada, apenas pegou uma idéia aqui e outra ali (a mistura certa para fazer o bolo) e tem um grande produto, o tal do ecossistema. Há 10 anos, a operadora comprava lotes grandes de telefones e subsidiava para os clientes com contratos de fidelização. Quem produzia aparelhos pensava em design, uma ou outra função como câmera, etc. A Palm, em outra área, reinava com os PDAs; já tinha o touchscreen, mas não o multi-touch. A Apple sacou que seu telefone pode ser maior que as operadoras (que correm para ter iphone), que poderia vender software barata em larga escala com desenvolvedores independentes (ou seja, não precisa nem contratar, os caras trabalham para Apple, alavacam as vendas do telefone e recebem 70% por suas idéias, conceitos e programas).
    A Nokia e a gigante Microsoft tiveram suas vendas encolhidas. A Microsoft, que tem caixa e poder para falar: deu m…, joga tudo fora e vamos fazer de novo, lançou o wp7 e vamos ver como ela vai desenvolver suas relações com desenvolvedores, fabricantes e operadoras. Por enquanto, parece ter acertado em padronizar hardware (vai facilitar atualizações??). E a Nokia, que insistiu no symbian, e por quê? Ela pagou bilhões (8 ou 10, não lembro) para ter a Navteq e realmente é um baita diferencial, você compra um Nokia e tem mapas forever. Navegação e tudo. Mesmo o iphone ainda depende do Google para ter mapas de graça. Aí, se eles adotassem o Android, iria ser engraçado jogar esses bilhões de dólares fora e adotar o Google Maps…Não, a Nokia queria criar o seu próprio ecossistema, vender serviços e propaganda e lucrar como gente grande. A questão é a demora para desenvolver um sistema (Meego) realmente bom, voltado para o usuário, sem cara de windows para telefone. Se a navegabilidade não for boa, para que ter uma pancada de apps? Trocentos toques para fazer uma coisa?
    O symbian é confiável, mas será que dá para deixá-lo amigável? A Microsoft desistiu do wm e o sistema também era confiável. Parece que foi mais fácil (e demorou quase 2 anos) fazer outro mesmo. E para não dizer que o wm 6.x vai acabar, a Microsoft diz que vai mantê-lo para certos tipos de aparelhos (corporativos? vendas? baixo custo?). A Nokia chegou a dizer que iria deixar o symbian para os aparelhos de baixo custo, que vinha o Meego. Já tem atraso nos prazos, dizem agora o segundo semestre, mas esquecem que a concorrência também progride. Foi tarde para o wp7? Será que vai ser tarde para o Meego? Ah, mas vão dizer que a Intel tá na jogada, mas até agora eles não conseguem concorrer com a arquitetura ARM. E pelos dual-core que tão vindo, alguma hora vai ser mais fácil a Intel licenciar um chip ARM do que emplacar x86 em celular. Exemplo: o ipad vai bem com o ARM, aguenta até 8 h. Os tablets (que a Apple não inventou!) anteriores com windows qualquer coisa não conseguiram ganhar escala, tinha as canetinhas, etc. Aí é que tá a história do Meego: a Nokia quer nos seus telefones e a Intel quer vender x86. Tudo bem, o sistema também baseado em linux deverá ser bom, mas cada empresa quer coisas diferentes do mesmo sistema.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.