Android ultrapassa o Symbian da Nokia

Com pouco mais de 2 anos de vida, de acordo com a empresa de análise Canalys, o sistema operacional Android do Google ultrapassou o Symbian e agora é o sistema operacional mais vendido usado no mundo. Segundo a Reuters, no último trimestre de 2010, 32,9 milhões de telefones Android foram vendidos contra 31 milhões de celulares Symbian comercializados no mesmo período.

O relatório completo da Canalys ainda não foi publicado, mas ao que tudo indica o conteúdo do mesmo é verdadeiro e não é nenhuma surpresa para quem acompanha este mercado de perto. Na minha opinião a Nokia deveria investir no desenvolvimento de ao menos um aparelho com Android, aproveitando que o sistema é livre e não há necessidade de pagar nenhuma taxa ao Google para utilizar em um novo modelo.

Melhor a Nokia mudar rapidamente para não correr o risco de se transformar em uma Palm, que dominou o mundo por muito tempo mas não conseguiu acompanhar a evolução do mercado e praticamente desapareceu.

Via TNW.

47 comentários em “Android ultrapassa o Symbian da Nokia

  1. Rodrigo, essa notícia está errada.

    O que está sendo informado, é que o Android ultrapassou o symbian em número de vendas. Mas o Android não é o sistema operacional mais usado no mundo como você afirmou.

    O Android vai precisar ser o campeão de vendas por bastante tempo para superar a base instalada do Symbian. E isso deve acontecer de qualquer maneira, mais cedo ou mais tarde.

  2. Rodrigo, o SO da Nokia realmente parece inferior ao Android e da Apple.

    Mas o hardware da Nokia é muito bom, e será que os rivais estão também tão bons e confiaveis?

    Camera, GPS, e outros aspectos funcionam mesmo?

  3. Me impressiona como os números são frios! hahahaha

    Mas é ÓBVIO que o Android passaria o Symbian mais cedo ou mais tarde: quem é que usa Android? Samsung, LG, Motorola, etc. e Symbian tem a Nokia, a Nokia e… ah, sim, a Nokia!

    Depois que fizeram a Symbian Foundation, ficou a casa-da-mãe-joana e, aí sim, a Nokia não soube fazer o que o Google fez, que era direcionar os rumos do SO. Mas agora foi tudo centralizado novamente e, parece, vão retomar a mão do negócio.

  4. É o início do fim para a Nokia/Symbian. Que afunde cada vez mais! O mercado não perdoa a mediocridade.

    Rodrigo, agora ficou ‘mais vendido usado’, mas tudo bem, o recado está claro.

  5. Nada extraordinário.

    Tem uma unica marca que usa Symbian contra varias de peso que usam Android e sem esquecer os Xing-lings da vida…

    A partir do momento que o Symbian ficou apenas nas mãos da Nokia, era evidente que declinaria em participação em vendas.
    E a empresa a 2 anos só faz trapalhadas com o sistema, só piora a situação.
    A Nokia demora demais para decidir que rumo tomar, num cenário onde a evolução se dá a passos largos.
    Até hoje me custa a entender porque diabos os caras levaram 2 ANOS para pular do S60 v5 para o Symbian 3, é inexplicável esse enorme espaço de tempo entre as versões, sendo que as mudanças são timidas.
    E ainda prometem uma revisão da “cara” do sistema só pra daqui a 7-8 meses !
    Esses caras só podem estarem loucos, em 7 meses a concorrencia vai estar ainda mais fortalecida, com hardware ainda mais potente, um sistema melhor ainda.

    Creio que o Symbian em smart high end da Nokia já era (o ultimo foi o n95).

  6. Para quem fala que o Symbian sempre foi da Nokia e que o Android é que criou essa “moda” de servir a vários fabricantes, lembro que no início o Symbian servia à Nokia, Siemens, Samsung, Sony Ericsson e Panasonic. O problema foi que o sistema estagnou e uma a uma as marcas foram caindo fora. O último Samsung com Symbian foi um Omnia HD e o da SE foi o Satio ou o Vivaz. Ambas agora estão com o Android e vão muito bem…

  7. Rodrigo, só te peço cuidado pra não fazer coro com certos sites americanos e cair naquela ladainha anti-Nokia e anti-Symbian!

  8. Boa tarde Rodrigo, eu gostaria de sugerir/pedir a você que postasse uma comparativo entre o symbian e android.

    Sinceramente, eu tento entender o porquê desse “boom” do android, e a queda eminente do symbian, não sou “defensor” nem de um, nem de outro e acredito que nessa briga, no final que ganha somos nós.

    Eu já “mexi” em um galaxy s, milestone e realmente os aparelhos com android “empolgam”, primeiramente pela “bela interface” visual e pelo numero de aplicativos que vem crescendo a cada dia, mas em relação às tarefas “básicas” que um celular deve realizar não acho nada demais. Atualmente tenho um N8, como venho de um 5800 achei uma “bela” melhorada” no Symbian…

    Resumindo, no que realmente o “symbian” vem perdendo para o android?

    Desde já agradeço por sua atenção!

    Detalhe: Fiz inúmeras pesquisas, mas não confiei muito, pois as fontes ora era defensor de uma ou de outra, por isso gostaria de uma opinião “qualificada” e “neutra”.

    Abraços.

  9. ja estou ate vendo o futuro, o cara comprando um smartphone da Nokia com Android e depois de uns 6 meses, tem que vender seu aparelho para comprar um com Android mais atual, porque a Google não sabe em que versão fica e pior, no Brasil so tem smartphone barato, com Android 2.1, que não grava aplicativo no cartão de memoria e ja esta ultrapassado e viva os smartphones com versões 2.2 acima de 1000 reais, fazer o que ne, esta noticia so e boa para quem ganha bem, no futuro quem quizer ter um Android com versões acima de 2.2 rodando em um Nokia, vai ter que dar mais de 1000 reais em um smartphone e viva todas as marcas iguais sem direito de escolha de sistemas!

  10. Rodrigo, só te peço cuidado pra não fazer coro com certos sites americanos e cair naquela ladainha anti-Nokia e anti-Symbian! O texto continua dúbio e o título impreciso! Por favor, cuidado!

  11. Como o mercado é cruel! Como sistema operacional o Android vai liderar em vendas(já está) e em dispositivos, pois serve varias marcas. O iPhone continuará sendo o modelo mais lucrativo, pois busca um público com maior poder aquisitivo e vende mais que seus concorrentes diretos (Milestone, Nexus, Galaxy S). Mas penso que a Nokia continuará a ser a marca que
    vende mais, pois tem excelentes aparelhos da linha básica. Resumindo:
    1) Sistema operativo mais vendido: Android
    2) Aparelho mais lucrativo: iPhone
    3) Marca mais vendida: Nokia
    Há espaço para todo mundo ter seu nicho.

  12. Já era de se esperar, a gigante das Buscas adotou o o Sistema Livre, as Fabricantes estão amando pois é um embate muito forte contra a Apple e Windows.

    A Nokia me desculpe.

    1-) Adota nomes complexos exemplo s60v5, resumindo quando vc pergunta para uma pessoal qual é teu SO ou OS irá dizer eu tenho Iphone OS, eu Tenho Android OS eu tenho Windows Mobile versão x e a Nokia com um Nome pra lá de complicado e me desculpem mas o pessoal de MArketing deveriam ser todos demitidos a começar pela alta cúpula.

    2-) Não tem sincronização com o Linux – Ubuntu e outras Distros

    3-) é um OS SO defasada pois na maioria das vezes o celular toma conta da sua conexão com janelas Pop Ups e vc pedindo misericórdia para cancelar.

    4-) Teimosia em não adotar um Bloqueador de chamadas Nativo, pergunte a Samsumg como fazer

    5-) Design Themes é um fiasco – resumindo olhe no ícone de Bluetooth caixa postal e sms é um pequeno pontinho branco na tela, para uma pessoa com problemas de visão é uma lástima, PERGUNTA QUANDO ERA SONY ERICSON os ícones dava para notar pela cor Nivel de bateria Verde Full Amarelo Half e Vermelho end, sms um ícone colorido etc.
    No Symbian são ícones ultrapequenos comparado aos Nokia Java vulgo outro nome rídiculo S40 são muito melhores de vizualização.

    6-) Não há uma busca para usar m editor gráfico livre como o Libre Office Broffice Mobile

    7-) Traduções são muito complexas como gerenciador de conexão está Quando preciso quando Disponivel, são coisas que só complicam

    😎 Uso de hardware avançados, mesmice em dizer com pouco se faz muito

    9-) Themes para Nokia são complicados em se fazer ainda mais usando a Lástima do Carbide Ui que é uma porcaria e muito pesado

    10-) Não tem atualizações rotineiras e geralmente não escutam os programadores amadores como Custom Firmware, prevalescendo o que é melhor para eles

    11-) Presidente Diretores e CEOS defasados com cabeça de alfinete e com medo de inovar. O Principal serial despedir o Alto escalão e recomeçar do Zero

    12-) Conecting people or Disconecting People ?

    13-) Precisa de Sinergia apoio e colaboradores Canonical Microsoft Libreoffice marcas de camera como Canon Lens Nikon Lens isso faz diferença

    ENFIM ESTÁ ACONTECENDO O MESMO AQUI NO BRASIL COM A HONDA E YAMAHA época de motos 125cc eram rivais a Honda inovou na motorização e continua e a Yamaha com seu carro chefe lamebendo o C….. da rival

    Assim acontece com a Nokia que está Lambendo o C…. das rivais e quem ganha com isso Motorola e Samsumg Sony que estão dando risada da Nokia dizendo saimos o quanto antes da bomba estourar.

    WAKE UP NOKIA

  13. É simples:

    Quem gosta de Symbian independente da cara vai de Symbian;
    Quem gosta de Android que vá de Android e Iphone de Iphone e assim por diante e viva a disversidade…..hehehehe

    Obs: Adoro meu Nokia N8 e não tem algum a altura em camera e imagem em alta definição com camera Carl Zeiss!!!

  14. Pessoal, as vendas de celulares com Symbian, não cairam, na verdade aumetaram no último trimestre, o que ocorre é que uma grande quantidade de fabricantes, inclusive alguns que não fabricavam Smartphones, passaram a fazê-lo e utilizam o S.O. do Google, que é popular e pode ser usado por qualquer fabricante. Aliás, quantos fabricantes foram necessários para vender quase o mesmo que a Nokia/Symbian.
    @Rodrigo Toledo, respeito sua apinião, mas você realmente parou pra pensar, o trabalho que daria pra adaptar todo o Sistema OVI para apenas um dispositivo Android… bobagem né? Além do que, para a Nokia, seria a perda da Guerra, e eles ainda estão lutando batalhas, tem a nova cara do Symbian e Meego. Do mesmo jeito que o Google saiu do nada, por que esses SO’s não podem dar certo, Hein? E são da Nokia, não precisam pedir permissão pra ninguém, pra usar ou modificar..

  15. Olha discordo pois a Nokia é muito retraída pelo fato que o Meego até agora não deu as caras e sendo um projeto meio enganoso, e o Symbian infelizmente está aquém deve-se muito reparar certas manias como utilização de design e Layout.

    Teve grande aumento de outros fabricantes, porém é uma coisa simples desenvolvedores da plataforma Android atendem os pedidos dos usuários.

    Já a Symbian é igual a Microsoft é aquilo e ponto final.

    Até mesmo os Xing Lings logo mais estarão embarcando de Android com 2 Chips Tv analogica e etc e a Nokia com seu celular basiquinho mas sem graça.

    A Nokia tem uma Teimosia é ela e ela se algum disponibiliza uma Custom Firmware sempre alega que isso vai acarretar e bla bla ela não faz incentivos para programadores desconhecidos embarcar na sua plataforma, não faz campeonatos, sim isso mesmo campeonato de melhores designs de tela funções que a maioria dos usuários querem

    Como o bendito Bloqueador de chamadas Nativo.

    Ou daqui a Pouco a HP compra a Nokia no mesmo caso que a PALM

    Apesar hoje que o WebOS da Palm hoje é mais perfeito que o Symbian 3

  16. Lembrando o Primeiro passo é ABOLIR O NOME EM HEXADECIMAL S60V5 FEATURE PACK GIGA BINÁRIO E BLA BLA

    ASSIM TAMBÉM ABOLIR O S40 E ADOTAR COMO NOKIA MINI

    e os symbians adotar como Symbian OS 1x 2x 3x etc

    Até hoje não entendo o Chapéuzinho de Burro ^ no S^3

    O primeiro passo é Simplificar e não Complicar com nomes extensos e complicados

    Hoje Vivemos na Guerra de Sistemas Operacionais quem tem mais criatividade e simplicidade Ganha e Leva o mercado

  17. O que me fez trocar de symbiam para android foram a enxurrada de apps novos que surgem todos os dias e que não apareciam mais para os smarts da nokia. Mas analizando bem as funções basicas e essenciais de um smart o symbiam nao fica devendo nada para o android. Como disse senti diferença nos aplicativos e sua forma de download muito mais rápido baixar pelo market do que na ovi store.
    Agora, um Nokia com android seria muito interessante, afinal o hardware da finlandesa é ótimo.

  18. Foi pouco comentado mas não foi apenas o Android que cresceu no ano de 2010. A nokia, que era gigante em 2009, com 23% no mesmo período analisado, hoje detém 31%. No mesmo período, o android possuia apenas 4% e o iOS 8%. Hoje, temos Android com 33%, Nokia com 31% e iOS com 16%. Esses dados mostram que o Android vêm ganhando publico e mercado mas não por ser um OS aberto e sim pelas suas funções (Market, Updates e melhorias) enquanto o Symbian cresceu também graças ao S^3.
    O iOS poderia crescer mais se não fosse vendido apenas pela Apple.

  19. uma legião de fabricantes vendendo um mesmo sistema e mesmo assim tem uma liderança mínima , é mais que natural que isso ocorra , se for por esse motivo a apple tem que mudar também não entendo esse sensacionalismo todo ! Ghhhrrr

  20. Galera, aqui não se está discutindo quem é melhor ou pior, mas quem vende mais. E existem mais celulares com Android sendo vendidos do que com Symbian, e isso é fato. Se é um fato positivo ou negativo, depende da opinião de cada um. É como o Flamengo x Vasco de ontem. O Flamengo venceu. É fato. Se foi um desastre ou uma felicidade, depende do lado em que vc se encontre.

  21. Seguindo essa mesma linha de raciocínio eu vou passar a exigr uma rápida mudança da apple também ! Tio steve vai ter que abrir as pernas para o Android também , senão vai ser outra Palm também . Afinal quem mais usa o i0S ?

  22. Augusto, Deixe de fanatismo. A Apple vende muito bem, obrigado, e teve um crescimento de 2x em relação ao ano anterior vendendo apenas 2 aparelhos. A Nokia vende centenas.

    Se o Android é aceito em várias fabricantes e o Symbian não, algo tem errado, certo?

    Vamos associar: Aceitação do mercado, custo e interesse do consumidor.

    Quantos não saíram do Symbian no ano de 2009 para o Android no ano de 2010? Esse blog, assim como o meu e do Ramalho, Symbian-Guru, NPossibilidades, são provas da quantidade de usuários que migraram para o Android.

    Não se feche em um mundo pequeno.

    Abraços

  23. A título de correção , já que você tocou no assunto ramalho continua postando firme e forte sobre symbian , a nokia vende centenas sim , mas se você prestou atenção a pesquisa se refere a smartphones (nem todo nokia é smartphone ) , aonde você leu que a nokia está falindo ? A nokia continua líder de mercado obrigado ! Se o android vai dominar o mundo como dizem os videntes a apple também vai ter que rodar android certo ? Kako eu sou do tipo que não gosta de usar o tênis da moda , a cor da próxima temporada pode ser outra , nisso pelo menos steve faz estilo calça jeans com camiseta … Eu gosto de Land Rover … Ghhhrrr

  24. O Android pode ou não dominar o mundo no futuro mas isso não muda os fatos apresentados hoje onde Symbian está caindo. E Nokia = a Symbian. Ela é a única fabricante (ocidental) que comercializa Symbian.

    A Nokia vendeu bem, certo. O iOS aumentou (duplicou) o número de vendas com apenas 2 aparelhos, como citei acima. A Nokia tem N8, C7, N97, X6, E72,E73, E71, entre outros. Lógico que ela venderá mais.

    Mas enquanto isso, vemos o Android crescendo absurdamente em 1 ano. Sabe o que é 4.7% para 33.3%? Foi essa a diferença de 2009 para 2010. Enquanto Symbian tinha 23.9 e subiu para 31.0%.

    A Apple não precisa de Android para se dar bem até porque, atualmente, o iOS é o único concorrente lembrado por todos quando comparamos aparelhos e pior, seja de qualquer OS. O iOS já tem o marketing dele e assim como os Macs, não importa a quantidade vendida mas sim o quanto forte é a marca. Por isso o iOS está presente apenas nos dispositivos Apple e dificilmente teremos em outros. Já o Symbian foi abandonado pela Samsung e pela Sony Ericsson que hoje trabalham com Android e vendem bem mais.

    iOS não é moda, assim como o Android também não. São sinonimos de sucesso devido as suas funções e hardwares, usabilidade e interface. Aplicativos também contam já que sem eles, nenhum OS têm adeptos.

    Não se prenda a um mundo pequeno e leia, veja. Existe diversos posts e comentários nos blogs citados acima para você ver que quem migrou do Symbian para outro OS está satisfeito e não pretende voltar tão cedo.

    Estou mentindo?

    Abraços

  25. “O Android está mandando muito bem”

    Isso não significa que o Symbian, não possa vir a vender mais e melhor no futuro.

    Agora algo que me impressiona é a velocidade com que o Android cresce, já disse isso antes, mais vou repetir novamente, julgo que o crescimento seja em função de muitos fatores e vou destacar 2 que tenho como principais:
    . loja de aplicativos
    . browser

    Infelizmente falta qualidade do Symbian tanto em sua OVI quanto em seu Browser? alguém discorda?

  26. acho importante estes pontos, mas acho que o sistema operacional é uma “estrada” e depende muito do “carro” (programa/aplicativo) que usamos.
    Tenho um n8, mas vejo os aplicativos do iOS e do Android melhores.

  27. Não entrando no mérito das qualidades técnicas do Android, tem um outro fator importantiissimo para o crescimento do Android. É o fato dele ter encontrado o mercado, de fabricantes, órfão de sistemas operacionais. Quanto o iPhone chegou de forma revolucionaria, muitos fabricantes acharam que o Symbian não era suficiente para concorrer com o IOS (exeto a Nokia). Para ajudar o crescimento do Android, a própria Microsoft achou que o Windows mobile 6.5 não era suficiente e praticamente o descontinuou. Neste cenário, acima, os vários fabricantes (exeto a Nokia) não tiveram alternativas, pois o iOS era exclusivo da Apple, o Windows mobile 6.5 estava discontinuado e o Symbian nem tinha uma interface para touch screen razoável. Ou seja, o Android apareceu como única alternativa para a maioria dos fabricantes (exeto a Nokia e obviamente a Apple).

  28. Prefiro o Symbiam do que essa bagunça ai do android, ninguem sabe nem direito que versao que ta isso, eh fabricante lançando versao de um lado eh outra lançando do outro, eh uma putaria. E outra: Vai tentar comprar algum jogo ou musica na store da apple, nem da neh? Isso se chama falta de respeito com o Brasil, ao contrario da Nokia que lançou oficialmente aqui o N8 a um bom preço e ainda se pode comprar jogos e musicas na sua loja. Um iphone custa mais de R$ 2000, que porra eh isso? Eh de ouro? Prefiro um N8 mesmo a R$ 1500, ainda levo uma camera fodona, HDMI e UOTG.

  29. Tivemos muitos fatores para colaborar com esse crescimento, mas a facilidade de trabalhar com Android impressiona… Este fds, habilitei o dualtouch no X10 com o rom da SE… Ficou ótimo… Pode parecer pouco, mas para alguns software que uso bastante, fez muito diferença. O GPS do meu 5800 é bom… Mas o Google Maps com Navigator, mesmo na versão beta, com dual touch e reconhecimento de voz, ficou espetacular!!! Tudo graças ao pessoal da xda, que já disponibilizaram um rom do Froyo 2.2 em fase de Beta3 e um Ginger 2.3 em beta1!!! Quando poderiamos pensar em um clã de desenvolvedores fazendo isso… Uma gigante como a SE, nem passou pelo 2.2!!! A liberdade realmente não tem preço…

  30. Rodrigo, é interessante como os tópicos que envolvem a Nokia geram grande discussão! rs Me divirto lendo. Se fizer uma análise estatística dá pra ver a quantidade de comentários quando tem Nokia no meu! rs

    []

  31. Eu não tenho dúvida que se for o caso os aparelhos da nokia podem se sair muito bem com o android, mas não é lógico fazer isso. O symbian ainda tem muito a crescer e o meego também. Sinceramente olha a baixeza desses comentários, aumentar vendas por trocar o nome do SO? Putz, eu não precisa ler essa. Não vou sequer mais comentar pois posso pegar a mesma doença…

  32. Adoro meu n8. Mais que a nokia esta demorando p soltar a firmware nova que eu tanto quero ela esta. Não aguento mais esse navegador. Quero poder abrir sites de filmes com flash sem nenhum problema de memoria. Pelo menos da p ver se n avançar o filme. Quero ver o nativo do ios ou android abrir flash de site de filmes online.

  33. @Diego se esse post foi “comprado” então quem comprou está falido. Olha quantos outros posts iguais e com o mesmo tema estão na internet.

    Se não tem nada a acrescentar, não comenta. Evita más impressões.

  34. A Nokia ainda vende mais aparelhos devido aos mercados asiáticos. A verdade é que ela vem sim perdendo espaço. Eu tinha um 5800 e até achava bem bacana…até migrar pro iphone. Dei o Nokia pro meu cunhado e outro dia o encontrei e fui mexer no 588; amigos não sei como eu achava aquilo legal. Meu irmão tem um X10. Mesmo com android defasado dá de mil a zero no ultraprassado symbian.

  35. @Gustavo,
    Estou na mesma situação. Tenho um 5800 e pretendo troca-lo. Já pesquisei muito e até agora só o iPhone me pareceu uma boa escolha. Vc tem qual modelo? Não sentiu falta do Ovi Maps? Agradeço se vc puder dar uma comparada entre os dois.

  36. Poooo Mas as viúvas do Symbian ainda tinham alguma esperança???? hahahaha

    Android já dominou geral Háaaaaaaaaaaa teeeeeeempossssss

    Chega de choro sooooo

  37. acabou de sair do forno “The Phones Show 131” , está la no Youtube , olhem os gráficos e previsões futuras . Abraços a todos ! Ghhhrrr

  38. Alessandro,

    pois bem. Tenho o iphone 3gs. Depois que atualizei pro ios4 não sinto falta do OVImaps não. Estive recentemente em Fortaleza de carro, sem conhecer a cidade. Rodei a vontade, sem me perder apenas guiado pelo iphone. Até cheguei a conclusão de que não prsciso comprar nem um app de gps.

    Pela minha experiência recomendo o iphone mesmo, mas de uma olhada no Galaxy S que dizem ser o melhor android atualmente.

    Só trocarei meu smartphone pelo iphone4…talvez o pelo xperia play só por causa dos jogos, mas nesse caso só trocaria se visse que seria seguro migrar pra android (não ser abandonado pela fabricante quanto às atualizações do sistema).

  39. além do programa acima que citei e que mostra milagrosamente em primeira posição , trago outra má notícia a motorola acaba de anunciar que não irá atualizar o Quench no brasil . Ghhhrrr

  40. Interessante sua matéria, ela mostra que a nokia sozinha vende quase a mesma coisa que todas as outras que usam android juntas, e nego tá falando de crescimento. É lógico que tem que crescer, antigamente não existia android, pff. E se todo mundo estiver usando android … acreditam que a google vai continuar investindo ?? Acham que eles são uma empresa de caridade ?? Se dominarem o mercado vão agir exatamente como a nokia fez, deixar o sistema quieto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.