iPad em queda: Participação do portátil da Apple cai de 96% para 75% no mercado de tablets

Parece que não é só o Symbian que está em queda no mercado mundial, o iPad da Apple também começa a sofrer uma queda na participação do mercado após o lançamento dos primeiros tablets com o sistema operacional Android. Segundo dados do instituto de pesquisas Strategy Analytics sobre o último trimestre de 2010, divulgados pelo site Apple Insider, a participação de mercado do iPad caiu de 96% para 75%.

No último período do ano, o sistema operacional da Google cresceu dez vezes, saltando de 2,3% para 22% do mercado de tablets, com 2,1 milhões de equipamentos vendidos, de acordo com as estimativas da Strategy Analytics. Segundo o instituto, o principal modelo com Android  comercializado no período foi o Samsung Galaxy Tab.

Em menos de dois meses, o equipamento da Samsung atingiu 1 milhão de peças comercializadas, enquanto que o iPad, no quarto trimestre, vendeu  mundialmente 7,3 milhões de unidades de acordo com dados divulgados pela Apple. Será que os tablets com o sistema operacional Android também vão superar as vendas do iPad, da mesma forma que os smartphones estão superando o Symbian? Com o tempo e a grande quantidade de fabricantes envolvidos eu acredito que o Android também será o sistema operacional mais utilizado nos tablets.

Fonte: IDG.

31 comentários em “iPad em queda: Participação do portátil da Apple cai de 96% para 75% no mercado de tablets

  1. n tem como comparar apenas 1 produto(ipad)com centenas de outros tablets com sistema android,é claro q o android vai passar o ipad no numero de participação e algum dia,vai acontecer a msm coisa com iphone o android tem um numero bem mais pq sao mais de 100×1(iphone)mas sempre o sistema seguro da apple vai ser melhor do q o android,a appstore nem se compara com android market lixo(uns 85% do market n presta pra nd,ou até mais)enquanto na appstore é bem organizado,claro q n appstore tem muito apps lixo mas bem menos do q no market,e por fim é impossível comparar a participação de sistema aberto(android com centenas de aparelhos) com um sistema fechado(ios com 9 aparelhos no total q so vende atualmente 4),prefiro esta seguro com sistema fechado do q corre risco com android.

  2. Sou dono de um iPad e digo que a apple se gerou de verde e amarelo nessa, só o fato do android ser independente de PCs jà o coloca anos-luz a frente.

  3. Acredito que é o oba oba dos tablets que está passando, efeito meio bolha.. inchou e agora está secando…sem estourar

    percebi que muita gente comprou tablet só pelo consumismo.. sem saber exatamente o que era.. mesma coisa vai acontecer com kinect.. anotem!

  4. Nao tem nada de imprevisivel aí, o iPad era o único tablet rodando sistema móvel, a Apple foi pioneira nisso, agora que as outras marcas acordaram para esse nicho o mercado vai dividir entre iOS e android no tablets, a concorrência é exelente para nos consumidores, vejo alguns falando toma Apple, como se a marca fosse um time de futebol kkk…

  5. Normal. E a tendência é cair mais até o lançamento da segunda geração do iPad. As novidades, com promessas promissoras, afetam mais na hora da decisão e associadas a tensão natural do lançamento do próximo modelo do iPad, fazem as vendas caírem.

    Quando o “iPad 2” for anunciado veremos se realmente o iPad perdeu força ou não.

    Abraços!

  6. Acredito que é oba oba como os netbooks, vão estar por aí e depois irão cair… o futuro são os smartphones, este sim só crescem

  7. É como o Gil falou, não é nada demais.
    É como o iPhone perder a liderança entre os smartphones, caminho natural, afinal são troçentos modelos de diversas marcas, são Android para todos os gostos e bolsos, natural haver certa pulverização.
    Mas a notícia não fala que a venda de iPad continua subindo, e a diferença é absurda do Tab ante o iPad.
    Essa fatia ainda vai cair mais, pois até o momento o único tablet relevante frente ao iPad é o Tab, e tem coisa boa vindo a frente.
    Pra mim a Apple vai continuar liderando, a participação de mercado é que naturalmente vai caindo, afinal ela estava só no mercado.

  8. A perda de mercado da Apple para o Android nos tablets é natural e inevitável, mas o que chama a atenção é a velocidade dessa perda. Está muito rápida e deve acelerar ainda mais com a chegada de novidades como Xoom, da Motorola. Também deve ser chato para a Apple inaugurar um segmento e em tão pouco tempo ver seus rivais lançando produtos competitivos, melhores mesmo, e que vão ameaçar sua confortável liderança. Chato, né?, mas assim é a vida…

  9. Com o lançamento do Xoom no mercado internacional aí que eu quero vê. Gostaria muito da reformulação do iOS e um hardware mais completo em relação ao iPad2.

    1. Não sou jornal nem revista, não preciso ser imparcial o tempo todo. Blogs são como diários e carregam a opinião do autor. E só para lembrar, tenho um iPad comprado e estou com um Galaxy Tab emprestado pela Samsung. Um abraço!

  10. Acho que quando forem lançados os tablets dual core com Honeycomb é que a coisa vai ficar feia para a Apple. Serão dezenas de modelos novos surgindo e o mercado vai se dividir muito. Acredito que a relação do Android com o iOS será igual a do Windows com o sistema dos Macs, ou seja, o sistema da Google vai virar o padrão e o do Apple se restringirá a um nicho de mercado.

  11. Que nada…..é só o Job’s lançar mais um aparelho que vai ter babaca dormindo por uma semana na fila para comprar a nova Revolução Falática com bluetooth bloqueado.

    Basta ele inventar de por tela dos dois lados,3 saidas para fones,maçã brilhante,e outras besteiras e pronto

  12. Infelizmente, ainda existem muitos estúpidos que chamam pessoas de “babacas” que nem ao menos deveriam estar em uma discussão social.

    Quanto à matéria, ao ler o título e até mesmo o conteúdo de maneira imediata, temos a impressão de que o inferno chegou antes do esperado para a Apple, mas, por favor, né? Quando falamos em números, seria interessantes que as analises fossem feitas em maior qtde de dados. Vocês chegaram a ver os resultados da Apple no último trimestre? Quem viu sabe que ela não tem motivos para tantas preocupações e que, tirando o iPod, todos os demais produtos bateram recorda de vendas. Agora tem gente que ler “participação de mercado” e comemora o simples fato de que a participação diminuiu quando isso não quer dizer nada em termos de receitas e lucros e até mesmo números.
    Verifiquem o tamanho do mercado e perceberão que uma empresa que tiver 50% do mercado ou menos ainda estará no topo. No mundo hoje, praticamente não existe produto com uma partipação de mais de 90% no segundo ano, pois existem empresas que só ficam aguardando que produtos alcancem o sucesso para então entrar no mercado. A vantagem, como dizia o Senna, é ser o primeiro pq vc acaba ficando no controle e o seu fracasso ou sucesso dependerá mais de você e menos dos outros.

  13. Rodrigo, cadê o meu comentário que postei ontem (fui o primeiro a comentar), em que diz que estes dados estão errados e com um link para prova?!

  14. O meu tb sumiu. O interessante é que o meu tb apareceu logo que postei e agora sumiu.

    E o cara que chamou muita gente de “babaca” continua com seu comentário firme e forte.

  15. Vamos ver se nos entendemos:
    1) No início existia o iPad, logo seu mercado era de quase 100%. Agora existem o iPad, o Galaxy Tab, o ZTE, o Toshiba Folio, o ViewSonic ViewPad 10, o Dell Streak., etc. É obvio que a cota não se poderia manter tão alta.
    2) As vendas do iPad continuaram a subir mesmo com a concorrência, portanto houve um aumento do mercado e não uma diminuição nas vendas da Apple;
    3) Se acontecer no segmento tablet o acontece nos smartphones de topo, o modelo mais vendido será o da Apple, mas o sistema operativo mais vendido será o Android. Temos comparar o que é comparável. Mas no sub-segmento em que se encontra o iPad (os tablets de topo) a liderança desse nem sequer está ameaçada, entre outras coisas poorque ao contrário do que se diz, todos os concorrentes são ao mesmo preço ou mais caros que o iPad.

  16. Quá-quá-quá! Eu nem tenho ipad/galaxy tab, mas olha o que fazem por aí: http://www.engadget.com/2011/01/31/samsung-says-galaxy-tab-sales-to-consumers-actually-quite-small/
    A matéria do engadget diz que o pessoal da samsung (que havia afirmado ter vendido 2 milhões de galaxy tab) se arrependeu e ”explicou” que ”na verdade…” foram as entregas para distribuidores e não para consumidores; e também não quis dar os números finais de consumidores…
    Sem defender qualquer um, acho que quanto mais aparelhos será melhora para nós consumidores. Mas que essas pesquisas, declarações de vendas e outras cositas mais, tem boi na linha!

  17. acredito que a pesquisa de fria abordar duas coisas:
    1. Mercado de firmware (iOS, Android, Symbian, MeeGo, Windows, etc).
    2. Mercado de aparelhos (Smartphones e Tablets).

    Na primeira é natural o crescimento do Android, já que foi adotado por muitos fabricantes. É até impressionante que a Apple tenha se mantido por tanto tempo com fatia de mercado tão grande já que o sistema dela não é licenciado para outros fabricantes (pior pra App Store).
    Na segunda acredito que a Apple tenha com muita folga a maior fatia de mercado. E é essa que interessa à Apple e que ano a ano só faz crescer.
    No caso do iPad em particular o mercado foi criado pela Apple ( sinto muito MeeGo), e é natural que a simples criação de concorrência altere a fatia de mercado. Só que pra Apple interessa é o crescimento de aparelhos vendidos, bem como a expansão desse mercado no futuro.

  18. eu quero mesmo é um Tablet com Windows Seven.
    fazer o que faria no pc. sem ficar esperando sair app/patch/plugin/site
    usar meu jDownloader, meu VirtualDub, VirtualDJ, Project64, Kawaks, ver filme dual audio sem se preocupar se o som desejado é trilha 1 ou 2. nem se vai aparecer os acentos sem salvar em UTF-8…
    controlar despesas sem se preocupar em converter de VBA pra HTML

    sem se preocupar com atualizações também 😉
    por enq é isso: smartphone Android, tablet e pc Windows, e IPod se sair a indenização do Correios eu compro um 32GB mas aí já vem a questão: espero pelo Ipod/Iphone novo ou compro o atual???

  19. @jef_spfc,
    Creio que é melhor vc comprar um notebook que um tablet com W7, por algumas razoes:
    1) O Windows 7 não foi projetado para ser touch, ao contrário do iOS, Android ou do próprio Windows Phone 7. Já imaginou usar o Office, cheio de botões pequenos em uma tela touch de 10″?
    2) O W7 não é projetado para dispositivos que ficam sempre ligados, logo teríamos os costumeiros problemas de lentidão ao fim de algumas horas. Isso sem falar que teriam que adaptar um SO bem parrudo aos hardwares mais softs dos tablets, o que teria implicações em termos de desempenho.
    3) A bateria de alguns net/notebooks que rodam W7 não aguenta mais que algumas horas, como durariam mais em uma bateria menor de tablet?
    4) Um usuário de tablet (seja Galaxy Tab ou iPad) não tem que se preocupar com otimizadores, desfragmentadores, limpeza de arquivos ou de registro, ou seja toda a manutenção que é normal fazermos no Windows, mesmo no 7. Tudo isso teria que ser feito no tablet com W7.
    5) A Microsoft já tem um sistema móvel pronto, o Windows Phone 7, que precisa ser amadurecido, claro, mas que pode no futuro competir de igual para igual com o iOS e com o Android.

  20. @Márcio Teixeira,
    Além disso, segundo a ITG Research, 16% dos Galaxy Tab são devolvidos pelos clientes, enquanto a taxa do iPad é de 2%. mesmo que tivessem vendido 2 milhões, 320 mil teriam sido devolvidos, enquanto o iPad vendeu 7,3 milhões e 146 mil foram devolvidos. Dá o que pensar…

  21. Morre logo APPLE LIXO !!! Nem se compara mesmo. Quem acha que Apple é avançada é burro. O Android dá de 1000000 a zero nesta marca prepotente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.