Blog Reader for iPad: o jeito certo de ler blogs?

O curioso mundo dos aplicativos e games para iPad, iPhone e iPod Touch apresenta sempre uma infinidade de clones e aplicativos com funções muito semelhantes que às vezes chega a desanimar, e infelizmente isto não é privilégio do IOS, pois os aplicativos para Android seguem a mesma linha, mas com a vantagem de contar com uma quantidade significativamente maior de opções gratuitas.

Hoje eu encontrei na App Store um aplicativo da Digerati, que tem a proposta de mudar a forma como as pessoas consomem o conteúdo dos seus sites e blogs favoritos. Deixando o tom pretensioso de lado, a ideia do aplicativo é permitir a organização do conteúdo para uma leitura mais simples. Até ai tudo parece bem, mas o funcionamento acaba deixando as coisas um pouco mais complicadas, tanto para quem produz o conteúdo quanto para quem consome, e acaba deixando as coisas simples muito mais complicadas.

Em princípio, o editor do blog precisa fazer um cadastro e instalar um plugin no blog (no meu caso que uso o WordPress), conforme indicado no site, e do lado do usuário, após a instalação do aplicativo é necessário fazer uma configuração onde é necessário escolher os blogs um a um, clicando em um pequeno botão para escolher o conteúdo.

Segundo o desenvolvedor, “Isto é só o Começo. Blog Reader é uma iniciativa modesta, mas ambiciosa. Queremos com ele montar o que chamamos de Revista Social. Uma maneira fácil e democrática para criação de revistas digitais sobre qualquer assunto, para qualquer plataforma, com possibilidades de monetização maior que um simples site perdido na blogosfera.”

A ideia é interessante, mas eu não vou colocar um plugin no blog somente para que ele funcione neste aplicativo, e acho muito mais simples colocar o meu login e senha do Gmal em qualquer reader existente no mercado para ler de forma imediata o meu conteúdo preferido, do que instalar um aplicativo que vai me deixar limitado somente a uma pequena lista de sites e blogs que precisam ser incluídos de forma manual.

De qualquer forma, é interessante ver como a cada dia a internet fica mais limitada e exclusiva, presa em alguns produtos, serviços e conceitos gratuitos ou pagos que deixam o leitor refém de um determinado conteúdo. Gosto muito do meu iPad, bem como do Galaxy Tab, mas ainda prefiro a simplicidade do Google Reader com todas as minhas escolhas e a leitura em qualquer navegador de computador, tablet ou celular!!

De qualquer forma, quem quiser testar é só visitar este link. O visual é bonito e bem feito, mas a opção de utilização do Google Reader deixaria o aplicativo muito mais democrático e interessante! Quem sabe em uma próxima versão?

6 comentários em “Blog Reader for iPad: o jeito certo de ler blogs?

  1. O Flipboard já faz algo parecido. E nele é possível adicionar o Google Reader (onde eu já tenho o RSS do Rodrigo Toledo), Twitter, Facebook, o escambau. A apresentação é no formato flip, como o nome já indica e é uma maneira muito legal de ter um “revista digital”, com os assuntos que mais lhe interessam. Na verdade, eu acho que a Internet nos torna cada vez mais focados nos provedores de conteúdo de sempre. Exemplo: Abro o iPad de manhã, leio os e-mails, leio o jornal português Público, a Folha de São Paulo e abro o Flipboard. Nele estão o Blog do Rodrigo, o Npossibilidades, o Omelete, o Gizmodo, o Peopleware (site português de tecnologia), o Radar Online (da Veja), através do Google Reader. Nesse mesmo aplicativo vejo o Facebook e o Twitter. Ou seja, essas atividades são quase automáticas. Se eu tiver mais tempo, abro outros sites, revistas ou blogs. Mas os meus provedores básicos de informação são sempre os mesmos. Isso poderia me tornar uma espécie de “Yes man!” desses formadores de opinião se eu não tentasse expandir meu horizonte de opiniões. Desculpa se fui muito verborrágico, mas isso tudo era para dizer que no fim achamos sempre maneiras de lermos aquilo que estamos acostumados e com os quais nós temos afinidade. Se o aplicativo complica, nós acabamos por dar um jeito ou abandonamo-lo.

  2. Baixei e NUNCA consegui entender como funciona, ou usar…até fiz o cadastro no site e tudo…interface nada intuitiva…espero que melhore com alguma atualização…só por isso ainda não excluí…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.