Jamais compre um smartphone com Android esperando por uma atualização

O sistema operacional Android caminha sempre com passos bastante largos em termos de atualizações de firmware, o que por uma lado é um bom sinal de evolução da plataforma, mas muitas vezes acaba se tornando um problema para seus usuários.

Veja o caso da Motorola, que informou no ano passado que não iria atualizar o Quench no Brasil para o Android 2.1, mas prometeu fazê-lo nos EUA, e após alguns meses de testes resolveram não fazer o upgrade. A decisão pode ser baseada em custos para a empresa fabricante ou mesmo no hardware que pode ser insuficiente para rodar bem a nova versão, mas a insatisfação dos consumidores sempre é muito grande.

Concordo totalmente com o texto que o pessoal do Gizmodo publicou, que dizia o seguinte:

“A moral da história: jamais compre um smartphone com Android só porque você acha que ele será atualizado oficialmente. Mesmo quando a empresa prometer atualização. Compre o aparelho pelo que ele pode fazer agora – e saiba que ele pode parar numa versão antiga do sistema.

Vale lembrar que o Flipout e o Charm/MB502, que rodam Android 2.1, não serão atualizados para o Froyo – nem aqui, nem no resto do mundo. Para vocês, nem ROM customizada resolve, já que ainda não existe nenhuma com Froyo. Para quem tem Quench, atualizar pro Android 2.1 é possível com uma ROM não-oficial.”

Na minha opinião sempre vale a pena juntar um pouco mais de dinheiro e comprar um aparelho top de linha, pois as chances dele receber ao menos uma grande atualização é muito maior do que a de um modelo intermediário ou até os mais simples, o que pode fazer com que o modelo mais caro seja uma compra mais acertada no longo prazo.

33 comentários em “Jamais compre um smartphone com Android esperando por uma atualização

  1. “…Na minha opinião sempre VALE A PENA juntar um pouco mais de dinheiro e comprar um aparelho top de linha, pois as chances dele receber ao menos uma grande atualização é muito maior do que a de um modelo intermediário ou até os mais simples, o que pode fazer com que o modelo mais caro seja uma compra mais acertada no longo prazo…”
    Em se tratando de Android (na minha opinião), NEM ISSO,,,

  2. @Raphael Barreiros,
    Na minha opinião vc tem 3 pontos a considerar:
    1º) Se o Milestone 2 seguir os passos do seu “irmão” mais velho, nunca vai receber atualização. É justamente isso que o Gizmodo e o Rodrigo estão dizendo. Vale a pena repetir: “jamais compre um smartphone com Android só porque você acha que ele será atualizado oficialmente. Mesmo quando a empresa prometer atualização. Compre o aparelho pelo que ele pode fazer agora – e saiba que ele pode parar numa versão antiga do sistema.”
    2º) Vc não pode ficar ancioso pois isso não existe. Talvez vc fique ansioso;
    3º) O que vc quis dizer com “mas ainda a motorola não se pronunciou sobre…” O teclado pifou? Vc não tem certeza sobre o que a Motorola iria se pronunciar? Ou vc simplesmente acabou uma frase com uma preposição? E para cúmulo, com reticências?
    Na verdade vc tem dois problemas, um com a atualização do Milestone 2 e outro com a língua portuguesa!

  3. Achei o título um tanto quanto sensacionalista, não podemos esquecer dos Google Phones como Nexus S que possuem atualização OTA. Comprei meu Nexus S em 1 de janeiro e já recebi duas atualizações no momento em que começaram a comentar sobre as mesmas na web.

  4. Cara, conotei meu Nexus One principalmente por isso… Sempre recebo as atualizações e não preciso contar com Roms customizadas, mas se quisesse ainda poderia utilizar porque mesmo as customizadas saem primeiro para ele….

  5. Duvido se a Nokia tiivesse o Android não liberaria uma atualização … As empresas de telefonia não táh nem ai para os consumidores, diferente da Nokia que certeza se ela liberasse atualizações as outras empresas não irria fazer o mesmo como fazem agora.

  6. O Google vai ter que achar uma solução para essa questão da lentidão na liberação das atualizações, diga-se de passagem, isso quando são liberadas.

    É uma pena, pois esse é o principal problema do OS além de ser acertadamente alvo de críticas em todos os sites ligados a celulares ou tecnologia em geral.

  7. Começo a perceber isso agora… saiu no site da Motorola que não vão atualizar o Motorola i1… vai sair o “i1q” com Android 2.1 e mesmo assim o i1 vai manter o 1.5. Pra mim já é a assinatura pra sair da Nextel. Devo esperar o xperia play, Nexus S, por ser Google Experience deve rolar atualização, ou até mesmo partir pro iPhone, já que na Apple o cliente tem retorno do aparelho com as atualizações do IOS.

  8. Infelizmente Rodrigo, até mesmo se comprarmos um aparelho top de linha corremos o risco de não termos atualizações do Android. Veja o nosso caso, pois também tenho um Xperia X10, e para termos a versão 2.2 do android temos que recorrer a foruns especializados. Para termos sempre o So do telefone atualizado temos duas opções: Comprarmos um Nexus S ou partir pro “lado negro da força”, ou seja, comprarmos um iPhone.

  9. @Raphael Barreiros, São quase mantras pra mim: “verifique se o bootloader é travado”, “escolheu um modelo? Agora olhe os da HTC” e “xda e cyanogem são meus pastores e nada me faltará”. Repita isso e seja feliz! =o)

    @Ciro Espítama, “Estou bem ancioso para o Gingerbread, mas ainda a motorola não se pronunciou sobre…” [sobre isso, sobre quando vai atualizar, sobre o gingerbrear nos seus aparelhos]

    Como assim você não consegui entender essa frase? Ou você tem dislexia ou tá de sacanagem.

  10. Cerca de 200 comentários no Giz BR mostra perfeitamente a revolta das pessoas perante essa situação . Todo mundo vestido de verde fazendo a dança do robô ! Ghhhrrr

  11. A solução é incrivelmente simples, se você prioriza atualizações (como eu) não compre um aparelho que dependa de terceiros na hora de receber novos updates. Se não prioriza, seja feliz com seu sistema desatualizado. Lembre-se que apesar de desatualizado ele continua fazendo tudo o que já fazia no momento em que o comprou.

  12. O post do Rodrigo sintetizou o que expliquei num comentário sobre o post da briga entre tablets.

    Não será possível confiar numa atualização de Android, anunciada por qualquer que seja o fabricante. E usei o caso do meu querido Xperia X10, já lamentando pela minha mais recente compra, o maravilhoso Galaxy Tab. E enalteci a postura da Apple de sempre levar suas atualizações de OS aos aparelhos mais antigos.

    O título do post deveria ser corolário para compra de smartphone, estampado em parede de toda loja de telefones: “jamais compre um smartphone com Android esperando por uma atualização”. Dica de quem sofre na pele a verdade da frase.

    Valeu, Rodrigo!!

  13. Eu tenho um Galaxy S que fiz o upgrade para o Froyo da melhor forma disponível – fora da operadora e seguindo fórums da Android. Minha ideia no futuro é comprar um Android PO – Puro de Origem, que tenha o Google atrás, que seja automaticamente atualizado para uma nova versão quando isso aconteça, como por exemplo o Nexus S. Minha ideia agora é trocar o meu telefone por um iPhone, não por que seja melhor, mas porque ele são mais honestos com o usuário e mandam uma banana para as operadoras: quando uma nova versão esta disponível, ela esta disponível para o mundo todo ao mesmo tempo, sem customizações, sem o jeitinho da Vivo, da Tim ou da Claro.
    Continua a ser a marca proprietária, com todos os seus problemas, mas não esconde isso de ninguém. Minha experiência com o Android foi mais ou menos como a com o Linux – liberdade, liberdade, liberdade, mas desde que… então não é liberdade, é um fake de liberdade.
    Que o digam os usuários do Xperia 10, do Galaxy S no Brasil, do Quench e de outros modelos que não sofreram upgrade.
    Se a Nokia não tivesse ficado no século passado, eu ainda seria um grande fã e usuário de seus telefones, mas hoje em dia telefones vão além de apenas telefonia, tem que ter processamento, memória, pois são pequenos computadores de bolso e se espera deles um comportamento próximo de desktops e laptops. A Nokia morreu no Meego, em seus processadores de 667 MHz, que ela considera “top de linha”.
    Para quem usa telefone apenas para falar, ainda é a melhor pedida. Para quem gosta de tecnologia é como carregar um dos velhos PT550 no bolso.

  14. @Mobile Gamer BR. (Dario), o problema de não ter atualização é que os desenvolvedores vão abandonando as versões antigas do OS. Também porque as atualização não são só para trazer novas funcionalidades. Elas também trazem correções de problemas e falhas de seguranças.

  15. Creio que o post seguinte do rodrigo sintetiza a dúvida real entre os usuários de smartphones high end: iPhone ou Nexus. Infelizmente os restantes Androids só pegam a rebarba. É um jogo muito bom para a Google, pois tem muitas marcas utilizando o seu SO, amplia a sua base de clientes do android Market, mas as atualizações mais recentes são disponibilizadas primeiro para os celulares com a marca Nexus. Eles aprenderam com a Apple, que nas décadas de 80/90 liberaram clones do Mac que acabaram por canibalizar o mercado do próprio Mac! Agora não, a Google até libera o android, mas quem quiser um Android totalmente atualizado tem que comprar um Nexus. E isso porque o foco da Google é o software. Imagine se fosse o hardware!
    Meu próximo smartphone será o vencedor da dispusta entre o iPhone 5 e o Nexus da altura.

  16. @Marcio Teixeira

    Encrencou comigo hein champs…

    Nada a ver o seu comentário com o que eu escrevi no meu. As pessoas compram Android esperando possíveis atualizações para froyo e gingerbrear e outras versões com nomes legais.. ¬¬ (esse é o enfoque do post)

    E não os devs irem abandonando versões antigas..lê direito pô

  17. Acho que não é uma questão de ser NOOB Mobile Gamer BR (Dario) – by the way bonito nickname, usa na identidade também? – mas sim o que a filosofia da plataforma Android se baseia.
    Eu comprei meu telefone pelo que ele proporcionava e pelo que ele PODERIA proporcionar. Existe uma ideia de que o SO se desenvolveria e que esse desenvolvimento seria repassado para os aparelhos, diminuindo a necessidade de – a não ser por processamento, memória RAM e HEAP – ter que trocá-lo constantemente para manter-se atualizado.
    Você no seu comentário demonstra uma arrogância própria de alguém que tem 2 reais a mais do que algum companheiro seu. Não faça isso. Eu trabalho em uma grande instituição bancária, na área de IT, desenvolvendo produtos para Mobile Devices. Lá a primeira coisa que aprendemos é que quem irá usar nossos produtos não tem conhecimento técnico nenhum e temos que largar o jargão técnico e nossa roupagem de técnicos se quisermos construir aplicações user friendly e que tragam retorno financeiro.
    Acredito ser bem mais velho que você, tenho 48 anos, e sei que você não pediu conselho algum, mas esse vai de graça.
    Forte abraço!

  18. Nem todo mundo vem nessa vida para ser um ” andarilho que joga ” , @ Pielak o dia que as pessoas verem que a vida não é uma brincadeira que dinheiro não da em árvore , pode ter certeza que mudam de idéia , vão aprender a valorizar cada bem que possuem , faz parte do aprendizado saber que as pessoas tem diferentes condições econômicas . Nada como tempo ao tempo , abraço .

  19. @Pielak

    Não uso o nome na carteira mas uso em meu blog:
    http://www.mobilegamer.com.br

    Num mercado rápido como o mobile onde a CADA MÊS surge um smartphone novo e mais potente, ficar esperando por UM ANO por uma atualização, não costuma ser o sinal de muita sabedoria.

    Meu comentário só condensa de forma rápida o que o Post do Rodrigo falou.

    Não agredi ninguém no meu comentário e nem fui arrogante. Olha o Post, no PRÓPRIO POST aconselha ao leitor juntar um pouco mais de grana e comprar um smart melhor.

  20. Dario, me desculpe, mas chamar as pessoas de noob, com um “aff” antes são sinais bem claros. Você tem o direito de exprimir seu ponto de vista, assim como todos os outros mortais aqui. O que eu pontuei e o que vi em sua mensagem é parte do meu dia a dia, quando um técnico sabe um pouco mais de uma plataforma do que outro técnico, uma outra linguagem de programação e assim por diante.
    Bom domingo.

  21. Mobile Gamer BR (Dario), não encrenquei com vc. Estou aqui debatendo ideias.
    E mesmo versões com nomes bonitos, trazem correções de “bugs”. E, infelizmente, quando temos uma nova versão com nome bonito, os desemvolvedores, começam a focar na nova versão, esquecendo as antigas.
    A ideia, que estou defendendo, é que as atualizações são muito importantes, mais do que isto é até um direito (no momento que elas trazem alguma correção de algo que estava errado).

  22. @Marcio teixeira

    Tranquilo cara, agora eu entendi seu comentário, desculpa. Pô que chato né, isso demonstra que mesmo a fragmentação não sendo tão grande na teoria, os devs estão fazendo ela na prática… muito chato isso…

    Forte abraço!

  23. Esse título nada sensacionalista é a mais pura das Verdades. Comprei um Quench e hoje me arrependo mto, alem do mais ele vive dando bug. Já não sei mais o que fazer acho que vou levá-lo a uma assistência e pedir pra arrumarem o firmwear dele, afinal, tem horas que nem ligação consigo fazer pois o mesmo indica que o MOTOBLUR- sistema mto interessante e bastante eficiente, qdo funciona, está inoperante e/ou que não pode abrir. Se alguém souber como solucionar o problema, gentileza postar.

  24. Pra maioria que lê o blog, esse assunto, é chover no molhado … Estamos aprendendo como funciona essaa história de fragmentação de distribuição… Somos na maioria heavy user e por isso ficamos esperando atualizações que nem cachorro em dia de churrasco, esperando um pedaço de cair cair no chão… No começo fiquei pluto da vida, com a falta de atualização do meu X10 .Suei a camisa e hoje graças ao pessoal do XDA, to rodando o Froyo (sem video, tudo bem eu sei disso, mas não uso por enquanto) e estamos caminhando pro Ginger… Minha satisfação está em atualizar o SO eu mesmo, e a da minha esposa, em poder ver a previsão do tempo, praticante minuto a minuto e se encantar com os livewallpaper… Ela nem sabe que sistema roda no motorola dela… Insisto converso de bebado, um conversa sadia onde todo mundo opina, mas de bebado…
    “- Vc vai pescar ?
    – Hoje é quarta-feita!
    – Ah pensei que ia chover!”
    Viu de bebado…

    Abraços

    PS: Rodrigão excelente post, todo mundo escreve…rs

  25. Sinceridade, na minha opinião a MOTOROLA, bem como todas as produtoras de telefones celulares não viram ainda o número que cresce a cada dia de aparelhos novos no mercado. As pessoas compram estes aparelhos esperando melhorias, no entanto só se vê insatisfação, a Motorola e todas as outras deviram acessar ao menos uma vez ao dia ou por semana blogs como o do Rodrigo pra poder identificá-las e corrigí-las. Hoje eles podem estar perdendo um ou outro possuidor, amanhã pode acontecer como com algumas marcar que vem e vão no mercado a todo o tempo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.