Notícias da Nokia: Parceria, bolhas e atualizações

Hoje resolvi fazer um post para todas as novidades da Nokia, o que ajuda  a manter o blog mais organizado e evita um grande número de artigos pequenos que muitas vezes não geram uma boa conversa nos comentários. Vamos ver as notícias do dia!

Nokia e Microsoft podem anunciar novidades na próxima semana:

A Nokia estará na próxima semana no Capital Markets Day, um evento onde a empresa tem historicamente revelado notícias interessantes, e o rumor que cada dia parece mais forte é o de uma possível parceria com a Microsoft para o lançamento de um aparelho com o sistema operacional Windows Phone 7, que pode ser uma mudança extratégica fundamental para ajudar a consolidar a liderança no mercado mundia que está em queda e ainda conquistar uma parcela do mercado Americano.

O anúncio será na próxima sexta-feira, e só nos restará saber o que acontecerá com o Symbianˆ3 e o MeeGo, que ainda nem conseguiu chegar ao mercado. Vamos esperar para ver!

Com informações do Engadget.

Nokia Bubbles – Uma novidade que chamou a atenção do mundo!

Há muito tempo não vejo grandes sites e blogs falarem tão bem de uma novidade da Nokia como aconteceu hoje com o lançamento do aplicativo Bubbles!! O pequeno software coloca algumas bolhas flutuando na tela do aparelho, que ao serem tocadas pelo usuário podem fazer várias tarefas interessantes, tais como o desbloqueio da tela, fazer uma ligação para uma chamada não atendida, abrir o player de música, visualizar mensagens novas, controlar rádio FM, telefonar/Enviar mensagem para seus três melhores amigos, entre outras.

A ideia é muito interessante e poderia chegar ao Android e iPhone para deixar os sistemas com uma aparência um pouco mais dinâmica, além de economizar cliques e tempo dos usuários para ativar algumas funções! Para fazer o donwload visite o site Nokia Beta labs.

Nova versão do Symbianˆ3 disponível para download:

A Nokia liberou uma nova atualização para o Symbianˆ3, conforme nota oficial divulgada pelo site Nokia Conversations.

A Nokia lança hoje a atualização de software 1.1 para os novos aparelhos com Symbian^3 – Nokia N8, C7 e C6-01. Como o novo Symbian oferece um ótimo desempenho e excelentes características no seu lançamento, as atualizações vão torná-lo ainda mais agradável para o uso no dia a dia.

A maior parte dos recursos atualizados não são diretamente visíveis aos usuários finais, mas juntos, eles irão melhorar a experiência do usuário de cada aparelho Symbian. Tanto a qualidade e a estabilidade dos aparelhos foram melhoradas. Além de inúmeros ajustes e correções, há também alguns novos conteúdos. Mais detalhes abaixo:

  1. Os pedidos de reunião podem ser aceitos diretamente do e-mail;
  2. Mapas de integração no e-mail, o que significa que as pessoas possam ver o local da reunião no mapa quando o endereço é mencionado no campo localização no convite.
  3. Para usuário do Nokia N8:
    – Nova versão do editor de Quick Office 6.4, que oferece possibilidades de edição e permite zoom in e out em documentos do Word.
    – Três jogos de alta qualidade também serão pré-instalados nos novos aparelhos com Symbiam^3 – Need for Speed Shift, Real Golf e Galaxy on Fire. (Em alguns países, Need for Speed é substituído pelo Asphalt 5). Para os usuários atuais do N8, estes estão disponíveis gratuitamente pelo Ovi Suite ou Ovi Store.

Para obter a atualização pode-se recorer ao Software Update no seu aparelho ou utilizar o Ovi Suíte. O download pode ser um pouco demorado pois a atualização é bem grande, especialmente para os usuários do Nokia N8. Portanto, verifique se você está conectado a rede Wi-Fi gratuita para evitar um alto consumo de seu plano de dados ou opte por atualizar via Ovi Suite.

A versão padrão, não-customizada do software, está disponível a partir de hoje para aparelhos desbloqueados sem vínculos com operadoras, para os aparelhos subsidiados ou adquiridos diretamente junto às operadoras, a atualização estará disponível em breve.

A Nokia afirma que irá continuar atualizando o software em 2011 e que a atualização de hoje está longe de ser a última – deixando a certeza de que existem mais presentes a caminho.

Atualização: A versão não customizada do software está liberada hoje para o Nokia C7. As versões para o Nokia N8 e C6-01 estarão disponíveis a partir da semana que vem. As versões customizadas para operadoras serão liberadas em breve.

Será que a Nokia está procurando tranquilizar os usuários do sistema operacional Symbianˆ3 antes do anúncio da próxima sexta-feira? Parece que sim, mas somente o tempo poderá confirmar!!

Via NPossibilidades.

32 comentários em “Notícias da Nokia: Parceria, bolhas e atualizações

  1. Sei não.
    Esses bubbles, ao q aparece no video, vao aparecendo um depois do outro leeeeeentamente.
    Acho q nada mais irritante do q ficar olhando para tela esperando o bubble da sua opção aparecer.

  2. o Nokia bubbles é uma cópia da tela bloqueada do BADA

    só que no BADA fica um quebra cabeça e vc encaixa o que você quer na peça que esta faltando

    Criatividade Nokia, cade?
    Oo

  3. Vc pode jogar os bubbles que eles pulam na tela, vida o celular de cabeça pra baixo e eles decem, como bolhas, o efeito é show!

    Na outra vez falaram e a Nokia anunciou parceria com o WMV e outra vez com Softwares da Microsoft, acredito que será algo do gênero novamente. Muitos softwares muitos problemas e pouca integração com os serviços da Nokia.

  4. O bubbles é show! Dá até pra se empolgar com o futuro do Symbian (embora eu não veja a hora de botar a mão num smart com MeeGO).

    Quanto à atualização, pra mim não está disponível. Nem no ovi suite, nem por OTA.

  5. É o fim da picada um Nokia com ruindows, não dá. A Nokia deveria é abraçar o Android. Tenho windows 6.5 em um Omnia 2, nunca tive tanto problema com telefone como tive com esse. Windows nunca mais !

  6. Não vejo como melhor solução para a Nokia utilizar WP7, essa minha descrença reside no fato de que o WP7 não tem Marketshare suficiente, em outras palavras não emplacou ainda.

    Contudo, acho que tá na hora da Nokia firmar de vez uma estratégia, um rumo e sair dessa instabilidade, que assistimos, vinda após o N95. Inclusive o N900 que alguns poucos gostaram não alcançou volume de vendas para se manter.

    A palavra que define a estratégia que deveria ser adotada pela Nokia nesse momento é FOCO e não DISCONECT PEOPLE, assim como tem sido.

  7. O Windows Phone 7 não é multitarefa, porque ela vai escolher logo está plataforma? e ainda ela vai ter que pagar para a Microsoft as licenças. Ela podia olhar ao redor e ver que temos o Maemo livre ai, esperando uma força.

  8. KKK, A Nokia deve estar mesmo desesperada com o que tem nas mãos para apostar uma parceria com outra “perdida” no mundo mobile e ainda por cima acreditar que isso é a solução.

    Enquando isso, Android e iPhone OS ganham terreno.

  9. Quantos as bolhas…

    Cuidado Nokia, é bom não brincar com isso…rs… (vocês me entenderam..)

    Difícil acreditar que um efeito tão bobo que pode ser reproduzido em qualquer SO vire a “salvação” do Symbian OS.

    Rídiculo! O efeito delas ficarem em movimento é o que me deixa mais intrigado.

    Imagine alguém querendo clicar em uma bolha no ônibus ou carro em movimento…

    ¬¬

  10. Como o povo gosta de falar mal sem conhecer, compre um N8 e instale o aplicativo!

    Se quiser desbloquear rapidamente, use a chave na lateral do aparelho!

  11. @Marcus Vinícius, o efeito é bem diferente do presente no bada. Na verdade, a Samsung também colocou o “quebra-cabeças” em modelos com Android, como o Galaxy. Ali o que se tem é uma forma diferente de notificações. Só.

    E, @Dario, não se trata só de bolhas flutuando, mas de uma experiência de usabilidade nova, numa proposta semelhante à pensada pela emblaze, com o first else.
    Uma “bolha” abre “menus” de oppromissoras.os caminhos e opções. Pela primeira vez vejo algo diferente num OS, já que todos se baseiam num modelo de UI parecido, desde o surgimento do iphone. De lá pra cá, a única novidade realmente interessante foi a dashboard do maemo. Agora, as bolhas são realmente promissoras.

  12. @ba
    Se é uma lastima como o sistema era imbativel até o advento dos touchscreens e continua sendo em aparelhos que não usam esta tecnologia ?

    @Espelho Opaco
    Se o problema é não se adaptar, só não instalar.

    @Paulo Stahnke
    E ser mais uma na multidão ?
    Vamos vender nossa alma pro google…

    @Marcus Vinicius
    Bolhas saltitantes são plagio de quebra-cabeça animado!
    Genial hein!
    A necessidade de desmerecer o que vem da Nokia é tanta assim a ponto de jogar o cerebro janela a fora ?

    @Frederico
    A Nokia tem é que arrumar o principal sistema dela que o Symbian, o qual nem precisa de muita coisa, basta uma arrumada na inteface do sistema e pronto.

    @John
    Em lugar nenhum, pois o Symbian ainda está vivinho da Silva, ao contrario do que dizem os especialistas em “porra nenhuma”

    @Mobile Gamer BR (Dario)

    Desesperados mesmos devem estar os abobalhados fãs de Android que roem os dedos esperando por um Nokia rodando ele…

    @Mobile Gamer BR (Dario)
    E quem disse que este efeito vai salvar o sistema, tá bobo ?
    O acumulado de melhorias nele é quem vai dizer se o sistema sobreviverá ou não.
    O Symbian 3 é um sistema ótimo, estável, veloz e com uma interface que qualquer pessoa com no minimo 2 neuronios consegue aprender a utilizar em pouco tempo.
    É claro que é possivel melhora-lo ainda mais, porem está longe de ser a merda que os aloprados devotos do Android dizem ser.

    Se este “Bubbles” fosse no android diriam que essas bolhas são um divertido recurso que prova o quanto o sistema é “amigável e busca facilitar a experiência do usuário”.

  13. acho que ngm leu meu comentário de que esse bubbles é uma cópia da tela bloqueada de chamada perdida, mensagem, etc do BADA…

    de inovador ele não tem nada
    só copiou do BADA
    porém no Bada é um quebra cabeça e vc encaixa a peça que falta de acordo com o que vc quer

    =D

  14. @Paulo Victor

    “já que todos se baseiam num modelo de UI parecido, desde o surgimento do iphone”

    Maior eufemismo de todos os tempos, só para não dizer que copiam o modelo do iPhone.

    @Helpless

    Quem disse que eu critiquei o Symbian^3.. acho até o sistema muito bom, a Nokia é que pensa que uma interface nova irá trazer novos devs e mais usuários.

    Desde o Symbian s60v3 a Nokia só aposta em maquiagem.

    Não sou Androidboy como você pensa, Só acho (e você vai concordar) que a empresa não se decide entre: Meego, Maemo, Symbian e agora em hipótese, WP7 e Android.

  15. Aconteceu o que eu não queria: Nokia e MS.
    Eu já vinha ouvindo essa notícia há tempos, mas esperava que a Nokia tivesse o bom senso e partisse pra um SO que está dominando o mercado e salvou a Motorola do fim.

    Um Nokia com Android seria o melhor smartphone do mercado, com certeza. Gosto muito do hardware e do Symbian, até pelo fato de ser um SO consolidado e ter dezenas de milhares de app’s, mas me desiludi com o N900. Acho que esperava demais dele. É triste ver dezenas de app’s sendo lançados diariamente para Android e iOS enquanto nada da Nokia lançar novidades pra ele. Um Nokia E7 com android seria o ideal. Fica a ideia.
    O triste é ter que voltar pra motorola, pois se a parceria se consolidar, não vou ter opção, odeio WP7. Como diria o É o Tchan: bunitinho mas ordinário.

  16. A motorola pode ter se salvado do fim, porém, ainda não é nada em termos de vendas.. só se tornou notícia por causa do bam bam bam em cima do Android feito pela própria Google, já que as pessoas cultuam o Google.

    Uso muito dos serviços do Google, porém, sei diferenciar o que é cultuar.

    O que eu acho graça é que o povo fala mal da Nokia mas os tópicos que mais possuem comentários é os que falam dela. Veja nos sites como Gizmodo, Gsmarena, HDBlog. Pq será que o povo gasta tanto tempo numa empresa que está morta??

    Se algo legal sai pro symbiam o povo fala mal, só pra falar mal.

    Saibam que os aplicativos mais comuns de outras plataformas estão no symbiam. Eu tenho o facebook, twitter, foursquare, shazam, need for speed.

    As duas empresas querem aumentar o volume de vendas, tanto a Nokia como a Microsoft. A Nokia tem um produto multiplataforma, então, quem sabe, a Microsoft não use o QT no WM7? Talvez seja este o grande segredo!!!

    Quem ganha? Os desenvolvedores

  17. @Mobile Gamer BR (Dario)

    “Quem disse que eu critiquei o Symbian^3.. acho até o sistema muito bom, a Nokia é que pensa que uma interface nova irá trazer novos devs e mais usuários…”

    A promessa é de redesenhar a “cara do sistema, vamos torcer para que façam um bom trabalho, enquanto não sai, pequenas correções e programinhas que adicionam novas características ao SO são bem vindos, pois mostram que a empresa está comprometida em melhorar a experiência do usuário.

    “Desde o Symbian s60v3 a Nokia só aposta em maquiagem.”

    Concordo, mas dai vem a questão:
    E preciso mudar totalmente a cara do sistema ?

    “Não sou Androidboy como você pensa, Só acho (e você vai concordar) que a empresa não se decide entre: Meego, Maemo, Symbian e agora em hipótese, WP7 e Android.”

    Concordo.
    Não creio que Android e Wp7 estejam sequer na “briga”, são dois sistemas proprietários, é um tiro no pé um empresa do porte da Nokia deixar de ter o controle total sobre seus produtos.

    E mals pelas palavras acidas, é tanto Droidboy chato por essas bandas que chega a confundir a cabeça…

  18. @Helpless

    Blzcara, conversando a gente se entende…

    Na verdade cara, sou mais Nokia boy do que android boy..kkk

    Sou do tempo da N-Gage 1 e 2. E nunca me conformei com a chance que a Nokia perdeu nesses anos todos de emplacar a “jogatina mobile” como o iphone emplacou.

    Acho que a Nokia deveria estreitar mais sua relação com desenvolvedoras e publicadoras (foi isso que a apple fez em 2007 e por isso a App Store deu tão certo)

    Mas vá lá.. agora estou no aguardo do Xperia Play…

    Abraço galera!

  19. o problema é que pessoal escuta e le pouco e abre o bocão, A Nokia dificilmente se pronunciou oficialmente e ja tem neguinho falando que a NOkia nem sabe qual caminho seguir. Vamos deixar ela se pronunciar primeiro?

  20. Também estou aguardando a liberação do Firmware para meu N8, comprado na Loja da Vivo, espero que com esse novo firmware resolva os problemas de “Delay” que existem no acionamento dos aplicativos de Blacklist no momento o aparelho toca uma vez mesmo o número estando listado em Blacklist e isso vale para vários aplicativos com essa função testei mais de 10 e todos tiveram o memo. problema de tocar uma vez antes de enviar o tom de ocupado, o mesmo acontece com aplicativo para Fullscreen de chamadas existe um pequeno “Delay” entre o primeiro toque e o acionamento do aparelho, mais alguém têm esse tipo de problema? Existe solução pra ele? Obrigado.

  21. Eu sempre comprei celulares Nokia. Por quê?
    1º Pela qualidade do equipamento, nunca me deu problema, nem depois de uma ou outra queda.
    2º Pelo OS Symbian = inúmeros aplicativos para todos os gostos.

    O meu objetivo principal não é somente efetuar chamadas, é o uso dele como smartphone.

    Parceria da Nokia e Microsoft foi uma desilusão, deveriam investir no MeeGo para competir com o Android e o iPhone.

    Tenho um Nokia E72 e adoro o celular, mas está na hora de trocar e embora eu goste muito do hardware Nokia, depois dessa parceria, eu estarei trocando por ANDROID.

    É uma pena!

  22. Eu sempre comprei celulares Nokia. Por quê?
    1º Pela qualidade do equipamento, nunca me deu problema, nem depois de uma ou outra queda.
    2º Pelo OS Symbian = inúmeros aplicativos para todos os gostos.

    O meu objetivo principal não é somente efetuar chamadas, é o uso dele como smartphone.

    Parceria da Nokia e Microsoft foi uma desilusão, deveriam investir no MeeGo para competir com o Android e o iPhone.

    Tenho um Nokia E72 e adoro o celular, mas está na hora de trocar e embora eu goste muito do hardware Nokia, depois dessa parceria, eu estarei trocando por ANDROID.

    É uma pena!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.