O fim do período de carência do Meego

Um belo texto publicado no Pinguins Móveis que vale a pena ler:

“O Meego vai fazer um ano semana que vem.

O Meego vai fazer um ano semana que vem. Provavelmente vai ganhar de presente um dispositivo, talvez um sucessor espiritual do N810, talvez um tablet, certamente que não é um telefone.

O Meego vai fazer um ano semana que vem. Imagino que muita gente na Nokia esteja se arrependendo de ter sacrificado o excelente Maemo para a Intel salvar o Moblin.

O Meego vai fazer um ano semana que vem. Os problemas continuam lá, esperando que alguém queira resolvê-los.

O Meego vai fazer um ano semana que vem. Ainda é necessário explicações do que é esse tal de Meego.

O Meego vai fazer um ano semana que vem. As dúvidas sobre pelo menos dois UX chegam ao H Online.

O Meego vai fazer um ano semana que vem. O cancelamento do N9 se encaminha para ser um desastre que ajudou no casamento Nokia-Microsoft.

O Meego vai fazer um ano semana que vem. O tempo de carência acabou. Hora de mostrar a que veio. E o WeTab é legal mas não conta.”

O tempo passou rapidamente e infelizmente as duas gigantes não conseguiram fazer este projeto se transformar em um produto disponível para os consumidores. Um ano sem nenhum resultado ou produto relevante é muito tempo, e pode significar o fracasso. Será que ainda teremos algum Nokia com o MeeGo? E chegar ao mercado, qual será o perfil do consumidor desta nova plataforma sem aplicativos, apoio de desenvolvedores e uma loja na web?

19 comentários em “O fim do período de carência do Meego

  1. O público normal, ou seja 99,9% dos consumidores, não está nem aí para o MeeGo – aquele que foi sem nunca ter sido.

  2. Concordo plenamente com o Vanei…
    Se a Nokia tivesse usado esse 1 ano para turbinar o Maemo e principalmente para torná-lo popular, as coisas seriam bem diferentes pra nokia!
    Ela poderia manter o symbian nos aparelhos de entrada e usar o maemo nos top!! Com o Qt tudo ficaria mais prático com os apps, e o público nokia ficaria feliz, já que o maemo é um sistema ANIMAL!!! muito melhor que o tão sonhado Android, o problema é que poucos utilizaram o maemo pra testar!

  3. Rodrigo,

    Sou um desses quase geek. Tenho um macbook pro. Um E71 e um ipod Touch. São o meu triângulo da produtividade…

    Eis que hoje resolve morrer o E71. Depois de belíssimos dois anos bem dados no couro.

    Aí vem o dilema: “Quem vai substituí-lo?”
    Eu jamais compraria um iphone. Acho que a apple faz bons pmps (o itouch é sensacional), mas o TELEFONE é muito fechado e frágil pra mim.

    Pensei no E72 (sucessor espiritual). Mas pô, é MAIS CARO DO QUE EU PAGUEI NO E71 NA ÉPOCA!

    NO C6. SLIDER? Não dá…

    Enfim… Meudeus… Cadê o E7?

    Pô, A NOKIA me deixou na mão…

    Com uma peninha de gastar muito dinheiro e MORRENDO DE MEDO dessa plataforma em CHAMAS… Fiquei com a pechincha do GOOGLE: Crevei um Android 2.2 – LG Optimus ONE.

    Fique me sentindo um traidor…

    Quantos de vocês (não fanboys, claro) estão passando por isso?

  4. tSerâ que dessa vez virão novidades da Finlândia? Pois no ultimo ano também esperavamos mudanças na Nokia e nada veio, foi prometido o meego,que ainda não nasceu e o symbiam 3 que não impressionou. Android? Windows phone 7? Os dois mais o symbiam? Não se assuste se nada mudar. Porém aimda tenho esperança que mude, sempre gostei dos aparelhos da Nokia, seria triste ela seafundar como a palm.

  5. Meu preconceito com o C6 é que é SLIDER de plástico e custa 900 pilas! Tenha DÓ, NOKIA!

    Que mundo da fantasia eles vivem?

  6. Meu sonho era o maemo encarnado no E7.

    Sim, o MAEMO.

    Esse MEEGO, MEUDEUSDOCEU.

    Curto a apple.

    Mas na palma da mão, nada bate o tecladinho de um nokia.

    Meu E71 vai deixar saudades.

  7. Realmente é uma pena terem descontinuado o maemo…
    Seria um ótimo sistema a ser embarcado em tablets maiores (como no Galaxy Tab, iPad etc), ainda mais com o desenvolvimento desses processadores dual core, não seria exagero que poderiam substituir os netbooks com folga!!!

  8. Eu tenho um n810, um Milestone e um IPad. O iPad e o Milestone eu uso todo dia, mas o n810 faz meses que esta encostado em uma gaveta. O maemo pode ser muito bom, mas esta a anos luz da experiência de uso do android e do IOs.

  9. Rodrigo, uma noticia recente está bombando em quase todos os blogs de tecnologia mas ainda nao apareceu por aqui. O que vc acha da declaracao do CEO da Nokia Stephen Elop sobre a crise criativa que a empresa esta vivendo? Eu sei que vc é fa da marca, mas essa noticia, mesmo que ainda nao confirmada oficialmente, merece destaque.

    Eu espero que a NOKIA desista da ideia de um aparelho com Windows Mobile e comece a fazer aparelhos com Android. Seria perfeito unir a experiencia em hardware que a NOKIA tem com a versatilidade do Android. Nao me animo em comprar Samsungs ou LGs porque acho a qualidade desses uma porcaria.

    http://info.abril.com.br/noticias/mercado/e-inacreditavel-nao-respondermos-ao-iphone-10022011-41.shl

    SÃO PAULO – Um documento interno, assinado por Stephen Elop, CEO da Nokia, dá ideia de como o clima está tenso na maior fabricante de celulares do mundo.

    No memorando, que acabou vazando para a imprensa, Elop diz a seus diretores que considera inaceitável a companhia não possuir nenhum produto que possa fazer frente ao iPhone, da Apple.

    “É inacreditável não respondermos ao iPhone. O primeiro iPhone foi lançado em 2007 e nós estamos em 2011 sem nenhum produto que se aproxime da experiência que a Apple apresenta”, diz o executivo em documento.

    Elop também pressiona seu quadro de diretores por não reagir aos avanços do Android. “A plataforma do Google estreou há mais de dois anos e agora estamos perdendo nossa liderança em smartphones para eles”, diz.

    O documento, reproduzido originalmente pelo Wall Street Journal, apresenta uma série de queixas de Elop ao quadro de diretores da companhia.

    A empresa agendou para a sexta-feira (11) um encontro com a imprensa e analistas de mercado para apresentar seus planos futuros. Há grande especulação sobre o fato da Nokia abrir mão de suas plataformas clássicas de software e apoiar o sistema operacional de terceiros, como Windows Phone, da Microsoft. Ou até mesmo estrear celulares com Android.

  10. OPS!!

    Acabei de ver aqui no Blog um post sobre isso. ehehhe..sorry…

    Vamos torcer pra que a NOKIA acorde de uma vez! Concorrencia é otima para os consumidores. Todos ganham.

  11. O Meego não morreu um sonho nunca morre.
    O Meego não morreu ele permanecerá vivo entre os simpatizadores.
    O MEEGO NÃO MOREEU PORQUE ELE NUNCA EXISTIU.

    Não houve nem 1 lançamento da plataforma, acho um absurdo ter parado o Maemo em detrimento do Meego.

    Enfim, vamos aguardar…aguardar….aguardar.

  12. O que é o Meego… nem sequer lançaram oficialmente pelo que se esperava ser … o aguardado N9 … não nasceu, foi vomitado, pela ganancia ou pela arrogancia dos executivos? Quem sabe? Eu só sei que no mundo Android e IOs muita coisa já evolui, ou será que foram eles (nokianos) é que regrediram? eu continuo como muitos aqui disseram, esperam, aguardam, mais ansiosos ainda, por um lançamento que defina de uma vez por todas qual o rumo da Nokia, na nova geração de smarts ou tablets… enjoei de ver tantos videos youtube à fora, que não são, ainda, realidade, mas continuo usufruindo, mis ainda, do meu 5800 (recuperado por furto)… tb como muitos aqui, acreditando que a Nokia tem uma ‘carta na manga’ pra jogar, agora quando….é o que todos querem saber! e vida longa o Maemo!!!

  13. Hoje (11.02.11), veremos quem são os homens e quem são apenas meninos finlandeses chorões urinando nas próprias calças.
    Run, MeeGo! Run!

  14. O sonho acabou.
    As luzes das cidades se apagam.
    Uma cortina de ferro baixa sobre o mundo.

    O fim de uma era…
    Q as futuras gerações sejam capazes de nos perdoar por termos permitido isso.

    thenokiablog.com/2011/02/11/nokia-adopts-windows-phone/

  15. Hora de liberar espaço em disco: vou deletar a máquina virtual com o SDK Maemo/Meego que estava usando para aprender a programar para o Meego e gastar mais tempo na máquina virtual com o SDK do Android. Que decepção.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.