Nokia adota Windows Phone 7 para seus Smartphones

A Nokia adotará Windows Phone como estratégia principal em seus smartphones, de acordo com Stephen Elop em uma carta aberta publicada no Nokia Conversations nesta sexta-feira. Os detalhes específicos do acordo ainda estão sendo trabalhados, e não existe qualquer menção de Meego ou Symbian na carta. Veja o anúncio da parceria no vídeo abaixo:

Você pode ler a carta na íntegra neste link. Aqui estão alguns dos pontos mais críticos:

  • Nokia irá inovar em cima da plataforma, em áreas como a imagem, onde a Nokia é líder de mercado.
  • Nokia vai ajudar a conduzir e definir o futuro do Windows Phone
  • Nokia Maps é uma parte central de serviços de mapas da Microsoft
  • Os serviços de busca serão efetuados pelo Bing nos dispositivos e serviços da Nokia
  • Nokia e Microsoft irão colaborar estreitamente no desenvolvimento de iniciativas conjuntas de marketing e um plano de desenvolvimento compartilhado
  • O conteúdo da Nokia e loja de aplicativos será integrado com o Microsoft Marketplace

Minha experiência com o sistema da Microsoft vem de longa data, dos tempos do Windows Mobile, e sempre foi positiva, mas sua nova versão ainda não conseguiu uma boa visibilidade no mercado, e ainda não emplacou. O Windows Phone 7 ainda ocupa uma posição muito pequena e discreta no mercado, e talvez esta parceria com a Nokia seja a saída para colocar rapidamente a Microsoft nas mãos dos consumidores e ainda levar para a Nokia um sistema mais moderno e com um apelo de compra mais forte pare seus consumidores para substituir o velho e cansado Symbian.

Para os usuários que pensavam que o memorando divulgado nesta semana era falso com certeza a notícia pode ser uma surpresa, mas quem acompanha o mercado de perto sabe que a adoção de um novo sistema operacional era uma questão de sobrevivência para a Nokia, pois o Symbian andava perdendo terreno de forma muito veloz para o Android e o iPhone.

Eu ainda acredito que a melhor forma de resolver o problema da Nokia seria a utilização do sistema operacional Android, que apresenta um grande crescimento e está totalmente consolidado no mercado. Apostar em um sistema forte e consolidado como o Android seria a melhor e mais acertada opção.

Agora como ficam os consumidores que compraram o Symbianˆ3? Será que a parceria Nokia x Windows Phone 7 vai dar certo? Somente o tempo poderá dizer!

Via The Nokia Blog.

81 comentários em “Nokia adota Windows Phone 7 para seus Smartphones

  1. O OS da Microsoft é muito bom, e o principal atrativo será para comunidade de games do xbox. Já pensou se a Nokia lança um aparelho com a configuração parecida com do novo game portátil da Sony, seria ótimo.
    Agora, que o Android seria a melhor escolha não tem dúvida, caiu até o valor das ações em 8%. Prefiro o OS do Android que o da Microsoft, principalmente um tablet.

  2. R.I.P. Nokia, em consideração aos 10 anos em que tenho (tinha) aparelhos da marca, guardarei luto por 1 minuto… ou não!

    Vejo o mesmo caminho que a Palm trilhou nos últimos suspiros, tentando embarcar o Wm nos seus aparelho… o que não deu nada certo.

    E para você que comprou o N8 e estava pensando no E7, parabéns, acabou de ficar com um aparelho morto e enterrado… ou alguém acha que a Nokia dará o suporte e atualização ao symbiam com o WM batendo na porta?

  3. Sem dúvidas a escolha pelo Android foi muito acertada, e questão de sobrevivência! Ah!? Hein!? WP7?? OMG!

    Como disseram os amigos ali em cima. Só vai interessar mais aos jogadores compulsivos. Talvez o pessoal empresarial também pela integração com o exchange.

    Mas certamente muita gente vai abandonar o barco, ou a plataforma, como disse Elop.

    Eu particularmente prefiro Android. Agora é partir para outras marcas. Samsung Galaxy S 2 vem aí! o/

  4. Infelizmente, parece que a Nokia está realmente afim de fechar as portas… Uma pena mesmo, pois sempre gostei dos aparelhos da empresa. Na minha visão, qualquer lixo é melhor que windows. Daqui pra frente, nokia nunca mais…..

  5. É definitivamente a Nokia está dando um tiro no pé novamente, eu desisto da Nokia vou partir para um novo aparelho em breve com iOS um iPhone 4, e guardar meus aparelhos da Nokia….

    Uma pena, queria muito Android nos aparelhos.

    Good by Nokia…

  6. “Apostar em um sistema forte e consolidado seria a melhor e mais acertada opção.” …. E livre!

    Uma pena, e o texto publicado essa semana não era falso. Tenho um E71 e estava a espera do E7 pra trocar, após compará-lo com o N8, mas agora, não sei se vale a pena.

    Nokia é sinônimo de confiabilidade e resistência, mas como será daqui pra frente? Será que teremos que conviver com a Tela Azul da Morte? Será que teremos que resetar nossos telefones no meio de uma conversa? Aguardemos.

  7. do ponto de vista financeiro, sem dúvida será um grande negócio. Independente do fracasso do windows mobile 7 e da Nokia, a microsoft é líder mundial em software e a nokia líder em celulares(mobilidade)…é o encontro da oportunidade com a experiência…

  8. uihauia
    Porque que a Nokia não fez parceria com a Apple??

    Nokia com iOS seria um fenomeno!
    hehehe

    Agora, Windows? Acho que não vingará.

  9. Vamos ser frios e calculistas:
    1) Para os usuários de celulares mais simples a Nokia vai descer o Symbian de nível e oferece-ló em terminais que rondam os 100 euros/dólares, que é a grande porta do Android. Ou vcs acham que o Android faz esse sucesso todo por vendas do Galaxy, X10 ou Nexus? O que deu o boom ao Android foram os celulares de marca branca, que recebem um marca da operadora e são vendidos entre 100 e 200 euros/dólares. Foi esse mercado que a Nokia perdeu. O mercado de topo já é dominado há muito pelo iPhone e isso dificilmente vai ser modificado, pois as vendas do iPhone ultrapassam as vendas do Galaxy S, Nexus S, Xperia X10 e HTC Desire somadas. Esse é o mercado que a Nokia vai tentar atacar com o WP7.
    2) creio ser muito cedo para vaticinarmos um desfecho para essa parceria. Ela tem sua lógica, pois a Microsoft tem um software com potencial, uma base enorme de clientes de pc’s, serviços consolidados como o XBox, Bing, MSN, WMP e Hotmail. Lembremos que todos esses produtos foram lançados quando já existiam fortes concorrentes no mercado, e a exceção do Bing, são hoje produtos de sucesso. Por seu turno a Nokia tem uma imagem consolidada no mercado, mas tem um software antigo, preso a um passado glorioso que não volta mais. Teoricamente é juntar a fome com a vontade de comer. Funcionará na prática? Só o tempo dirá.

  10. Decepção total, ainda não consigo acreditar.
    O pior é que não se acha iPhone pra comprar pelas operadoras. Me sinto impotente, jogado as traças… Help!!!!

  11. @Fabio Rabelo,
    O meu 5800 apaga durante chamadas, reinicia quando uso o Maps e vive dizendo que não tenho memória para utilizar tal aplicativo. Portanto, não vamos atirar pedras qdo o nosso telhado é de vidro.

  12. Cadê o bom e velho entusiasmo, Steve Balmer? Senti falta disso: I Love this Company! YEEEEAAAAAAA!!! A Nokia merecia uma pouco mais de euforia. 🙂

    Então o mundo terá aparelhos Nokia com Bing e sem multitarefa. Que grande m….! Morra, Nokia!

  13. O que vem acontecendo com a Nokia nos ultimos anos é a classica situação do Líder de mercado que se acomodou e não percebeu o que estava ocorrendo em sua volta.

    Quando acordou, já era tarde demais….. ficou perdida e a parceira com a Microsoft pareceu ser a ultima opção.

    Sem duvida nenhuma a adoção do Android ajudaria a reerguer a Nokia rapidamente. Mas talvez a forte associação do Os da Google com a Motorola, fez com que a Nokia optasse pela Windows Phone.

    Vamos aguardar os frutos desse casamento….

  14. O windows phone 7 é tão ruim assim? Li algumas reportagens falando muito bem do sistema, faltam algumas implementações nele, mas que virão com as novas versões. Algum de vocês poderia me explicar por que é tão ruim a Nokia utilizar o WP7?

  15. Muito ruim. A Nokia vai perder a identidade e vai acabar engolida pela Microsoft. Muito mais que o Symbian fosse melhor trabalhado. E lá se vai o melhor serviço da nokia: Ovi Maps….

  16. Por nada não mas o WP7 não tem nem 3 meses desde o lançamento e já dizem que é um fracasso? O android só começou a virar um sistema a partir da versão 1.5 que ainda é utilizada em muitos aparelhos com menos de 1 ano, fora o problema das atualizações.

    Os pontos fortes dos aparelhos da Nokia sem dúvida são multimídia e navegação. Casar isso com um sistema desenvolvido para produtividade (Exchange e Office) e compartilhamento (Hubs socias e Live) é uma boa aposta sim, mesmo que a maioria não esteja tão otimista.

    Enfim é só uma maneira diferente de ver o mercado, Nokia + Android seria o caminho mais fácil com certeza, porém ao meu ver o mais decepcionante – seria deixar morrer uma solução de mapas incrível, aplicativos que realmente trazem alguma inovação (Nokia Labs) e uma central de mulimídia bastante madura.

  17. A parceria vai além do WM7, além de não ser multitarefa não ficou claro se vai adotar o QT, ou seja, a Nokia gastou muito dinheiro em coisas que está jogando fora!!!

    Vai ter 3 sistemas???? Sem o QT isso tornará inviável!!!

    OVI Maps no WM7?? A Nokia está mudando seu foco, sendo somente de serviços…

    Será uma futura compra pela Microsoft???

    Sinceramente não gostei

  18. Não há muito a acrescentar, a opiniao dos amigos acima esta correta.
    Essa parceria é muito mais vantajosa para a Microsoft do que para a Nokia.
    Android seria a escolha lógica pois ela entearia na disputa direta com Motorola e .
    Agora preferir um sistema que NÃO está consolidado e perdeu terreno é uma opção arriscada.
    Vamos torcer para que a parceria dê certo, porque se não a Nokia cai ter o mesmo fim da Palm!

  19. Sinceramente, se a Nokia tivesse adotado o Android ela seria apenas mais um fabricante de Smartphone. Com a adoção do Windows Phone 7 ela pode ter uma participação mais importante no desenvolvimento do SO, visto que esse ainda tem muita coisa pra melhorar. O Ovi Maps vai continuar, só deve ser integrado ao Bing, que fora dos EUA é uma porcaria (assim espero).

    Imaginem a união do Ovi Music, que não existe mais nos países desenvolvidos, com Zune, Bing maps com Ovi Maps, a plataforma de desenvolvimento da Microsoft com a qualidade do Hardware da Nokia. A chance de sucesso pra mim é grande.

  20. Realmente uma péssima noticia e olha que hoje nem é sexta-feira 13… Ja tive varios celulares com SO Symbian e gostava dele… troquei o Symbian pelo Maemo e realmente vi como é bom customizar e fazer o que você quer do jeito que voce quer. Sinceramente não troco minha liberdade do Maemo por um WP7 de jeito algum, ou a Nokia arruma um celular com Meego ou vou partir pra outra fabricante com Android.

  21. Eis o triste fim de uma bela história.

    Agora ficamos nós, que tivemos a oportunidade de usar o Maemo e apostávamos no MeeGo, órfãos de um sistema com multitarefa real e com navegação web completa.

    De um lado temos Android, com seus muitos bugs, ausência de intuitividade e multitarefa inexistente. De outro, temos o IOS, com sua internet limitada, pela ausência de flash.

    E agora? Pra onde correr?

  22. Vejo todo mundo vangloriando o WP7 por coisas que não existem!

    ACORDEM! a XBOX Live dele não serve pra nada.. só pra mostrar seu avatar. (sim e daí?) nem tem sistema de conquistar e rankings para os jogos mobile.

    E quanto aos games até no Android os lançamentos chegam primeiro.

    De game exclusivo só existe uns TRÊS: iomilo, OMG e um de tiro bem fraquinho.

    REAFIRMO:

    O WP7 ainda (note o ainda) não é interessante para jogadores de celular.A não ser que o pessoal compre por pura “vidência”, pois o sistema até agora não está interessante aos players.

    Os jogadores de celular só acreditarão no WP7 quando os lançamentos forem simultâneos entre iOS e WP7.

    Por tudo isso, inventem qualquer coisa mais dizer que o WP7 é “feito para games” é uma bullshit sem tamanho.

    Feito pra games mesmo será o Xperia Play (Android), que contará com apoio da propria SONY com um FRAMEWORK além de um CERTIFICADO EXCLUSIVO.

    Podem esperar mais novidades mais recentes para Android do que para WP7

  23. Avaliando melhor, a Nokia tem um bom hardware, confiável, resistente. A Microsoft tem um “bom” software, que precisa de umas melhorias, claro. Então o casamento pode realmente dar certo.

    Com a Nokia podendo palpitar e melhorar o wp7, é questão de tempo, até que ele tenha multitarefa e todos os outros recursos que a versão atual não tem.

    Por outro lado, a Nokia será obrigada a migrar seu hardware, para dispositivos de melhor desempenho, abandonando de vez esses ARM 11, e adotando processadores mais poderosos e mais memória.

    Para o mundo corporativo será bom. Não será para a BlackBerry, que terá mais um forte concorrente nesse campo.

    Para quem aprecia jogos, também terá aí um campo fértil, com a integração com o xbox.

    Pelo jeito a briga vai acabar sendo muito boa e positiva para nós consumidores num futuro próximo.

  24. Só não enxergou quem não quis, era notório que a Nokia tinha que abandonar o Symbian, ele morreu e muita gente presa ao passado não queria enxergar. A Nokia precisou sentir no bolso para ver isto. Acho que ela fez bem,no primeiro momento é um choque, os piratas da bolsa começaram a especular, caiu 9%, mas todo mundo sabe como funciona o mercado, tudo é suposição. Eu particularmente acho que as duas empresas tem tudo haver, a Nokia tem expertise em hardware e a MS em software, mesmo que muitos critiquem 99% do mundo usa pelo menos um software da MS. Acho que foi bom para nokia e bom para MS, eles podemo crescer e junto com iOS, Android dividir o market share do mercado. O Android começøu assim e tinha apenas a marca Google. Outro fator é que tem milhoes de desenvolvedores Windows loucos para entrar no mundo mobile e muitos não querem programar em objective-c(iPhone) ou Java(Android), eles querem usar o conhecimento que tem de C# e a MS tem grandes ferramentas de desenvolvimento. Parabéns a Nokia pela coragem, e quer saber de uma coisa todo mundo reclama, igual reclamaram que o iPad seria um fracasso. Acho que a parceria tem futuro, do jeito que estava a Nokia ia morrer. E outra coisa o que é bom para você(Android), pode não ser bom para os outros.

  25. @Paulo Victor
    iPhone com SkyFire.
    Da Nokia não quero saber mais nada.
    Fui fiel à Nokia, apesar das várias pisadas na bola (tipo, eu comprei um N97).
    Hoje, ela provou q não mereceu a minha confiança.
    O mercado tb entendeu igual. Acabo de ler na Folha de SP q as ações da Nokia já despencaram 10% desde o anúncio.

  26. @Dario
    Nós estamos falando de um OS q não tem multitasking para um mercado no qual a venda de smartphones ultrapassou a dos micros.
    O WP7 até pode ser “bonitinho”, mas do ponto de vista operacional, é pior q Symbian.

  27. @Espelho Opaco, o problema é que não gosto de gambiarras. Skyfire não tem UX de navegação completa.

    Vou aos EUA em abril, e espero pra ver o que rola de lançamentos até lá. Já to me convencendo, a contragosto, a voltar ao Android, com o Galaxy S 2. O Honeycomb parece um pouco melhorzinho.

  28. O grande problema do Android para a Nokia, é que o sistema foi todo voltado para a arquitetura dos processadores da Qualcomm, a grande arqui-inimiga da Nokia .

    Enquanto isto a Nokia já tinha firmado uma parceria com a Intel, que acabou matando o Maemo (melhor sistema que já vi funcionando).

    Já WM7 tem que melhorar muito para servir para celulares top de linha.

    Não vejo porque não continuar o Symbian par aos aparelhos mais baratos, como o meu 5230.

  29. Bão, mais um concorrente para Android e iOS, gosto disso! Só resta ver se o Windows Phone 7 é um bom sistema, eu não conheço, logo não posso opinar, mas imagino que os executivos tenham um plano ambicioso, já que na situação em que a Nokia se encontra, é de fato uma decisão arriscada, afinal se ela adotasse o Android, com certeza teria um bela vantagem, já que o hardware e a experiência que eles tem em telefones fariam com certeza muita gente voltar a comprar Nokia (Eu com certeza, rsrs). Eu como o Rodrigo, tive bons momentos com o Windows Mobile, pra quem conhece Windows, tá em casa.
    Esperemos pra ver o que se passa…
    Já pra o Symbian^3, vai continuar a mesma coisa, imagino eu, o Symbian é um bom sistema, e gosto bastante, afinal nada como um telefone Nokia com Symbian pra você conseguir usar por um bom tempo sem carregar, tentem fazer isso com iPhone ou Android, não dá pra comprar….

    []s

  30. Tudo vai dar certo. Muita gente ama a nokia e nem sabe o q é um OS. Assim a base de usuários do WP7 melhora e mais gente vai aderir melhorando ainda mais o sistema. Todos vão rasgar a boca. Em um ano vai aparecer um aparelho MATADOR Nokia que vai ganhar até o mercado americano!

  31. fez o obvio ululante…

    seguiu o caminho da motorola … se abraçou na unica boia restante..rsrsrsrs

    mais uma que virou empregada…rsrsrs

    ps. quem vive das glorias do passado acaba virando uma argentina…rsrsrs

  32. Exclusive a Microsoft só tem 3 Jogos? kkkkkkkkk

    Toda quarta na live a Microsoft lança jogos e já tem cerca de mais de 30 excluivos dela, inclisive meus jogos favoritos “The havest” com gráficos incríveis e Rocket Riot com gráfico retrô mais o melhor jogo que joguei em celular.

    Nokia com Windows Phone 7 é ótimo. O Windows Phone 7 tem:

    —- Xbox Live – Você joga até contra o pessoal do Xbox e PC
    —- Integração ESPETACULAR com o FaceBook
    — Mais rápido que o Android
    — Melhor Oficce gratuito
    — Player do Zune é ótimo (o player nativo do Android pe lixo)
    — Interface desomplicada
    — NÃO EXISTE FRAGMENTAÇÃO, é isso mesmo não fique chorando como o pessoal do milestone para ter o 2.2 nunca mais.
    — Programação descomplicada e forte interesse dos desenvolvedores.
    — Aparelho completamente integrado com nuvems.

    Só quem nunca pegou no Windows Phone 7 diz que é ruim, todos que pegaram sabem o quanto é espetacular.

    Contra é ausencia de multitare pelo menos até junho. Porém você pode baixar arquivos, ouvir música, e ficar no aplicativo do MSN, pois não há mulitarefas de terceiros, mas os aplicativos dela funcionam muito bem.

    Se você sai do MSN continua recebendo mensagens na tela e quando volta o aplicativo continua de onde parou. Poupa muita bateria isso. Tenho um Samsung Focus e quem adquir um WP7 garanto que nao vai se arrepender

  33. É a união da maior empresa de software do mundo com a maior empresa de celulares do mundo. A microsoft está em um bom momento, com o sucesso do Win 7 (não o WP7), a Nokia nem tanto. Mas eles tem muito, mas muito dinheiro mesmo. Vamos aguardar o resultado.

  34. Ao meu ver não foi e tudo uma jogada ruim. Pense assim:
    1. O Google é sem dúvida o grande rival da microsoft e tem se destacado no mercado com o android;
    2. a microsoft lançou um bom OS mas com diversas falhas que não emplacou no mercado;
    3. NOKIA + MICROSOFT = O que você espera da maior fabricante de celulares do mundo unida com a maior mercantilista de software e uma das empresas mais inovadoras da história; > Vamos cobrar kinetic nos smartphones também.

    Acreditem, duvido que eles vão jogar no mercado atual um smartphone sem multitarefa (que é a cara da NOKIA)

    Eu vejo que essas duas gigantes juntas podem render muito, mas largar o symbian não deve ser uma opção anda acredit que ele é um ótimo sistema. Ter um NOKIA com QWERTY e um OFFICE perfeito, mais uma super câmera com carl zeiss e xenon e jogos de desenvolvedoras externas e do XBOX esse seria uma smartphone perfeito. Se a parceria com a intel tiver de pé e a gente tivesse um i7 rodando….

    Mais uma vez afirmo, adotar um ANDROID seria muito ruim pra NOKIA. ela podia vender agora, mas qual seria o diferencial da empresa? ela estaria concorrendo em igualdade com outras marcas bem mais fracas e logo perderia seu mercado fiel por ser só mais uma. É melhor arriscar agora antes de tomar uma decisão desse tipo. Me preocupa somente o destino do MeeGo com essa parece óbvio que não aparecerá um cel com ele e não tem lógica a empresa se matar com 3 OS. eita tempo perdido viu Nokia. Espero que agora o negócio vá pra frente…….

  35. Estão questionando o fato do WP7 não ter multitasking, mas lembrem que o iOS também não tinha. Há possibilidades da Microsoft implementar essa funcionalidade num futuro.
    Apesar de historicamente não gostar dos sistemas da Microsoft, acho que foi a melhor decisão tanto para a Nokia quanto para Microsoft… Vamos ver se as duas consiguirão trabalhar juntas.
    Enquanto isso vou bem com o meu Galaxy S com Android 2.2, obrigado.

  36. Em quanto as comadres ficam com briguinhas de meninas normalistas, se do grande problema que é a morte do maemo, o unico SO movel capaz de enfrentar o WebOs.

    Bem, pelo menos o WP7 é um grande sistema operacional.

  37. e o meego vai ter continuidade p/ nokia ? temalguma chance de a nokia lançar um telefone com ele/ou de trazer o maemo com possibilidade de rodar meego ,windows seria uma grande possibilidade pois o client poderia escolher o OS e uma grande chance de inovar pois isto e realizavel

  38. Caramba caiu a 0 a consideração que ainda tinha pela nokia … sempre utilizei aparelhos nokias ate o meu n95 so que não achei vantagem investir em um n97 dai comprei um motorola dext e fiz o upgrade pro android 2.1 o android me conquistou se a nokia tivesse ido pro lado da google sem sombra de duvidas voltaria a ser utilizador da mesma mas com essa agora ADEUS NOKIA

  39. Eu acho que a Nokia sobreviverá a essa turbulência, é só parar para pensar um pouco!
    A maioria dos consumidores (que não são Geeks) compra aparelhos eletrônicos por causa das MARCAS.
    Vou dar um exemplo, meu primo, que só usa o celular para fazer ligações e jogar, comprou um Galaxy S com o seguinte pensamento:
    -Nossa, esse celular (Galaxy S) é da Samsung, mesma marca do meu monitor, legal!
    -E vem com o Google Android, deve ser bom, porque a ferramenta de busca da Google que tem no meu computador é muito boa!
    E eu acho que isso vai acontecer com muito consumidor que não é Geek, vai ver o logo do Windows num celular de marca Nokia e vai começar a assimilar como meu priminho aí!
    Realmente se a Nokia dependesse somente dos usuários avançados, iria falir rapidinho depois dessa noticia.

  40. kkkkkk. Nossa como eu tó afim de ver a cara de todo mundo quando ver que a Nokia vai pegar o terreno dela perdido. O Windows Phone 7 é um ótimo OS, e ainda eu acho incrivel todo mundo dizer dele sendo a maioria nunca usou o sistema ou até ninguem, pergunte para quem já usou o sistema, todo mundo que já usou vai dizer que tá muito satisfeito com o OS. Ameii muiito está noticia, achei a melhor saida para não virar uma simples fabricante de celulares, como todas as outras são. Ameii Nokia ^^

  41. A Microsoft deu a volta por cima com o Windows 7, depois do fiasco que foi o Vista.
    Porque ela não pode fazer o mesmo com o WP7?
    Vamos esperar pra ver.

  42. Realmente unir o melhor Hardware com o pior Software é uma inveção no mínimo estranha, isso me cheira a dinheiro pelos bastidores, a repercursão já era prevista. Mas fica a pergunta, como um executivo de uma empresa pioniera e, me perdoes se estiver equivocado, fabricando do melhor mobile hardware se abraça com um projeto incipiente e obscuro?
    Abraço,

  43. Eu acho que os celulares deveria partir do princípio de um PC. Instala o que quiser (quase), Windows Phone, Android, Symbian, Linux, DOS, hehehe.

  44. ELOP mostrou a que veio ! Abrir as pernas da Nokia ao estilo ” americano de viver ” as soluções estavam dentro da propria Nokia , sua decisão derrubou em 8 % as ações da Nokia , nesse exato momento mais de mil funcionários da Nokia estão em passeata , eu já dizia a tempos atrás aqui , que esse ELOP , era um fraco !

  45. Eu achei uma ótima…na minha opinião, o Windows Phone 7 é um ótimo sistema. Além disso, é elegante, e os celulares que já possuem o sistema têm uma das qualidades preferidas dos consumidores de celulares: touch melhor que do Iphone.

  46. Que ridículo. O melhor fabricante de hardware agora passa a usar esse lixo de sistema operacional.

    Passassem a desenvolver corretamente o Symbian ou adotassem o Android. Agora, WP7? Pena que fui trouxa de ter comprado o N8. Deixei o Galaxy de lado só por causa do hardware e do Nokia Maps.

    Vou ver se alguém topa pagar uns 500 reais nesse lixo. Eles acabam de perder um dos clientes mais antigos. aproximadamente todos os celulares high-end da Nokia em um período de 10 anos.

  47. J3ff,

    Não sei… Por isso que escolhi o iPhone 4.

    Mas de qualquer jeito deveríamos nivelar por cima, e não por baixo.

    Quem compra Andróid 2.1 e não consegue atualizar tá na mesma do pessoal que comprou o N8.

    Mas o que eu acho pior, mesmo assim, é não ter nada sendo lançado pro N8 já que muitos desenvolvedores vão deixar de produzir para o Symbian.

    E pelo que eu sei, alguns Androids podem ser atualizados com Roms modificadas. Isso já é uma grande vantagem.

    E mais uma vez a Nokia engana seus consumidores. Do mesmo jeito que fez com o N97.

    Isso tudo já era previsível e se bobear já estava nos planos dela.

  48. Excelente notícia. A Nokia acabou com a irritante “romaria” pró- Android em sua porta. Ótima atitude! Gostam de Android? Compre-no, gostam de WP7? Façam o mesmo. Agora com a mídia “especializada” e os devotos do SANTANDROID irritadíssimos porque levaram uma portada na cara( é o que merece os inconvinientes), a Nokia e MS vão poder trabalhar em paz sem a pertubação dos beatos do SANTANDROID, estes aliás, deverão fazer muitas PRECES, MUITAS ROMARIAS para conseguirem atualizar seus Androids e suas infinitas versões.

  49. @Victor

    Você está fazendo uma tempestade em copo d’aguá, a Nokia nunca vai esquecer de seus aparelho mais antigos, como é o caso do S60V5, ele até hoje recebe atualizações, num será diferente com o Symbian^3 que é a versão mais atualizada do Symbian.

    Enquanto aos demais, é só esperar para ver a Nokia lá em cima de novo.

    Um abraço …

  50. @ Rogério,
    o CEO da Nokia usou de polidez quando acabou com essa ridícula cruzada pró-Android tentando envolver a Nokia. Digo polidez porque eu – no lugar dele – já teria mandado esses cruzados beatos para uma CASA cujo nome do propietário é imprópio para menores de 18 anos

  51. Bom, com essa decisao da Nokia posso comprar meu N8 em paz. N8 porque meus principais usos sao fotograficos (macro) e internet, alem de ouvir mp3. Entao se ele viesse ate com DOS eu compraria ele. Mas o symbian dele é OTIMO, cumpre seu papel e sem gastar muita bateria, funcionalidade 10.

    A decisao eu tomo tranquila, pois é um celular que aguentará 2 anos tranquilamente com o provavel topo de linha em materia de fotografia (uso principal), e até la sim eu acredito que o WP7 se torne concorrente senão à altura, até superior ao android e ao iOS. Com a equipe da M$ + equipe da Nokia juntas, nada é impossível. É muita vontade mútua de tomar o mercado que as duas perderam nos ultimos anos, e $$$ e know-how as duas tem de sobra.

    Enfim, continuo com a Nokia por enquanto, feliz com o symbian, e aguardando o WP7 – que já é bom, mas precisa de desenvolvimento e ser “adequado” para o hardware nokia – versao final após os primeiros aparelhos testes da parceria.

    Abcs,
    Rodrigo

  52. Eu acho que a tal aliança Nokia e MS foi por grana mesmo. A MS precisava de um grande produtor para disseminar seu sistema. Se o aparelho não vende, a OS não vende, o desenvolvedor não faz aplicativos e a OS não vende também – círculo vicioso. Quando alguma empresa fala em em ”colaboração para desenvolver” vc pode ler subsídio, grana: ou a MS pagou para a Nokia ou vai ceder o WP7 por nada ou quase nada. Claro, as tais sinergias – mercado americano, o WP7 e o Nokia Maps se complementam (a google iria obrigar a Nokia usar o Google Maps).
    Mas o problema da Nokia no mercado americano vem desde quando a Nokia brigou na justiça com a Qualcomm por causa dos royaltes e parou de produzir celulares CDMA. Perdeu a primeira e a terceira operadora americanas e hoje só poderia vender para AT&T e T-Mobile. Se eles voltassem p/ o CDMA, deveriam ter feito isto na época em que não tinha iphone CDMA, a Verizon iria alavancar as vendas. Agora vai ser iphone p/todo lado nos EUA.
    Agora, se os celulares só saírem no final do ano, a vaca vai mesmo p/o brejo. A Nokia e a MS vão morrer abraçadas.

  53. Gostei dessa Joint Venture, isso estimula a competitividade.

    O WP7 é um sistema que promete muito a longo prazo, pois nesse momento não assusta ninguém, tenho certeza que o nível de investimento tanto financeiro como de recursos humanos será significante.

    Não nesse momento, mas futuramente é possível que eu tenha algum desses equipamentos a serem lançados desde que tenha loja de aplicativos descente e um bom Browser.

    Por hora qualquer outro comentário seria mera especulação, pois não temos nada concreto no que se basear.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.