Smartphones com Symbian: Caminhando para o fim…

Com a nova parceria da Nokia com a Microsoft ficou a dúvida, o que vai acontecer com o Symbian?

A Nokia vai continuar vendendo aparelhos com o sistema operacional Symbian, mas de acordo com alguns slides apresentados para os investidores, o foco da área de smartphones será o Windows Phone 7. A situação do MeeGo ainda é incerta, mas segundo o CEO da Nokia ele “não será parte de uma diferente estratégia de plataformas para smartphones e sim uma oportunidade de aprendizado”, e até o final do ano deverá ser lançado um aparelho com este sistema.

Provavelmente o MeeGo terá o mesmo fim do Maemo e será esquecido pela empresa 1 ou 2 anos após seu lançamento. De qualquer forma ainda sinto mais pelo fim do Maemo do que pelo MeeGo, que nem nasceu e já está caminhando para o fim de sua existência. Agora veja em dois gráficos apresentados pela Nokia o que acontecerá com o Symbian:

42 comentários em “Smartphones com Symbian: Caminhando para o fim…

  1. entre o symbian 3 e o WP7 mesmo sendo ultrapassado eu preferiria o SYmbian 3 foi uma escolha muito errada essa da nokia, o orgulho pode acabar com a grande finlandesa

  2. lamentável… meu N8 vai vir uma camera apenas em pouco tempo… NOKIA prometeu tanto, o QT, as atualizações e compatibilidade… e agora os trouxas como eu que compraram a idéia ??

  3. A Nokia fez bobagem em se livrar do Symbian. Preferiram ser ignorantes e não ouvir os consumidores. Se eles deixassem o Symbian para os aparelhos low-mid e o Meego e outro SO para os high seria perfeito.

  4. concordo com vc Heitor… falta de senso fazer isso… até pq os low-mid não tem capacidade pra rodar windowsphone…

  5. Comprei um Galaxy S, ansioso pelo Android. Devido aos problemas com o GPS, a Samsung foi obrigada a me devolver o valor de mercado do aparelho…e eu esperava ansioso por um Android Nokia. Iphone, aqui vou eu!!!!

  6. Só acho uma coisa, os caras deveriam ter feito tudo isso já com um produto acabado Nokia+WP7 prontinho recem saido do forno, os caras fazer essa bagunça toda pra nada, muita burrice, isso pra mim é que o CEO da Nokia está desesperado para mostrar numeros fictícios.

    A Nokia continua a especular e não solta imediatamente o que promete, quem sabe se tivessem soltado um Nokia+WP7 fresquinho calaria a boca de muitos…mas não, só o final do ano??!! Por isso as ações da Nokia cairam 10%, estão vendendo fumaça até o momento!

  7. Realmente a Nokia dormiu no ponto e agora tenta desesperadamente manter os clientes que lhe restam… Comprei um Galaxy S e apesar da recepção do GPS não ser das melhores o sistema Operacional compensa e muito… estável e aplicações diversas… coisas que o ovi store ficou longe… As novas versões do Android devem matar de vez o Symbian, Meego, Maemo, iOS e outros… e viva o Google!!!

  8. PASSADO
    O Android foi se desenvolvendo com muita velocidade ao estilo Google, a Nokia já fragilizada, mas sem perder o orgulho demorou para mudar a estratégia.

    PRESENTE
    A consequencia foi a queda nas vendas.

    FUTURO
    Com WP7 irá afundar mais ainda.

  9. Sinceramente eu não estou entendendo o povinho, se ficam com o Symbian dizem que ele tá velho e que tem que aposentar, agora a Nokia troca de OS e o pessoal dizem que quer ficar com o Symbian, táh dificil entender. Eu particulamente prefiro o o Windows Phone 7, por sua interface bem elegante e seus aplicativos muito bem redesenhado, por exemplo o Windows Live Messenger e o pacote Office que a nele.

  10. ios,wp7 android q nada eu vou é de webos da hp
    ja esta p ser lançado
    adeus nokia
    vou segurar meu n95 até quando não puder mais rsrsrs

  11. @Alexandre, concordo com vc. Não importa muito qual será o OS e, sim, ter o produto disponível, para ser comprado. Quando a Nokia anunciou o N8, eu tive interesse de comprar. Mas como demorou, demorou… varios meses, desisti. O grande problema é este, se eles não tiverem produtos para oferecer, quem vai comprar algum smartphone com Symbian (que esta sendo descontinuado).

  12. Jogar o maemo, meego e o ainda lider symbian fora para investir num sistema operacional capado, com poucos aplicativos, baixas vendas, pouco conhecido e com uma home screen horrorosa( pouco personalizavel) , realmente o Elop delirou. Eu, que gosto de symbian( embora tenha ficado horrorizado com o s60v5 do meu ex 5800,porém levemente satisfeito e agradado com o symbian^3 que tenho no meu atual N8) fique chateado com essa notícia, pois como em 2012 nao investirão em P&D para symbian, logo o sistema está oficialmente morto e eu fui ENGANADO com a promessa de diversas melhorias com os apps em QT. Posso dizer a todos que leêm este blog apenas uma coisa: NUNCA MAIS comprarei Nokia. Falta de respeito e deslealdade ao consumidor !. Eis o que eles ganharão com o micophone 7 da M$:
    No system-wide file manager
    No Bluetooth file transfers
    No USB mass storage mode
    Limited third-party apps availability
    No Flash (nor Silverlight) support in the browser
    Too dependent on Zune software for file management and syncing
    No video calls
    New ringtones available only through the Marketplace
    Music player lacks equalizer presets
    No multitasking

    No DivX/XviD video support (automatic transcoding provided by Zune software)
    No sign of free Bing maps Navigation so far
    No internet tethering support
    No handwriting recognition support

    Parabéns pela escolha, Nokia ! Vejo vocês perdendo não só a liderança para Samsung como a segunda posição e sendo englobados pela M$ em menos de 2 anos.

  13. Só complementando, falei varias vezes, aqui (no blog do Rodrigo), que o anuncio de que o N8 seria o último top com Symbian,seria o fim dele. Fui criticado e disseram que o Symbian ainda teria vida longa. A duração da agonia, do Symbian, vai depender competência da Nokia em lançar algum smartphone com WP7 rapidamente. Será que a Nokia consegue?

  14. Adorava os smartphones da Nokia, tanto é que estou usando um Nokia 5530 que comprei recentemente e estou muito satisfeito, mas com esta noticia de hoje da empresa e o Symbian indo para o buraco, vou ser obrigado a me desfazer do celular e comprar talvez um Sonyericsson x8 ou um Samsung galaxy 5 ambos com Android 2.1, infelizmente não ganho o suficiente para comprar um Galaxy s ou um iphone 4, não tem saida, neste momento vou ter que usar Android sendo ele 2.1 mesmo, Adeus Nokia!!!!!!!!!!!

  15. Troquei meu Nokia 5800 por um Galaxy S e… caramba! É muito superior ao Symbian e ao iPhone também! Tudo funciona perfeitamente e a bateria dura muuuito. Posso saber tudo o que está acontecendo nos bastidores: o que está gastando bateria, o quanto cada app usa de RAM e CPU! É perfeito. E sem TODAS a limitações do iOS e Apple. Estou muitíssimo satisfeito em todos os aspectos do meu novo smartphone. Além de todas as qualidades de software tem tambem o hardware que a Samsung caprichou!!! Leve, fino, a tela Super AMOLED de 4″ é um show a parte, as imagens são mais bonitas do que na minha TV de Plasma de 46″ (da Samsung)!! O DLNA é demais, posso conectar com meu VAIO sem problemas. Só alegrias! Com a Nokia era 50% alegria e 50% raiva. É uma pena a Nokia terminar assim, pois usei Nokia desde 2001. Mas eu tô muito melhor agora! :)))

  16. Não troco meu Galaxy S por nada (ehh pelo Galaxy S2, claro, mas este ainda nem foi lançado)! Ele faz tudo: ainda pouco estava navegando no Google Earth, lendo sobre os lugares, vendo fotos e assistindo vídeos dos pontos turísticos, tudo isso com rapidez incrível e numa tela de 42″, pois meu Galaxy S estava conectado à TV e ao wifi. Ás vezes até me esqueço que ele faz tudo isso, e faz bem!! Com a Nokia tudo era frustrante. 😦 Mal posso esperar pelo Galaxy S2!!

  17. Caros, obviamente respeito a opiniao de todos os colegas mas nao me parece fazer sentido tanto radicalismo sobre o assuntou. Tou de Galaxy S e ainda tenho o bom e velho e71 que comprei por tanto ver o Rodrigo elogiar.
    Particularmente penso que vale a pena sim a aposta da Nokia e Microsoft emse unirem e em breve, torco eu, aparecerem no mercado como uma terceira boa opcao para celulares top.
    Muito cedo para dizer que vai dar certo ou errado o que os caras tao fazendo mas acredito no trabalho destas duas empresas e estaria disposto sim a comprar um nokia com windows.
    Vamos aguardar pra ver no que vai dar, se nao prestar ai sim o tal do windows phone estara ameacado de morrer de vez.

  18. Ainda acho que este Elop tá arregado pela MS…
    se der certo: a Nokia vai ser apenas mais um fabricante de Smartphone com WPhone e a MS vai sugar tudo de bom de velho Symbian…
    Se der errado:
    – para a MS: apenas um produto, o Win Phone deu errado..
    -para a Nokia: Seus smartphones com win phone encalhados, sem Symbiam e sem Meego
    Parece aquelas piadas de mau gosto, nessa a Nokia está igual o caminhão da Vale só leva ferro…
    Ah…
    a intel diz que não abandona o Meego e que a Nokia é só um parceiro:
    http://blog.laptopmag.com/intel-were-not-blinking-on-meego

  19. É bom aceirarem que o Symbian já era, que o Android nunca virá e que futuros smartphones da Nokia serão WP7. Há poucos minutos mexi pela primeira vez em um WP7. Confesso que nunca tinha me inTeressado por esse SO, mas agora que ele poderá se tornar importante, senti vontade de testa-ló. Devo dizer que tive um contato superficial, na Fnac de Lisboa, e só por uns 15 minutos, mas deu para perceber que o sistema tem pernas para andar. Tinha boa resposta, um menu inicial bem fluido e a vantagem de ter o Office Mobile “oficial”. Achei bem interessante. Creio que a Nokia poderá contribuir decisivamente para o seu desenvolvimento e torna-lo um sistema competitivo.

  20. Creio que Nokia fez muito bem. Afinal as opções eram 2, apostar no WP7 ou afundar com o Symbian. Desenganem-se as viuvas do Maemo, pois já era. E qto ao MeeGo, o Elop perguntou: “e aí, vc vai pro saco?” ele respondeu: “Me? Go!” hehehehe. Desculpem a piadinha infame.
    Em relação ao Android, era inviável pelo fato da Google não dar privilégios especiais à Nokia, coisa que o Ballmer fez de bom grado. Alem disso, Android que é Android é Nexus, portanto não me venham com essa de Galaxy, Desire, X10 ou Milestone. Os Androids realmente atualizados são os da propria Google. Os restantes só recebem a rebarba.

  21. Acho difícil dizer o que acontecerá neste momento. Para mim as vendas dos atuais smartphones com Symbyan devem cair, afinal que vai querer um aparelho com SO que não terá mais atualizações ?. Quanto ao futuro a Nokia vai ter que lançar logo um aparelho com WP7 se não quiser ver suas ações despencarem.

  22. Rapaz hoje foi o dia das noticias bombas ashuahs

    E uma destas noticias deveriam mesmo se transformar numa bomba e cair na Nokia de vez por fazer esta mer***.

    Com tudo que estava acontecendo a Symbian ainda estava imperando podem ver nos diversos tópicos espalhados pela rede que falavam symbian isto symbian aquilo, Mais em pesso se colocasse numa balança a maioria sempre fiel no symbian.

    Lembro-me bem de acompanhar uma enquete ou seja umas como no site do NPossibilidades sobre os sistemas e sempre a symbian em disparada como podem ver na integra o trecho de quem ainda continua bem.

    Enquete

    O que vocês acharam desta parceria entre a Nokia e Microsoft:

    * Não gostei, deveria ter sido com o Google e adotado o Android ou mantido o Symbian/Maemo/MeeGo. 50% dos votos

    estando totalmente em disparada.

    Rapaz sei não viu, Estava aqui empolgadão para pegar o poderoso N8 agora hummm nem te falo.

    Fiquei mesmo na dúvida Acho que vou para o Ipone 4g.

    Mais vou aguarda uns meses para ver em que buraco mais estes malucos se jogam…

    Obrigado pelo espaço Rodrigo Flws.

  23. SIm, a Nokia está imitando tragicamente a marcha de morte da Aplm, que também adotou Windows nos seus aparelhos quando estava na sua curva descendente e o Windows Mobile ajudou a empresa a AFUNDAR MAIS. Creio que isso ocorrerá com a Nokia, por diversos motivos, entre os quais eu destaco as limitações ridiculas do Windowsphone 7 ( sem multitarefa, sem transferencia de arquivos bluetooth, dependente do Zunepass) etc.

  24. A cada dia o desfecho dessa história de 4 anos fica mais dramático. É muito complicada a situação em que a NOKIA está. Vejo por outro ângulo que o WP7 em Smartphones pode ser uma boa saída para High-End, mas o que ficaria nos low-end? Parar com o symbian é algo bem burro, mas olhando bem o gráfico o termo usado pela NOKIA é LONGER-TERM, ou seja, o SYMBIAN não vai acabar até o final do ano, mas a escolha da NOKIA é iniciar o investimento no Windows Phone, Continuar suas experiências com o Meego (que não desaparece, ou seja, ao menos dá a entender que não querem parar de trabalhá-lo) e matar o SYMBIAN.

    É algo que ao meu ver é natural já que o SYMBIAN tende a morta natural, enquanto o Meego e o WP são sistemas que possuírão maior inovação vinculada a sua fonte. Para quem não quer ir de ANDROID eu não tenho dúvidas que essa era a saída, mas sair das mãos do Google para cair nas da Microsoft é uma coisa bem difícil de mensurar qual é a pior. Se os caras escolheram a MS eles devem ter visto que é mais vantajoso.

  25. @Wagner Lucena,
    O Iphone quando saiu não tinha;
    • Flash
    • Instant Messaging
    • Mensagens com fotos (MMS)
    • Filmadora
    • Reconhecimento de voz ou ligação por comando de Voz
    • Wireless Bluetooth Stereo Streaming (A2DP)
    • Headseat Jack padronizado
    • 3G (EV-DO/HSDPA)
    • GPS
    • Bateria removível
    • Expansão de memória
    E foi um fracasso, como a gente sabe, né? 🙂
    E algumas dessas características não tem até hoje.
    Então vamos dar tempo à Nokia/Microsoft para ver o que rola, depois logo poderemos dizer se dá ou não certo a parceria.

  26. Para o Hattori:
    Sim, é verdade, o IOS È AINDA um sistema bastante fechado e limitado, só que há um porém: o tal “ecossistema” que o envolve , cinluindo a cydia e os hackers que o abraçaram, tornaram a experiencia e o numero de recursos MUITO maior que o sistema em si liberado pela apple. Isso ocorreu pq se tratou de um produto realmente inovador, de grande qualidade e que ofereceu( e ainda oferece) status. Esse caso do winphone 7 é diferente, pq já está no mercado desde o ultimo trimestre do ano passado e, embora haja aparelhos embarcados com esse SO de marcas conceituadas ( samsung, HTC e LG) as vendas nao corresponderam, a comunidade hacker e os programadores nao se motivaram a lançar apss para esse sistema operacional. Só as vendas do N8 e C7 ( ambos com s^3) já ultrapassaram mais de 4,5 milhoes, creio que mais que as vendas mundiais de TODOS os aparelhos com o Micophone 7. E com as futuras atualizações, melhorando a interface de usuario, o N8 e os aparelhos com symbian 3 possivelmente tenderiam a não fazer feio nas vendas.

  27. Só para complementar: o s^3 é um SO robusto, que nao rouba tanta bateria com o android, e vinha recebendo um grande aporte de aplicativos e jogos que antes eram apenas disponibilizados para IOS e Android. Com mudanças na interface, mudanças como as que promovem aplicativos para symbian como N-desk( que imita a interface do IOS com os icones de todos os apps instalados ficando lado a lado, com uma barra fixa e personalizavel) e spb mobile shell( interface similar ao android, com mais de 10 homescrrens, podendo encher de widgets e alterar o tamanho dos icones, emtre outros) o symbian fica com uma interface tão amigavel quanto o android, por exemplo. O principal problema do s^3 é o navegador, que possivelmente na proxima atualização será redesenhado para aceitar html5 e novos recursos.

  28. O Symbian vai evoluir até o final de 2012, até lá teremos (mais ou menos) 4 atualizações para o SO, e somente depois, a Nokia vai reduzir consideravelmente os investimentos e o trabalho de desenvolvimento desse sistema operacional, tornando-se semelhante ao S40 atual, embutido nos aparelhos mais baratos fabricados pela empresa.

    Tenho um N8 e, normalmente, fico com um Smartphone por, no máximo, um ano. Ou seja, por tudo que o ele ainda tem a oferecer, quando o Symbian morrer, já estará na hora de mudar de aparelho. O difícil é saber para onde levar minha bagagem>> Android ou iOS??

  29. Sei não, mas só o tempo vai dizer se a escolha da Nokia foi acertada ou não, mas as primeiras impressões da nova parceria já não foram bem recebidas…(-10% nas ações Nokia), lamento pelo symbian, que apesar das falhas, cumpre bem com a maioria tarefas que realizo hoje no meu 5800-CFW C6, poderia ser melhorado, como foi com S^3, mas não querem mais continua-lo, como fizeram com o Maemo e talvez com o Meego… WP7 significará aparelhos mais caros e quem vai querer pagar mais por isso? Eu não!!

  30. @Mobile Gamer BR

    Exatamente, quando o Iphone saiu foi “revolucionário”, embora não fizesse nem metade do que um N95 fazia na época.
    A sacada foi que ninguém fazia como o Iphone.

    Creio eu que o WP7 quando for lançado um aparelho Nokia, já terá muitas destas limitações sanadas, visto que a versão estável que as carrega é de 1 ano atrás e certamente a Nokia não vai querer um sistema tão capado nos seus aparelhos que sempre foram famosos por agregarem muitas funcionalidades, e nem o mercado pode ver com bons olhos Nokias com limitações ridículas.

    Ainda torço para que a Nokia tome consciência de que abandonar totalmente o Symbian é um erro que pode custar muito caro a ela caso a parceria com a M$ não dê certo.

    Até acedito que a Nokia não precisava se desfazer dele em razão do Win phone, o S^3 já vinha recebendo muitos aplicativos vindos de outras plataformas, bastava a Nokia mostrar ao mercado como o Symbian ficaria depois de uma atualização da interface e trabalhar duro nisso, pois quem fez aporte de aplicativos para o symbian 3 apostava que a Nokia realmente trabalharia o sistema, se fizeram isso na base da confiança, porque não fariam tendo certeza que a plataforma seria desenvolvida ?

    Se a idéia é manter o symbian nos hardwares mais modestos, vale a pena torna-lo tão bom em usabilidade quanto o Win Os, visto que a tendência inevitável é de que os dumbphones e smarts sem touch sejam substituídos por smarts touch mais fracos.

  31. Não vale mais a pena abrir discussões sobre o Symbian como já sabíamos, digo os usuários mais experientes, ele já estava morto a algum tempo, tanto que a Nokia tentou lançar outros OSs.

    Discussões a partir de agora só para o que vive, no caso da Nokia o WP7.

    Adeus ao Symbian, como disse antes os usuários mais experientes e mais sofisticados já vinham com comentários nessa linha a algum tempo.

  32. Pessoal, pode ser que o Nokia com WP7 sequer chegue ao Brasil. Parece que a parceria Nokia-MS pode sofre uma reviravolta e o Meego se tornar o OS principal e o Symbian não mais ser descontinuado em 2 anos. Além disso, o Nokia com WP7 seria restrito ao mercado do EUA. Vejam esta matéria que saiu hoje no Terra:

    http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI4948093-EI12882,00-Acionistas+da+Nokia+querem+derrubar+parceria+com+Microsoft.html

  33. Mudem para o iOS! A escolha natural para quem tem um Symbian e fica sabendo que ele vai falir, já basta as aplicações e os jogos frouxos que o Symbian tem, tá na hora de acabar mesmo.

    iPhone 4

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.