Um em cada cinco celulares em uso no Brasil tem procedência ilegal

Parece que o mercado dos Xing Lings está realmente crescendo muito no Brasil, pois de acordo com o Jornal Folha de São Paulo os celulares piratas vindos da China já respondem por 20% dos aparelhos em uso no Brasil. O porcentual estimado pela Agência Nacional de Telecomunicações e pelas operadoras móveis é 67% maior que o de 2010, que apresentava 12% dos celulares eram considerados piratas, ou clandestinos.

Para coibir o uso desses aparelhos, o Ministério Público Federal de Guarulhos (SP) prepara uma ação civil que obrigaria as operadoras móveis a fazer o bloqueio dos aparelhos com base no número IMEI que o identifica, mas apesar da boa intenção da medida, muita gente que compra celulares de forma legal em viagens poderia acabar sendo prejudicada, além das próprias operadoras, que perderiam muitos clientes com esta medida.

Será que para as operadoras vale a pena correr o risco de perder estes consumidores por causa da procedência de seus celulares? Eu arriscaria dizer que não.

Via IDG.

12 comentários em “Um em cada cinco celulares em uso no Brasil tem procedência ilegal

  1. em vez do ministério público obrigar a teles a oferecer celulares com 2 chips a preços melhores querem desligar os chineses no sense.Afinal pagar 700 reais em um celular comum sem nada de útil tirando os 2 chips é ridículo.

  2. Proibir é fácil, agora baixar os ALTOS IMPOSTOS de importação e produção e merda do governo não faz!! Se tudo fosse um pouco mais acessível é óbvio que a alta venda de celulares ching ling não existiria.
    #braZil

  3. No último censo da Anatel, confirmou mais de 200 milhões de linhas de celular. Se 20 % é pirata, considerando aparelhos de 1 ou 2 chips, vamos estimar uns 30 a 35 milhões de usuários. Será que MPF tem peito para encarar toda essa gente?

  4. Dá praimaginar uns 7 milhões de mNeiras de contornar esse tal bloqueio.
    Uma medida mais eficaz é cortar os impostos de importação e o ICMS sobre celulares por pelo menos5 anos. Aí sim se faria um combate mais eficaz à pirataria.

  5. Eu concordaria no começo, mas agora o negócio tá tão espalhado que fica difícil.

    É questão de saúde pública, na verdade. Quantos desses Xing Ling não causam câncer no cérebro? Quantos não tem baterias que são (muito) prejudiciais ao meio ambiente?

    Essas baterias de Xing Ling tem vida útil média de 200 cargas, enquanto as originais de 2000 a 5000. Será que não são usados materiais altamente tóxicos?

    Acho que absolutamente TÊM que ser retirados do mercado, mas não sei exatamente como.

    Uma maneira seria dar subsídios FORTES aos dumbphones simples, e fazer um programa de recolhimento, semelhante ao feito com armas de fogo alguns anos atrás, assim a galera que perderia os chineses poderia comprar outro sem maiores problemas.

  6. Além do que eu disse em cima, vale lembrar que já houveram centenas de casos de produtos chineses fabricados com metal pesado, que poderiam causar graves problemas de saúde. Não lembro de ter visto nada em celulares, mas a chance de ocorrer é bastante alta, já que não acho que muita gente analisou esses Xing Lings pra saber se são fabricados com algum padrão de qualidade.

  7. A próprias Teles (Operadoras) estão vendendo estes aparelhos no nordeste! se quizerem fotos eu tenho…

    Isso é uma praga, principalmente quando alguém me pergunta se “pega jogo”… me esforço para ser educado…

  8. SIMPLES, ISSO OCORRE PELO FATO DA NOKIA MOTOROLA SONY SAMSUMG LG ESTAS 2 TEM CELULARES COM 2 CHIPS

    ISSO DE FATO OCORRE POR QUE AS IDIOTAS DAS EMPRESAS NÃO ENXERGAM, COMO A NOKIA QUE TEIMA COM SEU PADRÃO DE TV DIGITAL SENDO OBRIGADO COMPRAR UM APARELHO SECUNDÁRIO

    UMA DAS POUCAS QUE SALVA É A SAMSUMG QUE TEM TV E 2 CHIPS MAS COM PREÇOS UM POUCO SALGADOS

    BEM FEITO PARA AS EMPRESAS DE CELULARES E NÃO ESCUTAM OS CONSUMIDORES

  9. perai, deixa eu ver se entendi: o MPF quer obrigar as operadoras a bloquearem celulares com imei nao registrados no brasil?

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Da um tempo, eles nem conseguem obrigar as operadoras a bloquearem aparelhos com pedido de bloqueio por perca ou roubo.

    Pra quem nao acredita, experimente colocar chips de operadoras diferentes em um celular bloqueado por perca ou roubo: vai constatar que pelo menos 1 (de vez em quando ate duas) operadoras vao aceitar o imei em sua base de dados, sendo que o mesmo foi pedido de bloqueio por outra operadora (tanto que na maioria delas, ele constar como bloqueado e o celular apresentara a mensagem “sim invalido” ou “rejeitado pela rede”).

    Sera que as operadoras vao respeitar essa? kkkkk

  10. Perder clientes, Rodrigo? Como? Se todas as operadoras forem obrigadas a fazer isso, como é que elas perderiam clientes?

    Quando uma operadora perde um cliente, ele vai para outra operadora. Se não há outra operadora para ir, o que o dono do XingLing vai fazer? Parar de usar celular? Ah, tá!

  11. O governo deveria baixar os impostos que sao altissimos.
    Alem do que poderia baixar tb os impostos das ligaçoes telefonicas em geral ( fixa / movel e banda larga )

    Mas creio que as operadoras sairiam perdendo , pois elas ganham mais com a venda dos pacotes de ligaçoes do que com as vendas dos aparelhos.

    Pergunte a elas ? ve se alguma se habilitaria abrir os ganhos que tem com os pacotes / aparelhos.

    E se o preço dos xing ling sao mais baixos , porque os fabricantes nao apertam o governo para baixar os impostos ? hummm ?

    Deve ter alguma coisa errada nesse bate papo de Ministerio Publico. NAO TO ENTENDENDOOOOOOOO RSRSR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.