Por que os grandes portais não moderam os comentários dos leitores?

Eu gasto boa parte do meu tempo na moderação dos comentários do blog, que com exceção das costumeiras brigas entre usuários mais radicais dos smartphones Android, Nokia e iPhone não costuma ser muito trabalhoso. Nem sempre consigo responder a todos os comentários, mas leio e aprovo praticamente um a um para evitar problemas legais com preconceito, brigas somente para citar alguns temas que podem gerar uma polêmica negativa e desnecessária.

Trabalho sozinho no blog, tenho que ler toneladas de feeds, montar as pautas, escrever posts, fazer reviews, participar de eventos e ainda faço palestras e trabalho como consultor, e no meio de tudo isso eu ainda aprovo cada comentário publicado. Há algum tempo venho notando que os grandes portais brasileiros não utilizam nenhum tipo de filtro nos comentários de seus leitores, que no lugar de usar a liberdade de expressão com responsabilidade tornam os artigos um verdadeiro campo de batalha com muito racismo, preconceito de toda ordem e agressões. O que deveria ser um ambiente para conversar e compartilhar conhecimento se transforma em uma verdadeira vergonha para qualquer brasileiro, sem nenhum tipo de filtro ou moderação dos portais para manter o nível elevado das conversas.

Hoje eu encontrei um triste artigo publicado no portal do Terra com o título “Jornalista se recupera após ataque sexual “brutal” no Egito“, claramente inspirado no post do excelente Huffingtonpost, onde a diferença do nível dos comentários é realmente absurda! No portal do Terra a maior parte dos comentários são agressivos e racistas e não agregam nada ao artigo, e ao tentar reportar o abuso de um comentário o leitor ainda é obrigado a preencher um pequeno formulário com uma breve mensagem explicativa. Até o momento da redação deste post já somavam mais de 690 comentários em sua maioria racistas, preconceituosos e inúteis, que podem até gerar tráfego ao Terra, mas são totalmente inúteis para nossa sociedade, sendo assim deixo a pergunta, Por que os grandes portais não moderam os comentários dos leitores?

32 comentários em “Por que os grandes portais não moderam os comentários dos leitores?

  1. Realmente Rodrigo, eu ja venho reparando isso tambem a um tempo. E cada vez mais perco a esperança com o pais em que vivemos.

  2. Rodrigo,

    Acredito que muito se deve ao que você mesmo escreve sobre a grande demanda de posts que eles recebe. Sei que o seu o site recebe muitos acessos diários, mas imagine a quantidade dos grandes portais? Vejo como uma solução que as grandes empresas têm feito de contratar pessoas para controlar o twitter, poder controlar também estes comentários de notícia. A questão eu acredito é de visibilidade. Um twitt causa mais estado que um comentário…

  3. Fiz questão de vir comentar isso aqui. Há muito tempo tenho a mesma impressão. Já postei até algo mencionando isso em meu blog. Você está corretíssimo. Não entendo a política dos grandes portais em relação a isso. E não é só o Terra. Olhem os comentários do Estadao.com e chorem. É uma tristeza…
    Acho que devemos pressionar de alguma maneira, as vezes me sinto mal de ler uma notícia nesses portais por saber que vou encontrar esse tipo de gente lá.

  4. Acho que retiraram os comentarios do ar, agora não da mais para comentar. Esses comentarios de portais só geram lixo, dificil aparecer uma matéria boa e quando aparece é alvejada pela inclusão social que antes mesmo de saber escrever ou falar corretamente ja tem em mãos o poder de uma banda larga e os dedos afiados sem nenhum pudor pois sabem que não serão denunciados ou bloquedos. Grandes portais viraram revista online de fofoca, matérias mal escrita, chamadas apelativas, foco nenhum e moderação zero. Ótimo texto, espero que repercuta e nos ajude a mudar essa cena.

  5. Tem problemas ainda piores, como quando os moderadores só apagão ou editam postagens para defender seus pontos de vista, pratica muito comum em sites como o gizmodo brasil, e jovem nerd(curiosamente sites mantidos por indivíduos de moral duvidosa).

    Todos esses problemas são reflexo do nosso sistema educacional.

  6. Eu mesmo já reclamei disso várias vezes. Aquele pessoal que posta no Terra é a escória da escória, lixo total. Totalmente analfabetos, primitivos, racistas e sem qualquer noção de civilidade. O pior é que eles espelham a maioria da população deste país, um povo atrasado em todos os sentidos.

  7. Parabéns Rodrigo, ótimo post. Quero destacar alguns pontos.
    Primeiro: Eu não me recordo de ter lido nada sobre isso e fico surpreso que este tema tenha sido levantado em um blog de tecnologia, o que não seria o mais comum, afinal onde estão os jornalistas e editores desses grandes portais, esses tipos de comentários estão se tornando a regra nas notícias por eles publicadas. Será que lá ninguém se assusta com isso?
    Segundo: será que estes comentários refletem a média consciência coletiva dos cidadãos brasileiros ou os racistas, preconceituosos e rancorosos são os que mais têm tempo livre para apresentar suas opiniões. Porque os equilibrados são sempre minoria?
    e terceiro: Porque será que as pessoas sentem tanto prazer em denegrir ou distorcer a imagem alheia ou ofender outras pessoas? Todo mundo prefere ser elogiado, se o tema não permite comentário elogiosos eu penso que o melhor é apresentar sua opinião de forma educada e coerente ainda que manifeste com veemencia seu pensamento.

    Parabéns pelo blog Rodrigo, ele é o primeiro da minha lista de bookmarks. Abração!

  8. Concordo com o post, mas a culpa é só dos Portais? Será que o problema não está na incapacidade dos leitores em tecer comentários construtivos?
    Vejo como um problema geral da sociedade, principalmente os mais jovens, que vêem nos comentários de um post polêmico a oportunidade de se autopromoverem.
    A maioria esquece que apesar do direito de expressão, nossas palavras não podem ser divulgadas com o objetivo único e exclusivo de denegrir ou agredir alguém. Acredito que todos os comentários e críticas são bem-vindos, desde que estes sejam construtivos.

  9. Caro Rodrigo

    É até compreensivo os comentários das pessoas em REPÚDIO a tal ato hediondo.

    Quanto a moderação, acho que isso é por pura falta de estagiários, já que os mesmos devem estar trabalhando em tarefas que não são de sua alçada.

  10. O problema, em sua essência, não é a falta de moderação/filtro nos portais e, sim, a falta de conhecimento, consciência, princípio das pessoas que fazem tais comentários.

    Quando leio os comentários em posts, inclusive aqui no blog, eu vejo o quanto isso é verdade. Na maioria das vezes, as pessoas que comentam, de forma incisiva e como se fossem as donas da verdade, são leigas, quando não são, de fato, ignorantes e mal educadas. E o pior… é que, além de tudo, os comentários não nos agregam informação sequer e são uma perda de tempo.

    Moderar os comentários dos usuários realmente é eficaz – apenas para evitar maiores problemas – mas não eleva a qualidade dos mesmos.

  11. Já tinha me perguntado a mesma coisa sobre o Terra. Isso já faz bastante tempo e eles não procuram nenhuma alternativa para resolver esse problema, o que mostra que não estão nem aí.

    Um portal que tem uma sessão de comentários que é até razoável é o Yahoo, que necessita ter uma conta de e-mail do Yahoo para poder comentar.

    Se deixarem comentar no anonimato, o nível é do Terra pra baixo.

  12. Olá Rodrigo, eu concordo com você e procuro nem participar de locais onde as pessoas ficam degladiando, acho bem inútil mesmo e em relação ao portal, acho que me passa pouca credibilidade, pois eles devem verificar o que é postado sempre e nunca verificam, vira terra de ninguém.
    Acho que radicalismo não é uma boa coisa, o melhor é sempre ter bom senso mesmo quando uma situação é inversa a que gostaríamos que fosse.

    []s

  13. Infelizmente, cada ser humano dá a única coisa que pode oferecer, essas pessoas estão oferecendo o que elas tem…. é lamentável…
    Quanto ao portal terra, há anos que este (na minha opinião) não oferece absolutamente nada de bom para sociedade, reportagens obtusas, ridículas, com níveis hilários de informações equivocadas, tendenciosas e com ímpeto de impor idéias absurdas na cabeça das pessoas.
    O nível de um site é feito pelo nível das pessoas que o lê. Sendo assim, Rodrigo, tenha orgulho do seu, pois acompanho o mesmo desde 2007 e salvo raras exceções, a maioria das pessoas que escrevem nele estão atrás de informação de qualidade, ou mesmo contribuem com informações valiosas. Sds a todos Daniel

  14. Sei que aqui é um blog voltado para a tecnologia.Mas já que o assunto é falta de respeito, compostura etc, por parte de uma parcela do povo.Não nos esquecamos que se o povo é atrasado, não é só por culpa exclusiva dele mas sim também das “elites” que governam esse país e que também não foram educadas.Educadas no sentido de nacão, coletividade.Quando existiu um projeto de nação? Nunca. A sociedade vem sempre a reboque.O exemplo vem de cima.Se as autoridades não se dão ao respeito, você vai querer exigir o que do povo? apesar de tudo sou otimista: o Brasil ainda vai dar certo.

  15. O anonimato faz com que o pior do ser humano apareça. Vários sites e blogs já tiveram que responder pelos comentários que foram feitos em suas páginas. Alguns se utilizam de programas que barram palavras-chave, mas sempre passa algo no filtro.
    Outra solução é exigir cadastro prévio para postar, como faz o site do Estadão.com.
    Quem se sentir ofendido com algum comentário que caracterize crime de racismo o melhor é guardar a prova do crime (Printscren) e denunciar ao Ministério Público.

  16. Perfeito Fred, o anonimato por exemplo faz as pessoas virarem bicho nas ruas das grandes cidades, pois o sujeito xinga até a quinta geração do outro pois sabe que “provavelmente” nunca mais vai ver a figura na frente dele… Coisa que não acontece em cidade pequena onde todos se conhecem. Na internet é a mesma coisa, por isso acho que cada vez mais a liberdade deve diminuir na rede, para acabar com esse tipo de coisa…

    []s

  17. Eis um dos motivos pelo qual eu implico com o tal do “internauta” e inclusão digital.
    Antes de inclusão digital a massa precisa de inclusão educacional.
    Saber >>interpretar texto<<, escrever de forma inteligível (não falo aqui de questão gramatical pq já desisti disso… mas falo em relação à coerência de idéias) e sobretudo respeitar as individualidades.
    Acho que a idéia (errônea) de que a internet mantém você anônimo tem um grande peso nesta historinha.
    Eu hoje em dia opto por não ler comentários. Sei que é uma fonte de estresse e tristeza.
    A internet é só uma porção deste problema de educação e respeito ao outro. Agora há pouco eu entrei no site da Globo.com e havia um vídeo de uma reportagem sobre um rapaz que andou 5km despido em SP. Em determinada parte do vídeo aparece um "cidadão" agredindo o rapaz por trás, com um pedaço de pau ou ferro, pelo fato de ele estar sem roupas. O rapaz nú continua andando, apesar do sangramento apresentado após a agressão, até ser preso. Ao final da reportagem informam: ele era doente mental!
    Doente mental, andou kilômetros, sem roupa, foi agredido por isso e terminou preso como marginal.
    Assim caminha o mundo, assim caminha a internet. As pessoas antes de ter a informação, não há respeito.

  18. É incrível! Grandes parte dos comentários que acabei de ler tem uma explicação distinta, mas todos com o sentido exato dos problemas indagados pelo Rodrigo! Todos esses comentários aqui postados até agora estão de parabéns! Rodrigo, vc mesmo respodeu sua pergunta no seu post, pra mim esses portais fazem isso por um motivo maior que é o tráfego! Nesse mundo capitalista o que importa é a rentabilidade que cada ato vai gerar!
    É por isso que o seu blog é o primeiro da minha lista Rodrigo, por sua responsabilidade com seu público!
    Parabéns!!!!

  19. Eu já fui moderado aqui uma vez, e confesso que realmente fui muito agressivo nos meus comentários, e também não achei errada esta moderação, pois o propósito aqui esta bem claro.

    Porém, por outro lado, não acho que deva existir moderação em alguns tipos de fóruns de debates e sim, deveria haver mais “responsabilização” sobre quem os escreve.

    Julgar o que outra pessoa escreve, como certo ou errado, é muito complicado. Eu com certeza não gostaria de ter minhas crenças e opiniões vetadas por este ou aquele motivo. Quero ter ao menos esta liberdade.

  20. Bah, há tempos tenho notado isso. Realmente me entristece ver o que o povo pensa/ escreve. Fica o pensamento de que o mundo esta realmente perdido.
    É inacreditável o nível dos comentários. Mas, se tu fores ver, espelha a educação que tu vê das pessoas na rua.. Bom, pelo menos eu.. Triste, muito triste..

  21. Eu até gosto de ler os comentários do terra pra ficar rindo do baixo nível da conversa e ver as pérolas que rolam por lá. Mas tem horas que é triste mesmo. Queria saber se isso reflete a realidade brasileira, ou se são somente os “sem noção” que postam lá.

  22. O que interessa é ler a notícia em si. Se preocupar com o que fazem de comentário, e ainda se aborrecerem, é o cúmulo da falta do que fazer mesmo. De mais a mais, ¨moderação¨ é o nome bonitinho para censura, o que abominável nos dias de hoje, depois de anos aguentando regime ditatorial, se é que alguém aqui conhece história contemporânea brasileira.

  23. Não confunda liberdade de expressão com liberdade de difamação, calúnia, racismo, etc… Moderação não é censura ditatorial, pela amor né?

  24. É isto ai edw.. to contigo.

    Aqui mesmo ja li muita bobagem escrita, já vi muita gente se agredindo por Empresas que não estão nem ai pra elas, mesmo com todo o cuidado do Rodrigo.

    Desculpe, mas os politicos que estão ai, são o retrato do que somos, então vamos deixar de hipocrisia…

  25. Enquanto o preconceito rola lá…. aqui o que impera é o Altruísmo HIPÓCRITA!.

    Cuidado pessoal, é muito fácil em uma situação dessas nos vestirmos de altruístas e ficarmos de fora de situação julgando os outros.

    Duvido (para quem leu a nóticia) ser tão altruísta se algo tão hediondo assim acontecer a alguém de SUA FAMILIA!

  26. @Mobile Gamer BR (Dario)
    Se não for pedir muito, vc poderia explicar melhor esse seu último comentário? É que não deu para entender:
    1) Quem vc está criticando;
    2) O que vc está criticando e
    3) Onde é que entra o altruismo aqui. Pode-se falar em complexo de superioridade, soberba ou arrogância (embora eu não veja nada disso nos comentários), mas altruísmo não tem a ver com as ideias que vc quer passar.

  27. Hahaha, esse doido do gamerbr nem leu o post do rodrigo, e ja chegou jogando pedra, como se o rodrigo tivesse criticado a exposiçao da noticia, kkk

  28. Bobagem o Terra liberar comentários pois é impossível que eles consigam fazer o filtro.

    Bobagem alguém escrever algo lá, pois são tantos comentários que somente quem escreve e o próximo vão ler os “comentários”.

    Bobagem dizer que não tem que fazer COPA pois tem que investir na educação. Coisa de gente com visão miope.

    Bobagem o pessoal fazer comentários gigantes (tipo o meu), pois muito poucos ficam lendo comentários maiores que 3 linhas.

    Deixem de ser stressados, esse é assunto é chato. Façam algo mais divertido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.