Faça o backup das suas fotos na internet

Entre os documentos que tenho em meus HD’s externos preparados para backup as fotos e vídeos pessoais são os mais importantes e sempre mereceram um cuidado e carinho redobrados, por este motivo eu procuro manter sempre duas cópias de segurança em HD’s diferentes para reduzir ao máximo o risco de perda.

Músicas, filmes e séries podem ser convertidas ou baixadas novamente dependendo do caso, mas arquivos pessoais perdidos nunca mais podem ser recuperados.

Apesar de todo o cuidado com as cópias, há muito tempo venho pensando em manter um backup de todo o material na Web para evitar qualquer risco de problemas com os HD’s, fogo e até roubo, pois infelizmente ninguém está livre de passar por problemas maiores.

Hoje ao ler um post da Info sobre organização de fotos eu encontrei a velha dica dos backups redundantes no computador, DVD’s e na Web, que foi a parte que acabou me chamando a atenção. Neste ponto o artigo indicava algumas soluções interessantes, que vou listar a seguir.

A primeira é o Facebook, que permite que o usuário faça o upload das fotos sem se preocupar com espaço, com até 200 fotos por álbum e quantos álbuns desejar, escolhendo sempre as opções de privacidade e ainda contando com recursos como o reconhecimento de face do site e a possibilidade de mostrar as fotos para todo mundo, somente para pessoas selecionadas ou deixar tudo fechado só para você.

Outras boas alternativas são o Picasa Web, que oferece 1 GB grátis para guardar fotos e tem plano de 20 GB por 5 dólares anuais e o Flickr, com conta gratuita para subir 300 MB de fotos por mês e visualizar apenas as últimas 200 fotos publicadas e plano para armazenamento ilimitado por 45 reais anuais.

Eu tenho uma conta paga no Flickr que deve vencer no início de março, e agora vou tentar escolher a melhor opção para salvar minhas fotos e vídeos de forma rápida e segura! A parte difícil será o upload da gigantesca galeria de fotos que hoje tem mais de 17.000 fotos em aproximadamente 22GB!!

E você, já pensou em salvar as fotos na internet para poder contar com um backup fora de casa?

 

12 comentários em “Faça o backup das suas fotos na internet

  1. Rodrigo,

    Uso há quase um ano o Picasa como organizador e editor de fotos e o Picasa Web para backup online.

    A praticidade desse serviço com a marca Google é imbatível!

    O Picasa permite, além do backup online gratuito ou pago, a geração de DVDs de backup automáticos.

    Abraço,

    Jansen

  2. Fala Rodrigo blz ! Cara acho que vale a pena o dropbox Gratuito 2gb por conta plano pago que de 50 gb por 99 dólares anuais, o legal e que o dropbox tb tem um aplicativo que monitora pastas do seu computador, iPhone iPad e android

    Eu to usando ele e to adorando

    Abraco !

  3. Tenho conta paga no Flickr , para quem curte fotografia não existe nada melhor , ponto de encontro de fotógrafos do mundo inteiro , posso garantir que vale cada centavo pago , além das amizades mundo afora , podemos trocar idéias e evoluir como fotografo e nos mantermos atualizado . Quem freqüenta com assiduidade sabe o que digo .

  4. Fala aí Rodrigo,beleza? Pow sua dica é muito boa. Com o passar do tempo a gente acaba acumulando muitas fotos e vídeos pessoais,daí surge a necessidade de um HD maior. É engraçado que as vezes a gente acaba ficando que meio obcecado e guardando um monte de coisas desnecessária e que nunca vai usar. Eu usava o Flickr, porém desde que tive problemas pra recuperar umas 100 fotos que tinha lá, perdi a confiança nesses sites. No entanto vc está certo ao dizer que qualquer um pode sofrer perdas,seja em HD externo,seja no Pc por causa de vírus e outras coisas. Realmente a melhor dica é mesmo ter uns 2 ou 3 bakups incluindo um HD Virtual. Essa sua dica chegou em boa hora,pois eu estava pensando em comprar um HD externo,porém vou fazer isso mesmo,só que em 2 sites diferentes pra garantir a recuperação. Abraço mano.

  5. Sou o mais paranóico.
    Eu tenho uma conta premium do Dropbox de 100GB, onde mantenho meus 80GB de arquivos, (sendo 63GB de fotos).
    E sincronizo esses 80GB no meu PC de casa, no meu notebook e no meu PC do trabalho. (Utilizo o mesmo “meus documentos” p trabalho e p mim).
    Faço Backup mensal de tudo isso em dois HDs externos, deixando um na empresa e um em casa.
    Á, e organizo minhas fotos com o Picasa (falta colocar todas as fotos no picasaweb),

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.