Problemas com o HD da Western Digital / Serviço de backup na internet

Após muitas tentativas de fazer o HD Externo My Passport Essential SE da Western Digital de 1 TB funcionar corretamente, e até um período de relativa calmaria, hoje após emitir alguns ruídos estranhos o HD acabou travando e pediu para ser formatado! Por sorte o conteúdo estava salvo em outro HD externo, mas a minha confiança na marca foi totalmente destruída, e agora vou precisar escolher o backup online o quanto antes!

Das sugestões que chegaram por email e minhas pesquisas, acabei ficando entre duas opções, o Dropbox que conta com muita integração com computadores e dispositivos móveis pela bagatela de 19,99 dólares mensais por 100 GB de espaço e o armazenamento do Google com 80GB ao preço de 20.00 dólares por ano, sem toda a integração do primeiro serviço, mas com a possibilidade de distribuir o espaço entre todos os serviços disponíveis no Google, do email e Docs ao Picasa para as minhas fotos.

Acabei descartando o Skydrive pois eu preciso de mais espaço do que os 25GB oferecidos gratuitamente pela Microsoft. Agora preciso escolher entre a facilidade de uso e integração com vários dispositivos com o preço salgado do Dropbox ou a integração com os produtos e baixo preço do Google.

Alguém tem alguma nova sugestão?

30 comentários em “Problemas com o HD da Western Digital / Serviço de backup na internet

  1. Caro Rodrigo,
    Eu utilizo o Dropbox no meu dia a dia, sincronizando os PCs que trablho e o iPad, e acho espetacular. Mas no teu caso que é apenas para backup, com uso eventual, eu optaria pelo Google.

  2. cara, eu uso o adrive, que acho muito bom… a conta free dá 50 GB.

    eu tenho um hd externo da WD de 320GB que desde que comprei, há uns 2 anos e pouco, nunca deu problemas… e eu uso quase que diariamente, carregando de um lado pro outro na mochila… mas tb já lí casos de problemas com essa marca…
    abraço!

  3. Rodrigo, tente esquecer essa opção de backup online. Pelo preço do Dropbox, em um ano, você compra no mínimo 3 hds externos de 250 gb. Faça o backup redundante nas unidades físicas. Eu mesmo tenho um hd no computador e dois externos somente para fotos, cada um com o mesmo conteúdo, sem contar os DVDs que gravo. Se um der problema, substituo fácil e sem perder nenhum arquivo pessoal.
    Acho besteira recorrer a backup online, fora o tempo necessário de upload.

    Backup de arquivos é isso mesmo. Dá trabalho!

  4. Minha opção: Google para os arquivos pesados e Dropbox (versão free – 2gb) para os arquivos do dia-a-dia.

  5. Rodrigo, infelizmente isso acontece mesmo, e não é porque a WD é ruim, é uma ótima marca, mas HDs dão problema já que são dispositivos eletrônicos e mecânicos, por isso, a melhor solução é sempre ter backup em mais de uma mídia, nunca confie 100% só porque é da Apple ou da WD, etc (Embora, existam marcas mais confiáveis que outras).

    Não é atoa que os servidores tem 5 discos em array para que se um falhar o outro assuma… Dá muito problema. rs

    []s

  6. Não é azar não… Isso infelizmente acontece muito… Essa semana mesmo foi pro saco um hd de um Note Dell novinho.

    []s

  7. Oi, Rodrigo
    Eu uso o SugarSync. Me pareceu uma solução bastante boa em relação ao Dropbox, tanto em preços como na facilidade de uso. Existe uma conta free de 5Gb e pagas, que variam até 500GB. Por exemplo, uma conta de 60Gb tem um custo mensal de 9,99 dólares.
    Abraço

  8. Cara, tenta o Mozy. Backup total e de drives externos (só ele tem)
    E o preço é bom. (Até o mes passado era ilimitado por us$ 59,00)

    Mesmo assim é muito bom. E o software faz tudo sozinho…

  9. Tenho usado o Dropbox há alguns anos e não tenho o que reclamar. A integração com os diversos dispositivos funciona perfeitamente. Sincronizo o meu note, com o note da minha “patroa”, o pc do trabalho e o Milestone.

    Nota 10.

  10. Teu HD veio com defeito e pelo seus relatos deu todos os avisos que não estava 100 % , WD é uma excelente marca com anos de mercado , tenho computador desde a epoca dos XT lhe garanto que todas as marcas no mercado podem apresentar defeitos , não existe HD infalível . Com relação à política de backup isso varia conforme a necessidade , existem muitas variáveis envolvidas .

  11. Também tive uma péssima experiência com um HD externo, que morreu 24 horas após a compra, mas ele era um seagate.
    Sobre o dropbox, mantenho uma conta de 50gb (53gb na verdade, consegui espaço extra através de convites) e o utilizo p/ sincronizar arquivos entre minhas máquinas e como um backup online. Adoro o serviço, a facilidade de acessa-lo em praticamente qualquer plataforma, a facilidade de compartilhar arquivos, seja por link ou compartilhando pastas com outros usuários do serviço, mas não recomendo utiliza-lo como unica solução de backup.
    Tenho meus arquivos no desktop, no macbook, no dropbox, realizo backup via Time Machine e uma vez por ano gravo os arquivos mais importantes em dvd. Acho que sou um pouco paranóico mas esse esquema tem funcionado pra mim 😀

  12. Eu uso o S3 da Amazon para armazenamento de arquivos na nuvem. O bakcup é feito, no Mac, pelo Arq Backup. Para Windows há soluções semelhantes.

  13. @Andrei,
    Vc não é paranoico, é precavido. Também tenho arquivos redundantes no desktop, disco externo “fixo”, disco externo móvel, notebook, Dropbox e uma vez por ano copio tudo em DVD. Pra mim também tem funcionado. 🙂

  14. Cara que tal vc esperar um pouco e ver o que a Apple vai fazer com o MobileMe? Podem surgir boas surpresas. Se for decepção, só para backup eu ficaria com o Google.

  15. O rodrigo parece o Flavio Xandó do Fórum PCs, tem sempre um “causo” (problema) pra contar, rsrs….. Quanto ao serviço uso o Dropbox FREE a pelo ao menos uns 2 anos e é uma maravilha, entrei numa gincana dele e ganhei mais 1250mb na minha conta free, é uma maravilha, deixo tudo sincronizado, meus 3 computadores e agora meu smart com android, todos compartilham os arquivos do dropbox, recomendo…. até mais.

  16. Esse mes tive o mesmo problema, e como sou descuidado, nao tinha backup, acabei perdendo tudo mesmo, estou seriamente pensando em assinar o Carbonite para backup. Alguem tem alguma experiencia? U$ 60/ano com espaco ilimitado

  17. Compre um HD SSD. Não é Mecânico e não irá correr riscos por perca de dados tão fácil quanto um HD convencional. Por $ 239,88 por ano, eu compraria o HD SSD. Fica uma opnião… Ainda não confio nestes sistema de armazenamentos online. E o pior… e se você precisar de um dos arquivos e o sistema ou sua internet não estiverem online? Fica aí uma dica para se pensar.

  18. @Robson Carvalho,
    Vc colocou uma questão interessante, mas creio que o Rodrigo não terá esse problema, pois mora em São Paulo e creio que lá a dificilmente ele ficará sem net, nem que seja 3G. Faço essa afirmação pois moro em Portugal, e a maioria dos paulistanos que conheço aqui falam que a net de Sampa em nada fica a dever a net daqui. Como não vou a São Paulo há anos, nunca pude comprovar essa afirmação, mas a ser verdadeira, o armazenamento online pode ser uma boa para quem tem acesso a um bom serviço de internet.

  19. tenho um HD exatemente igual ao seu. Comprei nos eua a 1 ano. Até hj nao deu zica. Vc faz sempre update no seu? eu sempre faço qando lança. Mas tenho 3 HDs de 1T, faço sempre backup do backup. huahauhau

  20. Olá Rodrigo,

    entendo o que você está passando.

    Eu achava que HD da WD seria uma aquisição que poderia ser feita de olhos fechados.

    Recebi o My Passport Essential SE de 1 TB como presente de aniversário e desde o primeiro dia deu problemas em conectar ao software da WD, insisti por mais uma semana, sem sucesso.

    Voltei na Fnac, pedi a troca do aparelho e investi um pouco mais comprando o Iomega Blackbelt de 1 TB, qualquer software de backup roda sem problemas.

    Western Digital, jamais!

  21. Adrive, 50 GB, free, ou Humyo, 10GB free. Jumbo files, 500GB, free. Já etstei todos que existem. E eu pago 20 GB no Google por 5 dólares anuais. Quer mais?

  22. Acho que vai depender da sua necessidade. Se você tem muitos dispositivos (micro, notebook, tablet, smartphones) acho que o Dropbox tem uma melhor integração e a possibilidade de manter os arquivos sincronizados. O sincronismo é muito importante pois fica difícil saber se você realmente armazenou o arquivo atualizado quando se tem muitos deles… Mas se o preço pesar e se você é bem organizado com os seus arquivos, fique mesmo com o Google.

  23. Usa um time capsule de 1t, que se eu nao me engano ainda deixa seus arquivos para acessar via ‘web’, fora q eh um roteador exelente padrao n, com variadas funcoes q sao exelenres

  24. domingo dia 28 de fevereiro o google apagou por problemas nos servidores os e mails de 500 mil usuários ! E agora ? Seriam os backups redundantes a melhor opção ?

  25. Rapaz, acontece… Tenho dois hd’s externos, um menor de 128gb e outro maior de 1Tb.. Sempre fico receoso dos backups… Musica, por exemplo, deixo no computador também, já que pra mim é bem importante… Sobre o serviço de armazenamento, o box.net pode ser uma alternativa, já que você se propõe a pagar. Vi uma conta de $15 por mes para 500gb.. razoável pelos preços que você citou…
    Você pode usar as contas gratuitas de vários, separando por tópico. Vai que dá certo…

  26. Rodrigo… já pensei muito e cheguei até a fazer uma planilha para decidir isto.

    Concluí o seguinte:

    Fotos no Picasa pois o espaço é barato.
    Vídeos privados no Youtube.
    Arquivos “não media” no Dropbox. Com indicações você logo logo chega a 10GB de espaço.

    Backup diário, de madrugada, dos arquivos “não media” usando Rsync ou Cobian Backup, para o Dreamhost ou qualquer outro local remoto.

    Além disso, mensalmente faço uma cópia para outro computador dos 40GB que somam todos estes backups, inclusive as fotos.
    Dos e-mails e docs, ainda confio no Google, mas agora pensarei em algo para me precaver de falhas na nuvem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.