Fotografia no celular

As câmeras dos celulares nunca foram muito boas, mas após o lançamento do Nokia N95 as coisas começaram a mudar, e lembro que na época escrevi este post, no qual vale a pena destacar este trecho:

“No N95 com certeza falta a capacidade de captar a luz em virtude da pequena lente e o zoom óptico fazem falta, mas são compensados pela portabilidade, pelo modo macro melhor (por incrível que pareça!) e pelos filmes com o dobro da resolução (30 fps).

De modo geral no dia a dia ou quando vou para lugares que já conheço e fotografei anteriormente, ou para filmar, levo o meu N95, e quando vou para lugares muito diferentes e desconhecidos, com paisagens bacanas ou simplesmente quando preciso de uma foto com uma imagem 100%, levo minha Sony V1.

O resultado é que na maior parte do tempo a câmera digital acaba ficando guardada na gaveta, pois quase sempre a câmera do N95 é mais do que suficiente para gerar excelentes imagens.”

O tempo passou e a câmera Sony V1 foi substituída por uma Nikon D5000 com três lentes, deixando a bagagem um pouco mais pesada, e o celular agora é um iPhone 4 usado sempre em conjunto com algum aparelho com o sistema operacional Android encaminhado para testes, sendo que de uma forma geral as imagens e aplicativos desenvolvidos para fotografar nos celulares melhoraram bastante.

Continuo com o mesmo pensamento do velho post do Nokia N95, mas hoje além de uma notável evolução dos aplicativos desenvolvidos para fotografar nos celulares, a grande diferença está na integração com a internet e a facilidade de compartilhamento, que tornou a brincadeira muito mais social.

Hoje mesmo quando estou fotografando com a Nikon levo o celular para tirar algumas fotos e compartilhar de forma imediata com os amigos ou seguidores no Twitter. De certo modo senti que a necessidade de compartilhar as imagens de forma imediata e sem a necessidade de nenhum trabalho aliada aos aplicativos desenvolvidos para fotografia no celular deixaram o aparelho tomar o lugar da câmera na maior parte do tempo. Ainda gosto muito mais de fotografar com a Nikon, mas agora na maior parte do tempo uso ela somente para o trabalho em locais mais seguros ou fotos noturnas em algumas poucas ocasiões, e o celular na maior parte do tempo.

E você, substituiu a câmera pelo celular? Fale sobre seu uso da dupla celular / câmera digital nos comentários!

 

 

 

41 comentários em “Fotografia no celular

  1. Bom, desde que comprei o Nokia N8 estou satisfeito com o resultado geral das fotos e tb pelo fato de poder compartilhar rapidamente e sem complicação nas redes sociais. Com o USB OTG ligar a camera no N8 para poder enviar as fotos ou fazer um backup rapido no celular ajuda pra caramba, pra quem trabalha com fotos em formaturas e eventos sociais, pois você pode catalogar ou já registrar as fotos em um banco de dados ou algo do gênero…

  2. a muito tempo parei de usar maquina fotografica digital, desde do SE k750 e k550, e quando substitui pelo n95 entao aposentei de vez a maquina. Hoje com o meu nokia n8 nem cogito mais comprar uma maquina, pois como disse o telefone esta sempre em maos em todos os momentos, nao deixando passar um click desejado, e com muito menos espaço e peso.

  3. Minha camera está aposentada..só uso o Galaxy S, se ele tivesse flash seria bem melhor! A melhor coisa que inventaram foi este modo de compartilhar fotos é muito legal. E outra com o celular consigo capturar fotos que não pensei em tirar, a camera geralmente levo quando vou viajar ou em uma festa programada.

  4. Câmera Fotográfica se limita a 3 situações:

    a) Fotografo profissional
    b) Eventos especiais (Casamentos, batizados, aniversários).
    c) Viagens de Férias e outros passeios especiais.

    Para as demais situações do dia a dia o celular é imbatível, ninguém vai ficar carregando uma máquina de um lado par o outro a toa.

  5. peguei na mao o i4, um com android e o N8…escolhi o N8 pela camera. sem dó! e acho que acertei bem na mosca, minha camera “de verdade” ta pegando poeira aqui…. srrsrs

    abs!

  6. Tenho um Nokia N8, e alem das fotos serem sensacionais durante o dia e boas durante a noite( devido ao flash xenon), usando inclusive o zoom digital( que nao emporcalha a imagem em quase nada no N8, sendo algo notável), ainda compartilho as fotos para orkut,facebook, flickr, e email com um click atraves de um programa chamado PIXELPIPE, que eu recomendo fortemente tanto para quem usa 3g quanto, principalmente, quem usa wi-fi.

  7. Eu também, levo apenas o Nokia N8 em todas as ocasiões, tanto que para diversas filmagens e fotos o N8 é perfeito. Ainda gosto de levar pouca coisa na mala. Sempre gostei da época que tive o N95 que tiravam fotos ótimas. Agora com o N8 as coisas simplesmente mudaram bastante.

    Concerteza que pra quem não é fotografo profissional e não vá filmar um casamento ou evento, um belo aparelho como o N8 para tirar fotos ou gravar videos é mais que suficiente, pois até agora nunca vi um aparelho acima do N8 para fotografias.

    O que mais gosto de fazer é tirar fotos de natureza em modo macro no N8, insetos, borboletas, flores e outros as fotos simplesmente ficam parecendo de camera profissional.

    Não troco o N8 por nenhuma camera profissional, já que além da camera vc consegue carregar MP3, video player, Radio Fm, internet e jogos a qualquer local com apenas um pouco mais de 100g. Hehehe!!!

    Abraços!!!

  8. Minha câmera compacta foi abandonada há tempos depois que comprei o N95 8GB. Às vezes levo-a como fiz em uma viagem e só. A DSLR fica guardada ultimamente. Mas em eventos ela ainda é insubstituível.
    Parei de me importar demais com perfeição técnica no sentido de perfeição de pixels. O que importa é a imagem e o desafio maior é registrar algo bem feito com um celular.

  9. Minha esposa tem um N8. Digam o que quiserem da Nokia, mas a camera dele é imbatível nos demais dispositivos móveis. Fotos são excelentes e vídeos em 720p são incomparáveis. Qualidade superior a qualquer outro smartphone.

  10. Engraçado…
    Até agora, só foram feitos comentários de donos de nokias, com exceção do Galaxy S, onde inclusive se reclamou da falta de flash…
    Parece que nesse quesito a Nokia continua imbatível. O ideal seria um celular com seu hardware e Sistema Operacional aberto, à escolha do consumidor (se já não criaram roms de android).
    Palavra de um atual dono de N82 que paquera com o N8 (xenon não tem comparação!!!)

  11. O n95 e agora o x10 sempre foram as cameras oficiais das obras que trabalhei e de quebra, ainda tenho mp3, internet, vídeo e claro um telefone.

  12. Comprei o N8 somente por causa do flash da lente e do sensor. O resto é brinde. Não me arrependo, não existe celular no mundo que tire fotos melhor que o Nokia N8, nem uso mais minha camera compacta.

  13. Desde meu Sony Ericsson K790i(Cyber-shot – xenon) nunca mais pensei em comprar um câmera dedicada, os celulares que tive foram suficiente para mim. Depois dele vieram o Nokia N95, N85, N97 e atualmente o N8.

  14. Rodrigo, algum tempo atrás vc disse que iria fazer um review da D5000. Vc fez? Não lembro de ter visto. Se não fez, faça pelo amor de Deus. Comprei uma e estou meio perdido.

  15. o N95 foi um divisor de aguas em termos de fotografia no celular , ainda hoje é usado por muita gente para tirar fotos , no flickr existem imagens incríveis feita com esse esse celular , a limitação de qualquer celular existente no mercado está no tamanho do sensor , uma DSLR usa um sensor Large Cmos , enquanto um celular ou uma digital compacta usa um sensor de pequeno tamanho , não posso fotografar um casamento com um celular , mas com um celular posso postar uma foto instantaneamente na net , cada caso é um caso .

  16. Cristian, sem dúvida não há comparação em se ter uma câmera profissional, que é meu sonho de consumo, mas quando penso em carregar por aí, principalmente em viagens nacionais, teria que adotar toda uma estratégia de segurança. O meu velho N82 (5 MP + xenon) sempre quebrou o galho com fotos que causam boa impressão tanto no computador ou em revelações 10×15, que são minha necessidade básica, e ainda é um celular discreto, confundível com os “xing-ling”.
    Para mim ainda vale a premissa “a melhor câmera é a que está à mão”.
    Estou pensando inclusive no N8 para substituir tanto a câmera quanto o notebook, já que dá para ligar o celular a um teclado.

  17. O segredo do Nokia N8, alem do flash xenon, é que ele tem um sensor maior que 90% das cameras compactas. O sensor dele tem 1/1.83 , enquanto que as cameras compactas usam sensores menores , de tamanho 1/2.3 ou 1/2.33 . Isso explica o porque do N8 ter uma camera realmente potente e que facilmente substitui uma point and shot

  18. Uso muito a camara do celular, mas sempre que posso leve uma camara digital. Duas coisas são muito importantes para mim.
    1) zoom ótico
    2) filmagem FULL HD.

    Como nenhum smartphone tem estes 2 itens, continuo usando, muito, minha camara fotografica (e ou filmadora)

  19. Eu troquei sim. Mesmo para fotos aquáticas, coloco o N8 em uma bolsa estanque. Sinto falta apenas de mais controle do shutter, mas de forma geral ganhei em mobilidade e no “fator stealth” (a maior parte da minha produção é street photography).

    A redução de tranqueiras e espaço foi brutal:

    Antes de 06/10/10:
    Férias Mussulo Resort Paraíba 2011 - 453

    Depois de 06/10/10
    Férias Mussulo Resort Paraíba 2011 - 454

    Hoje vou subir os novos trabalhos para o agente em San Diego: nenhuma foto feita com dSLR ou com as range finders velhas de guerra e que amo, agora dormindo felizes no armário.

    http://felipebvisuals.photoshelter.com/

    Abraços a todos.

  20. Depois do N95 e agora com o N97 me sito bem servido para fotos ao ar livre ou com ótima luz diurna.
    Já para qualquer coisa fora disto, uma digital a parte se faz necessário.
    O N97 consegue ser bem pior que o N95 em fotos que necessitam de flash. Uma verdadeira lástima.
    Para fotos a noite não tem nem o que pensar. Uma camera digital na mão ou fotos borradas e sem foco no celular.
    Como o N8 se sai a noite???

  21. Eu aposentei as câmeras digitais convencionais a mais a mais de 4 anos primeiro com um K800 da Sony Ericsson câmera de 3.2Mp e flash xenon fui para fortaleza e usei apenas ele uma ótima câmera, depois passei por um G810 da Samsung 5Mp flash xênon tbem um ótimo celular pena que não veio oficialmente para o Brasil, após tive outros Samsungs como o Innov8 com 8Mp e I8910 omnia HD todos ótimos celulares com Symbiam, hj estou com um N8 o melhor celular câmera que já tive espero fielmente que os próximos Nokias com W7 venham com hardwares similares ao N8 principalmente o flash de xênon e mantendo a qualidade das lentes Carls Zeiss

  22. O N8 a noite não é bom. Mas o motivo não é a objetiva, bem luminosa sendo uma f/2.8, ou o flash (que não costumo usar). O que atrapalha é le não ficar apoiado sozinho e sua lateral, por ser abaulado. Assim, mesmo que fosse possível uma exposição mais linga, teríamos que apoiar o aparelho em alguma superfície.

    Nesse quesito, uma câmera com o sensor do mesmo tamanho, como a Canon S95, ainda é uma opção melhor, sem perder a portabilidade.

    Fora isso, como bem lembrou o colega, mesmo com uma DSRL é possível subir (e tratar no editor de fotos embutido) as fotos imediatamente via N8. Boa solução.

    Abraços.

  23. O N8 a noite não é bom. Mas o motivo não é a objetiva, bem luminosa sendo uma f/2.8, ou o flash (que não costumo usar). O que atrapalha é le não ficar apoiado sozinho e sua lateral, por ser abaulado. Assim, mesmo que fosse possível uma exposição mais longa, teríamos que apoiar o aparelho em alguma superfície.

    Nesse quesito, uma câmera com o sensor do mesmo tamanho, como a Canon S95, ainda é uma opção melhor, sem perder a portabilidade.

    Fora isso, como bem lembrou o colega, mesmo com uma DSRL é possível subir (e tratar no editor de fotos embutido) as fotos imediatamente via N8. Boa solução.

    Abraços.

  24. Como usuário do antigo N95 e hoje do N8 não tenho o que reclamar em relação as fotos tiradas com nenhum dos dois celulares, no entanto o N8 é sem comparação a câmera dele as fotos ficam incríveis tanto a noite quanto durante o dia, mesmo assim não deixo de usar uma câmera dedicada acabei de adquirir um Fujifilm S1800 e estou gostando bastante das fotos que ela é capaz de produzir.

  25. Tenho uma Canon SX10is mas só a uso muito esporadicamente, quando saio de férias, em aniversários, coisas assim, no dia-a-dia o meu N8 é imbatível, até, como se disse acima, ele está comigo o tempo todo, e serve muito bem pois a qualidade das fotos e filmagens de um N8 são insuperáveis, agregado a isso ainda existe o gps, os jogos, o wi fi, etc. Espero que a Nokia continue com sua linha de celulares com câmeras cada vez melhores.

  26. No começo de 2010 eu comprei uma câmera canon semi profissional. Achei que fosse usá-la sempre. Quando o meu marido e eu fomos viajar eu vi que não seria bem assim. Nas viagens já tenho que levar a bolsa com as minha coisas e, claro, carteira, celulares… do meu marido… e isto pesa… Aí, a câmera eu que tinha que carregar, porque segundo ele “eu que tinha inventado a moda”… então eu vi que quanto eu menos precisasse carregar seria muito melhor!!!

    Portanto quando lançaram o n8 eu vi ali a minha salvação… e foi!!!

    A câmera é perfeita para mim… sem contar que com o uso freqüente e a prática que temos em segurar o telefone, faz com que as fotos saiam rápidas e melhores. Sabemos nos adequar a câmera. E outro ponto super positivo é que em viagens é muito fácil de tirar fotos do casal sem precisarmos perdir p/ outros. A canon era impossível tirar uma foto nossa com uma mão só, então as fotos sempre saiam iguais… e com o celular isto não acontece.

  27. No começo de 2010 eu comprei uma câmera canon semi profissional. Achei que fosse usá-la sempre. Quando o meu marido e eu fomos viajar eu vi que não seria bem assim. Nas viagens já tenho que levar a bolsa com as minha coisas e, claro, carteira, celulares… do meu marido… e isto pesa… Aí, a câmera eu que tinha que carregar, porque segundo ele “eu que tinha inventado a moda”… então eu vi que quanto eu menos precisasse carregar seria muito melhor!!!

    Portanto quando lançaram o n8 eu vi ali a minha salvação… e foi!!!

    A câmera é perfeita para mim… sem contar que com o uso freqüente e a prática que temos em segurar o telefone, faz com que as fotos saiam rápidas e melhores. Sabemos nos adequar a câmera. E outro ponto super positivo é que em viagens é muito fácil de tirar fotos do casal sem precisarmos perdir p/ outros. A canon era impossível tirar uma foto nossa com uma mão só, então as fotos sempre saiam iguais… e com o celular isto não acontece.

    Sem contar a praticidade para compartilhar a foto, seja pela internet, por bluetooth, mensagem… é muito mais prático.

  28. Tenho um N8, como a maioria aqui e não tenho do que reclamar! As fotos são simplesmente ótimas. As gravações em vídeo 720p também são muito boas! Claro que ele não concorre diretamente com uma DSLR, mas por ser extremamente portátil esta em situações onde outros equipamentos não entram normalmente, bem como diariamente.

    Tenho também uma D7000 da Nikon e estive recentemente nas Cataratas de Foz de Iguaçu. Muitas fotos fiz com a D7000, mas quando estava lá na no ponto central de observação, guardei ela dentro da bolsa e usei o N8, devidamente ensacado, para registrar as fotos e gravar alguns vídeos. Agora imagina ter que ensacar uma máquina como a D7000 + lentes…

  29. A câmera do n8 sem sombra de duvida tem uma qualidade incrível pois tenho um e a noite fotos de perto ficam incrivelmente boas, mas como vc mesmo fala a interação que faz falta bons AppS e a navegação na internet decpciona e a tela é muito curta podia ser mais larga como a do iPhone.

  30. Para tirar fotos melhores uso um Nokia N82. Quando quero fotografar alguma brincadeira com amigos ou alguma curiosidade na rua q irei na mesma hr enviar para um amigo ou jogar na internet uso um iPhone 4.

  31. Não tenho uma camera digital, uso apenas a magnifica camera do meu Milestone, mas um Professor um dia me disse que camera de celular e coelhinho da pascoa são as mesmas coisas…uhauhaha E concordo com ele..rs

    Gosto de usar a camera para ler códigos de barras e para tirar fotos casuais…mas nao tem como comparar a diferença esta nos sensores de qqer camera comum com a camera de celular (Sensor CCD >>>>>> Sensor Cmos)

  32. Tenho um X6 e acho ótimo para fotos em ambientes ensolarados. Já dentro de casa ou a noite ele deixa a desejar. Agora uma coisa ele tem que dá de 10 a 0 na maioria dos celulares, que é a tela capacitiva! Isso quase ninguém fala, só no N8 e Iphone… mas a tela do X6 é tão responsiva quanto do N8! Quem não puder gastar tanto fique com o X6 que não vai se arrepender! Minha máquina fotográfica fica com a namorada e até já esqueci que ela existe (a máquina:).

  33. Eu gosto muito de fazer fotos, faço fotos do grandes eventos e tal, tinha um n95 e achava bom, depois que troquei o celular para um n82 nunca mais usei máquina digital, pois o celular anda comigo a todo momento, estou sempre pronto para fazer fotos em qualquer lugar, si a foto não ficar boa eu melhoro-a no pc, gostei tanto, que eu n82 travou só em uma operadora, reverei toda a internet e comprei outro, viva ao flash de Xenon!

  34. olá! vi inúmeros elogios ao n8 da nokia quanto à sua câmera; que tal a do iphone 4, que para tantas outras pessoas é a melhor do mundo? e que tal a do xperia arc da sony? qual funciona melhor com pouca luz? desde já, obrigada pela ajuda!

  35. Tenho um Nokia N8 (mais um aqui…) e afirmo que ainda é o melhor smartphone com câmera.
    Iphone 4 nem chega perto.
    Único ruim do N8 é ser symbian, se fosse android seria perfeito!
    O N8 vc assiste diversos formatos de vídeo sem converter, tem FM transmitter, USB on the go, filma em HD e faz fotos melhor que muitas câmeras compactas.
    Tem uns programas feitos para symbian como o CameraPro, permitem até escolher o ISO manualmente!
    Para quem curte fotografia (como eu) recomendo.
    Algumas (poucas) fotos estão no link do meu nome, só clicar…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.