Google e os problemas na nuvem

Na última semana alguns dias antes e depois do falecimento do meu HD externo da WD eu levantei algumas questões sobre o backup de informações e arquivos, chegando na receita de salvar as informações ao menos em dois HD’s diferentes e ainda em algum serviço na internet só para garantir, o que ajudaria a evitar problemas com a perda de informações importantes.

Neste final de semana uma falha no Gmail executou um reset nas contas de alguns usuários, causando a exclusão de e-mails, chats, contatos e anexos. O Google reconheceu oficialmente o problema, que foi reportado inicialmente no Huffington Post, e informou que o mesmo atingiu apenas 0,08% dos usuários do Gmail de acordo com o Google – ou seja, 150.000 usuários.

A atualização mais recente do blog Google App Status diz:

Nossa equipe ainda está investigando o problema. Forneceremos uma atualização até 28 de fevereiro de 2011 12h00min00s UTC-3 com mais informações. Obrigado por sua paciência.

Não encontrei ninguém que tenha passado por este problema em meus contatos, mas o caso é preocupante, e me fez lembrar que também preciso manter um backup sempre atualizado dos meus emails, contatos e documentos do Google Docs, que até agora estavam somente na nuvem, o que pode ser um grande problema a qualquer momento. Acho que vou acabar instalando um HD maior no Macbook Pro para poder sincronizar todos os meus emails e arquivos na própria máquina e deixar os dois HD’s externos como backup semanal, desligado totalmente da máquina para aumentar a durabilidade dos mesmos e reduzir o risco de pane.

Eu gostaria de confiar totalmente na nuvem, mas pelo visto isso não será possível tão cedo!!

Fonte: Huffington Post, via Gizmodo.

7 comentários em “Google e os problemas na nuvem

  1. Eu tenho a seguinte opinião:

    Vai ser mais difícil o Google ou outro fornecedor de dados na nuvem dar fim nos meus dados, do que o meu hd der pau ou algo assim…
    mas como dizem, backup a mais nunca é demais.

  2. Vc hjá experimentou o Time Capsule da apple? Tb tenho um macbook e estou pensando em comprar esse “troço” (como diriamos em MG).

  3. Essa é para quem tirou sarro do Flickr, que recentemente apagou dados de um usuário acidentalmente. E agora, quem é o decadente e anacrônico da história?

  4. Perder dado do usuário e absurdo, mas existe um outro problema que acontece e o usuário nem fica sabendo, o vazamento de dados. O contrato de prestação de serviço, da Google, da até medo, privacidade zero.

  5. Como a maioria aqui,eu também armazeno alguns arquivos em Hd virtual,pois nem sempre lembro de carregar meu Pen Drive, porém o grande problema que vejo é sem dúvida a falta de segurança,e o vazamento de informações em sites considerados os mais seguros. Os sites são muito sucetíveis a falhas e perda de informações. Bom mesmo é ter uns 2 a 3 backup dos dados mais importantes como Rodrigo indicou. Eu por exemplo tenho informações e dados repetidos no Gmail,hotmail e Yahoo, pra o caso de perda em uma,recuperar na outra.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.