Google deleta 21 malwares da Android Market

Todo cuidado é pouco na hora de instalar aplicativos nos smartphones com o sistema operacional Android, pois muitas vezes a liberdade de poder utilizar os aplicativos que quiser e a facilidade de publicação de novos aplicativos e games na Android Market pode ser um grande problema.

A cada dia novos vírus e malwares são criados para o Android, e muitas vezes aproveitando o acesso ao Root – que é liberado pelo próprio usuário utilizando aplicativos específicos para isso – para coletar todo o tipo de informação, até mesmo senhas de banco, sem o consentimento ou a consciência do usuário.

Nesta semana a Google deletou nada menos que 21 aplicativos que já tinham sido baixados pelo menos 50 mil vezes cada! O risco é maior para quem possui acesso root, mas a preocupação deve ser de todos, pois nunca se sabe o que poderá chegar na loja do Android no futuro. Veja a lista de aplicativos:

  • Falling Down
  • Super Guitar Solo
  • Super History Eraser
  • Photo Editor
  • Super Ringtone Maker
  • Super Sex Positions
  • Hot Sexy Videos
  • Chess
  • ????_Falldown
  • Hilton Sex Sound
  • Screaming Sexy Japanese Girls
  • Falling Ball Dodge
  • Scientific Calculator
  • Dice Roller
  • ????
  • Advanced Currency Converter
  • APP Uninstaller
  • ????_PewPew
  • Funny Paint
  • Spider Man
  • ???

Se você possui algum desses aplicativos em seu Android, apague imediatamente! Será que a Google não deveria ser um pouco mais exigente com o material colocado em sua loja para download? Na minha opinião a empresa é responsável pelos arquivos que estão disponíveis para download, e deveria se preocupar um pouco mais com este problema para evitar maiores riscos aos seus usuários.

Via Vida Móvel.

18 comentários em “Google deleta 21 malwares da Android Market

  1. O problema é que é muito perigoso ‘controlar’ o que pode ou não ser colocado nas app stores… vide o péssimo exemplo da Apple, que obriga seus usuários a fazerem jailbreak para usaram alguns aplicativos…

  2. @neguinho,
    Concordo com vc. Essa história de ficar controlando acaba com a liberdade. Cada um é responsável por aquilo que instala. Se o sujeito “rooteia” o aparelho, sabe as consequências e assume os riscos. Aliás, muita gente o faz porque os fabricantes não atualizam os firmwares do Android para a versão mais recente. Se os fabricantes seguissem as atualizações “normais” do Android muito gente evitaria o root. Se a Google começa a controlar o que entra no Android Market, este vira uma App Store 2! Tudo bem que nunca se ouviu falar de malwares na App Store, mas isso é conseguido à custa da liberdade do usuário.

  3. Eu acho isso um absurdo.
    Tem de ter controle sim, não sobre o uso, mas sobre a liberação para a publicação.
    Não existem figuras mais nojentas e que me causem mais ódio do que estes hackers desocupados.

  4. Putz, fiquei com medo…rsrsr
    Tenho o solo lite instalado, será que é o mesmo deste super guitar solo? E agora? E estes antivírus q tem no market, funciona mesmo?Alguém usa?Deixa o android mais lento?
    Como fazer para evitar estes malwares.

  5. Concordo com você Rodrigo, o Google é responsável pelos programas que estão em sua loja, sendo assim de fato é muito importante ele controlarem o que é inserido na mesma. E discordo do fato de ser perigoso controlar, perigoso é não controlar e as pessoas baixarem vírus que com certeza vão causar muitos problemas para o usuário.

    []s

  6. Colocando aqui o que coloquei no Giz:

    Existe um vírus para o qual nenhum sistema possui defesa:

    No windows é velho conhecido, chama-se “user.exe”… Com a popularização dos smartphones chegou-se a uma variante para ESTE sistema baseado em linux: “android_stupid_user.apk”. Infelizmente, até o momento não há vacina nem correção para o bug.

  7. A Apple tem controle, mas pelo menos ninguem fica instalando cavalo de troia nos seus dispositivos. O Android Market é a casa da mã Joana, ninguem controla nda.
    Cada um faz suas escolhas.

  8. “Afinal, nunca se sabe” é uma frase típica de quem tá mandando hoax. A noticia não é um hoax, mas mesmo assim eu não gosto da frase. Explora o irracional da platéia.

  9. Thiago, o Android não é essa zona tú tá falando não… funciona espetacularmente bem. 🙂

    Mas que o Google deve controlar o Market, isso não tenho dúvida.

    []s

  10. @mapuche77

    Uma coisa é você baixar .apk de qualquer lugar.. outra é você baixar de um ambiente que se espera que seja seguro.

    Se você não pode confiar na própria loja OFICIAL de aplicativos, vai fazer o que? Voltar pros celulares lanterninhas?

  11. Dario…

    Pode me dizer para quê um aplicativo chamado “APP Install” quer acesso aos seus dados de usuário? Para quê ele precisa de acesso a rede?

    Outro emblemático “Advanced Currency Converter”, não vejo motivos para permitir que esse aplicativo acesse meus contatos, por exemplo.

    A maioria dos “hackers” utilizam o usuário como fator n°1 para sua invasão… Se você sai instalando aplicativos sem prestar atenção às permissões que dá a eles você está abrindo a porta pro bandido…

    Você é responsável pelo que instala no seu smartphone. Não é a google, aliás… leia o EULA do Market, voc? verá que toda a responsabilidade por aplicativos que instalar em seu smart é sua.

    A google não se responsabiliza. A liberdade não aceita tutela, amigo. Ou você sabe o que está fazendo ou paga o preço de sua “inapetência”.

  12. @mapuche77

    Você está esquecendo que o Market é usado tanto por usuários super avançados, quanto por usuários que são totalmente leigos. Os leigos compram o telefone com a propaganda estampada do Market cheio de aplicativos que ajudam a vida dele e pode ter certeza que eles irão confiar no Google, afinal, o Google é o Google, assim com a Apple, empresa com nome no mercado… Então essas empresas tem sim responsabilidade sobre o que colocam em suas lojas.
    Concordo com o @Dario, afinal colocar apk de qualquer fonte é uma coisa, mas da própria loja é outra bem grande…

    []s

  13. Fernando,

    Ledo engano seu… O Market só é usado por usuários que “se consideram avançados”… Até porque estudos já demonstraram que mais de 80% dos proprietários de smartphones jamais COMPRAM sequer um aplicativo (http://www.rodrigostoledo.com/2010/09/apenas-18-dos-usuarios-compram-aplicativos-sera-que-uma-boa-loja-de-aplicativos-para-o-celular-e-tao-importante-para-o-usuario-comum/).

    E os que se consideram avançados o fazem exatamente porque sabem instalar um aplicativo… Porém, posso te garantir que desses quase a totalidade desconhece as tecnologias que utilizam. Tratam um aparelho computacional móvel como um eletrônico qualquer. Por isso, a completa ignorância dos riscos que corre.

    Abraços…

  14. mapuche77, não concordo…

    Existem muitos aplicativos gratuitos no Market, não compraram por que não precisam. Eu mesmo tenho tudo que preciso sem gastar 1 centavo na loja… E o Market é usado usuários comuns sem dúvida, eu mesmo conheço vários, e não tô falando só do Android o da Apple é igual, ou você acha que as pessoas compram um iPhone e ficam só com os programas que vem nele?? Não faz o mínimo sentido o que você falou.

    A grande sacada das lojas é exatamente essa, concentrar os aplicativos para que “Todos” possam instalar, e com isso ganhar dinheiro com a venda (Já que os preços são baixos) e com publicidade nos itens gratuitos. Quem não se lembra do Symbian que tinha mil e um aplicativos espalhados pela internet? Nesse caso sim, somente usuário mais avançados instalavam… Cansei de ver nego vendo meu celular Nokia e falando: “Onde você conseguiu esse programa?”, agora minha namorada por exemplo que não manja nécas, vez ou outra aparece com algum programa legal que encontrou no Market…

    Com relação ao desconhecimento da tecnologia que usam, não acho nada de errado nisso, afinal o iPhone vende tanto, justamente porque o cara que compra não precisar ser “expert” para usar o “Computador móvel”. E outra, é pra ser fácil e seguro mesmo, foi-se o tempo em que computação era só pra nerds….

    []s

  15. Fernando entendo seu ponto de vista. Embora ele não deixe menos idiota alguém que instala um aplicativo que lhe pede autorização compatíveis com às do administrador do sistema.

    Tenho 3 amigas que possuem iphone e nenhuma delas sequer cadastrou-se na app-store porque não confiam colocar os mágicos números de seus cartões de crédito não lojinha da Apple.

    A Maioria delas só quer o status que o aparelho dá. Como alguns rapazes e senhores de meia-idade. Porque acha que todos os smartphones e dumbphones já tem clientes para facebook e twitter nativos? Porque os fabricantes sabem que uma minoria dos usuários usam lojas.

    Uso smartphones desde que eles foram concebidos amigo. Posso te assegurar que nem 10% dos usuários sabem utilizá-los e boa parte dos que os tem subutilizam o aparelho. Quantas vezes já vi em fórum os “experts” fazendo root em aparelhos android desconhendo completamente que o android guarda senhas em texto puro.

    Uso um N8 mas não é qualquer aplicativo que instalo seja dá ovi ou de qualquer outro lugar. E só de symbian já são 9 anos.

  16. @mapuche77 Cara, a discussão é se é importante ou não ter segurança no Market, e na minha opinião é, pelos motivos que já expus, mas respeito a sua opinião…

    Também uso symbian a muitos anos e gosto do sistema.

    Agora com relação a instalar ou não aplicativos, acho que tem gente que instala e gente que não… Uma coisa é certa, quanto mais fácil for e mais seguro, melhor será pra quem quer vender aplicativos, ou mesmo ganhar notoriedade, pois a loja é um caminho rápido para expor o trabalho. Agora se você tem uma loja onde falam que circulam vírus e etc, pode ter certeza que muita gente vai deixar de usar por medo.

    E outra, as lojas no Brasil estão no começo, lá fora já está bem mais difundido.

    []s

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.