Opinião: As melhores novidades do iOS 4.3

Ontem foi liberada a atualização do iOS para a versão 4.3, e como sempre as coisas ocorreram de forma muito simples e tranquila, tanto no iPhone 4 quanto no iPad, o que deveria ser considerado um exemplo para o Android. Tudo bem que a Apple é uma empresa com poucos gadgets, com apenas algumas versões do iPhone, iPod Touch e iPad, mas mesmo assim, fazer a atualização sem depender de operadoras em uma única data no mundo todo é realmente um belo exemplo de como as coisas devem ser feitas para agradar os consumidores.

Entre as novidades desta última versão vou destacar somente as que me chamaram um pouco mais a atenção para não correr o risco de ser repetitivo, pois muitos sites e blogs já abordaram este assunto.

Em princípio gostei das novas funções do AirPlay, que agora pode ser utilizado por aplicativos de terceiros, enviando fotos, áudio e vídeo para uma Apple TV que esteja dentro de uma mesma rede sem fio. Um recurso interessante, semelhante a tecnologia DLNA, e que pode ser muito útil.

Uma característica muito esperada, mas antiga para os usuários de outros aparelhos da Nokia, Android ou do próprio iPhone com Jailbreak, o Hotspot pessoal foi uma boa novidade, permitindo o compartilhamento da internet do iPhone criando uma rede Wifi particular. O limite de compartilhamento é de cinco pontos, sendo 3 WiFi, 1 USB e 1 bluetooth, e a novidade foi muito bem recebida para quem tem um iPad WiFi. Agora não preciso mais comprar um iPad com 3G e WiFi!!

O navegador Safari também foi melhorado, e em meus testes iniciais pude notar que as coisas ficaram realmente mais rápidas, não sei se a diferença de velocidade chega ao dobro em comparação a versão do iOS 4.2.1 ou inferior anunciado pela Apple, mas a diferença é grande e pode ser notada em páginas como a do Gmail ou Google Mapas, que está muito mais veloz.

Outra novidade interessante é o Compartilhamento com o iTunes, que permite que o usuário faça stream dos arquivos de mídia que estão no iTunes dentro de uma mesma rede sem fio. Seria perfeito se permitisse o uso por meio da rede 3G ou de outra rede WiFi, mas é um começo, e pode ser muito útil para ouvir músicas do seu computador no iPhone em casa sem precisar estar ao lado da máquina. Testei aqui em casa e rodou perfeitamente e sem nenhuma falha.

E para fechar as novidades mais interessantes na minha opinião, agora os gadgets da Apple aceitam o cabo Adaptador Digital AV compatível com cabo HDMI para ligar os aparelhos na TV ou em um monitor externo. Este acessório com certeza vai para a lista de compras para fazer uma boa dupla com o Air Vídeo e ajudar a assistir aos meus filmes e séries na grande tela da TV da sala.

Gostei muito da atualização, e ainda mais da forma como ela foi efetuada, disponibilizando as novidades para todos os usuários do mundo ao mesmo tempo e sem a necessidade de nenhum tipo de aprovação ou versão especial das operadoras. É sempre bom ressaltar que em um mundo ideal as coisas deveriam ser feitas desta maneira por todos os fabricantes de smartphones.

15 comentários em “Opinião: As melhores novidades do iOS 4.3

  1. Vou atualizar o meu hoje, muito boas suas opiniões Rodrigo, gostei muito da notícia que agora vou poder fazer HotSpot isso é muito legal, mais tenha uma dúvida quem tem iPad + WiFi, consegue fazer isso, pensei que era só com as versão 3G, bom vamos aos testes hoje mais tarde.

    Obrigado.

  2. Uma boa novidade que pouca gente notou é a possibilidade de configurar o clique rápido 3 vezes no botão home, para alguma tarefa. Achei isso muito útil para alternar entre a função de acessibilidade branco sobre preto, pois gosto de ler PDFs no Ipad com a cor invertida (letra branca com fundo preto, cansa menos) ; assim, com esse novo recurso, ativo essa função somente com 3 cliques rápidos no botão.

  3. Só faltou testar a conectividade como iTunes do meu PC. O resto esta funcionando muito bem.

    Definitivamente, e depois de usar o Milestone2, eu não troco meu iPhone4 por nada. Só pelo 5. hehe

    E a próxima compra será o iPad2.

  4. Rodrigo,

    Tudo bem? Tô em NY e morando perto da Apple Store da quinta. Fui lá ontem e o Ipad 1 está por U$ 399 com wifi 16gb e com 3g U$ 549. Sexta vai ser aquela loucura por casa do Ipad 2 que vai sair no mesmo preço antigo U$ 499.

    Perguntando pro pessoal sobre as novas funcionalidades do Ipad 2 eles falaram sobre usar a Apple TV ( que está por U$99) como receptor de imagens e vídeos para tvs. Ma tem um problema Apple TV só transmite imagens até 720p. Fiquei frustrado pois ia adorar mandar do Ipad para TV fotos e vídeos em Full HD.

    Como vc faria pra enviar imagens e vídeos do IPAD via wireless em full HD para sua TV full HD?

    Abraços Vitor

  5. Eu atualizei o Itunes e baixei o iOs 4.3 ontem a noite, quando chegar em casa hoje vou atualizar o meu Ipod Touc 4g.

  6. Acabei de atualizar o meu aqui as 13:06. Tenho conexao 10mb. Tempo total de atualização 14 minutos.
    Ontem a previsão de download do sistema estava em 5 horas.

  7. Na minha opinião faltou a “permissão” para abrir arquivos de pendrive. Estou tentado a desbloquear meu iPad para poder fazê-lo. Acho essa limitação absurda, ainda que hipoteticamente alguns achem que a disponibilização desse recurso possa causar problemas de vendas para o MacBook.

  8. Se a atualização não é OTA, não é exemplo.
    E a questão de quem tem iPad Wifi (sem 3G) não precisar mais de 3G é no mínimo estúpida (argumento de steve jobs), afinal você ainda depende do celular, e mesmo antes disso, você poderia compartilhar via outro celular…

    My 2 cents

    1. A questão é não ter que pagar por 2 planos de dados no celular, e com certeza vale a pena economizar 119 reais e ficar somente com um plano compartilhado entre os dois gadgets. Antes desta atualização, como mencionei no post não era possível compartilhar a rede 3G via WiFi sem o Jailbreak. Esta é a minha opinião. Um abraço!

  9. Rodrigo,

    Fiz a atualização e não ocorreu nenhum problema…. Mas onde está o HotSpot pessoal???? O meu chip é da Oi, será que eles bloquearam esta funcionalidade também?

  10. Então, na última atualização meu celular desbloqueado travou. Fui obrigado fazer o jailbreak, daí atualizou o BB para o 6, que é do iPad. Como fica nessa do 4.3 de agora? Alguém sabe? Quero saber se posso fazer o update sem dor de cabeça!!
    Valeu!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.