Aplicativos da Google estão fora do Galaxy S da operadora Claro

Há alguns meses meu cunhado comprou o celular Galaxy S com o sistema operacional Android e notou a falta de alguns aplicativos importantes no aparelho, como o Gmail e o Gtalk, o que é uma vergonha, pois estes aplicativos fazem parte do pacote oficial do sistema e contam com um nível de qualidade e integração com o sistema muito elevados e não deveriam ficar fora de nenhum modelo com Android.

Veja uma nota da Info:

“De acordo com a própria operadora, os modelos Galaxy S, Galaxy 3 e Galaxy 5 saem das lojas sem apps populares como Gmail e Gtalk. O mesmo não ocorre, por exemplo, quando um consumidor compra os mesmos modelos em operadoras rivais, como a Vivo.

Até os manuais de instrução dos Galaxys vendidos no Brasil por Vivo e Claro têm informações diferentes, revelando restrições aos Apps do Google. Na versão da Vivo, aparecem dados sobre “Google mail”. Já na versão Claro aparece apenas a palavra “e-mail”.

“O que a Claro faz é pré-configurar os telefones vendidos em seus canais de venda para que estes tenham os próprios aplicativos da operadora ou de parceiros estratégicos”, informou a Claro, via assessoria de imprensa.

De acordo com a Claro, os consumidores que desejarem usar aplicativos que não saiam pré-instalados de fábrica podem baixá-los livremente no Android Market.”

Na prática não é isso que acontece, pois a grande parte dos usuários não conseguem fazer o download dos aplicativos, que não são nem listados no Android Market, e acabam ficando totalmente na mão. Normalmente eu até entenderia a opção da operadora, mas neste caso o prejuízo para o usuário é grande quando estes ótimos aplicativos da própria Google ficam fora do pacote, o que na minha opinião compromete um pouco a experiência de uso do aparelho.

O que você acha desta postura da operadora Claro? Deixe sua opinião nos comentários.

Via Info.

 

34 comentários em “Aplicativos da Google estão fora do Galaxy S da operadora Claro

  1. Este foi um dos principais motivos que me fez sair da Claro e migrar para a Vivo. Notei essa tendência para os aparelhos Android a tempos e no Galaxy S foi o desfecho da minha “desconfiança”. Opto por um aparelho Android para não ser “capado” pelas empresas e ainda tenho de engolir mais essa da operadora? Nem a pau.

  2. É fogo, Rodrigo. Com a atualização para o Froyo, conseguimos ao menos instalar o Gmail da Market. Por outro lado, não tem o Talk, esse a gente tem de instalar na unha. É bem ridícula essa “estratégia” de marketing. Trocar o mecanismo de busca é bem ruim, mas retirar programas que não oferecem concorrência ao Yahoo é um exagero.

  3. Cara…. ta cheirando a “pilantragem” deles….este tipo de postura comercial é que arrebenta com o Brasil…. veja o exemplo… cada vez que um plano de uma operadora é alterado pode ter certeza que é pior que o antigo … o usuário que migrar pode ter certeza que perdeu alguma vantagem…..

  4. A coisa é bem veerdade, minha esposa comprou um galaxy s da claro e realmernte não veio com o gmail e gtalk instalados e a busca default instalada é fo Yahoo (que é péssima diga-se de passagem).
    Com relação a instalar “livremente” também não é verdade…
    Após a atualização para o froyo conseguimos instalar o gmail, que antes nao aparecia no market e passou a aparecer, mas o gtalk não aparece de alguma… Outras questões também foram notadas, como a falta de um calendário como o do nexus one (que eu tenho) a agenda que vem nao sincroniza todas as agendas que você tem n gmail… A do nexus one sim… Nao sei se esse detalhe é particular do alaxy s da claro, mas com certeza nao é um problema para o amdroid padrão do google…
    Realmente isso é uma atitude absurda da claro…

  5. Já tive um modem 3G da Claro e ele não funcionava. Como era plano empresarial fui reclamar e o cara me disse para devolver pois não funcionava mesmo. Claro é a pior operadora que existe.

  6. O android traz o poder sobre os aparelhos de volta para as mãos das operadoras. Isso não acontece só no brasil. É uma pena pois o iphone surgiu para fazer justamente o oposto, ligaram o fxda-se para o que as operadoras queriam num celular e deixaram o consumidor decidir pela compra se queria ou não.

  7. A culpa em si não é do android e sim das fabricantes que aceitaram as exigencias da operadora … Meu motorola dext (atualmente rodando android 2.1) veio de fabrica com uma rom contendo o android 1.5 + motoblur (eca) esta rom não tinha o gtalk … se voce fosse olhar o gtalk estava constando como instalado mais nao aparecia sem falar no widget do yahoo buscas

  8. Tenho um Galaxy S da Claro. O aparelho é fantástico! E assim que comprei instalei o Gmail e Gtalk pelo Android Market. Não há necessidade de tanto “piti” de você Rodrigo, pois é muito fácil instalar os apps no aparelho. Com o novo Market ficou muito melhor: quando estou no trabalho, ou em qualquer lugar, entro no Market e escolho os apps que desejo, então, assim que meu Galaxy S se conecta à internet tudo que escolhi é instalado automaticamente. E mais, apesar do meu Galaxy ser Claro, uso TIM.

  9. Sloopjohnb

    É exatamente isso, Não existe essa de o Android é software livre e Apple é malvada.. isso é balela.. conto da carrocinha pra “entendedor” de tecnologia

    Na prática acontece justamente o contrário. As operadoras e fabricante de hardware customizam e engessam cada vez mais o Android.

    A melhor matéria sobre este assunto foi a que li no meiobit:
    http://meiobit.com/81964/xoom-rooteou-no-upgrade-for-you/

    Isso enterra qualquer geek opensource vim contar lorotinha sobre como seu Android é livre… é livre na teoria.. apenas…

  10. A necessidade de expressar a indignação quanto a isto é sim necessária, pois, além de prejudicar o consumidor final, que precisa ser hábil para poder instalar os apps que não vêm de fábrica, acaba sendo também um problema para a própria operadora, que prejudica a venda dos produtos da empresa com a qual está trabalhando. A Claro, por possuir parceria com a yahoo para serviços, acaba prejudicando tanto clientes quanto vendas, como é o caso do Samsung Galaxy Lite (i5700), que nem android Market possuía, na versão vendida pela claro. As vendas dele foram insignificante para a maior parte dos consumidores da claro, por conta de a maioria não ter as habilidades necessárias para modificar a ROM, ou coisa do gênero.

  11. O mesmo ocorreu com o meu galaxy tab. veio sem o gmail e sem o gtalk. uso muito os dois e so consegui instalar o gmail pelo market. O talk nem aparece lá. Se alguem souber como instalar eu agradeceria muito que dissesse como.

  12. Após atualizar meu galaxy s, da claro, p/ o froyo, consegui baixar apenas o gmail no market. Por enqto, nada do gtalk ficar disponível.

  13. Algumas pessoas se “melindram” logo, quando se fala do Android. Mas, nesse caso está se falando na “política” comercial da Operadora Claro em relação aos Aplicativos. E não uma crítica à impossibilidade do Sistema.

  14. “Na prática não é isso que acontece, pois a grande parte dos usuários não conseguem fazer o download dos aplicativos, que não são nem listados no Android Market, e acabam ficando totalmente na mão”
    Não entendi como a Claro bloqueia o acesso a esses Apps no Android Market.

  15. Alguém sabe me dizer se eles podam esses recursos no Motorola Defy também?

    Estava pensando em pegar um com plano de dados, mas não tô afim de ficar brigando com eles depois.

  16. Vixe escapei por pouco … ainda bem que a Vivo cobriu a oferta da Claro. Contudo, é uma vergonha o que as operadoras fazerm pelo fato de o sistema ser aberto.

  17. Eu também tenho um Galaxy S pela claro. Quando comprei, não sabia da depleção de Gmail e Gtalk do sistema. Já tentei instalar pelo market e nada!
    @Heverton, como vc fez pra instalar pelo market? Foi direto?
    Quando pesquiso no market do celular, o Gmail não é nem listado. Se procuro pelo browser no meu notebook, por exemplo, ao pedir a instalação, recebo o aviso que meu celular não é compatível…

    Assim fica difícil…

  18. Acabei comprando meu Galaxy 5 na VIVO, embora seja usuário da Claro. O conselho que dou para qualquer um que pense em comprar um smart com Android (via operadora), é baixe uma firmware limpa (de fábrica) e mete por cima!

    Fiz isso no meu Galaxy e tirei tudo da VIVO, agora achei a firmware atualizando o Android de 2.1 para o 2.2 e estou usando…

    Simples, fácil e econômico! 😉

  19. Só tenho uma coisa a dizer: desrespeito ao consumidor! É sacanagem vc ter que engolir isso. Tudo bem se ouvesse a opção de baixar os aplicativos. Mas essas empresas só pensam em lucrar em cima consumidor, sem muitas vezes dar a chance de opção. Recentemente um amigo meu comprou um notebook da Acer,que veio com um monte de aplicativos pré instalados propositalmente pela loja,e não o fabricante Acer. Até aí tudo bem se ouvesse a opção de exclusão,porém o pacote não dava essa opção,além de aparecer aquela janelinha chata avisando pra comprar. Resultado: ele foi na loja,deu uma dura no vendedor que foi obrigado a lhe repassar exatamente o que ele queria,um note Acer com Windows 7,sem quaisquer propagandas ou produtos semi-instalados da loja. Seria bom se todos seguissem esse exemplo. No caso da claro dá no mesmo. Se eles não mantém os acordos do contrato,é desreipeito ao consumidor, o que dá direito de apelar pra justiça. Pena que Brasil e “Brazil” como dizem os Gringos.

  20. @Paulo Stahnke

    eu tenho o Motorola Defy 2.1…não me importo com o Gtalk,mas o estranho mesmo é ele não aparecer para download nem no appbrain.Já o Gmail aparece para download no appbrain e no android market do PC.Comprei o meu na Claro desbloqueado pois utilizo chip de outra operadora.
    Tomara que,como eu,vc tenha sorte com o aparelho,já que muitos vieram com um problema no alto falante.

  21. Operadoras deveriam so servir pra vender chip mesmo, todo mundo sabe que nenhuma dessas bombas prestam. Quem mandou comprarem o smartphone em uma operadora? Tomaram na cara. Pelo menos a Nokia e a Motorola vendem seus celulares em suas lojas.

  22. O problema mesmo não é com o Android ou mesmo com o coitado do consumidor, mas sim com a operadora espertalhona. Eu comprei o meu Galaxy S na Claro sabendo que ele viria sem alguns aplicativos e que a atualização da Claro ainda não tinha saido, comprei lá pq estava mais em conta, comprei a um preço muito menor e não os absurdos R$ 2399 de antes ou os R$ 1700 reais q se acha por aí. Como usuário avançado eu sei como a fazer as mudanças necessárias para o meu aparelho e fiz, está perfeito agora. Mas fica “claro” o desrespeito da Claro…. puramente é uma empresa com visão no negócio e não no cliente.

  23. Sempre foi assim na Claro.. Acho lamentável… Pelo menos sempre consigo dar um jeito pois se depender deles, o telefone nunca vai ser atualizado…

  24. Comprei fazem 2 dias o Galaxy s, para minha suspresa sem as aplicaçoes basicas da google e as mesmas não eram listadas no market… esta com o sistema 2.1, atualizei para 2.2 e a partir disso consegui listar no market todas elas.. gmail, google search, menos a app google talk… abraços.

  25. Depois de postar meu comentário aqui e voltar a alimentar a sensação de ter sido feito de idiota, resolvi encarar a atualização do Galaxy S para o Froyo. Foi a melhor coisa que poderia ter feito… Consegui colocar o Gmail, além da versão 2.2 ter algumas melhorias! Recomendo.

  26. Por isso que preferi comprar meu cel sem qualquer tipo de personalização tosca de operadoras…. o q só ferram com qualquer modelo de aparelho!

  27. Pessoal, estou pra pegar um Galaxy S pela Claro, pois foi a que melhor deu desconto no aparelho.
    Já pensando nesse “problema” dos app, poderiam indicar onde encontro o tutorial para atualizar para o Froyo?
    Obrigado
    Marcos

  28. Boa Tarde Rodrigo, desculpe desviar o assunto do tópico, mas desde a semana passada não consigo atualizar o gmail pelo meu galaxy s (vivo), entrando pela internet e acessando o gmail eu consigo ver as ultimas mensagens, pelo aplicativo que já veio instalado não consigo atualizar. E em casa via wi fi eu consigo atualizar. Percebi hoje tb qua não estou conseguindo entrar no Google Maps nem mesmo na android market.

    Alguém pode me dar uma ajuda.

    Desde já grato pela atenção.

    [ ]’s
    Léo Kaufmann

  29. Fui enganado pelo Claro. Vi propagandas do galaxy tab 8.9, exclusivo da Claro e nas fotos das propagandas tinha na tela os aplicativos padrão do tablet. Resolvi comprar um galaxy tab 8.9 da claro, mas desbloqueado na apetrexo.com. A minha decepção foi quando liguei o tablet e vi tudo personalizado para a Claro, tela inicial, ícone de procura (que é do yahoo e não da google. Ao tentar mudar, aparece buscador bing, uol mas não aparece o google. E eu não consegui mudar esses padões iniciais. Para usá-los tenho que entrar na internet e accessá-los como programas extras. Acho que pelo menos nas propagandas da claro, deveriam mostra as suas verdadeiras telas. Para comprovar o que estou escrevendo, basta ver a propaganda de umas 4 páginas que a claro fez na info exame de novembro de 2011. Nessas propagandas aparece em cores e em tamanho grande os aplicativos padrões da google.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.