Samsung Galaxy Tab “antigo” não será atualizado para o Android Honeycomb

Com o anuncio do lançamento dos novos tablets da Samsung durante a CTIA eu comecei a pensar no destino do modelo antigo do Galaxy Tab que está aqui em casa, e antes que eu pudesse encontrar uma boa resposta, meu amigo Pedro Burgos conseguiu uma resposta da Samsung Brasil, o Galaxy Tab de 7 polegadas não receberá a atualização oficial para o Honeycomb, a versão do Android feita para tablets.

O tamanho do Galaxy Tab de 7 polegadas não ajudava muito, sendo que o mesmo é grande demais para um smartphone e pequeno para um tablet, principalmente quando comparado com seu principal e mais forte concorrente, o iPad. Em algumas ocasiões o tamanho reduzido pode ser um trunfo, por deixar o aparelho mais discreto, mas a navegação na internet, leitura de livros e revistas acaba ficando um pouco comprometida, pois são necessários muito mais cliques para correr o conteúdo de uma página.

Será que vale a pena aproveitar a queda do preço do Galaxy Tab de 7 polegadas? Acho que tudo depende da pressa e necessidade de cada usuário, mas não deixar de lembrar que pelo menos pelas vias oficiais não será possível realizar o upgrade para o Android Honeycomb, que transforma a experiência de uso do aparelho de um grande celular para um tablet “de verdade”.

É uma pena ver um aparelho com tanto potencial ficar obsoleto em tão pouco tempo, pois o Tab original foi anunciado em setembro, começou a ser vendido em novembro e em fevereiro já havia claramente sido superado, com o anúncio do modelo de 10.1 em Barcelona, e agora no mês de março já ganhou novos modelos muito melhores e mais poderosos.

Será que vale a pena aproveitar as promoções do Galaxy Tab antigo de 7 polegadas e tentar instalar (na unha) o Honeycomb, ou seria melhor aguardar a chegada dos novos modelos com telas maiores, processadores melhores e sistema atualizado? Deixe sua opinião nos comentários.

38 comentários em “Samsung Galaxy Tab “antigo” não será atualizado para o Android Honeycomb

  1. O SO Android 3.0 é um pouco pesado para o primeiro Galaxy Tab, mas não será difícil ver o Android 2.3 Gingerbread nele, pois ele possui um hardware semelhante ao do Galaxy S que está recebendo o 2.3.2.

  2. Onde estão agora aqueles que diziam que o Tab é que era o bom e o iPad era muito grande? Alguém tinha alguma esperança que o Tab fosse atualizado para o Honeycomb? O engraçado é que o Galaxy Tab foi lançado no Brasil e em Portugal antes do iPad e não vendeu nem 10 % do volume vendido pelo modelo da Apple.

  3. Tenho o galaxy tab e o ipad. Faço usos distintos dos mesmos. Em casa uso bastante o ipad mas fora de casa sempre levo o galaxy tab. Com ele tenho toda a internet na mão, sem falar no google maps que é bem melhor no android com camadas etc, do que no iphone e ipad. Levo ele no bolso de trás da calça pq não uso mochila ou bolsa. Então pra mim, funciona muito bem.

  4. Ai sim eu tivesse pago 2300 reais no galaxy tab, estaria simplesmente “puto”, tenho certeza que o hardware do tab 1 aguenta tranquilamente o honeycomb, infelizmente as empresas de aparelho com o android fazem a festa com seus clientes, não oferecem o mínimo de suporte no pós venda, nada de atualização e afins.

    Enquanto isso, eu estou com meu tablet “xing ling” de 180 dolares, com android 2.1, 256 de ram e tela resistiva, porém, com saída hdmi e rca e capacidade de rodar vídeos em full hd 1080p sem problema algum, 32 gb de memória etc.

    Pro meu uso o tablet chines quebrou um galhão como estação multimedia, vejo vídeos do youtube na tv da sala e por ai vai, tudo por um preço absurdamente “mínimo”.

    Nessas horas vale a pena pensar seriamente antes de gastar 2k em um aparelho que em menos de um ano ficou totalmente defasado, totalmente mesmo, tanto no sistema quanto no hardware, isso comparando com os concorrentes.

    Abraços

  5. Pois é, o tão “aclamado” Android fazendo mais uma vítima. Espero que agora os usuários deste sistema prestem atenção ao proprio umbigo antes de criticarem a “morte” ou a “escravidão” dos outros sistemas.

  6. Só compra esse Galaxy Tab quem for muito trouxa. Neste fim de semana numa loja da Claro o gerente me disse que recebeu o novo (hahaha..) Galaxy Tab, respondi que esse tablet já era e ele ficou me olhando com cara de bunda. Já os novos tablets da Samsung valem muito a pena. Espero que cheguem logo por aqui.

  7. Vale a premissa: não comprar aparelho esperando atualização de Android.
    Meu SGT é ótimo, realiza tudo que preciso e considero mais apto ao “companheiro de trabalho” do que meu iPad. Sim, tenho os dois! Conheço a causa.
    O Android 2.2 que roda nele é suficiente, não causa engasgo. Tenho certeza que a versão 2.3 vai aparecer, oficialmente ou não.
    Acho que essa ânsia do Honeycomb no SGT de 7″ é desmedida.

  8. Parece que só agora que descobriram que a tela de 7 polegada une o pior de 2 mundos, não tem a portabilidade de um Smartphone, e nem tem o conforto de navegação de u Tablet maior.

    Parece até um triciclo, pode ser até bonito, mas une o pior de 2 mundos, a falta de mobilidade de um carro, e a falta de segurança de uma moto.

  9. Eu gostei do tamanho do SGT, para mim quebraria um galho…mas essas fragmentações do Android acaba espantando…hj não gastaria 2K no tablet Android sabendo que daqui 5 meses já estara desatualizado…eu prefiro o Inspiron Duo (pena que não tem GPS)

  10. Foi um desses “trouxas” que o colega acima descreveu. Dei R$ 2280 por um Tab que comercialmente durou 4 meses… Tenho sérias dúvidas se vou comprar um Tab 2, se conseguir vender o meu. Talvez opte por um Xoom. É um saco essa fragmentação e falta de atualização do Android! Para quem não liga para esses detalhes o Android é ótimo, mas para geeks, como eu e boa parte dos que comentam, aqui não ter atualização é no mínimo frustrante.

  11. Num tempo em que o aspecto ambiental e sustentabilidade, os próprios fabricantes esquecem disso e lançam produtos de forma desmedida. deveria ter uma normalização frente a isso…qto lixo gera a mais qdo se vende a mais? Essas atitudes de envelhecimento acelerado dos produtos de são nada sustentavel…rs

  12. MEU PRIMEIRO ANDROID FOI O MILESTONE 01, DEVIDO AOS BUGS TROQUEI PELO PELO XPERIA QUE NA MINHA OPINAO É MAIS ESTAVEL…..QUE NEM HA CERTEZA DE ATUALIZAÇAO……EU PARTICULAMENTE GOSTO DO ANDROID…MAIS JA TO COMEÇANDO A FICAR PUTO…E JA TO OLHADO COM OUTROS OLHOS PRO PESSOAL DA MAÇÃ-MORDINA….ACHO QUE VOU SER OBRIGADO A MIGRAR PARA O OUTRO LADO NEGRO DA FORÇA…ACHO QUE LÁ ELES ESTAO RESPEITANDO MAIS OS CONSUMIDORES…PRINCIPALMENTE O POS-VENDA

  13. Alguem compra um notebook esperando atualizar no futuro o hardware? ou trocar o SO? claro que não, pois se precisar, no futuro, trocar o hardware vocé vai lá e compra um novo. Com celular é a mesma coisa já…

    Falam do Tab, mas para mim foi uns dos tablet mais completos que sairam na “antiga geração”. Digo isso, pois o grande Ipad não consegue fazer uma ligação, ou seja, tu precisa andar com dois equipamentos se necessario, sem contar que o TAB é muito melhor para ambientes corporativos do que o ipad.

  14. Não entendo muito essa preocupação em ele não receber o A 2.0… Galaxy Tab se resolve muito bem e em breve será uma opção barata para quem quer um tablet mesmo se ele não passar do 2.2.

    Tenho um Milestone e não estou nem um pouco preocupado que ele não passou do 2.1 porque estou muito satisfeito com os serviços que ele me oferece mesmo já tendo usado o 2.2 e visto sua superioridade. E assim será com o Galaxy Tab que acabei de comprar por 1600 reais em lojas nacionais. Poderia ter esperado mais porque eu sei que o preço irá reduzir. Mas… tentação foi grande.

  15. “Pois é, o tão “aclamado” Android fazendo mais uma vítima. Espero que agora os usuários deste sistema prestem atenção ao proprio umbigo antes de criticarem a “morte” ou a “escravidão” dos outros sistemas.” (2)
    @scamar “Galaxy Tab, respondi que esse tablet já era e ele ficou me olhando com cara de bunda. Já os novos tablets da Samsung valem muito a pena. Espero que cheguem logo por aqui.” Será que Não Acontecerá “o Mesmo” com os “Novos” ???
    Nossa @Diego Moura! Com quanto tempo Você fica com um OS atualizado num Notebook? …04 meses, 06 meses, 01 Ano ? …Android é isso. Só “entra” quem tem pra pagar !!! ….rsrsrs “Pague para “entrar” Reze para Atualizar !!! …rsrsrsrs …Não resisti !!!

  16. @Diego Moura,
    1) Sempre que lançam um novo SO eu atualizo meu notebook. Quem tem um Ipad vai poder faze-lo por algum tempo. Eu que tenho um Tab não posso. Isso é fato.
    2) Vc já fez uma ligação pelo Galaxy Tab? É tudo menos prático. Continuo usando meu 5800 para fazer e receber ligações.
    3) Aonde vc viu que “sem contar que o TAB é muito melhor para ambientes corporativos do que o ipad?” Tenho um colega médico que ele utiliza o iPad para uma série de coisas, com Apps feitos para o iOS. Não tenho metade desses aplicativos, pois simplesmente não existem para Android. Além disso na maioria dos congressos o que vejo são Ipads.
    @Sidney,
    Barato? o Tab é um mini-tablet e tem o preço do iPad… Agora se vc falar em relação ao Tab 2 eu fico calado, mas na relação custo-benefício eu partiria mesmo para um Xoom.

  17. @Hattori Hanzo
    1: Vou refletir um pouco sobre essa questão…

    2: Pode até ser prático, mas está disponivel se precisar… agora me responde: Pq a apple não disponivilizou esse recurso? simples, pois ai não haveria motivo para possivelmente você comprar um iphone, ou seja, te dar mais uma facada.

    3: Acho que temos conceitos diferentes para ambientes corporativos… Usar a plataforma IOS para usar sistemas de vendas, atendimento entre outras aplicações realmente corporativas é complicado e demanda um alto investimento, porem a plataforma android (não só o android no caso de smartphones) pede menos investimento no desenvolvimento da aplicação e menor custo com equipamentos, pois temos android de tudo quando é valor e claro, com assistencia tecnica mais facil (melhor nem sempre é). Não querendo desmerecer a profissão de seu amigo, mas médico não usa plataformas especificas para atendimento ou faz vendas de produtos ou inserir informações em algum banco de dados… ele provavelmente usa para web, e-mail, livros e alguns app para ajudar a idenficar doenças e tais coisas não são tão corporativa assim (para o meu conceito)

  18. corrigindo:

    2: Pode até NÃO ser prático, mas está disponivel se precisar… agora me responde: Pq a apple não disponibilizou esse recurso? simples, pois ai não haveria motivo para possivelmente você comprar um iphone, ou seja, te dar mais uma facada.

  19. Tem coisas que a Apple domina (musica, ensino de linguas são umas delas), mas se eu fosse desenvolver um software hj com ctz seria para Android….ainda mais se fosse para algo corporativo. Ainda imagino alguns tablets com android substituindo os notebooks na industria e para vendas…mas precisaria de ter um dual boot com Win (vai fazer um desenho em CAD, ou trabalhar com planilhas grandes no Android e iOs)

  20. Eu trocaria poder fazer uma chamada pelo Tab pela atualização para o Gingerbread, pelo menos!
    Relativamente ao Tab no mundo corporativo não posso dizer pois vejo muitos por aí. Abraço.

  21. Com o meu P1000L (BR) rodando com overclock de 1.4HGz, controle de voltagem e voodoo sound, roda o 3.0 Honeycomb sem problema memhum (XDA) customizada….nao me arrependo nem 1R$ da grana que gastei…..

  22. Quando disse que ele RODA, quis quizer que ele vai rodar, pois tenho informações segurar que ja estão trabalando no 3.0.

  23. Hehehehe. Aparece cada maluco inventando história aqui no blog… O cara se gaba de ter Honeycomb em um dispositivo que a própria Google diz que não suporta essa versão do Android. Quando o Rodrigo pede a prova, vem com o papo de que estão trabalhando (nem sequer sabe quem). Aham Cláudia, senta lá!

  24. Oi, Rodrigo, tudo bem? Lembra de mim, o claudio.

    Bom, to com um Ipad2 e fiquei na duvida entre xoom, galaxy e o ipad… por que peguei o Ipad?

    Simples. Motorola, Samsung e sua turma, por viverem unica e exclusivamente de hardware, tratam o usuário como trouxa.

    Fazem um produto, e depois de lançado o esquecem. É fato que os produtos ficaram obsoletos rapido, pelo simples fato de não terem atualizações de software, obrigando o trouxa, quer dizer, usuário, a trocar de equipamento.

    A Apple não. Ela tem um renda excelente com a Itunes/AppStore e as atualizações sempre são para todos os gadgets. Salvbo os casos onde o hardware não aguenta o software mais moderno.

    Por isso a Apple engoliu todo o mercado e vai engolir cada vez mais. Infelizmente a google não fiscaliza seus parceiros. Então, ou comprasse um aparelho Google (que não existe em tablet, digo hardware Google) ou Apple.

    Fico com a Apple.

    Esqueça esse aparelho e nunca mais cometa o erro de comprar um Samsung ou Motorola, você certamente vai ficar frustrado depois de tres, quatro… ou seis meses (se der sorte).

    Abraço, bom passar aqui pra dar uma lida no teu blog.

    E sim, o Ipad dois é muito rápido. 🙂

  25. Quanto a turma que fala Android para ambiente corporativo, certamente não conhece o Ipad nem nunca viu um funcionando de perto. Mas não vou entrar nessa discussão.

  26. Diego:

    Banco de dados no ipad… Digita isso no google e descubra um novo m
    Bento, FileMaker, HanDBase…

    Só pra citar os famosos.

  27. O Galaxy Tab é um bom exemplo do problema de “vida curta” dos devices com Android. Entre o lançamento, com TOP, e ser considerado ultrapassado, foram 3 meses.
    E não é problema com o hardware não, este continua sendo razoável para o momento. O problema é de software, ou seja, teremos inúmeras novas aplicações (feitas para o 3.0) que não funcionarão nele.

  28. @Claudio

    Em nenhum momento falei que não existia… eu falei que era mais complicado apenas, pois o inventimento em hardware e software é maior do que se fosse fazer a mesma plataforma no android ou qualquer outro…

    verifiquei rapidamente um dos programas que tu citou e ele tem disponivel para andoid

    Só para te dar um exemplo basico : uma operadora de celular, parceira de nossa empresa, cobra em torno de R$1320,00 para o Iphone 4g (o Ipad até o momento estava sendo avaliando) e sendo que Milestone 2 sai por R$699,00 e o galaxy S por 900,00, sem contar que o TAB tambem sai por volta de R$950,00.
    Te pergunto será que o IPAD iria vir por menos de R$950,00 na versão 3G com 16gb? acho que não.

    mas não adianta dicutir essas questões corporativas… foi infelicidade mim ter entrado nesse merito.

    tanto o ipad quanto o tab não me prenderam a atenção ou não havia uma grande utilidade para mim (ainda).

  29. É verdade, Diego. O custo é um pouco maior. Mas acho que vale pelos benefícios.
    Uma empresa investir 900 reais num aparelho que se tornará obsoleto em quatro meses, ou 1400 em um que terá atualizações por três ou quatro anos (como acontece com o Iphone)?

    Cada ambiente corporativo faz sua analise, mas o barato, muitas vezes, sai caro.

    De qualquer forma, não acho infelicidade sua ter entrado no merito, não. O papo foi saudável e engrandecedor.

  30. Esse android ta me saindo um novo linux: Cheio de nomes, ramificações, problemas, incompatibilidades e complicações. Vai sempre pregar código aberto mas nunca vai realmente decolar…
    Quando eu tinha meus 18 anos eu já fui nerd e achava que isso era a solução dos problemas do undo… Hoje, me preocupo mais com produtividade e segurança. Não tenho tempo para ficar correndo atrás de “maneiras de instalar honeycomb num galaxy tab7”..
    Por isso, sem a menor dúvida: Fico com o meus iPad e iPhone.
    Anyway, não quero causar discussão nenhuma aqui… Cada um escolhe o que quiser. 🙂

  31. Discuti se vale a pena ficar preso a uma marca como a apple há alguns dias com alguns amigos de trabalho… Lendo este blog confirmei que sim, tenho o galaxy tab 1 e tinha sérios planos de comprar um smartphone galaxy 2, másss deixei quieto… Comprei um iphone 4 que a exemplo do iphone 3g que eu tinha tivemos 4 versões mais ou menos… de atualizações de software… agora um recado a samsung “não sabe brincar não desce pro play” criar um tab que fica semi obsoleto em menos de um ano é piada! Um recado aos blogueiros… apple é apple, demorei entender… e queimei 1.800 reais! por causa de uma marca amadora neste mercado!

  32. Vejam bem. Os hardwares Apple assim como o iOS é ótimo. Uso iPhone e posso dizer que usa-lo é uma experiência maravilhosa, mas exatamente para o uso que faço dele. Quase que completamente para e-books e podcasts. Testei o iPad e pude constatar que usá-lo é como usar um iPhone “gigante”, mas o tamanho dele me incomodou muito. Sempre gostei do mecanismo de funcionamento do Android OS mas as telas resistivas utilizadas em praticamente todos os equipamentos suportados por ele sempre me deu ojeriza. Mesmo assim, e admito que ao comprar estava realmente preocupado de “tomar bunito”, mas sendo usuário do produto posso dizer sem a menor sombra de dúvida de que não me arrependo de tê-lo feito. Óbvio que a decisão da Samsung de não atualiza-lo para o Honeycomb realmente me decepcionou. Mas não porque o aparelho vai ficar “desatualizado” ou essas baboseiras mas porque a versão 3 é a primeira a ser realmente otimizada para tablets, todas as anteriores são adaptadas para tanto, sendo que em sua origem foram criadas para dispositivos menores e menos potentes e com recursos diferenciados, em especial telefones.

    PS: Mesmo no iPhone nem sempre atualizo para a versão mais nova. Até porque só quem já utiliza iPod Touch e iPhone através das varias gerações deles e das muitas versões do iOS e já caiu na armadilha de atualizar um aparelho cuja “versão do aparelho” é mais que um número inferior à “versão do sistema”, sabe a porcaria que fica usar depois. Parece que o “bicho” se arrasta para fazer seja lá o que for. Atualizar apenas por atualizar é no mínimo burrice.

  33. Levo em consideração que ele faz ligações e isto só esta disponivel na 2.2, a 3.0 não tem esta funcionalidade, também
    para minha empresa este é um diferencial muito importante pois permite unir funcionalidades de netbook e celular em um unico aparelho. Com os planos de telefonia atuais é possível adquirir ele por R$ 400,00 o que eu acho um preço muito bom. Obsoleto…. talvez para o denominado mundo geek q considera gadgets status social, para mim atende as minhas necessidades.

  34. Não troco um tablet 7 de 350g por um ipad 10 de 650g. Aliás tenho os dois e passei o desconfortável ipad pra minha esposa, que o usa e transporta pouco. Agora, se sair um ipad de 7 eu posso reavaliar, pois a estabilidade é um pouco melhor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.