Cenário atual de aplicativos para tablets Android Honeycomb é preocupante

Uma das maiores preocupações dos usuários mais avançados que compram um smartphone ou tablet é a disponibilidade de bons aplicativos em uma loja grande e bem organizada na internet, sendo que nem sempre é uma tarefa fácil encontrar conteúdo de qualidade com preço justo além de boas opções gratuitas. Há alguns meses eu venho trabalhando com os tablets Galaxy Tab com Android e o iPad, sendo que uma das maiores diferenças entre os dois aparelhos é a grande quantidade de aplicativos e games especialmente desenvolvidos para o tablet da Apple.

Com a chegada do Android Honeycomb totalmente customizado para as grandes telas dos tablets as coisas deveriam começar a mudar para melhor para o lado do robô, mas de acordo com um post do Gizmodo, desde o último pronunciamento feito pelo Steve Jobs fez há um mês, dizendo que o iPad tinha 65 mil apps dedicados, contra 100 do Honeycomb, a situação continua praticamente a mesma, ou até pior do que a Apple afirma.

Segundo o post a constatação foi feita pelo desenvolvedor Justin Williams em seu blog, sendo que a busca pelos aplicativos no Xoom levou em consideração a obrigatoriedade do Android 3.0 e que utilizassem de forma real as polegadas do tablet, e não fossem apenas uma versão esticada de apps para smartphones. O resultado do filtro é no mínimo preocupante, com apenas 20 aplicativos 100% nativos, sendo que alguns deles, como o Pulse, e as versões do USA Today e da CNN, são apenas versões idênticas do app para iPad.

Este problema não é novo para quem utiliza o Galaxy Tab, mas poderia ao menos estar no caminho de uma solução para os novos tablets e pode ser um grande problema na adoção do Android  Honeycomb pelos consumidores, pois sem títulos especialmente desenhados para as grandes telas o tablet não passa de um grande celular, que na grande parte dos novos modelos nem uma ligação telefônica é capaz de fazer.

Espero que este cenário mude o quanto antes para o bem da concorrência!!

 

11 comentários em “Cenário atual de aplicativos para tablets Android Honeycomb é preocupante

  1. Quer dizer que os tablets com Android:
    1) São mais caros que o iPad;
    2) Demoram uma eternidade a serem lançados e
    3) Não tem Apps desenvolvidas para eles.
    A pergunta é: Vale a pena comprar um Xoom ou um Galaxy Tab?

  2. Acho que isso é só uma questão de tempo, os tablets com Honeycomb ainda não estão verdadeiramente no mercado… Por enquanto só o Xoom e verdade seja dita, ninguém nunca leva a Motorola muito a sério…
    O Galaxy Tab não é tablet, ele é realmente um telefone grande…
    O crescimento do Android não é como do IOs, não existe aquele apelo popular das massas, isto é, a quantidade de pessoas que “compram só para ter” é menor… O dono de um Android normalmente não está afim de ostentar, quem quer isso é o FunBoy e a Apple vende muito pra esse pessoal, que compra mesmo sem saber se vai prestar, até porque pra ele isso não importa muito… o importante é ter e mostrar que tem…

    O IPad é muito bom, tenho um a quase 1 ano e uso muito, mas levo muita fé no Android, acho que o futuro vai ser dele… As aplicações vão chegar… vai demorar um pouco e não vai chegar a quantidade de titulos do IPad, assim como ainda não chegou nos telefones, porém isso não será um empecilho para que o Android vença essa guerra, assim como foi com os telefones…

    Vamos ver… só o tempo vai dizer…;)

  3. Essa situação também acontece com o Blackberry Playbook…….a falta de aplicativos é preocupante e até fez com que a empresa postergasse a data de lançamento…..

    Nesse ponto a Apple realmente é imbatível…….. tem o poder de atrair desenvolvedores como ninguém!

  4. @Marleixo, concordo inteiramente com seu comentário. Também tenho um iPad, que é realmente muito bom como um aparelho de diversão, mas olhando para o futuro me vejo trabalhando com um tablet android.

  5. Marleixo, esta questão de funboy que compra para ostentar é coisa de brasileiro. Em países desenvolvidos o funboy existe pq o produto é bom, que sabe utilizar o aparelho por ter mais acesso a tecnologia etc. Não tem como menosprezar a qualidade e detalhes do produto Apple.

    O problema em relação ao Android e até a outros fabricantes vai ser o desenvolvimento em cima da plataforma. Se falam que não existe quantidade de aplicativos nativos para Honeycomb pq o produto é novo para mim é balela. Veja os celulares que rodam Froyo, Eclair etc… os melhores aplicativos estão no IOS e quando existem para Android não atualizam com a mesma velocidade. E não estou falando só de jogos!

    Acabei de comprar um celular com Android e estou maravilhado no produto. Adoro aquele “frufru” de widget na tela, com acesso rápido a informações que preciso, mas reconheço que quando olho meu iPad ou lembro do meu iPhone 4 não tenho a mesma gama de aplicações.

    O Xoom, Galaxy Tab 2 são maravilhosos a nível de hardware e softwares nativos, mas quem quer entretenimento e boa disponibilidade de aplicativos vai sofrer muito agora, e o pior de tudo, não vai dar tempo de popular a Market e o aparelho vai ficar obsoleto daqui a 6 meses quando lançar um novo Android ou novo modelo do fabricante, o que é muito triste.

    Enfatizo, enquanto não houver um abraço dos desenvolvedores pelo Android, W7 e symbian dificilmente a Apple vai sair do topo, o que é lamentável pq o robozinho tem potencial.

    Abs

  6. Eu queria saber se esses 65000 apps para iPad são todos de qualidade. Do jeito que se fala, parece que são 65000 coisas ótimas e totalmente necessárias para se utilizar no tablet.
    Obviamente 100 apps para o Honeycomb é um número ridículo, mas nunca vi com bons olhos estas comparações de quantidade de apps entre plataformas diferentes. Principalmente quando uma tem anos de mercado e a outra menos.

  7. Marleixo,

    Você fala isto porque nunca usou um produto Apple, não sei se o problema for dinheiro esta perdoado afinal este problema é normal para a maioria das pessoas inclusive quem vos escreve. Agora ficar chamando todo mundo de fanboy e modista porque não gosta de algo é opinião de babaca.

  8. Realmente, o iPad tem muito mais apps que para os tablets com android. Mas na verdade os tablets com android nem foram lançados. O Tab de 7″ é um intermediário entre telefone e tablet (cujo tamanho considero perfeito) e os tablets maiores nem estão à venda ainda. Quando o iPad foi lançado só tinha uma meia dúzia de apps desenvolvidas para ele, o resto era adaptação de app do iPhone. Acredito que a própria Google não está acreditando que os tablets vieram para ficar. Eles pensam (com razão) que os smarthphones serão os PCs do futuro e talvez essa moda de tablet seja apenas algo passageiro.

  9. Rogério,

    Concordo com você. Esta questão de números não quer dizer nada, pois o mais importante é a qualidade. Mas faça uma comparação muito simples.

    Vá na market e na store e procure um client de twiiter free e depois pago. Você vai reparar que vai encontrar mais rapidamente e em maior quantidade aplicativos bons na Apple em relação a Market.

    O que reparo é que existe muita poluição na Market, o que atrapalho achar um bom aplicativo. As vezes gasto um tempo enorme para procurar algo, enquanto na Store em alguns poucos cliques eu acho.

    Um outra coisa que tb atrapalha na Market é juntar todos os aplicativos de todos os paises. Você em uma categoria como eu já disse tem uma poluição enorme de aplicativos como por exemplo japoneses, que nem dá para ler a descrição.

    Abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.