Será que vale a pena comprar revistas digitais para tablets?

Meus hábitos de leitura mudaram há muito tempo com a ajuda da internet, quando passei a selecionar o conteúdo que gostaria de ler por meio da assinatura de feeds rss dos meus blogs e sites de notícias favoritos. Não consigo mais esperar por uma publicação mensal ou semanal para ficar bem informado, mas por outro lado também evito o jornal de papel há anos.

Com a chegada do iPad comecei a comprar a revista Wired, vendida por um preço cerca de 3 vezes mais baixo do que nas bancas e livrarias, sendo que na minha opinião sua aquisição vale muito a pena, tanto pelo excelente conteúdo quanto pelo baixo custo.

No Brasil as coisas são um pouco diferentes, pois apesar do fato de que a qualidade dos aplicativos das grandes revistas está cada dia melhor, os preços ainda são muito altos, e na maior parte do tempo praticamente iguais aos das revistas compradas nas bancas, o que é um pouco difícil de entender.

De um lado temos os custos para a criação da versão digital da revista, mas por outro existe uma grande economia de papel, logística e o pagamento dos intermediários (bancas e livrarias), deste modo entendo que deveria existir uma redução do valor de venda destas publicações.

Com o alto preço das revistas as pessoas acabam procurando por outras opções gratuitas, ou até mesmo retornam para a versão de papel, o que é realmente uma pena.

Após fazer o download de praticamente todas as revistas e jornais disponíveis para o iPad acabei ficando somente com a Wired, Autoesporte, Marvel, DC Comics, Época Negócios, Macmais, Fast Company, Intelligent Life e Brasil 247. A relação custo x benefício é ruim, e no final das contas é melhor perder um pouco de tempo em busca bons endereços para a assinatura de feeds rss do que gastar muito dinheiro para versões digitais das revistas, que em alguns casos são até mais baratas nas versões de papel.

Com preços menores eu compraria algumas revistas sem nenhum problema, mas com os valores atualmente praticados as coisas ficam um pouco difíceis, e com o tempo acredito que este modelo de negócio não conseguirá atrair mais novos leitores e assinantes. E você, tem o hábito de comprar alguma revista para ler no iPad ou no tablet com o sistema operacional Android? Deixe sua opinião nos comentários!

9 comentários em “Será que vale a pena comprar revistas digitais para tablets?

  1. Acho que forçosamente o conteúdo deverá ser pago, pois parto do princípio de que todo trabalho deve ser remunerado. Sei que existem empresas que conseguem se rentabilizar usando apenas propaganda como financiado (Google, Yahoo, etc.) mas no caso da comunicação social a publicidade nunca conbriu os custos, sempre houve quem tivesse que pagar. O problema é que ou pagam o leitores e a publicação deve contas apenas a estes, ou pagam entidades, sejam governos ou empresas, hipotecando a independência jornalística. Falta ainda as empresas conseguirem achar o meio termo entre o que o consumidor gostaria de pagar (ou seja nada) e o que custa uma publicação em banca.

  2. olha…eu estou com meu Ipad a uma semana e fiquei impressionado com a veja e a exame que é do mesmo desenvolverdor..liguei ja5 vezes para barganhar um valor melhor de assinatura..sem sucesso 390,00 em 6x de 65,00 por um ano de Veja eu acho caro….sem falar que de cada 5 paginas da revista 2 são Merchã…..por enquando estou em stand-bay,..ainda estou com a velha Info Impressa chegando td mes em casa……alias um abusurdo a info ainda nao ser digital..enh….?

  3. Cara, sou assinante da Época a uns 10 anos… tipo, sempre fui… Leio a revista praticamente toda, toda semana…
    Comprei meu IPad a quase 1 ano e fui dos primeiros a baixar o aplicativo ad Epoca pra ver como estava e se valia a pena a troca…
    No início fiquei incrivelmente desapontado com a qualidade do aplicativo que era de péssima qualidade, muito diferente da Wired e da Veja que fizeram um ótimo trabalho…
    Algumas versões se passaram e parece que o aplicativo está mais estável, mas aí sobraram outros problemas..

    O empresário brasileiro tem um problema sério com relação a realização de lucro, ele acha que baixar os custos significa mais dinheiro pra ele e não menor preço para o cliente, o custo de criação do conteúdo é inegável e esse não pode ser substituido, mas todos os outros custos são consideravelmente menores na versão para o IPad, porque o preço é o mesmo da versão impressa?
    É uma pergunta que não tem resposta, no meu caso continuo pagando pela minha assinatura de papel e não vejo a menor possibilidade de assinar o conteúdo digital, é uma pena, pois o conteúdo digital é muito mais rica e traz possibilidades que a impressa nunca vai ter…
    Existe uma questão também deve ser levada em consideração, que são as vantagens da versão impressa…
    Eu costumo ler a revista no Metro do Rio que pego todos os dias para ir ao trabalho e ainda não me sinto seguro o bastante para utilizar o IPad no metro… É uma triste realidade, mas moro em uma grande cidade brasileira e não considero nenhuma delas segura o bastante para tal…
    O que eu acho é que a versão para o IPad deveria um “plus”, gratuita para quem tem assinatura da versão paga, existem revistas com essa abordagem…

    A revista de papel não precisa de grandes cuidados, vou a praia no final de semana com ela amassada (amassada mesmo… ) no bolso da bermuda, ela molha, enche de suor, fica no sol e etc… Sem comentários com o que aconteceria com o meu ipad nessas situações, sem contar o fato de que não conseguiria ler nada no sol por conta da tela de LCD..

    Com todas essas questões acho que, ao menos para mim, comprar revistas pelo IPad ainda é algo distante…

  4. não vejo futuro em revistas pagas… apenas para nichos de mercado. Tinha várias assinaturas e cancelei todas há 2 anos, nunca senti falta… com tantos blogs hj em dia, essas revistas semanais e mesmo mensais estão numa encruzilhada, mesmo os jornais, que vendias apenas por causa dos classificados estão na penúria. Essa semana estive interessado em um carro e no jornal de Goiania, achei apenas um que me interessava, enquanto pela internet achei 3 na minha cidade… Prefiro o formato dos blogs ao das revistas, e, mesmo que fossem de graça, ainda assim preferiria os blogs.

  5. O formato de papel nunca vai morrer enquando tiver gente para ler esse tipo de mida ( eu sou um que gosto).

    No Brasil a maioria das revistas impressas são um lixo imagina a versão digital delas! Veja, isto é, epoca! aff.

  6. Olá amigos, eu adoraria comprar as edições usadas das Fast Company, e não as acho para vender, alguem quer recuperar parte do valor gasto nas nova? por favor entrem em contato:fotografo@douglasluccena.com.br

  7. AS REVISTAS ATUAIS APRESENTAM UMA EXCELENTE QUALIDADE DE CONTEÚDO. POSSUEM, ALGUMAS DELAS, VÍDEOS DE CONTEÚDO BASTANTE RELEVANTE. MINHA MANIA DE LER REVISTAS PODE SER CLASSIFICADA COMO ANTES E DEPOIS DE COMPRAR UM IPAD 2. AO IR PARA UMA CASA DE PRAIA NUM FINAL DE SEMANA, POSSO LEVAR 10, 20, INFINITAS REVISTAS E JORNAIS, ALGO QUE EU NÃO CONSEGUIRIA FAZER ANTES, POIS TINHA QUE ESPERAR AS REVISTAS CHEGAREM NA MINHA CASA OU IR EM BUSCA DAS MESMAS EM BANCAS DE REVISTAS. ASSINEM REVISTAS DIGITAIS, SÃO ÓTIMAS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.