iPhone Tracker expõe um grave problema de segurança do iPhone

O assunto mais comentado do dia com certeza foi a descoberta feita por dois pesquisadores, sendo que um deles foi funcionário da Apple, de que o iPhone e o iPad 3G registram sem qualquer aviso ou concordância de seu proprietário de todos os lugares frequentados pelo mesmo. Mesmo com o GPS desligado os aparelhos indicam a localização por meio da triangulação das antenas da rede da operadora, registrando em um arquivo extremamente detalhado no iOS.

O arquivo gravado no iPhone ou iPad 3G é sincronizado com o computador sem qualquer criptografia, sendo que o mesmo pode ser facilmente acessado por  um programa chamado iPhone Tracker. Com as informações de localização, data e hora é possível descobrir com grande facilidade onde a pessoa mora, trabalha, lugares que frequenta, o que pode ser muito perigoso em caso de furto / roubo de equipamentos.

Vale lembrar que não existe um meio de desativar este recurso completamente absurdo do iPhone ou iPad 3G. É lamentável ver uma empresa como a Apple colocar seus usuários em risco com uma falha de segurança tão grave como esta. No mapa abaixo é possível ter uma ideia do estrago que estas informações podem causar aos usuários.

 

Via Zeletron.

 

 

21 comentários em “iPhone Tracker expõe um grave problema de segurança do iPhone

  1. Uma coisa é verdade, tah cada vez mais difícil dar um perdido na esposa. Ainda bem q ela não lê este blog, se não ela ja estava mandando eu ligar esse tracker agora, pra saber onde eu estava. Hahaha.

  2. Testei o programa e realmente marcou bem minhas viagens. Acho que poderiam apenas colocar algum comando para desabilitar ou habilitar. Para quem quer, o recurso é legal.

  3. Absurdo já é essas informações serem armazenadas. O modo como é feito só piora a situação. Qual a intenção da Apple com essa função?

  4. Eu amei este programa!!!
    Não sou ciumenta e nem gosto de mexer nas coisas do meu marido, mas é sempre muito bom saber que eu posso contar com a apple!!!!
    Agora, se os meninos aí de cima fossem comportados, não devessem nada, não estariam tão preocupados!!!
    E pensar que eu tentei persuadir o meu marido a não comprar o iphone…

  5. Bom, agora, por uma cagada bem cagada, quero ver o pessoal vir tacar o pau na Apple. Por que só na Nokia.

    Por favor encham de comentários metendo o pau na Apple. Por que isso é coisa de amador.

    Que feio, não proteger os dados dos usuários????Que coisa mais noob….

  6. Vão dizer que eu sou um mala defensor de symbian, mas o tema 2011 dos blogs de celulares parece ser falha de segurança tanto do iOS quanto do Android. Mas o symbian é um sistema mais antigo e não me lembro das pessoas comentando sobre falhas de segurança que comprometam os usuários…

  7. Eu não acho so uma falha na segurança, mas sim de privacidade tambem, afinal ele salva as informações sem qualquer aviso/conhecimento do usuario. Depois falam do Android. Agora que o rodrigo ali comentou que pensei, faz tempo que não vejo falta de segurança nos aparelhos Nokia, ja usei ate antivirus no meu antigo N82, mas hoje não vejo necessidade de mais nada disso, isso pelo que eu vejo em sites, ja que tenho um Android e não um Nokia e nem iPhone, mas agora minha vontade de um iPad diminuiu.

  8. @Dario, com relação ao Symbian não tenho nada a dizer ou acrescentar, gostei muito do Symbian mais isso ficou no passado, atualmente só me interesso por 2 plataformas IOS e Android, pois, são as que utilizo.

    Contudo, seu comentário foi muito pertinente. Enfim você inalteceu muito bem o Symbian e soube mostrar com propriedade o defeito(s) no Android.

    Com relação a notícia de que trata o tópico, e essa sim me interessa, fico muito desapontado em saber que minhas rotas tem sido acompanhadas pari passo por um equipamento que adquiri com intenção diversa a de ser espionado.

  9. Fico me perguntando de isso tem algo a haver com o recurso da Apple de localização do iPhone perdido.
    Se for é um tremendo risco no caso de aparelhos perdidos ou roubados.
    Infeliz te esse tipo de falha estamos sujeitos todos nós que compramos Smartphones, não i
    Porta de IOS, Android, etc.
    Durante o tempo que eu usava N95 a Nokia fazia sim atualizações de correção de falhas de segurança.
    Se hoje em dia não de comenta tanto de falhas no Symbian é provavelmente devido ao fato de engenheiros e hackers focarem suas atenções muito mais aos sistemas em ascenção do que a aqueles em declínio de utilização.

  10. Fico me perguntando de isso tem algo a haver com o recurso da Apple de localização do iPhone perdido.
    Se for é um tremendo risco no caso de aparelhos perdidos ou roubados.
    Infelizmente esse tipo de falha estamos sujeitos todos nós que compramos Smartphones, não importa de IOS, Android, etc.

  11. Durante o tempo que eu usava N95 a Nokia fazia sim atualizações de correção de falhas de segurança.
    Se hoje em dia não de comenta tanto de falhas no Symbian é provavelmente devido ao fato de engenheiros e hackers focarem suas atenções muito mais aos sistemas em ascenção do que a aqueles em declínio de utilização.

  12. Pessoal, eu não entendi nada x nada…

    Esse Iphone Tracker é um aplicativo do iphone, um programa que se instala no computador ou apenas um nome dado pela Apple com uma base de dados?

    Se for uma base de dados só a Apple tem acesso a nao ser se a pessoa for hacker correto???

    Se for aplicativo, onde instalo? pois no itunes tem alguns parecidos mais nenhum funciona?

    Se for programa, onde faço o download?

    Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.