Dinheiro Fácil na Internet com o iPhone e o iPad

Há alguns anos a bola da vez era ter um site na internet, todos precisavam estar na rede e a empresa praticamente não existia se não acompanhasse seus concorrentes entrando neste mercado. Nem sempre os sites são bons, relevantes ou realmente úteis, mas pelo menos eles estavam lá.

Depois chegou a hora das redes sociais e a “necessidade” de estar perto dos consumidores, e as empresas correram para fazer seus blogs corporativos, perfis no Orkut, Facebook e Twitter. Em uma parte considerável das vezes estes canais são utilizados mais como um canal promocional para vendas do que para a conversa e valorização dos consumidores, mas o simples fato de estar nas chamadas Mídias Sociais já deixa a empresa mais humana, moderna e cool.

Com o grande crescimento da Apple e sua App Store os desenvolvedores começaram a trabalhar na criação de aplicativos e games para o iPhone e o iPad, sendo que o dinheiro entrava facilmente com algumas estratégias muito simples de divulgação. Infelizmente a criatividade não é o forte neste mercado, e chegaram ao mercado uma infinidade de aplicativos inúteis e clones que tornaram a App Store um oceano de difícil navegação com uma quantidade de lixo absurdamente grande.

Na sequência as revistas resolveram migrar para os tablets, e mesmo com as notícias de experiências ruins experimentadas pelo mercado americano e sem uma grande comprovação da eficácia deste modelo de negócios, todos correram para publicar neste novo formato.

Com o tempo e a concorrência gigantesca neste mercado de mobilidade eu começo a ver as coisas mudando mais uma vez. Os aplicativos que custam uma fortuna para as empresas são instalados e deletados na velocidade de um clique, e raramente vejo usuários comprando revistas para ler em seus tablets. Apesar de gostar muito mais das revistas em formato digital eu só compro a Wired todos os meses e algumas poucas edições da Veja e da Auto Esporte escolhidas a dedo quando o assunto realmente me interessa.

Hoje muitos aplicativos são abandonados pelas empresas como foi o caso do SuperGuia.TV e tantos outros espalhados pela Web ou apresentam problemas que demoram muito para serem resolvidos, e pelo baixo custo acabam sendo deixados de lado pelos próprios usuários, como é o caso do meu leitor de feeds rss do iPad, que após sua última atualização há vários dias apresenta grande instabilidade e nenhuma correção.

Ao que tudo indica ganhar dinheiro com aplicativos móveis para smartphones e tablets pode começar a ficar difícil em um futuro não muito distante, pois a concorrência está cada dia maior, a criatividade dos desenvolvedores menor e as empresas com certeza vão perceber que o investimento nem sempre pode alcançar o objetivo esperado.

Com o declínio deste mercado, qual será a próxima grande onda no mercado digital? Vamos esperar por algo realmente relevante e interessante!!

4 comentários em “Dinheiro Fácil na Internet com o iPhone e o iPad

  1. Eu continuo achando que este mercado tanto de apps como de publicações para tablets continuará crescendo e as empresas continuaram investindo, porém, existirá um cuidado maior não somente na promoção da marca/produto, mas também em trazer algum valor real aos usuários.

    Eu por exemplo, não passo um mês sem gastar alguns dólares lá na app store. Obviamente, sou muito mais criterioso hoje do que no passado.

  2. Sempre que surgi uma “nova onda” todas as empresas ficam em polvorosa, foi assim na época do Atari onde todo mundo entrou no mercado e foi assim nos primeiros anos da telefonia móvel, quando até uma empresa de sandálias entrou no mercado.

    De certa forma esse “pseudo estouro de bolha” é bom para o surgimento de um mercado de aplicativos mais competitivo e saudável.

    Acredito que o papel de blogs e sites sejam de vital importância para que o cliente em potencial não seja enganado pela capa de um jogo ou aplicativo.

  3. Especificamente no caso das revistas, jornais e livros, o problema foi querer vender a versão digital pelo mesmo preço da versão em papel. Na minha opinião foi um erro, porque essa estratégia no máximo levou alguns leitores habituais a aderirem a essa formato e não criou novos leitores, que seria o desejável. Ou seja dividiu o bolo ao invés de fermenta-lo, e pior com custos adicionais. Se os valores das edições fossem mais em conta um novo mercado poderia ser criado, mas assim não.

  4. Rodrigo, sei que não é mto apropriado comentar uma dica aqui, mas como no meu site o Superdicas não falamos de iPhone, vou dar uma dica para você.
    Esta semana o aplicativo Qik vídeo Connector está gratuito na AppStore.
    Sei que você conhece bem o app, mas só para lembrar serve para vídeo chamadas tanto por 3G quanto por wi-fi além de transmissão de vídeo ao vivo através do Smartphone.
    Fica a dica.
    Abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.